VIII Encontro de Aticulação Cie 2023

 Dia 09 de agosto aconteceu a escolha do livro didático de Ciências, com todos os professores do componente curricular da rede municipal de ensino. Os livros foram analisados conforme os critérios relacionados pela articuladora, descrito na planilha abaixo. 11 coleções foram analisadas.


ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO – CIÊNCIAS 2024

 

TITULO (S):

AUTOR (ES):

EDITORA (S):

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS LIVROS

 

O

B

R

O

B

R

O

B

R

1. Alinhado a BNCC

Os objetos de conhecimento selecionados e a forma como estão distribuídos e organizados ao longo das unidades estão compatíveis com habilidades previstas para cada ano na BNCC?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Estratégias  de        ensino focadas           na aprendizagem

O material apresenta procedimentos de ensino-aprendizagem adequados à construção de conhecimentos?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3.Encadeamento         ao   longo de        um       ciclo

A sequência com que os temas são apresentados em toda uma coleção seguem a progressão de aprendizagem planejada, evitando assim o risco de repetição ou exclusão de algum tema?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4. Os objetos de conhecimento ajustados ao nível dos alunos.

O livro deve dialogar com o estudante aspectos “Teórico-metodológicos” possuem precisão conceitual adequação ao aluno, interão das ideias prévias do aluno com o conhecimento científico, nível de     contextualização? São observáveis      aspectos que colaboram com o desenvolvimento cognitivo do aprendiz? Os textos estão atualizados? pois a Ciência não é acabada, está em constante transformação e evolução. A linguagem, o vocabulário e a construção     das     frases     estão acessíveis     e compatíveis com o ano em questão? Os objetos de conhecimento são mais resumidos e direcionados?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5. Valorização da autonomia do aluno

Exercícios repetitivos ou de memorização não são indicados, pois levam o aluno a ser um ator passivo na aprendizagem. Este livro seleciona edições com atividades que permitem a aplicação do conhecimento a novas situações?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6. Estímulo à interação com o mundo letrado

Além de trabalhar os objetos de conhecimento propostos, este livro promove uma articulação com conhecimentos em outras publicações e mídias, como a televisão, as produções em vídeo e a internet?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7. Interdisciplinaridade

O livro didático permite a integração das áreas do currículo, com textos, que poderão também ser utilizados ao mesmo tempo pela demais áreas contempladas no projeto político e pedagógico da instituição de ensino e temas integradores?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8. Aplicabilidade da Habilidade

Favorece a explorar de conceitos da ciência para resolver problemas na vida cotidiana do estudante, oferecendo subsídios para a tomada de decisão cientificamente informada;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9. Uso de imagens/ilustrações

Ilustrações com boa qualidade gráfica, visualmente atraentes, compatíveis com a nossa cultura, contendo legendas e proporções espaciais corretas?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10. Contextualização científica e social

Apresenta temas atuais, objetos de debate na sociedade, estabelecendo  relações entre   o conhecimento científico e o exercício da cidadania?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11. Respeito às Diversidades

O livro respeita a diversidade cultural, étnico-racial, de gênero, religiosa ou qualquer outra forma de manifestação individual ou coletiva, evitando estereótipos e associações que depreciem     determinados     grupos, ou que desvalorizem   a contribuição de todos     os diferentes segmentos da comunidade?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

12.  Valorização do conhecimento prévio

O livro valoriza a manifestação do conhecimento prévio do aluno sobre a temática a ser abordada?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13.  A Prática em sala de aula

Possui  atividades experimentais de fácil realização e com material acessível, sem representar riscos físicos ao aluno?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

14. Aprender pesquisando

Incentiva os alunos a se envolverem em pesquisas para que tome contato com diferentes tipos de conhecimento, instigando a curiosidade e a necessidade de resolver problemas que move o fazer científico, visando à construção de uma compreensão cada vez melhor e mais fundamentada da realidade?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

15. Avaliação

Proposição       de recursos de instrumentos avaliativos diversificados? As atividades estão claras e ajudarão aluno a entender o objeto de conhecimento? Os exercícios       ofertam       proposição de problematização, apresentação de conexão com o cotidiano? Existe sistematização     do     conhecimento através   de mapas conceituais, mentais ou outros instrumentos?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

16.  Tecnologia complementar ao livro

No contexto atual, em que a tecnologia está absolutamente presente na vida de todos - tanto do professor quanto do aluno -, é importante considerar como o livro didático aproveita esse recurso para aprimorar o processo pedagógico.

 

O

B

R

O

B

R

O

B

R

 

MANUAL DO PROFESSOR

Em relação especificamente ao Manual do Professor

Texto introdutório que explique como, a partir da abordagem teórico-metodológica(s), se articulam o(s) objetivo(s), a(s) justificativa(s) e as principais competências e habilidades que serão trabalhadas.

(  ) SIM        (  ) NÃO

Objetivo(s) a ser(em) desenvolvido(s) em cada segmento (capítulo ou unidade) do volume. c. Justificativa da pertinência desse(s) objetivo(s).

(  ) SIM

(  ) NÃO

Identificação de todas competências gerais, competências específicas e habilidades que serão trabalhadas com seus respectivos códigos;

(  ) SIM

(  ) NÃO

Identificação dos Temas Contemporâneos Transversais que serão trabalhados.

(  ) SIM

(  ) NÃO

Diferentes propostas de avaliação condizentes com as características da obra didática de Ciências, tanto de caráter formativo quanto de preparação para exames de larga escala.

(  ) SIM

 

Informações precisas sobre os problemas, atividades e vivências (com a resolução detalhada e comentada de todos eles).

 

(  ) SIM

(  ) NÃO

Subsídios para a construção de aulas em conjunto com professores de outras áreas de conhecimento.

(  ) SIM

(  ) NÃO

 

Conteúdos multimodais (textos verbais e imagéticos) de forma arrojada, criativa e atrativa para os professores.

(  ) SIM

(  ) NÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências bibliográficas complementares comentadas, para pesquisa ou consulta (sites, vídeos, livros etc.), diferentes das do livro do estudante e que expressem os últimos avanços do ensino das Ciências para a respectiva faixa etária. (  )SIM       (    ) NÃO

Sugestões de cronogramas (bimestral, trimestral e/ou semestral).

 

(  ) SIM

(  ) NÃO

 

 

 Ficando em primeira opção, o livro "A Conquista" e segunda opção "SuperAção". 




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário