5ª SD Cie 8ºAno 2025

  

5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Iniciação Científica e Sustentabilidade: A Ciência Começa em Casa

Tema: Tecnologias do bem: iniciativas a favor do meio ambiente

Unidade Temática: Matéria e energia 

Objetos de Conhecimento: Eletricidade e magnetismo; Corrente elétrica, Eletromagnetismo, Circuitos Elétricos. 

Ano: 8º                                     Período: 09 a 17/06                                           Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

 (EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

·         Conhecer como se dá a corrente elétrica.  Conhecer algumas aplicações do eletromagnetismo. Compreender os conceitos básicos de magnetismo e eletromagnetismo. Identificar as propriedades dos ímãs e os fenômenos magnéticos. Entender a relação entre eletricidade e magnetismo, introduzindo o conceito de eletromagnetismo.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

TEMA: Eletricidade

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (50 min)

Levantamento de conhecimentos prévios a partir das questões seguintes: 1.Quais são os equipamentos elétricos que você mais utiliza em sua casa? Como eles funcionam? 2. Como seria sua vida sem energia elétrica? Descreva. Permita uma breve conversa com os alunos a respeito do tema, durante o qual os alunos compartilharão suas experiências em seguida convide-os a   assistir o vídeo disponível no link abaixo para complementar a aprendizagem. https://www.youtube.com/watch?v=8ti6FtlvMoc&t=42s.

 

AULA 02

TEMA: Eletricidade

Etapa 02: Mão na Massa (30min)

Realizar o experimento sobre formas de eletrização, disponível nas páginas 97 e 98 do livro didático. Ao montar o dispositivo que será usado na atividade, oriente os estudantes a tomarem cuidado com os materiais pontiagudos. Se julgar oportuno, realize as etapas 1 e 2 da montagem, garantindo a integridade física dos estudantes. Eles podem dar continuidade à atividade a partir da etapa 3. Espera-se que os estudantes identifiquem que os materiais eletrizados interagem entre si

de acordo com os princípios de atração e repulsão: corpos com cargas de mesmo sinal se repelem, enquanto corpos com cargas de sinais opostos se atraem.

Etapa 03: Aprofundando no Tema (20 min)

Em aula expositiva com abertura para comentários dos estudantes, apresentar informações sobre eletricidade, utilize como suporte o livro didático A Conquista Ciências 8º ano, páginas 84 a 87.  Utilize slides para facilitar a compreensão. Evidencie que a eletricidade, por exemplo, nem sempre foi tão bem compreendida como é atualmente, de modo que as primeiras explicações sobre os fenômenos elétricos continham descrições etéreas. Para Tales de Mileto (c. 624-620 a.C.-548-545 a.C.), por exemplo, o que capacitava um objeto a atrair ou mover outros objetos era a presença de uma alma. Por “alma” considerava-se algo cinético ou relacionado à força. O artigo sugerido na seção Para o professor traz informações interessantes sobre a história da eletricidade e do magnetismo, que podem ser úteis nas conversas em sala de aula.

 

AULA 03

TEMA: Guerra das Correntes

Etapa 04:  Leitura e Interpretação (25 min)

Fazer a leitura compartilhada do texto “Tesla versus Edison: A guerra das Correntes” disponível nas páginas 88 e 89 do livro A Conquista Ciências, 8º ano, em seguida discutir sobre o conteúdo lido para facilitar na resolução das questões da página 89.

 

Etapa 05: Recapitulando a Aprendizagem (20 min)

Verificar se de fato os objetivos da aprendizagem foram alcançados a partir da construção do mapa mental com base no texto das páginas 84 e 85 do livro didático A Conquista, 8º Ano. Utilize o modelo de mapa abaixo. Após a reprodução do mapa, faça uma pequena revisão do que foi visto.

 

Etapa 06: Verificação da Aprendizagem (05 min)

Oriente os estudantes na realização da atividade das páginas 85 e 87,  em casa.

 

 

AULA 04

TEMA: Magnetismo

 

Etapa 07: Correção da Atividade (15 min)

Aproveite o momento para sanar dúvidas levantadas durante a realização da atividade.

 

Etapa 08: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

·         Levante os conhecimentos prévios a partir das questões seguintes: O que vocês sabem sobre ímãs e magnetismo? Como os ímãs conseguem atrair objetos à distância?

·         Se possível, mostre alguns ímãs e objetos metálicos para estimular a curiosidade.

 

Etapa 09: Aula Expositiva Dialogada (25 min)

 

Faça uma aula expositiva com abertura para comentários dos estudantes, a partir da leitura do texto sobre como as tartarugas marinhas usam os campos magnéticos da Terra, disponível na página 93 do livro didático, para instigar a curiosidade dos estudantes, fazer uma leitura compartilhada, escolhendo alguns estudantes, em seguida, explique as informações sobre magnetismo, utilize como suporte o livro didático A Conquista Ciências 8º ano, páginas 90 a 92. Em seguida, disponibilize o vídeo “O Campo magnético da Terra” de 8 minutos, disponível no link a baixo.

https://dl.larkplayer.com/video  

1.      Após o vídeo, você deverá mostrar a importância do Campo Magnético no Dia a Dia (1 minuto):

·         Para concluir, o professor deve destacar a importância do campo magnético no dia a dia. Ele pode mencionar algumas aplicações práticas do campo magnético, como em motores elétricos, geradores, bússolas, e até mesmo em aparelhos eletrônicos que usamos diariamente.

·         O professor pode, por exemplo, explicar como os discos rígidos dos computadores funcionam devido ao campo magnético, ou como as bússolas são usadas para se orientar em um mapa.

A Conclusão é uma parte crucial da aula, pois serve para consolidar o aprendizado, reforçar a importância do tópico e motivar os alunos a continuarem estudando o assunto. Além disso, ao sugerir materiais extras, o professor está incentivando a aprendizagem autônoma, que é uma habilidade valiosa para os alunos desenvolverem.

 

AULA 05

TEMA: Eletromagnetismo

 

Etapa 10: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min)

Levante os conhecimentos prévios a partir das questões a seguir: Quais objetos da sua casa você acha que funcionam com eletricidade e imãs ao mesmo tempo? Você acha que a eletricidade pode criar um campo magnético? Por quê? Como você acha que funciona o motor de um ventilador ou de um liquidificador? Você já ouviu falar em eletroímã? O que acha que é isso?

Respostas:

Quais objetos da sua casa você acha que funcionam com eletricidade e ímãs ao mesmo tempo?

Alguns exemplos são o ventilador, o liquidificador, o motor da máquina de lavar, e até o alto-falante. Todos esses aparelhos usam motores elétricos, que funcionam graças à combinação de eletricidade e magnetismo. Eles precisam de eletricidade para funcionar, mas também usam ímãs (ou campos magnéticos) para gerar movimento.

 

Você acha que a eletricidade pode criar um campo magnético? Por quê?

Sim! Quando a eletricidade passa por um fio, ela cria um campo magnético ao redor dele. Isso foi descoberto por um cientista chamado Oersted. Quanto mais forte a corrente elétrica, mais forte é o campo magnético. Isso é a base do que chamamos de eletromagnetismo.

 

Como você acha que funciona o motor de um ventilador ou de um liquidificador?

Dentro desses aparelhos, tem um motor elétrico. Ele funciona assim: a eletricidade passa por fios enrolados (bobinas), criando um campo magnético. Esse campo interage com ímãs, fazendo com que uma parte do motor gire. Esse giro é o que faz as hélices do ventilador ou as lâminas do liquidificador se moverem. Ou seja, o motor transforma energia elétrica em movimento (energia mecânica).

 

Você já ouviu falar em eletroímã? O que acha que é isso?

Sim! Um eletroímã é um tipo de ímã que funciona com eletricidade. Ele é feito enrolando um fio em volta de um pedaço de ferro (como um prego) e ligando esse fio a uma pilha ou bateria. Quando a corrente elétrica passa pelo fio, o ferro vira um ímã. Mas ele só funciona enquanto a eletricidade estiver ligada — se desligar, ele para de ser um ímã. É muito usado em guindastes para levantar metais pesados em ferros-velhos, por exemplo.

Apenas acolha as respostas dos estudantes.

 

Etapa 11: Aprofundando no Tema (20 min)

Explique a relação entre eletricidade e magnetismo. Auxilie os estudantes na compreensão do experimento apresentado nas imagens. Explique que, quando o circuito é fechado, a corrente elétrica passa pelo fio condutor posicionado acima da bússola. Essa movimentação das cargas elétricas origina um campo magnético ao redor do condutor que interfere na orientação da bússola. Comente que esse fenômeno evidencia que a eletricidade e o magnetismo são fenômenos com naturezas parecidas. Utilize como suporte as páginas 94 e 95 do livro didático A Conquista 8º ano.

Etapa 12: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Oriente os estudantes na realização da atividade da página 95.

Providenciar o material da aula 06.

 

AULA 06

Tema: Construindo Circuitos Elétricos

Etapa 13: Correção da Atividade (10 min)

Momento oportuno para revisar o que foi trabalhado em classe e tirar as dúvidas levantadas. Faça a correção oral.

Etapa 14: Mão na Massa (30 min)

Realizar a construção de circuitos elétricos com os estudantes, utilize as orientações das páginas 100 e 101 do livro didático, na montagem do circuito, oriente os estudantes a tomarem cuidado com os materiais pontiagudos. Eles devem ter cuidado também no manuseio das lâmpadas. Caso alguma lâmpada caia e se quebre, recolha os cacos e descarte-o de forma adequada, evitando que os estudantes ou funcionários da escola se machuquem. A construção de circuitos elétricos com pilha e a comparação com circuitos elétricos residenciais contribui para o desenvolvimento da habilidade EF08CI02. A atividade também contribui para o desenvolvimento competência específica 3 de Ciências da Natureza, ao solicitar que os estudantes analisem os fenômenos relacionados aos circuitos elétricos, exercitando a curiosidade para buscar respostas e resoluções. Atente-se para o fato de que as lâmpadas ideais para a realização dessa atividade são as incandescentes, cuja intensidade do brilho é proporcional à corrente elétrica que as atravessa.

 

Etapa 15: Conclusão (10 min)

 

Orientar os estudantes na resolução do item 5 da página 105 do livro didático sobre o circuito que eles construíram.

 

 

 

 

 

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (85, 87,88, 89, 95, 97, 98, 105)

(X) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (  ) Debate;   (X ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário