SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – CIÊNCIAS |
|
Tema Inter curricular: Pluralismo
Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões
étnicas e culturais. |
|
Sub Tema: Sistema
Sol, Terra e Lua |
Unidade Temática: Terra e Universo |
Objetos
de Conhecimento: A
visão do universo pelos indígenas. A influência dos astros na agricultura.
Sistema Sol, Terra e Lua. Rotação e Translação da Terra, estações do ano. Interlocução
entre concepções dos povos africanos, indígenas e sua relação com a terra e o
universo. |
|
Ano: 8º Período: 22/11 a 03/12 Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08CI13) Representar os movimentos
de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de
rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano,
com a utilização de modelos tridimensionais. (EF08CI11BA) Elaborar hipóteses sobre acontecimentos, situações
ou fenômenos ocasionados pelo movimento da terra. |
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
|
· Estabelecer as
posições do Sol, da Terra e da Lua durante o dia e a noite. · Compreender sobre
os movimentos da Terra e suas
consequências. Estudar o significado e como a Etnoastronomia pode vir a ser
um importante recurso para o reconhecimento dos saberes dos povos africanos e
indígenas. ·
Estabelecer uma interlocução entre concepções dos
povos africanos e sua relação com a terra e o universo. |
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 01 TEMA: A
Construção Social do Céu Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios Levante
os conhecimentos prévios dos estudantes a partir das seguintes questões:
“Vocês já pararam para pensar por que podemos ver a Lua durante o dia? Quando
vocês olham para o céu, vocês conseguem perceber quais as possíveis posições
do Sol, da Lua e da Terra durante o dia e a noite?” Peça para que os alunos
imaginem o que aconteceria se a Terra e a Lua não se movessem, como se fosse em
uma fotografia. “Haveria dia e noite? Teríamos fases nas Luas? Haveria
eclipses? Indagar aos alunos se eles
se baseiam nos astros para desenvolver alguma prática, ou se já ouviram
relatos sobre isso. O que você entende por Etnoastronomia?” Orientações: É importante, se manter imparcial a todas as
ideias apresentadas, não indicando quais ideias estão próximas do real ou do
correto. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e
levantem hipóteses sobre as consequências da falta do movimento da Terra.
Explique que tanto a Terra quanto a Lua se movimentam, e esses movimentos
podem ser percebidos de diferentes formas. Não se preocupe em responder os
questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Comentar
com os alunos que a Ciência moderna já se beneficia do conhecimento indígena
há algum tempo, especialmente no campo da etnobotânica, isto é, o
conhecimento sobre os usos tradicionais das plantas. No campo da
Etnoastronomia, Etnoastronomia [do grego "ethno"
(povo) + "astron" (astro) + "nomos"
(observação)], apesar de ser um termo que carece de uma definição precisa,
podemos dizer que é o "estudo das noções astronômicas das sociedades
atuais baseadas na tradição oral"[,porém, esse intercâmbio é bem menor. A astronomia
dos indígenas brasileiros é rica e sofisticada, e conhecê-la contribui muito
para o necessário trabalho de desconstruir estereótipos relacionados aos
saberes tradicionais desses povos. AULA 02 TEMA: Como o Sol e a Lua
influenciam nossa vida? Etapa 02: Aula Expositiva Continuar indagando os alunos
sobre a influencia dos astros em nossas vidas, levantar os questionamentos da
página 191 do livro didático Inspire Ciências, em seguida esclarecer as
dúvidas a partir da apresentação oral de forma bastante esclarecedora sobre
os tópicos propostos, utilizar como suporte o livro didático, páginas192 a
196. Para ilustrar melhor
as ideias de Aristóteles e Ptolomeu, e
Copérnico e o heliocentrismo, assistir os vídeos disponíveis nos links
abaixo: Vídeos disponíveis: Etapa 03: Hora de
opinar Após conhecer as ideias dos antigos pensadores os alunos escreverão um
texto expressando o que pensam sobre o geocentrismo e o heliocentrismo. AULA 03 TEMA: Nosso lugar no Universo Etapa 04: Leitura e
interpretação Fazer a
leitura compartilhada do texto “Quebra de Barreiras” disponível no livro
Inspire Ciências, página 197, em seguida proponha a realização das questões,
seguida da correção. Etapa 05: Verificação da
Atividade Solicitar e orientar os alunos a realizarem
a atividade do livro Inspire Ciências, página 198, em casa. AULA 04 Correção da atividade da etapa anterior TEMA: Movimentos de Rotação e Translação Etapa 06: Aula
Expositiva Dialogada Explicar sobre os movimentos de rotação e translação utilizando como
suporte as páginas 199 a 203 do livro Inspire Ciências e com aula expositiva
via meet( quando possível), também disponibilizar um vídeo sobre rotação e
translação, a partir do link abaixo, para ilustrar aquilo que está sendo
trabalhado, facilitando a compreensão, além de abrir espaço para os
estudantes colocarem suas dúvidas ou acrescentarem informações: AULA 05 TEMA: Movimentos de Rotação e Translação Etapa 07: Verificação
da Aprendizagem Solicitar e orientar os alunos a realizarem a atividade do livro
Inspire Ciências, página 204 . Etapa 08: Correção
da Atividade AULA 06 TEMA: O Sol e a
Terra Etapa 09: Produção Midiática Produzir um vídeo ou aúdio explicando os movimentos de rotação e
translação da Terra pelos alunos com a orientação do professor. Etapa 10: Mergulho
no Tema Orientar os estudantes a realizarem a atividade prática sobre o Sol, da
página 218 do livro didático Inspire Ciências, em seguida resolver as
reflexões. Elaboração: Adriana, Keila, Magalli, Raquel e Tânia Mara. Direcionamento, colaboração,
formatação e revisão: Nilsilane. |
|
RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo;
( ) Microscópio; (X ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (191, 197, 198, 204 e 218 ); ( )
Seminários; ( ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; (
) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário