5ª SD Cie 7º Ano 2024

 

                                                    SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Juntos pelo Planeta: Sustentabilidade é o novo normal

Subtema: Preservando nossos biomas

Unidade Temática: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Pantanal; Pampa; Zonas de Transição; Ecossistemas Aquáticos.

Anos:                                         Período: 06 a 17/05                        Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas. (EF07CI03BA) Identificar os ecossistemas presentes no estado da Bahia, caracterizando-os e destacando todo potencial positivo de cada um deles.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conceituar e diferenciar ecossistema e bioma. Identificar os ecossistemas brasileiros conforme suas características, em especial os Biomas Pantanal e Pampas. Observar espécies típicas dos  Biomas estudados. Entender como é medida a biodiversidade de um bioma. Reconhecer a riqueza e biodiversidade da natureza desses Biomas em estudo, bem como sua preservação.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

TEMA: Bioma Pantanal

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10 minutos)

Indague os alunos se eles têm visto na tv ou nas redes sociais as belíssimas imagens do Pantanal, que também é chamado de pantanal mato Grossense? Como é a cobertura vegetal desse bioma? E a fauna? O que eles sabem a respeito do clima e do solo? Esse é um momento rico para direcionamento das próximas aulas, deixe os alunos expressarem o que sabem, apenas acolha as respostas, se possível, projete uma imagem do pantanal ou leve uma imagem impressa, para instigar a curiosidade dos alunos a respeito do tema.

Etapa 02: Aprofundando no Tema (20min)

Agora chegou o momento de esclarecer sobre as considerações dos estudantes na etapa anterior, diga que o Pantanal Mato Grossense é uma planície repleta de rios que ocupa parte dos estados de Mato grosso Sul. Convide a turma a conhecer um pouco mais sobre o objeto em estudo, utilize o livro didático A Conquista Ciências 7° ano páginas 52 e 53, como suporte. Para ilustrar tudo que foi apresentado, convide a turma a assistir o vídeo “Pantanal”, disponível no seguinte link https://youtu.be/TTsiLGi4gDQ , caso seja possível!

Etapa 03: Caça Premiada (20 min),

Lance perguntas a respeito do pantanal e peça que eles achem no texto, como se fosse uma caça as informações, elabore perguntas do texto das páginas 52 e 53, aquele que encontrar primeiro o maior número de informações ganhará um pirulito, dessa forma você incentiva a leitura e compartilha conhecimento de forma leve e descontraída.

AULA 02

 

TEMA: CAÇA E PESCA INDISCRIMINADAS AMEAÇAM O PANTANAL

Etapa 04: Verificação da Aprendizagem (20min)

Fazer as atividades da página 53 do livro didático A Conquista Ciências 7º ano, em seguida realizar a correção sanando as dúvidas encontradas.

Etapa 05: Hora do Registro (15min)

Após exposição do objeto em estudo da aula anterior (Pantanal), solicitar aos estudantes que escreva no caderno o texto abaixo que será ditado, em seguida ouvir a leitura dos mesmos.

A escrita do texto deverá obedecer às normas de pontuações.

CAÇA E PESCA INDISCRIMINADAS AMEAÇAM O PANTANAL.

Jacarés, principalmente, são caçados para o comércio ilegal de couro e carne. Felizmente, já existem algumas fazendas que se dedicam à criação desses animais em cativeiro.

Essa atividade contribui para o desenvolvimento econômico da região e inibe a caça ilegal dos Jacarés.

Etapa 06: Mão na massa II (15 min)

Essa será uma atividade iniciada em sala de aula, caso não haja tempo para a conclusão, orientar os estudantes a concluírem em casa, por isso, oriente-os de modo bem claro e completo. Peça para fazerem uma ilustração para o texto copiado na etapa anterior referente ao Pantanal (a escolha deles), em momento oportuno, deverá falar sobre a imagem e do que ela representa.

AULA 03

Tema: Bioma Pampa

Etapa 07: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min)

 

Orientações: apresente o trecho da gaúcha Tere Marcellino para os alunos e peça para que leiam em voz alta. Em seguida, pergunte o que acharam do texto. Destaque algumas palavras e peça que comentem o que eles sabem sobre as seguintes palavras presentes no texto: campeiro, pampa; mate. Após as respostas, explique que a palavra campeiro é derivada da palavra “campo”. A segunda palavra, “pampa”, é o nome do bioma situado no Sul do Brasil e “mate” é a erva utilizada para fazer a bebida tradicional dos gaúchos, o chimarrão. Aproveite e pergunte se alguém já bebeu um chimarrão e o que acharam.

Etapa 08: Aula expositiva dialogada (25 min)

Leia a pergunta para os alunos: "O que encontramos e como é o bioma pampas?". Não se preocupe em responder a questão nesse momento. Deixe-os refletirem a respeito da questão e ficarem curiosos.

Agora faça uma aula expositiva dialogada, abra espaço para participação dos estudantes, utilize as páginas 54 e 55 do livro didático A Conquista Ciências 7º ano, é interessante utilizar os vídeos sobre este bioma, disponíveis nos links abaixo, serão úteis para facilitar o entendimento.

<https://bit.ly/2L8MDKk > e <https://bit.ly/2N7nD6F >

Leve o Mapa do Mundo para sala para mostrar a localização deste bioma. Fique atento as orientações didáticas.

Etapa 09: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Realize a atividade da página 55 do livro didático A Conquista Ciências 7º Ano, poderá fazer em equipe.

AULA 04

 

TEMA: Zonas de transição e manguezais

Etapa 10: Correção da Atividade (10min)

Momento oportuno para revisar o que foi trabalhado e consequentemente tirar as dúvidas encontradas durante a realização da atividade da etapa 09.

Etapa 11: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Questione se os estudantes têm conhecimento sobre a degradação dos manguezais brasileiros. Indague também se sabem quais seres vivos habitam ali e quais prejuízos para aquele ecossistema se for destruído. Pergunte se já ouviram falar sobre as Zonas de Transição entre os biomas.

Apenas acolha as respostas.

Etapa 12: Aula Expositiva Ilustrada (20 min)

Inicie a aula apresentando para os estudantes os objetos de conhecimento sobre Zonas de transição e Manguezais disponíveis nos links abaixo com tempos de 4’54’ e  9’42’’ respectivamente:

https://www.youtube.com/watch?v=uRbJm3-pudw 

https://www.youtube.com/watch?v=1T88Un_O91Y

Quando necessário, faça pausas e comente acerca dos objetos de conhecimento apresentados nos vídeos para melhor entendimento dos alunos.

Etapa 13:  Aprofundando o tema(10min)

Utilize o livro didático A Conquista Ciências páginas 56 e 57 como suporte para a explicação dos objetos de conhecimento, não deixe de ler as orientações didáticas.

AULA 05

TEMA: Ecossistemas Aquáticos

Etapa 14: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min)

Inicie a aula perguntando que ecossistemas aquáticos os estudantes conhecem. Acolha as respostas, em seguida convide-os a assistirem o vídeo (4’30”) disponível no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=tYJC-KWJiWw

Etapa 15: Aula expositiva dialogada (20min)

Apresente as informações sobre os ecossistemas aquáticos, permitindo a participação dos alunos, use como suporte as páginas 58 e 59 do livro didático A Conquista Ciências, leia as orientações do livro didático, certificando-se de que os estudantes compreendam por que a luz e a pressão são dois fatores abióticos que influenciam a distribuição dos seres vivos nos ambientes aquáticos. Comente sobre as atividades humanas que prejudicam os esses ambientes colocando em risco as espécies que vivem neles, incentivando os estudantes a apontar os problemas que cercam esse tema. A seguir, peça que desenhem no caderno possíveis soluções para o problema.

Etapa 16: Verificação da Aprendizagem (20min)

Oriente os estudantes a realizarem as atividades das páginas 57 e 59 do livro didático A Conquista Ciências 7º ano.

AULA 06

TEMA: Revendo Biomas

Etapa 17: Correção da Atividade (15 minutos)

Momento oportuno para revisar o que foi trabalhado e consequentemente tirar as dúvidas encontradas durante a realização da atividade da etapa 17.

Etapa 18: Vamos verificar (10 min)

Fazer a seguinte pergunta: A Amazônia é o pulmão do mundo? Em seguida propor essa pesquisa aos estudantes seguindo as orientações da página 60 do livro A Conquista Ciências 7º Ano.

Etapa 19: Leitura e Interpretação (25 min)

Nesta atividade o professor irá convidar os alunos a ler o texto A parceria entre Cientistas e não cientistas do livro A Conquista Ciências página 61, em seguida responder as questões a e b do item 1, no caderno de ciências, após a execução, fazer a correção.

MAIS SUGESTÕES

Segue algumas sugestões para trabalhar com biomas de forma lúdica e criativa tornando o aprendizado mais envolvente e memorável. Essas atividades não apenas tornam o aprendizado sobre biomas mais divertido, mas também ajudam os estudantes a desenvolverem habilidades criativas, de pesquisa e trabalho em equipe. Poderá aproveitar na culminância do projeto.

  1. Jogo de tabuleiro dos Biomas: Crie um jogo de tabuleiro onde os jogadores precisam percorrer diferentes biomas, enfrentando desafios e respondendo perguntas sobre as características de cada um. Eles podem ganhar pontos ao acertar as respostas e aprender mais sobre a biodiversidade de cada região.
  2. Teatro ou Dramatização: Divida os alunos em grupos e peça que criem pequenas peças de teatro ou dramatizações sobre um bioma específico. Eles podem representar os animais, plantas e até mesmo os desafios enfrentados nesse ambiente. Isso não só ajuda na compreensão, mas também desenvolve habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
  3. Construção de Terrários ou Mini-Ecossistemas: Explore a construção de terrários ou mini-ecossistemas representando diferentes biomas. Os alunos podem pesquisar quais plantas e animais habitam esses biomas e criar um ambiente em miniatura que represente as condições de cada um.
  4. Caça ao Tesouro Bioma: Organize uma caça ao tesouro onde os alunos precisam encontrar pistas escondidas relacionadas aos diferentes biomas. Cada pista pode conter informações sobre as características, flora, fauna e desafios enfrentados em um bioma específico.
  5. Storyboard Interativo: Peça aos alunos que criem storyboards interativos usando ferramentas digitais ou mesmo papel e lápis. Eles podem contar uma história sobre um personagem que viaja por vários biomas, enfrentando diferentes situações e aprendendo sobre a importância da preservação da natureza.
  6. Criação de Cartões de Troca: Incentive os alunos a criar cartões de troca com imagens e informações sobre os diferentes biomas. Eles podem trocar os cartões entre si, incentivando a pesquisa e a troca de conhecimento sobre os diversos ambientes.
  7. Expedição Virtual: Faça uma "expedição virtual" onde os alunos podem explorar virtualmente diferentes biomas através de vídeos, fotos panorâmicas e experiências interativas online. Isso pode ser uma forma interessante de trazer a experiência de visitar esses ambientes para a sala de aula.
  8. Concurso de Fotografia: Promova um concurso de fotografia onde os alunos precisam capturar imagens que representem a diversidade dos biomas. Eles podem explorar áreas naturais próximas e compartilhar suas descobertas, incentivando a apreciação e conservação da natureza.

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  X) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (53, 55, 57, 59, 60 e 61 ) (   )Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário