11ª SD 7ºAno Ciências 2021

 

                                                    SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco

Subtema: Algumas práticas que promovem a degradação ambiental em Itamaraju.

Unidade Temática: Terra e Universo

Objetos de Conhecimento: Consequências do eucalipto e outras monoculturas para região para as comunidades ribeirinhas, povos do campo e comunidades indígenas.

Ano: 7º                                          Período: 04 a 15/10   Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

 (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc. (EF07CI03IT) Identificar as principais características das monoculturas e relacionar as consequências para o solo e meio ambiente. (EF07CI04IT) Compreender como a degradação ambiental para fins econômicos afetam diretamente e principalmente grupos que constituem comunidades tradicionais e originárias, como comunidades ribeirinhas, povos do campo, comunidades indígenas e quilombolas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer as características da monocultura, e identificar as consequências do solo e o meio ambiente para compreender como a degradação afeta as  comunidades tradicionais dos ribeirinhas, do campo e indígenas.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

TEMA:  Impactos ambientais

 

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios.

Discutir com os alunos os impactos ambientais decorrentes da produção agrícola a partir da exploração da monocultura no contexto nacional, como desmatamento a partir do avanço da fronteira agrícola, utilização de defensivos agrícolas (agrotóxicos) e consumo de água. Para atingir tal intento, inicia-se com uma discussão acerca dos impactos ambientais, apresente aos alunos as imagens de tipos de monoculturas e policulturas e aproveite o momento para levantar as vantagens e desvantagem da monocultura.(imagem e texto introdutório no material de apoio)

 

Etapa 02: Construindo Tabela

Sugira aos alunos a construção de uma tabela com as informações sobre as vantagens e desvantagens da monocultura.

Vantagens

Desvantagens

Produção em menor tempo

Empobrecimento nutricional e exaustão do solo

Custos de produção reduzidos

Condições favoráveis para existência em larga escala de pragas e doenças

Uso facilitado de herbicidas

Retirada da cobertura vegetal

Manutenção do ciclo de pragas e de doenças

Desequilíbrio ecológico e perda da biodiversidade

Produção de espécies altamente expressiva para a economia de exportação

Exploração dos recursos hídricos para irrigação

 

AULA 02

TEMA: Impactos ambientais na minha comunidade

 

Etapa 03: Praticando e Analisando

Peça para cada aluno que desenvolva a atividade disponível no seguinte link:  https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H4EQTa6Dp9e5a8kR7mKWvEmmmjHbEdudpRsr9AMucZJJJuEbGzP7DwyUdTrg/geo7-12und01.pdf , oriente-os a preencherem a tabela, porém, altere o enunciado, sugira que observe seu bairro e não o caminho de casa até a escola. Essa atividade será utilizada como base de informações para o desenvolvimento dessa aula.

 

Etapa 04: Análise de Dados

Incentive os alunos a comentarem quais foram os principais problemas ambientais observados na comunidade, realizados na aula anterior, peça para utilizarem as anotações realizadas na tabela para abertura do diálogo. Pergunte a eles se além dos problemas listados na tabela, eles observaram outros problemas ambientais (se não for levantado, indique a monocultura e os possíveis impactos do solo).

 

Etapa 05: Mão na massa

Você pode providenciar imagens de problemas ambientais de sua região. Podendo até, como atividade de casa, solicitar que os alunos produzam fotografias utilizando o celular. Orientar os alunos na criação de uma campanha de conscientização para a comunidade escolar acerca das consequências geradas pelos impactos ambientais observados e anotados, em seguida postar nas redes sociais..

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c2gcTJhrhsyTqH9k6j7yUEzZyN85PPpvm387zYe8UuruFdzg3v5HxPdapEdM/geo7-12und02-acao-propositiva-sugestao-de-layouts.pdf

 

AULA 03

 

TEMA: Monoculturas

 

Etapa 06: Para início de conversa.

Relembre aos estudantes sobre a monocultura, nesse momento peça a participação dos alunos pedindo que deem definições do que é a monocultura, baseando-se no aprendizado das aulas anteriores, até que por fim, você possa relembrá-los que se trata do cultivo de um único produto agrícola, realizado, geralmente, em latifúndios. Solicite também que os alunos deem exemplos de monoculturas animais e vegetais.

 

Etapa 07: Mergulho no tema.

Introduzir o tema monocultura do eucalipto fazendo perguntas disparadoras a respeito do tema, como: Vocês já ouviram falar do eucalipto? Já viram plantações de eucalipto na nossa cidade? E na região? Vocês sabem quais as vantagens da monocultura do eucalipto para latifundiários?

Apresentar aos alunos os vídeos que tratam do cultivo do eucalipto disponíveis no link:

https://www.youtube.com/watch?v=q_hxBgu8qAU&ab_channel=RichardFloriani-Bi%C3%B3logo

https://www.youtube.com/watch?v=c91DJTJ9S4I&ab_channel=PUCTVGOI%C3%81S

O professor pode ainda fazer uma leitura compartilhada da introdução do artigo: Cultura do eucalipto na região extremo sul da Bahia e seus impactos. Disponível no link https://www.nucleodoconhecimento.com.br/meio-ambiente/cultura-do-eucalipto que dispõe sobre a relação histórica do cultivo do eucalipto com a região extremo sul da Bahia.

 

Etapa 08: Mão na massa

Apresentar aos alunos a lei que dispõe sobre as regras do plantio de eucalipto no município de Itamaraju. Pedir para os mesmos, que leiam a lei e criem teorias para quais foram os motivos para a necessidade da formulação e fiscalização da mesma.

 

Lei municipal: http://camaradeitamaraju.ba.gov.br/arquivos/publicacoes/59c06747bc8d7_leimunicipal5832001.pdf

 

AULA 04

 

TEMA: Monocultura do Eucalipto em Itamaraju

 

Etapa 09: Para início de conversa:

Inicie a aula relembrando os impactos negativos das monoculturas e peça para que os alunos relembrem as consequências relacionadas ao solo e água das regiões de monocultura. Relembre ainda, a relação do eucalipto com a nossa região e as vantagens da monocultura do eucalipto para os latifundiários. Depois, mencione o vídeo da etapa 7 que falam das características resistentes do eucalipto para finalmente abordar o tema das consequências da monocultura do eucalipto.  Utilize os textos e vídeos disponíveis abaixo para orientá-los a respeito do tema e proporcionar uma rica discussão.

 

Etapa 10: Mergulho no tema

 

Vídeo: consequências da monocultura do eucalipto https://www.youtube.com/watch?v=W04TGwxAOFU&ab_channel=PorQueN%C3%A3o%3F

Vídeo: as bacias hídricas e os plantio de eucaliptos no Extremo Sul da Bahia

https://www.youtube.com/watch?v=AEkleHMa-Pc&ab_channel=CulturaWebTv

Vídeo: Desertos verdes ( consequências do eucalipto nas comunidades de povos originários do extremo sul baiano.

https://www.youtube.com/watch?v=1YXuOaC3Po0&ab_channel=CanaldoCepedes

 

Artigo: Silvicultura de eucalipto no extremo sul da Bahia. Situação atual e perspectiva ambiental. http://www.inema.ba.gov.br/wp-content/files/DE_Diagnostico_Silvicultura_Eucalipto_2008.pdf

Artigo: Cultura do eucalipto na região extremo sul da Bahia e seus impactos disponíveis no link https://www.nucleodoconhecimento.com.br/meio-ambiente/cultura-do-eucalipto capitulo (possíveis soluções)

 

Etapa 11: Mão na massa

Socializar a atividade da etapa 8 e questioná-los novamente sobre a lei de regularização do eucalipto em Itamaraju, perguntando se concordam ou não e qual sua opinião a respeito do tema.

Ao fim da discussão; proponha a elaboração de uma charge ou de uma história em quadrinhos que alerte sobre as consequências da monocultura do eucalipto.

 

AULA 05

 

TEMA: Degradação   Rio do Ouro e o Rio Jucuruçu.

 

Etapa 12: Para Início de Conversa

Perguntar aos alunos se eles sabem qual o rio que, o rio do ouro e o rio Jucuruçu faz parte da cidade de Itamaraju? Se eles conhecem esses rios e se está em bom estado de conservação?  Será que a água desses rios serve para ser utilizada pela população? Se alguém conhece, peça para descrever a paisagem local. Deixar os alunos a vontade para dizerem o que sabem. Etapa 12: Para conhecer melhor leia o assunto da postila com um pequeno texto falando sobre esses rios.

Em seguida veja a visita ao Rio do Ouro pelos professores de Ciências e Educação Física, a partir do link a seguir para visualizar as fotos.

https://articulandooconhecimento.blogspot.com/2016/06/visita-ao-rio-do-ouro.html

 

Etapa 13: Aprofundando no Tema

Aula expositiva utilizando a apostila disponível por WhatsApp e e-mail para responder as questões a seguir.

 

Atividades:

 

01- VOCÊ SABE QUAL É O RIO QUE ABASTECE A CIDADE DE ITAMARAJU? ESCREVA O NOME DO RIO. Sua resposta:

02-QUAIS AS CAUSAS DA DEGRADAÇÃO DO RIO DO OURO? CITE, Sua resposta:

03-QUAL O TAMANHO DA ÁREA SER FLORESTADA POR HECTARES?

a)3,7

b)5,9

c)4,5

d)1,2

04- E A LARGURA EM METROS DE EXTENSÃO?

a)2.900

b)3.100

c)4.200

d)1.500

05- E QUAL É O PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DO RIO DO OUTRO? LISTE: Sua resposta

06-ALÉM DO RIO DO OURO QUAL É O OUTRO RIO DE ITAMARAJU? Sua resposta

 

Etapa 14: Sistematização

Pedir aos alunos que façam uma pesquisa sobre a preservação das matas ciliares para a saúde dos rios e os fatores que levam à essa degradação ambiental. Façam um vídeo explicando o que pesquisaram e enviem ao professor.

AULA 06

 

TEMA: Degradação do rio Jucuruçu.

 

Etapa 15: Correção das atividades da etapa 13.

 

Etapa 16: Mãos na massa

Peça aos alunos que faça uma  pesquisa para encontrar fotos antigas do rio Jucuruçu em Itamaraju,  solicite que observem as fotos de antes de agora e escrever um texto falando o motivo de tanta degradação e a situação dos moradores que vivem por ali.

 

Etapa 17: Voltando ao passado

Segue o link de algumas imagens antiga de Itamaraju, aproveite para mostrar uma história ainda hoje desconhecida pelos alunos.

https://images.app.goo.gl/imstzCSaZEiJ1A7r7

 

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

Elaboração: Amélia, Éric, Izabel, Lucilane

Direcionamento, colaboração e revisão: Nilsilane.

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   ) (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                   

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário