7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular: Consumidor consciente, empreendedor
eficiente. |
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Subtema:
Custo-benefício das máquinas primitivas utilizadas nas produções
agropecuárias de Itamaraju. |
Unidade
Temática:
Matéria e Energia |
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Objetos de Conhecimento: Custo-benefício das máquinas usadas na
agricultura; Linhas de montagem automatizadas; Máquinas simples; O que são
máquinas, história das máquinas simples (alavanca, roda e roldana, plano
inclinado). História dos Combustíveis e das máquinas térmicas; As
máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju e, a
implementação de novas tecnologias nas produções agropecuárias. |
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Ano:
7º Período:
29/07 a 09/08
Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF07CI01)
Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor
soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI01BA) Identificar e descrever
a utilização de máquinas simples na sociedade relacionada ao trabalho. (EF07CI04) Avaliar
o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para
o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. (EF07CI05) Discutir
o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do
tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais
causados pela produção e uso desses materiais e máquinas. (EF07CI06) Discutir
e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana
quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos
materiais e tecnologias (como automação e informatização). (EF07CI01IT) Conhecer sobre as máquinas primitivas utilizadas
nas produções agropecuárias de Itamaraju, a implementação de novas
tecnologias nas produções agropecuárias e as consequências para as famílias
dos trabalhadores locais. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Compreender
que máquinas simples ampliam forças. Explicar os benefícios que a alavanca, o
plano inclinado e a roldana trazem para atividades humanas. Explicar o
funcionamento de máquinas térmicas. Identificar diferentes exemplos de
máquinas térmicas. Conhecer
máquinas primitivas utilizadas no setor agropecuário. Conhecer como era o
manejo do cacau em tempos remotos, especialmente na utilização das máquinas.
Compreender sobre o processo de industrialização na agricultura de Itamaraju.
Comparar o manejo do cacau em Itamaraju, antigamente e atualmente. Pesquisar
o manejo de outros produtos de nosso município e quais máquinas são
empregadas. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema:
Máquinas Primitivas Etapa 01: levantamento
de conhecimentos prévios – Parte I (30 min) Esta sequência se propõe a investigar
como as máquinas transformam o mundo, analisando tanto o funcionamento de
máquinas quantos os impactos sociais e ambientais provocados por elas. Para sondar o conhecimento prévio dos
alunos, propõe-se a análise da imagem das páginas 150 e 151 para responder as
questões propostas no livro didático A Conquista Ciências 7º ano. Acrescentar
mais essas questões: Onde estão as máquinas nessas imagens? As funções que
elas desempenho são as mesmas nas duas imagens? O que é desenvolvimento
tecnológico? Ele é sempre benéfico? Deixe os alunos livres para responderem
as questões, apenas acolha as respostas, esse momento é valiosíssimo para
nortear as próximas etapas. Etapa
02: Aprofundando no Tema (20 min). Explicar brevemente para os alunos sobre a criação de
algumas máquinas na agricultura até os dias atuais. Para isso, começar apresentando
uma linha do tempo e fotos. Até o Século XVIII, a agricultura utilizava ferramentas
rudimentares, fabricadas de forma artesanal em madeira e ferro, pouco a pouco
foi sendo feita a substituição da mão de obra humana por outras alternativas.
Cada vez mais o agricultor está dependente destas máquinas e equipamentos,
visto que a principal vantagem da mecanização é o aumento de produtividade. Em 1780 foram inventadas as primeiras máquinas de colheita de
grãos, simultaneamente nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha. "Os Colhedores" (1565) pintura de Pieter Bruegel,
retrata como era a colheita de trigo em uma época que se usava essencialmente
a mão de obra humana (fonte: InfoEscola). Em 1780 foram inventadas as
primeiras máquinas de colheita de grãos, simultaneamente nos Estados Unidos e
na Grã-Bretanha. Em 1796, um norte americano chamado Eli Whitney
desenvolveu a máquina de descaroçar algodão, que foi um grande marco na
época. Em 1837 John Deere desenvolveu um arado feito de aço
forjado liso. Um dos pontos
mais importantes da mecanização ocorreu em 1892 nos Estados Unidos, quando
Froelich criou o primeiro trator movido a combustão interna. Seu equipamento
também poderia ser usado para alimentar uma máquina debulhadora, conseguindo
processar cerca de 72.000 sacas de grãos em 52 dias. Nos dias atuais temos a colheitadeira de café que
várias fazendas em nossa região já estão utilizando. Figura 2: "O Cotton-Gin", uma máquina que processa
algodão desenvolvida por E. Benjamin Andrews em 1895 (fonte: ClipArt ETC).
AULA
02 TEMA: A Agricultura de Itamaraju e as máquinas
primitivas Etapa 03: Levantamento de Conhecimentos Prévios (5
min) Sondar
o conhecimento dos alunos a partir das questões: Quais os
produtos agrícolas produzidos em nosso município? Quais máquinas são utilizadas na
agricultura do nosso município? Após a
apresentação das respostas dos alunos, fazer exposição do conteúdo
acrescentando informações e dirimindo possíveis enganos surgidos durante as
etapas de levantamentos prévios, apresente novamente as imagens das máquinas
utilizadas na aula 1. Etapa 04: Leitura e debate em sala de
aula (30 min.) Realizar a
leitura do texto disponibilizado via WhatsApp referente à utilização das
máquinas primitiva na agropecuária de Itamaraju e o manejo do cacau antigamente
e nos dias atuais. Ir pausando a leitura para conversa informal com os alunos
sobre pontos importantes. Comentar com os alunos sobre o plantio do cacau uma
das importantes fontes de agricultura da cidade, de como sua semente é
valiosa e com ela que se faz o chocolate, por isso que muitos fazendeiros da
cidade deixam as pessoas degustarem o fruto e pedem para que deixem a
semente. Explicar como era o manejo do plantio do cacau antigamente e como
funciona nos dias atuais. Quais as ferramentas utilizadas, perguntar quais
eles conhecem, já viram ou utilizam. Essas ferramentas são as máquinas
utilizadas para a realização do plantio. Anotar no quadro pontos importantes
discutidos e pedir aos alunos que também anotem no caderno. Etapa 05: Mão na Massa – Parte I (15 min) Com base na
leitura e discussão da etapa 05, solicitar aos alunos que ilustrem o manejo
do cacau nos momentos distintos, sem máquinas e com máquinas. Em seguida,
selecione os melhores, para, em casa, os autores reproduzam em folha de papel
vergê sua arte. Mas, oriente-os na organização e capricho, pois as artes
serão expostas. AULA 03 Tema: Força Etapa 06: Levantamento de conhecimentos prévios e
aprofundamento do tema (15 minutos) Força/Força Peso, Aceleração e Movimento- conceito e
atuação. Sondar
o conhecimento dos alunos a partir das questões: Você
já reparou como o mundo é dinâmico? O tempo todo observamos e promovemos
ações associadas ao movimento – seja chutar uma bola, seja empurrar ou
levantar um objeto, seja simplesmente o fato de mover a cabeça para o lado. O
que é preciso fazer para que um corpo, ou seja, um objeto ou material que
ocupa lugar no espaço, saia do repouso e entre em movimento? O que é preciso
fazer para que um corpo deixe de se movimentar? Etapa 07: Aula Expositiva (20 min) Após a
apresentação das respostas dos alunos, fazer exposição do conteúdo
acrescentando informações e dirimindo possíveis enganos surgidos durante as
respostas dos alunos. Iniciar essa aula expositiva a partir das palavras
abaixo e complementar com informações das páginas 152 a 156, do livro
didático A Conquista Ciências 7º ano. Para
colocar um corpo em movimento, é necessário que ocorra a ação de uma força
sobre ele. Exemplo: a bola de futebol se movimenta ao receber uma força aplicada
no momento do chute, ao amassar uma folha de papel, ao arrastar um
sofá, ao pedalar, etc. Causando um movimento, aceleração e velocidade em um
determinado corpo que estava parado. Temos a força
peso que explica quanto
maior a massa do corpo, maior a força que o atrai para o solo, ou seja, maior
a força peso. Ao soltar um objeto ele cai. Devido ao campo de forças que
envolve a Terra e atrai os corpos fazendo com que eles permaneçam no solo.
São várias
situações cotidianas em que precisamos aplicar a força. Sabemos
ainda que existem corpos que não conseguimos mover somente com nosso esforço.
Mesmo em épocas que não existiam explicações científicas sobre esse assunto,
o ser humano sabia que, para movimentar corpos com muita massa, era preciso o
auxílio de outras pessoas ou de animais. Na agricultura, por exemplo, podemos
citar a utilização de cavalos para puxar arados, uma prática comum no passado
e ainda presente em alguns locais. Com
a intenção de compreender melhor os movimentos, há muito tempo o ser humano
realiza estudos sobre esse amplo tema. Destaque para o inglês Isaac Newton
(1642-1727). Etapa 08: Verificação da Aprendizagem (15 min) Realizar a
atividade da página 153 e 155 do livro didático A Conquista Ciências 7º ano,
se colocar a disposição dos alunos para ajudá-los na resolução. ATENÇÃO! Providenciar uma pena para próxima aula. AULA 04 Tema: Força e Peso Etapa 09: Correção da Atividade (10 min) Fazer a correção da atividade da etapa 08, aproveitando
para esclarecendo as dúvidas que surgiram durante a resolução. Etapa 10: Aula
Expositiva Dialogada (20 min) Aborde o objeto do conhecimento através de uma
aula expositiva. Utilizar o livro didático página 158 e 159, observar as
orientações didáticas, abrir espaço para as contribuições dos estudantes e
indagações. Faça com eles o experimento da página 160, para responderem as
questões na próxima etapa. Etapa 11: Verificação da Aprendizagem (10 min) Realizar a
atividade da página 159 e 160 do livro didático A Conquista Ciências 7º ano,
se colocar a disposição dos alunos para ajudá-los na resolução. Etapa 12: Correção da Atividade e Revisão (10 min) Fazer a correção da atividade da etapa 11, aproveitando
para esclarecendo as dúvidas que surgiram durante a resolução. AULA 05 Tema: Máquinas Simples Etapa
13: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min) Iniciar a aula com o tema máquinas
simples pedindo para que os alunos deem exemplo de máquinas que utilizam no
dia a dia, anotar no quadro os exemplos dados pelos alunos. Em seguida fazer
uma pergunta: uma rampa é uma máquina? Explique aos alunos que as máquinas são
dispositivas criados para executar um certo tipo de trabalho, então retome a
definição de máquina, esclarecendo que estas são dispositivos que de alguma
maneira permite alteração de uma força ou deslocamento, facilitando o
trabalho realizado. Esclareça aos alunos que usamos várias
máquinas simples no nosso dia-a-dia, e que, muitas vezes não percebemos que
se trata de máquinas. Em seguida pergunte para a turma "como abrimos uma
lata? Os alunos devem citar o abridor de lata ou, então mencionar que algumas
latas dispõe de uma alça para abrir. Explique a eles que tanto abridor da
lata quanto a alça são exemplos de máquinas simples denominadas alavancas. Etapa 14: Aprofundando no tema (35 min) Iniciar a aula
utilizando uma bicicleta (ver página 169 do livro didático, principalmente as
orientações didáticas) para exemplificar as engrenagens, dessa maneira você
conseguirá ter atenção dos alunos. Inicie pelas engrenagens e depois trabalhe
todas as outras máquinas simples. A cada informação dada, peça aos alunos que
representem exemplos, utilizando o próprio material escolar (seria
interessante você levar algumas máquinas simples utilizadas no dia-a-dia),
utilize as informações abaixo como suporte e o livro didático, páginas. Máquinas simples
são ferramentas ou instrumentos que facilitam o trabalho e execução de
tarefas simples do dia a dia. Como exemplos de
máquinas simples podemos destacar as tesouras, abridor de garrafas,
saca-rolha, cortador de unha, entre outros, são utensílios domésticos que
facilitam a vida diária, diminuindo a força que devemos aplicar para realizar
as tarefas comuns. Uma máquina é considerada simples quando é constituída de uma só peça.
Em toda máquina simples estão associados três elementos: • Força Potente ou Potência (P) – Toda força capaz de produzir ou de acelerar o movimento. Produz
trabalho motor. • Força Resistente ou Resistência (R) - Toda força capaz de se opor ao movimento. Produz trabalho
resistente. • Ponto de Apoio (A) - Elemento de ligação entre potência e resistência, que pode ser um
ponto fixo, um eixo ou um plano. Planos inclinados são muito usados no nosso dia a dia. Veja alguns: Rampa – A rampa é o
exemplo clássico do plano inclinado, pois sem ela, teríamos que deslocar
objetos verticalmente, por exemplo, colocar coisas em um caminhão. Seria
necessário usar uma força muito maior se não utilizássemos a rampa. Cunha (ferramenta) – A cunha é um objeto que possui dois planos postos em um ângulo agudo.
Serve para cortar vários materiais, entre eles, a madeira. O machado é um
tipo de cunha. Parafuso – Se
observarmos um parafuso, perceberemos que ele possui um plano inclinado, que
é a rosca. Ela ajuda a encaixar o parafuso em algo sem se usar muita força. Alavanca – Nada mais é
do que uma barra rígida que pode girar em torno de um ponto de apoio quando
uma força é aplicada para vencer a resistência. E são classificadas em: Roldanas fixas - A roldana
fixa facilita a realização de um esforço por mudar a direção da força que
seria necessária. Nesse caso, a força necessária para equilibrar o corpo é
igual à força realizada pela pessoa. Entretanto, para levantar a carga, temos
que puxar para baixo, o que facilita o trabalho. Roldanas móveis - As
roldanas móveis diminuem a intensidade do esforço necessário para sustentar
um corpo, pois parte desse esforço é feito pelo teto, que sustenta o
conjunto. Trabalhar o objeto de conhecimento em aula
expositiva dialogada, também utilizar as páginas 161, 165 a 167 e 169 do
livro A Conquista Ciências 7º ano como suporte. AULA
06 Tema:
Máquinas Simples Etapa
15: Assim se Faz Ciência (30 min) Fazer a leitura compartilhada do texto
“Ciência para descobrir o passado” do livro didático “A Conquista Ciências,
7º Ano, página 168. Após a leitura do texto, faça uma breve discussão para
facilitar no momento da interpretação escrita. Orientar os estudantes na
resolução da atividade da página 165 e 169 também. Etapa
16: Correção da Atividade e verificação da aprendizagem (20 min) Fazer a correção da atividade da etapa 13, realizar a
atividade 6 da página 179 oralmente. A propósito de verificar o conhecimento dos alunos a respeito do
conteudo. Elaboração:
Nilsilane |
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RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo;
( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (x) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução
de Exercícios/Livro páginas: (151, 153, 155, 159, 160,166, 168 e 169) Seminários;
( ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X )
Avaliação da participação; Outros: |
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