|
5ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
|
Tema Inter curricular: Iniciação Científica e Sustentabilidade: A
Ciência Começa em Casa |
|
|
Tema: Tecnologias do bem: iniciativas a favor do meio
ambiente |
Unidade Temática: Matéria e energia |
|
Objetos
de Conhecimento: Eletricidade e magnetismo; Corrente elétrica,
Eletromagnetismo, Circuitos Elétricos.
|
|
|
Ano: 8º Período: 09 a 17/06 Nº de Aulas: 06 |
|
|
HABILIDADES |
|
|
(EF08CI02) Construir
circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos
e compará-los a circuitos elétricos residenciais. |
|
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
|
·
Conhecer
como se dá a corrente elétrica. Conhecer algumas aplicações do
eletromagnetismo. Compreender os conceitos básicos de magnetismo e
eletromagnetismo. Identificar as propriedades dos ímãs e os fenômenos
magnéticos. Entender a relação entre eletricidade e magnetismo, introduzindo
o conceito de eletromagnetismo. |
|
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 01 TEMA: Eletricidade Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (50 min) Levantamento de
conhecimentos prévios a partir das questões seguintes: 1.Quais são os
equipamentos elétricos que você mais utiliza em sua casa? Como eles
funcionam? 2. Como seria sua vida sem energia elétrica? Descreva. Permita uma
breve conversa com os alunos a respeito do tema, durante o qual os alunos
compartilharão suas experiências em seguida convide-os a assistir o vídeo disponível no link abaixo
para complementar a aprendizagem.
https://www.youtube.com/watch?v=8ti6FtlvMoc&t=42s. AULA 02 TEMA: Eletricidade Etapa 02: Mão na Massa (30min) Realizar o experimento sobre formas
de eletrização, disponível nas páginas 97 e 98 do livro didático. Ao montar o
dispositivo que será usado na atividade, oriente os estudantes a tomarem
cuidado com os materiais pontiagudos. Se julgar oportuno, realize as etapas 1
e 2 da montagem, garantindo a integridade física dos estudantes. Eles podem dar continuidade à atividade a
partir da etapa 3. Espera-se que os estudantes identifiquem que os materiais eletrizados
interagem entre si de acordo com os princípios de atração
e repulsão: corpos com cargas de mesmo sinal se repelem, enquanto corpos com
cargas de sinais opostos se atraem. Etapa
03: Aprofundando no Tema (20 min)
Em
aula expositiva com abertura para comentários dos estudantes, apresentar
informações sobre eletricidade, utilize como suporte o livro didático A
Conquista Ciências 8º ano, páginas 84 a 87. Utilize slides para facilitar a compreensão.
Evidencie que a eletricidade, por
exemplo, nem sempre foi tão bem compreendida como é atualmente, de modo que as
primeiras explicações sobre os fenômenos elétricos continham descrições
etéreas. Para Tales de Mileto (c. 624-620 a.C.-548-545 a.C.), por exemplo, o
que capacitava um objeto a atrair ou mover outros objetos era a presença de
uma alma. Por “alma” considerava-se algo cinético ou relacionado à força. O
artigo sugerido na seção Para o professor traz informações
interessantes sobre a história da eletricidade e do magnetismo, que podem ser
úteis nas conversas em sala de aula. AULA 03
TEMA:
Guerra das Correntes Etapa 04: Leitura e
Interpretação (25 min) Fazer a leitura compartilhada do texto “Tesla versus
Edison: A guerra das Correntes” disponível nas páginas 88 e 89 do livro A
Conquista Ciências, 8º ano, em seguida discutir sobre o conteúdo lido para
facilitar na resolução das questões da página 89. Etapa 05: Recapitulando a
Aprendizagem (20 min)
Verificar se de fato os
objetivos da aprendizagem foram alcançados a partir da construção do mapa
mental com base no texto das páginas 84 e 85 do livro didático A Conquista,
8º Ano. Utilize o modelo de mapa abaixo. Após a reprodução do mapa, faça uma
pequena revisão do que foi visto.
Etapa 06: Verificação
da Aprendizagem (05 min) Oriente os estudantes na realização da atividade das páginas 85
e 87, em casa. AULA 04 TEMA: Magnetismo Etapa 07: Correção da Atividade (15 min) Aproveite
o momento para sanar dúvidas levantadas durante a realização da atividade. Etapa 08: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min) ·
Levante os conhecimentos prévios a partir das
questões seguintes: O que vocês sabem sobre
ímãs e magnetismo? Como os ímãs conseguem atrair objetos à
distância? ·
Se
possível, mostre alguns ímãs e objetos metálicos para estimular a
curiosidade. Etapa
09: Aula Expositiva Dialogada (25 min) Faça
uma aula expositiva com abertura para comentários dos estudantes, a partir da
leitura do texto sobre como as tartarugas marinhas usam os campos magnéticos
da Terra, disponível na página 93 do livro didático, para instigar a
curiosidade dos estudantes, fazer uma leitura compartilhada, escolhendo
alguns estudantes, em seguida, explique as informações sobre magnetismo,
utilize como suporte o livro didático A Conquista Ciências 8º ano, páginas 90
a 92. Em seguida, disponibilize o vídeo “O Campo magnético da Terra” de 8
minutos, disponível no link a baixo. https://dl.larkplayer.com/video 1. Após o vídeo, você deverá mostrar a
importância do Campo Magnético no Dia a Dia (1 minuto): ·
Para
concluir, o professor deve destacar a importância do campo magnético no dia a
dia. Ele pode mencionar algumas aplicações práticas do campo magnético, como
em motores elétricos, geradores, bússolas, e até mesmo em aparelhos
eletrônicos que usamos diariamente. ·
O
professor pode, por exemplo, explicar como os discos rígidos dos computadores
funcionam devido ao campo magnético, ou como as bússolas são usadas para se
orientar em um mapa. A Conclusão é uma parte crucial da aula, pois serve para
consolidar o aprendizado, reforçar a importância do tópico e motivar os
alunos a continuarem estudando o assunto. Além disso, ao sugerir materiais
extras, o professor está incentivando a aprendizagem autônoma, que é uma
habilidade valiosa para os alunos desenvolverem. AULA 05 TEMA: Eletromagnetismo Etapa 10: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min) Levante os conhecimentos prévios a partir das
questões a seguir: Quais objetos da sua casa você acha que funcionam com
eletricidade e imãs ao mesmo tempo? Você acha que a eletricidade pode criar
um campo magnético? Por quê? Como você acha que funciona o motor de um
ventilador ou de um liquidificador? Você já ouviu falar em eletroímã? O que
acha que é isso? Respostas: Quais objetos da
sua casa você acha que funcionam com eletricidade e ímãs ao mesmo tempo? Alguns exemplos são o ventilador, o
liquidificador, o motor da máquina de lavar, e até o alto-falante. Todos
esses aparelhos usam motores elétricos, que funcionam graças à combinação de
eletricidade e magnetismo. Eles precisam de eletricidade para funcionar, mas
também usam ímãs (ou campos magnéticos) para gerar movimento. Você acha que a
eletricidade pode criar um campo magnético? Por quê? Sim! Quando a eletricidade passa por um fio, ela
cria um campo magnético ao redor dele. Isso foi descoberto por um cientista chamado Oersted.
Quanto mais
forte a corrente elétrica, mais forte é o campo magnético. Isso é a base do
que chamamos de eletromagnetismo. Como você acha que funciona o motor de um
ventilador ou de um liquidificador? Dentro desses aparelhos, tem um motor
elétrico. Ele funciona assim: a eletricidade passa por fios
enrolados (bobinas), criando um campo magnético. Esse campo interage
com ímãs, fazendo com que uma parte do motor gire. Esse giro é o que
faz as hélices do ventilador ou as lâminas do liquidificador se moverem. Ou
seja, o motor transforma energia elétrica em movimento (energia
mecânica). Você já ouviu falar em eletroímã?
O que acha que é isso?
Sim! Um eletroímã é um tipo de ímã que funciona
com eletricidade. Ele é feito enrolando um fio em volta de um pedaço
de ferro (como um prego) e ligando esse fio a uma pilha ou bateria. Quando a
corrente elétrica passa pelo fio, o ferro vira um ímã. Mas ele só funciona enquanto
a eletricidade estiver ligada — se desligar, ele para de ser um ímã.
É muito usado em guindastes para levantar metais pesados em ferros-velhos,
por exemplo. Apenas acolha as respostas dos estudantes. Etapa 11: Aprofundando
no Tema (20 min) Explique
a relação entre eletricidade e magnetismo. Auxilie
os estudantes na compreensão do experimento apresentado nas imagens. Explique
que, quando o circuito é fechado, a corrente elétrica passa pelo fio condutor
posicionado acima da bússola. Essa movimentação das cargas elétricas origina
um campo magnético ao redor do condutor que interfere na orientação da
bússola. Comente que esse fenômeno evidencia que a eletricidade e o
magnetismo são fenômenos com naturezas parecidas. Utilize como suporte as
páginas 94 e 95 do livro didático A Conquista 8º ano. Etapa 12: Verificação da
Aprendizagem (15 min) Oriente os estudantes na realização da atividade da página 95. Providenciar o material da aula 06. AULA 06 Tema: Construindo Circuitos Elétricos Etapa 13: Correção da Atividade (10 min) Momento oportuno para
revisar o que foi trabalhado em classe e tirar as dúvidas levantadas. Faça a
correção oral. Etapa 14: Mão na Massa (30 min) Realizar a construção de circuitos elétricos com os estudantes,
utilize as orientações das páginas 100 e 101 do livro didático, na montagem do circuito, oriente os estudantes a tomarem cuidado com os
materiais pontiagudos. Eles devem ter cuidado também no manuseio das
lâmpadas. Caso alguma lâmpada caia e se quebre, recolha os cacos e descarte-o
de forma adequada, evitando que os estudantes ou funcionários da escola se
machuquem. A construção de circuitos elétricos com pilha e a comparação com
circuitos elétricos residenciais contribui para o desenvolvimento da habilidade
EF08CI02. A atividade também contribui para o desenvolvimento competência
específica 3 de Ciências da Natureza, ao solicitar que os estudantes analisem
os fenômenos relacionados aos circuitos elétricos, exercitando a curiosidade
para buscar respostas e resoluções. Atente-se para o fato de que as lâmpadas
ideais para a realização dessa atividade são as incandescentes, cuja
intensidade do brilho é proporcional à corrente elétrica que as atravessa. Etapa
15: Conclusão (10 min) Orientar os estudantes na resolução do item 5 da página 105 do
livro didático sobre o circuito que eles construíram. |
|
RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos;
(X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios (85, 87,88, 89, 95, 97, 98, 105) (X)
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X)
Cartaz; ( ) Debate; (X ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
|
|


Nenhum comentário:
Postar um comentário