ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2025
COMPONENTE CURRICULAR:
CIÊNCIAS
ARTICULADOR:
NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA
DATA: 16/04/2025
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30h às 17:00h
(vespertino)
PAUTA:
1º MOMENTO: Acolhida/Oração (8:00 às 8:15)
2º MOMENTO: Texto
Reflexivo (8:15 às 8:30)
Onde foi parar o tempo que ganhamos...
Havia
mais terrenos baldios. E menos canais de televisão. Leite vinha num saco. Ou
então o leiteiro entregava em casa, em garrafas de vidro.
Cozinhava-se
com banha de porco. Toda dona-de-casa tinha uma lata de banha debaixo da pia.
O barbeador era de metal, e a lâmina era trocada de vez em quando. Mas só a
lâmina.
As casas tinham quintais. Os quintais tinham sempre uma laranjeira, ou uma
pereira, ou um pessegueiro.
Comíamos fruta no pé.
Minha
vó tinha fogão à lenha. E compotas caseiras abarrotando a despensa. E chimia de
abóbora, e uvada, e pão de casa.
O
café passava pelo coador de pano. As ruas cheiravam a café.
As
lojas de discos vendiam long plays e fitas K7.
Supimpa
era ter um três-em-um: toca-disco, toca-fita e rádio AM (não havia FM).
Os
telefones tinham disco. Discava-se para alguém. Depois, punha-se o aparelho no
gancho. Telefone tinha gancho. E fio.
Se
o seu filho estivesse no quarto dele e você no seu escritório, você dava um
berro pra chamar o guri, em vez de mandar um e-mail ou um recado pelo MSN.
Tudo
era mais demorado, mais difícil, mais trabalhoso.
Então, por que hoje “engolimos” o
almoço?
Então, por que estamos sempre
atrasados?
Então, por que ninguém mais bota
cadeiras na calçada?
Alguém pode me explicar onde foi
parar o tempo que ganhamos?
É
verdade que muitas coisas no passado eram mais demoradas e trabalhosas, mas
hoje em dia, apesar de termos acesso a tecnologias que facilitam nossas vidas,
a correria do dia a dia e a quantidade de tarefas que acumulamos podem nos
fazer sentir sempre atrasados. Além disso, a expectativa de estar sempre
disponível e produtivo pode aumentar a pressão sobre nós. É um equilíbrio
delicado entre aproveitar as facilidades modernas e gerenciar nosso tempo de
forma eficaz. O que você acha que poderia ajudar a melhorar essa situação?
A vida moderna trouxe uma série de mudanças que
tornaram nosso dia a dia mais acelerado. Com a correria do trabalho,
compromissos e responsabilidades, muitas vezes acabamos priorizando a rapidez
em vez da qualidade, até mesmo nas refeições. O hábito de "engolir" o
almoço pode ser uma consequência dessa busca por eficiência, onde o tempo se
torna um recurso escasso. Além disso, a tecnologia e a cultura de estar sempre
conectado nos fazem sentir que precisamos estar sempre em movimento, o que pode
levar a essa sensação de estar sempre atrasado. É importante encontrar um
equilíbrio e lembrar da importância de pausas e momentos de refeição mais tranquilos
para o bem-estar.
3º MOMENTO: Experiências Exitosas (descrever
a proposta deste relato) 8:30 às 9:15h
Momento
para dois professores descreverem ações realizadas em sala de aula de Práticas exitosas na educação, atividades desenvolvidas
com objetivo de melhorar a qualidade do ensino. Elas podem ser comprovadas
quando comparadas com práticas anteriores.
4º MOMENTO: Lanche (9:15 às 9:30)
5º MOMENTO: Clube de Letramento/Apresentações
(9:30 às 10:30)
Dividir
a turma em três grupos, orientá-los a apresentarem os estudos sobre o Clube de
Letramento Cientifico. Fazer um sorteio para dividir as tarefas.
Grupo
1: Entrevista/Montar um cenário de entrevista, apresentando “O que é o Clube de
Letramento Científico”? 7 princípios norteadores do desenvolvimento integral
dos adolescentes.
Grupo
2: Apresentação de um repente sobre o que é o Clube de Letramento Cientifico ou
não é o clube.
Grupo
3: Apresentação comum, em formato de seminário, poderá construir slides para
apresentação sobre a ementa no próprio encontro.
Disponibilizar
30 minutos para as equipes se prepararem para as apresentações.
6º MOMENTO: Diagnóstico por Rede (10:30 às
11:30)
O
principal objetivo de uma avaliação diagnóstica é reconhecer e
caracterizar as etapas de aprendizagem em que os estudantes estão
posicionados. Com essa avaliação, é possível também identificar
as limitações e aptidões de cada estudante, além de conceitos e habilidades
dominadas ou negligenciadas por cada um.
O
primeiro passo após realizar a avaliação, para traçar um perfil por rede, é o
da análise de dados, no qual os professores devem pegar os
resultados e interpretá-los. É interessante, nesse momento, trabalhar
com relatórios individuais e coletivos e, sempre que possível, fazer
comparações com outras avaliações diagnósticas já realizadas.
Com
o relatório em mãos, é necessário quantificar essas informações conforme os
critérios avaliativos e conceitos. Após o preenchimento da
ficha individual, preencher em grupo outra ficha com os mesmos dados, porém, avaliando por ano/turma,
com base na anterior que fora preenchida, tirando uma média por município para
cada ano/turma (6ºA, 6ºB, 6ºC...), assim fica possível observar a progressão
dos estudantes ao longo do ano letivo. Feito isso, responda as três questões
para colaborar na sugestão de metodologia do Plano Anual.
- Os estudantes conseguem acompanhar os objetos de conhecimentos
propostos para aquela turma? Quantos por cento da turma?
- O que o estudante deveria saber, mas não sabe e
implica nos resultados?
- Quais habilidades você percebeu que os
estudantes tiveram maior dificuldade?
O
Clube já está sendo aplicado na sequência, porém, os estudos não param por
aqui, na próxima pauta, analisar todas as sequências e projeto final.
7º MOMENTO: Avaliação do Encontro
Avaliar
o encontro de formação a partir do preenchimento do formulário do Google Forms.
Enviar pelo grupo de WhatsApp.


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