II Aula a Distância de Ciências 7º Ano


7º Ano: Equilíbrio Termodinâmico da Terra/Efeito Estufa

Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo o mecanismo natural do efeito estufa e seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes.

ATIVIDADE 1: Pesquisa Orientada
Pesquise e anote em seu caderno (não esqueça de colocar a data da atividade) sobre as questões relacionadas abaixo utilizando como fonte o vídeo “Efeito estufa: esquentando a Terra”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WRJXjzX_TX4 e as informações do Site “Brasil Escola”, disponível em https://brasilescola.uol.com.br/geografia/efeito-estufa.htm  
Com suas palavras descreva efeito estufa?
O efeito estufa, segundo as teorias mais aceitas pela comunidade científica, vem contribuindo para a elevação média das temperaturas no planeta. Esse fenômeno é um processo é um fenômeno natural ou artificial? Justifique.
Quais são os gases que causam o efeito estufa?
A concentração destes gases pode ser alterada? De que forma?
Eles são de origem natural? As ações humanas contribuem para a emissão destes gases? De que maneira?

ATIVIDADE 2: Ilustrando
A partir de sua pesquisa da Atividade 1, ilustre os principais vilões da emissão dos gases de efeito estufa da atmosfera. Caprichem!! Depois façam fotos e enviem ao professor.

ATIVIDADE 3: Reproduzindo
No endereço abaixo em slides de 1 a 8, há vários infográficos* referentes ao aquecimento global, escolha um e represente em seu caderno, em seguida faça um comentário.  https://pt.slideshare.net/VeraLessa1/infografico-aquecimento-global-1
*Infografia ou infográficos são textos visuais explicativos e informativos associados a elementos não verbais, tais como imagens, sons, gráficos, hiperlinques etc. São utilizados com frequência na mídia impressa e digital, tendo como principal função informar o leitor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário