Tema
Inter curricular: Leitura, escrita em movimento:
Itamaraju em foco |
|||||||||||||
Subtema: Algumas práticas que promovem
a degradação
ambiental em Itamaraju. |
Unidade Temática: Terra e Universo |
||||||||||||
Objetos de Conhecimento:
Consequências do
eucalipto e outras monoculturas para região para as comunidades ribeirinhas, povos do campo e comunidades indígenas.
|
|||||||||||||
Ano: 7º Período: 04 a 15/10
Nº de Aulas:
06 |
|||||||||||||
HABILIDADES |
|||||||||||||
(EF07CI08) Avaliar
como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos
componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas
populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de
hábitos, migração etc. (EF07CI03IT) Identificar as principais
características das monoculturas e relacionar as consequências para o solo e
meio ambiente. (EF07CI04IT) Compreender como a degradação
ambiental para fins econômicos afetam diretamente e principalmente grupos que
constituem comunidades tradicionais e originárias, como comunidades
ribeirinhas, povos do campo, comunidades indígenas e quilombolas. |
|||||||||||||
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|||||||||||||
Conhecer as características
da monocultura, e identificar as consequências do solo e o meio ambiente para
compreender como a degradação afeta as
comunidades tradicionais dos ribeirinhas, do campo e indígenas. |
|||||||||||||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|||||||||||||
AULA 01 TEMA: Impactos ambientais Etapa 01: Levantamento de
conhecimentos prévios. Discutir com os alunos os impactos ambientais decorrentes
da produção agrícola a partir da exploração da monocultura no contexto
nacional, como desmatamento a partir do avanço da fronteira agrícola,
utilização de defensivos agrícolas (agrotóxicos) e consumo de água. Para
atingir tal intento, inicia-se com uma discussão acerca dos impactos
ambientais, apresente aos alunos as imagens de tipos de monoculturas e
policulturas e aproveite o momento para levantar as vantagens e desvantagem
da monocultura.(imagem e texto introdutório no material de apoio) Etapa 02: Construindo Tabela Sugira
aos alunos a construção de uma tabela com as informações sobre as vantagens e
desvantagens da monocultura.
AULA 02 TEMA: Impactos ambientais na
minha comunidade Etapa 03: Praticando e Analisando Peça para cada aluno que desenvolva a atividade
disponível no seguinte link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H4EQTa6Dp9e5a8kR7mKWvEmmmjHbEdudpRsr9AMucZJJJuEbGzP7DwyUdTrg/geo7-12und01.pdf , oriente-os a preencherem a tabela, porém, altere
o enunciado, sugira que observe seu bairro e não o caminho de casa até a
escola. Essa atividade será utilizada como base de informações para o
desenvolvimento dessa aula. Etapa 04:
Análise de Dados Incentive os alunos a comentarem quais foram os
principais problemas ambientais observados na comunidade, realizados na aula
anterior, peça para utilizarem as anotações realizadas na tabela para
abertura do diálogo. Pergunte a eles se além dos problemas listados na
tabela, eles observaram outros problemas ambientais (se não for levantado,
indique a monocultura e os possíveis impactos do solo). Etapa 05: Mão na massa Você pode providenciar imagens de problemas ambientais de
sua região. Podendo até, como atividade de casa, solicitar que os alunos
produzam fotografias utilizando o celular. Orientar os alunos na criação de
uma campanha de conscientização para a comunidade escolar acerca das
consequências geradas pelos impactos ambientais observados e anotados, em
seguida postar nas redes sociais.. AULA 03 TEMA: Monoculturas Etapa 06: Para início de
conversa. Relembre aos estudantes sobre a monocultura, nesse
momento peça a participação dos alunos pedindo que deem definições do que é a
monocultura, baseando-se no aprendizado das aulas anteriores, até que por
fim, você possa relembrá-los que se trata do cultivo de um único produto
agrícola, realizado, geralmente, em latifúndios. Solicite também que os
alunos deem exemplos de monoculturas animais e vegetais. Etapa 07: Mergulho no tema. Introduzir o tema monocultura do eucalipto fazendo
perguntas disparadoras a respeito do tema, como: Vocês já ouviram falar do
eucalipto? Já viram plantações de eucalipto na nossa cidade? E na região?
Vocês sabem quais as vantagens da monocultura do eucalipto para
latifundiários? Apresentar aos alunos os vídeos que tratam do cultivo do
eucalipto disponíveis no link: https://www.youtube.com/watch?v=q_hxBgu8qAU&ab_channel=RichardFloriani-Bi%C3%B3logo https://www.youtube.com/watch?v=c91DJTJ9S4I&ab_channel=PUCTVGOI%C3%81S O professor pode ainda fazer uma leitura compartilhada da
introdução do artigo: Cultura do eucalipto na região extremo sul da Bahia e
seus impactos. Disponível no link https://www.nucleodoconhecimento.com.br/meio-ambiente/cultura-do-eucalipto
que dispõe sobre a relação histórica do cultivo do eucalipto com a
região extremo sul da Bahia. Etapa 08: Mão na massa Apresentar aos alunos a lei que dispõe sobre as
regras do plantio de eucalipto no município de Itamaraju. Pedir para os
mesmos, que leiam a lei e criem teorias para quais foram os motivos para a
necessidade da formulação e fiscalização da mesma. Lei
municipal: http://camaradeitamaraju.ba.gov.br/arquivos/publicacoes/59c06747bc8d7_leimunicipal5832001.pdf
AULA 04 TEMA: Monocultura do Eucalipto
em Itamaraju Etapa 09: Para início de
conversa: Inicie a aula relembrando os impactos
negativos das monoculturas e peça para que os alunos relembrem as
consequências relacionadas ao solo e água das regiões de monocultura.
Relembre ainda, a relação do eucalipto com a nossa região e as vantagens da
monocultura do eucalipto para os latifundiários. Depois, mencione o vídeo da
etapa 7 que falam das características resistentes do eucalipto para
finalmente abordar o tema das consequências da monocultura do eucalipto. Utilize os textos e vídeos disponíveis
abaixo para orientá-los a respeito do tema e proporcionar uma rica discussão. Etapa 10:
Mergulho no tema Vídeo: consequências da monocultura do eucalipto https://www.youtube.com/watch?v=W04TGwxAOFU&ab_channel=PorQueN%C3%A3o%3F Vídeo: as bacias hídricas e os plantio de eucaliptos no Extremo
Sul da Bahia
https://www.youtube.com/watch?v=AEkleHMa-Pc&ab_channel=CulturaWebTv Vídeo: Desertos verdes ( consequências do eucalipto nas comunidades de
povos originários do extremo sul baiano. https://www.youtube.com/watch?v=1YXuOaC3Po0&ab_channel=CanaldoCepedes Artigo: Silvicultura de
eucalipto no extremo sul da Bahia. Situação atual e perspectiva ambiental.
http://www.inema.ba.gov.br/wp-content/files/DE_Diagnostico_Silvicultura_Eucalipto_2008.pdf
Artigo: Cultura do
eucalipto na região extremo sul da Bahia e seus impactos disponíveis no link
https://www.nucleodoconhecimento.com.br/meio-ambiente/cultura-do-eucalipto
capitulo (possíveis soluções) Etapa 11: Mão na massa Socializar a atividade
da etapa 8 e questioná-los novamente sobre a lei de regularização do eucalipto
em Itamaraju, perguntando se concordam ou não e qual sua opinião a respeito
do tema. Ao fim da discussão;
proponha a elaboração de uma charge ou de uma história em quadrinhos que
alerte sobre as consequências da monocultura do eucalipto. AULA
05 TEMA:
Degradação Rio do Ouro e o Rio
Jucuruçu. Etapa 12: Para
Início de Conversa Perguntar aos alunos se eles sabem qual o rio que, o rio do ouro e o
rio Jucuruçu faz parte da cidade de Itamaraju? Se eles conhecem esses rios e
se está em bom estado de conservação?
Será que a água desses rios serve para ser utilizada pela população?
Se alguém conhece, peça para descrever a paisagem local. Deixar os alunos a
vontade para dizerem o que sabem. Etapa 12: Para conhecer melhor leia o
assunto da postila com um pequeno texto falando sobre esses rios. Em seguida veja a visita ao Rio do Ouro pelos professores de
Ciências e Educação Física, a partir do link a seguir para visualizar as
fotos. https://articulandooconhecimento.blogspot.com/2016/06/visita-ao-rio-do-ouro.html Etapa 13:
Aprofundando no Tema Aula expositiva utilizando a apostila disponível por WhatsApp e
e-mail para responder as questões a seguir. Atividades: 01- VOCÊ SABE QUAL É O RIO QUE ABASTECE A CIDADE DE ITAMARAJU?
ESCREVA O NOME DO RIO. Sua resposta: 02-QUAIS AS CAUSAS DA DEGRADAÇÃO DO RIO DO OURO? CITE, Sua resposta: 03-QUAL O TAMANHO DA ÁREA SER FLORESTADA POR HECTARES? a)3,7 b)5,9 c)4,5 d)1,2 04- E A LARGURA EM METROS DE EXTENSÃO? a)2.900 b)3.100 c)4.200 d)1.500 05- E QUAL É O PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DO RIO DO OUTRO? LISTE: Sua
resposta 06-ALÉM DO RIO DO OURO QUAL É O OUTRO RIO DE ITAMARAJU? Sua resposta Etapa 14:
Sistematização Pedir aos alunos que façam uma pesquisa sobre a preservação das
matas ciliares para a saúde dos rios e os fatores que levam à essa degradação
ambiental. Façam um vídeo explicando o que pesquisaram e enviem ao professor. AULA 06 TEMA: Degradação do
rio Jucuruçu. Etapa 15: Correção das
atividades da etapa 13. Etapa 16: Mãos na
massa Peça aos alunos que faça uma pesquisa
para encontrar fotos antigas do rio Jucuruçu em Itamaraju, solicite que observem as fotos de antes de
agora e escrever um texto falando o motivo de tanta degradação e a situação
dos moradores que vivem por ali. Etapa 17: Voltando
ao passado Segue o link de algumas imagens antiga de Itamaraju, aproveite para
mostrar uma história ainda hoje desconhecida pelos alunos. https://images.app.goo.gl/imstzCSaZEiJ1A7r7 Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações
didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o
desenvolvimento das habilidades propostas. Elaboração: Amélia, Éric, Izabel, Lucilane Direcionamento,
colaboração e revisão:
Nilsilane. |
|||||||||||||
RECURSOS: (X)
Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material
pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|||||||||||||
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( ) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário