9ª
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema
Inter curricular:
Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco |
|
Subtema: Problemas Ambientais em Itamaraju
gerados pela exploração dos Recursos naturais. |
Unidades Temáticas: Vida e Evolução |
Objetos
de Conhecimento:
As grandes plantações de eucalipto no extremo sul baiano; A compactação do solo ocasionada pela agropecuária, a caça
predatória não subsistencial; Retirada da cobertura ciliar do entorno do Rio
Jucuruçu e extrativismo de areia. 0 papel dos indígenas no equilibrio de
biomas e ecossistemas brasileiros |
|
Ano: 9º Período: 03 a 28/10 Nº de Aulas: 10 |
|
HABILIDADES |
|
(EF09CI08IT) Identificar e analisar como as
grandes plantações de eucalipto no extremo sul baiano, a compactação do solo
ocasionada pela agropecuária, a caça predatória não subsistencial, retirada
da cobertura ciliar do entorno do Rio Jucuruçu e extrativismo de areia,
configuram problemas ambientais. (EF09CI04BA)
Coletar e interpretar informações sobre as implicações da exploração do
espaço pelo ser humano. (EF09CI09IT)
Investigar o modo de vida, costumes e ensinamentos dos povos originários e
tradicionais de Itamaraju que possibilitam a conservação da natureza, o
tratamento de doenças a partir das plantas da floresta, o uso sustentável de
recursos naturais, e, entender como os indígenas colaboram com o equilíbrio
de biomas e ecossistemas brasileiros. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Conhecer as características da
monocultura, e identificar as consequências do solo e do meio ambiente para
compreender como a degradação afeta as comunidades tradicionais. Entender as
consequências da caça predatória nas cadeias e teias alimentares. Discutir e
perceber quais práticas colaboram para a compactação do solo e quais
prejuízos causam ao meio ambiente. Perceber a importância do desenvolvimento
sustentável, bem como, adotar medidas sustentáveis para não afetar as
gerações futuras. Relacionar as boas atitudes de consumo consciente para
minimizar impactos como escassez de recursos naturais, de alguns produtos,
bem como um aumento de preço em decorrência dessa redução. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
||||||||||||
AULA 01 Tema: Problemas ambientais em
Itamaraju Etapa 01: Levantamento
de conhecimentos prévios (10 min) Comece questionando aos alunos o que são problemas
ambientais? Na nossa cidade tem problemas ambientais? Quais?” Você pode ir
registrando a fala dos alunos no quadro formando um mapa mental, conectando
os problemas ambientais que eles forem elencando. Peça que os alunos
discorram sobre esses problemas citados, como causas e consequências, assim você
pode aproveitar esse momento para analisar quão integrados os alunos estão
com o tema. Etapa 02: Aula Dialogada (25 min) Explore o conceito de problemas ambientais, explique como
esses problemas atingem todas as pessoas, que o ser humano faz parte do meio
ambiente e que todos têm responsabilidade com uma natureza equilibrada. A
partir das informações apresentadas, elabore um mapa mental no quadro, junto
com os alunos. Etapa 03: Mão na Massa(15min) Com o mapa mental da etapa 01, feito no quadro, peça para
que eles reproduzam no caderno. AULA
02 Tema: Eucalipto em Itamaraju Etapa 04: Levantamento de
Conhecimentos Prévios (10 min) Comece a aula questionando o que os alunos sabem sobre a
planta eucalipto, por que ela é plantada e qual é a utilidade dela na
indústria, se ela causa algum problema ambiental, qual? Acolha as respostas. Etapa 05: Pesquisa Dirigida (25
min) Se tiver a possibilidade de uso do celular pelos alunos,
peçam que eles façam uma pesquisa sobre a monocultura de eucalipto
respondendo às seguintes perguntas no caderno:
Se
não houver a possibilidade do uso do celular em sala de aula, você pode usar
o seguinte texto: EUCALIPTO, QUE PLANTA É ESSA? Disponível no link abaixo. https://docs.google.com/document/d/1aMnEyjij0RDJiCHHIrsX8-jFr9qkjcjBdQY5M6m7Xiw/edit?usp=sharing
. Fazer uma leitura para os estudantes ou proponha uma leitura compartilhada.
O interessante é que eles consigam construir uma opinião sobre o assunto
abordado. Etapa 06: Socialização da Pesquisa
(15 min) Questione os alunos se eles sabem porque que na nossa
cidade o eucalipto não tem uma plantação tão expressiva. Acolha as respostas.
Na próxima etapa eles terão a resposta. Em seguida, coloque o conteúdo da
pesquisa em discussão. AULA 03 Etapa 07: De olho na Lei (15min) Apresente a Lei de número 583/2001 do município de
Itamaraju disponível no link: http://camaradeitamaraju.ba.gov.br/arquivos/publicacoes/59c06747bc8d7_leimunicipal5832001.pdf
e explique porque que não temos uma área tão abrangente de plantação,
questione os alunos sobre a opinião sobre essa Lei. Etapa 08:Mão na Massa (15min) Em seguida, solicite que construam a tabela abaixo no
caderno.
Etapa
09: Debate (20 min) Retome as questões do caderno e finalize a aula com a
socialização das respostas dos alunos. Nesse momento é importante que os
alunos consigam entender que uma monocultura não é a mesma coisa que uma
floresta, que a monocultura de eucalipto pode gerar uma série de problemas
ambientais, que o Extremo Sul da Bahia é muito atingido por essa produção e
que nosso município tem uma lei que limita a quantidade de plantação. Links
para consulta: Impactos Ambientais dos Eucaliptos, artigo de Roberto
Naime, BA – Itamaraju, um município encurralado pelo plantio
de eucalipto das Empresas SUZANO e STORA ENSO, Vista do TRÊS DÉCADAS DE EUCALIPTO NO EXTREMO SUL DA
BAHIA. AULA
04 Tema:
Caça predatória Etapa 09: Levantamento de
Conhecimentos Prévios (20 min) Professor, inicie a aula fazendo um levantamento de
conhecimentos prévios dos alunos. Nesse momento o professor deve fazer
acolhida das respostas dos alunos sem alarde para o que eles possam relatar.
A caça predatória em nossa região existe e é frequente, e pode estar
associada à sobrevivência para determinadas famílias, de maneira a
suplementar dietas pobres. Para sondar o quão integrados ao assunto, faça
proposições como: Você já consumiu alguma carne de caça? Você acha que é
comum as pessoas consumirem caça na nossa região? Você acha que o consumo de
carne de caça pode estar associado à questões culturais? Você acredita que a
captura de animais pode gerar algum problema ambiental? Qual seria o
interesse maior que motivaria caçadores? O professor pode fazer a leitura da
reportagem que destaca a prisão de uma pessoa por caça ilegal disponível a
seguir: https://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2021/04/12/homem-e-preso-por-caca-predatoria-com-quatro-animais-silvestres-em-marlieria.ghtml aproveitar a reportagem para
sondar a capacidade de interpretação dos alunos e verificar se eles sabiam
dessa proibição de caça silvestre no Brasil, se eles consideram justa a
aplicação de multas como essas e se elas seriam suficientes para desestimular
os praticantes. Etapa
10: Aprofundando no tema (30 min) O professor nesse momento deve explicar aos alunos o que é
caça predatória (ou furtiva), e elucidar que no Brasil é permitida
apenas a caça sanitária e profilática de animais considerados nocivos à fauna
e flora brasileira, como método de controle e manejo (nesse exemplo citar o
controle de caramujos africanos, javalis no Cerrado ou de jaqueiras em
reservas de Proteção Ambientais). Apresente a Lei de Proteção à Fauna
(Lei 5.197/67) https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/91706/codigo-de-caca-lei-5197-67
e o contexto histórico que permitiram seu desenvolvimento na chamada “Época
da Fantasia” (o professor por obter maiores informações consultando o
documento: https://revistapesquisa.fapesp.br/os-efeitos-danosos-da-caca-ilegal/
). Reforce a importância do desenvolvimento da Lei dos Crimes Ambientais Contra a fauna (arts. 29 a 37)
de 1998. E para fechar, apresente aos alunos Sugestão: O professor pode também nesse momento
dividir a sala em grupos e promover um debate sobre os textos disponíveis nos
links. AULA 05 Tema:
Retirada da cobertura ciliar e extração de areia Etapa 11: De olho nos Fatos (10 min) Mostre aos alunos algumas fotos do rio do Ouro quando a
degradação da mata ciliar de seu entorno estava deveras crítica (Consultar o
seguinte link: https://articulandooconhecimento.blogspot.com/search?q=Visita+ao+Rio+do+Ouro
e https://articulandooconhecimento.blogspot.com/2016/05/
). Mostre também fotos atuais, com uma cobertura vegetal pouco melhorada. Pergunte se eles reconhecem o rio, se
perceberam alguma diferença entre as fotos. Possivelmente os alunos indicarão
a mata, e nesse momento, questione-os se sabem o que é mata ciliar, se ela
teria alguma importância para o curso do rio. Na oportunidade, mostre fotos do rio Jucuruçu. Questione
os alunos se eles já viram pessoas extraindo areia do rio, qual seria a
destinação desse material e se isso pode acarretar algum problema. Etapa 12: Aprofundando no tema (20
min) Apresente aos alunos os termos “mata ciliar”,
“derrocagem”, “erosão”, “assoreamento” faça associação deles com distúrbios
ambientais, como a infestação de insetos e abandono de fauna colonizadora.
Caso o professor ache interessante, pode solicitar que os alunos façam um
mapa conceitual ilustrado. Informar aos alunos
que a extração ilegal de
areia pode configurar dois tipos diferentes de crimes: o do artigo 2º da Lei 8.176/91 e o do artigo 55 da Lei 9.605/98. No primeiro caso (lei
que define os crimes contra a ordem econômica), trata-se do crime de
usurpação de bem pertencente à União e a pena prevista é de um a cinco anos
de detenção. Já a lei ambiental prevê pena de seis meses a um ano para quem
extrair recursos minerais sem a devida autorização ou licença. A areia é um
recurso mineral pertencente à União e sua extração geralmente ocorre em
locais próximos a fundo de vales e dos rios, coincidindo muitas vezes com as
matas ciliares, consideradas áreas de preservação permanente (APP). Cabe à
União, mediante autorizações, conceder a terceiros o direito de minerar, com
a previsão expressa das medidas compensatórias dos danos causados ao meio
ambiente. Talvez os alunos se perguntem porquê, apesar de ser aberta à
visualização, não existe interrupção dessa atividade aqui na nossa
cidade. Como recurso, o professor pode
apresentar as informações contidas na reportagem disponível em https://grupoqualityambiental.com.br/2020/07/31/extracao-ilegal-de-areia-no-rio-de-janeiro-um-crime-facil-e-super-lucrativo/
Etapa 13: Produção Textual (20 min) Disponibilizar cópias do documento “Rios de Itamaraju” disponibilizado
no WhatsApp para uso em sequência anterior para que os alunos façam a
leitura. Solicite que elaborem um texto descritivo sobre o problema
ambiental, bem como medidas de combate os prejuízos gerados. Sugestão: Realizar uma visita ao Rio Jucuruçu
ou ao Rio do Ouro para expandir o conhecimento. AULA 06 Tema: Compactação
do solo A compactação altera uma série de fatores que afetam o
crescimento radicular, como aeração, retenção de água, resistência à
penetração de raízes podendo, inclusive, aumentar a susceptibilidade do solo
à erosão, como será discutido a seguir. Etapa
14: Atividade de Pesquisa (15 min) Peçam que eles façam
uma pesquisa sobre Compactação do solo
e respondendo às seguintes perguntas no caderno:
Etapa
15: Aula Expositiva (10 min) A compactação provocada pelo pisoteio dos animais é
condicionada pela granulometria do solo. Como recurso, o professor pode
apresentar as informações contidas na matéria disponível no link a seguir pecuária e os
problemas ambientais.pdf Etapa 16: Mão na Massa (25 min) Todo ambiente que permita a realização de experimentos,
oportunizando ao estudante a observação, o desenvolvimento de hipóteses e a
geração de novas ideias e conceitos, pode ser considerado um local de
aprendizado. Proponha a realização
da atividade individualmente disponibilizada no link da apostila a seguir. http://www.escola.agrarias.ufpr.br/arquivospdf/experimentotecasolos19.pdf Sugestão: Produção
Textual a partir de registros dos experimentos, com material, procedimento e
conclusão, abaixo de cada experimento, numere-os para ficar organizado. As camadas,
compactadas, tendem a aumentar a erosão,
pois dificultam a infiltração da água da chuva, resultando em aumento do
escorrimento superficial, que arrasta consigo as partículas do solo, as quais podem, ainda, ter seu
desprendimento/desagregação agravado pelo mau manejo. veja mais informações
do tema no link do vídeo a seguir https://www.youtube.com/watch?v=HhNsnJ12xtk - em seguida, produza um texto apresentando
as informações mais relevantes mencionadas no vídeo. AULA 07 Tema:
Problemas Ambientais/ Possíveis soluções Etapa 17: Aprofundando no tema (15
min) Inicia-se a aula com uma conversa com os alunos sobre o
tema Desenvolvimento Sustentável objetivando sondar o que eles já conhecem
sobre o assunto. Após a conversa proceder a leitura do texto “O que é Desenvolvimento Sustentável?”.
A aula tem por objetivo esclarecer ao aluno o que é
desenvolvimento sustentável, o que é preciso para que ele efetivamente ocorra
e quem são os responsáveis por isso. link do texto: O que é Desenvolvimento Sustentável.pdf Etapa 18:Praticando (15 min) A importância do desenvolvimento sustentável é bastante
simples: se não adotarmos medidas sustentáveis, faltarão recursos naturais no
futuro. Precisamos utilizar os recursos de maneira consciente para não afetar
as gerações futuras, caso contrário esses enfrentarão escassez de alguns
produtos, bem como um aumento de preço em decorrência dessa redução. Solicite
aos alunos que resolvam a cruzadinha
para praticar e descobrir se
compreenderam bem o que acabamos de discutir. link da cruzadinha: CRUZADINHA SUSTENTABILIDADE.pdf Etapa 19: Verificando a
Aprendizagem (20min) Para verificar a aprendizagem solicite aos alunos que
elaborem frases com medidas e ações que eles possam desenvolver no seu
cotidiano para minimizar esses problemas e impactos ambientais. AULA 08 TEMA: Plantas nativa e medicinais Etapa 20: levantamento de
conhecimentos (10 min) Apresente o título da aula conforme indicado
no tema e levante os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema. Os
termos “plantas nativas e medicinais” trazem à mente da turma alguma relação?
Pergunte ainda se as famílias cultivam alguma espécie vegetal em casa, se sim
quais? quais plantas podem ser
avistadas na região da escola, quais já viram, conhecem e quais nunca tiveram
contato algum. Obs: O professor poderá citar algumas
espécies de plantas, levar a própria planta ou imagens e, se necessário, registre
alguns nomes no quadro para retomada na sistematização do conteúdo. Etapa 21:
Aprofundando no tema (20 min) Apresente o bilhete em slide ou apenas leve o modelo para
sala Narre aos
alunos o episódio de Murilo, que estava doente e recebeu uma receita de chá
de boldo para melhorar. Apresente o slide, a fim de que a turma acompanhe a
leitura do bilhete, mas, caso não haja projetor, faça um bilhete como o que o
personagem encontrou na geladeira, para que os alunos se envolvam no enredo e
pareça uma história real. Passe o bilhete entre eles e deixe que peguem na
mão e leiam também. Em seguida, promova alguns questionamentos, como: "o
que será que Murilo estava sentindo? Como chegaram a essa conclusão? Alguém
já tomou um chá para melhorar a saúde? De onde vem essas plantas? São
remédios?" O objetivo nesse momento é instigar a curiosidade dos alunos
para que queiram descobrir mais sobre o tema das plantas consideradas
medicinais. O
professor poderá fazer uso do link abaixo para enriquecer o conteúdo. https://saude.abril.com.br/bem-estar/conheca-e-saiba-usar-37-plantas-medicinais/
Etapa 22: Praticando (15 min) Colocar o conceito no quadro para que os alunos
transcrevam para o caderno Etapa 23: Mão na massa (5 min) Atividade de pesquisa. Pesquisar plantas nativas
medicinais e fazer anotação no caderno Nome popular da planta, para que serve, como se usa e
ilustrar.. Escolher uma que usou e trazer para apresentar a turma. AULA 09 Tema: Os rios e a mata ciliar Etapa 24: Levantamento de
conhecimentos prévios (10 min) Levantar os conhecimentos prévios dos alunos a partir do
questionamento abaixo. Não se preocupe em corrigir as contribuições dos
alunos, apenas acolha-as e as utilize para direcionar sua aula Você sabe como as nascentes são preservadas? Etapa 25:Aula expositiva dialogada
(20 min) Pergunte
aos alunos por que os nossos cílios são importantes? Qual
sua função? Provavelmente
os alunos responderão que os cílios servem para proteger os olhos. Mas
proteger de que forma? Estimule-os a pensar sobre a proteção contra
a entrada de corpos estranhos como cisco de poeira, sobre o auxílio na
limpeza e na lubrificação etc.
Pergunte se há algo em comum entre o olho e o rio representado. É
provável que os alunos relacionem as duas frases em destaque, então aproveite
para perguntar onde estão as matas ciliares e para que servem. Faça
uma relação entre os cílios dos nossos olhos e as matas ciliares, explicando
aos alunos que, assim como os nossos cílios protegem os nossos olhos, as
matas presentes no entorno dos rios também servem para protegê-los. Essas
matas preservam os rios de assoreamento, ajudam na filtragem de resíduos
químicos evitando a poluição do curso d’água, conserva o solo, formam
corredores de biodiversidade, ajudam no equilíbrio do clima e na harmonia da
paisagem. No momento da expansão urbana ou agrícola, a importância da
vegetação, em especial a vegetação nativa, não é valorizada. Devemos reforçar
que a vegetação protege o solo do impacto das chuvas, mantêm os nutrientes do
solo e recupera solo degradado diminuindo o risco de erosão. Enriqueça
a aula com informações sobre a existência do rio Jucuruçu. Veja se o rio é
preservado ou está poluído, converse sobre a sua importância na região. Etapa
26: Verificando a Aprendizagem (20 min) Peça aos alunos que
anotem suas respostas no caderno e logo após socialize com os colegas. AULA
10 Tema:
Assoreamento Etapa
27: Levantamento de conhecimentos
prévios (10 min) Leia o título com a turma e promova uma breve discussão
para verificar o que os estudantes entendem por assoreamento. Acolha as
respostas dos alunos. Etapa 28: Para Início de conversa (10 min) Leia a reportagem abaixo com a turma. Se houver algum caso
próximo ao contexto geográfico da escola apresente a turma. Link da
reportagem http://g1.globo.com/goias/noticia/2015/02/assoreamento-ameaca-secar-agua-em-nascente-de-rio-em-goias.html Promova uma breve discussão sobre
a reportagem com a turma. Faça questionamento dos tipos: Qual o papel dos
rios? O que é uma nascente? Qual a importância da nascente para o rio? Como o
assoreamento pode ameaçar secar a água da nascente? Quais outras ameaças o
assoreamento pode oferecer a um rio? (caso eles já tenham identificado o que
é um assoreamento). Etapa 29: Questão disparadora (10 min) Leia a questão disparadora com a
turma. Quais medidas podem ser propostas
para a preservação dos rios? Peça para que os alunos pensem a
respeito e anotem suas respostas. Possibilite que os alunos compartilhem as
contribuições sobre o tema e procure estimulá-los a pensarem sobre o tema. Etapa 30: Aula
expositiva (5 min) Promova uma discussão de modo que
os alunos sanem suas dúvidas. O QUE É
ASSOREAMENTO? Acúmulo de sedimentos pelo depósito de terra, areia,
argila, detritos etc., na calha de um rio, na sua foz, em uma baía, um lago
etc., consequência direta de enchentes pluviais, freq. devido ao mau uso do
solo e da degradação da bacia hidrográfica, causada por desmatamentos,
monoculturas, garimpos predatórios, construções etc. Etapa 31: MÃO NA MASSA (15 min) Solicite aos alunos que respondam às questões abaixo: 1) O
que é assoreamento? 2) De que maneira o assoreamento pode ameaçar
os rios? 3) Como o assoreamento pode ser evitado? 4) O Rio Jucuruçu sofre algum tipo de ameaça?
Quais medidas podem ser tomadas para a preservação do mesmo? 5) A extração desordenada de área do Rio
Jucuruçu pode causar assoreamento? AULA 11 TEMA: Lei Orgânica Municipal de
Itamaraju-BA Etapa 32: Aprofundando no tema (10
min) Inicia-se a aula com uma conversa com os alunos sobre o
tema Lei Orgânica Municipal de Itamaraju-BA. A aula tem por objetivo
esclarecer ao aluno o que são as leis orgânicas de um município, o que é preciso para que ela
efetivamente ocorra. Etapa
33: Aula
expositiva e dialogada (15 min) Importância da Lei Orgânica
Municipal de Itamaraju-BA Enriqueça a aula
apresentando as informações sobre a existência do CAPÍTULO V da Lei Orgânica Municipal falando da sua
importância e apresentando os artigos 213 a 223. São objetivos fundamentais dos cidadãos
deste Município e de seus representantes
integra a união indissolúvel da república federativa do brasil e tem como
fundamentos: I- a autonomia; II- a
cidadania; III- a dignidade da pessoa humana;
IV- os valores sociais do trabalho e de livre iniciativa; V- o
pluralismo político. Link
da lei Orgânica Municipal de Itamaraju BA. https://drive.google.com/file/d/1P1M1THwgJQ8xG69GdAAJeIXZ5bTt7VfZ/view?usp=sharing Etapa
34: Apresentação em Slides Powerpoint para a aula (25
min) - Lei Orgânica Municipal de Itamaraju-BA. https://docs.google.com/presentation/d/1OgA1qlf1zUnqvY6dLWw7ovh4ibA1zZhs/edit?usp=sharing&ouid=113010374866435938931&rtpof=true&sd=true Elaboração: Cristiani, Elane, Eliete e Mary Coordenação e
colaboração: Nilsilane |
||||||||||||
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( X ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos;
( ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; (
)Torso; ( X ) Outros: |
||||||||||||
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios ( ) (X
) Seminários; ( X ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo;
( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
||||||||||||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário