Sequência Didática 8 Ciências 8ºano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: As diversas Facetas do Consumo

SubTema: Energia do corpo: conceito, produção e funcionamento (desde a obtenção até a transferência para todas as partes do corpo).

Unidade Temática: Matéria e energia

Objetos de Conhecimento: Distúrbios Alimentares; Sistema Digestório (revisão); Como o Sistema Respiratório participa na produção de energia e o que é feito com que é produzido de ruim em nosso corpo (Sistema Excretor).

 

Ano:                           Período: 02/08 a 14/08                                                    Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF08CI06IT) Compreender como é obtida a energia que faz o corpo humano funcionar, relacionando a produção e a condução dessa energia aos os diversos órgãos e sistemas que compõem o corpo humano, bem como, a forma integrada como atuam. Digestão – processamento dos alimentos e absorção dos nutrientes;

(EF08CI07IT) Perceber a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Discutir e analisar causas e consequências de alguns distúrbios alimentares.

·         Reconhecer os órgãos que fazem parte dos sistemas digestório, respiratório e urinário e suas respectivas funções;

·          Associar conhecimentos adquiridos no cotidiano dos alunos a novos conhecimentos adquiridos em aula.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 1

Tema: DISTÚRBIOS ALIMENTARES

Etapa 1: Levantamento de conhecimentos prévios

Levantar conhecimentos prévios a partir das questões:

·         Vocês já ouviram falar sobre distúrbio alimentar?

·         O que vocês sabem sobre o assunto?

Após os alunos responderem, conversem e discutam ideias e hipóteses levantadas.

Peça que os alunos observem a imagem abaixo e, em seguida, leia o contexto e pergunte à turma:

·         Por que Carla não se vê magra?

·         Será que os pais de Carla realmente precisam ficar preocupados com ela? Por quê?

·         É comum ser bem magro, mas não se enxergar assim? Por quê?

·         Carla não consegue se enxergar tão magra, como será a sua alimentação?

Incentive, durante a discussão, que cada aluno apresente seus pontos de vista livremente. A fala de cada aluno deve ser valorizada e potencializada. Lembre-se de que este é um momento de levantamento de hipóteses e não de correção de conceitos, que serão explorados e sistematizados no decorrer da aula. O professor deve ser o mediador das discussões. Vale lembrar que esse é um tema delicado e o professor deve estar atento para os comentários, bem como possíveis reações dos alunos.

Etapa 2: Exposição e Diálogo sobre o Tema

Nesse momento utilize os slides abaixo para trabalhar o objeto de conhecimento:

http://www.colegioimpulso.com.br/impulso2018/generalidades/palestradisturbiosalimentares032018.pdf

Caso queira usar o vídeo abaixo no lugar dos slides. Fica a sugestão.

https://youtu.be/anpKKN5OFvM

 

AULA 2

Tema: ALIMENTOS E PROBLEMAS DE SÁUDE

Etapa 3: Aprofundando no tema

Como sugestão para aprofundar conhecimentos. Assista ao vídeo sobre “Problemas ligados à alimentação | desnutrição, obesidade e conservação dos alimentos” disponível no link abaixo. Sugira aos alunos a anotar as dúvidas que surgirem.

https://youtu.be/wF1ymegRm7s

Após a execução do vídeo, utilizar o Box “Imagem Corporal Positiva” das páginas 68 e 69 do livro didático Inspire Ciências, após a resolução da atividade, abrir espaço para os comentários e discussões. Essa é uma atividade muito importante para desenvolver algumas habilidades propostas e competências socioemocionais, não deixem de executar.

Etapa 4: Estabelecendo Conexões

Utilizar o livro didático para relacionar o objeto de conhecimento ao vídeo, os alunos poderão acompanhar os comentários do professor a partir da consulta nas páginas 58 e 59. Momento de tirar dúvidas.

Etapa 5: Verificação de Aprendizagem

Para verificar a aprendizagem fazer a atividade da página 59.

AULA 3

Tema: SISTEMA DIGESTÓRIO

Etapa 6: Correção da atividade

Corrigir a atividade da aula 2, aproveitar para revisar o objeto de estudo em questão.

Para revisar o objeto já trabalhado em sequências anteriores, fazer uma aula dialogada para dirimir quaisquer dúvidas sobre o tema, utilizar como apoio o livro didático Inspire Ciências, páginas 60 a 63.

Use também o mapa mental que se encontra na pagina 75 do livro didático.

Etapa 7:  Vamos praticar?

Fazer as atividades localizadas nas páginas 61, 64 e 65 do livro didático Inspire Ciências.

 

AULA 04

Obs: Correção das atividades da aula 3

Tema: SISTEMA RESPIRATÓRIO

Etapa 8: Aprofundando no Tema

Antes da execução do vídeo, faça um pequeno resumo apontando a relação entre os sistemas digestório, respiratório, cardiovascular e excretor, apontando o papel de cada um na produção de energia, distribuição e eliminação das partes não aproveitadas que foram produzidas ou consumidas, e, que são nocivas ao corpo. Não deixe dúvidas com relação a essa conexão entre os sistemas e a produção de energia do corpo.

Agora convide os alunos a entenderem a anatomia e fisiologia do Sistema Respiratório

Entenda o processo respiratório assistindo ao vídeo abaixo “Como funciona o sistema respiratório”.

https://youtu.be/VI138Rwx00M

Após assistir ao vídeo tire as dúvidas que surgirem sobre o tema.

Utilize o livro didático de Inspire Ciências páginas 22 e 23.

Etapa 9: Mão na Massa

Agora vamos colocar as mãos na massa e realizar o experimento.

Construa o modelo de pulmão artificial seguindo o passo a passo do vídeo abaixo.

Tire fotos e faça vídeo explicando o processo de inspiração e expiração usando seu confeccionado por você. https://youtu.be/kZXJWQJYMpE

 

AULA 05

Tema: SISTEMA URINÁRIO

 

Etapa 10: Aprofundando no Sistema Urinário

Convide os alunos a entenderem a anatomia e fisiologia do Sistema Urinário, compreender todo o funcionamento desse sistema a partir do vídeo disponível no link abaixo:

https://youtu.be/Se4YjKYiRPY

Após assistir ao vídeo tire as dúvidas que surgirem sobre o tema.

Utilize o livro didático de Ciências Inspire página 26.

 

Etapa 11: Vamos Praticar?

Atividade abaixo pode ser feita no caderno ou montar no forms, fica a critério do professor.

 

ATIVIDADE

 

1) Observe o esquema. Depois, seguindo a numeração, responda às questões.

 

a) Qual o nome das estruturas indicadas por 1, 2, 3 e 4?

 

b) Em que parte o sangue é filtrado?

 

c) Onde a urina é armazenada antes de ser eliminada do corpo?

 

d) Qual a parte responsável pela condução da urina ao meio externo?

 

2) Analise o esquema:

Identifica-se pelas letras B e D respectivamente, as partes:

a) Rim e uretra.

b) Ureter e bexiga.

c) Bexiga e ureter.

d) Ureter e uretra.

 

3) Qual das alternativas abaixo contém apenas órgãos do sistema urinário?

 

a) Rim, ureter, útero e bexiga.

b) Rim, ureter, bexiga e intestino delgado.

c) Rim, fígado, bexiga e uretra.

d) Rim, ureter, bexiga e vagina.

e) Rim, ureter, bexiga e uretra.

 

4) O sistema urinário também pode ser atacado por germes, que provocam nefrite infecção:

 

a) nos rins.

b) na uretra.

c) na bexiga.

d) nos ureteres.

 

5) As unidades filtradoras do sistema urinário são chamadas de:

 

a) bexiga;

b) néfrons;

c) ureter;

d) bacinete.

 

6) Quais dessas substâncias não fazem parte da urina?

 

a) Sais minerais.

b) Água.

c) Glicose.

d) Ureia.

 

7) Aproximadamente, quantos néfrons existe em cada um dos rins?

 

a) 1 milhão

b) 5 milhões

c) 200

d) 500 mil

 

 

8) Canal que conduz a urina da bexiga ao meio externo:

 

a) ureter.

b) uretra.

c) colédoco.

d) vagina.

 

9) A principal função do sistema urinário humano é remover:

 

a) todo o excedente de água do organismo.

b) os restos de alimentos não aproveitados pelo sistema digestório.

c) os gases produzidos pela respiração celular.

d) do organismo as substâncias tóxicas resultantes das atividades celulares.

 

 

AULA 06

HORA DA DIVERSÃO

 

Etapa 12: Fazer a correção da atividade da aula 5.

 

Etapa 13: Vamos testar o conhecimento que adquiriu brincando.

 

Transtornos alimentares

https://wordwall.net/resource/11970404/transtornos-alimentares

 

Sistema Digestório

https://wordwall.net/el/resource/4953742/quiz-sistema-digest%C3%B3rio

 

Sistema respiratório e circulatório

https://rachacuca.com.br/quiz/21018/sistema-respiratorio-e-circulatorio/

 

Sistema Urinário

https://wordwall.net/pt/resource/16615890/sistema-urin%C3%A1rio

 

Etapa 14: Mão na Massa II

Dividir a classe em dois grupos, um grupo irá realizar a pesquisa e elaboração de guias alimentares (esse deverá ser o maior grupo, pois será subdividido em mais 6 grupos), utilizar orientações das páginas 70 e 71, o outro grupo montará uma campanha sobre “Saúde Bucal, um problema social”, utilizar orientações das páginas 72 e 73.

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos; ( X ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios//Livro páginas: (59, 61,64, 65, 68, 69, 70 a 73)

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; () Debate;     ( X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário