3ª SD Cie 2024 8ºAno

 

 

3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o Novo Normal!

Subtema: Caminhos Sustentáveis: Explorando Fontes de Energia Renovável para um Futuro Sustentável.

Unidade Temática: Matéria e energia 

Objetos de Conhecimento: Fontes e Tipos de Energia; Fontes de energias naturais renováveis e não renováveis. Energia e suas transformações, consumo dos equipamentos elétricos e hábitos de consumo; Uso consciente de energia elétrica.

 

Ano: 8º                                     Período: 01 a 12 /04                                              Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades. (EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo). (EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável. (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. (EF08CI02IT) Aprender sobre usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. (EF07CI03IT) Identificar e reconhecer quais tipos de energia são utilizadas na sua casa, trabalho ou escola, de modo que identifique a relação do tipo de energia à sua fonte (eólica, hidrelétrica, solar, geotérmica, biomassa, entre outras). (EF08CI04IT) Analisar o impacto do uso dos diferentes tipos de energia e ao uso consciente da energia e seu impacto sobre o meio ambiente. (EF07CI05IT) Avaliar limites e possibilidades e eventuais impactos socioambientais provocados pela instalação dos sistemas de geração de energia a partir de usinas hidrelétricas. (EF08CI06BA) Avaliar, com criticidade, os produtos tecnológicos lançados no mercado, levando em conta a obsolescência programada, o dispositivo gerador de energia e o impacto que pode causar no meio ambiente. (EF08CI07BA) Compreender os dados que constam no selo Procel e levá-los em consideração no momento da compra de um equipamento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

Reconhecer que há uma diversidade de fontes de energia. Entender a diferença entre recursos renováveis e não renováveis. Identificar os combustíveis fosseis. Conhecer as características dos principais tipos de energia utilizados atualmente no mundo como o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e a energia elétrica (hidrelétrica, termelétrica e termonucleares). Ampliar os conhecimento e aprendizagem em tecnologias.

Entender sobre o funcionamento da utilização dos instrumentos tecnológicos para produção de energia limpa e outras alternativas a favor da preservação do meio ambiente. Identificar as diferentes fontes de energia.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Fontes Renováveis e Não Renováveis de Energia

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Levante os conhecimentos prévios a partir da leitura da imagem da página 108 do livro didático A conquista 8º ano, lance os questionamentos da página 109 do mesmo livro. Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos.

Etapa 02: Aprofundando no tema (20min)

Faça uma aula expositiva e dialogada sobre o tema, utilize as páginas110 a 119 do livro didático A conquista Ciências 8º ano.

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Solicitar aos alunos que pesquisem e preencham a atividade sobre fontes renováveis e não renováveis que segue em anexos, usando como suporte o livro da páginas 112 a 119 como fonte de pesquisa e o item 2 da página 113 (iniciar por esse, pois é em grupo).

 

AULA 02 e 03

Tema: Fontes Renováveis e Não Renováveis de Energia

Etapa 04: Hora do Filme (1:40 min)

Assista ao filme “O menino que descobriu o vento” disponível no link abaixo.

Já assistiu a "O Menino que Descobriu o Vento" na Netflix?

https://www.netflix.com/br/title/80200047?s=a&trkid=13747225&trg=wha&vlang=pt&clip=81572985

AULA 04

Tema: Energia e suas Transformações

 Etapa 05: Relembrando o filme (35 min)

Oriente-os responder em dupla na sala a ficha relatório abaixo sobre o filme.

 

Ficha – Roteiro

                        

Filme: O menino que descobriu o vento

1- Como era a vida dos agricultores naquela região? 

2- Porque muitos moradores tinham preocupação com o desmatamento? 

3- Qual era o sonho de William?

4. A escola daquela época era Pública ou Particular?

5.Onde William estudava escondido?

6 . Onde se passa a história mostrada no filme?

 7. Quem é o protagonista da história?

8. O que William faz para ganhar alguns trocados?

9. Como se chama os pais de William?

10. Qual é o drama que da inicio a história?

11.Qual e a consequência dessa situação para os moradores?

Eles ficam sem ter o que comer e sofrem com a falta de água.

12. O que William faz para ajudar a comunidade?

Ele estuda para conseguir criar um gerador de energia eólica para irrigar os campos.

13. Como seu pai reage diante da atitude de William?

14. O que o governo faz para ajudar?

15. O que William aproveitou da bicicleta do seu para gerar energia?

16.Como termina a história?

Respostas:

1. Muito difícil e sem expectativa de melhorias.

2. Porque o desmatamento agrava a seca
3. Estudar e solucionar os problemas da região. 

4. Particular.

5. Biblioteca da escola.

6. O Malawi (Africa)

7. William um garoto de 13 anos.

8. Ele arruma rádios e ferramenta da aldeia onde vive.

9. Triwell e Agnes

10. A crise nas plantações causadas por uma chuva intensa e depois por uma seca rigorosa.

11. Eles ficam sem ter o que comer e sofrem com a falta de água.

12. Ele estuda para conseguir criar um gerador de energia eólica para irrigar os campos.

13. Ele não acredita que uma solução tão simples possa resolver um problema tão grande quanto a fome.

14. O governo não faz nada para ajudar a população.

15. Dínamo

16. Apesar das dificuldades o garoto consegue desenvolver a turbina de vento para trazer água para comunidade.

 

Etapa 06: Correção da Atividade (15 min)

Aproveitar a oportunidade para comentar um pouco mais sobre o filme e absorver informações que ficaram de fora.

AULA 05

 

Tema: Energia e suas transformações

Etapa 07: Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

Observe as frases abaixo:

Responda oralmente:

a) O que tem em comum nas frases?

b) O que é energia?

c) Você sabe quais são as fontes de energia?

Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos.

Etapa 08: Aprofundando no tema (15min)

Faça uma aula expositiva e dialogada sobre o tema Energia e suas Transformações, utilizando o vídeo abaixo.

 Link abaixo:

Energia | Formas e Transformações (Tempo do filme: 5:46 min)

https://www.youtube.com/watch?v=CgVAfiwGALw  .

Etapa 09: Mãos na Massa (25 min)

Divida a sala em 5 ou 6 grupos para que eles confeccionem o jogo da memória, que segue em anexo no grupo de WhatsApp.

 

 

AULA 06

Tema: Tipos de energia

Etapa 10: Hora do jogo (25 min)

Agora que os estudantes já confeccionaram o joguinho, disponibilize esse tempo para colocarem em prática e reforçar a aprendizagem a respeito do tema.

 

Etapa 11: Sistematizando o Conhecimento (15 min)

Agora realize a atividade de caça palavras sobre fontes renováveis e não renováveis que segue em anexo no grupo de WhatsApp.

Etapa 12: Mão na Massa (10 min)

Oriente os estudantes na confecção de pequenos cardes relacionados as fontes de energia renováveis e não renováveis, será interessante usar folhas de oficio, ou, poderá também, como segunda sugestão, a elaboração de um mapa mental, esse último poderá ser em grupo.

Etapa 13: Verificação da Atividade (em casa)

Solicitar e orientar os estudantes na realização das atividades distribuídas nas páginas 113 (item 1), 115, 117 e 119. Corrigir na próxima sequência didática.

 

 

Elaboração: Eliete, Magalli, Márcia e Rosimeire.

Coordenação e colaboração: Nilsilane

 

 

 

 

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (109, 113, 115, 117, 119)

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;   (X ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário