Subtema: Misturas |
Unidade Temática:
Matéria e Energia |
Objetos de Conhecimento: Água: um solvente universal. Propriedades da
água. Misturas homogêneas e heterogêneas. Separação de misturas. |
|
Anos: 6º Período: 07 a 18/04 Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF06CI01IT) Comprovar
experimentalmente que a água exerce pressão, gera energia e dissolve
substâncias, descrever alguns problemas ambientais gerados pela grande
contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo, bem como,
consequências da água não tratada para a saúde humana. (EF06CI01)
Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais
(água e sal, água e óleo, água e areia etc.). (EF06CI03)
Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas
heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais
(como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros). |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Repensar
atitudes do cotidiano de maneira a desenvolver atitudes sustentáveis. |
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 01 Tema: Hidrosfera Etapa 01:
Para início de conversa (10 minutos) Apresentar aos estudantes a imagem e fazer os
seguintes questionamentos: De onde e como encontramos a água no planeta.
Instigue para que respondam também sobre os estados físicos. Etapa 02: Mergulhando no tema (20
min) Nessa etapa vamos apresentar o livro didático A conquista 6º ano e
pedir que leiam a página 46 e 47. Esse momento serve de diagnóstico para
observar quantos dominam a leitura. Após a leitura fazer uma discussão sobre
o tema. Reproduza o gráfico no quadro para que consigam entender a
distribuição da água no mundo. Saliente a importância da preservação desse
recurso indispensável à vida no planeta. Etapa 03: Verificação da
Aprendizagem (20 min) Realizar a atividade escrita da página 47 do livro
didático A Conquista 6º ano. Logo após, fazer a correção. AULA
02 Tema:
Água solvente universal Etapa
04:
levantamento dos conhecimentos prévios
(10 minutos) Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão
discutir sobre uma importante propriedade da água, que é a solubilidade. Orientações: Organize
os estudantes em um semicírculo. Em seguida, leia a situação e, se possível,
leve os três copos com essas substâncias para a sala. Pergunte: ·
Como podemos descrever a
aparência de cada um dos copos com água? A aparência da água em todos os
copos é igual? Por que será que a água não mudou de aparência? Como Beatriz
conseguirá identificar o que há em cada copo? Há somente uma forma de
identificar essas substâncias? Como você faria? Em seguida, comente
sobre a atividade que eles irão realizar: hoje vocês farão experimentos para
trabalhar com a propriedade de solubilidade da água. Questão disparadora: Como podemos identificar as substâncias
que foram dissolvidas na água? Ainda no semicírculo, leia a questão
disparadora. Deixe que os alunos compartilhem opiniões sobre o tema e
levantem hipóteses sobre as formas de identificar as substâncias que foram
dissolvidas na água. Não se preocupe em responder os questionamentos deles,
mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Etapa 05: Mão na massa (20
min) Orientações: Organize os estudantes em grupos de 4 integrantes. Explique a
atividade, imprima as orientações para a atividade disponível abaixo, caso
você não tenha impressora, pode escrever as orientações para a experiência no
quadro. É importante que todos os grupos trabalhem utilizando o passo a
passo. Leia
as orientações para a classe e distribua um kit para cada grupo. Deixe que
cada grupo realize as etapas da experimentação de acordo com as instruções e
realize as anotações pedidas na tabela. Você pode guiar o passo a passo e
deixar que toda a turma realize a experimentação de cada substância,
observando uma a uma, ou pode deixar que os estudantes decidam a ordem que
irão misturar as substâncias. É importante estimular os alunos a utilizarem
os órgãos dos sentidos para realizar as observações: visão, paladar e olfato. Acompanhe
o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Observe se
todos estão realizando a experiência de forma adequada e se as anotações
estão sendo feitas na tabela. É possível também fazer uma única tabela no quadro e pedir
para que os grupos a completem conforme forem realizando as etapas da
experimentação. Passo
a passo para a experimentação: 1.
Façam grupos de 4 ou 5 alunos;
2. Cada grupo
receberá um kit contendo: uma garrafa com 1 litro de água Materiais
necessários: Preparar um
kit para cada grupo de 4 alunos: uma garrafa com 1 litro de água potável, 5
copos com capacidade de 200ml transparentes, uma colher de sopa dos seguintes
materiais: açúcar, sal, suco de laranja em pó, achocolatado e pó de café, uma
colher para mexer e uma tabela que será completada pelo grupo. Etapa 06: Socialização (20 minutos) Orientações: Após a discussão em grupos, peça que um representante
compartilhe com a classe as conclusões que seu grupo obteve. AULA 03 Tema: Mistura e substância Etapa 07:
Para início de conversa (15 minutos) Iniciar com um bate papo perguntando
aos alunos se eles sabem o que seria uma mistura, e pedir para citarem alguns
exemplos. Após, apresentar algumas imagens de
exemplos de misturas, as quais serão utilizadas posteriormente para
explicação sobre misturas homogêneas e heterogêneas. Professor, caso não seja possível
compartilhar as imagens usando data show, leve-as impressas e exponha na
lousa. Etapa 08: Aprofundando
no tema: (20 minutos) Orientar os estudantes a fazerem
leitura e interpretação oral das imagens do livro (A Conquista 6º ano, página
186), estimulando assim que eles façam o uso do material didático. Explicar o que são misturas e
substâncias, e que elas fazem parte do nosso cotidiano, utilizando como
suporte o livro didático A Conquista página, 188 e 189. Se achar necessário,
poderá retornar as imagens apresentadas anteriormente, descrevendo nas
imagens tais diferenciações. Etapa 09: Verificação da Aprendizagem: (15 minutos) Orientar os estudantes a copiarem e responderem as
questões1, 2 e 3 da página 189. Em seguida, fazer a correção anotando as
respostas no quadro. Ou outra sugestão de metodologia na
execução da atividade, fica a escolha do professor, a qual poderá ser
impressa, escrita no quadro, ou um certo tipo de quiz para proporcionar o
entrosamento dos estudantes. AULA 04 Tema: Classificação das
Misturas Etapa 10: Levantamento se
conhecimentos prévios (10 minutos) Agora que os estudantes já sabem o que é mistura,
pergunte o que acontece se misturar água e óleo? Água e areia? Açúcar e água?
Acolher as respostas e pedir que registrem no caderno. Etapa 11: Aprofundando no tema (25
minutos) Neste momento será exposto aos estudantes
que existem dois tipos de misturas, as homogêneas e as heterogêneas. Ao longo
de toda a explicação, ir apresentando figuras como exemplos, bem como orientar
que os alunos acompanhem pelo livro didático A conquista (páginas 190 e 191). Para maior envolvimento dos educandos
no desenvolvimento da aula, o professor pode ir solicitando que leiam trechos
do livro, para assim irem desenvolvendo a leitura e a expressar oralmente. Com a explicação dos diferentes tipos
de mistura, é necessário também que já se explique o que se refere o termo
soluto, solvente, fase e solução. Ao explanar sobre misturas heterogêneas,
deixar claro que as mesmas podem apresentar de duas a mais fases, tendo
imagens como exemplos para que os alunos possam memorizar a explicação. O professor poderá levar para sala de
aula materiais para demonstração de misturas homogênea e Heterogênea e
instigar os estudantes a identificar as fases nos experimentos para ampliar a
compressão a respeito do tema em questão. Etapa 12: Verificação da Aprendizagem: (15 minutos) Avalie se os estudantes conseguem
distinguir as fases de uma mistura heterogênea, orientando os a responderem a
atividade da página 199 do livro didático no caderno. Em seguida fazer a
correção, anotando as respostas no quadro. Como atividade para casa, proponha
aos estudantes que pesquisem por que não se deve descartar óleo na pia da
cozinha e como deve se o descarte adequado desse material. AULA 05 Tema: Separação de misturas (Catação,
Decantação e Centrifugação) Etapa 13: Para início de conversa (15
minutos) Após socializarem a pesquisa da aula
anterior, começar a abordagem sobre os tipos de processos de separação de
misturas, instigar os alunos a respeito do porquê tais atividades são
importantes, onde são utilizadas, se eles lembrariam de já terem feito algum
tipo de processos de separação. É possível fazer a abordagem de
abertura do capítulo 8, referente ao processo de separação em uma cooperativa
de reciclagem (página 186 e 187) respondendo as questões 1, 2 e 3 da página
187 oralmente. O professor também pode levar um vídeo sobre esses tipos de
atividade de separação para atividades de reciclagem. Etapa 14: Aprofundando no tema (25
minutos). Neste momento o professor irá
explanar a respeito dos tipos de processos de separação de mistura, os quais
são apresentadas no livro didático de Ciências 6° ano A Conquista, páginas
192 e193. Etapa oportuna para compreenderem a
razão de separarmos as misturas como obtenção de um material específico.
Sendo assim, explique que a escolha do método de separação deve ser feita
considerando as características das substâncias que compõem a mistura e do
material que se deseja obter. Catação, Decantação e Centrifugação são
processos que permitem separar componentes de misturas homogêneas. Etapa 15: Verificação da Aprendizagem (15 minutos) Solicitar aos estudantes que copiem e respondam no
caderno, a atividade do livro didático 6° ano, página 193. Em seguida fazer a
correção anotando as respostas no quadro. AULA
06 Tema: Separação de misturas (Filtração,
Evaporação e Destilação e dissolução) Etapa 16: Para início de conversa (15
minutos) Perguntar aos estudantes se eles já presenciaram
alguém fazendo café? Qual a função do coador? É obtido uma substancia pura no
final do processo? Acolher as respostas oralmente sem dizer se estão certos
ou errados. Etapa 17: Aprofundando no tema (20
minutos). Neste momento o professor irá
explanar a respeito dos tipos de processos de separação de mistura, os quais
são apresentadas no livro didático de Ciências 6° ano A Conquista, páginas
194 e197. Essa explanação pode ser feita com leitura compartilhada de alguns
trechos e análises das imagens do livro didático. Etapa 18: Verificação da Aprendizagem (15 minutos) Copiar e responder as questões da página 195 e 197
no caderno. Após responderem, fazer a correção. Obs.: solicitar aos estudantes os materiais para
construção do filtro na próxima aula. Seguir as orientações do livro didático página 202. Elaboração:
Nilsilane |
|
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( )
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (47,189,
193,195, 197, 199 ) ( ) Seminários; (
x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros |
Nenhum comentário:
Postar um comentário