8ª Sequência Didática 9º Ano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: Projeto Consciência Negra: “Brasil do Verde ao Preto; Com todas as letras, tons, ritmos, diversidades e sons”.  

Unidade Temática: Vida e Evolução  

Objetos de Conhecimento: A África está em nós; Somos todos africanos - É o que diz a genética; Tão longe e tão próximos.    

Ano: 9º                          Período: 16 a 27/11                         Nº de Aulas: 06

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Municiar o aluno com informações de modo que ele possa valorizar a contribuição africana em diferentes áreas do conhecimento e da vida; Investigar e informar sobre a identificação dos alunos com sua ancestralidade africana, em conformidade com a lei nº 10.639/03;

Compreender sobre o processo de miscigenação no Brasil, bem como a diferença entre o negro, mulato, cafuzo e mameluco.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01   

 

Tema: A África está em nós

Etapa 1: Para iniciar a abordagem sobre questões raciais, é importante saber o que os alunos entendem por raça, tanto na perspectiva das ciências biológicas, quanto das ciências humanas. Para isso, levante o conhecimento prévio dos alunos com os seguintes questionamentos: o que você entende por raça? Tem diferença do termo raça dentro da biologia para a história, por exemplo? Quais diferenças? Você se considera de qual raça? Acolha as respostas para dar seguimento a aula.

 

Etapa 2: Partilhe as definições de raça a seguir com os alunos:

“Raça, em biologia, refere-se a uma única subdivisão das espécies conhecidas, membros de uma herança física, a qual visa distinguir-se de outras populações da mesma espécie. Apesar desta definição ser precisa tanto quanto possível, os cientistas entendem que não existem claras subdivisões na única espécie chamada homem, isto é, o Homo sapiens. A maior parte das pessoas pertencem a categorias entre subdivisões do que propriamente àquela da qual pertencem, ou de que um mesmo indivíduo pode ter características que o colocam em diversas categorias simultaneamente.”

“Os antropólogos têm, tradicionalmente, descrito várias raças colhendo um ou mais traços de evidência física, por meio do qual o homem pode ser classificado. Entre os mais comuns traços utilizados estão: forma da pálpebra, cor e forma do cabelo, o formato do nariz, a forma da cabeça, a pele e a cor dos olhos e altura.”

Etapa 3: Agora que os alunos já sabem o mínimo da diferença entre as perspectivas de raça, é o momento de deixar que eles construam aprendizado. Oriente para que eles respondam as seguintes questões no caderno brevemente para que as diferentes respostas possam ser compartilhadas:

a.                  Agora que você já conhece raça sob o olhar da biologia e da antropologia, qual é a diferença entre o conceito de raça?

b.                  Quantas raças, numa perspectiva sociocultural, você acredita que pode existir?

c.                  Existem diferenças entre as raças? Quais?

d.                  Essas diferenças entre as raças são biológicas, sociais ou culturais? Porque?

Nesse momento, é importante ir mediando e relacionando as diferentes respostas apresentadas pelos alunos. É importante também destacar as diferenças tanto cultural, social e biológicas (como aparência etc).

Etapa 4: Nesse último momento, faça a mediação de um debate sobre as diferenças entre as raças. Instigue os alunos a refletirem e expressarem o porquê das diferenças existirem e como essas diferenças acabam gerando violências como o racismo. Essa última etapa é o ponto de partida para a próxima aula.

 

AULA 02 

 

Tema: Somos todos africanos - É o que diz a genética.    

Etapa 5: Inicie a aula questionando: De onde viemos? Qual a origem do Homo sapiens? Nesse momento, espera-se que eles retomem os conhecimentos sobre evolução humana e considerem a origem do Homo sapiens no continente Africano. Assim, introduza o conteúdo: “Somos todos africanos” https://novaescola.org.br/conteudo/305/somos-todos-africanos# – é o que diz a genética. Utilize o vídeo que aborda sobre as origens africanas: https://www.youtube.com/watch?v=bMI_Tkyhmig. Após passar o vídeo, inicie uma conversa com os alunos, questione-os como eles se identificam em relação às suas origens, o que significa afirmar “somos todos africanos?” Mesmo que todos tenhamos a mesma origem, somos tratados da mesma forma? Por que? O que o vídeo fala sobre a chegada das pessoas negras no Brasil?

Etapa 6: Planeje uma entrevista para o aluno fazer com a sua família. Exemplos de coleta de bons depoimentos podem ser encontrados no portal do Museu da Pessoa www.museudapessoa.net  Fazer o  levantamento das pessoas negras existentes na sua família. Combinar com os alunos como será elaborado as questões que serão feitas aos entrevistados, O questionário deverá ter: 1. Nome; Idade; 2. Há quanto tempo mora na localidade; 3. Profissão, atividades que exerceu; Religião; 4. O lazer no passado e no presente; 5. Os tipos de música e de dança preferidos do passado e do presente; 6. Se identifica como pessoa negra; 7. Se sofre ou já sofreu racismo. Reforçar com os alunos a importância do respeito aos entrevistados. (Você vai recolher essa atividade na aula 5)

Etapa 7: Muito além da cor da pele. Dividir nossa espécie em raças é um equívoco. A ciência mostra que a origem de cada um nunca está na cara, e sim nos genes. Na análise do DNA, as porcentagens dos genes apontam para as regiões de origem de nossos ancestrais.

Divida a turma em dois grupos e dê para cada grupo um link de uma matéria. Peça que eles façam a leitura e que anotem as informações que eles considerarem importantes e para partilhar com os colegas. Utilize os links: https://novaescola.org.br/conteudo/9106/muito-alem-da-cor-da-pele e https://www.nationalgeographicbrasil.com/2018/04/raca-nao-existe-conceito-cientifico-racismo-revista 

Etapa 8:  Quais as informações destacadas? Sobre o que os textos falam? Por que raça não se aplica biologicamente para nós humanos?

Etapa 9: Faça um debate com os alunos sobre as imagens contida na Etapa 4, (Muito além da cor da pele), analisando o DNA das três pessoas registrada no estudo feito na Etapa 4, (Muito além da cor da pele) as porcentagens dos genes apontam para as regiões de origem de nossos ancestrais. O que isso quer dizer? Faça a mediação do debate entre os alunos.

 

AULA 03   

 

Tema: Darwninismo Social

Etapa 10: Na aula passada, no texto sobre “Não há base científica para raça – trata-se de um rótulo inventado” é citado sobre o processo de evolução biológica, teoria de Charles Darwin. Comece questionando os alunos: é possível que a teoria da evolução seja utilizada para o racismo? Como?

Acolha as respostas que surgirem e introduza sobre Darwninismo social com o link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=f0cpf9gMgAM .

Etapa 11: Após o vídeo, explique para os alunos que o Darwninismo social não foi proposto por Darwin, ele inclusive era abolicionista. Em uma de suas visitas pelo Brasil, que ainda estava no período da escravidão, Darwin ficou surpreso e entristecido ao saber que o nosso país ainda estava passando por isso. Em seguida, peça que os alunos anotem as respostas dos seguintes questionamentos para serem debatidos em seguida: 1) As ideias de Darwin foram colocadas dentro de um aspecto social e racial por alguns motivos, quais? 2) O que é considerado uma civilização selvagem? E uma civilização moderna e evoluída? 3) O que é eugenia? Por que é uma teoria racista? 4) Se fôssemos analisar sustentabilidade, respeito à natureza, diversidade cultural e religiosa, complexidade social e cultural, quais grupos raciais e sociais seriam mais evoluídos? Por que? 

Etapa 12: Momento de verificar as respostas dos alunos, destacando as diferenças e semelhanças dos pontos de vistas apresentados. Faça a mediação desse momento final da aula.

AULA 04

 

Tema: Tão longe e tão próximos

Etapa 13: Faça um levantamento de conhecimento prévio dos alunos a respeito do que eles entendem do processo de miscigenação no Brasil, apresentando os questionamentos: O que você entende por miscigenação?  A cultura brasileira é plural ou formada por uma única etnia? Quais são elas? Quais são as diferença entre o negro, mulato, cafuzo e mameluco? Para além da cor da pele, a miscigenação agregou outras diferenças ao povo brasileiro? 

Etapa 14: Apresente o documento a seguir que traz maiores informações sobre os vários termos que surgiram no período colonial para designar o resultado da miscigenação entre africanos, europeus e indígenas: https://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/os-povos-no-brasil-miscigenacao.Após a realização da leitura do texto, provoque os alunos com perguntas relacionadas ao atual uso desses termos, se o uso deles atualmente é indicado e se podem conotar ou não algum tipo de discriminação racial. Nesse momento, o professor deve deixar claro que o uso desses termos tinha a função de identificar os indivíduos por “qualidade” e não somente por cor e cruzamentos biológicos.  O vocábulo “mestico” se referia à soma de muitos atributos além da cor da pele, como ascendência (origem das matrizes, como pai, avós, bisavós), composição biológica, posicionamento sociocultural e estatuto jurídico no qual se enquadrava (livre, liberto, escravo). A reunião dessas qualidades e condições é o que categorizava o indivíduo como mameluco, pardo, crioulo, índio, branco, negro, cabra, caboclo, bastardo, entre outros tantos termos.

Etapa 15: Solicite aos alunos que assistam ao vídeo que trata o povo brasileiro como sendo o fenômeno da miscigenação e propõe enxergar riqueza e valorizar  “o diferente”: https://www.youtube.com/watch?v=8vaq_FTVj0Q 

Etapa 16 : Solicite aos alunos que respondam ao seguinte questionário: Você acredita que a beleza do povo brasileiro é devidamente valorizada? A personalidade brasileira é explorada de maneira suficientemente positiva em publicidade e outras atividades de geração de renda? A partir da miscigenação, novos hábitos culturais foram surgindo do aderir a diferentes costumes de um grupo ou outro. Como você acredita que esses diferentes povos mantiveram e mantêm sua cultura viva? Há liberdade de expressão e religiosa? Você enxerga algum episódio de “dominação cultural” no Brasil?

AULA 05

 

Tema: Valorização das Raças

Etapa 17: Nesse momento, é hora de retomar a etapa 6 da aula 2. Recolha as respostas obtidas das entrevistas que os alunos fizeram: 1. Nome; Idade; 2. Há quanto tempo mora na localidade; 3. Profissão, atividades que exerceu; Religião; 4. O lazer no passado e no presente; 5. Os tipos de música e de dança preferidos do passado e do presente; 6. Se identifica como pessoa negra; 7. Se sofre ou já sofreu racismo. Reforçar com os alunos a importância do respeito aos entrevistados. 

Etapa 18: Faça a socialização da entrevista feita pelos alunos. Quais as maiores diferenças e semelhanças entre as respostas?

Etapa 19: Escolha a pergunta de número 6 e analise as respostas apresentadas e o que isso pode significar. Nessa socialização, é importante a troca de informações entre os alunos e as diferenças entre as pessoas entrevistadas. Ressalte que as pessoas sendo de uma mesma raça, elas possuem diferentes gostos e costumes. 

Etapa 20: Algumas pessoas negras têm dificuldade com a auto declarção da sua cor, isso se dá pela questão do racismo e pelo colorismo. Você já ouviu falar de colorismo? Pessoas negras claras sofrem o mesmo preconceito que pessoas negras escuras? Assista o vídeo a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=xcgvusK7ZCM

Etapa 21: Inicie um debate sobre o vídeo com os alunos acerca dos temas tratados. É importante que eles saibam que os diferentes tons de pele negra pode gerar diferentes tipos de racismo.

Etapa 22: Reproduza aos alunos a música “A cor do Brasil” de Victor Kreutz, disponível no link a seguir: https://www.vagalume.com.br/victor-kreutz/a-cor-do-brasil.html. Solicite que eles copiem e respondam no caderno as questões abaixo:

1.      O autor diz na canção “Levo em minha pele, no meu coração a cor do Brasil”. Você sente orgulho das suas origens? O que faz para valorizar suas raízes?

2.      O autor diz “Aceitamos todos”. Você acha que essa frase está de acordo com a realidade brasileira atual? Justifique

3.      O que você acredita que o autor quis dizer com a frase “Batalho a justiça de alma lavada”?

4.      A abolição da escravatura trouxe condições de vida dignas aos negros? Comente um trecho da música que justifique sua resposta.

Etapa 23: Mão na Massa

Quando essa preta
Começa a tratar do cabelo
É de se olhar
Toda trama da trança
Transa do cabelo
Conchas do mar
Ela manda buscar
Pra botar no cabelo
Toda minúcia, toda delícia…

 

Por Danilo Mekari  Do Portal Aprendiz . Estes versos da música Beleza Pura, de Caetano Veloso, estão sempre presentes nas oficinas Tecendo e trançando arte, dadas pelo Coletivo Manifesto Crespo. Formado por quatro mulheres, o grupo discute as questões do universo da cultura afro-brasileira e busca fortalecer a memória e a autoestima de mulheres negras sob o viés da valorização do cabelo crespo. Que tal embarcarmos nessa ideia? Sugira as alunas e alunos a produção de fotos ou vídeos exibindo penteados de origem africana, se tiver alguém da família experiente no assunto, poderá fazer um tutorial ensinando a fazer esses penteados. É interessante também explorar os turbantes, como adereços que deixam as mulheres negras ainda mais charmosas e lindas.

 

OBS.: Não esquecer de pedir que o aluno tire fotos do trabalho e envie ao professor. A ideia é montar um portfólio dos trabalhos desenvolvidos durante o projeto (álbum, vídeo, etc).

AULA 06

 

Tema: A África está em nós

Etapa 24: Para iniciar a última aula desta sequência, questione os alunos: como é o continente africano? Quais as diferenças que você imagina que tenha entre lá e aqui? Como será que são os jovens de lá? E a escola? O que você já ouviu sobre a África?

Etapa 25: Compartilhe o vídeo a seguir com os alunos: https://youtu.be/lMMMswD2UoA. Esse vídeo é fruto de um trabalho sobre o intercâmbio entre adolescentes da Angola e do Brasil.

Etapa 26: Após assistirem o vídeo, socializem o que acharam mais interessante sobre o que foi abordado. Questione os alunos: O que vocês não sabiam sobre Angola e agora foi mostrado para vocês? No final das contas, quais as diferenças entre os jovens dos 2 países? 

Etapa 27: Agora, no final dessa sequência, questione os alunos quais ideias e preconceitos que eles tinham sobre as pessoas negras, questões raciais, culturais e sociais que foram mudadas durante a abordagem dessas aulas. Peça que eles anotem e que compartilhem com os colegas.

 

RECURSOS: ( ) Livro didático; (  ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (X ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  )  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

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