7ª SD Cie 7º Ano 2024

 

7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

 

Tema Inter curricular:  Consumidor consciente, empreendedor eficiente.

 

Subtema: Custo-benefício das máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju.

Unidade Temática: Matéria e Energia

 

Objetos de Conhecimento: Custo-benefício das máquinas usadas na agricultura; Linhas de montagem automatizadas; Máquinas simples; O que são máquinas, história das máquinas simples (alavanca, roda e roldana, plano inclinado). História dos Combustíveis e das máquinas térmicas; As máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju e, a implementação de novas tecnologias nas produções agropecuárias.

 

Ano: 7º                                          Período: 29/07 a 09/08                             Nº de Aulas: 06

 

HABILIDADES

 

(EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI01BA) Identificar e descrever a utilização de máquinas simples na sociedade relacionada ao trabalho. (EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. (EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas. (EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização). (EF07CI01IT) Conhecer sobre as máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju, a implementação de novas tecnologias nas produções agropecuárias e as consequências para as famílias dos trabalhadores locais.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

Compreender que máquinas simples ampliam forças. Explicar os benefícios que a alavanca, o plano inclinado e a roldana trazem para atividades humanas. Explicar o funcionamento de máquinas térmicas. Identificar diferentes exemplos de máquinas térmicas. Conhecer máquinas primitivas utilizadas no setor agropecuário. Conhecer como era o manejo do cacau em tempos remotos, especialmente na utilização das máquinas. Compreender sobre o processo de industrialização na agricultura de Itamaraju. Comparar o manejo do cacau em Itamaraju, antigamente e atualmente. Pesquisar o manejo de outros produtos de nosso município e quais máquinas são empregadas.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

Tema: Máquinas Primitivas

 

Etapa 01: levantamento de conhecimentos prévios – Parte I (30 min)

Esta sequência se propõe a investigar como as máquinas transformam o mundo, analisando tanto o funcionamento de máquinas quantos os impactos sociais e ambientais provocados por elas.

Para sondar o conhecimento prévio dos alunos, propõe-se a análise da imagem das páginas 150 e 151 para responder as questões propostas no livro didático A Conquista Ciências 7º ano. Acrescentar mais essas questões: Onde estão as máquinas nessas imagens? As funções que elas desempenho são as mesmas nas duas imagens? O que é desenvolvimento tecnológico? Ele é sempre benéfico?

Deixe os alunos livres para responderem as questões, apenas acolha as respostas, esse momento é valiosíssimo para nortear as próximas etapas.

 

Etapa 02: Aprofundando no Tema (20 min).

Explicar brevemente para os alunos sobre a criação de algumas máquinas na agricultura até os dias atuais. Para isso, começar apresentando uma linha do tempo e fotos.

 

Até o Século XVIII, a agricultura utilizava ferramentas rudimentares, fabricadas de forma artesanal em madeira e ferro, pouco a pouco foi sendo feita a substituição da mão de obra humana por outras alternativas. Cada vez mais o agricultor está dependente destas máquinas e equipamentos, visto que a principal vantagem da mecanização é o aumento de produtividade. Em 1780 foram inventadas as primeiras máquinas de colheita de grãos, simultaneamente nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha.

                                                                     

                                           "Os Colhedores" (1565) - Pieter Bruegel. Foto: Everett - Art / Shutterstock.com

"Os Colhedores" (1565) pintura de Pieter Bruegel, retrata como era a colheita de trigo em uma época que se usava essencialmente a mão de obra humana (fonte: InfoEscola).

 

Em 1780 foram inventadas as primeiras máquinas de colheita de grãos, simultaneamente nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha.

Em 1796, um norte americano chamado Eli Whitney desenvolveu a máquina de descaroçar algodão, que foi um grande marco na época.

Em 1837 John Deere desenvolveu um arado feito de aço forjado liso.

 Um dos pontos mais importantes da mecanização ocorreu em 1892 nos Estados Unidos, quando Froelich criou o primeiro trator movido a combustão interna. Seu equipamento também poderia ser usado para alimentar uma máquina debulhadora, conseguindo processar cerca de 72.000 sacas de grãos em 52 dias.

Nos dias atuais temos a colheitadeira de café que várias fazendas em nossa região já estão utilizando.

"O Cotton-Gin, uma máquina que processa algodão." E. Benjamin Andrews, 1895     

 Figura 2: "O Cotton-Gin", uma máquina que processa algodão desenvolvida por E. Benjamin Andrews em 1895 (fonte: ClipArt ETC).

 

“O arado de aço.”  Foto: Divulgação/John Deere

Figura 3: “O arado de aço”, imagem de divulgação da John Deere onde mostra um vagão de trem carregado com arados (fonte: John Deere).

 

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Figura 4: "Waterloo Boy", o primeiro modelo de trator lançado pela John Deere (fonte: John Deere).

 

Figura 05: Colheitadeira de café

 

 

AULA 02

 

TEMA: A Agricultura de Itamaraju e as máquinas primitivas

 

Etapa 03: Levantamento de Conhecimentos Prévios (5 min)

 

Sondar o conhecimento dos alunos a partir das questões: Quais os produtos agrícolas produzidos em nosso município?  Quais máquinas são utilizadas na agricultura do nosso município?

 

Após a apresentação das respostas dos alunos, fazer exposição do conteúdo acrescentando informações e dirimindo possíveis enganos surgidos durante as etapas de levantamentos prévios, apresente novamente as imagens das máquinas utilizadas na aula 1.

 

Etapa 04: Leitura e debate em sala de aula (30 min.)

Realizar a leitura do texto disponibilizado via WhatsApp referente à utilização das máquinas primitiva na agropecuária de Itamaraju e o manejo do cacau antigamente e nos dias atuais. Ir pausando a leitura para conversa informal com os alunos sobre pontos importantes. Comentar com os alunos sobre o plantio do cacau uma das importantes fontes de agricultura da cidade, de como sua semente é valiosa e com ela que se faz o chocolate, por isso que muitos fazendeiros da cidade deixam as pessoas degustarem o fruto e pedem para que deixem a semente. Explicar como era o manejo do plantio do cacau antigamente e como funciona nos dias atuais. Quais as ferramentas utilizadas, perguntar quais eles conhecem, já viram ou utilizam. Essas ferramentas são as máquinas utilizadas para a realização do plantio.

 Anotar no quadro pontos importantes discutidos e pedir aos alunos que também anotem no caderno.

Etapa 05: Mão na Massa – Parte I (15 min) 

 

Com base na leitura e discussão da etapa 05, solicitar aos alunos que ilustrem o manejo do cacau nos momentos distintos, sem máquinas e com máquinas. Em seguida, selecione os melhores, para, em casa, os autores reproduzam em folha de papel vergê sua arte. Mas, oriente-os na organização e capricho, pois as artes serão expostas.

 

AULA 03

Tema: Força

 

Etapa 06: Levantamento de conhecimentos prévios e aprofundamento do tema (15 minutos)

 

Força/Força Peso, Aceleração e Movimento- conceito e atuação.

 

Sondar o conhecimento dos alunos a partir das questões: Você já reparou como o mundo é dinâmico? O tempo todo observamos e promovemos ações associadas ao movimento – seja chutar uma bola, seja empurrar ou levantar um objeto, seja simplesmente o fato de mover a cabeça para o lado. O que é preciso fazer para que um corpo, ou seja, um objeto ou material que ocupa lugar no espaço, saia do repouso e entre em movimento? O que é preciso fazer para que um corpo deixe de se movimentar?

 

Etapa 07: Aula Expositiva (20 min)

Após a apresentação das respostas dos alunos, fazer exposição do conteúdo acrescentando informações e dirimindo possíveis enganos surgidos durante as respostas dos alunos. Iniciar essa aula expositiva a partir das palavras abaixo e complementar com informações das páginas 152 a 156, do livro didático A Conquista Ciências 7º ano.

Para colocar um corpo em movimento, é necessário que ocorra a ação de uma força sobre ele. Exemplo: a bola de futebol se movimenta ao receber uma força aplicada no momento do chute, ao amassar uma folha de papel, ao arrastar um sofá, ao pedalar, etc. Causando um movimento, aceleração e velocidade em um determinado corpo que estava parado.

Temos a força peso que explica quanto maior a massa do corpo, maior a força que o atrai para o solo, ou seja, maior a força peso. Ao soltar um objeto ele cai. Devido ao campo de forças que envolve a Terra e atrai os corpos fazendo com que eles permaneçam no solo.

São várias situações cotidianas em que precisamos aplicar a força.

Sabemos ainda que existem corpos que não conseguimos mover somente com nosso esforço. Mesmo em épocas que não existiam explicações científicas sobre esse assunto, o ser humano sabia que, para movimentar corpos com muita massa, era preciso o auxílio de outras pessoas ou de animais. Na agricultura, por exemplo, podemos citar a utilização de cavalos para puxar arados, uma prática comum no passado e ainda presente em alguns locais.

Com a intenção de compreender melhor os movimentos, há muito tempo o ser humano realiza estudos sobre esse amplo tema. Destaque para o inglês Isaac Newton (1642-1727).

 

Etapa 08: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Realizar a atividade da página 153 e 155 do livro didático A Conquista Ciências 7º ano, se colocar a disposição dos alunos para ajudá-los na resolução.

 

ATENÇÃO! Providenciar uma pena para próxima aula.

 

AULA 04

Tema: Força e Peso

 

Etapa 09: Correção da Atividade (10 min)

Fazer a correção da atividade da etapa 08, aproveitando para esclarecendo as dúvidas que surgiram durante a resolução.

 

Etapa 10: Aula Expositiva Dialogada (20 min)

Aborde o objeto do conhecimento através de uma aula expositiva. Utilizar o livro didático página 158 e 159, observar as orientações didáticas, abrir espaço para as contribuições dos estudantes e indagações. Faça com eles o experimento da página 160, para responderem as questões na próxima etapa.

 

Etapa 11: Verificação da Aprendizagem (10 min)

 

Realizar a atividade da página 159 e 160 do livro didático A Conquista Ciências 7º ano, se colocar a disposição dos alunos para ajudá-los na resolução.

 

Etapa 12: Correção da Atividade e Revisão (10 min)

Fazer a correção da atividade da etapa 11, aproveitando para esclarecendo as dúvidas que surgiram durante a resolução.

AULA 05

 

Tema: Máquinas Simples

 

Etapa 13: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min)

Iniciar a aula com o tema máquinas simples pedindo para que os alunos deem exemplo de máquinas que utilizam no dia a dia, anotar no quadro os exemplos dados pelos alunos. Em seguida fazer uma pergunta: uma rampa é uma máquina? Explique aos alunos que as máquinas são dispositivas criados para executar um certo tipo de trabalho, então retome a definição de máquina, esclarecendo que estas são dispositivos que de alguma maneira permite alteração de uma força ou deslocamento, facilitando o trabalho realizado.

Esclareça aos alunos que usamos várias máquinas simples no nosso dia-a-dia, e que, muitas vezes não percebemos que se trata de máquinas. Em seguida pergunte para a turma "como abrimos uma lata? Os alunos devem citar o abridor de lata ou, então mencionar que algumas latas dispõe de uma alça para abrir. Explique a eles que tanto abridor da lata quanto a alça são exemplos de máquinas simples denominadas alavancas.

 

Etapa 14: Aprofundando no tema (35 min)

 

Iniciar a aula utilizando uma bicicleta (ver página 169 do livro didático, principalmente as orientações didáticas) para exemplificar as engrenagens, dessa maneira você conseguirá ter atenção dos alunos. Inicie pelas engrenagens e depois trabalhe todas as outras máquinas simples. A cada informação dada, peça aos alunos que representem exemplos, utilizando o próprio material escolar (seria interessante você levar algumas máquinas simples utilizadas no dia-a-dia), utilize as informações abaixo como suporte e o livro didático, páginas.

Máquinas simples são ferramentas ou instrumentos que facilitam o trabalho e execução de tarefas simples do dia a dia.

Como exemplos de máquinas simples podemos destacar as tesouras, abridor de garrafas, saca-rolha, cortador de unha, entre outros, são utensílios domésticos que facilitam a vida diária, diminuindo a força que devemos aplicar para realizar as tarefas comuns.

Uma máquina é considerada simples quando é constituída de uma só peça. Em toda máquina simples estão associados três elementos:

Força Potente ou Potência (P) – Toda força capaz de produzir ou de acelerar o movimento. Produz trabalho motor.

• Força Resistente ou Resistência (R) - Toda força capaz de se opor ao movimento. Produz trabalho resistente.

• Ponto de Apoio (A) - Elemento de ligação entre potência e resistência, que pode ser um ponto fixo, um eixo ou um plano.

Planos inclinados são muito usados no nosso dia a dia. Veja alguns:

Rampa – A rampa é o exemplo clássico do plano inclinado, pois sem ela, teríamos que deslocar objetos verticalmente, por exemplo, colocar coisas em um caminhão. Seria necessário usar uma força muito maior se não utilizássemos a rampa.

Cunha (ferramenta) – A cunha é um objeto que possui dois planos postos em um ângulo agudo. Serve para cortar vários materiais, entre eles, a madeira. O machado é um tipo de cunha.

Parafuso – Se observarmos um parafuso, perceberemos que ele possui um plano inclinado, que é a rosca. Ela ajuda a encaixar o parafuso em algo sem se usar muita força.

Alavanca – Nada mais é do que uma barra rígida que pode girar em torno de um ponto de apoio quando uma força é aplicada para vencer a resistência. E são classificadas em:

Roldanas fixas - A roldana fixa facilita a realização de um esforço por mudar a direção da força que seria necessária. Nesse caso, a força necessária para equilibrar o corpo é igual à força realizada pela pessoa. Entretanto, para levantar a carga, temos que puxar para baixo, o que facilita o trabalho.

Roldanas móveis - As roldanas móveis diminuem a intensidade do esforço necessário para sustentar um corpo, pois parte desse esforço é feito pelo teto, que sustenta o conjunto.

Trabalhar o objeto de conhecimento em aula expositiva dialogada, também utilizar as páginas 161, 165 a 167 e 169 do livro A Conquista Ciências 7º ano como suporte.

 

AULA 06

Tema: Máquinas Simples

 

Etapa 15: Assim se Faz Ciência (30 min)

Fazer a leitura compartilhada do texto “Ciência para descobrir o passado” do livro didático “A Conquista Ciências, 7º Ano, página 168. Após a leitura do texto, faça uma breve discussão para facilitar no momento da interpretação escrita. Orientar os estudantes na resolução da atividade da página 165 e 169 também.

 

Etapa 16: Correção da Atividade e verificação da aprendizagem (20 min)

Fazer a correção da atividade da etapa 13, realizar a atividade 6 da página 179 oralmente. A propósito

de verificar o conhecimento dos alunos a respeito do conteudo.  

 

Elaboração: Nilsilane

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (x) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (151, 153, 155, 159, 160,166, 168 e 169)  Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:   

 

 

 

 

 

 

 

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