10ª SD Cie 6º ano 2025

  

10ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS

 

Tema: Das Células ao Organismo

Unidade Temática: Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Capacitação dos estímulos: sentidos.  O sentido da visão e o uso de lentes corretivas. 

Ano: 6º                                              Período: 10 a 28/11                                                  Nº de Aulas: 09

 

HABILIDADES

 

(EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer a importância dos sentidos, com ênfase no papel da visão na interação com o ambiente. Conhecer alguns problemas da visão e selecionar lentes adequadas para a correção deles. Reconhecer a estrutura do olho, identificando suas partes. Compreender a formação da imagem na retina. Reconhecer que a pupila controla a quantidade de luz que incide na retina. Conhecer os sentidos olfato, gustação, audição, tato e equilíbrio e o seu papel na interação com o ambiente. Refletir sobre as deficiências de visão e audição.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

Tema: A captação dos Estímulos

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (15 min)

Todos os seres vivos precisam perceber o ambiente, seja ele interno ou externo, por uma questão de sobrevivência e perpetuação da espécie. Essa é uma das características que distingue os seres vivos dos seres inanimados: a capacidade de perceber e reagir a estímulos do ambiente. Nesse primeiro momento, o foco será na percepção do ambiente.

A imagem da abertura do capítulo, páginas 112 e 113 do livro didático A Conquista Ciências, 6º Ano,   é do artista holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972), chamada Relatividade, e mistura  diferentes planos de gravitação. O que para um grupo é um teto, para outro é uma parede; o que parece ser uma porta para dois grupos, para outro é um buraco no chão. Tudo é relativo e depende do plano de observação.

Lance as seguintes questões aos estudantes: Como percebemos o ambiente? 1. O que chamou sua atenção nesta obra de arte? Por que você acha que ela se chama Relatividade? 2. Você acha que existe um lugar parecido com o retratado na imagem? O que pode existir de fato e o que é irreal? 3. Quais partes do seu corpo permitiram que você observasse e entendesse esta obra de arte? 4. Seus olhos já te enganaram? Alguma vez você já pensou ter visto uma coisa que, na realidade, era outra? Conte como foi e ouça os colegas.

Anote suas ideias no caderno. Elas serão recuperadas ao final da Unidade.

 

Etapa 02: Aprofundando no Tema (20 min)

Pergunte aos estudantes quais são os sentidos humanos. É provável que muitos citem a visão, o olfato,

o paladar (gustação), a audição e o tato. Nesse momento, comente que há outros sentidos que nos ajudam a perceber o nosso próprio corpo e o mundo ao nosso redor. As sensações que sentimos envolvem vários sentidos ao mesmo tempo e eles são muito mais complexos do que costumamos estudar nos livros de Ciências. Instigue os estudantes para que percebam quão interessante é a interação entre os nossos sentidos: Por que, quando estamos resfriados, temos dificuldade em sentir o sabor dos alimentos? Por que olhar para baixo de uma altura muito grande pode causar vertigem? Enxergar cores é diferente de enxergar formas? Será que todas as pessoas enxergam da mesma maneira?

A partir dessa conversa faça uma exposição de conhecimento a partir do material das páginas 114 e 115 do livro didático, deixe os estudantes a vontade para participarem da aula.

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Orientar os estudantes na resolução da atividade da página 115 do livro didático, aproveite para realizar uma avaliação de processo e identificar os conceitos que precisam ser reforçados e desfazer dúvidas, caso os estudantes as tenham.

 

AULA 02

Tema: Visão

Etapa 04: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Orientações: Projete a imagem para os estudantes. Caso não tenha um projetor na escola, imprima-a do link https://bit.ly/2JeJxXy, leve a imagem para a aula e cole no quadro. Faça perguntas sobre o slide como: Todas as pessoas enxergam da mesma forma O que você vê nesta imagem? O que mais chamou sua atenção nessa imagem? Como você conseguiu distinguir cada item dessa imagem? 

Comente sobre a atividade que eles irão realizar dizendo que nesta aula eles irão vivenciar experiências que demonstrem a importância da visão para a nossa vida.

Questão disparadora

 Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre as questões e levantem hipóteses. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Etapa 05: Mergulho no Tema (25 min)

Professor(a) você pode acessar o link abaixo para auxiliar na compreensão do funcionamento do olho humano. Em seguida, complemente com explicações sobre o tema, permitido que os estudantes participem com informações vistas no vídeo, fazendo pausas para a identificação de cada uma das estruturas que compõem o globo ocular, ressaltando que as células sensitivas ficam na retina. Use como suporte o livro A Conquista Ciências - 6º ano, páginas 116 e 117. Apresentar um diagrama do olho humano (quadro, cartaz ou projetor), explique como a luz entra no olho e como a retina forma a imagem.

 

 

Construa modelos utilizando bolas de soprar, globos, figuras, etc, enriqueça a aula com recursos visuais. Pode explorar o torso, caso a escola tenha, ou ainda projetar imagens em data show.

 

O olho humano e a visão https://youtu.be/qoNYNcpuXxk  (3:57min)

Etapa 06: Verificação da aprendizagem (15 min)

Orientar os estudantes a realizarem as atividades da página 117, copiando e respondendo as questões 1 e 2 no caderno. Em seguida faça a correção com a participação da turma fazendo ajustes se necessário. Se possível, proponha aos estudantes que façam a experiência: fiquem por alguns minutos em um ambiente bem iluminado e, em um espelho, observem o diâmetro da sua pupila. Depois, mudem para um ambiente com baixa luminosidade e observem novamente no espelho o diâmetro da pupila. Na ausência de um espelho, é possível pedir aos estudantes que desenvolvam a atividade em duplas, observando o diâmetro da pupila do colega. Explique que essa é uma reação involuntária e que tem por objetivo evitar que o excesso de luz cause danos às células da retina. Ao solicitar que os estudantes analisem, compreendam e expliquem fenômenos relativos ao mundo natural e busquem respostas com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza, a atividade permite o desenvolvimento da competência específica 3 de Ciências da Natureza.

 

AULA 03

 

Tema: Visão (disfunções visuais)

Etapa 07: Levantamento de conhecimentos prévios: (10 min)

Comece a aula perguntando qual a importância de enxergar bem? Você usa a visão para que? Você conhece alguém que não consegue enxergar? Quem aqui usa óculos? Para que servem os óculos? Vocês sabem por que algumas pessoas precisam deles?

Explique que a visão é um dos sentidos mais importantes, pois nos permite perceber e interpretar o mundo ao nosso redor.

explique brevemente como o processo visual ocorre, destacando as principais partes do olho: córnea, pupila, íris, cristalino, retina e nervo óptico.

Descreva como a luz entra no olho, é focada pelo cristalino e captada pela retina, que transforma as informações em impulsos elétricos para serem enviados ao cérebro.

Etapa 08: Mergulhando no tema (25 min)

Faça uma aula expositiva dialogada sobre o funcionamento do olho e os problemas da visão, utilize as páginas 118 e 119 do livro A Conquista Ciências, siga as orientações didáticas,  para melhor compreensão do objeto de conhecimento, cite essas disfunções visuais a seguir, e questione a turma se eles conhecem alguém que tenha tais disfunções

Miopia:

Explique que a miopia é caracterizada por dificuldade em enxergar objetos distantes com clareza.

Descreva que isso ocorre quando o olho é mais alongado do que o normal, fazendo com que a imagem se forme antes da retina.

Hipermetropia:

Explique que a hipermetropia é caracterizada por dificuldade em enxergar objetos próximos com clareza.

Descreva que isso ocorre quando o olho é mais curto do que o normal, fazendo com que a imagem se forme atrás da retina.

Astigmatismo:

Explique que o astigmatismo é caracterizado por uma deformação da córnea, fazendo com que a visão fique distorcida ou embaçada.

Descreva que a córnea apresenta uma curvatura irregular, o que faz com que a luz seja focalizada em diferentes pontos da retina.

Daltonismo:

Explique que o daltonismo é uma condição em que a pessoa tem dificuldade em distinguir certas cores, principalmente o vermelho e o verde.

Descreva que essa condição é causada por uma alteração nos cones da retina, responsáveis pela percepção das cores.

Etapa 09: Verificação de aprendizagem: (15 min)

O momento é para a verificação de aprendizagem respondendo as reflexões da página 119 do livro didático A Conquista Ciências 6º ano, sugira aos estudantes que pesquisem as informações no próprio livro, mas, se coloque a disposição para sanar as dúvidas encontradas, em seguida faça a correção. 

AULA 04

 

Tema: Ilusão de ótica

 

Etapa 10: Questões disparadoras: (10 min.)

 

Inicie a aula perguntando aos estudantes se eles já ouviram falar sobre ilusões de ótica e se têm alguma ideia do que se trata.

 

Etapa 11: Aprofundando no Tema (40 min)

 

Explique brevemente que as ilusões de ótica são imagens ou padrões que podem enganar nossa percepção visual, fazendo-nos ver algo diferente do que realmente é.

 

Apresente aos alunos diferentes exemplos de ilusões de ótica. Mostre imagens conhecidas, como a ilusão de ótica do cubo de Necker, a ilusão de Müller-Lyer, a ilusão de Kanizsa, entre outras. Explique cada uma delas, destacando os elementos que enganam nossa percepção.

Divida a turma em grupos e distribua papel e lápis para cada grupo.

Peça a cada grupo para escolher uma ilusão de ótica apresentada no link abaixo.

Os grupos devem discutir a ilusão selecionada, analisar seus elementos e tentar explicar por que ela ocorre.

Em seguida, cada grupo deve criar uma pequena apresentação ou desenho explicando a ilusão escolhida. Eles devem destacar os principais elementos visuais que contribuem para a ilusão e compartilhar suas percepções com a turma.

 

Conduza uma discussão em sala de aula sobre as ilusões apresentadas. Peça aos estudantes para compartilharem suas percepções e discuta por que eles veem as imagens de forma diferente.

Explique que as ilusões de ótica ocorrem devido a distorções na forma como nosso cérebro processa as informações visuais. Isso nos mostra como nossa percepção pode ser influenciada por fatores como linhas, cores, sombras e contexto. Em seguida proponha algumas atividades relacionadas a ilusão de ótica na prática. Utilize o link abaixo para disponibilizar as imagens, caso não tenha internet nem recurso, imprima as imagens antes. https://super.abril.com.br/especiais/11-ilusoes-de-otica-incriveis-e-a-ciencia-por-tras-delas/

 

AULA 05

 

Tema: Olfato e Gustação

 

Etapa 12: Questões disparadoras: (20 min.)

O professor inicia a aula questionando sobre os alimentos e seus sabores a partir das questões a seguir:

Quais alimentos tem o sabor doce?

Quais alimentos tem o sabor salgado?

E azedo? Amargo?

Como sentimos os cheiros?

Professor, providencie e leve balas ou frutas para esta aula e, uma faixa para vendar os olhos dos alunos para que façam a identificação dos alimentos a partir dos sabores e cheiros. Se levar frutas, corte em pequenas fatias e coloque em um recipiente com tampa para que os alunos não tenham acesso visual. Organize a turma em círculo e vendando os olhos dos alunos um de cada vez, entregue um alimento para faça a identificação pelo cheiro e pelo sabor. Finalize esta etapa com os questionamentos abaixo feitos oralmente.

Mão na massa

Etapa 13: Aprofundando no Tema (20 min)

É importante que os estudantes percebam que o olfato e a gustação são sentidos intimamente relacionados. Ressaltar que os receptores sensoriais relacionados ao olfato estão no epitélio olfatório, enquanto os receptores relacionados ao paladar concentram-se na língua, mas também são encontrados no palato, faringe e na laringe. Portanto, nós não sentimos os sabores dos alimentos apenas com o sentido do paladar, mas também pela estimulação das células olfativas. Os sentidos do olfato e do paladar agem juntos para identificar melhor o gosto dos alimentos. Ao ingerirmos os alimentos, eles liberam moléculas olfativas que são detectadas pela mucosa olfativa, e nos dão a combinação de sabores e aromas. Por isso, quando estamos com o nariz entupido, por causa de um resfriado, não sentimos muito bem o sabor dos alimentos.

 

*Sugerir leitura compartilhada e interpretação das imagens do livro A Conquista Ciências 6º ano páginas 120 e 121.

 

Etapa 14: Verificação da aprendizagem (15 min)

Orientar os alunos a copiarem e responderem as questões 1 e 3 da página 51 do livro de ciências. Fazer a correção anotando as respostas dos alunos no quadro com ajustes se necessário.

 

 

AULA 06

 

Tema: Audição e Equilíbrio.

 

Etapa 15: Questão Disparadora (10 min) 

Iniciar com questionamentos sobre o tema em estudo:

Como a audição se relaciona com o equilíbrio?

Qual a importância da audição para o nosso equilíbrio?

 

Questão disparadora

Orientações: Este é o momento de levarmos o questionamento principal da aula à turma. Registre no quadro as respostas da turma referente a esta questão ou peça que eles façam o registro no caderno. Esse registro também pode ser feito através de desenhos (esquemas) se eles preferirem. É importante levar a turma a pensar que os sons são recebidos e interpretados. Então, "como isso acontece? Que órgãos são responsáveis por essas tarefas? Uma mesma parte do corpo conseguiria receber o som e interpretá-lo?"

 

Etapa 16: Para início de conversa (20 minutos)

 

Mão na massa

Orientações: Neste momento, os estudantes deverão estar em duplas - um colega será vendado, o outro terá a função de escriba. O professor reproduzirá diferentes sons para que os alunos ouçam. O aluno vendado deverá tentar descobrir que som está sendo representado e o escriba fará o registro. Sugestões de sons e links correspondentes:

Ao reproduzir os vídeos, deixe-os já no ponto correto do som que queremos que os alunos ouçam (alguns vídeos podem apresentar algum tipo de propaganda inicial, o que pode interferir na atividade). Para que não haja nenhuma influência visual nesta a atividade, você poderá cobrir os equipamentos (como o instrumento musical e o sino) ou colocá-los numa caixa. Você poderá escolher outros sons para acrescentar, se preferir. Ao terminar a atividade, proponha aos alunos que, ainda em dupla, escrevam uma hipótese para o motivo de percebermos essas diferenças entre os sons. Como sabemos que o som de um instrumento musical vem do lado direito, ou do esquerdo...? Como conseguimos perceber essas diferenças? Se você aplicou os outros planos de aula deste agrupamento sobre “Produção do Som

 

Etapa 17: Aprofundando no tema: (15 min.)

 

Projetar o slide abaixo e ou fazer análise das imagens do livro A Conquista Ciências 6° ano, Páginas 122 e 123.

Explorar o esquema da orelha humana como citado, as estruturas de dentro do ouvido contribuem para o equilíbrio. A cóclea, que é responsável por transformar as ondas sonoras em impulsos lidos pelo cérebro e o vestíbulo que é responsável pelo equilíbrio. Quando estas estruturas são afetadas e não funcionam da maneira correta, pode acontecer a labirintite. Explicar sobre o tema com abertura para os estudantes participarem, leia as orientações didáticas.

Sistematização

 

Etapa18: Verificação da aprendizagem: (5min).

Orientar os estudantes a copiarem e responderem as atividades da página 123 do livro A Conquista Ciências, concluir em casa.

 

AULA 07

 

Tema: Tato

 

Etapa 19: Correção de Atividade (10 min)

Aproveitar esse momento para sanar as dúvidas encontradas e revisar sobre o objeto de conhecimento audição e equilíbrio.

 

Etapa 20: Para início de conversa (10 min)

Comece dizendo que o órgão receptor de estímulos do tato é a pele, e que nela há receptores para diferentes estímulos, como pressão e temperatura, entre outros. Explique ainda que receptores do mesmo tipo se organizam em corpúsculos táteis, um agrupamento de receptores semelhantes. Comente que em regiões mais sensíveis da pele existem mais receptores e, portanto, há mais corpúsculos táteis.

 

Etapa 21: Aprofundando no Tema (15 min)

Orientar os estudantes a fazerem uma leitura silenciosa da página 124 livro didático, estabeleça um tempo para isso, em seguida, peça que exponham suas conclusões a respeito do que fora lido. Logo após professor, faça uma explanação sobre o tema, tirando possíveis dúvidas que surgirem. É interessante também complementar sobre a importante contribuição de Louis Braille, através da animação disponível no seguinte link: A História de Louis Braille em Animação

Essa animação pode ser usada para complementar e ampliar a conversa sobre o sentido da visão e a deficiência visual, bem como a leitura e escrita em braille.

 

Etapa 22: Verificação da aprendizagem (15 min)

Realizar a atividade prática “ A Menor Distância Entre Dois Pontos” do livro A Conquista Ciências páginas 130 e 131 seguindo as orientações didáticas presentes no livro e finalizar resolvendo as questões de reflexões

 

 

Aula 08

 

Tema: O Tato – Parte II

 

Etapa 23: Mergulho no tema: (10 min)

Comece a aula falando sobre a nossa pele e o tato para que eles exercitem o conceito.

 

Etapa 24: Mão na massa (25 min)

Essa aula começará com uma dinâmica em grupo para explorar os sentidos. O professor apresentará uma caixa surpresa contendo vários objetos com diferentes texturas, formas e tamanhos. Alguns alunos serão selecionados para participar da atividade com os olhos vendados, enquanto outros observarão.

 

Os estudantes com os olhos vendados serão convidados a colocar a mão dentro da caixa e explorar os objetos sem usar a visão. Eles devem se concentrar nas sensações táteis e descrever o que sentem ao tocar cada objeto. Os demais alunos podem observar e registrar as reações dos colegas.

 

Caso não seja possível utilizar a caixa com objetos físicos, o professor poderá mostrar figuras de objetos com diferentes texturas, formas e tamanhos para a turma. Os alunos podem discutir as possíveis sensações que teriam ao tocar esses objetos e compartilhar suas percepções com a turma.

 

Etapa 25: Verificação de aprendizagem:

Peça para que eles respondam as seguintes perguntas sobre a dinâmica em seu caderno:

 

1.      Quais foram os objetos que você teve a oportunidade de explorar durante a atividade?

2.      Como você descreveria as diferentes texturas dos objetos que você sentiu?

3.      Houve alguma textura que você achou mais agradável? Por quê?

4.      Algum objeto tinha uma forma ou tamanho particularmente interessante? Descreva-o.

5.      Como você se sentiu ao colocar a mão dentro da caixa sem poder ver os objetos?

6.      Houve alguma sensação surpreendente ou inesperada ao tocar os objetos?

7.      Essa atividade ajudou a desenvolver sua percepção tátil? Explique.

8.      Você acredita que nossa percepção do mundo seria diferente sem o sentido do tato? Por quê?

9.      Como as descrições dos colegas durante a atividade contribuíram para a sua compreensão das diferentes sensações táteis?

10.  Você acha que essa dinâmica poderia ser adaptada para explorar outros sentidos, como a visão ou o olfato? Por quê?

 

 

AULA 09

 

Tema: Órgãos dos sentidos

 

Etapa 26: Brincadeira “Rabo de burro” (20 min)

 

Burro sem rabo | bergamotha

Para fazer a brincadeira do rabo-de-burro, imprima o desenho de um burro sem o rabo e cole-o em um painel grande.

 

Faça um rabo de burro separado, que pode ser de velcro ou fita colorida, para que o participante tente encaixar no lugar certo.

Vende os olhos da criança e peça para que ela gire algumas vezes antes de tentar colar o rabo no burro.

O ideal é não guiá-la até o painel, mas se a brincadeira for feita com crianças muito menores, não faz mal dar uma ajudazinha, não é mesmo? O objetivo é que ela coloque o rabo do burro no local mais próximo possível do “alvo”.

Pode ser premiado com um pirulito, quem acertar o rabo do burro. Após essa brincadeira, discutir a importância de todos os sentidos no corpo humano.

 

Etapa 27: Verificação da aprendizagem (30 min)

 

·         Atividade sobre o que você aprendeu

1.      Qual sentido foi mais importante para se orientar durante a brincadeira?

2.      Como o sentido do tato foi utilizado na atividade?

3.      Quais sensações você experimentou ao tocar o rabo de burro e tentar encaixá-lo no lugar certo?

4.      Como o sentido da audição foi útil durante a brincadeira?

5.      O que você ouviu enquanto se aproximava do burro?

6.      O que mudou no som ambiente quando você estava próximo ao burro?

7.      Como o sentido do olfato foi utilizado durante a brincadeira?

8.      Você sentiu algum cheiro característico enquanto tentava colocar o rabo no burro?

9.      O que você imaginava que o burro cheiraria?

10.  Como o sentido do paladar foi envolvido na brincadeira?

11.  Houve algum momento em que você experimentou um sabor relacionado à atividade?

12.  Quais outros sentidos você acha que poderiam ter sido explorados na brincadeira?

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (OU ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  x) Computador; (OU) Jogos; (x) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  x)Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas:(112, 113, 115, 117, 119, 121, 123, 125, 130, 131, 132) (  )  Seminários;  (  x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( x ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                               

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário