IV Encontro de Articulação Cie 2023

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

 

                 Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2023

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ARTICULADOR: NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA

DATA: 17/05/2023

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)

                     13:30h às 17:00h (vespertino

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração

2º Momento: Leitura e reflexão do texto “Passando a limpo”

Passando a limpo

 

 ☺Faça uma lista de todos os projetos desenvolvidos em sala de aula. Apure se você soube planejar e administrar o tempo, estabelecer objetivos e objetos de conhecimento, escolher os melhores recursos e se seus alunos aprenderam como você queria. Relembre os acontecimentos mais marcantes na aplicação dos projetos em sala de aula.

☺ Avalie a sua responsabilidade nas principais dificuldades e conquistas dos alunos. Questione-se: onde acertei, onde errei, tive preguiça ou faltou visão?

☺ Destaque as principais diferenças de desempenho entre as turmas e os motivos.       Depois, compare com suas estratégias didáticas.

☺ Avalie a sua interação com os colegas, a coordenação, a direção e os pais dos alunos.

☺ Proponha estratégias e mudanças para o próximo ano baseadas nos resultados de seu balanço. O que eu faria diferente? O que vale a pena repetir? O que devo priorizar para 2023?

☺ Reflita sobre sua carreira e a maneira como você investiu nela. Como foi minha participação nos encontros de formação continuada?

☺ Compare a sua reflexão com a de seus colegas, aceite opiniões e sugestione sobre os resultados do ano letivo.

☺ Estabeleça como meta a reflexão diária sobre seu trabalho e determine projetos a curto e longo prazos. Para isso, estreie um caderno novo escolhido a dedo! Nele, responda todos os dias à pergunta: o que eu aprendi hoje?

☺ Faça uma limpeza nas gavetas e nos armários de casa e da escola.

☺ Sem dó, guarde apenas o que exemplifique questões fundamentais de aprendizagem.

Adaptação da revista Nova Escola

 

 Dicas para realizar seus sonhos em 2023

 Fabiano Brum

Todo começo de ano é a mesma coisa. Criamos mil planos para os próximos 12 meses, mas acabamos nos esquecendo da maioria deles antes que seja possível realizá-los.
O que será que aconteceu para que não atingíssemos nossos objetivos? O que podemos fazer para que 2023 seja diferente e consigamos ser pessoas mais realizadoras?
Seguem algumas dicas que poderão ser valiosas no momento em que estiver refletindo sobre o que deseja para este ano:

1 – Faça uma lista dos seus sonhos – Saber para onde se quer ir é a primeira necessidade para aquele que quer iniciar uma jornada. Faça uma lista dos sonhos que gostaria de realizar em 2023. Seja sincero consigo mesmo, tenha certeza que são objetivos que necessitarão de empenho, porém possíveis de serem realizados. Procure escrever apenas dois ou três sonhos para cada área de sua vida (pessoal, familiar, profissional, saúde, social, etc). Não adianta ter uma lista com centenas de itens, você provavelmente irá se frustrar. Que tal começar com 12 objetivos para 2023? Este número lhe parece sugestivo?
2 – Transforme sonhos em metas – Você se lembra da música que diz: “deixa a vida me levar, vida leva eu...”? Essa talvez seja a melhor maneira de chegar a lugar nenhum! Se a vida é uma viagem, como você vai chegar ao seu destino sem um roteiro? As metas servem para dizer onde você está indo, como você vai chegar e o que você vai fazer quando chegar lá. Uma meta é um objetivo específico com data marcada para acontecer. Seja bastante específico em cada um dos 12 objetivos e estabeleça prazos. Exemplo: Se a sua meta é comprar um carro, especifique marca, modelo, ano, valor e uma data limite para a aquisição.
3 – Qual a sua estratégia?– Agora que você tem 12 objetivos para o ano de 2023, e sabe para onde quer ir, é a hora de montar uma estratégia de como chegar lá. Estabeleça quais ações você irá realizar para conseguir atingir seus objetivos. Basta entender que a estratégia é o passo a passo que você terá que desenvolver para atingir a meta e chegar ao seu objetivo.
4 – Acompanhe os resultados - Não se esqueça de fazer a avaliação constante durante todo o processo de planejamento e execução. Ao perceber que alguma meta não foi alcançada, redefina-a, corrija seu roteiro a fim de chegar ao seu objetivo.
5 – Fazer um pouco mais –Sucesso dá trabalho! Não se consegue resultados espetaculares sem empenho e coragem. A música Eu Vou Seguir, uma versão em português de Marina Elali e Dudu Falcão para uma música de Gloria Stefan diz em sua letra: “Eu vou ser mais do que eu sou, para cumprir as promessas que eu fiz. Porque eu sei que é assim, que os meus sonhos dependem de mim.”

Para conseguirmos realizar nossos sonhos e conquistar nossas metas, precisamos nos desenvolver como pessoa e como profissional. Não podemos ficar estagnados. Aperfeiçoamento contínuo, treinamento, capacitação e disciplina é o caminho para quem deseja conquistar o sucesso!

Afine-se!        

Fonte: http://www.nota10.com.br

Sobre os textos:  Os textos sugerem uma avaliação pessoal e propõem estratégias para uma vida de sucesso.

Você para pra fazer esse tipo de avaliação?

Ganha nota por isso?

Em que essa atitude contribui na sua vida profissional?

Você é do tipo “deixa a vida me levar, vida leva eu...” ou “Eu vou ser mais do que eu sou, para cumprir as promessas que eu fiz. Porque eu sei que é assim, que os meus sonhos dependem de mim.”?

Como podemos perceber a Avaliação está presente em tudo nas nossas vidas e o tempo todo, e na escola não é diferente. Precisamos avaliar o tempo todo para detectar vantagens e desvantagens durante a gestão do aprendizado, oferecer instrumentos de feedback e permitir traçar mudanças de rota na estratégia pedagógica.  

3º Momento: Montando um perfil de desempenho dos alunos por rede

Agora chegou o momento do professor apresentar os resultados das fichas diagnósticas trabalhadas até aqui. Entregue aos grupos (separados por ano) outa ficha de coleta de dados, para que se faça uma avaliação do desempenho dos alunos, tirando uma média por município para cada ano, assim fica possível observar a progressão dos estudantes ao longo do ano letivo. Eles poderão somar os resultados e dividir pelo número de integrantes do grupo, assim acharão uma média que transformarão em porcentagem. Exemplo: 70% dos alunos realiza atividades de sala de aula de forma independente. Preencher os dados na planilha.

4º Momento: Lanche

 

5º Momento: Elaboração do Planejamento Anual – Parte II

Aproveitar esse momento para leitura dos objetos de conhecimento relacionados aos temas Inter curriculares, solicitar que os professores façam as intervenções. Após termos investigado o percurso dos estudantes no desenvolvimento de habilidades e competência, a partir dos instrumentos e métodos utilizados para avaliar o progresso e as dificuldades dos estudantes, chegou a hora de fazer os ajustes ou as mudanças necessárias, na construção inicial do planejamento anual. Lembrando que o nosso foco é a aprendizagem que deve nortear aulas e processo de avaliação, principalmente agora que trabalhamos para desenvolver habilidades e competências. Este deve ser formativo: observar o progresso dos estudantes, analisar suas dificuldades e implementar novas práticas para que se desenvolvam e aprendam.

Ao planejarmos, é interessante começar estabelecendo quais as habilidades – relacionadas ao objeto de conhecimento “X” – a turma precisa desenvolver e quais as competências a serem construídas. Após essa definição, desenhar as estratégias (metodologias) para a aprendizagem, de modo que os alunos sejam ativos nesse processo.

6º Momento: Culminância do Projeto

Conversar sobre a aceitação do projeto pelas escolas e pedir mais detalhes sobre a culminância.                                                                                                                                                          

 

7º Momento: Oficina da Avaliação

 

Apresentar as diversas formas de avaliar por conceito, sugerir os tipos mais usados, como rubrica e checklist, em seguida, em grupos, propor construção de rubricas, uma para cada tipo de instrumento avaliativo. Apresentar informações a respeito da rubrica, afixar cartazes na lousa para servi de orientações no momento da construção das planilhas.

Em grupo, solicitar que os professores construam quatro rubricas, uma para aula de campo, outra para construção de modelo, outra para pesquisa e seminário e a última para o desempenho dos alunos durante as aulas.

 

8º Momento:  Avaliação do Encontro/Nuvem de Palavras

 

Disponibilizar o link para formar a nuvem de palavras com avaliação do encontro. Cada professor terá direito a 3 respostas.

Observação: Diferença entre checklist da avaliação e rubrica:                                                                                                             

 

 











 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário