III Encontro de Articulação Cie 2025

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2025

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ARTICULADOR: NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA

DATA: 16/04/2025

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)

                     13:30h às 17:00h (vespertino)

PAUTA:

 

1º MOMENTO: Acolhida/Oração (8:00 às 8:15)

 

2º MOMENTO:  Texto Reflexivo (8:15 às 8:30)

Onde foi parar o tempo que ganhamos...

Havia mais terrenos baldios. E menos canais de televisão. Leite vinha num saco. Ou então o leiteiro entregava em casa, em garrafas de vidro.

Cozinhava-se com banha de porco. Toda dona-de-casa tinha uma lata de banha debaixo da pia.
O barbeador era de metal, e a lâmina era trocada de vez em quando. Mas só a lâmina.
As casas tinham quintais. Os quintais tinham sempre uma laranjeira, ou uma pereira, ou um pessegueiro.
Comíamos fruta no pé.

Minha vó tinha fogão à lenha. E compotas caseiras abarrotando a despensa. E chimia de abóbora, e uvada, e pão de casa.

O café passava pelo coador de pano. As ruas cheiravam a café.

As lojas de discos vendiam long plays e fitas K7.

Supimpa era ter um três-em-um: toca-disco, toca-fita e rádio AM (não havia FM).

Os telefones tinham disco. Discava-se para alguém. Depois, punha-se o aparelho no gancho. Telefone tinha gancho. E fio.

Se o seu filho estivesse no quarto dele e você no seu escritório, você dava um berro pra chamar o guri, em vez de mandar um e-mail ou um recado pelo MSN.

Tudo era mais demorado, mais difícil, mais trabalhoso.

Então, por que hoje “engolimos” o almoço?

Então, por que estamos sempre atrasados?

Então, por que ninguém mais bota cadeiras na calçada?

Alguém pode me explicar onde foi parar o tempo que ganhamos?

É verdade que muitas coisas no passado eram mais demoradas e trabalhosas, mas hoje em dia, apesar de termos acesso a tecnologias que facilitam nossas vidas, a correria do dia a dia e a quantidade de tarefas que acumulamos podem nos fazer sentir sempre atrasados. Além disso, a expectativa de estar sempre disponível e produtivo pode aumentar a pressão sobre nós. É um equilíbrio delicado entre aproveitar as facilidades modernas e gerenciar nosso tempo de forma eficaz. O que você acha que poderia ajudar a melhorar essa situação?

A vida moderna trouxe uma série de mudanças que tornaram nosso dia a dia mais acelerado. Com a correria do trabalho, compromissos e responsabilidades, muitas vezes acabamos priorizando a rapidez em vez da qualidade, até mesmo nas refeições. O hábito de "engolir" o almoço pode ser uma consequência dessa busca por eficiência, onde o tempo se torna um recurso escasso. Além disso, a tecnologia e a cultura de estar sempre conectado nos fazem sentir que precisamos estar sempre em movimento, o que pode levar a essa sensação de estar sempre atrasado. É importante encontrar um equilíbrio e lembrar da importância de pausas e momentos de refeição mais tranquilos para o bem-estar.

 

3º MOMENTO: Experiências Exitosas (descrever a proposta deste relato) 8:30 às 9:15h

Momento para dois professores descreverem ações realizadas em sala de aula de Práticas exitosas na educação, atividades desenvolvidas com objetivo de melhorar a qualidade do ensino. Elas podem ser comprovadas quando comparadas com práticas anteriores. 

 

4º MOMENTO: Lanche (9:15 às 9:30)

 

5º MOMENTO: Clube de Letramento/Apresentações (9:30 às 10:30)

Dividir a turma em três grupos, orientá-los a apresentarem os estudos sobre o Clube de Letramento Cientifico. Fazer um sorteio para dividir as tarefas.

Grupo 1: Entrevista/Montar um cenário de entrevista, apresentando “O que é o Clube de Letramento Científico”? 7 princípios norteadores do desenvolvimento integral dos adolescentes.

Grupo 2: Apresentação de um repente sobre o que é o Clube de Letramento Cientifico ou não é o clube.

Grupo 3: Apresentação comum, em formato de seminário, poderá construir slides para apresentação sobre a ementa no próprio encontro.

Disponibilizar 30 minutos para as equipes se prepararem para as apresentações.

 

6º MOMENTO: Diagnóstico por Rede (10:30 às 11:30)

 

 

O principal objetivo de uma avaliação diagnóstica é reconhecer e caracterizar as etapas de aprendizagem em que os estudantes estão posicionados. Com essa avaliação, é possível também identificar as limitações e aptidões de cada estudante, além de conceitos e habilidades dominadas ou negligenciadas por cada um.

O primeiro passo após realizar a avaliação, para traçar um perfil por rede, é o da análise de dados, no qual os professores devem pegar os resultados e interpretá-los. É interessante, nesse momento, trabalhar com relatórios individuais e coletivos e, sempre que possível, fazer comparações com outras avaliações diagnósticas já realizadas.

Com o relatório em mãos, é necessário quantificar essas informações conforme os critérios avaliativos e conceitos. Após o preenchimento da ficha individual, preencher em grupo outra ficha  com os mesmos dados, porém, avaliando por ano/turma, com base na anterior que fora preenchida, tirando uma média por município para cada ano/turma (6ºA, 6ºB, 6ºC...), assim fica possível observar a progressão dos estudantes ao longo do ano letivo. Feito isso, responda as três questões para colaborar na sugestão de metodologia do Plano Anual.

 

O Clube já está sendo aplicado na sequência, porém, os estudos não param por aqui, na próxima pauta, analisar todas as sequências e projeto final.

 

7º MOMENTO: Avaliação do Encontro

Avaliar o encontro de formação a partir do preenchimento do formulário do Google Forms. Enviar pelo grupo de WhatsApp. 

 

 


 

 

 


 





Nenhum comentário:

Postar um comentário