7ª SD Cie 9º Ano 2025

 

7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA – CIÊNCIAS

Tema: Hereditariedade

Unidade Temática: Matéria e Energia. Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Hereditariedade. Conceito, genes e células. Divisão celular e transmissão dos genes na reprodução. O trabalho de Mendel. Ideias evolucionistas; Teorias da Evolução; A luta pela sobrevivência dos seres vivos e os recursos limitados. As ideias de Darwin, Wallace e Lamarck; Seleção Natural e artificial.

     Ano: 9º                                                Período:  15 a 26/09                                       Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

Habilidades: (EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes. (EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos. (EF09CI10) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica. (EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo. (9EF15_CN-CAED) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin. (9EF16_CN- CAED) Explicar o processo de evolução e o fenômeno da biodiversidade com base no conceito de seleção natural. (9EF17_CN-CAED) Reconhecer fatores que determinam o processo de especiação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer o conceito de hereditariedade com base na análise de imagens e no levantamento de dados.

Interpretar o trabalho de pesquisa de Gregor Mendel e sua Primeira Lei. Diferenciar os termos homozigoto, heterozigoto, genótipo, fenótipo, mitose e meiose. Compreender e aplicar a Primeira Lei de Mendel (Lei da Segregação) e a Segunda Lei de Mendel (Lei da Segregação Independente). Analisar cruzamentos genéticos simples para observar a distribuição de características dominantes e recessivas.  Analisar os resultados experimentais e compará-los com as previsões teóricas baseadas nas Leis de Mendel. Diferenciar fixismo de transformismo. Conhecer as ideias de Lamarck sobre a evolução das espécies. Conhecer as ideias de Darwin e Wallace sobre a evolução das espécies. Reconhecer a seleção natural como mecanismo

que possibilitou a diversidade de vida. Apontar algumas evidências da evolução.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA O1

 

Tema: Hereditariedade I

 

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios – Parte I (15 min)

Ao iniciar a aula, procure construir o conceito de hereditariedade em conjunto com a turma. Inicie fazendo perguntas como: “Por que nos parecemos com nossos pais e familiares?”. Solicite que os alunos anotem as hipóteses em seu caderno. Em seguida, pergunte: “Como as características são passadas dos pais para os filhos?”. Questione aos estudantes, se já ouviram os termos hermafroditas, autofecundação, fecundação cruzada, ervilhas e Mendel? Acolha as respostas, apenas.

Neste momento, informe aos estudantes que essas perguntas já eram feitas há muito tempo por vários cientistas.

Nesta etapa o professor também pode utilizar as imagens e questionamentos disponíveis nas páginas 64 e 65 do livro A Conquista Ciências, 9º Ano.

Etapa 02:Aprofundando no tema (25 min)

Explique aos estudantes que, na metade do século XIX, um monge agostiniano chamado Gregor Mendel procurou investigar como as características físicas das plantas seriam transmitidas para a geração seguinte. Mendel realizou um trabalho importante com as ervilhas dos jardins do mosteiro onde vivia, e esses

experimentos foram divulgados na publicação Experimentos em hibridização de plantas, de 1865. Esclareça aos estudantes que os microscópios ainda não tinham uma resolução muito boa no século XIX e que nessa mesma época não se conhecia a molécula de DNA ou suas propriedades.

Explique de forma bem clara sobre os motivos que Mendel utilizou as ervilhas como estudo sobre cruzamento de espécies e resultados. Dê continuidade esclarecendo sobre fecundação, autofecundação, hermafrodita, fecundação cruzada, geração parental e geração F1. Permita a participação dos estudantes. Leia as orientações didáticas.

Você pode utilizar o livro didático A Conquista Ciências 9º ano páginas 66 a 69 como material de apoio.

 

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (10 min)

Oriente os estudantes na resolução das atividades das páginas 67 e 68 do livro didático.

 

AULA 02

 

 

Tema: As Interpretações de Mendel

 

Etapa 04: Chegando aos Resultados (20 min)

Faça uma explanação das interpretações de Mendel, de forma bem clara e explicativa, utilizando como suporte as páginas 70 e 71 do livro didático A Conquista Ciências 9º Ano. Leia as orientações didáticas, são importantes para o desenvolvimento da aula.

 

Etapa 05: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Oriente os estudantes na resolução das atividades da página 71 do livro didático, se coloque a disposição para tirar dúvidas no momento da execução.

 

Etapa 06: Correção da Atividade (10 min)

Aproveite o momento para rever o objeto de conhecimento esclarecendo sobre possíveis dúvidas que surgiram durante a execução da atividade. Corrija também as páginas 67 e 68.

 

AULA 03

 

Tema: O Surgimento da Genética

 

Etapa 07: Indo Além (30 min)

Desde a antiguidade, o homem busca entender como ocorre a transmissão das características de um ser para outro. As primeiras ideias sobre hereditariedade eram bastante simples e apenas afirmavam que os filhos eram semelhantes aos pais, sem entender o mecanismo por trás dessa constatação. A Genética é a parte da Biologia que estuda a hereditariedade, ou seja, a forma como as características são repassadas de geração para geração. Considera-se que essa ciência iniciou-se com os experimentos e leis propostas por um monge chamado Gregor Mendel, em um trabalho publicado em 1866.

Questione os estudantes sobre “Qual é a diferença entre cromossomo e gene?”; “O que é o DNA?”; “O que vocês entendem quando falamos em material genético de um ser vivo?”. Amplie a conversa perguntando: “Como os genes são transmitidos de pais para filhos?”.

Em seguida, apresente imagens do conjunto de cromossomos de uma célula humana e explique para os alunos que, com a melhoria das técnicas de microscopia, os cientistas descobriram que as células humanas possuem 46 cromossomos que formam 23 pares. Comente que outras espécies que possuem células eucarióticas também apresentam cromossomos que se agrupam aos pares. Com a leitura conjunta dos tópicos Cromossomos homólogos e número haplóide de Cromossomos e reprodução humana, aborde os conceitos de cromossomos homólogos, células diplóides e células haplóides, a formação dos gametas, a fecundação e o desenvolvimento do zigoto. Relembre que metade dos cromossomos que existem em nossas células são herdados de nossas mães e metade de nossos pais. Utilize como suporte as páginas 72 e 73 do livro didático a Conquista Ciências 9º Ano.

Etapa 08: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Oriente os estudantes na resolução das atividades da página 73 do livro didático, se coloque a disposição para tirar dúvidas no momento da execução.

AULA 04

Tema: As Leis de Mendel

Etapa 09: Correção da Atividade (10 min)

Aproveite o momento para rever o objeto de conhecimento esclarecendo sobre possíveis dúvidas que surgiram durante a execução da atividade.

Etapa 10: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Pergunte aos estudantes se já ouvira m falar a respeito da Primeira Lei de Mendel (Lei da Segregação)? E sobre Segunda Lei de Mendel (Lei da Segregação Independente)? Como Mendel testou suas teorias? Acolha as respostas.

Etapa 11: Aprofundando no tema (20 min)

Inicie a aula relembrando os conceitos de genética dando ênfase ao genótipo e fenótipo, em seguida apresente o vídeo “Primeira Lei de Mendel” disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=-LVAbqX8CtI.

Em seguida, faça uma exposição dialogada sobre as leis de Mendel, tendo como fonte o livro didático A Conquista Ciências páginas 74 e 75.

Lembre-se de ressaltar a importância de estudos investigativos para a ciência, destacando os motivos que levaram Mendel a escolher as ervilhas para a realização do experimento dentre eles: fácil cultivo, grande número de descendentes férteis, fácil identificação de variedade e características distintas, ciclo de vida curto que facilita a observação de várias gerações e facilidade de polinização artificial.

Etapa 12: Verificação de aprendizagem (10 min)

Resolução do exercício proposto na página 75 do livro A Conquista Ciências, caso não seja possível concluir em sala de aula, terminar em casa.

AULA 05

Tema: Estudos sobre transmissão de características

Etapa 13: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Pergunte aos estudantes o que é um casamento consanguíneo. Certifique-se de que eles sabem que se trata de casamento entre parentes próximos, como primos, por exemplo.

 

Etapa 14: Aula Expositiva Dialogada (25 min)

Fazer uma aula expositiva dialogada sobre a transmissão de características, permita que os estudantes participem da aula.

Conhecer os principais símbolos usados em um heredograma ajuda na resolução de diversas situações-problema que serão propostas nas próximas páginas. Para auxiliar os estudantes com esta compreensão, desenhe alguns heredogramas na lousa e peça que analisem o que está sendo representado em cada um. Além dos símbolos apresentados aqui, existem outros, mas, por serem menos usuais, optamos por não os mostrar. Utilize as páginas 76 a 78, 80 e 81 do livro didático A Conquista Ciências, 9º Ano.

Etapa 15: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Oriente os estudantes na resolução das atividades da página 79 e 81 do livro didático, se coloque a disposição para tirar dúvidas no momento da execução.

AULA 06

Tema: Evolução

Etapa 16: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min)

Levante o conhecimento prévio dos estudantes a partir das seguintes questões: 1. Na sua opinião, conchas diferentes representam espécies diferentes de moluscos? 2. Estima-se que existam cerca de 50 mil espécies de moluscos na Terra. Como você acha que essas diferentes espécies surgiram? 3. Em relação aos seres humanos, você acha que sempre existiu apenas uma espécie do gênero humano na Terra? A imagem da abertura da Unidade (livro A Conquista Ciências 9º Ano, páginas 98 e 99) apresenta uma variedade de conchas de moluscos. Continue sondando o conhecimento dos estudantes, oriente-os a observarem atentamente e a perceberem a diversidade de conchas: diferentes cores, formatos, tamanhos etc. Pergunte o que eles acham dessa diversidade. Será que a diversidade de conchas está relacionada com a diversidade de espécies de moluscos? Nesse momento, lembre-os que também existem diversos moluscos sem conchas. Questione-os sobre a origem, não apenas da diversidade de moluscos, mas de outros seres vivos, como aves, mamíferos, peixes, insetos, plantas, fungos, entre outros. O que uma ave tem em comum com um peixe? E com uma samambaia? Como essas diferentes espécies surgiram? Permita que eles reflitam por alguns instantes e compartilhem suas ideias. Vale ressaltar que nesta Unidade será abordada a evolução biológica de acordo com a Ciência. Não é intenção debater aspectos filosóficos, ideológicos e religiosos; por isso, é importante que os assuntos que serão abordados sejam conversados em um ambiente tranquilo e propício para o compartilhamento de ideias.

Etapa 17: Para inicio de conversa (20 min)

O estudo da evolução costuma ser polêmico. Por isso, desde o início, é importante esclarecer que a evolução será apresentada do ponto de vista científico, não sendo a intenção discutir filosofia, ideologia e religião. Aborde os conceitos de fixismo e transformismo. Converse com os estudantes e pergunte se eles concordam com o questionamento que os cientistas da época fizeram sobre o fixismo. Utilize o livro didático A Conquista Ciências, 9º ano”, páginas 100 e 101.

 

Etapa 18: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Oriente os estudantes na execução da atividade da página 101 do livro didático. Em seguida faça a correção.

 

AULA 07

Tema: Lamarckismo

Etapa 19: Mão na Massa (35 min)

 Mão na massa: no link a seguir você encontra uma atividade que será utilizada para introduzir as ideias de Lamarck. Divida os alunos em pequenos grupos e distribua uma ficha para cada. Eles deverão fazer a leitura da condição que lhes foi apresentada e formular quais características as aves precisariam adquirir para sobreviver em um ambiente que se modificou. Em seguida peça para que os grupos apresentem suas respostas, oriente os alunos para que eles questionem também seus colegas ou que sugiram modificações que não foram citadas.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q66mWhFuCsPC5TACgZ8msHQ7vJuXJmvjADEHzksnjnSJTPdbqtmQuv8AyhYM/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie9-10ve03

 

Etapa 20: Sistematizando o Conhecimento (15 min)

Após o debate, organize os seguintes conhecimentos que foram apresentados durante a atividade: a) os animais modificam-se para conseguir sobreviver no meio em que vivem; b) o conjunto de mudanças com o passar dos anos, gera a evolução dos organismos; c) nas ideias de Lamarck, essas mudanças são intencionais. Você deve fazer uma sistematização de que há uma teoria evolutiva, proposta por Jean Baptiste Lamarck que propunha que os organismos poderiam, intencionalmente, ir mudando suas características para conseguir se adaptar e sobreviver às mudanças do meio em que viviam. Foi isso que os grupos fizeram nessa atividade. Para Lamarck, o conjunto dessas alterações permitia que os seres vivos fossem se tornando diferentes uns dos outros e, assim, as espécies iam evoluindo. Você pode retomar a questão disparadora e solicitar que os alunos comparem os registros das explicações construídas no Mão na Massa com a visão de Lamarck diante dessa situação (como Lamarck responderia a essa questão?). Utilize o livro didático, páginas 102 e 103 para aprofundar sobre Lamarck e suas leis.

 

 

                                                                                    AULAS 08

TEMA: Darwin

 

Etapa 21: Levantamento de Conhecimentos Prévios Parte II (10 min)

No link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1GYwnwvDfAVGGejT5y_yKYB7QGBRe_Wyt/view?usp=sharing você encontra a proposta de uma abordagem inicial para tratar das ideias evolucionistas de Darwin. Mostre a imagem para os alunos e faça os questionamentos que estão ao lado da imagem. Acolha as respostas que surgirem e dê encaminhamento a organização do conhecimento a partir das respostas.

 

Etapa 22: Aula Expositiva Dialogada (25 min)

Comente que os pesquisadores Charles Darwin e Alfred Russel Wallace possuem algumas ideias diferentes entre si, mas ambos acreditavam na importância do meio para selecionar as características mais favoráveis dos indivíduos de uma população. Suas ideias constituem uma teoria evolutiva, chamada de seleção natural. Na seleção natural o meio tem uma influência muito grande para selecionar as características mais favoráveis à sobrevivência: se o ambiente se modificar, como no caso dos insetos, o aparecimento de musgos verdes na árvore, pode ser que outras características (como a cor verde dos insetos) sejam favoráveis. Utilize o livro “A Conquista Ciências, 9º ano” página 104 até 109 para aprofundar sobre as ideias evolucionistas de Darwin.

 

Etapa 23: Verificando a aprendizagem (15min)

Propor a realização da atividade do livro “A Conquista Ciências, 9º ano”, página 110, do 1 ao 2.

 

 

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; ( ) Jornal; ( X ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (X  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:______________________

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (65, 67, 69, 71, 73, 75, 101 e 110)  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   (X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação;  (   )Outros:___________________________________

 

 

 

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