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   9ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS  | 
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   Tema Inter curricular:  Leitura e escrita em movimento  | 
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   Subtema:
  Ler e conhecer sobre o Ar.  | 
  
   Unidade
  Temática: Matéria e energia  | 
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   Objetos
  de Conhecimento: Pressão Atmosférica, efeito
  estufa, aquecimento global, o ser humano e o ar, doenças veiculadas pelo ar.  | 
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   Ano: 7º                                         
  Período: 20/11 a 01/12                                  Nº de Aulas: 06  | 
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   HABILIDADES  | 
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    (EF07CI13) Descrever o mecanismo
  natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da
  vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento
  artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e
  selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro. (EF07CI14) Justificar
  a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os
  fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir
  propostas individuais e coletivas para sua preservação. (EF07CI09BA) Construir argumentos sobre o efeito estufa
  associando estes fenômenos a origem da vida e manutenção da vida no Planeta. (EF07CI07IT) Descrever
  e explicar modelos que representem a relação entre os fenômenos naturais que
  provocam o aumento natural da temperatura na Terra e compreender de como a
  intervenção humana pode alterar artificialmente o efeito estufa, provocando
  mudanças no clima.  | 
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   OBJETIVOS ESPECÍFICOS  | 
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   Entender os conceitos
  de efeito estufa, aquecimento global e mudanças climáticas. Relacionar
  algumas ações humanas como causas do aquecimento global. Compreender como ocorre o
  contágio através da poluição do ar; Reconhecer o papel dos vetores na
  transmissão de algumas doenças causadas por vírus, estabelecendo a relação
  entre o ambiente e a proliferação da enfermidade e as formas de prevenção.  | 
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   ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA  | 
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   AULA 01 TEMA:
  ENVOLVIDOS POR TODOS OS LADOS – PRESSÃO ATMOSFÉRICA Etapa
  01:
  Levantamentos de conhecimentos prévios
  (10min)  Inicie a aula perguntando
  aos alunos, O que é pressão? Respostas esperadas
  são: “quando a gente faz força” ou “quando você aperta algo”. Então pergunte:
  A atmosfera exerce força sobre vocês? Respostas esperadas
  são: “Não faz força” ou “Eu não sinto nada”. Lembre-se de não dar a
  resposta para as perguntas neste momento. Diga a eles que Pressão
  atmosférica é o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre. Sua
  manifestação está diretamente relacionada à força da gravidade e à influência
  que essa realiza sobre as moléculas gasosas que compõem a atmosfera. Assim, a
  pressão atmosférica sofre variações conforme as altitudes e as condições de
  temperatura do ar. Etapa
  02: Para Início de Conversa (10min) Peça a turma que  anote as questões  em seus cadernos e responda-as em seguida:  01.O que é pressão
  atmosférica? 02. Que situações do
  seu dia a dia são influenciadas pela pressão atmosférica? Etapa
  03: Verificação
  da Aprendizagem (10 min) Retomar as questões
  disparadoras da etapa anterior deixando que os alunos falem o que sabem a
  respeito do tema. A seguir apresentar exemplos de situações do dia a dia
  relacionados com a pressão atmosférica.  No link abaixo
  encontramos alguns exemplos: http://portalcienciaviva.blogspot.com/2012/05/mais-exemplos-de-atuacao-da-pressao.html Etapa
  04: Sistematizando o Conhecimento (10 min) Realizar uma aula
  expositiva dialogada do tema, com base nas páginas 105 e 106 do livro
  didático “Inspire Ciências”, 7º ano. Você também poderá, caso prefira e tenha
  condições, fazer a explanação do assunto por meio dos slides disponíveis no
  link abaixo: https://pt.slideshare.net/JMCDINIS/presso-atmosfrica-50495239 Etapa
  05: Mão na Massa I (10 min) Realizar a atividade da
  página 107, itens 4,5 e 6. Nesse momento, orientar os estudantes quanto ao
  enunciado das questões, pergunte se entenderam o que solicita a questão. AULA 02 TEMA: EFEITO
  ESTUFA – ESQUENTANDO A TERRA Etapa 06: Correção da Atividade (10min)  Antes de iniciar
  o levantamento de conhecimentos prévios, faça a correção da atividade sobre
  pressão atmosférica, aproveite o momento para dirimir dúvidas levantadas
  pelos alunos. Etapa 07: Para Início de Conversa (20 min)                     Inicie a aula
  propondo uma roda de conversa com a turma para levantar seus conhecimentos
  prévios sobre o efeito estufa.  Nesse momento, é pertinente conduzir o
  tema com questões norteadoras como:  01. Vocês
  sabem o que é uma estufa de plantas? 02. Qual é a
  importância da estufa para a vida das plantas cultivadas ali? 03. O que é
  efeito estufa? O que o provoca? 04. Você acha
  que o efeito estufa já existia antes de o ser humano existir? 05. E essa onda
  de calor que estamos sofrendo? O que está ocasionando? 06. O efeito
  estufa é bom ou ruim, na sua opinião? Incentive os
  estudantes a exporem suas ideias. Em seguida, projete ou mostre imagens de
  uma estufa utilizada para o cultivo de plantas e promova uma discussão com a
  turma sobre a importância da estufa para a vida das plantas que estão sendo
  cultivadas. Verifique se os estudantes citam que as condições dentro da
  estufa são adequadas para o desenvolvimento das plantas, pois o clima é
  quente e úmido. Nesse   momento   não  
  é   necessário   que  respondam corretamente às
  questões propostas, mas que reflitam sobre o assunto. Aproveite para trazer
  informações sobre essa onda de Calor que está acontecendo na Bahia entre
  outros estados brasileiros. Acesse os links abaixo como suporte sobre essa
  onda de calor. https://aloalobahia.com/notas/bahia-tem-alerta-de-perigo-devido-a-onda-de-calor-que-atinge-o-brasil  Etapa 08: Mergulho no Tema  (10 min)  Para introduzir
  o tema, sugira que assistam ao vídeo disponível no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=WRJXjzX_TX4
  – Efeito estufa: aquecendo a Terra de forma natural. A seguir, aborde o tema de
  maneira dialogada e bem esclarecedora, utilizando como suporte o livro
  didático “Inspire Ciências”,7º ano, páginas 108 e 109. Etapa 09: Mão na Massa II (10 min)  Resolver as questões propostas no livro,
  página 115 (questões 1, e 3), em seguida fazer a correção. AULA 03 TEMA: AQUECIMENTO GLOBAL Etapa
  10: Levantamento dos Conhecimentos Prévios (35 min) Inicie a aula
  propondo uma conversa com a turma para levantar seus conhecimentos sobre o
  que é aquecimento global. Nesse momento, é pertinente conduzir o tema com
  questões norteadoras como: 1. Você sabe o que é aquecimento global? 2. O que o aquecimento global pode
  provocar? 3. Você acha que o aquecimento global já
  existia antes do ser humano existir? 4. Quais as consequências do aquecimento
  global para o planeta e seres vivos? Para introduzir
  o tema sugira que assistam ao vídeo causas do aquecimento global abaixo, https://www.youtube.com/watch?v=XSHXOEoB8jk.
    A seguir aborda
  o tema disponível na página 110 e 111, ao mesmo tempo em que abrir espaço
  para comentários feitos pelos alunos sobre o vídeo aproveitando para tirar
  dúvidas que venham a surgir. Etapa
  11: Verificação de Aprendizagem (15 min) Solicite os alunos que
  realizem as atividades da página 115 questões 4, 5, e 6. Nesse momento,
  orientar aos alunos quando ao enunciado das questões, pergunte se entenderam
  o que solicita a questão. AULA 04 TEMA:
  O AR E O SER HUMANO Etapa 12: Correção da Atividade (10min)  Antes de iniciar
  o levantamento de conhecimentos prévios, faça a correção da atividade sobre
  aquecimento global, aproveite o momento para dirimir dúvidas levantadas pelos
  alunos. Etapa
  13: Mão na Massa III ( 40min) Vamos
  compreender melhor sobre aquecimento. Façam a experiência abaixo!! Orientações:
  Listar o material no quadro, peça aos alunos que anotem no caderno, em
  seguida construa com eles o procedimento, para registrarem no caderno, do
  mesmo modo fará com a conclusão. Você, professor fica encarregado de levar o
  material do experimento e realiza-lo para todos assistirem.  Material
  necessário:
  2 copos com água, papel alumínio, caixa de sapato, tesoura e filme plástico. Passo
  a passo: 1. Forrar o interior da caixa com papel
  alumínio, 2. Coloque um dos copos com água dentro
  da caixa, 3. Tampe a caixa com filme plástico, 4. Coloca o segundo copo e a caixa sobre
  a luz do sol sobre a luz de uma lâmpada acesa, 5 após 10 minutos, abra a caixa e sinta
  com dedo qual dos dois copos está com a água mais quente Conclusão:  Ao iluminar a caixa, a luz passa pelo filme
  e se transforma em calor ao atingir a superfície interna. O ar se aquece e
  não pode sair da Caixa por causa do filme plástico aumentando assim a
  temperatura interna da Caixa. Por este motivo, água do copo que está dentro
  da caixa fica mais quente que a do copo que está fora, Sugira que ilustrem o
  mapa, assim o tornará em mapa mental e ficará bem criativo. Para a próxima
  aula: Solicite aos estudantes que realizem a pesquisa proposta na atividade 2
  da página 123. AULA 05 TEMA:
  DOENÇAS VEICULADAS PELO AR Etapa
  14: Mão na Massa IV (50min) ·        
  Inicie sondando quais
  doenças surgiram nas pesquisas dos estudantes; relacione-as no quadro. (10
  minutos)  ·        
  A seguir, divida a sala em
  grupos, conforme a quantidade de doenças que surgiram, de modo que cada grupo
  discuta sobre uma doença. (15 minutos) ·        
  Promova
  uma roda de conversa em que cada grupo apresentará o que pesquisou aos
  demais. Se necessário, faça apontamentos no decorrer das apresentações. (25
  minutos). Finalize pedindo que preencham uma tabela (em anexo) sobre as
  doenças estudadas. 
 AULA 06   TEMA: AÇÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS Etapa
  15: Leitura e Interpretação (25 min) Faça a leitura compartilhada das páginas 122 e 123, discutindo cada
  ponto com os estudantes. Caso tenha internet disponível, realize com os estudantes o “teste de
  Consumo Consciente”, disponível em: https://tcc.akatu.org.br/login/ Você também pode disponibilizar o link para que os estudantes realizem
  o teste em casa e anotem no caderno para socializar na próxima aula o
  resultado do teste. OBS.: Para realizar o teste é necessário fazer o cadastro previamente
  no Instituto Akatu.   Etapa
  16: Verificação da Aprendizagem (15min) Proponha a realização das atividades 1,3 e 4 da página 123 do livro
  didático. Etapa
  17: Correção da Atividade (10min)  Faça a correção
  da atividade sobre ações individuais e coletivas, aproveite o momento para
  dirimir dúvidas levantadas pelos alunos.   | 
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   RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( )
  Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo;
  (  ) Microscópio; (  ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material
  pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso; 
  (  ) Outros:   | 
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   AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de
  Exercícios/Livro páginas: (107, 115, 123) ( 
  ) Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do
  desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( )
  Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
  participação; Outros:                                                
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