Conselho Participativo Urbis 2

 

Conselho de Classe Participativo da Escola Urbis II

 

O seguinte relatório de visita a Escola Municipal Urbis II, tem como objetivo relatar o desenvolvimento da reunião do Conselho de Classe Participativo no dia 10 de Julho de 2021(sábado) às 8:30, com participação de dez professores do Ensino Fundamental Anos Finais, uma representante de pais, a Senhora Leilsa Melo Rodrigues dos Santos,  a aluna Idariely Rodrigues dos Santos representando o corpo discente da instituição, Nilsilane Nascimento da Silva representando a Secretaria de Educação do município, o secretário escolar, diretor e coordenador pedagógico.  O Conselho de Classe Participativo objetiva  avaliar o acompanhamento do desempenho escolar dos alunos durante o bimestre, também pontuar dificuldades encontradas que impediram ou atrapalharam no processo ensino aprendizagem, como o comportamento dos estudantes diante do ensino remoto, acompanhamento dos pais, o desempenho dos professores durante as aulas e atendimento aos alunos, o processo de avaliação, relatando pontos positivos e negativos, nesse último item, avaliou-se dois grupos, aqueles que interagem com o professor em tempo real e aqueles que não tem acesso a internet e pegam material impresso na escola, e, propor soluções para resolução dos problemas elencados durante a reunião.

Após a oração feita pela professora representante do colegiado e também coordenadora dos Anos Iniciais, professora Ivanilda Pereira Souza, o diretor Adelson Vieira da Conceição aproveitou a oportunidade para falar sobre a verba do governo federal do Programa Brasil na Escola 10.000,00) e também expor sobre a formação da Associação de Pais e Mestres, onde pediu sugestões aos presentes sobre a utilização do dinheiro da escola, tendo como principal aquisição levantada pelos membros a compra de TVs para auxiliar nas metodologias em sala de aula, porém, tendo em outro momento a oportunidade em voltar a falar sobre o assunto para completarem a lista de prioridades relacionada a aquisição do material, necessidade apontada pela professora Dilma Nascimento da Silva. O Diretor ainda relatou sobre a Busca Ativa que é realizada a todo tempo, principalmente durante a entrega dos kits de alimentação.

A reunião de fato do conselho Participativo foi dirigida pela Professora Tânia Pereira Gusmão, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais da referida escola. A professora falou sobre as dificuldades encontradas durante as aulas remotas, devido a falta de interesse de alguns alunos, falta de recurso e acompanhamento dos pais, mencionou sobre a devolutiva das atividades, que está insatisfatória, poucos devolvem, disse ainda que o material elaborado com os exercícios há uma devolutiva maior, já o direcionamento por roteiros, não, acredita que os alunos fazem no caderno, pois devolvem os roteiros escrito na frente “já fiz”, nesse momento o professor Gustavo Melo aproveita para dizer sobre a falta de autonomia que eles professores tem para elaborar esse material, também colocou alguns pontos um tanto quanto equivocados sobre o processo de avaliação, dentre os quais, que a Secretaria de Educação queria atribuir valores de 0 a 10, e que o mesmo quase entra na justiça para que isso não acontecesse, nesse momento, a Articuladora de Ciências, professora Nilsilane, se posiciona esclarecendo que nunca aconteceu por parte da Secretaria, ao contrário, os professores que clamavam por notas para assegurar o compromisso do aluno durante o seguinte ano letivo, ficando durante o ano letivo de 2021 os critérios avaliativos relacionados a conceitos conforme determinação do Conselho Municipal de Educação. A coordenadora também falou a respeito do retorno as aulas presenciais e as possibilidades de retomada com segurança. Os professores Gustavo e Adelson sugerem que aconteçam por área para facilitar no atendimento aos alunos, nesse momento algumas criticas do professor Gustavo foram levantadas com relação a Secretaria de Educação por prever que não seriam atendidos, mais uma vez a Articuladora interfere, dizendo que em termos de projetos e sugestões sobre esse retorno já estão documentados desde 2020, prevendo um retorno em 2021 e que acredita que esta secretaria ouvirá as especificidades de cada unidade, devido as realidades diferentes e que sobre as áreas do conhecimento Ciências da Natureza e Matemática são duas áreas, então o professor Gustavo muda o discurso dizendo que não precisaria ser especificamente por área. O professor ainda falou sobre a importância das tecnologias antes e agora mais ainda no desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.

Feitas as colaborações, após ouvir os professores que decidiram falar, foi dada a palavra a aluna Idariely para avaliar sobre as aulas remotas. A mesma se mostrou otimista, disse ser bem atendida pelos professores, que sente falta de alguns colegas, que tem aprendido muito e que as vezes demora de apresentar as atividades devido ao acúmulo das mesmas, mas, sempre dá conta, ela também observa o descaso por parte de alguns colegas nesse sentido. Em seguida a representante de pais da escola, a senhora Leilsa, tem a fala e aproveita para parabenizar e agradecer a escola, reforça a importância da família nesse momento, que também observa o descaso de alguns alunos e dos familiares.

Tendo todos participado, a professora Tânia entrega as atividades aos professores para a correção e o professor Adelson finaliza o Conselho agradecendo a todos os presentes.

Por meio da reunião de Conselho de Classe Participativo foi possível conhecer melhor a realidade desse centro de ensino, bem como entender os desafios enfrentados pelos profissionais dessa instituição nesse momento de ensino remoto para buscar medidas no sentido de melhorar os pontos negativos. A escola hoje tem 322 alunos matriculados nos Anos Iniciais e Finais do ensino Fundamental, em aula on-line a turma do 6º ano A tem uma participação de 17 alunos, tendo uma turma com 26 no total, o restante pega atividade impressa na escola e devolvem. O 6º B, tem 26 alunos matriculados, apenas 08 alunos assistem aulas on-line, tem uma aluna especial, que nunca perde aula, 15 pegam atividade e a minoria devolvem a atividade, 03 alunos não aparecem. 7º A, tem 26 alunos matriculados, apenas 09 alunos assistem aulas on-line, tem uma aluna especial, que nunca perde aula, 10 pegam atividade e 04 devolvem a atividade, 07 alunos não aparecem. 7ºB, tem 26 alunos matriculados, apenas 08 alunos assistem aulas on-line, 10 pegam atividade, 04 devolve, 08 alunos não aparecem. 8º, tem 34 alunos matriculados, apenas 12 alunos assistem aulas on-line, tem uma aluna especial, que nunca perde aula, 17 pegam atividade e 03 devolvem a atividade, 05 alunos não aparecem. 9º, tem 40 alunos matriculados, apenas 18 alunos assistem aulas on-line, tem uma aluna especial, que nunca perde aula, 22 pegam atividade e 05 devolvem a atividade.

Deixaram de participar os professores Ireny Conceição da Silva (luto pela morte do irmão), Jaqueline Santos de Oliveira (resfriado forte) e Leonardo Procópio do Carmo (04 aulas na unidade).

 

Nilsilane Nascimento da Silva

Articuladora de Ciências 








Nenhum comentário:

Postar um comentário