Aula Remota 6º Ano Julho 2


Webnário de Ciências

Segunda Aula: Influência da temperatura nos fluxos de água
Período:  27 a 31/07                                                             Nº de Aula: 01

Objetivos de aprendizagem
Reconhecer como a temperatura pode influenciar nos deslocamentos de água.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular: (EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula poderá ser melhor desenvolvida se implementada posteriormente à aula Densidade.

Etapa 01: Correção das questões da Aula Anterior que servirão como uma introdução para o objeto de conhecimento trabalhado nesse momento.
Etapa 02:  Contexto e questão disparadora
Compartilhe o link da reportagem “Correntes do Oceano Atlântico afetam clima global, dizem cientistas” com os alunos (https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,correntes-do-oceano-atlantico-afetam-clima-global,1857377) e peça que a leiam. Após todos terem lido, questione-os:
- Como a temperatura pode influenciar no deslocamento das águas?
Para o Aluno: Responda a questão no caderno (não esqueça de fazer o cabeçalho).
Etapa 03: Investigando e Identificando
Solicite que os alunos, prestem bastante atenção aos gelos coloridos produzidos pelo professor, colocando água com um pouco de corante em forminhas de gelo. O professor terá em mãos 3 recipientes, no primeiro, água na temperatura ambiente, no outro, água com sal na temperatura ambiente, e, no último, água quente. Coloque os cubos de gelo e questione os alunos (nesse momento eles anotarão no caderno as questões e responderão conforme o resultado dos procedimentos):
1. O que acontecerá quando colocarmos as pedras de gelo coloridas nos três recipientes?
Sugere-se que as crianças respondam ao questionamento enquanto observam o derretimento do gelo. Caso não seja viável a realização dessa proposta sincronamente, grave um vídeo realizando o experimento e peça para que os alunos respondam ao questionamento por mensagem de texto, antes de assistirem ao resultado final.
2. Quais estados físicos você identifica nas imagens?
3. Você consegue identificar um estado mudando para outro? Quais?
4. Que fatores influenciam na mudança de estado?
Etapa 04: Sistematização
Após todas as pedras de gelo derreterem, peça que os alunos analisem o que aconteceu e questione-os oralmente, caso a aula seja assíncrona, pedir para anotarem as questões no caderno e escrever as conclusões :
- O que aconteceu com as pedras de gelo?
- O que você observou?
- Como o que foi observado pode ajudar a explicar o deslocamento das águas?
Permita que os alunos apresentem as conclusões livremente. Depois, comente que quando colocamos o gelo nos recipientes com água ele começa a derreter. Como ele é colorido, conseguimos ver a água que acabou de derreter e ainda é mais fria que a água que já estava nos recipientes.
A água colorida (mais fria) se comportou de maneira diferente em cada recipiente. A água mais quente tende a ficar acima da água fria. Este movimento de águas quentes e frias tem grande responsabilidade nas correntes oceânicas. No recipiente com água e sal, há ainda um comportamento diferente. Isso acontece porque a salinidade da água também altera o fluxo dela, e, portanto, tem importante papel na formação das correntes oceânicas.
Etapa 05: Mão na Massa
Professor solicite aos alunos que anotem no caderno o trecho que fala do movimento das águas na etapa Sistematização, em seguida peça para ilustrar esse fenômeno.
Etapa 06: Mergulhando Fundo
A temperatura influencia no deslocamento da água e isso provoca o comportamento observado na atividade experimental em uma escala muitíssimo maior nos oceanos. A mudança de temperatura provoca uma alteração da densidade da água e isso explica seu comportamento. Para um melhor entendimento desse conceito, solicite aos alunos uma pesquise sobre densidade, anotada no caderno e ilustrada para socializar na próxima aula.



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