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   8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS  | 
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   Tema Inter curricular:  Consumidor consciente, empreendedor
  eficiente.  | 
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   Subtema:
  Custo-benefício das máquinas
  primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju.  | 
  
   Unidade
  Temática:
  Matéria e Energia  | 
 
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   Objetos de Conhecimento: Alavancas; História dos Combustíveis e das
  máquinas térmicas Industrialização; Máquinas e o
  meio ambiente; Transporte e Comunicação; Tecnologia e Desenvolvimento.  | 
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   Ano:
  7º                                         
  Período: 26/08 a 06/09                             Nº de Aulas: 06  | 
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   HABILIDADES  | 
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   (EF07CI01)
  Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor
  soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI01BA) Identificar e descrever
  a utilização de máquinas simples na sociedade relacionada ao trabalho. (EF07CI04) Avaliar
  o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para
  o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. (EF07CI05) Discutir
  o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do
  tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais
  causados pela produção e uso desses materiais e máquinas. (EF07CI06) Discutir
  e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana
  quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos
  materiais e tecnologias (como automação e informatização).   | 
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   OBJETIVOS ESPECÍFICOS   | 
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   Compreender
  que máquinas simples ampliam forças. Explicar os benefícios que a alavanca,
  traz para atividades humanas. Explicar o funcionamento de máquinas térmicas.
  Identificar diferentes exemplos de máquinas térmicas. Conhecer e analisar a
  história das máquinas térmicas e como se deu seu aprimoramento. Compreender sobre o processo de
  industrialização na agricultura de Itamaraju. Discutir os impactos
  econômicos, sociais e ambientais das máquinas térmicas atuais.  | 
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   ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA  | 
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   AULA 01   Tema:
  Alavancas Etapa
  01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)  Aqui
  estão algumas perguntas que você pode usar para levantar os conhecimentos
  prévios dos estudantes sobre alavancas: O que você entende por
  "alavanca"? 
 Você pode dar um exemplo de uma alavanca
  que usamos no dia a dia? 
 Você já usou ou viu alguém usar um
  balanço ou uma gangorra? Como isso funciona? 
 Você sabe o que é um "ponto de
  apoio" em uma alavanca? 
 Como você acha que uma alavanca pode
  tornar mais fácil levantar algo pesado? 
 Em quais situações você acha que seria
  útil usar uma alavanca? 
 Quais são os tipos de alavancas que você
  conhece? 
 Essas
  perguntas devem ajudar a avaliar o quanto os estudantes já sabem sobre
  alavancas antes de aprofundar no objeto de conhecimento. Apenas acolha as
  respostas!   Etapa
  02: Aula expositiva e dialogada (20 min) Utilize as informações
  abaixo como suporte e o livro didático A Conquista Ciências páginas 162 e 163.
   No século III a.C., o
  sábio Arquimedes realizou inúmeros experimentos testando o funcionamento das
  alavancas e descobriu as relações que regem seu funcionamento. Ficou tão
  entusiasmado que teria afirmado: “Deem uma alavanca e um
  ponto de apoio e eu deslocarei o mundo”. A alavanca nada mais é
  do que uma barra rígida (de madeira, metal ou outro material) que se move
  apoiada sobre algum tipo de suporte, o ponto de apoio. Nas alavancas podemos
  identificar alguns elementos: o ponto de apoio, a força potente – que em
  nosso exemplo é o esforço feito por Arquimedes – e a força resistente, que no
  caso seria o mundo, ou seja, o objeto que se pretende deslocar. As alavancas são
  classificadas de acordo com a posição de seus elementos. Veja nos esquemas os
  tipos de alavancas e exemplos de objetos de nosso cotidiano que, na verdade,
  são alavancas. Alavancas
  interfixas: quando o ponto de apoio fica entre a
  força resistente e a força potente. Veja: 
 Exemplos
  de alavancas interfixas: as tesouras, os alicates, os
  martelos e os guindastes. Alavancas
  inter-resistentes: são aquelas em que a força resistente fica
  entre a força potente e o ponto de apoio. 
 São
  exemplos de alavancas inter-resistentes: os
  quebra-nozes, os carrinhos de mão e a articulação do pé humano. Alavancas
  interpotentes: são aquelas em que a força potente fica
  entre o ponto de apoio e a força resistente. 
 São
  exemplos de alavancas interpotentes: as pinças e a
  articulação do cotovelo humano. Etapa
  03: Verificação da Aprendizagem (20 min) Resolver a atividade da página 164 (não
  cobrar o cálculo, você professor, até poderá fazer para justificar a escolha
  dos estudantes, quanto a gangorra) livro didático A Conquista Ciências 7º ano,
  em seguida, fazer a correção. ATENÇÃO!
  PROVIDENCIAR O MATERIAL PARA O JOGO “EM BUSCA DO EQUILÍBRIO” PARA A PRÓXIMA
  AULA.                                                                                 AULA 02 Tema:
  Máquinas e Sociedade  Etapa
  04: Hora do Jogo (15 min) Realizar o jogo “Em busca do
  Equilíbrio”, descrito na página 170 e 171 do livro didático A Conquista 7º
  ano. Etapa
  05: Levantamento dos conhecimentos prévios (10 minutos) Esse tópico inicia o estudo dos impactos
  das máquinas e da industrialização na sociedade e no ambiente nesta Unidade e
  pode ser utilizado para trabalhar as habilidades EF07CI01 e EF07CI06. Por ser
  um assunto extenso, os impactos sobre a sociedade serão abordados pela
  perspectiva do mundo e das relações de trabalho. Este estudo já foi iniciado
  na sequência anterior, para dar continuidade pergunte aos estudantes se eles
  julgam que as máquinas são importantes para a nossa sociedade, com base no
  que já foi estudado até aqui, solicite que justifiquem suas opiniões por meio
  de exemplos. Ao discutir as respostas, procure evidenciar que o
  desenvolvimento das máquinas foi tão intenso e extenso que a maioria das
  sociedades atuais depende completamente destes equipamentos. Comentar que as
  máquinas são utilizadas para várias finalidades, desde a produção de
  alimentos até a comunicação e o transporte de pessoas e mercadorias. Pergunte
  também se eles acham que com a industrialização só houve pontos positivos.
  Acolha as respostas, por enquanto. Utilize as questões das páginas 210 e 211
  do livro didático A Conquista Ciências 7º ano.  Etapa
  06: Lendo e Interpretando (10 min) Convidar os estudantes a fazerem a
  leitura compartilhada das páginas 212 e 213 do livro didático A Conquista
  Ciências 7º ano do texto “Força Motriz”, porém, antes faça a leitura das
  imagens com eles, deixem que falem como interpretam essas imagens, somente
  depois iniciem a leitura com pausas para comentários. Se possível, poderá
  levar a roda d’água produzida pelos alunos do 8º ano. Esse tópico já inicia o
  estudo dos impactos das máquinas e industrialização na sociedade. Etapa
  07: Aprofundando o tema (15 minutos) Dê continuidade aos estudos levando mais
  informações sobre a industrialização com base nas páginas 214 a 217 do livro
  didático A Conquista Ciências 7º ano, para relacionar os pontos mais
  relevantes sobre o tema. AULA 03 Tema:
  Industrialização e ambiente  Etapa
  08: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20 min) Explique aos estudantes que o objetivo
  desta aula é refletir sobre os possíveis impactos ambientais da atividade
  industrial e como, enquanto consumidores, nos posicionar contra isso. Faça a
  pergunta do slide e acolha as respostas. 
 Orientações: Apresente as imagens para a turma e faça a
  pergunta contida no slide. Aqui,
  o objetivo é lembrar da importância e presença da indústria no dia a dia da
  população, dos avanços tecnológicos que promoveu e quanto contribuíram para a
  melhora da condição de vida das pessoas. Como
  adequar à sua realidade: Utilize objetos presentes na sala de aula, escola ou no
  cotidiano dos alunos (forno micro-ondas, automóveis, tratores, telefone
  celular, etc.) e promova uma reflexão do quanto facilitam suas tarefas,
  oferecendo, consequentemente, uma melhor condição de vida. Agora
  faça a seguinte pergunta: Como a indústria pode impactar o meio ambiente? O
  objetivo, neste momento, é de proporcionar uma reflexão dos impactos causados
  pela atividade industrial ainda na etapa de extração da matéria-prima da
  natureza. Chame a atenção dos alunos para as imagens e pergunte quais riscos
  ambientais estão embutidos na realização desta atividade. Espera-se
  com esta reflexão evidenciar aos alunos os riscos socioambientais intrínsecos
  à atividade industrial e a importância da consciência ambiental ao longo de
  toda a cadeia produtiva da indústria. Como
  adequar à sua realidade: Você poderá utilizar exemplos de atividades industriais
  extrativas presente na cidade ou estado onde a escola está inserida, ou
  ainda, utilizar exemplos de desastres de grande repercussão nacional como,
  por exemplo, o rompimento da barragem de Marina, de Brumadinho, o vazamento
  de petróleo na Baía de Guanabara no ano 2000, etc. 
 Orientações: Aqui
  o objetivo é refletir sobre os possíveis impactos ambientais produzidos pela
  indústria durante o processo produtivo. Chame a atenção dos alunos para as
  imagens e pergunte o que está ocorrendo e quais consequências podem provocar
  para o meio ambiente. Acolha
  as respostas por enquanto. Etapa
  09: Sistematização do Conhecimento (15min) Chegou a hora de sistematizar o conhecimento,
  trazendo informações sobro o objeto em estudo e esclarecendo sobre os
  conhecimentos prévios dos alunos, usar o livro didático A Conquista Ciências
  páginas 230 e 231. Conclui expondo o que foi a Revolução industrial naquela
  época, dizer o que  predominava era a
  ideia de que os recursos naturais eram muito abundantes o suficiente para
  serem considerados praticamente infinito. Não estava claro naquela época que
  as ações humanas podiam poluir o ambiente de maneira a prejudicar tanto
  outras espécies quanto as próprias pessoas e suas gerações futuras. Essa
  mentalidade, aliada a busca de expansão da produção e dos lucros, acarretou
  os impactos ambientais profundos especialmente nas regiões onde a revolução
  industrial foi mais intensa, como na Inglaterra e na França. Se tiver
  condições, convide os alunos a assistirem o vídeo "A industrialização e
  o meio ambiente”, disponível no seguinte link 
  https://youtu.be/wl3vNkd_Svg
  . Etapa
  10: Verificação de aprendizagem (15 minutos) Solicitar aos estudantes que realizem a
  atividade da página 231 do livro didático.  AULA 04 . Tema:
  Transporte e Comunicação Etapa
  11: Correção da atividade (15min) Fazer a correção da atividade da etapa 10,
  aproveitar para esclarecer as dúvidas existentes e levantadas durante a
  resolução das questões. Etapa
  12: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min) Para explorar esse tema, perguntar à
  turma como eles acham que deverá ser o transporte do futuro? Que outras
  mudanças eles imaginam nos transportes? Para fomentar essa conversa comentar
  sobre o caso dos carros elétricos na Noruega (ver box “Orientações
  Didáticas”, página 226 do livro didático).  Etapa
  13: Exposição do Conhecimento de forma dialogada (20 min) Fornecer informações sobre a revolução
  nos transportes e nos meios de comunicação com base no material bibliográfico
  do livro didático A Conquista Ciências 7º ano páginas 224 a 229.  AULA 05 Tema:
  Industrialização Etapa
  14: Verificação da Aprendizagem (20 min) Solicitar aos estudantes que respondam
  as questões propostas nas páginas 226 e 229 do livro didático.   Etapa
  15: Correção da Atividade (15 minutos) Fazer a correção da atividade da etapa 14,
  aproveitar para esclarecer as dúvidas existentes e levantadas durante a
  resolução das questões. Etapa
  16: Leitura e Interpretação (15 min) Convide os estudantes para realizarem a
  leitura do texto “Proálcool” da página 222 do livro didático, em seguida faça
  uma roda de conversa para discutirem o que foi lido, objetivando maior entendimento,
  após essa discussão, peça que respondam a atividade interpretativa. AULA
  06   TEMA:
  Tecnologia e Desenvolvimento Etapa
  17: Correção da Atividade (15 min) Fazer a correção da atividade da etapa 16,
  aproveitar para esclarecer as dúvidas existentes e levantadas durante a
  resolução das questões.  Etapa
  18: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min) Utilize as alternativas “a” e “b” da
  questão 1 do livro didático, para sondar o levantamento de conhecimentos que
  os estudantes já possuem a respeito da relação de tecnologia e
  desenvolvimento. Deixe-os livres para se expressarem, apenas acolha as
  respostas. Etapa
  19: Aula expositiva dialogada (25 min) Agora chegou o momento de aprofundar
  mais no tema, fazendo uma exposição de conteúdo, porém abrindo espaço para a
  participação dos estudantes, utilize as orientações didáticas e a sessão
  “Formação Continuada”.  RECOMPOSIÇÃO
  DAS APRENDIZAGENS Sugestões
  de Ações Intervencionistas para recompor aprendizagens:  Para recompor as
  aprendizagens dos estudantes do 7º Ano em Ciências, é importante adotar uma
  metodologia que seja ativa, participativa e centrada no estudante. Aqui está
  um plano geral que pode ajudar:  
 Revisão
  e Recuperação dos Objetos de Conhecimentos 
 Aprendizagem
  Ativa 
 Ensino
  Diferenciado 
 Envolvimento
  da Família 
 Uso
  de Tecnologias Educacionais 
 
 
 Essa metodologia busca garantir
  que os estudantes recuperem os conteúdos e habilidades de forma efetiva e
  engajante, preparando-os melhor para os próximos anos escolares.  OUTRAS ATIVIDADES: Construção
  de carrinhos de rolimã, confecções de máquinas simples, elaboração de mapas
  mentais e conceituais, exposição de máquinas simples que os educandos tem em
  casa, produção de vídeos sobre os impactos ambientais causados pelas
  indústrias. Caça palavras, palavras cruzadas,
  jogos (forca, bingo, dominó, entre outros), atividades de relacionar,
  ilustrações: fornecer fragmentos de textos ou até frases relacionadas ao
  objeto de estudo, para que os estudantes ilustrem com tirinhas, gravuras
  inteiras, sequências em quadrinhos, entre outros, atividades interativas. Observação:
  Professor, essa é uma ótima oportunidade para fazer uma exposição de máquinas
  na escola. Organize um cantinho na área externa, faça uma escala de alunos
  para atender o público discente. Convide o professor de história para uma
  atividade interdisciplinar. Elaboração:
  Nilsilane   | 
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   RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( )
  Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo;
  (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (x) Material
  pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso; 
  (  ) Outros:   | 
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   AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução
  de Exercícios/Livro páginas: (164, 170, 171, 211, 214, 217, 222)  Seminários; 
  (  ) Apresentação oral; (X)
  Observação do desempenho do grupo; (  )
  Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;   
  (  ) Avaliação escrita; (X )
  Avaliação da participação; Outros:     | 
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