IX S.D.C

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Célula como unidade da vida
Forma, estrutura e movimentos da Terra.                                                                         
Unidades Temáticas: Vida e Evolução; Terra e Universo.
Subtema: Características dos seres vivos, Descoberta da célula e dos seres microscópicos, Estrutura da Célula e funções, Seres vivos unicelulares, pluricelulares, eucariontes, procariontes, célula animal e vegetal.
Planeta Terra, camadas (da estrutura interna até a atmosfera) e características, Movimentos do Planeta, Tipos de solo existentes em Itamaraju e utilização na agricultura comercial e familiar.
Ano: 6º                          Período: 04 a 17/07                                Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF06CI8.1) Compreender os níveis de organização da vida.  (EF06CI8.2) Identificar fatores vivos e não-vivos.                                                     (EF06CI8.3) Compreender, comparar e analisar reprodução sexuada e assexuada. (EF06CI08) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.                                                                                           
(EF06CI09) Identificar o número de células de seres unicelulares e pluricelulares, reconhecer os níveis de organização a partir de sua composição por células em diferentes seres vivos e tipos de seres relacionados a presença ou ausência da carioteca.(EF06CI17) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.(EF06CI19) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.(EF06CI20) Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol. (EF06CI21)  Explorar os tipos de solo, como terra roxa, massapé, aluvial, entre outros, encontrados em Itamaraju. (EF06CI22) Compreender a importância da adubação orgânica, dos sistemas agroflorestais e compostagem para a preservação e nutrição do solo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Revisar para sanar eventuais dificuldades de aprendizagem, dos conteúdos relacionados para o simulado.
Conhecer o nível geral e individual de desempenho dos alunos em Ciências do Ensino fundamental Anos Finais da rede municipal de ensino; 
Possibilitar a criação de mecanismos institucionais, por meio de análise dos resultados apresentados, que interfiram de forma decisiva na qualidade da condução dos conteúdos em sala de aula;
Avaliar o processo ensino aprendizagem.
Oferecer aos alunos subsídios para que reflitam sobre o seu próprio desempenho e busquem alternativas de solução para suas dificuldades.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
 1º Momento: Roda de conversa sobre o simulado ao qual os alunos serão submetidos, esclarecer sobre a importância, pontuação e algumas regras de comportamento durante a execução do mesmo.
2º Momento: Aula expositiva utilizando o livro didático para Ser Vivo e não vivo e como caracterizar a vida (Livro Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano 6º ano, páginas 18 a 23), reprodução sexuada e sexuada (Livro Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano 7ºano páginas 7ºano páginas 48 a 52; 79, 80 e 81/exceto o desenvolvimento do zigoto). Fundamentação do tema “Forma, estrutura e movimentos do Planeta Terra” com apostila disponibilizada no e-mail da turma e Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br, ou ainda, livro Observatório de Ciências páginas 70 a 72, 75 e 76, ou outras fontes bibliográficas que o professor possuir.
3º Momento: Exercícios de revisão sobre os conteúdos, disponível no e-mail da turma e no blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br. 
4º Momento: Correção da atividade (Esse é o momento de sanar o máximo de dúvidas que os alunos apresentam).
5º Momento: Elaboração de 20 “Você Sabia” consultando o livro didático sobre os conteúdos revisados.
6º Momento: Elaborar junto com os alunos fichas-resumo e/ou mapas conceituais sobre os conteúdos revisados.
7º Momento: Simulado de Ciências, valor:3,00. 
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate;(X) Relatórios; (X ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                     

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________



























SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Programas e indicadores de saúde pública e Diversidade de ecossistemas Unidade Temática: Vida e Evolução 
Subtema: Microrganismos e doenças, doenças parasitárias e verminoses, diferentes formas de transmissão de doenças, prevenção, vacinas e soros, conceito de ecossistema e ecologia,. adaptações dos seres vivos.
Ano: 7º                          Período: 04 a 17/07                                Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF07CI12) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
(EF07CI13) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
(EF06CI15 .3)  Descrever o ciclo de vida de alguns platelmintos e nematódeos e analisar a forma de contágio e prevenção.
(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.   
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Revisar para sanar eventuais dificuldades de aprendizagem, dos conteúdos relacionados para o simulado.
Conhecer o nível geral e individual de desempenho dos alunos em Ciências do Ensino fundamental Anos Finais da rede municipal de ensino; 
Possibilitar a criação de mecanismos institucionais, por meio de análise dos resultados apresentados, que interfiram de forma decisiva na qualidade da condução dos conteúdos em sala de aula;
Avaliar o processo ensino aprendizagem.
Oferecer aos alunos subsídios para que reflitam sobre o seu próprio desempenho e busquem alternativas de solução para suas dificuldades.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Roda de conversa sobre o simulado ao qual os alunos serão submetidos, esclarecer sobre a importância, pontuação e algumas regras de comportamento durante a execução do mesmo.
2º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos, utilizando o livro didático Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano 7º ano, páginas 177 a 184/134 a 139; 32 a 40, ou outras fontes bibliográficas que o professor possuir.
3º Momento: Exercícios de revisão sobre os conteúdos, disponível no e-mail da turma e no blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br. 
4º Momento: Correção da atividade (Esse é o momento de sanar o máximo de dúvidas que os alunos apresentam).
5º Momento: Elaboração de 20 “Você Sabia” consultando o livro didático sobre os conteúdos revisados.
6º Momento: Elaborar junto com os alunos fichas-resumo e/ou mapas conceituais sobre os conteúdos revisados.
7º Momento: Simulado de Ciências, valor:3,00.

RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:


AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   ) 
(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (  ) Avaliação da participação; Outros:                 
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SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Mecanismos reprodutivos, Sexualidade Fontes e Tipos de Energia. Unidade Temática: Vida e Evolução; Matéria e Energia.
Subtema: Diferentes tipos de reprodução em plantas e animais (sexuada e assexuada),sistema reprodutor masculino e feminino, puberdade e hormônios, ciclo menstrual e gravidez. Métodos contraceptivos e gravidez precoce, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais recorrentes em Itamaraju. Fontes de energias naturais renováveis e não renováveis. Modelos energéticos (fonte hidrelétrica, geotérmica, eólica e solar) e energia limpa.
Ano: 8º                          Período: 04 a 17/07                                Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF08CI12) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos. (EF08CI13) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. (EF08CI14) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). (EF08CI15) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção. (EF08CI16) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética). (EF08CI17) Identificar os métodos contraceptivos, de prevenção às DSTs e ISTs mais recorrentes em Itamaraju e discutir atitudes de responsabilidade compartilhada na escolha e uso desses métodos. (EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades. (EF08CI03) Aprender sobre usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.) e avaliar suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Revisar para sanar eventuais dificuldades de aprendizagem, dos conteúdos relacionados para o simulado.
Conhecer o nível geral e individual de desempenho dos alunos em Ciências do Ensino fundamental Anos Finais da rede municipal de ensino; 
Possibilitar a criação de mecanismos institucionais, por meio de análise dos resultados apresentados, que interfiram de forma decisiva na qualidade da condução dos conteúdos em sala de aula;
Avaliar o processo ensino aprendizagem. Oferecer aos alunos subsídios para que reflitam sobre o seu próprio desempenho e busquem alternativas de solução para suas dificuldades.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

1º Momento: Roda de conversa sobre o simulado ao qual os alunos serão submetidos, esclarecer sobre a importância, pontuação e algumas regras de comportamento durante a execução do mesmo.
2º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos, utilizando o livro didático Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano 9º ano, páginas 203 a 211; 7º ano, páginas 200 a 204, 209 a 211. 8º ano 139 a 149. 9º ano, páginas 31(Corrente elétrica) a 38; utilizar material disponibilizado por e-mail durante a aplicação da 7ª sequência e/ ou outras fontes bibliográficas que o professor possuir. 
3º Momento: Exercícios de revisão sobre os conteúdos, disponível no e-mail da turma e no blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br. 
4º Momento: Correção da atividade (Esse é o momento de sanar o máximo de dúvidas que os alunos apresentam).
5º Momento: Elaboração de 20 “Você Sabia” consultando o livro didático sobre os conteúdos revisados.
6º Momento: Elaborar junto com os alunos fichas-resumo e/ou mapas conceituais sobre os conteúdos revisados.
7º Momento: Simulado de Ciências, valor:3,00.
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros: 
AVALIAÇÃO: (X) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   ) 
(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; (X ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                     

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________





























SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS
Tema: Hereditariedade e Preservação da biodiversidade Unidade Temática: Vida e Evolução 
Subtema: Conceito, genes e células, divisão celular e transmissão dos genes na reprodução. O trabalho de Mendel. Algumas anomalias genéticas. Biotecnologia (transgênicos, projeto genoma e clonagem). Conceito de Biodiversidade e importância, os principais problemas ambientais (lixo, poluição da água, ar e solo, exploração dos recursos naturais, extinção de espécies). Soluções pra viver em equilíbrio com o Planeta. Importância das unidades de preservação para a biodiversidade e patrimônio nacional.
Ano: 9º                          Período: 04 a 17/07                                Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF09CI09) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes. (EF09CI10) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos. (EF09CI13) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados. (EF09CI14) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Revisar para sanar eventuais dificuldades de aprendizagem, dos conteúdos relacionados para o simulado.
Conhecer o nível geral e individual de desempenho dos alunos em Ciências do Ensino fundamental Anos Finais da rede municipal de ensino; 
Possibilitar a criação de mecanismos institucionais, por meio de análise dos resultados apresentados, que interfiram de forma decisiva na qualidade da condução dos conteúdos em sala de aula;
Avaliar o processo ensino aprendizagem. Oferecer aos alunos subsídios para que reflitam sobre o seu próprio desempenho e busquem alternativas de solução para suas dificuldades.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Roda de conversa sobre o simulado ao qual os alunos serão submetidos, esclarecer sobre a importância, pontuação e algumas regras de comportamento durante a execução do mesmo.
2º Momento: Aula expositiva revisando os conteúdos, utilizando o livro didático Ciências Naturais Aprendendo com o Cotidiano 9º ano, páginas 196 a 202; 215 a 229; 7º ano, páginas 24 e 25. 8º ano 228 a 233, 235 (Recursos materiais para o sistema produtivo) a 240.; utilizar material disponibilizado por e-mail durante a aplicação da 7ª sequência e/ ou outras fontes bibliográficas que o professor possuir. 
3º Momento: Exercícios de revisão sobre os conteúdos, disponível no e-mail da turma e no blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br. 
4º Momento: Correção da atividade (Esse é o momento de sanar o máximo de dúvidas que os alunos apresentam).
5º Momento: Elaboração de 20  “Você Sabia” consultando o livro didático sobre os conteúdos revisados.
6º Momento: Elaborar junto com os alunos fichas-resumo e/ou mapas conceituais sobre os conteúdos revisados.
7º Momento: Simulado de Ciências, valor:3,00. 
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:
AVALIAÇÃO: (X) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________ 

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