13ª SD Ciências 8º 2021

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais.

Sub Tema: Sistema Sol, Terra e Lua

Unidade Temática: Terra e Universo

Objetos de Conhecimento: A visão do universo pelos indígenas. A influência dos astros na agricultura. Sistema Sol, Terra e Lua. Rotação e Translação da Terra, estações do ano. Interlocução entre concepções dos povos africanos, indígenas e sua relação com a terra e o universo.    

Ano: 8º                          Período: 22/11  a   03/12                         Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

 (EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais. (EF08CI11BA) Elaborar hipóteses sobre acontecimentos, situações ou fenômenos ocasionados pelo movimento da terra.

  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Estabelecer as posições do Sol, da Terra e da Lua durante o dia e a noite.

· Compreender sobre os movimentos da Terra  e suas consequências. Estudar o significado e como a Etnoastronomia pode vir a ser um importante recurso para o reconhecimento dos saberes dos povos africanos e indígenas.

· Estabelecer uma interlocução entre concepções dos povos africanos e sua relação com a terra e o universo.  

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

TEMA: A Construção Social do Céu

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Levante os conhecimentos prévios dos estudantes a partir das seguintes questões: “Vocês já pararam para pensar por que podemos ver a Lua durante o dia? Quando vocês olham para o céu, vocês conseguem perceber quais as possíveis posições do Sol, da Lua e da Terra durante o dia e a noite?” Peça para que os alunos imaginem o que aconteceria se a Terra e a Lua não se movessem, como se fosse em uma fotografia. “Haveria dia e noite? Teríamos fases nas Luas? Haveria eclipses? Indagar aos alunos se eles se baseiam nos astros para desenvolver alguma prática, ou se já ouviram relatos sobre isso. O que você entende por Etnoastronomia?”

Orientações: É importante, se manter imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando quais ideias estão próximas do real ou do correto. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre as consequências da falta do movimento da Terra. Explique que tanto a Terra quanto a Lua se movimentam, e esses movimentos podem ser percebidos de diferentes formas. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Comentar com os alunos que a Ciência moderna já se beneficia do conhecimento indígena há algum tempo, especialmente no campo da etnobotânica, isto é, o conhecimento sobre os usos tradicionais das plantas. No campo da Etnoastronomia, Etnoastronomia [do grego "ethno" (povo) + "astron" (astro) + "nomos" (observação)], apesar de ser um termo que carece de uma definição precisa, podemos dizer que é o "estudo das noções astronômicas das sociedades atuais baseadas na tradição oral"[,porém, esse intercâmbio é bem menor. A astronomia dos indígenas brasileiros é rica e sofisticada, e conhecê-la contribui muito para o necessário trabalho de desconstruir estereótipos relacionados aos saberes tradicionais desses povos.

AULA 02

TEMA: Como o Sol e a Lua influenciam nossa vida?

Etapa 02: Aula Expositiva

Continuar indagando os alunos sobre a influencia dos astros em nossas vidas, levantar os questionamentos da página 191 do livro didático Inspire Ciências, em seguida esclarecer as dúvidas a partir da apresentação oral de forma bastante esclarecedora sobre os tópicos propostos, utilizar como suporte o livro didático, páginas192 a 196. Para ilustrar melhor as ideias de Aristóteles e Ptolomeu, e  Copérnico e o heliocentrismo, assistir os vídeos disponíveis nos links abaixo:

Vídeos disponíveis:

https://youtu.be/WtwXxgp76RM

https://youtu.be/OEZqjfbRwpY

Etapa 03: Hora de opinar

Após conhecer as ideias dos antigos pensadores os alunos escreverão um texto expressando o que pensam sobre o geocentrismo e o heliocentrismo.

AULA 03

TEMA: Nosso lugar no Universo

Etapa 04: Leitura e interpretação

Fazer a leitura compartilhada do texto “Quebra de Barreiras” disponível no livro Inspire Ciências, página 197, em seguida proponha a realização das questões, seguida da correção.

Etapa 05: Verificação da Atividade

Solicitar e orientar os alunos a realizarem a atividade do livro Inspire Ciências, página 198, em casa.

AULA 04

Correção da atividade da etapa anterior

TEMA: Movimentos de Rotação e Translação

Etapa 06: Aula Expositiva Dialogada

Explicar sobre os movimentos de rotação e translação utilizando como suporte as páginas 199 a 203 do livro Inspire Ciências e com aula expositiva via meet( quando possível), também disponibilizar um vídeo sobre rotação e translação, a partir do link abaixo, para ilustrar aquilo que está sendo trabalhado, facilitando a compreensão, além de abrir espaço para os estudantes colocarem suas dúvidas ou acrescentarem informações:

https://youtu.be/TUy6SC2MRig

AULA 05

TEMA: Movimentos de Rotação e Translação

Etapa 07: Verificação da Aprendizagem

Solicitar e orientar os alunos a realizarem a atividade do livro Inspire Ciências, página 204 .

Etapa 08: Correção da Atividade

AULA 06

TEMA: O Sol e a Terra

Etapa 09: Produção Midiática

Produzir um vídeo ou aúdio explicando os movimentos de rotação e translação da Terra pelos alunos com a orientação do professor.

Etapa 10: Mergulho no Tema

Orientar os estudantes a realizarem a atividade prática sobre o Sol, da página 218 do livro didático Inspire Ciências, em seguida resolver as reflexões.

 

Elaboração: Adriana, Keila, Magalli, Raquel e Tânia Mara.

Direcionamento, colaboração, formatação e revisão: Nilsilane.

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (X  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (191, 197, 198, 204 e 218 );   (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                          

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário