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7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA –
CIÊNCIAS |
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Tema: Hereditariedade |
Unidade
Temática:
Matéria
e Energia. Vida e Evolução |
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Objetos de Conhecimento: Hereditariedade.
Conceito, genes e células. Divisão celular e transmissão dos genes na
reprodução. O trabalho de Mendel. Ideias evolucionistas; Teorias da Evolução;
A luta pela sobrevivência dos seres vivos e os recursos limitados. As ideias
de Darwin, Wallace e Lamarck; Seleção Natural e artificial. |
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Ano: 9º Período: 15 a 26/09 Nº
de Aulas: 08 |
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HABILIDADES |
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Habilidades:
(EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das
características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e
descendentes. (EF09CI09) Discutir
as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação,
gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a
transmissão de características hereditárias em diferentes organismos. (EF09CI10) Comparar as ideias evolucionistas de
Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos,
identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância
para explicar a diversidade biológica. (EF09CI11)
Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da
seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de
processo reprodutivo. (9EF15_CN-CAED)
Comparar
as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin. (9EF16_CN- CAED) Explicar o processo de evolução e o fenômeno da biodiversidade
com base no conceito de seleção natural. (9EF17_CN-CAED)
Reconhecer fatores que determinam o processo de especiação. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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Reconhecer o conceito de hereditariedade com base na análise
de imagens e no levantamento de dados. Interpretar
o trabalho de pesquisa de Gregor Mendel e sua Primeira Lei. Diferenciar os
termos homozigoto, heterozigoto, genótipo, fenótipo, mitose e meiose. Compreender e aplicar a Primeira Lei de Mendel (Lei da
Segregação) e a Segunda Lei de Mendel (Lei da Segregação Independente).
Analisar cruzamentos genéticos simples para observar a distribuição de
características dominantes e recessivas. Analisar os resultados experimentais e
compará-los com as previsões teóricas baseadas nas Leis de Mendel. Diferenciar fixismo de
transformismo. Conhecer as ideias de Lamarck sobre a evolução das espécies. Conhecer
as ideias de Darwin e Wallace sobre a evolução das espécies. Reconhecer a
seleção natural como mecanismo que possibilitou a diversidade de vida. Apontar algumas
evidências da evolução. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA O1 Tema:
Hereditariedade I Etapa 01:
Levantamento de conhecimentos prévios – Parte I (15 min) Ao
iniciar a aula, procure construir o conceito de hereditariedade em conjunto
com a turma. Inicie fazendo perguntas como: “Por que nos parecemos com nossos
pais e familiares?”. Solicite que os alunos anotem as hipóteses em seu caderno.
Em seguida, pergunte: “Como as características são passadas dos pais para os
filhos?”. Questione aos estudantes, se já ouviram os termos hermafroditas,
autofecundação, fecundação cruzada, ervilhas e Mendel? Acolha as respostas,
apenas. Neste momento, informe aos estudantes que essas
perguntas já eram feitas há muito tempo por vários cientistas. Nesta etapa o professor também pode utilizar as
imagens e questionamentos disponíveis nas páginas 64 e 65 do livro A
Conquista Ciências, 9º Ano. Etapa
02:Aprofundando no tema (25 min) Explique aos
estudantes que, na metade do século XIX, um monge agostiniano chamado Gregor
Mendel procurou investigar como as características físicas das plantas seriam
transmitidas para a geração seguinte. Mendel realizou um trabalho importante
com as ervilhas dos jardins do mosteiro onde vivia, e esses experimentos
foram divulgados na publicação Experimentos em hibridização de plantas, de
1865. Esclareça aos estudantes que os microscópios ainda não tinham uma
resolução muito boa no século XIX e que nessa mesma época não se conhecia a
molécula de DNA ou suas propriedades. Explique
de forma bem clara sobre os motivos que Mendel utilizou as ervilhas como
estudo sobre cruzamento de espécies e resultados. Dê continuidade esclarecendo
sobre fecundação, autofecundação, hermafrodita, fecundação cruzada, geração
parental e geração F1. Permita a participação dos estudantes. Leia as
orientações didáticas. Você pode
utilizar o livro didático A Conquista Ciências 9º ano páginas 66 a 69 como
material de apoio. Etapa 03: Verificação da
Aprendizagem (10 min) Oriente
os estudantes na resolução das atividades das páginas 67 e 68 do livro
didático. AULA
02 Tema: As Interpretações de Mendel Etapa 04: Chegando aos Resultados
(20 min) Faça
uma explanação das interpretações de Mendel, de forma bem clara e
explicativa, utilizando como suporte as páginas 70 e 71 do livro didático A
Conquista Ciências 9º Ano. Leia as orientações didáticas, são importantes
para o desenvolvimento da aula. Etapa 05: Verificação da
Aprendizagem (20 min) Oriente
os estudantes na resolução das atividades da página 71 do livro didático, se
coloque a disposição para tirar dúvidas no momento da execução. Etapa 06: Correção da Atividade (10
min) Aproveite
o momento para rever o objeto de conhecimento esclarecendo sobre possíveis
dúvidas que surgiram durante a execução da atividade. Corrija também as
páginas 67 e 68. AULA 03 Tema: O Surgimento da Genética Etapa 07: Indo Além (30 min) Desde
a antiguidade, o homem busca entender como ocorre a transmissão das
características de um ser para outro. As primeiras ideias sobre
hereditariedade eram bastante simples e apenas afirmavam que os filhos eram
semelhantes aos pais, sem entender o mecanismo por trás dessa constatação. A Genética é a parte da Biologia que
estuda a hereditariedade, ou seja, a forma como as características são
repassadas de geração para geração. Considera-se que essa ciência iniciou-se
com os experimentos e leis propostas por um monge chamado Gregor Mendel, em um trabalho publicado
em 1866. Questione
os estudantes sobre “Qual é a diferença entre cromossomo e gene?”; “O que é o
DNA?”; “O que vocês entendem quando falamos em material genético de um ser
vivo?”. Amplie a conversa perguntando: “Como os genes são transmitidos de
pais para filhos?”. Em
seguida, apresente imagens do conjunto de cromossomos de uma célula humana e
explique para os alunos que, com a melhoria das técnicas de microscopia, os
cientistas descobriram que as células humanas possuem 46 cromossomos que
formam 23 pares. Comente que outras espécies que possuem células eucarióticas
também apresentam cromossomos que se agrupam aos pares. Com a leitura
conjunta dos tópicos Cromossomos
homólogos e número haplóide de Cromossomos
e reprodução humana, aborde os conceitos de cromossomos homólogos,
células diplóides e células haplóides, a formação dos gametas, a fecundação e
o desenvolvimento do zigoto. Relembre que metade dos cromossomos que existem
em nossas células são herdados de nossas mães e metade de nossos pais.
Utilize como suporte as páginas 72 e 73 do livro didático a Conquista
Ciências 9º Ano. Etapa 08: Verificação da
Aprendizagem (20 min) Oriente
os estudantes na resolução das atividades da página 73 do livro didático, se
coloque a disposição para tirar dúvidas no momento da execução. AULA 04 Tema: As Leis de Mendel Etapa 09: Correção da Atividade (10
min) Aproveite
o momento para rever o objeto de conhecimento esclarecendo sobre possíveis
dúvidas que surgiram durante a execução da atividade. Etapa 10: Levantamento de
Conhecimentos Prévios (10 min) Pergunte aos estudantes se já ouvira m falar a respeito da Primeira Lei de Mendel (Lei da
Segregação)? E sobre Segunda Lei de Mendel (Lei da Segregação Independente)?
Como Mendel testou suas teorias? Acolha as respostas. Etapa
11: Aprofundando no tema (20 min) Inicie a aula relembrando os conceitos de genética dando
ênfase ao genótipo e fenótipo, em seguida apresente o vídeo “Primeira Lei de Mendel” disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=-LVAbqX8CtI.
Em seguida, faça uma exposição dialogada sobre as leis de
Mendel, tendo como fonte o livro didático A Conquista Ciências páginas 74 e
75. Lembre-se de ressaltar a importância de estudos
investigativos para a ciência, destacando os motivos que levaram Mendel a
escolher as ervilhas para a realização do experimento dentre eles: fácil
cultivo, grande número de descendentes férteis, fácil identificação de
variedade e características distintas, ciclo de vida curto que facilita a
observação de várias gerações e facilidade de polinização artificial. Etapa 12:
Verificação de aprendizagem (10 min) Resolução do exercício proposto na página 75 do livro A
Conquista Ciências, caso não seja possível concluir em sala de aula, terminar
em casa. AULA 05 Tema: Estudos sobre transmissão de
características Etapa 13: Levantamento de Conhecimentos
Prévios (10 min) Pergunte aos estudantes o que é um casamento
consanguíneo. Certifique-se de que eles sabem que se trata de casamento entre
parentes próximos, como primos, por exemplo. Etapa
14: Aula Expositiva Dialogada (25 min) Fazer uma aula expositiva dialogada sobre a
transmissão de características, permita que os estudantes participem da aula.
Conhecer os principais símbolos usados em um
heredograma ajuda na resolução de diversas situações-problema que serão
propostas nas próximas páginas. Para auxiliar os estudantes com esta
compreensão, desenhe alguns heredogramas na lousa e peça que analisem o que
está sendo representado em cada um. Além dos símbolos apresentados aqui,
existem outros, mas, por serem menos usuais, optamos por não os mostrar. Utilize as páginas 76 a 78, 80 e 81 do livro didático A Conquista
Ciências, 9º Ano. Etapa 15: Verificação da
Aprendizagem (15 min) Oriente
os estudantes na resolução das atividades da página 79 e 81 do livro
didático, se coloque a disposição para tirar dúvidas no momento da execução. AULA 06 Tema: Evolução Etapa 16: Levantamento de
Conhecimentos Prévios (15 min) Levante o conhecimento prévio dos estudantes a
partir das seguintes questões: 1. Na sua opinião, conchas diferentes
representam espécies diferentes de moluscos? 2. Estima-se que existam cerca
de 50 mil espécies de moluscos na Terra. Como você acha que essas diferentes
espécies surgiram? 3. Em relação aos seres humanos, você acha que sempre
existiu apenas uma espécie do gênero humano na Terra? A imagem da abertura da
Unidade (livro A Conquista Ciências 9º Ano, páginas 98 e 99) apresenta uma
variedade de conchas de moluscos. Continue sondando o conhecimento dos
estudantes, oriente-os a observarem atentamente e a perceberem a diversidade
de conchas: diferentes cores, formatos, tamanhos etc. Pergunte o que eles
acham dessa diversidade. Será que a diversidade de conchas está relacionada
com a diversidade de espécies de moluscos? Nesse momento, lembre-os que
também existem diversos moluscos sem conchas. Questione-os sobre a origem,
não apenas da diversidade de moluscos, mas de outros seres vivos, como aves,
mamíferos, peixes, insetos, plantas, fungos, entre outros. O que uma ave tem
em comum com um peixe? E com uma samambaia? Como essas diferentes espécies
surgiram? Permita que eles reflitam por alguns instantes e compartilhem suas
ideias. Vale ressaltar que nesta Unidade será abordada a evolução biológica
de acordo com a Ciência. Não é intenção debater aspectos filosóficos,
ideológicos e religiosos; por isso, é importante que os assuntos que serão
abordados sejam conversados em um ambiente tranquilo e propício para o
compartilhamento de ideias. Etapa 17: Para inicio de conversa
(20 min) O estudo da evolução costuma ser polêmico. Por
isso, desde o início, é importante esclarecer que a evolução será apresentada
do ponto de vista científico, não sendo a intenção discutir filosofia,
ideologia e religião. Aborde os conceitos de fixismo e
transformismo. Converse com os estudantes e pergunte se eles concordam com o
questionamento que os cientistas da época fizeram sobre o fixismo. Utilize o
livro didático A Conquista Ciências, 9º ano”, páginas 100 e 101. Etapa 18: Verificação da
Aprendizagem (15 min) Oriente
os estudantes na execução da atividade da página 101 do livro didático. Em
seguida faça a correção. AULA 07 Tema: Lamarckismo Etapa
19: Mão na Massa (35 min) Mão na massa: no
link a seguir você encontra uma atividade que será utilizada para
introduzir as ideias de Lamarck. Divida os alunos em pequenos grupos e
distribua uma ficha para cada. Eles deverão fazer a leitura da condição que
lhes foi apresentada e formular quais características as aves precisariam
adquirir para sobreviver em um ambiente que se modificou. Em seguida peça
para que os grupos apresentem suas respostas, oriente os alunos para que eles
questionem também seus colegas ou que sugiram modificações que não foram
citadas. Etapa 20:
Sistematizando o Conhecimento (15 min) Após o debate, organize
os seguintes conhecimentos que foram apresentados durante a atividade: a) os
animais modificam-se para conseguir sobreviver no meio em que vivem; b) o
conjunto de mudanças com o passar dos anos, gera a evolução dos organismos;
c) nas ideias de Lamarck, essas mudanças são intencionais. Você deve fazer
uma sistematização de que há uma teoria evolutiva, proposta por Jean Baptiste
Lamarck que propunha que os organismos poderiam, intencionalmente, ir mudando
suas características para conseguir se adaptar e sobreviver às mudanças do
meio em que viviam. Foi isso que os grupos fizeram nessa atividade. Para
Lamarck, o conjunto dessas alterações permitia que os seres vivos fossem se
tornando diferentes uns dos outros e, assim, as espécies iam evoluindo. Você
pode retomar a questão disparadora e solicitar que os alunos comparem os
registros das explicações construídas no Mão na Massa com a visão de Lamarck
diante dessa situação (como Lamarck responderia a essa questão?). Utilize
o livro didático, páginas 102 e 103 para aprofundar sobre Lamarck e suas
leis.
AULAS 08 TEMA:
Darwin Etapa 21:
Levantamento de Conhecimentos Prévios Parte II (10 min) No link a seguir: https://drive.google.com/file/d/1GYwnwvDfAVGGejT5y_yKYB7QGBRe_Wyt/view?usp=sharing você
encontra a proposta de uma abordagem inicial para tratar das ideias
evolucionistas de Darwin. Mostre a imagem para os alunos e faça os
questionamentos que estão ao lado da imagem. Acolha as respostas que surgirem
e dê encaminhamento a organização do conhecimento a partir das respostas. Etapa 22:
Aula Expositiva Dialogada (25 min) Comente que os
pesquisadores Charles Darwin e Alfred Russel Wallace possuem algumas ideias
diferentes entre si, mas ambos acreditavam na importância do meio para
selecionar as características mais favoráveis dos indivíduos de uma
população. Suas ideias constituem uma teoria evolutiva, chamada de seleção
natural. Na seleção natural o meio tem uma influência muito grande para
selecionar as características mais favoráveis à sobrevivência: se o ambiente
se modificar, como no caso dos insetos, o aparecimento de musgos verdes na
árvore, pode ser que outras características (como a cor verde dos insetos)
sejam favoráveis. Utilize o livro “A Conquista Ciências, 9º ano” página 104
até 109 para aprofundar sobre as ideias evolucionistas de Darwin. Etapa 23:
Verificando a aprendizagem (15min) Propor a realização da atividade
do livro “A Conquista Ciências, 9º ano”, página 110, do 1 ao 2. |
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RECURSOS:
(X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( X ) Revista; (X) Vídeo;
( ) Microscópio; ( ) Computador; (X)
Jogos; (X ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; (
)Torso; ( ) Outros:______________________ |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (65, 67, 69, 71, 73, 75, 101 e 110) ( )
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; (X) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; (
)Outros:___________________________________ |
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