9ª SD Cie 2023 7º Ano

 

9ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Leitura e escrita em movimento

Subtema: Ler e conhecer sobre o Ar.

Unidade Temática: Matéria e energia

Objetos de Conhecimento: Pressão Atmosférica, efeito estufa, aquecimento global, o ser humano e o ar, doenças veiculadas pelo ar.

Ano: 7º                                          Período: 20/11 a 01/12                                  Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

 (EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro. (EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação. (EF07CI09BA) Construir argumentos sobre o efeito estufa associando estes fenômenos a origem da vida e manutenção da vida no Planeta. (EF07CI07IT) Descrever e explicar modelos que representem a relação entre os fenômenos naturais que provocam o aumento natural da temperatura na Terra e compreender de como a intervenção humana pode alterar artificialmente o efeito estufa, provocando mudanças no clima.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Entender os conceitos de efeito estufa, aquecimento global e mudanças climáticas. Relacionar algumas ações humanas como causas do aquecimento global. Compreender como ocorre o contágio através da poluição do ar; Reconhecer o papel dos vetores na transmissão de algumas doenças causadas por vírus, estabelecendo a relação entre o ambiente e a proliferação da enfermidade e as formas de prevenção.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

TEMA: ENVOLVIDOS POR TODOS OS LADOS – PRESSÃO ATMOSFÉRICA

 

Etapa 01: Levantamentos de conhecimentos prévios (10min)

Inicie a aula perguntando aos alunos, O que é pressão?

Respostas esperadas são: “quando a gente faz força” ou “quando você aperta algo”. Então pergunte: A atmosfera exerce força sobre vocês?

Respostas esperadas são: “Não faz força” ou “Eu não sinto nada”.

Lembre-se de não dar a resposta para as perguntas neste momento.

 

Diga a eles que Pressão atmosférica é o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre. Sua manifestação está diretamente relacionada à força da gravidade e à influência que essa realiza sobre as moléculas gasosas que compõem a atmosfera. Assim, a pressão atmosférica sofre variações conforme as altitudes e as condições de temperatura do ar.

 

Etapa 02: Para Início de Conversa (10min)

Peça a turma que  anote as questões  em seus cadernos e responda-as em seguida:

 

01.O que é pressão atmosférica?

 

02. Que situações do seu dia a dia são influenciadas pela pressão atmosférica?

 

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (10 min)

Retomar as questões disparadoras da etapa anterior deixando que os alunos falem o que sabem a respeito do tema. A seguir apresentar exemplos de situações do dia a dia relacionados com a pressão atmosférica.

No link abaixo encontramos alguns exemplos: http://portalcienciaviva.blogspot.com/2012/05/mais-exemplos-de-atuacao-da-pressao.html

 

Etapa 04: Sistematizando o Conhecimento (10 min)

Realizar uma aula expositiva dialogada do tema, com base nas páginas 105 e 106 do livro didático “Inspire Ciências”, 7º ano. Você também poderá, caso prefira e tenha condições, fazer a explanação do assunto por meio dos slides disponíveis no link abaixo:

https://pt.slideshare.net/JMCDINIS/presso-atmosfrica-50495239

 

Etapa 05: Mão na Massa I (10 min)

Realizar a atividade da página 107, itens 4,5 e 6. Nesse momento, orientar os estudantes quanto ao enunciado das questões, pergunte se entenderam o que solicita a questão.

 

AULA 02

 

TEMA: EFEITO ESTUFA – ESQUENTANDO A TERRA

Etapa 06: Correção da Atividade (10min)

Antes de iniciar o levantamento de conhecimentos prévios, faça a correção da atividade sobre pressão atmosférica, aproveite o momento para dirimir dúvidas levantadas pelos alunos.

Etapa 07: Para Início de Conversa (20 min)                   

Inicie a aula propondo uma roda de conversa com a turma para levantar seus conhecimentos prévios sobre o efeito estufa.  Nesse momento, é pertinente conduzir o tema com questões norteadoras como:

 01. Vocês sabem o que é uma estufa de plantas?

02. Qual é a importância da estufa para a vida das plantas cultivadas ali?

03. O que é efeito estufa? O que o provoca?

04. Você acha que o efeito estufa já existia antes de o ser humano existir?

05. E essa onda de calor que estamos sofrendo? O que está ocasionando?

06. O efeito estufa é bom ou ruim, na sua opinião?

Incentive os estudantes a exporem suas ideias. Em seguida, projete ou mostre imagens de uma estufa utilizada para o cultivo de plantas e promova uma discussão com a turma sobre a importância da estufa para a vida das plantas que estão sendo cultivadas. Verifique se os estudantes citam que as condições dentro da estufa são adequadas para o desenvolvimento das plantas, pois o clima é quente e úmido. Nesse   momento   não   é   necessário   que  respondam corretamente às questões propostas, mas que reflitam sobre o assunto. Aproveite para trazer informações sobre essa onda de Calor que está acontecendo na Bahia entre outros estados brasileiros. Acesse os links abaixo como suporte sobre essa onda de calor.

https://aloalobahia.com/notas/bahia-tem-alerta-de-perigo-devido-a-onda-de-calor-que-atinge-o-brasil

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-11/onda-de-calor-atinge-27-mil-cidades-e-deve-durar-ate-sexta-feira

Etapa 08: Mergulho no Tema  (10 min)

Para introduzir o tema, sugira que assistam ao vídeo disponível no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=WRJXjzX_TX4 – Efeito estufa: aquecendo a Terra de forma natural. A seguir, aborde o tema de maneira dialogada e bem esclarecedora, utilizando como suporte o livro didático “Inspire Ciências”,7º ano, páginas 108 e 109.

Etapa 09: Mão na Massa II (10 min)

 Resolver as questões propostas no livro, página 115 (questões 1, e 3), em seguida fazer a correção.

AULA 03

 

TEMA: AQUECIMENTO GLOBAL

 

Etapa 10: Levantamento dos Conhecimentos Prévios (35 min)

Inicie a aula propondo uma conversa com a turma para levantar seus conhecimentos sobre o que é aquecimento global. Nesse momento, é pertinente conduzir o tema com questões norteadoras como:

 

1. Você sabe o que é aquecimento global?

 

2. O que o aquecimento global pode provocar?

 

3. Você acha que o aquecimento global já existia antes do ser humano existir?

 

4. Quais as consequências do aquecimento global para o planeta e seres vivos?

 

Para introduzir o tema sugira que assistam ao vídeo causas do aquecimento global abaixo, https://www.youtube.com/watch?v=XSHXOEoB8jk.  

A seguir aborda o tema disponível na página 110 e 111, ao mesmo tempo em que abrir espaço para comentários feitos pelos alunos sobre o vídeo aproveitando para tirar dúvidas que venham a surgir.

 

Etapa 11: Verificação de Aprendizagem (15 min)

Solicite os alunos que realizem as atividades da página 115 questões 4, 5, e 6. Nesse momento, orientar aos alunos quando ao enunciado das questões, pergunte se entenderam o que solicita a questão.

 

AULA 04

 

TEMA: O AR E O SER HUMANO

Etapa 12: Correção da Atividade (10min)

Antes de iniciar o levantamento de conhecimentos prévios, faça a correção da atividade sobre aquecimento global, aproveite o momento para dirimir dúvidas levantadas pelos alunos.

Etapa 13: Mão na Massa III ( 40min)

 

Vamos compreender melhor sobre aquecimento. Façam a experiência abaixo!!

Orientações: Listar o material no quadro, peça aos alunos que anotem no caderno, em seguida construa com eles o procedimento, para registrarem no caderno, do mesmo modo fará com a conclusão. Você, professor fica encarregado de levar o material do experimento e realiza-lo para todos assistirem.

 

Material necessário: 2 copos com água, papel alumínio, caixa de sapato, tesoura e filme plástico.

 

Passo a passo:

 

1. Forrar o interior da caixa com papel alumínio,

2. Coloque um dos copos com água dentro da caixa,

3. Tampe a caixa com filme plástico,

4. Coloca o segundo copo e a caixa sobre a luz do sol sobre a luz de uma lâmpada acesa,

5 após 10 minutos, abra a caixa e sinta com dedo qual dos dois copos está com a água mais quente

 

Conclusão:

 Ao iluminar a caixa, a luz passa pelo filme e se transforma em calor ao atingir a superfície interna. O ar se aquece e não pode sair da Caixa por causa do filme plástico aumentando assim a temperatura interna da Caixa. Por este motivo, água do copo que está dentro da caixa fica mais quente que a do copo que está fora, Sugira que ilustrem o mapa, assim o tornará em mapa mental e ficará bem criativo.

 

Para a próxima aula: Solicite aos estudantes que realizem a pesquisa proposta na atividade 2 da página 123.

 

 

AULA 05

 

TEMA: DOENÇAS VEICULADAS PELO AR

 

Etapa 14: Mão na Massa IV (50min)

 

·         Inicie sondando quais doenças surgiram nas pesquisas dos estudantes; relacione-as no quadro. (10 minutos)

·         A seguir, divida a sala em grupos, conforme a quantidade de doenças que surgiram, de modo que cada grupo discuta sobre uma doença. (15 minutos)

·         Promova uma roda de conversa em que cada grupo apresentará o que pesquisou aos demais. Se necessário, faça apontamentos no decorrer das apresentações. (25 minutos). Finalize pedindo que preencham uma tabela (em anexo) sobre as doenças estudadas.

 

Doenças veiculadas pelo ar

Agentes causadores

Formas de Contágio

Sintomas

Prevenção

Tratamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AULA 06

 

TEMA: AÇÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS

 

Etapa 15: Leitura e Interpretação (25 min)

Faça a leitura compartilhada das páginas 122 e 123, discutindo cada ponto com os estudantes.

Caso tenha internet disponível, realize com os estudantes o “teste de Consumo Consciente”, disponível em: https://tcc.akatu.org.br/login/

 

Você também pode disponibilizar o link para que os estudantes realizem o teste em casa e anotem no caderno para socializar na próxima aula o resultado do teste.

OBS.: Para realizar o teste é necessário fazer o cadastro previamente no Instituto Akatu.

 

Etapa 16: Verificação da Aprendizagem (15min)

Proponha a realização das atividades 1,3 e 4 da página 123 do livro didático.

 

Etapa 17: Correção da Atividade (10min)

Faça a correção da atividade sobre ações individuais e coletivas, aproveite o momento para dirimir dúvidas levantadas pelos alunos.

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (107, 115, 123) (  ) Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                

 

 

                                                                                                                                      

 

 

 

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