2ª SD Cie 6º Ano 2025

 

II SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Subtema: Misturas

Unidade Temática: Matéria e Energia 

Objetos de Conhecimento:  Água: um solvente universal. Propriedades da água. Misturas homogêneas e heterogêneas. Separação de misturas.

Anos:                                         Período: 07 a 18/04                         Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF06CI01IT) Comprovar experimentalmente que a água exerce pressão, gera energia e dissolve substâncias, descrever alguns problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo, bem como, consequências da água não tratada para a saúde humana. (EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.). (EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Repensar atitudes do cotidiano de maneira a desenvolver atitudes sustentáveis.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Hidrosfera

Etapa 01: Para início de conversa (10 minutos)

Apresentar aos estudantes a imagem e fazer os seguintes questionamentos: De onde e como encontramos a água no planeta. Instigue para que respondam também sobre os estados físicos.

Etapa 02: Mergulhando no tema (20 min)

Nessa etapa vamos apresentar o livro didático A conquista 6º ano e pedir que leiam a página 46 e 47. Esse momento serve de diagnóstico para observar quantos dominam a leitura. Após a leitura fazer uma discussão sobre o tema. Reproduza o gráfico no quadro para que consigam entender a distribuição da água no mundo. Saliente a importância da preservação desse recurso indispensável à vida no planeta.

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Realizar a atividade escrita da página 47 do livro didático A Conquista 6º ano. Logo após, fazer a correção.

AULA 02

 

Tema: Água solvente universal

Etapa 04: levantamento dos conhecimentos prévios (10 minutos)

Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre uma importante propriedade da água, que é a solubilidade.

 

Orientações: Organize os estudantes em um semicírculo. Em seguida, leia a situação e, se possível, leve os três copos com essas substâncias para a sala. Pergunte:

·         Como podemos descrever a aparência de cada um dos copos com água? A aparência da água em todos os copos é igual? Por que será que a água não mudou de aparência? Como Beatriz conseguirá identificar o que há em cada copo? Há somente uma forma de identificar essas substâncias? Como você faria?

Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: hoje vocês farão experimentos para trabalhar com a propriedade de solubilidade da água.

 

Questão disparadora: Como podemos identificar as substâncias que foram dissolvidas na água?

Ainda no semicírculo, leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre as formas de identificar as substâncias que foram dissolvidas na água. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Etapa 05:  Mão na massa (20 min)

 

Orientações: Organize os estudantes em grupos de 4 integrantes. Explique a atividade, imprima as orientações para a atividade disponível abaixo, caso você não tenha impressora, pode escrever as orientações para a experiência no quadro. É importante que todos os grupos trabalhem utilizando o passo a passo.

Leia as orientações para a classe e distribua um kit para cada grupo. Deixe que cada grupo realize as etapas da experimentação de acordo com as instruções e realize as anotações pedidas na tabela. Você pode guiar o passo a passo e deixar que toda a turma realize a experimentação de cada substância, observando uma a uma, ou pode deixar que os estudantes decidam a ordem que irão misturar as substâncias. É importante estimular os alunos a utilizarem os órgãos dos sentidos para realizar as observações: visão, paladar e olfato.

Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Observe se todos estão realizando a experiência de forma adequada e se as anotações estão sendo feitas na tabela. É possível também fazer uma única tabela no quadro e pedir para que os grupos a completem conforme forem realizando as etapas da experimentação.

Passo a passo para a experimentação:

1.        Façam grupos de 4 ou 5 alunos;                                                                                                                          2. Cada grupo receberá um kit contendo: uma garrafa com 1 litro de água
potável, 5 copos com capacidade de 200ml transparentes, açúcar, sal,
suco de laranja em pó, achocolatado, pó de café, uma colher para medir e mexer
e uma tabela que será completada pelo grupo.
3. Coloque água até a metade dos 5 copos. É importante que os copos
contenham a mesma quantidade de água.
4. Coloque uma colher de sopa de cada um dos materiais em cada copo.
Mexa, aguarde um minuto e observe.
5. Anote suas observações na tabela.
6. Utilize seus órgãos dos sentidos para realizar essa observação.

Materiais necessários: Preparar um kit para cada grupo de 4 alunos: uma garrafa com 1 litro de água potável, 5 copos com capacidade de 200ml transparentes, uma colher de sopa dos seguintes materiais: açúcar, sal, suco de laranja em pó, achocolatado e pó de café, uma colher para mexer e uma tabela que será completada pelo grupo.

Etapa 06:  Socialização (20 minutos)

Orientações:  Após a discussão em grupos, peça que um representante compartilhe com a classe as conclusões que seu grupo obteve.

AULA 03

Tema: Mistura e substância

Etapa 07: Para início de conversa (15 minutos)

Iniciar com um bate papo perguntando aos alunos se eles sabem o que seria uma mistura, e pedir para citarem alguns exemplos.

Após, apresentar algumas imagens de exemplos de misturas, as quais serão utilizadas posteriormente para explicação sobre misturas homogêneas e heterogêneas.

Professor, caso não seja possível compartilhar as imagens usando data show, leve-as impressas e exponha na lousa.

 

 

Etapa 08: Aprofundando no tema: (20 minutos)

Orientar os estudantes a fazerem leitura e interpretação oral das imagens do livro (A Conquista 6º ano, página 186), estimulando assim que eles façam o uso do material didático.

Explicar o que são misturas e substâncias, e que elas fazem parte do nosso cotidiano, utilizando como suporte o livro didático A Conquista página, 188 e 189. Se achar necessário, poderá retornar as imagens apresentadas anteriormente, descrevendo nas imagens tais diferenciações.

Etapa 09: Verificação da Aprendizagem: (15 minutos)

Orientar os estudantes a copiarem e responderem as questões1, 2 e 3 da página 189. Em seguida, fazer a correção anotando as respostas no quadro.

Ou outra sugestão de metodologia na execução da atividade, fica a escolha do professor, a qual poderá ser impressa, escrita no quadro, ou um certo tipo de quiz para proporcionar o entrosamento dos estudantes.

AULA 04

Tema: Classificação das Misturas

Etapa 10: Levantamento se conhecimentos prévios (10 minutos)

Agora que os estudantes já sabem o que é mistura, pergunte o que acontece se misturar água e óleo? Água e areia? Açúcar e água? Acolher as respostas e pedir que registrem no caderno.

Etapa 11: Aprofundando no tema (25 minutos)

Neste momento será exposto aos estudantes que existem dois tipos de misturas, as homogêneas e as heterogêneas. Ao longo de toda a explicação, ir apresentando figuras como exemplos, bem como orientar que os alunos acompanhem pelo livro didático A conquista (páginas 190 e 191).

Para maior envolvimento dos educandos no desenvolvimento da aula, o professor pode ir solicitando que leiam trechos do livro, para assim irem desenvolvendo a leitura e a expressar oralmente.

Com a explicação dos diferentes tipos de mistura, é necessário também que já se explique o que se refere o termo soluto, solvente, fase e solução. Ao explanar sobre misturas heterogêneas, deixar claro que as mesmas podem apresentar de duas a mais fases, tendo imagens como exemplos para que os alunos possam memorizar a explicação.

O professor poderá levar para sala de aula materiais para demonstração de misturas homogênea e Heterogênea e instigar os estudantes a identificar as fases nos experimentos para ampliar a compressão a respeito do tema em questão.

Etapa 12: Verificação da Aprendizagem: (15 minutos)

Avalie se os estudantes conseguem distinguir as fases de uma mistura heterogênea, orientando os a responderem a atividade da página 199 do livro didático no caderno. Em seguida fazer a correção, anotando as respostas no quadro.

Como atividade para casa, proponha aos estudantes que pesquisem por que não se deve descartar óleo na pia da cozinha e como deve se o descarte adequado desse material.

AULA 05

Tema: Separação de misturas (Catação, Decantação e Centrifugação)

Etapa 13: Para início de conversa (15 minutos)

Após socializarem a pesquisa da aula anterior, começar a abordagem sobre os tipos de processos de separação de misturas, instigar os alunos a respeito do porquê tais atividades são importantes, onde são utilizadas, se eles lembrariam de já terem feito algum tipo de processos de separação.

É possível fazer a abordagem de abertura do capítulo 8, referente ao processo de separação em uma cooperativa de reciclagem (página 186 e 187) respondendo as questões 1, 2 e 3 da página 187 oralmente. O professor também pode levar um vídeo sobre esses tipos de atividade de separação para atividades de reciclagem.

Etapa 14: Aprofundando no tema (25 minutos).

Neste momento o professor irá explanar a respeito dos tipos de processos de separação de mistura, os quais são apresentadas no livro didático de Ciências 6° ano A Conquista, páginas 192 e193.

Etapa oportuna para compreenderem a razão de separarmos as misturas como obtenção de um material específico. Sendo assim, explique que a escolha do método de separação deve ser feita considerando as características das substâncias que compõem a mistura e do material que se deseja obter. Catação, Decantação e Centrifugação são processos que permitem separar componentes de misturas homogêneas.

Etapa 15: Verificação da Aprendizagem (15 minutos)

Solicitar aos estudantes que copiem e respondam no caderno, a atividade do livro didático 6° ano, página 193. Em seguida fazer a correção anotando as respostas no quadro.

AULA 06

 

Tema: Separação de misturas (Filtração, Evaporação e Destilação e dissolução)

Etapa 16: Para início de conversa (15 minutos)

Perguntar aos estudantes se eles já presenciaram alguém fazendo café? Qual a função do coador? É obtido uma substancia pura no final do processo? Acolher as respostas oralmente sem dizer se estão certos ou errados.

Etapa 17: Aprofundando no tema (20 minutos).

Neste momento o professor irá explanar a respeito dos tipos de processos de separação de mistura, os quais são apresentadas no livro didático de Ciências 6° ano A Conquista, páginas 194 e197. Essa explanação pode ser feita com leitura compartilhada de alguns trechos e análises das imagens do livro didático.

Etapa 18: Verificação da Aprendizagem (15 minutos)

Copiar e responder as questões da página 195 e 197 no caderno. Após responderem, fazer a correção.

Obs.: solicitar aos estudantes os materiais para construção do filtro na próxima aula. Seguir as  orientações do livro didático página 202.

Elaboração: Nilsilane

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  X) Computador; ( ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (47,189, 193,195, 197, 199 ) (  ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário