SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema: :
Diversidade
de ecossistemas
|
Unidade Temática: Vida e
Evolução |
Objetos de Conhecimento: Pantanal, Pampa e Zonas de Transição. Relações
Ecológicas e Adaptações dos seres vivos. |
|
Ano:
7º Período: 13
a 30/10 Nº de Aulas: 08 |
|
HABILIDADES |
|
(EF07CI07) Caracterizar
os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de
água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc.,
correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais
ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema
afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies,
alteração de hábitos, migração etc. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Identificar
e reconhecer as características dos biomas brasileiros pantanal, pampa e
zonas de transição; Entender
como é medida a biodiversidade de um bioma. Reconhecer
a riqueza e biodiversidade da natureza e as adaptações dos seres vivos. Aprender
sobre as relações ecológicas e como classificar os seres vivos (Sistema de
Lineu, reinos). |
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA
01 Etapa
1: Para o início
do conteúdo explore o conhecimento dos alunos sobre as unidades de
conservação, áreas de preservação protegidas pelo estado e pelo sistema
nacional de conservação (SNUC). Indagar qual é o intuito dessas áreas? Quais
os benefícios trazidos pelas mesmas? Pergunte se na região onde mora existe
alguma área de preservação. Se preciso lembre-os das Parque Nacional Pau
Brasil, Parque Nacional Monte Pascoal, Parque Nacional do Descobrimento,
Coroa Vermelha dentre outros. Quais
consequências poderiam vir da extinção das espécies encontradas nessas áreas?
Aproveitar esse momento para retomar as discussões sobre desmatamento,
queimadas, práticas de caça ilegal, práticas sustentável dos recursos da
natureza etc. Etapa 2: Ler com os alunos a
Matéria da revista online Bahia dia-a-dia que que destaca a região sul da
Bahia por suas áreas de preservação. https://bahiadiaadia.com/especial/8223/sul-da-bahia-e-destaque-em-preservacao-ambiental-21-03-2019 Em
seguida, peça para que assistam ao vídeo Conduta Ambiental Legal - Unidades
de Conservação. https://www.youtube.com/watch?v=vE1pEAjfo1c&ab_channel=Infraeambiente Etapa 3: Em seguida peça para
que os alunos leiam e interpretem os textos e as imagens das páginas 66 e 67
depois peça que escreva no caderno as questões e responda com as próprias
palavras para socializar junto a todos com o professor. AULA
02 Etapa
4: correção da
atividade da etapa 3 Etapa
5: Levantamento
dos conhecimentos prévios, através de uma conversa informal com os alunos
para identificar e compreender a distribuição dos Biomas em especial do
Pantanal, relacionando coberturas vegetais, fauna, clima, solo, etc. Etapa 6: Para entender melhor sobre o
Pantanal abrir o livro Inspire nas páginas 62 e 63 para fazer a leitura do
texto, junto com o professor que irá conduzindo as discussões e dirimindo
quaisquer dúvidas. AULA
03 Etapa 7: Assista ao vídeo sobre o
pantanal para conhecer mais sobre esse bioma https://youtu.be/vpm5ygA0nb0, em seguida escolha dois animais
do bioma pantanal e produza um pequeno texto sobre eles explicando o motivo
da escolha, e até mesmo sendo o porta voz desses animais nesse momento
crítico e trágico em que vive o Pantanal. Faça um desenho dos animais
escolhidos, ou pode ir além na criatividade, sugira que criem animais
utilizando frutas ou outros materiais, criem uma animação com o desenho ou
criação fazendo um relato de como se sentem esses animais, se colocando no
lugar deles. Sugira que registrem as animações em vídeos. Etapa 08: Realização da leitura dos textos
e execução das atividades das páginas 80 e 81 do livro Inspire Ciências. Etapa 09: Correção das atividades da etapa
7. AULA
04 Etapa 10: Levantamento dos conhecimentos
prévios, através de uma conversa informal com os alunos para identificar e
compreender a distribuição dos Biomas em especial do Pampa, relacionando
coberturas vegetais, fauna, clima, solo, etc. Etapa 11: Para entender melhor sobre o
Pampa abrir o livro Inspire Ciências nas páginas 64 e 65 para fazer a leitura
do texto, junto com o professor que irá conduzindo as discussões e dirimindo
quaisquer dúvidas. Etapa 12: Assista ao vídeo sobre o Pampa
para conhecer mais sobre esse bioma. https://www.youtube.com/watch?v=Ysoa9WwVRGw&ab_channel=RumosGeogr%C3%A1ficos Em
seguida escolha dois animais do bioma pampa e produza um pequeno texto sobre
eles explicando o motivo da escolha e faça um desenho dos animais escolhidos.
Ouça com os alunos a música “Absurdo” de Vanessa da Mata para promover
uma reflexão sobre a letra da música e em seguida proponha a execução da
atividade da página 76 do livro Inspire Ciências. AULA
05 Etapa
13: Correção da atividade da etapa 11 Etapa
14: Depois de
conversar com os alunos sobre os biomas, proponha a produção de um mapa temático.
Distribua um mapa mudo dos biomas brasileiros a cada aluno e peça-lhes que
elaborem uma representação cartográfica dos biomas brasileiros com base no
conteúdo discutido em sala de aula, incluindo a observação do mapa de biomas
e as anotações realizadas no caderno na aula anterior. O mapa deve conter,
além do nome de cada bioma, uma breve definição sobre cada um deles e uma
representação ilustrativa. Ou seja, um pequeno desenho que demonstre alguma
de suas características relativas a clima, fauna e flora. É fundamental
também que os alunos escolham as cores que vão usar para representar os
biomas e elaborem uma legenda. https://pt.quizur.com/trivia/o-quanto-voce-conhece-o-bioma-pampa-aAyg
QUIZ PAMPAS https://pt.quizur.com/trivia/o-quanto-voce-conhece-o-bioma-pantanal-ajFk QUIZ PANTANAL AULA
06 Etapa 15:
Levantamento de conhecimentos prévios sobre “Relações Ecológicas” Inicie
a aula falando (se possível poderá exibir o filme durante a aula) sobre o filme Bee Movie - A História de uma
Abelha, é
um filme estadunidense de animação lançado
em 2007 e dirigido por Steve Hickner e Simon
J. Scomum. O filme conta a história de Barry
B. Benson, uma abelha que
acaba de se formar na faculdade e
que foi iludido com a perspectiva de ter apenas uma escolha de
carreira: fabricar mel.
Um certo dia, Barry consegue sair da colméia onde
as abelhas viviam no Central
Park e sua vida é salva por uma mulher, Vanessa, florista de bom coração da cidade
de Nova York. À medida que o relacionamento
entre os dois floresce, Barry passa a observar o mundo dos humanos e não demora a descobrir que as
pessoas consomem o mel que as abelhas batalham para fabricar. Armado com essa
informação, Barry se dá conta de sua verdadeira vocação e decide processar a
raça humana por roubar o mel das abelhas. Como resultado, homens e abelhas
passam a se relacionar de forma diferente, uns acusando os outros, Barry se
vê no meio da confusão e terá de resolver alguns problemas bem fora do comum. Em
seguida converse com os alunos sobre polinização e produção do mel e a
estrutura social das colmeias. Dessa forma, levante as informações e
hipóteses que as crianças dispõem sobre o tema. Anote tudo. Isso vai ser
essencial na hora de avaliar as aprendizagens. Pergunte que tipo de recursos
as flores têm para atrair os polinizadores, de que forma esses polinizadores
realizam a reprodução nas plantas com flores e o que as abelhas buscam nas
flores. Indague-os sobre quais outras relações entre animais ou entre animais
e outros seres vivos eles conhecem, em seguida convide-os a apreciar as
imagens disponíveis nos links abaixo e peça para descrever o que acontece. Protocooperação. http://www.sobiologia.com.br/figuras/Ecologia/protocooperacao2.jpg. Protocooperação.
Fonte da imagem: http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/12/protocooperacao-bovinos-passaros.jpg. Peça para relatarem
as diferenças e/ou semelhanças que aparecem nas relações. Após os relatos
explique que as imagens apresentadas são alguns exemplos de relações
ecológicas existentes entre as espécies. Ainda em análise de imagens,
oferecer outas ilustrações (disponíveis nos links abaixo) sobre relações ecológicas, porém, com os
comentários, apresentações e acréscimos feitos pelo professor. Ao
apresentar essas duas imagens pode-se comentar que são espécies hospedeiras
que só utilizam o tronco das árvores como suporte, lá no topo das grandes
árvores encontram luz do sol e realizam processo fotossintético, não são
parasitas. https://www.youtube.com/watch?v=zfNNGhg2r2M&ab_channel=HectorMostajo https://www.youtube.com/watch?v=SB5jkiM4R8g&ab_channel=CristianeMoreno Etapa 17: Verificando a aprendizagem Responder
a atividade sobre relações ecológicas, com base no que foi trabalhado durante
as aulas e apostila sobre o assunto disponibilizada por WhatsApp, em seguida,
fazer a correção junto com o professor. AULA
07 Etapa 16: Levantamento de Conhecimentos
Prévios sobre “Adaptação dos Seres Vivos” a partir das questão abaixo: O
que é a adaptação dos seres vivos ao ambiente? Não
se preocupe em responder a questão neste momento, mas em estimulá-los a
pensar sobre o tema. Eles precisam saber que, as adaptações dos seres vivos
não ocorrem por acaso e muito menos ocorreram de uma hora para outra. Ao
longo do processo evolutivo, alguns organismos sofreram transformações que
lhes possibilitaram maiores chances de sobrevivência no meio ambiente,
ajustando-se morfologicamente e fisiologicamente ao ecossistema em que vivem. Etapa 17: Veja o vídeo que está no link
abaixo sobre Adaptação dos seres vivos em seguida responda as questões, não
esqueça do cabeçalho. 01.Quais
os tipos de adaptação? 02.Como
ocorre o processo de adaptação dos seres vivos? 03.Como
a mutação ajuda a explicar a diversidade dos seres vivos? AULA 08 Etapa 18:
Para entendermos melhor o assunto vamos clicar no link abaixo ler com
bastantes atenção para responder
atividades a seguir. 01.O
que é adaptação sob o ponto de vista biológico? 02.Nessa
época de longas estiagens, as plantas da caatinga, na sua grande maioria,
perdem as folhas e sua fisionomia torna-se branco-acinzentada, como se todos
os espécimes estivessem mortos. Às primeiras chuvas, esses espécimes rebentam
viçosos e a caatinga se veste de um verde só. O texto se relaciona com o
fenômeno de: a)
intemperismo b)
adaptação c)
competição d)
mimetismo 03.A
camuflagem é uma adaptação extremamente importante para alguns animais.
Analise as alternativas abaixo e marque aquela que melhor define essa
adaptação. a)
Camuflagem é a capacidade de um organismo imitar outro. b)
Camuflagem caracteriza-se pela presença de cores fortes, que alertam os
predadores sobre perigo. c)
Camuflagem é uma adaptação que faz com que o animal torne-se menos visível no
ambiente. d)
Camuflagem é uma adaptação que permite a liberação de substâncias tóxicas sem
que o predador perceba. e)
Camuflagem é uma técnica que permite ao animal adentrar em locais escuros. 04.Os
louva-a-deus e as esperanças são verdes e vivem em folhagens que também são
verdes. A
adaptação a que se refere a frase e sua função biológica são,
respectivamente: a)
Dimorfismo sexual, atrair o sexo oposto. b)
Mimetismo, regular a temperatura corporal. c)
Camuflagem, proteger contra predadores. d)
Comensalismo, evitar competidores. e)
Mutualismo, garantir a sobrevivência. |
|
RECURSOS:
(X) Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X )
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros: |
|
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução
de Exercícios/Livro páginas: (66, 67, 72 a 76, 80 a 83) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( )
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário