Dia 09 de agosto aconteceu a escolha do livro didático de Ciências, com todos os professores do componente curricular da rede municipal de ensino. Os livros foram analisados conforme os critérios relacionados pela articuladora, descrito na planilha abaixo. 11 coleções foram analisadas.
ESCOLHA
DO LIVRO DIDÁTICO
– CIÊNCIAS 2024
TITULO (S): |
|||||||||
AUTOR (ES): |
|||||||||
EDITORA (S): |
|||||||||
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS LIVROS
|
O |
B |
R |
O |
B |
R |
O |
B |
R |
1. Alinhado a
BNCC Os
objetos de conhecimento selecionados e a forma como estão distribuídos e
organizados ao longo das unidades estão compatíveis com habilidades previstas
para cada ano na BNCC?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2. Estratégias de ensino focadas na aprendizagem O
material apresenta procedimentos de ensino-aprendizagem adequados à
construção de conhecimentos?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3.Encadeamento ao longo de um ciclo A sequência com que os temas são apresentados em
toda uma coleção seguem a progressão de aprendizagem planejada, evitando
assim o risco de repetição ou exclusão de algum tema?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4.
Os objetos de conhecimento ajustados ao
nível dos alunos. O livro deve dialogar com
o estudante aspectos “Teórico-metodológicos” possuem precisão conceitual adequação ao aluno, interação das
ideias prévias do aluno
com o conhecimento
científico, nível de contextualização? São
observáveis aspectos que colaboram com o
desenvolvimento cognitivo do aprendiz? Os
textos estão atualizados? pois a Ciência não é
acabada, está em constante transformação e evolução. A linguagem, o vocabulário e a construção das frases estão
acessíveis e compatíveis com o ano em questão? Os objetos de conhecimento são
mais resumidos e direcionados?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
5. Valorização da
autonomia do aluno Exercícios
repetitivos ou de memorização não são indicados, pois levam o aluno a ser um
ator passivo na aprendizagem. Este livro seleciona edições com atividades que
permitem a aplicação do conhecimento a novas situações?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
6. Estímulo à interação com o mundo letrado Além de trabalhar os
objetos de conhecimento propostos, este livro promove uma articulação com
conhecimentos em outras publicações e mídias, como
a televisão, as produções em vídeo
e a internet? |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
7. Interdisciplinaridade O livro
didático permite a integração das áreas do currículo, com textos, que poderão
também ser utilizados ao mesmo tempo pela demais áreas contempladas no
projeto político e pedagógico da instituição de ensino e temas integradores?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
8.
Aplicabilidade da Habilidade Favorece
a explorar de conceitos da ciência para resolver problemas na vida cotidiana
do estudante, oferecendo subsídios para a tomada de decisão cientificamente
informada;
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
9. Uso de
imagens/ilustrações Ilustrações com boa qualidade gráfica, visualmente
atraentes, compatíveis com a nossa cultura, contendo legendas e proporções
espaciais corretas?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
10. Contextualização
científica e social Apresenta temas atuais, objetos de debate na sociedade, estabelecendo relações entre o conhecimento científico e o exercício da cidadania?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
11. Respeito às
Diversidades O livro respeita a diversidade cultural,
étnico-racial, de gênero, religiosa ou qualquer outra forma de manifestação
individual ou coletiva, evitando estereótipos e associações que
depreciem determinados grupos, ou que desvalorizem a contribuição de todos os diferentes segmentos da comunidade?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
12. Valorização do conhecimento
prévio O livro valoriza a manifestação do conhecimento
prévio do aluno sobre a temática a ser abordada?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
13. A Prática em sala de aula Possui atividades
experimentais de fácil realização e com material acessível, sem representar
riscos físicos ao aluno?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
14. Aprender
pesquisando Incentiva os alunos a se envolverem em pesquisas
para que tome contato com diferentes tipos de conhecimento, instigando a
curiosidade e a necessidade de resolver problemas que move o fazer
científico, visando à construção de uma compreensão cada vez melhor e mais
fundamentada da realidade? |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
15. Avaliação Proposição de recursos de instrumentos
avaliativos diversificados? As atividades estão claras e ajudarão aluno a
entender o objeto de conhecimento? Os exercícios ofertam proposição de problematização, apresentação de conexão com o cotidiano?
Existe sistematização do conhecimento através de mapas conceituais, mentais ou outros
instrumentos?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
16. Tecnologia
complementar ao livro No contexto atual, em que a tecnologia está
absolutamente presente na vida de todos - tanto do professor quanto do aluno
-, é importante considerar como o livro didático aproveita esse recurso para
aprimorar o processo pedagógico.
|
O |
B |
R |
O |
B |
R |
O |
B |
R |
MANUAL DO PROFESSOR Em
relação especificamente ao Manual do Professor |
||||
Texto
introdutório que explique como, a partir da abordagem
teórico-metodológica(s), se articulam o(s) objetivo(s), a(s) justificativa(s)
e as principais competências e habilidades que serão trabalhadas. ( ) SIM
( ) NÃO |
Objetivo(s)
a ser(em) desenvolvido(s) em cada segmento (capítulo ou unidade) do volume.
c. Justificativa da pertinência desse(s) objetivo(s). ( ) SIM ( ) NÃO |
Identificação
de todas competências gerais, competências específicas e habilidades que
serão trabalhadas com seus respectivos códigos; ( ) SIM ( ) NÃO |
Identificação
dos Temas Contemporâneos Transversais que serão trabalhados. ( ) SIM ( ) NÃO |
Diferentes
propostas de avaliação condizentes com as características da obra didática de
Ciências, tanto de caráter formativo quanto de preparação para exames de
larga escala. ( ) SIM
|
Informações
precisas sobre os problemas, atividades e vivências (com a resolução
detalhada e comentada de todos eles).
( ) SIM ( ) NÃO |
Subsídios
para a construção de aulas em conjunto com professores de outras áreas de
conhecimento. ( ) SIM ( ) NÃO
|
Conteúdos
multimodais (textos verbais e imagéticos) de forma arrojada, criativa e
atrativa para os professores. ( ) SIM ( ) NÃO
|
Referências
bibliográficas complementares comentadas, para pesquisa ou consulta (sites,
vídeos, livros etc.), diferentes das do livro do estudante e que expressem os
últimos avanços do ensino das Ciências para a respectiva faixa etária. ( )SIM (
) NÃO |
Sugestões
de cronogramas (bimestral, trimestral e/ou semestral).
( ) SIM ( ) NÃO |
Ficando em primeira opção, o livro "A Conquista" e segunda opção "SuperAção".
Nenhum comentário:
Postar um comentário