10ª SD Cie 6º ano 2024

 

10ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: Das Células ao Organismo

Unidade Temática: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Interação entre os sistemas locomotor e nervoso.

Ano:                                      Período: 21/10 a 01/11                    Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso. (EF06CI07BA) Argumentar como as contribuições da ciência e tecnologia interferem na vida daqueles que possuem deficiência motora.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer a composição, a organização e o funcionamento do sistema nervoso.  Aprender a relação entre a percepção dos estímulos e a formulação das respostas pelo sistema nervoso.  Compreender as alterações provocadas no sistema nervoso por algumas drogas. Explicar a relação entre os sistemas locomotor e nervoso no movimento. Saber que certas respostas se dão por meio do sistema endócrino.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

TEMA: Como Interpretamos e Reagimos aos Estímulos?

Etapa 01: Levantamentos de conhecimentos prévios (10 min)

Inicie a aula perguntando aos estudantes quem sabe andar de bicicleta e se algum adulto lhe ensinou essa tarefa. Pergunte também como era a bicicleta em que eles deram as primeiras pedaladas. Utilize as questões da página 136 do livro didático A Conquista Ciências 6º ano, para sondar o conhecimento prévio dos estudantes, apenas, conduza esse diálogo e instigue-os a participar. Provavelmente, a bicicleta tinha rodinhas de apoio e, depois de algum tempo de treino, essas rodinhas tenham sido retiradas. Comente que, para andar de bicicleta, além de coordenação, é preciso ter equilíbrio. Relembre com a turma o sentido do equilíbrio estudado na Unidade anterior. Comente que a coordenação motora requer a participação dos sistemas locomotor e nervoso.  

 

Etapa 02: Aula Expositiva Dialogada (25min)

Apresente as estruturas básicas do sistema nervoso: cérebro, neurônios, medula espinhal e nervos com uso de imagem do livro didático, páginas 138 e 139.

Explique a função de cada uma dessas estruturas, como o cérebro sendo o centro de controle do sistema nervoso, a medula espinhal sendo responsável por transmitir as informações sensoriais e motoras entre o cérebro e o resto do corpo, e os nervos sendo responsáveis por transmitir as informações sensoriais e motoras entre o corpo e o sistema nervoso central, utilize como suporte às páginas 138 e 139 do livro didático A Conquista Ciências. Caso seja possível, disponibilize o vídeo sobre o sistema nervoso, disponível no link abaixo, isso ilustrará as informações facilitando a compreensão. https://www.youtube.com/watch?v=pNdDzrIKKos

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Reproduza na lousa uma tabela contendo o resumo do que foi estudado na etapa anterior. Escreva o nome das estruturas do sistema nervoso central, deixe os alunos consultarem no livro as funções de cada estrutura e anote na coluna do meio, na 3ª coluna peça que desenhe essas estruturas. Depois faça outra tabela com o sistema nervoso periférico. Poderá fazer em grupo.

AULA 02

 

TEMA: Como o cérebro recebe informações?

Etapa 04: Socializando as informações (10 min)

Nessa etapa você abrirá espaço para socializar a tabela da aula anterior, nesse momento esclareça as dúvidas apresentadas.

Etapa 05: Para início de conversa (20 min)

Atividade 1: Respostas voluntárias e involuntárias

Promova uma breve revisão dos conceitos trabalhados na aula anterior. Em seguida, faça uma tabela no quadro com as colunas “Respostas voluntárias” e “Respostas involuntárias”. Cite alguns exemplos, como: correr, levantar o braço, respirar inconscientemente, acelerar ou diminuir o batimento cardíaco, entre outros e questione se as respostas a esses estímulos são voluntárias ou involuntárias. Contextualize o significado de voluntário e involuntário. Anote as colocações deles no quadro nas colunas corretas. Se necessário, faça esclarecimentos e correções. O objetivo é que a turma perceba que há respostas que são controladas conscientemente por eles e respostas que ocorrem independentemente da vontade ou da consciência deles.

Etapa 06: Exposição das informações (20 min)

Inicie essa etapa convidando os estudantes a entenderem como funciona essas ações voluntárias e involuntárias no sistema nervoso, explicando como as estruturas trabalham em conjunto para permitir a coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, por exemplo, como o cérebro recebe informações sensoriais através dos nervos e utiliza essas informações para coordenar ações motoras, como mover um membro do corpo, utilize como suporte as páginas 140 a 142 do livro didático. 

Simplificar um tema tão complexo como o funcionamento do sistema nervoso, que envolve conhecimentos de bioquímica distantes dos alunos dessa faixa etária, não é tarefa fácil, por isso a necessidade de um atenção maior e dedicação do professor para se fazer entender. 

AULA 03

TEMA: "A importância da comunicação entre as células nervosas na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo"

Etapa 07: Dinâmica (30 min)

Inicie a aula falando sobre o tema.

·         Explique que os neurônios são células nervosas responsáveis por transmitir informações no sistema nervoso e que, sem eles, nosso corpo não seria capaz de realizar suas funções básicas. Utilize como suporte as páginas 143 a 145 do livro didático a Conquista Ciências 6º Ano.

Somente essa explicação é possível realizar a dinâmica.

  1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique as regras da dinâmica.
  2. O primeiro aluno de cada grupo deve pensar em uma mensagem para passar para o último aluno do grupo, sem falar. A mensagem pode ser algo simples, como "pular" ou "bater palmas".
  3. O primeiro aluno deve passar a mensagem para o segundo aluno do grupo utilizando apenas gestos e movimentos corporais. O segundo aluno deve, por sua vez, passar a mensagem para o terceiro aluno, também utilizando gestos e movimentos corporais, e assim por diante, até que a mensagem chegue ao último aluno do grupo.
  4. O último aluno do grupo deve falar em voz alta a mensagem que recebeu e todos os integrantes do grupo devem comparar a mensagem original com a mensagem final.

Após Peça para os grupos compartilharem suas experiências e discuta como a dinâmica demonstrou a importância da comunicação entre as células nervosas para a coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo. Destaque que a comunicação entre as células nervosas é fundamental para o funcionamento adequado do sistema nervoso e que problemas na comunicação podem levar a problemas de coordenação motora e sensorial. Explique que o sistema nervoso utiliza impulsos elétricos e substâncias químicas para transmitir informações entre as células nervosas e que essas informações são processadas no cérebro para permitir a coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo. Finalize a dinâmica destacando a importância da comunicação clara e eficiente para a coordenação adequada das ações motoras e sensoriais do corpo.

Etapa 08: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Oriente os estudantes na resolução das atividades das páginas 139, 142 e 145 do livro didático A Conquista Ciências 6º Ano.

AULA  04

 

TEMA: O Sistema Nervoso e as Drogas

Etapa 09: Questão disparadora (10 min)

O que são drogas?

Solicite aos estudantes que façam análise da imagem da página 146 do livro didático A Conquista Ciências. Continue perguntando, se eles acham que todas as drogas fazem mal a saúde? Acolha as respostas apenas.

Etapa 10: Leitura e Interpretação (30 min)

Convide os estudantes a realizarem uma leitura compartilhada das páginas 146 e 147 do livro didático A Conquista Ciências 6° ano. É importante que os alunos reconheçam que drogas não são só aquelas substâncias que fazem mal à saúde causam dependência. Comentar com a turma que algumas substâncias, mesmo sendo lícitas, apresentam restrições em relação ao comércio e consumo, como as bebidas alcoólicas que são permitidas somente para maiores de 18 anos. Após a leitura, esclareça pontos importantes do texto, e trabalhe bastante a compreensão dos conceitos drogas licitas e ilícitas.

Etapa 11: Verificação da Aprendizagem (10 min)

Oriente os estudantes na resolução das atividades da página 147 do livro didático A Conquista Ciências 6º Ano.

AULA 05

TEMA: Drogas mais recorrentes em Itamaraju e prevenção

Etapa 12: Correção da atividade (10 min)

Utilize essa etapa para correção da atividade, aproveite para sanar principais dúvidas levantadas durante a correção.

Etapa 13: Aprofundando no Tema (30 min)

Essa etapa trata de informações relacionadas ao nosso município, faça uma roda de conversa e exponha o que tá relacionado no texto, fazendo pausas para discutir pontos relevantes e ouvir os estudantes.

Drogas, entender sobre o assunto para evitar a prática!

O abuso de drogas é um problema tanto para quem se tornou dependente dessas substâncias quanto para seus familiares. Dependendo do quadro clínico do indivíduo, ele pode representar uma ameaça para a própria saúde e para a das pessoas à sua volta. Uma estimativa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017 apontou que o consumo de drogas provoca cerca de 500 mil mortes por ano no mundo e que essa situação vem piorando. A entidade defende que o abuso de drogas seja encarado como um problema relacionado à saúde pública e não apenas como uma questão policial. Discussões sobre como inibir o uso de drogas são frequentes no Brasil, que sofre com o tráfico de drogas em escala internacional.

Tanto o tratamento dos dependentes químicos, que não podem simplesmente parar de usar essas substâncias, quanto os próprios desdobramentos sociais da questão fazem com que o abuso de drogas seja um problema bastante complexo. Não existe uma solução definitiva para erradicar as drogas. E apesar dos avanços feitos pela ciência, tratar pessoas que sofrem com a dependência ainda é algo que exige anos de trabalho. Por isso, é importante amparar indivíduos que lidam com essas questões. Em primeiro lugar, não é adequado usar a palavra “viciado”. Esse termo, muitas vezes, é empregado de forma pejorativa e, socialmente, é carregado de estigmas e preconceito. Se o objetivo é que o paciente se sinta acolhido, ele deve ser evitado.

Fonte: Hospital Santa Mônica, disponível em https://hospitalsantamonica.com.br/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-drogas/

Percebe-se que o problema “Drogas” afeta a saúde física, emocional e também social. Será que nossa cidade sofre desse problema? O que tem sido feito pra minimizar os impactos consequentes desse mal? Quais drogas circulam em maior quantidade, facilidade e são mais consumidas em nossa cidade? E você, o que pensa sobre o assunto?

 

DROGAS MAIS RECORRENTES EM ITAMARAJU E PREVENÇÃO

As drogas mais utilizadas em Itamaraju são a maconha, o crack e a cocaína. O tráfico de drogas no município é um dos grandes promotores da violência e da criminalidade, guardando relação com outros crimes como furtos, roubos, em que os autores, na maioria das vezes, praticam para manter o vício ou para pagar dívidas com o tráfico, e principalmente com grande parte dos homicídios (matar alguém) que ocorrem na cidade, decorrente de acertos de contas motivados pelo não pagamento de dívidas ou pela disputa de pontos de venda. Além das ações policiais realizadas na cidade contra o tráfico de drogas, que resultam na apreensão de drogas e prisão de traficantes, a Policia Militar, através da 43ª CIPM, também trabalha na prevenção do consumo de drogas, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência “PROERD”, que aplica em escolas públicas do município.  Com o PROERD, policiais militares fardados e devidamente capacitados, em um período de 3 a 4 meses, assumem uma hora/aula no quadro horário semanal de uma ou mais turmas da escola contemplada pelo programa, e na condição de instrutores abordam em sala de aula apenas a temática drogas e violência, com foco na prevenção. Tratando-se de uma ação pedagógica de prevenção do uso indevido de drogas e da prática da violência que envolve a Polícia Militar, a Escola, a Família e a Comunidade  de modo a reforçar a autoestima das crianças, ensinando-as a conhecer os mais diversos tipos de drogas, os efeitos negativos que causam à saúde, a resistir às pressões do grupo e a dizer NÃO diante de alguma oferta de droga. O PROERD é aplicado em escolas de Itamaraju desde o ano de 2009 e já formou 4.316 (quatro mil e trezentos e dezesseis crianças).

Fonte: 43ª CIPM.

Etapa 14: Mão na Massa (10 min)

Solicite aos estudantes que criem um Card que retrate um alerta sobre o uso de drogas, poderá ser no caderno.

AULA 06

TEMA: Executando a resposta: ossos e músculos.

 Etapa 15: Análise dos Cards (10 min)

Observe os cards elaborados pelos estudantes, peça que interpretem em voz alta a ilustração feita, você poderá fazer isso em uma roda de conversa. Pergunte, qual mensagem ele quis transmitir a partir daquela imagem.

Etapa 16: Questão disparadora (10 min)

Perguntar aos estudantes se algum deles já sofreu alguma fratura óssea, permitindo que eles troquem experiências e compartilhem vivências. Nesse sentido, é recomendado falar sobre a saúde do sistema locomotor, cuidados com a alimentação e com a realização das tarefas cotidianas para evitar acidentes e lesões.

Etapa 17: Aprofundando no Tema (25 min)

Explorar a figura da página 148 do livro A Conquista Ciências 6° ano, do esqueleto humano com os alunos. Se houver na escola um modelo de esqueleto humano, levá-lo para a sala de aula, permitindo que os estudantes observem a disposição e o formato de alguns ossos que o compõem. Além de estarem envolvidos com o movimento, os ossos são importantes reservatórios de cálcio e sede de produção de alguns tipos de células sanguíneas. Os ossos também têm a função de proteção dos órgãos internos.

Assim como foi feito com o esqueleto, explorar a figura da musculatura humana, livro didático A Conquista Ciências 6° ano, página 149, com os discentes. É importante que eles compreendam que as células musculares têm a capacidade de contrair e relaxar. Comentar que a maioria dos músculos que formam a carne do corpo está envolvida com os movimentos voluntários. Além desses, no entanto, há músculos de contração involuntária, como o músculo cardíaco e aqueles que conduzem os alimentos pelo trato digestório. Nesse momento, vale a pena retomar o significado dos termos voluntário e involuntário.

Etapa 18: Investigando (15 min)

Pedir aos estudantes que desenhem em uma folha avulsa o contorno de uma de suas mãos. Em seguida, solicitar que eles circulem, no desenho, as regiões de articulação. Dizer a eles que uma forma de descobrir as diferentes articulações é fazer vários movimentos, percebendo quais são as regiões onde conseguem dobrar a mão e os dedos.

RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS

Sugestões de Ações Intervencionistas para recompor aprendizagens:

Para recompor as aprendizagens dos estudantes do 6º Ano em Ciências, é importante adotar uma metodologia que seja ativa, participativa e centrada no estudante. Aqui está um plano geral que pode ajudar:

  • Autoavaliação: Incentive os alunos a refletirem sobre o que aprenderam e o que ainda têm dificuldades. Isso os ajudará a tomar consciência de suas necessidades.

Revisão e Recuperação dos Objetos de Conhecimentos

  • Aulas Revisão: Baseado no diagnóstico, planeje aulas focadas na revisão dos conceitos chave que precisam ser retomados. Use exemplos práticos e conecte o conteúdo à vida cotidiana dos estudantes para maior engajamento.
  • Atividades Práticas: Realize experimentos e atividades práticas que reforcem o conteúdo. Isso facilita a compreensão e retenção dos conceitos.

Aprendizagem Ativa

  • Projetos Interdisciplinares: Promova projetos que envolvam outros componentes e que sejam contextualizados na realidade dos alunos. Por exemplo, um projeto sobre "A importância da água" pode envolver ciências, geografia e matemática.
  • Gamificação: Utilize jogos educativos para tornar o processo de aprendizado mais dinâmico e motivador.

Ensino Diferenciado

  • Grupos de Apoio: Organize grupos de estudantes com necessidades similares para atividades de reforço. Utilize métodos diferentes para os alunos que têm mais dificuldade, como o ensino em pequenos grupos.
  • Recursos Diversificados: Disponibilize recursos variados, como vídeos, podcasts, infográficos e plataformas digitais que permitam a revisão do conteúdo em diferentes formatos.

Envolvimento da Família

  • Comunicação com os Pais: Mantenha os pais informados sobre o progresso dos alunos e ofereça sugestões de como podem apoiar a aprendizagem em casa.
  • Oficinas para Pais: Realize oficinas ou reuniões para orientar os pais sobre como podem ajudar seus filhos a recuperar as aprendizagens.

Uso de Tecnologias Educacionais

  • Plataformas Online: Utilize plataformas de aprendizagem online para disponibilizar conteúdos e atividades complementares que os alunos possam acessar fora do horário escolar.
  • Apps Educativos: Sugira aplicativos educativos que reforcem o conteúdo de forma lúdica.
  • Incentivo à Curiosidade Científica: Estimule os alunos a fazerem perguntas e buscarem respostas, incentivando a curiosidade científica.
  • Recompensas e Reconhecimento: Estabeleça um sistema de recompensas por conquistas e progresso, para manter os estudantes motivados.
  • Reflexão e Ajustes: Reflita sobre o que funcionou e o que pode ser melhorado no processo para futuras intervenções.

Essa metodologia busca garantir que os estudantes recuperem os conteúdos e habilidades de forma efetiva e engajante, preparando-os melhor para os próximos anos escolares.

OUTRAS ATIVIDADES: Caça palavras, palavras cruzadas, jogos (bingo, dominó, entre outros), atividades de relacionar, ilustrações: fornecer fragmentos de textos ou até frases relacionadas ao objeto de estudo, para que os estudantes ilustrem com tirinhas, gravuras inteiras, sequências em quadrinhos, entre outros, atividades interativas, mapas conceituais e mentais, linhas do tempo

Elaboração: Nilsilane.

                                                                                                               

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (X )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; ( X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (136,139,142,145,147)                 Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (  ) Debate;   (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X) Avaliação da participação; (X) Outros: Dinâmica, leitura e interpretação.                                                  

 

 

 

 

 

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