SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema: Projeto
Consciência Negra: “Brasil do Verde ao Preto; Com todas as letras, tons,
ritmos, diversidades e sons”. |
Unidade
Temática: Vida e Evolução
|
Objetos de
Conhecimento: A África
está em nós; Somos todos africanos - É o que diz a genética; Tão longe e tão
próximos. |
|
Ano: 9º Período: 16 a 27/11 Nº
de Aulas: 06 |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Municiar o aluno com informações de
modo que ele possa valorizar a contribuição africana em diferentes áreas do
conhecimento e da vida; Investigar e
informar sobre a identificação dos alunos com sua ancestralidade africana, em
conformidade com a lei nº 10.639/03; Compreender sobre o processo de miscigenação no Brasil, bem como a
diferença entre o negro, mulato, cafuzo e mameluco. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA AULA 01 Tema: A
África está em nós Etapa 1: Para iniciar a abordagem sobre
questões raciais, é importante saber o que os alunos entendem por raça, tanto
na perspectiva das ciências biológicas, quanto das ciências humanas. Para
isso, levante o conhecimento prévio dos alunos com os seguintes
questionamentos: o que você entende por raça? Tem diferença do termo raça
dentro da biologia para a história, por exemplo? Quais diferenças? Você se
considera de qual raça? Acolha as respostas para dar seguimento a aula. Etapa 2: Partilhe as definições de raça a
seguir com os alunos: “Raça, em biologia, refere-se a uma única
subdivisão das espécies conhecidas, membros de uma herança física, a qual
visa distinguir-se de outras populações da mesma espécie. Apesar desta
definição ser precisa tanto quanto possível, os cientistas entendem que não
existem claras subdivisões na única espécie chamada homem, isto é, o Homo
sapiens. A maior parte das pessoas pertencem a categorias entre subdivisões
do que propriamente àquela da qual pertencem, ou de que um mesmo indivíduo
pode ter características que o colocam em diversas categorias
simultaneamente.” “Os antropólogos têm, tradicionalmente, descrito
várias raças colhendo um ou mais traços de evidência física, por meio do qual
o homem pode ser classificado. Entre os mais comuns traços utilizados estão:
forma da pálpebra, cor e forma do cabelo, o formato do nariz, a forma da
cabeça, a pele e a cor dos olhos e altura.” Etapa 3: Agora que os alunos já sabem o mínimo
da diferença entre as perspectivas de raça, é o momento de deixar que eles
construam aprendizado. Oriente para que eles respondam as seguintes questões
no caderno brevemente para que as diferentes respostas possam ser
compartilhadas: a.
Agora que você já conhece raça sob o olhar da
biologia e da antropologia, qual é a diferença entre o conceito de raça? b.
Quantas raças, numa perspectiva sociocultural,
você acredita que pode existir? c.
Existem diferenças entre as raças? Quais? d.
Essas diferenças entre as raças são biológicas,
sociais ou culturais? Porque? Nesse momento, é importante ir mediando e relacionando as diferentes
respostas apresentadas pelos alunos. É importante também destacar as
diferenças tanto cultural, social e biológicas (como aparência etc). Etapa 4: Nesse último momento, faça a mediação
de um debate sobre as diferenças entre as raças. Instigue os alunos a
refletirem e expressarem o porquê das diferenças existirem e como essas
diferenças acabam gerando violências como o racismo. Essa última etapa é o ponto
de partida para a próxima aula. AULA 02 Tema: Somos todos africanos - É o que diz a
genética. Etapa 5: Inicie a
aula questionando: De onde viemos? Qual a origem do Homo sapiens?
Nesse momento, espera-se que eles retomem os conhecimentos sobre evolução
humana e considerem a origem do Homo sapiens no continente Africano.
Assim, introduza o conteúdo: “Somos todos africanos” https://novaescola.org.br/conteudo/305/somos-todos-africanos# – é o que diz a genética. Utilize o vídeo que aborda
sobre as origens africanas: https://www.youtube.com/watch?v=bMI_Tkyhmig. Após passar o vídeo, inicie uma conversa com os alunos,
questione-os como eles se identificam em relação às suas origens, o que
significa afirmar “somos todos africanos?” Mesmo que todos tenhamos a mesma
origem, somos tratados da mesma forma? Por que? O que o vídeo fala sobre a
chegada das pessoas negras no Brasil? Etapa 6: Planeje uma entrevista para o aluno fazer com a sua família. Exemplos
de coleta de bons depoimentos podem ser encontrados no portal do Museu da
Pessoa www.museudapessoa.net Fazer o levantamento das
pessoas negras existentes na sua família. Combinar com os alunos como será
elaborado as questões que serão feitas aos entrevistados, O questionário
deverá ter: 1. Nome; Idade; 2. Há quanto tempo mora na localidade; 3.
Profissão, atividades que exerceu; Religião; 4. O lazer no passado e no
presente; 5. Os tipos de música e de dança preferidos do passado e do
presente; 6. Se identifica como pessoa negra; 7. Se sofre ou já sofreu
racismo. Reforçar com os alunos a importância do respeito aos
entrevistados. (Você vai recolher essa atividade na aula 5) Etapa 7: Muito além
da cor da pele. Dividir nossa espécie em raças é um equívoco. A ciência
mostra que a origem de cada um nunca está na cara, e sim nos genes. Na
análise do DNA, as porcentagens dos genes apontam para as regiões de origem
de nossos ancestrais. Divida a turma em dois grupos e dê para cada grupo um
link de uma matéria. Peça que eles façam a leitura e que anotem as
informações que eles considerarem importantes e para partilhar com os
colegas. Utilize os links: https://novaescola.org.br/conteudo/9106/muito-alem-da-cor-da-pele e https://www.nationalgeographicbrasil.com/2018/04/raca-nao-existe-conceito-cientifico-racismo-revista Etapa 8: Quais
as informações destacadas? Sobre o que os textos falam? Por que raça não se
aplica biologicamente para nós humanos? Etapa 9: Faça um
debate com os alunos sobre as imagens contida na Etapa 4, (Muito além da cor da pele), analisando o DNA das três pessoas registrada no
estudo feito na Etapa 4, (Muito
além da cor da pele) as
porcentagens dos genes apontam para as regiões de origem de nossos
ancestrais. O que isso quer dizer? Faça a mediação do debate entre os alunos. AULA 03 Tema: Darwninismo
Social Etapa 10: Na aula
passada, no texto sobre “Não há base científica para raça – trata-se de um
rótulo inventado” é citado sobre o processo de evolução biológica, teoria de
Charles Darwin. Comece questionando os alunos: é possível que a teoria da
evolução seja utilizada para o racismo? Como? Acolha as respostas que surgirem e introduza sobre
Darwninismo social com o link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=f0cpf9gMgAM . Etapa 11: Após o
vídeo, explique para os alunos que o Darwninismo social não foi proposto por
Darwin, ele inclusive era abolicionista. Em uma de suas visitas pelo Brasil,
que ainda estava no período da escravidão, Darwin ficou surpreso e
entristecido ao saber que o nosso país ainda estava passando por isso. Em
seguida, peça que os alunos anotem as respostas dos seguintes questionamentos
para serem debatidos em seguida: 1) As ideias de Darwin foram colocadas
dentro de um aspecto social e racial por alguns motivos, quais? 2) O que é
considerado uma civilização selvagem? E uma civilização moderna e evoluída?
3) O que é eugenia? Por que é uma teoria racista? 4) Se fôssemos analisar
sustentabilidade, respeito à natureza, diversidade cultural e religiosa,
complexidade social e cultural, quais grupos raciais e sociais seriam mais
evoluídos? Por que? Etapa 12: Momento de
verificar as respostas dos alunos, destacando as diferenças e semelhanças dos
pontos de vistas apresentados. Faça a mediação desse momento final da aula. AULA 04 Tema: Tão longe e tão próximos Etapa 13: Faça um
levantamento de conhecimento prévio dos alunos a respeito do que eles
entendem do processo de miscigenação no Brasil, apresentando os
questionamentos: O que você entende por miscigenação? A cultura
brasileira é plural ou formada por uma única etnia? Quais são elas? Quais são
as diferença entre o negro, mulato, cafuzo e mameluco? Para além da cor da
pele, a miscigenação agregou outras diferenças ao povo brasileiro? Etapa 14: Apresente
o documento a seguir que traz maiores informações sobre os vários termos que surgiram no período colonial para
designar o resultado da miscigenação entre africanos, europeus e indígenas: https://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/os-povos-no-brasil-miscigenacao.Após
a realização da leitura do texto, provoque os alunos com perguntas
relacionadas ao atual uso desses termos, se o uso deles atualmente é indicado
e se podem conotar ou não algum tipo de discriminação racial. Nesse momento,
o professor deve deixar claro que o uso desses termos tinha a função de identificar os indivíduos por
“qualidade” e não somente por cor e cruzamentos biológicos. O vocábulo “mestico” se referia à soma de muitos
atributos além da cor da pele, como ascendência (origem das matrizes, como
pai, avós, bisavós), composição biológica, posicionamento sociocultural e
estatuto jurídico no qual se enquadrava (livre, liberto, escravo). A reunião
dessas qualidades e condições é o que categorizava o indivíduo como mameluco,
pardo, crioulo, índio, branco, negro, cabra, caboclo, bastardo, entre outros
tantos termos. Etapa 15: Solicite
aos alunos que assistam ao vídeo que trata o povo brasileiro como sendo o
fenômeno da miscigenação e propõe enxergar riqueza e valorizar “o
diferente”:
https://www.youtube.com/watch?v=8vaq_FTVj0Q Etapa 16 : Solicite aos alunos que respondam ao
seguinte questionário: Você acredita que a beleza do povo brasileiro é devidamente
valorizada? A personalidade brasileira é explorada de maneira suficientemente
positiva em publicidade e outras atividades de geração de renda? A
partir da miscigenação, novos hábitos culturais foram surgindo do aderir a
diferentes costumes de um grupo ou outro. Como você acredita que esses
diferentes povos mantiveram e mantêm sua cultura viva? Há liberdade de
expressão e religiosa? Você enxerga algum episódio de “dominação cultural” no
Brasil? AULA 05 Tema: Valorização das Raças Etapa 17: Nesse
momento, é hora de retomar a etapa 6 da aula 2. Recolha as respostas obtidas
das entrevistas que os alunos fizeram: 1. Nome;
Idade; 2. Há quanto tempo mora na localidade; 3. Profissão, atividades que
exerceu; Religião; 4. O lazer no passado e no presente; 5. Os tipos de música
e de dança preferidos do passado e do presente; 6. Se identifica como pessoa
negra; 7. Se sofre ou já sofreu racismo. Reforçar com os alunos a
importância do respeito aos entrevistados. Etapa 18: Faça a
socialização da entrevista feita pelos alunos. Quais as maiores diferenças e
semelhanças entre as respostas? Etapa 19: Escolha a
pergunta de número 6 e analise as respostas apresentadas e o que isso pode
significar. Nessa socialização, é importante a troca de informações entre os
alunos e as diferenças entre as pessoas entrevistadas. Ressalte que as
pessoas sendo de uma mesma raça, elas possuem diferentes gostos e
costumes. Etapa 20: Algumas
pessoas negras têm dificuldade com a auto declarção da sua cor, isso se dá
pela questão do racismo e pelo colorismo. Você já ouviu falar de colorismo?
Pessoas negras claras sofrem o mesmo preconceito que pessoas negras escuras?
Assista o vídeo a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=xcgvusK7ZCM Etapa 21: Inicie um
debate sobre o vídeo com os alunos acerca dos temas tratados. É importante
que eles saibam que os diferentes tons de pele negra pode gerar diferentes
tipos de racismo. Etapa 22: Reproduza
aos alunos a música “A cor do Brasil” de Victor Kreutz, disponível no link a
seguir: https://www.vagalume.com.br/victor-kreutz/a-cor-do-brasil.html. Solicite que eles copiem e respondam no caderno as
questões abaixo: 2.
O autor diz
“Aceitamos todos”. Você acha que essa frase está de acordo com a realidade
brasileira atual? Justifique 3.
O que você acredita
que o autor quis dizer com a frase “Batalho a justiça de alma lavada”? 4.
A abolição da
escravatura trouxe condições de vida dignas aos negros? Comente um trecho da música que justifique sua resposta. Etapa
23: Mão na Massa Quando essa preta Por Danilo Mekari Do Portal Aprendiz . Estes versos da música Beleza Pura, de Caetano Veloso, estão sempre
presentes nas oficinas Tecendo e trançando arte,
dadas pelo Coletivo Manifesto Crespo. Formado por quatro mulheres, o grupo
discute as questões do universo da cultura afro-brasileira e busca fortalecer
a memória e a autoestima de mulheres negras sob o viés da valorização do
cabelo crespo. Que tal embarcarmos nessa ideia? Sugira as alunas e alunos a
produção de fotos ou vídeos exibindo penteados de origem africana, se tiver
alguém da família experiente no assunto, poderá fazer um tutorial ensinando a
fazer esses penteados. É interessante também explorar os turbantes, como
adereços que deixam as mulheres negras ainda mais charmosas e lindas. OBS.: Não esquecer de pedir que o aluno tire fotos do trabalho e
envie ao professor. A ideia é montar um portfólio dos trabalhos desenvolvidos
durante o projeto (álbum, vídeo, etc). AULA 06 Tema: A África está em nós Etapa 24: Para
iniciar a última aula desta sequência, questione os alunos: como é o
continente africano? Quais as diferenças que você imagina que tenha entre lá
e aqui? Como será que são os jovens de lá? E a escola? O que você já ouviu
sobre a África? Etapa 25: Compartilhe
o vídeo a seguir com os alunos: https://youtu.be/lMMMswD2UoA. Esse vídeo é fruto de um trabalho sobre o intercâmbio
entre adolescentes da Angola e do Brasil. Etapa 26: Após
assistirem o vídeo, socializem o que acharam mais interessante sobre o que
foi abordado. Questione os alunos: O que vocês não sabiam sobre Angola e
agora foi mostrado para vocês? No final das contas, quais as diferenças entre
os jovens dos 2 países? Etapa
27: Agora,
no final dessa sequência, questione os alunos quais ideias e preconceitos que
eles tinham sobre as pessoas negras, questões raciais, culturais e sociais
que foram mudadas durante a abordagem dessas aulas. Peça que eles anotem e
que compartilhem com os colegas. |
RECURSOS: ( ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; (
) Revista; (X) Vídeo; ( )
Microscópio; (X ) Computador; (X) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( )
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação
da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário