8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema Inter curricular: Consumidor consciente, empreendedor
eficiente. |
|
Subtema:
Custo-benefício das máquinas
primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju. |
Unidade
Temática:
Matéria e Energia |
Objetos de Conhecimento: Alavancas; História dos Combustíveis e das
máquinas térmicas Industrialização; Máquinas e o
meio ambiente; Transporte e Comunicação; Tecnologia e Desenvolvimento. |
|
Ano:
7º
Período: 26/08 a 06/09 Nº de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF07CI01)
Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor
soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI01BA) Identificar e descrever
a utilização de máquinas simples na sociedade relacionada ao trabalho. (EF07CI04) Avaliar
o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para
o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. (EF07CI05) Discutir
o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do
tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais
causados pela produção e uso desses materiais e máquinas. (EF07CI06) Discutir
e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana
quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos
materiais e tecnologias (como automação e informatização). |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Compreender
que máquinas simples ampliam forças. Explicar os benefícios que a alavanca,
traz para atividades humanas. Explicar o funcionamento de máquinas térmicas.
Identificar diferentes exemplos de máquinas térmicas. Conhecer e analisar a
história das máquinas térmicas e como se deu seu aprimoramento. Compreender sobre o processo de
industrialização na agricultura de Itamaraju. Discutir os impactos
econômicos, sociais e ambientais das máquinas térmicas atuais. |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 01 Tema:
Alavancas Etapa
01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min) Aqui
estão algumas perguntas que você pode usar para levantar os conhecimentos
prévios dos estudantes sobre alavancas: O que você entende por
"alavanca"?
Você pode dar um exemplo de uma alavanca
que usamos no dia a dia?
Você já usou ou viu alguém usar um
balanço ou uma gangorra? Como isso funciona?
Você sabe o que é um "ponto de
apoio" em uma alavanca?
Como você acha que uma alavanca pode
tornar mais fácil levantar algo pesado?
Em quais situações você acha que seria
útil usar uma alavanca?
Quais são os tipos de alavancas que você
conhece?
Essas
perguntas devem ajudar a avaliar o quanto os estudantes já sabem sobre
alavancas antes de aprofundar no objeto de conhecimento. Apenas acolha as
respostas! Etapa
02: Aula expositiva e dialogada (20 min) Utilize as informações
abaixo como suporte e o livro didático A Conquista Ciências páginas 162 e 163.
No século III a.C., o
sábio Arquimedes realizou inúmeros experimentos testando o funcionamento das
alavancas e descobriu as relações que regem seu funcionamento. Ficou tão
entusiasmado que teria afirmado: “Deem uma alavanca e um
ponto de apoio e eu deslocarei o mundo”. A alavanca nada mais é
do que uma barra rígida (de madeira, metal ou outro material) que se move
apoiada sobre algum tipo de suporte, o ponto de apoio. Nas alavancas podemos
identificar alguns elementos: o ponto de apoio, a força potente – que em
nosso exemplo é o esforço feito por Arquimedes – e a força resistente, que no
caso seria o mundo, ou seja, o objeto que se pretende deslocar. As alavancas são
classificadas de acordo com a posição de seus elementos. Veja nos esquemas os
tipos de alavancas e exemplos de objetos de nosso cotidiano que, na verdade,
são alavancas. Alavancas
interfixas: quando o ponto de apoio fica entre a
força resistente e a força potente. Veja: Exemplos
de alavancas interfixas: as tesouras, os alicates, os
martelos e os guindastes. Alavancas
inter-resistentes: são aquelas em que a força resistente fica
entre a força potente e o ponto de apoio. São
exemplos de alavancas inter-resistentes: os
quebra-nozes, os carrinhos de mão e a articulação do pé humano. Alavancas
interpotentes: são aquelas em que a força potente fica
entre o ponto de apoio e a força resistente. São
exemplos de alavancas interpotentes: as pinças e a
articulação do cotovelo humano. Etapa
03: Verificação da Aprendizagem (20 min) Resolver a atividade da página 164 (não
cobrar o cálculo, você professor, até poderá fazer para justificar a escolha
dos estudantes, quanto a gangorra) livro didático A Conquista Ciências 7º ano,
em seguida, fazer a correção. ATENÇÃO!
PROVIDENCIAR O MATERIAL PARA O JOGO “EM BUSCA DO EQUILÍBRIO” PARA A PRÓXIMA
AULA. AULA 02 Tema:
Máquinas e Sociedade Etapa
04: Hora do Jogo (15 min) Realizar o jogo “Em busca do
Equilíbrio”, descrito na página 170 e 171 do livro didático A Conquista 7º
ano. Etapa
05: Levantamento dos conhecimentos prévios (10 minutos) Esse tópico inicia o estudo dos impactos
das máquinas e da industrialização na sociedade e no ambiente nesta Unidade e
pode ser utilizado para trabalhar as habilidades EF07CI01 e EF07CI06. Por ser
um assunto extenso, os impactos sobre a sociedade serão abordados pela
perspectiva do mundo e das relações de trabalho. Este estudo já foi iniciado
na sequência anterior, para dar continuidade pergunte aos estudantes se eles
julgam que as máquinas são importantes para a nossa sociedade, com base no
que já foi estudado até aqui, solicite que justifiquem suas opiniões por meio
de exemplos. Ao discutir as respostas, procure evidenciar que o
desenvolvimento das máquinas foi tão intenso e extenso que a maioria das
sociedades atuais depende completamente destes equipamentos. Comentar que as
máquinas são utilizadas para várias finalidades, desde a produção de
alimentos até a comunicação e o transporte de pessoas e mercadorias. Pergunte
também se eles acham que com a industrialização só houve pontos positivos.
Acolha as respostas, por enquanto. Utilize as questões das páginas 210 e 211
do livro didático A Conquista Ciências 7º ano. Etapa
06: Lendo e Interpretando (10 min) Convidar os estudantes a fazerem a
leitura compartilhada das páginas 212 e 213 do livro didático A Conquista
Ciências 7º ano do texto “Força Motriz”, porém, antes faça a leitura das
imagens com eles, deixem que falem como interpretam essas imagens, somente
depois iniciem a leitura com pausas para comentários. Se possível, poderá
levar a roda d’água produzida pelos alunos do 8º ano. Esse tópico já inicia o
estudo dos impactos das máquinas e industrialização na sociedade. Etapa
07: Aprofundando o tema (15 minutos) Dê continuidade aos estudos levando mais
informações sobre a industrialização com base nas páginas 214 a 217 do livro
didático A Conquista Ciências 7º ano, para relacionar os pontos mais
relevantes sobre o tema. AULA 03 Tema:
Industrialização e ambiente Etapa
08: Levantamento de Conhecimentos Prévios (20 min) Explique aos estudantes que o objetivo
desta aula é refletir sobre os possíveis impactos ambientais da atividade
industrial e como, enquanto consumidores, nos posicionar contra isso. Faça a
pergunta do slide e acolha as respostas. Orientações: Apresente as imagens para a turma e faça a
pergunta contida no slide. Aqui,
o objetivo é lembrar da importância e presença da indústria no dia a dia da
população, dos avanços tecnológicos que promoveu e quanto contribuíram para a
melhora da condição de vida das pessoas. Como
adequar à sua realidade: Utilize objetos presentes na sala de aula, escola ou no
cotidiano dos alunos (forno micro-ondas, automóveis, tratores, telefone
celular, etc.) e promova uma reflexão do quanto facilitam suas tarefas,
oferecendo, consequentemente, uma melhor condição de vida. Agora
faça a seguinte pergunta: Como a indústria pode impactar o meio ambiente? O
objetivo, neste momento, é de proporcionar uma reflexão dos impactos causados
pela atividade industrial ainda na etapa de extração da matéria-prima da
natureza. Chame a atenção dos alunos para as imagens e pergunte quais riscos
ambientais estão embutidos na realização desta atividade. Espera-se
com esta reflexão evidenciar aos alunos os riscos socioambientais intrínsecos
à atividade industrial e a importância da consciência ambiental ao longo de
toda a cadeia produtiva da indústria. Como
adequar à sua realidade: Você poderá utilizar exemplos de atividades industriais
extrativas presente na cidade ou estado onde a escola está inserida, ou
ainda, utilizar exemplos de desastres de grande repercussão nacional como,
por exemplo, o rompimento da barragem de Marina, de Brumadinho, o vazamento
de petróleo na Baía de Guanabara no ano 2000, etc. Orientações: Aqui
o objetivo é refletir sobre os possíveis impactos ambientais produzidos pela
indústria durante o processo produtivo. Chame a atenção dos alunos para as
imagens e pergunte o que está ocorrendo e quais consequências podem provocar
para o meio ambiente. Acolha
as respostas por enquanto. Etapa
09: Sistematização do Conhecimento (15min) Chegou a hora de sistematizar o conhecimento,
trazendo informações sobro o objeto em estudo e esclarecendo sobre os
conhecimentos prévios dos alunos, usar o livro didático A Conquista Ciências
páginas 230 e 231. Conclui expondo o que foi a Revolução industrial naquela
época, dizer o que predominava era a
ideia de que os recursos naturais eram muito abundantes o suficiente para
serem considerados praticamente infinito. Não estava claro naquela época que
as ações humanas podiam poluir o ambiente de maneira a prejudicar tanto
outras espécies quanto as próprias pessoas e suas gerações futuras. Essa
mentalidade, aliada a busca de expansão da produção e dos lucros, acarretou
os impactos ambientais profundos especialmente nas regiões onde a revolução
industrial foi mais intensa, como na Inglaterra e na França. Se tiver
condições, convide os alunos a assistirem o vídeo "A industrialização e
o meio ambiente”, disponível no seguinte link
https://youtu.be/wl3vNkd_Svg
. Etapa
10: Verificação de aprendizagem (15 minutos) Solicitar aos estudantes que realizem a
atividade da página 231 do livro didático. AULA 04 . Tema:
Transporte e Comunicação Etapa
11: Correção da atividade (15min) Fazer a correção da atividade da etapa 10,
aproveitar para esclarecer as dúvidas existentes e levantadas durante a
resolução das questões. Etapa
12: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min) Para explorar esse tema, perguntar à
turma como eles acham que deverá ser o transporte do futuro? Que outras
mudanças eles imaginam nos transportes? Para fomentar essa conversa comentar
sobre o caso dos carros elétricos na Noruega (ver box “Orientações
Didáticas”, página 226 do livro didático). Etapa
13: Exposição do Conhecimento de forma dialogada (20 min) Fornecer informações sobre a revolução
nos transportes e nos meios de comunicação com base no material bibliográfico
do livro didático A Conquista Ciências 7º ano páginas 224 a 229. AULA 05 Tema:
Industrialização Etapa
14: Verificação da Aprendizagem (20 min) Solicitar aos estudantes que respondam
as questões propostas nas páginas 226 e 229 do livro didático. Etapa
15: Correção da Atividade (15 minutos) Fazer a correção da atividade da etapa 14,
aproveitar para esclarecer as dúvidas existentes e levantadas durante a
resolução das questões. Etapa
16: Leitura e Interpretação (15 min) Convide os estudantes para realizarem a
leitura do texto “Proálcool” da página 222 do livro didático, em seguida faça
uma roda de conversa para discutirem o que foi lido, objetivando maior entendimento,
após essa discussão, peça que respondam a atividade interpretativa. AULA
06 TEMA:
Tecnologia e Desenvolvimento Etapa
17: Correção da Atividade (15 min) Fazer a correção da atividade da etapa 16,
aproveitar para esclarecer as dúvidas existentes e levantadas durante a
resolução das questões. Etapa
18: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min) Utilize as alternativas “a” e “b” da
questão 1 do livro didático, para sondar o levantamento de conhecimentos que
os estudantes já possuem a respeito da relação de tecnologia e
desenvolvimento. Deixe-os livres para se expressarem, apenas acolha as
respostas. Etapa
19: Aula expositiva dialogada (25 min) Agora chegou o momento de aprofundar
mais no tema, fazendo uma exposição de conteúdo, porém abrindo espaço para a
participação dos estudantes, utilize as orientações didáticas e a sessão
“Formação Continuada”. RECOMPOSIÇÃO
DAS APRENDIZAGENS Sugestões
de Ações Intervencionistas para recompor aprendizagens: Para recompor as
aprendizagens dos estudantes do 7º Ano em Ciências, é importante adotar uma
metodologia que seja ativa, participativa e centrada no estudante. Aqui está
um plano geral que pode ajudar:
Revisão
e Recuperação dos Objetos de Conhecimentos
Aprendizagem
Ativa
Ensino
Diferenciado
Envolvimento
da Família
Uso
de Tecnologias Educacionais
Essa metodologia busca garantir
que os estudantes recuperem os conteúdos e habilidades de forma efetiva e
engajante, preparando-os melhor para os próximos anos escolares. OUTRAS ATIVIDADES: Construção
de carrinhos de rolimã, confecções de máquinas simples, elaboração de mapas
mentais e conceituais, exposição de máquinas simples que os educandos tem em
casa, produção de vídeos sobre os impactos ambientais causados pelas
indústrias. Caça palavras, palavras cruzadas,
jogos (forca, bingo, dominó, entre outros), atividades de relacionar,
ilustrações: fornecer fragmentos de textos ou até frases relacionadas ao
objeto de estudo, para que os estudantes ilustrem com tirinhas, gravuras
inteiras, sequências em quadrinhos, entre outros, atividades interativas. Observação:
Professor, essa é uma ótima oportunidade para fazer uma exposição de máquinas
na escola. Organize um cantinho na área externa, faça uma escala de alunos
para atender o público discente. Convide o professor de história para uma
atividade interdisciplinar. Elaboração:
Nilsilane |
|
RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo;
( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (x) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução
de Exercícios/Livro páginas: (164, 170, 171, 211, 214, 217, 222) Seminários;
( ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X )
Avaliação da participação; Outros: |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário