8ª SD Cie 7ºAno 2024

 

8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Consumidor consciente, empreendedor eficiente.

Subtema: Custo-benefício das máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju.

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Alavancas; História dos Combustíveis e das máquinas térmicas

Industrialização; Máquinas e o meio ambiente; Transporte e Comunicação; Tecnologia e Desenvolvimento.

Ano: 7º                                          Período: 26/08 a 06/09                             Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI01BA) Identificar e descrever a utilização de máquinas simples na sociedade relacionada ao trabalho. (EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. (EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas. (EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender que máquinas simples ampliam forças. Explicar os benefícios que a alavanca, traz para atividades humanas. Explicar o funcionamento de máquinas térmicas. Identificar diferentes exemplos de máquinas térmicas. Conhecer e analisar a história das máquinas térmicas e como se deu seu aprimoramento. Compreender sobre o processo de industrialização na agricultura de Itamaraju. Discutir os impactos econômicos, sociais e ambientais das máquinas térmicas atuais.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01  

 

Tema: Alavancas

 

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

 

Aqui estão algumas perguntas que você pode usar para levantar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre alavancas:

O que você entende por "alavanca"?

    • Isso ajuda a identificar se os estudantes têm uma noção básica do conceito.

Você pode dar um exemplo de uma alavanca que usamos no dia a dia?

    • Essa pergunta permite que os estudantes façam conexões com o mundo real.

Você já usou ou viu alguém usar um balanço ou uma gangorra? Como isso funciona?

    • Exemplos práticos como esses ajudam a conectar o conceito de alavancas a experiências pessoais.

Você sabe o que é um "ponto de apoio" em uma alavanca?

    • Isso ajuda a avaliar se eles conhecem os termos específicos relacionados às alavancas.

Como você acha que uma alavanca pode tornar mais fácil levantar algo pesado?

    • Essa pergunta explora o entendimento dos estudantes sobre a função das alavancas.

Em quais situações você acha que seria útil usar uma alavanca?

    • Aqui, você pode verificar se os estudantes entendem a aplicabilidade das alavancas.

Quais são os tipos de alavancas que você conhece?

    • Se eles tiverem algum conhecimento prévio, essa pergunta permite que o compartilhem.

Essas perguntas devem ajudar a avaliar o quanto os estudantes já sabem sobre alavancas antes de aprofundar no objeto de conhecimento. Apenas acolha as respostas!

 

 

Etapa 02: Aula expositiva e dialogada (20 min)

 

Utilize as informações abaixo como suporte e o livro didático A Conquista Ciências páginas 162 e 163.

No século III a.C., o sábio Arquimedes realizou inúmeros experimentos testando o funcionamento das alavancas e descobriu as relações que regem seu funcionamento. Ficou tão entusiasmado que teria afirmado:

“Deem uma alavanca e um ponto de apoio e eu deslocarei o mundo”.

A alavanca nada mais é do que uma barra rígida (de madeira, metal ou outro material) que se move apoiada sobre algum tipo de suporte, o ponto de apoio.

Nas alavancas podemos identificar alguns elementos: o ponto de apoio, a força potente – que em nosso exemplo é o esforço feito por Arquimedes – e a força resistente, que no caso seria o mundo, ou seja, o objeto que se pretende deslocar.

As alavancas são classificadas de acordo com a posição de seus elementos. Veja nos esquemas os tipos de alavancas e exemplos de objetos de nosso cotidiano que, na verdade, são alavancas.

 

Alavancas interfixas: quando o ponto de apoio fica entre a força resistente e a força potente. Veja:

Descrição: tipos de alavancas

Exemplos de alavancas interfixas: as tesouras, os alicates, os martelos e os guindastes.

 

Alavancas inter-resistentes: são aquelas em que a força resistente fica entre a força potente e o ponto de apoio.

Descrição: Alavancar

São exemplos de alavancas inter-resistentes: os quebra-nozes, os carrinhos de mão e a articulação do pé humano.

 

Alavancas interpotentes: são aquelas em que a força potente fica entre o ponto de apoio e a força resistente.

Descrição: articulação do cotovelo humano

São exemplos de alavancas interpotentes: as pinças e a articulação do cotovelo humano.

 

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (20 min)

 

Resolver a atividade da página 164 (não cobrar o cálculo, você professor, até poderá fazer para justificar a escolha dos estudantes, quanto a gangorra) livro didático A Conquista Ciências 7º ano, em seguida, fazer a correção.

 

ATENÇÃO! PROVIDENCIAR O MATERIAL PARA O JOGO “EM BUSCA DO EQUILÍBRIO” PARA A PRÓXIMA AULA.

                                                                              

AULA 02

Tema: Máquinas e Sociedade

 

Etapa 04: Hora do Jogo (15 min)

 

Realizar o jogo “Em busca do Equilíbrio”, descrito na página 170 e 171 do livro didático A Conquista 7º ano.

 

Etapa 05: Levantamento dos conhecimentos prévios (10 minutos)

 

Esse tópico inicia o estudo dos impactos das máquinas e da industrialização na sociedade e no ambiente nesta Unidade e pode ser utilizado para trabalhar as habilidades EF07CI01 e EF07CI06. Por ser um assunto extenso, os impactos sobre a sociedade serão abordados pela perspectiva do mundo e das relações de trabalho. Este estudo já foi iniciado na sequência anterior, para dar continuidade pergunte aos estudantes se eles julgam que as máquinas são importantes para a nossa sociedade, com base no que já foi estudado até aqui, solicite que justifiquem suas opiniões por meio de exemplos. Ao discutir as respostas, procure evidenciar que o desenvolvimento das máquinas foi tão intenso e extenso que a maioria das sociedades atuais depende completamente destes equipamentos. Comentar que as máquinas são utilizadas para várias finalidades, desde a produção de alimentos até a comunicação e o transporte de pessoas e mercadorias. Pergunte também se eles acham que com a industrialização só houve pontos positivos. Acolha as respostas, por enquanto. Utilize as questões das páginas 210 e 211 do livro didático A Conquista Ciências 7º ano.

 

Etapa 06: Lendo e Interpretando (10 min)

 

Convidar os estudantes a fazerem a leitura compartilhada das páginas 212 e 213 do livro didático A Conquista Ciências 7º ano do texto “Força Motriz”, porém, antes faça a leitura das imagens com eles, deixem que falem como interpretam essas imagens, somente depois iniciem a leitura com pausas para comentários. Se possível, poderá levar a roda d’água produzida pelos alunos do 8º ano. Esse tópico já inicia o estudo dos impactos das máquinas e industrialização na sociedade.

 

Etapa 07: Aprofundando o tema (15 minutos)

 

Dê continuidade aos estudos levando mais informações sobre a industrialização com base nas páginas 214 a 217 do livro didático A Conquista Ciências 7º ano, para relacionar os pontos mais relevantes sobre o tema.

 

AULA 03

 

Tema: Industrialização e ambiente

 

Etapa 08: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20 min)

 

Explique aos estudantes que o objetivo desta aula é refletir sobre os possíveis impactos ambientais da atividade industrial e como, enquanto consumidores, nos posicionar contra isso. Faça a pergunta do slide e acolha as respostas.

Contextualização

 

Orientações: Apresente as imagens para a turma e faça a pergunta contida no slide.

Aqui, o objetivo é lembrar da importância e presença da indústria no dia a dia da população, dos avanços tecnológicos que promoveu e quanto contribuíram para a melhora da condição de vida das pessoas.

Como adequar à sua realidade: Utilize objetos presentes na sala de aula, escola ou no cotidiano dos alunos (forno micro-ondas, automóveis, tratores, telefone celular, etc.) e promova uma reflexão do quanto facilitam suas tarefas, oferecendo, consequentemente, uma melhor condição de vida.

 

Agora faça a seguinte pergunta: Como a indústria pode impactar o meio ambiente?

 

O objetivo, neste momento, é de proporcionar uma reflexão dos impactos causados pela atividade industrial ainda na etapa de extração da matéria-prima da natureza. Chame a atenção dos alunos para as imagens e pergunte quais riscos ambientais estão embutidos na realização desta atividade.

Espera-se com esta reflexão evidenciar aos alunos os riscos socioambientais intrínsecos à atividade industrial e a importância da consciência ambiental ao longo de toda a cadeia produtiva da indústria.

Como adequar à sua realidade: Você poderá utilizar exemplos de atividades industriais extrativas presente na cidade ou estado onde a escola está inserida, ou ainda, utilizar exemplos de desastres de grande repercussão nacional como, por exemplo, o rompimento da barragem de Marina, de Brumadinho, o vazamento de petróleo na Baía de Guanabara no ano 2000, etc.

Contextualização

 

Orientações: Aqui o objetivo é refletir sobre os possíveis impactos ambientais produzidos pela indústria durante o processo produtivo. Chame a atenção dos alunos para as imagens e pergunte o que está ocorrendo e quais consequências podem provocar para o meio ambiente.

 

Acolha as respostas por enquanto.

 

Etapa 09: Sistematização do Conhecimento (15min)

 

Chegou a hora de sistematizar o conhecimento, trazendo informações sobro o objeto em estudo e esclarecendo sobre os conhecimentos prévios dos alunos, usar o livro didático A Conquista Ciências páginas 230 e 231. Conclui expondo o que foi a Revolução industrial naquela época, dizer o que  predominava era a ideia de que os recursos naturais eram muito abundantes o suficiente para serem considerados praticamente infinito. Não estava claro naquela época que as ações humanas podiam poluir o ambiente de maneira a prejudicar tanto outras espécies quanto as próprias pessoas e suas gerações futuras. Essa mentalidade, aliada a busca de expansão da produção e dos lucros, acarretou os impactos ambientais profundos especialmente nas regiões onde a revolução industrial foi mais intensa, como na Inglaterra e na França. Se tiver condições, convide os alunos a assistirem o vídeo "A industrialização e o meio ambiente”, disponível no seguinte link  https://youtu.be/wl3vNkd_Svg .

 

Etapa 10: Verificação de aprendizagem (15 minutos)

 

Solicitar aos estudantes que realizem a atividade da página 231 do livro didático.

 

AULA 04

. Tema: Transporte e Comunicação

 

Etapa 11: Correção da atividade (15min)

 

Fazer a correção da atividade da etapa 10, aproveitar para esclarecer as dúvidas existentes e levantadas durante a resolução das questões.

 

Etapa 12: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min)

 

Para explorar esse tema, perguntar à turma como eles acham que deverá ser o transporte do futuro? Que outras mudanças eles imaginam nos transportes? Para fomentar essa conversa comentar sobre o caso dos carros elétricos na Noruega (ver box “Orientações Didáticas”, página 226 do livro didático).

 

Etapa 13: Exposição do Conhecimento de forma dialogada (20 min)

Fornecer informações sobre a revolução nos transportes e nos meios de comunicação com base no material bibliográfico do livro didático A Conquista Ciências 7º ano páginas 224 a 229.

 

 

AULA 05

 

Tema: Industrialização

 

Etapa 14: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Solicitar aos estudantes que respondam as questões propostas nas páginas 226 e 229 do livro didático.  

 

Etapa 15: Correção da Atividade (15 minutos)

Fazer a correção da atividade da etapa 14, aproveitar para esclarecer as dúvidas existentes e levantadas durante a resolução das questões.

 

Etapa 16: Leitura e Interpretação (15 min)

Convide os estudantes para realizarem a leitura do texto “Proálcool” da página 222 do livro didático, em seguida faça uma roda de conversa para discutirem o que foi lido, objetivando maior entendimento, após essa discussão, peça que respondam a atividade interpretativa.

 

AULA 06  

 

TEMA: Tecnologia e Desenvolvimento

 

Etapa 17: Correção da Atividade (15 min)

Fazer a correção da atividade da etapa 16, aproveitar para esclarecer as dúvidas existentes e levantadas durante a resolução das questões.

 

Etapa 18: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Utilize as alternativas “a” e “b” da questão 1 do livro didático, para sondar o levantamento de conhecimentos que os estudantes já possuem a respeito da relação de tecnologia e desenvolvimento. Deixe-os livres para se expressarem, apenas acolha as respostas.

 

Etapa 19: Aula expositiva dialogada (25 min)

Agora chegou o momento de aprofundar mais no tema, fazendo uma exposição de conteúdo, porém abrindo espaço para a participação dos estudantes, utilize as orientações didáticas e a sessão “Formação Continuada”.

 

RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS

 

Sugestões de Ações Intervencionistas para recompor aprendizagens:

Para recompor as aprendizagens dos estudantes do 7º Ano em Ciências, é importante adotar uma metodologia que seja ativa, participativa e centrada no estudante. Aqui está um plano geral que pode ajudar:

  • Autoavaliação: Incentive os alunos a refletirem sobre o que aprenderam e o que ainda têm dificuldades. Isso os ajudará a tomar consciência de suas necessidades.

Revisão e Recuperação dos Objetos de Conhecimentos

  • Aulas Revisão: Baseado no diagnóstico, planeje aulas focadas na revisão dos conceitos chave que precisam ser retomados. Use exemplos práticos e conecte o conteúdo à vida cotidiana dos alunos para maior engajamento.
  • Atividades Práticas: Realize experimentos e atividades práticas que reforcem o conteúdo. Isso facilita a compreensão e retenção dos conceitos.

Aprendizagem Ativa

  • Projetos Interdisciplinares: Promova projetos que envolvam outros componentes e que sejam contextualizados na realidade dos alunos. Por exemplo, um projeto sobre "A importância da água" pode envolver ciências, geografia, e matemática.
  • Gamificação: Utilize jogos educativos para tornar o processo de aprendizado mais dinâmico e motivador.

Ensino Diferenciado

  • Grupos de Apoio: Organize grupos de estudantes com necessidades similares para atividades de reforço. Utilize métodos diferentes para os alunos que têm mais dificuldade, como o ensino em pequenos grupos.
  • Recursos Diversificados: Disponibilize recursos variados, como vídeos, podcasts, infográficos e plataformas digitais que permitam a revisão do conteúdo em diferentes formatos.

Envolvimento da Família

  • Comunicação com os Pais: Mantenha os pais informados sobre o progresso dos alunos e ofereça sugestões de como podem apoiar a aprendizagem em casa.
  • Oficinas para Pais: Realize oficinas ou reuniões para orientar os pais sobre como podem ajudar seus filhos a recuperar as aprendizagens.

Uso de Tecnologias Educacionais

  • Plataformas Online: Utilize plataformas de aprendizagem online para disponibilizar conteúdos e atividades complementares que os alunos possam acessar fora do horário escolar.
  • Apps Educativos: Sugira aplicativos educativos que reforcem o conteúdo de forma lúdica.
  • Incentivo à Curiosidade Científica: Estimule os alunos a fazerem perguntas e buscarem respostas, incentivando a curiosidade científica.
  • Recompensas e Reconhecimento: Estabeleça um sistema de recompensas por conquistas e progresso, para manter os estudantes motivados.
  • Reflexão e Ajustes: Reflita sobre o que funcionou e o que pode ser melhorado no processo para futuras intervenções.

Essa metodologia busca garantir que os estudantes recuperem os conteúdos e habilidades de forma efetiva e engajante, preparando-os melhor para os próximos anos escolares.

OUTRAS ATIVIDADES: Construção de carrinhos de rolimã, confecções de máquinas simples, elaboração de mapas mentais e conceituais, exposição de máquinas simples que os educandos tem em casa, produção de vídeos sobre os impactos ambientais causados pelas indústrias. Caça palavras, palavras cruzadas, jogos (forca, bingo, dominó, entre outros), atividades de relacionar, ilustrações: fornecer fragmentos de textos ou até frases relacionadas ao objeto de estudo, para que os estudantes ilustrem com tirinhas, gravuras inteiras, sequências em quadrinhos, entre outros, atividades interativas.

 

 

Observação: Professor, essa é uma ótima oportunidade para fazer uma exposição de máquinas na escola. Organize um cantinho na área externa, faça uma escala de alunos para atender o público discente. Convide o professor de história para uma atividade interdisciplinar.

 

 

Elaboração: Nilsilane

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (x) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (164, 170, 171, 211, 214, 217, 222)  Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:  

 

 

 

 

 

 

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