3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema
Inter curricular: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é
o Novo Normal! |
|
Subtema: Caminhos
Sustentáveis: Explorando Fontes de Energia Renovável para um Futuro
Sustentável. |
Unidade Temática: Matéria e energia |
Objetos
de Conhecimento: Fontes e Tipos de Energia; Fontes de energias naturais renováveis e não
renováveis. Energia e suas transformações, consumo
dos equipamentos elétricos e hábitos de consumo; Uso consciente de energia elétrica. |
|
Ano: 8º Período: 01 a 12 /04
Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não
renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou
cidades. (EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos
residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo
com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica,
luminosa, sonora e mecânica, por exemplo). (EF08CI05) Propor
ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou
comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de
sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de
consumo responsável. (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de
geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.),
suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa
energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. (EF08CI02IT) Aprender sobre usinas de geração de
energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), como essa
energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. (EF07CI03IT) Identificar
e reconhecer quais tipos de energia são utilizadas na sua casa, trabalho ou
escola, de modo que identifique a relação do tipo de energia à sua fonte
(eólica, hidrelétrica, solar, geotérmica, biomassa, entre outras). (EF08CI04IT)
Analisar o impacto do uso dos diferentes tipos de energia e ao uso consciente
da energia e seu impacto sobre o meio ambiente. (EF07CI05IT) Avaliar
limites e possibilidades e eventuais impactos socioambientais provocados pela
instalação dos sistemas de geração de energia a partir de usinas
hidrelétricas. (EF08CI06BA)
Avaliar, com criticidade, os produtos tecnológicos lançados no mercado,
levando em conta a obsolescência programada, o dispositivo gerador de energia
e o impacto que pode causar no meio ambiente. (EF08CI07BA) Compreender os dados que constam no selo Procel e
levá-los em consideração no momento da compra de um equipamento. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Reconhecer
que há uma diversidade de fontes de energia. Entender a diferença entre
recursos renováveis e não renováveis. Identificar os combustíveis fosseis.
Conhecer as características dos principais tipos de energia utilizados
atualmente no mundo como o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e a
energia elétrica (hidrelétrica, termelétrica e termonucleares). Ampliar os
conhecimento e aprendizagem em tecnologias. Entender
sobre o funcionamento da utilização dos instrumentos tecnológicos para
produção de energia limpa e outras alternativas a favor da preservação do
meio ambiente. Identificar as diferentes fontes de energia. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 Tema: Fontes
Renováveis e Não Renováveis de Energia Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios
(10 min) Levante
os conhecimentos prévios a partir da leitura da imagem da página 108 do livro
didático A conquista 8º ano, lance os questionamentos da página 109 do mesmo
livro. Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam
conforme seus conhecimentos. Etapa 02: Aprofundando no tema (20min) Faça uma aula expositiva e dialogada
sobre o tema, utilize as páginas110 a 119 do livro didático A conquista Ciências 8º ano. Etapa
03: Verificação da Aprendizagem (20 min) Solicitar
aos alunos que pesquisem e preencham a atividade sobre fontes renováveis e
não renováveis que segue em anexos, usando como suporte o livro da páginas
112 a 119 como fonte de pesquisa e o item 2 da página 113 (iniciar por esse,
pois é em grupo). AULA
02 e 03 Tema: Fontes
Renováveis e Não Renováveis de Energia Etapa
04: Hora do Filme (1:40 min) Assista ao filme “O menino que descobriu o
vento” disponível no link abaixo. Já assistiu a "O Menino que Descobriu o
Vento" na Netflix? https://www.netflix.com/br/title/80200047?s=a&trkid=13747225&trg=wha&vlang=pt&clip=81572985 AULA 04 Tema: Energia
e suas Transformações Etapa 05: Relembrando o
filme (35 min) Oriente-os responder em dupla na sala a ficha relatório abaixo sobre o
filme. Ficha – Roteiro Filme: O menino
que descobriu o vento 1-
Como era a vida dos agricultores naquela região? 2-
Porque muitos moradores tinham preocupação com o desmatamento? 3-
Qual era o sonho de William? 4.
A escola daquela época era Pública ou Particular? 5.Onde
William estudava escondido? 6 . Onde se passa
a história mostrada no filme? 7. Quem é o protagonista da história? 8. O que William
faz para ganhar alguns trocados? 9. Como se chama
os pais de William? 10. Qual é o
drama que da inicio a história? 11.Qual e a
consequência dessa situação para os moradores? Eles ficam sem
ter o que comer e sofrem com a falta de água. 12. O que William
faz para ajudar a comunidade? Ele estuda para
conseguir criar um gerador de energia eólica para irrigar os campos. 13. Como seu pai
reage diante da atitude de William? 14. O que o
governo faz para ajudar? 15. O que William
aproveitou da bicicleta do seu para gerar energia? 16.Como termina a
história? Respostas: 1. Muito difícil
e sem expectativa de melhorias. 2.
Porque o
desmatamento agrava a seca 4. Particular. 5. Biblioteca da
escola. 6. O Malawi
(Africa) 7. William um
garoto de 13 anos. 8. Ele arruma
rádios e ferramenta da aldeia onde vive. 9. Triwell e
Agnes 10. A crise nas
plantações causadas por uma chuva intensa e depois por uma seca rigorosa. 11. Eles ficam
sem ter o que comer e sofrem com a falta de água. 12. Ele estuda
para conseguir criar um gerador de energia eólica para irrigar os campos. 13. Ele não
acredita que uma solução tão simples possa resolver um problema tão grande
quanto a fome. 14. O governo não
faz nada para ajudar a população. 15. Dínamo 16. Apesar das
dificuldades o garoto consegue desenvolver a turbina de vento para trazer
água para comunidade. Etapa 06: Correção da Atividade (15 min) Aproveitar a oportunidade
para comentar um pouco mais sobre o filme e absorver informações que ficaram
de fora. AULA 05 Tema: Energia e suas transformações Etapa 07: Levantamento de conhecimentos prévios (10min) Observe as frases abaixo: Responda oralmente: a) O que tem em comum nas frases? b) O que é energia? c) Você sabe quais são as fontes de energia? Acolha as respostas
apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos. Etapa 08: Aprofundando no tema (15min) Faça uma aula expositiva e dialogada
sobre o tema Energia e suas Transformações, utilizando o
vídeo abaixo. Link abaixo: Energia | Formas e Transformações
(Tempo do filme: 5:46 min) https://www.youtube.com/watch?v=CgVAfiwGALw . Etapa
09: Mãos na Massa (25 min) Divida
a sala em 5 ou 6 grupos para que eles confeccionem o jogo da memória, que
segue em anexo no grupo de WhatsApp. AULA 06 Tema: Tipos de energia Etapa
10: Hora do jogo (25 min) Agora
que os estudantes já confeccionaram o joguinho, disponibilize esse tempo para
colocarem em prática e reforçar a aprendizagem a respeito do tema. Etapa 11: Sistematizando o Conhecimento (15 min) Agora realize a atividade de
caça palavras sobre fontes renováveis e não renováveis que segue em anexo no
grupo de WhatsApp. Etapa 12: Mão na Massa (10 min) Oriente os estudantes na confecção de pequenos cardes
relacionados as fontes de energia renováveis e não renováveis, será
interessante usar folhas de oficio, ou, poderá também, como segunda sugestão,
a elaboração de um mapa mental, esse último poderá ser em grupo. Etapa 13: Verificação da Atividade (em casa) Solicitar e orientar os estudantes na realização das atividades
distribuídas nas páginas 113 (item 1), 115, 117 e 119. Corrigir na próxima
sequência didática. Elaboração:
Eliete, Magalli, Márcia e Rosimeire. Coordenação
e colaboração:
Nilsilane |
RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos;
( ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; (
)Torso; ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios (109, 113, 115, 117, 119) ( )
Seminários; ( ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate; (X ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário