SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino
Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2023
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
ARTICULADOR:
NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA
DATA:
17/05/2023
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30h às 17:00h
(vespertino
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Oração
2º Momento:
Leitura e reflexão do texto “Passando a limpo”
Passando a limpo
☺Faça uma lista de todos os projetos desenvolvidos
em sala de aula. Apure se você soube planejar e administrar o tempo,
estabelecer objetivos e objetos de conhecimento, escolher os melhores recursos
e se seus alunos aprenderam como você queria. Relembre os acontecimentos mais
marcantes na aplicação dos projetos em sala de aula.
☺ Avalie a sua
responsabilidade nas principais dificuldades e conquistas dos alunos.
Questione-se: onde acertei, onde errei, tive preguiça ou faltou visão?
☺ Destaque as principais
diferenças de desempenho entre as turmas e os motivos.
Depois, compare com suas estratégias
didáticas.
☺ Avalie a sua interação com
os colegas, a coordenação, a direção e os pais dos alunos.
☺ Proponha estratégias e
mudanças para o próximo ano baseadas nos resultados de seu balanço. O que eu
faria diferente? O que vale a pena repetir? O que devo priorizar para 2023?
☺ Reflita sobre sua carreira
e a maneira como você investiu nela. Como foi minha participação nos encontros
de formação continuada?
☺ Compare a sua reflexão com
a de seus colegas, aceite opiniões e sugestione sobre os resultados do ano
letivo.
☺ Estabeleça como meta a
reflexão diária sobre seu trabalho e determine projetos a curto e longo prazos.
Para isso, estreie um caderno novo escolhido a dedo! Nele, responda todos os
dias à pergunta: o que eu aprendi hoje?
☺ Faça uma limpeza nas
gavetas e nos armários de casa e da escola.
☺ Sem dó, guarde apenas o
que exemplifique questões fundamentais de aprendizagem.
Adaptação da revista Nova Escola
Dicas
para realizar seus sonhos em 2023
Fabiano
Brum
Todo
começo de ano é a mesma coisa. Criamos mil planos para os próximos 12 meses,
mas acabamos nos esquecendo da maioria deles antes que seja possível
realizá-los.
O que será que aconteceu para que não atingíssemos nossos objetivos? O que
podemos fazer para que 2023 seja diferente e consigamos ser pessoas mais
realizadoras?
Seguem algumas dicas que poderão ser valiosas no momento em que estiver
refletindo sobre o que deseja para este ano:
1
– Faça uma lista dos seus sonhos – Saber para onde se quer ir é a primeira
necessidade para aquele que quer iniciar uma jornada. Faça uma lista dos sonhos
que gostaria de realizar em 2023. Seja sincero consigo mesmo, tenha certeza que
são objetivos que necessitarão de empenho, porém possíveis de serem realizados.
Procure escrever apenas dois ou três sonhos para cada área de sua vida
(pessoal, familiar, profissional, saúde, social, etc). Não adianta ter uma
lista com centenas de itens, você provavelmente irá se frustrar. Que tal
começar com 12 objetivos para 2023? Este número lhe parece sugestivo?
2 – Transforme sonhos em metas – Você se lembra da música que diz: “deixa a
vida me levar, vida leva eu...”? Essa talvez seja a melhor maneira de chegar a
lugar nenhum! Se a vida é uma viagem, como você vai chegar ao seu destino sem
um roteiro? As metas servem para dizer onde você está indo, como você vai
chegar e o que você vai fazer quando chegar lá. Uma meta é um objetivo
específico com data marcada para acontecer. Seja bastante específico em cada um
dos 12 objetivos e estabeleça prazos. Exemplo: Se a sua meta é comprar um
carro, especifique marca, modelo, ano, valor e uma data limite para a
aquisição.
3 – Qual a sua estratégia?– Agora que você tem 12 objetivos para o ano de 2023,
e sabe para onde quer ir, é a hora de montar uma estratégia de como chegar lá.
Estabeleça quais ações você irá realizar para conseguir atingir seus objetivos.
Basta entender que a estratégia é o passo a passo que você terá que desenvolver
para atingir a meta e chegar ao seu objetivo.
4 – Acompanhe os resultados - Não se esqueça de fazer a avaliação constante
durante todo o processo de planejamento e execução. Ao perceber que alguma meta
não foi alcançada, redefina-a, corrija seu roteiro a fim de chegar ao seu
objetivo.
5 – Fazer um pouco mais –Sucesso dá trabalho! Não se consegue resultados
espetaculares sem empenho e coragem. A música Eu Vou Seguir, uma versão em
português de Marina Elali e Dudu Falcão para uma música de Gloria Stefan diz em
sua letra: “Eu vou ser mais do que eu sou, para cumprir as promessas que eu
fiz. Porque eu sei que é assim, que os meus sonhos dependem de mim.”
Para
conseguirmos realizar nossos sonhos e conquistar nossas metas, precisamos nos
desenvolver como pessoa e como profissional. Não podemos ficar estagnados.
Aperfeiçoamento contínuo, treinamento, capacitação e disciplina é o caminho
para quem deseja conquistar o sucesso!
Afine-se!
Fonte:
http://www.nota10.com.br
Sobre os textos: Os
textos sugerem uma avaliação pessoal e propõem estratégias para uma vida de
sucesso.
Você
para pra fazer esse tipo de avaliação?
Ganha
nota por isso?
Em
que essa atitude contribui na sua vida profissional?
Você
é do tipo “deixa a vida me levar, vida leva eu...” ou “Eu vou ser mais do que
eu sou, para cumprir as promessas que eu fiz. Porque eu sei que é assim, que os
meus sonhos dependem de mim.”?
Como podemos perceber a Avaliação está
presente em tudo nas nossas vidas e o tempo todo, e na escola não é diferente.
Precisamos avaliar o tempo todo para detectar
vantagens e desvantagens durante a gestão do aprendizado, oferecer instrumentos
de feedback e permitir traçar
mudanças de rota na estratégia pedagógica.
3º Momento: Montando
um perfil de desempenho dos alunos por rede
Agora
chegou o momento do professor apresentar os resultados das fichas diagnósticas
trabalhadas até aqui. Entregue aos grupos (separados por ano) outa ficha de
coleta de dados, para que se faça uma avaliação do desempenho dos alunos,
tirando uma média por município para cada ano, assim fica possível observar a
progressão dos estudantes ao longo do ano letivo. Eles poderão somar os resultados e dividir pelo número de integrantes
do grupo, assim acharão uma média que transformarão em porcentagem.
Exemplo: 70% dos alunos realiza atividades de sala de aula de forma
independente. Preencher os dados na planilha.
4º Momento: Lanche
5º
Momento: Elaboração
do Planejamento Anual – Parte II
Aproveitar
esse momento para leitura dos objetos de conhecimento relacionados aos temas
Inter curriculares, solicitar que os professores façam as intervenções. Após
termos investigado o percurso dos estudantes no desenvolvimento
de habilidades e competência, a
partir dos instrumentos e métodos utilizados para
avaliar o progresso e as dificuldades dos estudantes, chegou a hora de
fazer os ajustes ou as mudanças necessárias, na construção inicial do
planejamento anual. Lembrando que o
nosso foco é a aprendizagem que deve nortear aulas e processo de
avaliação, principalmente agora que trabalhamos para desenvolver habilidades e
competências. Este deve ser formativo: observar o progresso
dos estudantes, analisar suas dificuldades e implementar novas práticas para
que se desenvolvam e aprendam.
Ao
planejarmos, é interessante começar estabelecendo quais as habilidades –
relacionadas ao objeto de conhecimento “X” – a turma precisa desenvolver e
quais as competências a serem construídas. Após essa definição,
desenhar as estratégias (metodologias) para a aprendizagem, de
modo que os alunos sejam ativos nesse processo.
6º Momento:
Culminância do Projeto
Conversar sobre a aceitação do projeto pelas escolas e pedir mais
detalhes sobre a culminância.
7º Momento: Oficina da Avaliação
Apresentar
as diversas formas de avaliar por conceito, sugerir os tipos mais usados, como
rubrica e checklist, em seguida, em grupos, propor construção de rubricas, uma
para cada tipo de instrumento avaliativo. Apresentar informações a respeito da
rubrica, afixar cartazes na lousa para servi de orientações no momento da
construção das planilhas.
Em
grupo, solicitar que os professores construam quatro rubricas, uma para aula de
campo, outra para construção de modelo, outra para pesquisa e seminário e a
última para o desempenho dos alunos durante as aulas.
8º Momento: Avaliação do Encontro/Nuvem de Palavras
Disponibilizar o link
para formar a nuvem de palavras com avaliação do encontro. Cada professor terá
direito a 3 respostas.
Observação: Diferença
entre checklist da avaliação e rubrica:
Nenhum comentário:
Postar um comentário