6ª SD Cie 6º ano 2022

 

                                                  SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Objetos de Conhecimento: Adubação orgânica por hidroponia; PANC: Plantas Alimentícias Não Convencionais.

Ano: 6º                                          Período: 11 a 22/07                       Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

Habilidades: EF06CI10IT) Explorar os tipos de solo, como terra roxa, massapé, aluvial, entre outros, encontrados em Itamaraju. (EF06CI22) Compreender a importância da adubação orgânica, dos sistemas agroflorestais e compostagem para a preservação e nutrição do solo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Refletir sobre os impactos da agricultura convencional e sobre a necessidade de mudança nos sistemas de produção;

·         Compreender  a importância da produção e utilização de insumos orgânicos.

·         Reconhecer a  Agroecologia e utilização de insumos orgânicos na produção de alimentos saudáveis;

·         Compreender que a compostagem é um processo biológico no qual os micro-organismos transformam a matéria orgânica como papel, madeira, estrume, restos de comida, em húmus, um material rico em sais minerais e que pode ser utilizado para adubar o solo.

·         Identificar vantagens, desvantagens e potencialidades do cultivo hidropônico;

·         Reconhecer as pancs e a relação entre desenvolvimento sustentável e alimentação;

·         Identificar possíveis pancs no quintal de casa.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Agricultura e conservação do solo.

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min)

Projete a imagem da horta orgânica, leve gravuras ou leve os alunos para visitarem a horta da escola, caso tenha, escreva o tema da aula no quadro, em seguida pergunte aos alunos:

 

 

 

  • Se já ouviram falar sobre alimentos orgânicos? 
  • Quais as vantagens de consumir alimentos orgânicos?
  • Se eles sabem como esses alimentos são produzidos? 

 

Após ouvi-los, fale para os alunos que a aula tratará da importância das práticas agrícolas sustentáveis para o solo e, consequentemente, para o meio ambiente. Comente com a turma que existem diferentes tipos de práticas agrícolas, desde aquelas que aceleram os processos erosivos, compactam o solo, promovem a perturbação da biota com o uso de agrotóxicos, como aquelas que tendem a conservar as características do solo.

 

Etapa 02: Aprofundando no Tema (20min)

Dividir a turma em grupos  para realizar leitura compartilhada da apostila sobre “A importância da adubação orgânica na nutrição do solo, disponível no link https://agro20.com.br/adubacao-organica/ Após a leitura, conduzir os alunos a uma discussão reflexiva sobre a importância da adubação orgânica, dos sistemas agroflorestais e compostagem para a preservação e nutrição do solo.

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (20min)

Solicitar aos alunos que escrevam no caderno, um breve relato sobre o que sabiam e o que sabem agora sobre a importância da adubação orgânica, fique a disposição para orientá-los nesse processo, ajude-os. Finalize a aula com a socialização dos relatos.

 

AULA 02

Tema: Sistemas agroflorestais e compostagem para a preservação e nutrição do solo.

Etapa 04: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min)

Iniciar a aula perguntando aos alunos em que eles pensam ao ouvirem a expressão "Sistemas agroflorestais?" O que sabem sobre o funcionamento dessa técnica? Professor, não se preocupe em corrigir o que os alunos disserem a respeito, apenas instigue eles a pensarem sobre o tema.

Etapa 05: Aprofundando no Tema (25min)

Exibir o vídeo sobre “O que é Agrofloresta”, disponível no link https://youtu.be/fdxPs0-gx2k com duração de 6 minutos e meio. Em seguida realizar uma leitura compartilhada do texto abaixo. 

 

 

Etapa 05: Mão na Massa (15min)

TRABALHANDO A COMPOSTAGEM EM SALA DE AULA.

compostagem é um processo biológico no qual os micro-organismos transformam a matéria orgânica como papel, madeira, estrume, restos de comida, em húmus, um material rico em sais minerais e que pode ser utilizado como adubo em hortas, jardins e vasos, contribuindo muito para desenvolvimento dos vegetais.

O professor pode construir uma minicomposteira em sala de aula, e a partir dela trabalhar temas como a decomposição dos materiais orgânicos, transformação de matéria orgânica, ciclos da natureza (ciclo do nitrogênio, do carbono, do fósforo etc.), quais micro-organismos são responsáveis pela decomposição, importância da decomposição da matéria orgânica para o meio ambiente, entre tantos outros.

Para construir a minicomposteira o professor deverá providenciar o material seguindo as orientações  na apostila disponível no link: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/trabalhando-compostagem-sala-aula.htm       

AULA 03

 

Tema: Hidroponia

 

Etapa 06: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min)

Inicie a aula apresentando slides ou figuras de legumes e verduras com alguns questionamentos:

Sabemos da importância dos legumes e verduras na alimentação para nossa saúde...Vocês sabem de onde vem esses alimentos?

 

A resposta automática é que são plantadas na terra, certo? Nem sempre.

A partir daí vamos ditar ou copiar no quadro um breve resumo do que é hidroponia após a exposição do conteúdo.

 

Etapa 07: Aprofundando no tema (30min)

Existem outras formas de cultivo, e uma das que vêm ganhando destaque é a hidroponia, quando as plantas não crescem fixadas ao solo, e sim na água. Neste caso, os nutrientes que elas necessitam para se desenvolver são dissolvidos na água que passa por suas raízes. Na hidroponia, a planta não entra em contato com o solo e recebe os sais minerais que precisa em proporção equilibrada, dissolvidos em água. O resultado é uma planta mais forte e sadia, com qualidade nutricional e sabor equivalente aos vegetais produzidos nas práticas tradicionais de cultivo.

Etapa 08: Verificação da aprendizagem (10min)

Nessa etapa eles farão uma representação, através de desenhos, de frutas, legumes e verduras que mais gostam. Fale sobre nosso projeto Meio Ambiente e explique que nosso stand na culminância, dia 27/07, terá o tema Saúde e que alimentação saudável, prática de atividades físicas e algumas atitudes, são fundamentais para que tenhamos saúde e qualidade de vida.

 

Aula 04

Tema: Hidroponia

 

Etapa 09: Aprofundando no tema (20min)

Para iniciar a aula, projete este slide com o tema: HIDROPONIA: Uma prática eficiente e de alta rentabilidade disponível em https://www.youtube.com/watch?v=KNRnZaXXpDU. Se não for possível assistir ao vídeo, faça uma pequena explanação sobre o conteúdo.

 

Etapa 10: Verificação da aprendizagem (30min)

Como atividade desse tema, eles preencherão um quadro com as informações pedidas. Se surgirem dúvidas, abra espaço para uma discussão.

 

Conceito de hidroponia

Alimentos que podem ser cultivados

Vantagens dessa técnica

Desvantagens dessa técnica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para informações adicionais, consulte o link

https://oeco.org.br/noticias/25959-hidroponia-conheca-os-pros-e-contra-nesse-tipo-de-cultivo/#:~:text=O%20processo%20de%20hidroponia%20apresenta,possibilidade%20de%20plantio%20fora%20 ,

 

Aula 05

 

Tema: PANC: Plantas Alimentícias Não Convencionais.

 

Etapa 11: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min)

Iniciar a aula exibindo imagens de plantas alimentícias não convencionais, e perguntar aos alunos se eles reconhecem alguma delas? Se sabem o nome? Se já consumiram? E se gostaram do sabor?

 

 

 

 

Etapa 12: Aprofundando no Tema (20min) 

Faça impressões ou projete a apostila sobre “ Você sabe o que são PANCs?” disponível no link: (https://www.spdm.org.br/blogs/nutricao/item/2669-voce-sabe-o-que-sao-pancs e realize leitura compartilhada com os alunos. Em seguida, explicar para os alunos, que as plantas alimentícias não convencionais, são plantas que poderiam fazer parte do nosso consumo diário. Porém, devido a falta de conhecimento por grande parte da população, muitas dessas plantas são caracterizadas como erva daninhas, podendo ser facilmente encontrada na natureza e ignoradas. 

 

Etapa 13: MÃO NA MASSA (20min)

A partir dos conhecimentos adquiridos, os alunos deverão pesquisar e identificar no quintal de suas  casas,  pátio da escola ou floricultura tipos de PANCs e preencher a ficha abaixo que deve ser entregue ao professor. A pesquisa pode ser realizada em grupo e socializada após serem corrigidas pelo professor. Após a socialização, o professor criará um único documento com todas as fichas como um guia e deixará exposto na sala d aula.

 

DESENHO

 

NOME

POPULAR

NOME

CIENTÍFICO

CARACTE-

RÍSTICAS

USOS

CULINÁRIOS

PARTES COMESTÍVEIS

RECEITA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professor, peçam aos alunos para levarem para a escola na próxima aula, amostras de PANCs inatura para uma mine exposição em sala de aula, nesse momento os alunos trocarão informações sobre as amostras que levaram. Os alunos deverão fazer o reconhecimento de suas amostras com antecedência.

Aula 06

 

 

Tema: PANC: Plantas Alimentícias Não Convencionais.

 

Etapa 14: Para Início de Conversa (10min)

Iniciar a aula organizando uma mesa apropriada para a exposição das amostras.

 

Etapa 15: Aprofundando no Tema (20min)

Professor, assistir com os alunos o vídeo sobre “Conhecendo as plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e seus benefícios,” disponível no link: https://youtu.be/67cqwIFEBF0 com duração de 14 minutos para que os alunos possam reconhecer uma quantidade maior de PANCs. Ter um momento de roda de conversa para os alunos falarem as informações que mais chamaram a atenção deles.

 

Etapa 16:  Verificação da aprendizagem (20min) – Socialização das PANCs em exposição e degustação de algumas receitinhas realizadas na etapa 13.

 

 

Elaboração: Ellen, Mariete, Rosana, Vânia e Kendra

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

 

 

RECURSOS: (  ) Livro didático; (  x) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  x) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (x  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (       ) (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                   

 

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