10ª SEQUÊNCIA
DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema: Das Células ao Organismo |
Unidade Temática: Vida e Evolução |
Objetos
de Conhecimento: Interação
entre os sistemas locomotor e nervoso. |
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Ano: 6º Período:
21/10 a 01/11 Nº
de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF06CI07) Justificar
o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do
corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a
sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os
sistemas muscular, ósseo e nervoso. (EF06CI07BA) Argumentar como as contribuições
da ciência e tecnologia interferem na vida daqueles que possuem deficiência
motora. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Conhecer a composição, a organização e o funcionamento do
sistema nervoso. Aprender a relação
entre a percepção dos estímulos e a formulação das respostas pelo sistema
nervoso. Compreender as alterações
provocadas no sistema nervoso por algumas drogas. Explicar a relação entre os
sistemas locomotor e nervoso no movimento. Saber que certas respostas
se dão por meio do sistema endócrino. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01 TEMA:
Como Interpretamos e Reagimos aos Estímulos? Etapa
01: Levantamentos de conhecimentos prévios (10 min) Inicie a aula perguntando aos
estudantes quem sabe andar de bicicleta e se algum adulto lhe ensinou essa
tarefa. Pergunte também como era a bicicleta em que eles deram as primeiras
pedaladas. Utilize as questões da página 136 do livro didático A Conquista
Ciências 6º ano, para sondar o conhecimento prévio dos estudantes, apenas,
conduza esse diálogo e instigue-os a participar. Provavelmente, a bicicleta
tinha rodinhas de apoio e, depois de algum tempo de treino, essas rodinhas
tenham sido retiradas. Comente que, para andar de bicicleta, além de
coordenação, é preciso ter equilíbrio. Relembre com a turma o sentido do
equilíbrio estudado na Unidade anterior. Comente que a coordenação motora
requer a participação dos sistemas locomotor e nervoso. Etapa
02: Aula Expositiva Dialogada (25min) Apresente
as estruturas básicas do sistema nervoso: cérebro, neurônios, medula espinhal
e nervos com uso de imagem do livro didático, páginas 138 e 139. Explique
a função de cada uma dessas estruturas, como o cérebro sendo o centro de
controle do sistema nervoso, a medula espinhal sendo responsável por
transmitir as informações sensoriais e motoras entre o cérebro e o resto do
corpo, e os nervos sendo responsáveis por transmitir as informações
sensoriais e motoras entre o corpo e o sistema nervoso central, utilize como
suporte às páginas 138 e 139 do livro didático A Conquista Ciências. Caso
seja possível, disponibilize o vídeo sobre o sistema nervoso, disponível no
link abaixo, isso ilustrará as informações facilitando a compreensão. https://www.youtube.com/watch?v=pNdDzrIKKos Etapa
03: Verificação da Aprendizagem (15 min) Reproduza na lousa uma tabela
contendo o resumo do que foi estudado na etapa anterior. Escreva o nome das
estruturas do sistema nervoso central, deixe os alunos consultarem no livro
as funções de cada estrutura e anote na coluna do meio, na 3ª coluna peça que
desenhe essas estruturas. Depois faça outra tabela com o sistema nervoso
periférico. Poderá fazer em grupo. AULA 02 TEMA: Como o cérebro recebe informações? Etapa 04: Socializando as informações (10 min) Nessa
etapa você abrirá espaço para socializar a tabela da aula anterior, nesse
momento esclareça as dúvidas apresentadas. Etapa
05: Para início de conversa (20 min) Atividade
1: Respostas voluntárias e involuntárias Promova uma breve revisão dos
conceitos trabalhados na aula anterior. Em seguida, faça uma tabela no quadro
com as colunas “Respostas voluntárias” e “Respostas involuntárias”. Cite
alguns exemplos, como: correr, levantar o braço, respirar inconscientemente,
acelerar ou diminuir o batimento cardíaco, entre outros e questione se as
respostas a esses estímulos são voluntárias ou involuntárias. Contextualize o
significado de voluntário e involuntário. Anote as colocações deles no quadro
nas colunas corretas. Se necessário, faça esclarecimentos e correções. O
objetivo é que a turma perceba que há respostas que são controladas
conscientemente por eles e respostas que ocorrem independentemente da vontade
ou da consciência deles. Etapa
06: Exposição das informações (20
min) Inicie essa etapa convidando os
estudantes a entenderem como funciona essas ações voluntárias e involuntárias
no sistema nervoso, explicando como as estruturas trabalham em conjunto para
permitir a coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, por exemplo,
como o cérebro recebe informações sensoriais através dos nervos e utiliza
essas informações para coordenar ações motoras, como mover um membro do
corpo, utilize como suporte as páginas 140 a 142 do livro didático. Simplificar um tema tão complexo
como o funcionamento do sistema nervoso, que envolve conhecimentos de
bioquímica distantes dos alunos dessa faixa etária, não é tarefa fácil, por
isso a necessidade de um atenção maior e dedicação do professor para se fazer
entender. AULA 03 TEMA:
"A importância da comunicação
entre as células nervosas na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo" Etapa
07: Dinâmica (30 min) Inicie a aula falando sobre o tema. · Explique que os neurônios são células nervosas
responsáveis por transmitir informações no sistema nervoso e que, sem eles,
nosso corpo não seria capaz de realizar suas funções básicas. Utilize como
suporte as páginas 143 a 145 do livro didático a Conquista Ciências 6º Ano. Somente essa explicação é possível realizar a
dinâmica.
Após
Peça para os grupos compartilharem suas experiências e discuta como a
dinâmica demonstrou a importância da comunicação entre as células nervosas
para a coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo. Destaque que a
comunicação entre as células nervosas é fundamental para o funcionamento
adequado do sistema nervoso e que problemas na comunicação podem levar a
problemas de coordenação motora e sensorial. Explique que o sistema nervoso
utiliza impulsos elétricos e substâncias químicas para transmitir informações
entre as células nervosas e que essas informações são processadas no cérebro
para permitir a coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo. Finalize
a dinâmica destacando a importância da comunicação clara e eficiente para a
coordenação adequada das ações motoras e sensoriais do corpo. Etapa
08: Verificação da Aprendizagem (20
min) Oriente
os estudantes na resolução das atividades das páginas 139, 142 e 145 do livro
didático A Conquista Ciências 6º Ano. AULA 04 TEMA: O Sistema Nervoso e as Drogas Etapa 09: Questão
disparadora (10 min) O que são drogas? Solicite aos estudantes
que façam análise da imagem da página 146 do livro didático A Conquista
Ciências. Continue perguntando, se eles acham que todas as drogas fazem mal a
saúde? Acolha as respostas apenas. Etapa 10: Leitura e Interpretação (30 min) Convide os
estudantes a realizarem uma leitura compartilhada das páginas 146 e 147 do
livro didático A Conquista Ciências 6° ano. É importante que os alunos
reconheçam que drogas não são só aquelas substâncias que fazem mal à saúde
causam dependência. Comentar com a turma que algumas substâncias, mesmo sendo
lícitas, apresentam restrições em relação ao comércio e consumo, como as
bebidas alcoólicas que são permitidas somente para maiores de 18 anos. Após a
leitura, esclareça pontos importantes do texto, e trabalhe bastante a
compreensão dos conceitos drogas licitas e ilícitas. Etapa 11: Verificação da Aprendizagem (10 min) Oriente
os estudantes na resolução das atividades da página 147 do livro didático A
Conquista Ciências 6º Ano. AULA 05 TEMA: Drogas mais
recorrentes em Itamaraju e prevenção Etapa 12: Correção da atividade (10 min) Utilize essa etapa
para correção da atividade, aproveite para sanar principais dúvidas
levantadas durante a correção. Etapa 13: Aprofundando no Tema (30 min) Essa etapa trata de
informações relacionadas ao nosso município, faça uma roda de conversa e
exponha o que tá relacionado no texto, fazendo pausas para discutir pontos
relevantes e ouvir os estudantes. Drogas, entender
sobre o assunto para evitar a prática! O abuso de drogas é
um problema tanto para quem se tornou dependente dessas substâncias quanto
para seus familiares. Dependendo do quadro clínico do indivíduo, ele pode
representar uma ameaça para a própria saúde e para a das pessoas à sua volta.
Uma estimativa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017
apontou que o consumo de drogas provoca cerca de 500 mil mortes por ano no
mundo e que essa situação vem piorando. A entidade defende que o abuso de
drogas seja encarado como um problema relacionado à saúde pública e não
apenas como uma questão policial. Discussões sobre como inibir o uso de
drogas são frequentes no Brasil, que sofre com o tráfico de drogas em escala
internacional. Tanto o tratamento
dos dependentes químicos, que não podem simplesmente parar de usar essas
substâncias, quanto os próprios desdobramentos sociais da questão fazem com
que o abuso de drogas seja um problema bastante complexo. Não existe uma
solução definitiva para erradicar as drogas. E apesar dos avanços feitos pela
ciência, tratar pessoas que sofrem com a dependência ainda é algo que exige
anos de trabalho. Por isso, é importante amparar indivíduos que lidam com
essas questões. Em primeiro lugar, não é adequado usar a palavra “viciado”.
Esse termo, muitas vezes, é empregado de forma pejorativa e, socialmente, é
carregado de estigmas e preconceito. Se o objetivo é que o paciente se sinta
acolhido, ele deve ser evitado. Fonte: Hospital
Santa Mônica, disponível em
https://hospitalsantamonica.com.br/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-drogas/ Percebe-se que o
problema “Drogas” afeta a saúde física, emocional e também social. Será que
nossa cidade sofre desse problema? O que tem sido feito pra minimizar os
impactos consequentes desse mal? Quais drogas circulam em maior quantidade,
facilidade e são mais consumidas em nossa cidade? E você, o que pensa sobre o
assunto? DROGAS MAIS RECORRENTES EM ITAMARAJU E PREVENÇÃO As drogas mais
utilizadas em Itamaraju são a maconha, o crack e a cocaína. O tráfico de
drogas no município é um dos grandes promotores da violência e da criminalidade,
guardando relação com outros crimes como furtos, roubos, em que os autores,
na maioria das vezes, praticam para manter o vício ou para pagar dívidas com
o tráfico, e principalmente com grande parte dos homicídios (matar alguém)
que ocorrem na cidade, decorrente de acertos de contas motivados pelo não
pagamento de dívidas ou pela disputa de pontos de venda. Além das ações
policiais realizadas na cidade contra o tráfico de drogas, que resultam na
apreensão de drogas e prisão de traficantes, a Policia Militar, através da
43ª CIPM, também trabalha na prevenção do consumo de drogas, através do
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência “PROERD”, que
aplica em escolas públicas do município. Com o PROERD, policiais
militares fardados e devidamente capacitados, em um período de 3 a 4 meses,
assumem uma hora/aula no quadro horário semanal de uma ou mais turmas da
escola contemplada pelo programa, e na condição de instrutores abordam em
sala de aula apenas a temática drogas e violência, com foco na prevenção.
Tratando-se de uma ação pedagógica de prevenção do uso indevido de drogas e
da prática da violência que envolve a Polícia Militar, a Escola, a Família e
a Comunidade de modo a reforçar a autoestima das crianças, ensinando-as
a conhecer os mais diversos tipos de drogas, os efeitos negativos que causam
à saúde, a resistir às pressões do grupo e a dizer NÃO diante de alguma
oferta de droga. O PROERD é aplicado em escolas de Itamaraju desde o ano de
2009 e já formou 4.316 (quatro mil e trezentos e dezesseis crianças). Fonte: 43ª CIPM. Etapa
14: Mão na Massa (10 min) Solicite aos estudantes que criem
um Card que retrate um alerta sobre o uso de drogas, poderá ser no caderno. AULA 06 TEMA: Executando a
resposta: ossos e músculos. Etapa 15: Análise
dos Cards (10 min) Observe
os cards elaborados pelos estudantes, peça que interpretem em voz alta a
ilustração feita, você poderá fazer isso em uma roda de conversa. Pergunte,
qual mensagem ele quis transmitir a partir daquela imagem. Etapa 16: Questão
disparadora (10 min) Perguntar
aos estudantes se algum deles já sofreu alguma fratura óssea, permitindo que
eles troquem experiências e compartilhem vivências. Nesse sentido, é
recomendado falar sobre a saúde do sistema locomotor, cuidados com a
alimentação e com a realização das tarefas cotidianas para evitar acidentes e
lesões. Etapa
17: Aprofundando no Tema (25 min) Explorar a figura da página 148 do
livro A Conquista Ciências 6° ano, do esqueleto humano com os alunos. Se
houver na escola um modelo de esqueleto humano, levá-lo para a sala de aula,
permitindo que os estudantes observem a disposição e o formato de alguns
ossos que o compõem. Além de estarem envolvidos com o movimento, os ossos são
importantes reservatórios de cálcio e sede de produção de alguns tipos de
células sanguíneas. Os ossos também têm a função de proteção dos órgãos
internos. Assim como foi feito com o esqueleto,
explorar a figura da musculatura humana, livro didático A Conquista Ciências
6° ano, página 149, com os discentes. É importante que eles compreendam que
as células musculares têm a capacidade de contrair e relaxar. Comentar que a
maioria dos músculos que formam a carne do corpo está envolvida com os
movimentos voluntários. Além desses, no entanto, há músculos de contração
involuntária, como o músculo cardíaco e aqueles que conduzem os alimentos
pelo trato digestório. Nesse momento, vale a pena retomar o significado dos
termos voluntário e involuntário. Etapa
18: Investigando (15 min) Pedir aos estudantes que desenhem em
uma folha avulsa o contorno de uma de suas mãos. Em seguida, solicitar que
eles circulem, no desenho, as regiões de articulação. Dizer a eles que uma
forma de descobrir as diferentes articulações é fazer vários movimentos,
percebendo quais são as regiões onde conseguem dobrar a mão e os dedos. RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS Sugestões de Ações Intervencionistas para recompor
aprendizagens: Para recompor as aprendizagens dos estudantes do 6º
Ano em Ciências, é importante adotar uma metodologia que seja ativa,
participativa e centrada no estudante. Aqui está um plano geral que pode
ajudar:
Revisão e Recuperação dos Objetos de Conhecimentos
Aprendizagem Ativa
Ensino Diferenciado
Envolvimento da Família
Uso de Tecnologias Educacionais
Essa metodologia busca garantir que os estudantes
recuperem os conteúdos e habilidades de forma efetiva e engajante,
preparando-os melhor para os próximos anos escolares. OUTRAS
ATIVIDADES: Caça palavras, palavras cruzadas,
jogos (bingo, dominó, entre outros), atividades de relacionar, ilustrações:
fornecer fragmentos de textos ou até frases relacionadas ao objeto de estudo,
para que os estudantes ilustrem com tirinhas, gravuras inteiras, sequências
em quadrinhos, entre outros, atividades interativas, mapas conceituais e
mentais, linhas do tempo Elaboração: Nilsilane. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; (X )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; ( X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (136,139,142,145,147) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; (X) Cartaz; ( )
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da
participação; (X) Outros: Dinâmica, leitura e interpretação.
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