4ª SD 8º Ano 2023

 

 

4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter Curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!

Subtema: transformação e condução dos nutrientes para a manutenção da vida.

Unidades Temáticas: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: o organismo como todo; transferência de nutrientes e produção de energia para o corpo funcionar (desde a obtenção até a transferência para as partes do corpo); sistemas respiratórios ,cardiovascular e urinário

 

Ano:                          Período: 08 a 26/ 05                                           Nº de Aulas: 09

HABILIDADES

  (EF08CI06IT) Compreender como é obtida a energia que faz o corpo humano funcionar, relacionando a produção e a condução dessa energia aos os diversos órgãos e sistemas que compõem o corpo humano, bem como, a forma integrada como atuam. (EF08CI07IT) Perceber a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer as estruturas que formam os níveis de organização do corpo humano e suas funções. Reconhecer os elementos necessários às funções vitais do corpo humano. Associar conhecimentos adquiridos no cotidiano dos alunos a novos conhecimentos adquiridos em aula. Obter oxigênio do meio ambiente externo e fornecê-lo às células, bem como remover do corpo o dióxido de carbono produzido pelo metabolismo celular. Diferenciar inspiração de expiração. Reconhecer a importância dos órgãos do sistema respiratório, diafragma e músculos intercostais no processo de ventilação pulmonar. Garantir o transporte de sangue pelo corpo, permitindo, dessa forma, que nossas células recebam, por exemplo, nutrientes e oxigênio. Limpar o sangue e livrar o corpo de resíduos. Hidratar, transportar nutrientes até as células e auxilia na eliminação de toxinas do corpo através do suor e da urina.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

ATENÇÃO: Essa é a última sequência antes da culminância do projeto, por isso, lembre-se de distribuir as tarefas aos alunos, relacionadas no material “Subtemas a serem apresentados na culminância”, disponibilizada via WhatsApp.  

 

AULA 01

 

Tema: Organismo como o todo; transferência de nutrientes e produção de energia para o corpo funcionar.

 

Etapa 01: levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Apresente aos alunos a questão abaixo e solicite que reflitam sobre o tema.

 

Convide-os a relembrarem aquilo que investigaram sobre os sistemas digestório e peça para buscarem estabelecer relações entre o tema da aula e as aprendizagens anteriores.

 

Etapa 02: Aprofundando no tema (20 min)

Após acolher as respostas dos alunos na etapa anterior, chega a hora de discutir as informações trazidas por eles. Apresente o slide para os alunos, como forma de contextualizar o tema a ser tratado e de permitir que sintam-se motivados para a aula. Ao pedir que reflitam sobre o modo de obtenção de energia de cada um desses aparelhos, os estudantes perceberão que existem várias fontes de energia, sem as quais não poderiam funcionar. Pergunte: Cada um desses objetos precisa de que para funcionar? De onde eles obtêm energia para funcionar? PEÇAM PARA ANOTAR NO CADERNO ,DEPOIS COMPARTILHAR COM COLEGAS E PROFESSOR.

Etapa 03: Questões Problematizadoras (5 min)

·         E O NOSSO CORPO, DE ONDE TIRA ENERGIA PARA FUNCIONAR? Espera-se que digam que nosso corpo se locomove, movimenta-se, bombeia sangue, processa alimentos, emite sons, armazena informações etc. Muito provavelmente os alunos não terão condições de dizer de onde surge a energia utilizada em nossas funções. Utilize essa dúvida para motivar a curiosidade dos alunos.

Etapa 04: Mão na massa ( 20 minutos)

·         Organize os alunos em 6 equipes. Entregue o texto “Energia nossa de cada dia” (disponível nos materiais complementares

 https://cienciahoje.org.br/coluna/a-energia-em-nossas-vidas/

peça para que leiam e discutam as informações ali apresentadas. Depois oriente a cada aluno que no seu caderno, desenhe as baterias acima e escreva em cada bateria o que fazem para carregar sua energia corporal.

 

AULA 02

 

Tema:  Sistema respiratório

Etapa 05: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

 

Leia o título para os alunos e instigue-os a refletir sobre o tema da aula. Diga que irão investigar como funciona a respiração. Em seguida, pergunte:

 

·         Podemos comparar a respiração com o movimento de encher e esvaziar balões? Por quê?

É esperado que estabeleçam relações entre os balões e os pulmões. Os pulmões funcionam como balões de ar, enchendo de oxigênio na inspiração e esvaziando ao expulsar o gás carbônico, na expiração. Não adiante essa informação para os alunos. Permita que levantem hipóteses e diga que essas hipóteses serão confirmadas, no decorrer da aula.

 

Etapa 06: Contexto (10 minutos)

 

Este contexto levará os alunos a refletir sobre algumas atividades que fazemos utilizando o ar proveniente dos pulmões. Deixe que pensem a respeito e que apresentem hipóteses sobre de onde e como surge o ar que utilizamos em tais ações. Deixe que os próprios alunos julguem as hipóteses dos colegas, avaliando a pertinência lógica de tais hipóteses. Permita que citem outras atividades realizadas com o ar vindo dos pulmões como: soprar uma comida quente para esfriá-la, soprar um cata-vento, assobiar, soprar um móvel empoeirado etc. Pergunte também sobre brincadeiras que possam ser realizadas com o ar vindo de dentro de nós.

 

Etapa 07: Aprofundando no Tema (20 mim)

Antes da execução do vídeo, faça um pequeno resumo apontando a relação entre os sistemas digestório, respiratório, cardiovascular e excretor, apontando o papel de cada um na produção de energia, distribuição e eliminação das partes não aproveitadas que foram produzidas ou consumidas, e, que são nocivas ao corpo. Não deixe dúvidas com relação a essa conexão entre os sistemas e a produção de energia do corpo.

Agora convide os alunos a entenderem a anatomia e fisiologia do Sistema Respiratório

Entenda o processo respiratório assistindo ao vídeo (7min) abaixo “Como funciona o sistema respiratório?”.

https://www.youtube.com/watch?v=KjCvdDeXDvU

 

Após assistir ao vídeo tire as dúvidas que surgirem sobre o tema.

Utilize o livro didático de Inspire Ciências páginas 22 e 23 como suporte.

 

 Etapa 08: Preparação para o Mão na massa (10 min)

Nessa etapa, professor, você orientará seus alunos a providenciarem o material do mão na massa para a próxima aula. Assista o vídeo, disponível no link abaixo para relacionar o material. Agora vamos colocar as mãos na massa e realizar o experimento.

Construa o modelo de pulmão artificial seguindo o passo a passo do vídeo (4’39’’) abaixo ou leia a página 35 do livro didático.

https://www.youtube.com/watch?v=kZXJWQJYMpE

 

 

AULA 03

 

TEMA: Sistema Respiratório/Os pulmões e as trocas gasosas

 

Etapa 09: Mão na Massa (20 min)

 

Agora vamos colocar as mãos na massa e realizar o experimento.

Construa o modelo de pulmão artificial seguindo o passo a passo do vídeo (4’39’’) abaixo ou leia as orientações da página 35 do livro didático.

https://www.youtube.com/watch?v=kZXJWQJYMpE

Tire fotos e faça vídeo explicando o processo de inspiração e expiração usando o confeccionado por você.

 

Etapa 10: Verificação de aprendizagem (20 min)

Peça aos alunos para resolverem as atividades da página 24 do livro didático, com base no vídeo, construção do modelo dos pulmões e explicações até agora, se coloque a disposição para ajuda-los na execução.

 

Etapa 11: Correção da Atividade (10 min)

Aproveite o momento para elucidar as dúvidas apresentadas durante a correção.

 

Observação: Professor, providencie o material para as brincadeiras da aula 04. Muito legal esse momento, não deixe de fazer!!

 

AULA  04

 

Tema: O ar de nosso corpo

 

Etapa 12: Hora da brincadeira (30 min)

 

A seguir, apresentamos algumas dicas de brincadeiras que o professor pode proporcionar aos alunos em outro momento ou antes de continuar os próximos passos da aula, caso disponha de 20 ou 30 minutos a mais. Essas brincadeiras visam permitir que os estudantes percebam a existência de um tipo de ar que sai de nosso organismo.

 

Brincadeira 1: Bolhas de sabão.

Soltarão bolhas soprando um círculo de arame anteriormente imerso em detergente.

 

Pergunte: Como surgiram as bolas?

 

Brincadeira 2: Futebol de sopro.

O professor confecciona um mini campo de futebol (use papelão, cartolina, canudos e muita imaginação). Uma bolinha de isopor será utilizada como bola do jogo. Os alunos soprarão a bolinha na intenção de alcançarem o gol.

 

Pergunte: O que moveu a bolinha?

 

Brincadeira 3: Estourando balões.

Os alunos competem para ver quem estoura um balão primeiro, enchendo-o com a boca.

 

Pergunte: Teve dificuldades ao encher o balão de ar?

 

Brincadeira 4: Corrida no copo com água.

O professor monta um circuito com oito copos descartáveis cheios de água dispondo-os em uma fila, um encostado ao outro. Coloca uma bolinha de plástico ou de isopor no primeiro copo e os alunos precisam soprá-la até chegar no último copo. Ganha aquele que chegar primeiro.

 

Etapa 14: Questão disparadora (10 min)

Acolha as respostas.

Etapa 15: Sistematizando as ideias (10 min)

Após perceberem que existe um ar que sai de nosso organismo, chegou a hora de incentivá-los a pensar sobre o fenômeno da respiração. Peça para os estudantes lerem a questão disparadora e pergunte a eles:

O ar que retiramos do ambiente é o mesmo que liberamos na respiração?

Há diferença entre esses dois tipos de ar?

Diga que as atividades das próximas aulas ajudarão a descobrir isso e outras coisas interessantes sobre a respiração.

 

 

AULA 05

Tema: Os pulmões e as trocas gasosas.

 

Etapa 16: Mão na massa (10 min)

Antes de iniciar as atividades desta aula, relembre as respostas da aula anterior. Em seguida apresente o slide abaixo, caso não tenha data show disponível, apenas descreva a imagem e pergunte. Em seguida continue com as orientações abaixo.

Divididos em cinco grupos, os alunos irão fazer um experimento no qual compararão o ar vindo do ambiente com o ar proveniente dos pulmões. O objetivo é que percebam que o ar vindo dos pulmões embaça o espelho (por estar quente e o espelho estar frio) e o ar do ambiente não embaça. O ar vindo dos pulmões está em uma temperatura maior que a temperatura do espelho, assim, o espelho condensa as moléculas de água presentes no ar que sai dos pulmões. As moléculas estão no estado gasoso e, ao tocar o espelho, o vapor de água condensa, formando gotículas de água na superfície do espelho e embaçando-o. Com essa atividade, os alunos perceberão que o ar do ambiente é diferente do ar vindo de nosso organismo. Com isso, o professor pode passar a questionar os alunos sobre o que acontece com o ar que inspiramos para que ele saia, posteriormente, diferente de como ele entrou. Pode-se instigar a discussão questionando os estudantes se a única diferença é a temperatura do ar que entra e que sai do nosso corpo ou se acontece mais alguma transformação com ele.

Etapa 17: Sistematização (40min)

O professor fará no quadro a seguinte tabela para que os alunos preencham.

EXPLICAR AO ALUNO que ele precisa escrever o nome de cada movimento respiratório. Inspiração (entrada de ar) e expiração (saída de ar).

Deve informar que o ar que entra no organismo vem do ambiente e vai para todas as partes do corpo para ajudar na geração de energia. Já o ar que sai do organismo vem do corpo como resultado do processo de geração de energia e vai ser liberado no ambiente. Professor explica aos alunos que na inspiração, o ar entra mais frio em relação ao ar que sai, porque está no ambiente e, portanto, possui a temperatura do ambiente e, na expiração, o ar sai mais quente em relação ao ar que entra porque absorve o calor do corpo. Deixe claro que o julgamento sobre ser frio ou quente é relativo, uma vez que o ar do ambiente pode ser considerado frio em relação ao ar da expiração, mas pode ser considerado quente em relação ao ar presente em um congelador, por exemplo. Por outro lado, o ar que sai do corpo pode ser considerado quente em relação ao ar que está no ambiente, mas pode ser considerado frio se comparado ao vapor que sai de uma panela de pressão, por exemplo.

Precisa identificar que o ar inspirado é rico em oxigênio, importante para a produção de energia, e que o ar eliminado é rico em gás carbônico (dióxido de carbono), que precisa ser eliminado.

 Precisa informar que o ar que entra em nosso corpo chega aos capilares presentes nas paredes dos alvéolos pulmonares, enviando o oxigênio para o sangue distribuí-lo para todo o corpo. Em relação ao ar que sai, os alvéolos pulmonares permitem que o gás carbônico, produto das reações ocorridas no corpo, saia do sangue e seja expelido pelas vias respiratórias.

AULA 06

 

Tema: Sistema cardiovascular

 

Etapa 18: Levantamento de conhecimentos prévios (15 min)

 

 

 

 Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem, desenhe-a no quadro, ou descreva-a. Após a apresentação, questione:

 

  • O que são vasos sanguíneos?
  • Onde os encontramos?
  • O que eles conduzem?
  • Quais outras informações vocês sabem sobre os vasos sanguíneos?
  • O que vocês percebem na imagem?
  • Por que a rede possui vasos de cores diferentes?
  • Existem quantos tipos de vasos?
  • Vocês imaginam a diferença entre eles?
  • De onde eles saem e para onde vão?
  • Eles têm a mesma espessura?
  • Por que esses vasos são importantes?
  • Para que será que eles servem?

Reserve este momento para ouvi-los, valorizando cada fala e levantando novos questionamentos que as façam refletir sobre o que estão discutindo. Instigue a curiosidade delas dizendo que, nesta aula, vamos conhecer melhor o que são esses vasos que permeiam todo o corpo humano e quais as suas funções.

Etapa 19: Aprofundamento do tema (15min)

Utilize o livro didático para explicar o assunto que se encontra na página 25 do livro de ciências.

Etapa 20: Verificação de aprendizagem (20 min)

Peça aos alunos para resolverem as atividades da página 28, questões 1e 2 do livro de ciências, se coloque a disposição para ajuda-los na execução.

 

 

AULA 07

Tema: O sangue e seus componentes

Etapa 21:Levantamentos de conhecimentos prévios (10 min)

Escrever o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como por exemplo:

 

·         O que é sangue?

·         Vocês sabem o que há no sangue?

·         Qual a função do sangue? Por que ele é importante?

·         Qual o caminho trilhado pelo sangue em nosso corpo?

·         Como ele percorre esse caminho?

 

Permita a interação dos alunos e instigue a curiosidade deles à medida que for desenvolvendo esta breve discussão. Diga que temos muito a aprender sobre o líquido vermelho que corre em nosso corpo.

Etapa 22: Contexto (10 min)

Projete a imagem. Após a apresentação, questione-os:

·         O que está acontecendo na imagem?

·         O que significa a bolsinha vermelha? Por que ela está conectada ao homem?

·         Por qual motivo a mulher está doando sangue?

·         Para quem ela deve estar doando? Em qual situações uma pessoa recebe sangue?

·         O sangue é importante para a vida do homem? Por quê?

·         Você identificaria uma função do sangue importante para os seres humanos?

Etapa 23: Aprofundamento do tema (15min)

Com o auxílio do vídeo abaixo complemente o objeto de conhecimento já estudado na aula anterior, use como suporte a página 25 do livro didático e as orientações didáticas. https://www.todamateria.com.br/sangue/

Etapa 24: Verificação de aprendizagem (15 min)

Passe a atividade abaixo no quadro, peça que transcrevam no caderno, respondam e em seguida realize a correção.

1)Assinale V para verdadeiro e F para falso:

(   ) O sistema circulatório (ou sistema cardiovascular) é responsável pela circulação do sangue no organismo e inclui, além do sangue, os vasos sanguíneos e o coração.

 (   ) Os vasos sanguíneos formam uma rede de tubos de paredes elásticas que não conduzem o sangue pelo corpo.

(  ) Os capilares sanguíneos levam o sangue com nutrientes para as células dos tecidos e recebem os resíduos eliminados por elas, formando uma rede de comunicação entre as artérias e as veias.

 (   ) A minoria das veias transporta sangue rico em gás carbônico. As veias pulmonares são exceções, pois transportam sangue pobre em gás oxigênio dos pulmões para o coração.

 

OBS: Para casa  solicite aos alunos que respondam a questão abaixo para a aula seguinte:

·         Qual é o seu tipo sanguíneo? (Se não souber pergunte a seu responsável)

 

AULA 08

Tema: Doação de sangue

 

Etapa 25: Aprofundando no caso (10 min)

Inicie esta aula oferecendo informações relevantes sobre o sangue, siga as orientações didáticas da pagina 36 do livro de ciências.

Etapa 26: Campanha de Conscientização (15min)

O professor usara as etapas 1ª e 2ª das páginas 36 e 37 para explicar sobre os tipos sanguíneos e o que é preciso para ser um doador de sangue.

Etapa 27: Verificação de aprendizagem (25 min)

Retomando a atividade de casa da aula passada, o professor deverá montar a tabela da questão 2 no quadro junto com os alunos, para que eles respondam as letras A, B, C.

Peça aos alunos que em seguida elabore em uma folha de oficio um cartaz de conscientização sobre doação de sangue em dupla.

 

AULA 09

Tema: Sistema urinário

 

Etapa 28:Levantamentos de conhecimentos prévios (10 min)

Introduza o tema com questionamentos, abaixo:

·         Vocês imaginam como é o processo de produção da nossa urina?

·         Por que a produzimos?

·         Que relação a urina tem com o nosso sangue?

·         Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como:

·         Vocês imaginam como é o processo de produção da nossa urina?

·         Por que a produzimos?

·         Que relação a urina tem com o nosso sangue?

 

Etapa 29: Aprofundamento do tema (15min)

Utilize o livro didático para explicar o objeto de conhecimento que se encontra na página 26 do livro de ciências. No esquecendo das orientações didáticas ao lado.

Etapa 30: Verificação de aprendizagem (25 min)

Peça aos alunos para resolverem as atividades da página 28, questões 3e 4 do livro de ciências, se coloque a disposição para ajuda-los na execução.

 

AULA 10

 

Tema: A importância da água para o corpo

Etapa 31: Correção da Atividade (10 min)

Etapa 32: Roda de conversa (20 min)

Use o infográfico para iniciar uma aula e instigue os alunos com as perguntas que estão na orientação didática da página 38.

Etapa 33: Roda de conversa (20 min)

Com o auxilio do infográfico e do texto da questão 2, solicite aos alunos que responda a reflexão da página 39.

Em seguida faça a socialização.

 

 

 

 

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

Elaboração: Eliete, Éllen, Magalli e Rosimeire.

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( X )Torso;  ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios ( 24, 28, 34, 35, 36, 37, 38 e 39); ( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; () Debate;     ( X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

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