4ª
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter Curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida! |
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Subtema: transformação e condução dos nutrientes para a manutenção da vida. |
Unidades Temáticas: Vida e Evolução |
Objetos de Conhecimento: o organismo como todo;
transferência de nutrientes e produção de energia para o corpo funcionar (desde
a obtenção até a transferência para as partes do corpo); sistemas
respiratórios ,cardiovascular e urinário |
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Ano: 8º Período: 08 a 26/
05
Nº de Aulas: 09 |
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HABILIDADES |
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(EF08CI06IT) Compreender como é obtida a
energia que faz o corpo humano funcionar, relacionando a produção e a
condução dessa energia aos os diversos órgãos e sistemas que compõem o corpo
humano, bem como, a forma integrada como atuam. (EF08CI07IT) Perceber a importância do cuidado pessoal,
valorizando a saúde individual e coletiva, bem como, à saúde física, social e
emocional. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Reconhecer as
estruturas que formam os níveis de organização do corpo humano e suas funções.
Reconhecer os elementos necessários às funções vitais do corpo humano. Associar
conhecimentos adquiridos no cotidiano dos alunos a novos conhecimentos
adquiridos em aula. Obter oxigênio do meio
ambiente externo e fornecê-lo às células, bem como remover do corpo o dióxido
de carbono produzido pelo metabolismo celular. Diferenciar inspiração de
expiração. Reconhecer a importância dos órgãos do sistema respiratório,
diafragma e músculos intercostais no processo de ventilação pulmonar. Garantir
o transporte de sangue pelo corpo, permitindo, dessa forma, que nossas
células recebam, por exemplo, nutrientes e oxigênio. Limpar o sangue e livrar
o corpo de resíduos. Hidratar, transportar nutrientes até as células e
auxilia na eliminação de toxinas do corpo através do suor e da urina. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
ATENÇÃO: Essa é a última sequência antes da culminância do
projeto, por isso, lembre-se de distribuir as tarefas aos alunos,
relacionadas no material “Subtemas a serem apresentados na culminância”, disponibilizada
via WhatsApp. AULA 01 Tema:
Organismo como o todo; transferência de nutrientes e produção de energia para
o corpo funcionar. Etapa
01: levantamento de conhecimentos prévios (10 min) Apresente aos alunos a questão
abaixo e solicite que reflitam sobre o tema. Convide-os a relembrarem aquilo
que investigaram sobre os sistemas digestório e peça para buscarem
estabelecer relações entre o tema da aula e as aprendizagens anteriores. Etapa
02: Aprofundando no tema (20 min) Após acolher as respostas dos alunos na etapa anterior,
chega a hora de discutir as informações trazidas por eles. Apresente o slide
para os alunos, como forma de contextualizar o tema a ser tratado e de
permitir que sintam-se motivados para a aula. Ao pedir que reflitam sobre o
modo de obtenção de energia de cada um desses aparelhos, os estudantes
perceberão que existem várias fontes de energia, sem as quais não poderiam
funcionar. Pergunte: Cada um desses objetos precisa de que para funcionar? De
onde eles obtêm energia para funcionar? PEÇAM PARA ANOTAR NO CADERNO ,DEPOIS
COMPARTILHAR COM COLEGAS E PROFESSOR. Etapa 03: Questões
Problematizadoras (5 min) ·
E O NOSSO CORPO, DE ONDE TIRA
ENERGIA PARA FUNCIONAR?
Espera-se que digam que nosso corpo se locomove, movimenta-se,
bombeia sangue, processa alimentos, emite sons, armazena informações etc.
Muito provavelmente os alunos não terão condições de dizer de onde surge a
energia utilizada em nossas funções. Utilize essa dúvida para motivar a
curiosidade dos alunos. Etapa 04: Mão na massa ( 20 minutos) ·
Organize os alunos em 6 equipes.
Entregue o texto “Energia nossa de cada dia” (disponível nos materiais
complementares https://cienciahoje.org.br/coluna/a-energia-em-nossas-vidas/ peça para que leiam e discutam as
informações ali apresentadas. Depois oriente a cada aluno que no seu caderno,
desenhe as baterias acima e escreva em cada bateria o que fazem para carregar
sua energia corporal. AULA 02 Tema: Sistema
respiratório Etapa 05: Levantamento de
Conhecimentos Prévios (10 min) Leia
o título para os alunos e instigue-os a refletir sobre o tema da aula. Diga
que irão investigar como funciona a respiração. Em seguida, pergunte: ·
Podemos comparar a respiração com o movimento de encher e esvaziar
balões? Por quê? É esperado que estabeleçam relações entre os
balões e os pulmões. Os pulmões funcionam como balões de ar, enchendo de
oxigênio na inspiração e esvaziando ao expulsar o gás carbônico, na
expiração. Não adiante essa informação para os alunos. Permita que levantem
hipóteses e diga que essas hipóteses serão confirmadas, no decorrer da aula. Etapa 06: Contexto (10 minutos) Este contexto levará os alunos a
refletir sobre algumas atividades que fazemos utilizando o ar proveniente dos
pulmões. Deixe que pensem a respeito e que apresentem hipóteses sobre de onde
e como surge o ar que utilizamos em tais ações. Deixe que os próprios alunos
julguem as hipóteses dos colegas, avaliando a pertinência lógica de tais
hipóteses. Permita que citem outras atividades realizadas com o ar vindo dos
pulmões como: soprar uma comida quente para esfriá-la, soprar um cata-vento,
assobiar, soprar um móvel empoeirado etc. Pergunte também sobre brincadeiras
que possam ser realizadas com o ar vindo de dentro de nós. Etapa 07: Aprofundando
no Tema (20 mim) Antes da execução do vídeo, faça um pequeno
resumo apontando a relação entre os sistemas digestório, respiratório,
cardiovascular e excretor, apontando o papel de cada um na produção de
energia, distribuição e eliminação das partes não aproveitadas que foram
produzidas ou consumidas, e, que são nocivas ao corpo. Não deixe dúvidas com
relação a essa conexão entre os sistemas e a produção de energia do corpo. Agora convide os alunos a entenderem a
anatomia e fisiologia do Sistema Respiratório Entenda o processo respiratório assistindo
ao vídeo (7min) abaixo “Como funciona o sistema respiratório?”. https://www.youtube.com/watch?v=KjCvdDeXDvU Após assistir ao vídeo tire as dúvidas que
surgirem sobre o tema. Utilize o livro didático de Inspire Ciências
páginas 22 e 23 como suporte. Etapa 08: Preparação
para o Mão na massa (10 min) Nessa etapa, professor, você orientará seus
alunos a providenciarem o material do mão na massa para a próxima aula.
Assista o vídeo, disponível no link abaixo para relacionar o material. Agora
vamos colocar as mãos na massa e realizar o experimento. Construa o modelo de pulmão artificial
seguindo o passo a passo do vídeo (4’39’’) abaixo ou leia a página 35 do
livro didático. https://www.youtube.com/watch?v=kZXJWQJYMpE AULA 03 TEMA: Sistema Respiratório/Os
pulmões e as trocas gasosas Etapa 09: Mão na Massa (20 min) Agora vamos colocar as mãos na massa e
realizar o experimento. Construa o modelo de pulmão artificial
seguindo o passo a passo do vídeo (4’39’’) abaixo ou leia as orientações da
página 35 do livro didático. https://www.youtube.com/watch?v=kZXJWQJYMpE
Tire fotos e faça vídeo explicando o
processo de inspiração e expiração usando o confeccionado por você. Etapa 10: Verificação de aprendizagem (20
min) Peça aos alunos para resolverem as
atividades da página 24 do livro didático, com base no vídeo, construção do
modelo dos pulmões e explicações até agora, se coloque a disposição para
ajuda-los na execução. Etapa 11: Correção
da Atividade (10 min) Aproveite o momento para elucidar as dúvidas
apresentadas durante a correção. Observação:
Professor, providencie o material para as brincadeiras da aula 04. Muito
legal esse momento, não deixe de fazer!! AULA 04 Tema: O ar
de nosso corpo Etapa 12: Hora
da brincadeira (30 min) A seguir, apresentamos algumas dicas de brincadeiras que o
professor pode proporcionar aos alunos em outro momento ou antes de continuar
os próximos passos da aula, caso disponha de 20 ou 30 minutos a mais. Essas
brincadeiras visam permitir que os estudantes percebam a existência de um tipo
de ar que sai de nosso organismo. Brincadeira
1: Bolhas de sabão. Soltarão bolhas soprando um círculo de arame anteriormente
imerso em detergente. Pergunte:
Como surgiram as bolas? Brincadeira
2: Futebol de sopro. O professor confecciona um mini campo de futebol (use
papelão, cartolina, canudos e muita imaginação). Uma bolinha de isopor será
utilizada como bola do jogo. Os alunos soprarão a bolinha na intenção de
alcançarem o gol. Pergunte:
O que moveu a bolinha? Brincadeira
3: Estourando balões. Os alunos competem para ver quem estoura um balão
primeiro, enchendo-o com a boca. Pergunte:
Teve dificuldades ao encher o balão de ar? Brincadeira
4: Corrida no copo com água. O professor monta um circuito com oito copos descartáveis
cheios de água dispondo-os em uma fila, um encostado ao outro. Coloca uma
bolinha de plástico ou de isopor no primeiro copo e os alunos precisam
soprá-la até chegar no último copo. Ganha aquele que chegar primeiro. Etapa
14: Questão
disparadora (10 min) Acolha as respostas. Etapa 15:
Sistematizando as ideias (10 min) Após perceberem que existe um ar que sai de nosso organismo, chegou a
hora de incentivá-los a pensar sobre o fenômeno da respiração. Peça para os
estudantes lerem a questão disparadora e pergunte a eles: O ar que retiramos do ambiente é o mesmo que liberamos na respiração? Há diferença entre esses dois tipos de ar? Diga que as atividades das próximas aulas ajudarão a descobrir isso e
outras coisas interessantes sobre a respiração. AULA
05 Tema: Os pulmões e as trocas
gasosas. Etapa 16: Mão na massa (10 min) Antes de iniciar as
atividades desta aula, relembre as respostas da aula anterior. Em seguida
apresente o slide abaixo, caso não tenha data show disponível, apenas
descreva a imagem e pergunte. Em seguida continue com as orientações abaixo. Divididos em cinco grupos, os alunos irão fazer um experimento no qual
compararão o ar vindo do ambiente com o ar proveniente dos pulmões. O
objetivo é que percebam que o ar vindo dos pulmões embaça o espelho (por
estar quente e o espelho estar frio) e o ar do ambiente não embaça. O ar
vindo dos pulmões está em uma temperatura maior que a temperatura do espelho,
assim, o espelho condensa as moléculas de água presentes no ar que sai dos
pulmões. As moléculas estão no estado gasoso e, ao tocar o espelho, o vapor
de água condensa, formando gotículas de água na superfície do espelho e
embaçando-o. Com essa atividade, os alunos perceberão que o ar do ambiente é
diferente do ar vindo de nosso organismo. Com isso, o professor pode passar a
questionar os alunos sobre o que acontece com o ar que inspiramos para que
ele saia, posteriormente, diferente de como ele entrou. Pode-se instigar a
discussão questionando os estudantes se a única diferença é a temperatura do
ar que entra e que sai do nosso corpo ou se acontece mais alguma
transformação com ele. Etapa 17: Sistematização
(40min) O professor fará no quadro a seguinte tabela para que os alunos
preencham. EXPLICAR AO ALUNO que ele precisa escrever o nome de cada movimento
respiratório. Inspiração (entrada de ar) e expiração (saída de ar). Deve informar que o ar que entra no organismo vem do ambiente e vai
para todas as partes do corpo para ajudar na geração de energia. Já o ar que
sai do organismo vem do corpo como resultado do processo de geração de
energia e vai ser liberado no ambiente. Professor explica aos alunos que na
inspiração, o ar entra mais frio em relação ao ar que sai, porque está no
ambiente e, portanto, possui a temperatura do ambiente e, na expiração, o ar
sai mais quente em relação ao ar que entra porque absorve o calor do corpo.
Deixe claro que o julgamento sobre ser frio ou quente é relativo, uma vez que
o ar do ambiente pode ser considerado frio em relação ao ar da expiração, mas
pode ser considerado quente em relação ao ar presente em um congelador, por
exemplo. Por outro lado, o ar que sai do corpo pode ser considerado quente em
relação ao ar que está no ambiente, mas pode ser considerado frio se
comparado ao vapor que sai de uma panela de pressão, por exemplo. Precisa identificar que o ar inspirado é rico em oxigênio, importante
para a produção de energia, e que o ar eliminado é rico em gás carbônico
(dióxido de carbono), que precisa ser eliminado. Precisa informar que o ar que
entra em nosso corpo chega aos capilares presentes nas paredes dos alvéolos
pulmonares, enviando o oxigênio para o sangue distribuí-lo para todo o corpo.
Em relação ao ar que sai, os alvéolos pulmonares permitem que o gás
carbônico, produto das reações ocorridas no corpo, saia do sangue e seja
expelido pelas vias respiratórias. AULA 06 Tema: Sistema cardiovascular Etapa 18: Levantamento de conhecimentos prévios (15 min) Projete as imagens aos alunos. Caso
não possua recursos, imprima a imagem, desenhe-a no quadro, ou descreva-a.
Após a apresentação, questione:
Reserve este
momento para ouvi-los, valorizando cada fala e levantando novos
questionamentos que as façam refletir sobre o que estão discutindo. Instigue
a curiosidade delas dizendo que, nesta aula, vamos conhecer melhor o que são
esses vasos que permeiam todo o corpo humano e quais as suas funções. Etapa 19:
Aprofundamento do tema (15min) Utilize o livro
didático para explicar o assunto que se encontra na página 25 do livro de
ciências. Etapa 20: Verificação de aprendizagem (20
min) Peça aos alunos para resolverem as
atividades da página 28, questões 1e 2 do livro de ciências, se coloque a
disposição para ajuda-los na execução. AULA 07 Tema: O sangue e seus componentes Etapa 21:Levantamentos
de conhecimentos prévios (10 min) Escrever o título
da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como
por exemplo: ·
O
que é sangue? ·
Vocês
sabem o que há no sangue? ·
Qual
a função do sangue? Por que ele é importante? ·
Qual
o caminho trilhado pelo sangue em nosso corpo? ·
Como
ele percorre esse caminho? Permita a interação
dos alunos e instigue a curiosidade deles à medida que for desenvolvendo esta
breve discussão. Diga que temos muito a aprender sobre o líquido vermelho que
corre em nosso corpo. Etapa 22: Contexto
(10 min) Projete a imagem.
Após a apresentação, questione-os: ·
O
que está acontecendo na imagem? ·
O
que significa a bolsinha vermelha? Por que ela está conectada ao homem? ·
Por
qual motivo a mulher está doando sangue? ·
Para
quem ela deve estar doando? Em qual situações uma pessoa recebe sangue? ·
O
sangue é importante para a vida do homem? Por quê? ·
Você
identificaria uma função do sangue importante para os seres humanos? Etapa 23:
Aprofundamento do tema (15min) Com o auxílio do vídeo abaixo complemente o objeto de conhecimento já
estudado na aula anterior, use como suporte a página 25 do livro didático e
as orientações didáticas. https://www.todamateria.com.br/sangue/ Etapa
24: Verificação de aprendizagem (15 min) Passe a atividade
abaixo no quadro, peça que transcrevam no caderno, respondam e em seguida
realize a correção. 1)Assinale
V para verdadeiro e F para falso: ( ) O sistema circulatório (ou sistema
cardiovascular) é responsável pela circulação do sangue no organismo e
inclui, além do sangue, os vasos sanguíneos e o coração. ( )
Os vasos sanguíneos formam uma rede de tubos de paredes elásticas que não
conduzem o sangue pelo corpo. ( ) Os capilares sanguíneos levam o sangue
com nutrientes para as células dos tecidos e recebem os resíduos eliminados
por elas, formando uma rede de comunicação entre as artérias e as veias. ( )
A minoria das veias transporta sangue rico em gás carbônico. As veias
pulmonares são exceções, pois transportam sangue pobre em gás oxigênio dos
pulmões para o coração. OBS:
Para casa solicite aos alunos que respondam
a questão abaixo para a aula seguinte: ·
Qual é o seu tipo sanguíneo? (Se não souber pergunte
a seu responsável) AULA 08 Tema: Doação de sangue Etapa 25:
Aprofundando no caso (10 min) Inicie esta aula
oferecendo informações relevantes sobre o sangue, siga as orientações
didáticas da pagina 36 do livro de ciências. Etapa 26: Campanha
de Conscientização (15min) O professor usara as
etapas 1ª e 2ª das páginas 36 e 37 para explicar sobre os tipos sanguíneos e
o que é preciso para ser um doador de sangue. Etapa 27: Verificação de aprendizagem (25
min) Retomando a atividade de casa da aula
passada, o professor deverá montar a tabela da questão 2 no quadro junto com
os alunos, para que eles respondam as letras A, B, C. Peça aos alunos que em seguida elabore em
uma folha de oficio um cartaz de conscientização sobre doação de sangue em
dupla. AULA 09 Tema: Sistema urinário Etapa 28:Levantamentos
de conhecimentos prévios (10 min) Introduza
o tema com questionamentos,
abaixo: ·
Vocês
imaginam como é o processo de produção da nossa urina? ·
Por
que a produzimos? ·
Que
relação a urina tem com o nosso sangue? ·
Projete
e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o
título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com
questionamentos, como: ·
Vocês
imaginam como é o processo de produção da nossa urina? ·
Por
que a produzimos? ·
Que
relação a urina tem com o nosso sangue? Etapa 29:
Aprofundamento do tema (15min) Utilize o livro
didático para explicar o objeto de conhecimento que se encontra na página 26
do livro de ciências. No esquecendo das orientações didáticas ao lado. Etapa 30: Verificação de aprendizagem (25
min) Peça aos alunos para resolverem as
atividades da página 28, questões 3e 4 do livro de ciências, se coloque a
disposição para ajuda-los na execução. AULA 10 Tema: A importância da água para o
corpo Etapa 31: Correção da Atividade
(10 min) Etapa 32: Roda de conversa (20
min) Use o infográfico para iniciar uma aula e instigue
os alunos com as perguntas que estão na orientação didática da página 38. Etapa 33: Roda de conversa (20
min) Com o auxilio do infográfico e do texto da questão
2, solicite aos alunos que responda a reflexão da página 39. Em seguida faça a socialização. Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações
didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o
desenvolvimento das habilidades propostas. Elaboração: Eliete, Éllen, Magalli e Rosimeire. Coordenação
e colaboração: Nilsilane. |
RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos;
( ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; ( X )Torso;
( X ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios ( 24,
28, 34, 35, 36, 37, 38 e 39); ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; (X) Cartaz; () Debate; ( X) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
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