6ª Sequência Didática 2020 7º Ano

 

                                                      SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema: : Diversidade de ecossistemas

                                                      

Unidade Temática: Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Pantanal, Pampa e Zonas de Transição. Relações Ecológicas e Adaptações dos seres vivos.

Ano: 7º                          Período: 13 a 30/10                              Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas. (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar e reconhecer as características dos biomas brasileiros pantanal, pampa e zonas de transição;

Entender como é medida a biodiversidade de um bioma.

Reconhecer a riqueza e biodiversidade da natureza e as adaptações dos seres vivos.

Aprender sobre as relações ecológicas e como classificar os seres vivos (Sistema de Lineu, reinos).

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Etapa 1: Para o início do conteúdo explore o conhecimento dos alunos sobre as unidades de conservação, áreas de preservação protegidas pelo estado e pelo sistema nacional de conservação (SNUC). Indagar qual é o intuito dessas áreas? Quais os benefícios trazidos pelas mesmas? Pergunte se na região onde mora existe alguma área de preservação. Se preciso lembre-os das Parque Nacional Pau Brasil, Parque Nacional Monte Pascoal, Parque Nacional do Descobrimento, Coroa Vermelha dentre outros. Quais consequências poderiam vir da extinção das espécies encontradas nessas áreas? Aproveitar esse momento para retomar as discussões sobre desmatamento, queimadas, práticas de caça ilegal, práticas sustentável dos recursos da natureza etc.

Etapa 2: Ler com os alunos a Matéria da revista online Bahia dia-a-dia que que destaca a região sul da Bahia por suas áreas de preservação.

https://bahiadiaadia.com/especial/8223/sul-da-bahia-e-destaque-em-preservacao-ambiental-21-03-2019

Em seguida, peça para que assistam ao vídeo Conduta Ambiental Legal - Unidades de Conservação.

 https://www.youtube.com/watch?v=vE1pEAjfo1c&ab_channel=Infraeambiente

 

Etapa 3: Em seguida peça para que os alunos leiam e interpretem os textos e as imagens das páginas 66 e 67 depois peça que escreva no caderno as questões e responda com as próprias palavras para socializar junto a todos com o professor.

 

 

 

AULA 02

 

Etapa 4: correção da atividade da etapa 3

Etapa 5: Levantamento dos conhecimentos prévios, através de uma conversa informal com os alunos para identificar e compreender a distribuição dos Biomas em especial do Pantanal, relacionando coberturas vegetais, fauna, clima, solo, etc.

Etapa 6: Para entender melhor sobre o Pantanal abrir o livro Inspire nas páginas 62 e 63 para fazer a leitura do texto, junto com o professor que irá conduzindo as discussões e dirimindo quaisquer dúvidas.

AULA 03

 

Etapa 7: Assista ao vídeo sobre o pantanal para conhecer mais sobre esse bioma https://youtu.be/vpm5ygA0nb0,   em seguida escolha dois animais do bioma pantanal e produza um pequeno texto sobre eles explicando o motivo da escolha, e até mesmo sendo o porta voz desses animais nesse momento crítico e trágico em que vive o Pantanal. Faça um desenho dos animais escolhidos, ou pode ir além na criatividade, sugira que criem animais utilizando frutas ou outros materiais, criem uma animação com o desenho ou criação fazendo um relato de como se sentem esses animais, se colocando no lugar deles. Sugira que registrem as animações em vídeos.

Etapa 08: Realização da leitura dos textos e execução das atividades das páginas 80 e 81 do livro Inspire Ciências.

Etapa 09: Correção das atividades da etapa 7.

AULA 04

 

Etapa 10: Levantamento dos conhecimentos prévios, através de uma conversa informal com os alunos para identificar e compreender a distribuição dos Biomas em especial do Pampa, relacionando coberturas vegetais, fauna, clima, solo, etc.

Etapa 11: Para entender melhor sobre o Pampa abrir o livro Inspire Ciências nas páginas 64 e 65 para fazer a leitura do texto, junto com o professor que irá conduzindo as discussões e dirimindo quaisquer dúvidas.

Etapa 12: Assista ao vídeo sobre o Pampa para conhecer mais sobre esse bioma. https://www.youtube.com/watch?v=Ysoa9WwVRGw&ab_channel=RumosGeogr%C3%A1ficos

Em seguida escolha dois animais do bioma pampa e produza um pequeno texto sobre eles explicando o motivo da escolha e faça um desenho dos animais escolhidos.                                                                        Ouça com os alunos a música “Absurdo” de Vanessa da Mata para promover uma reflexão sobre a letra da música e em seguida proponha a execução da atividade da página 76 do livro Inspire Ciências.

AULA 05

Etapa 13:  Correção da atividade da etapa 11

Etapa 14: Depois de conversar com os alunos sobre os biomas, proponha a produção de um mapa temático. Distribua um mapa mudo dos biomas brasileiros a cada aluno e peça-lhes que elaborem uma representação cartográfica dos biomas brasileiros com base no conteúdo discutido em sala de aula, incluindo a observação do mapa de biomas e as anotações realizadas no caderno na aula anterior. O mapa deve conter, além do nome de cada bioma, uma breve definição sobre cada um deles e uma representação ilustrativa. Ou seja, um pequeno desenho que demonstre alguma de suas características relativas a clima, fauna e flora. É fundamental também que os alunos escolham as cores que vão usar para representar os biomas e elaborem uma legenda.

https://pt.quizur.com/trivia/o-quanto-voce-conhece-o-bioma-pampa-aAyg  QUIZ PAMPAS

https://pt.quizur.com/trivia/o-quanto-voce-conhece-o-bioma-pantanal-ajFk   QUIZ PANTANAL

AULA 06

 

Etapa 15: Levantamento de conhecimentos prévios sobre “Relações Ecológicas”

Inicie a aula falando (se possível poderá exibir o filme durante a aula)  sobre o filme Bee Movie - A História de uma Abelha, é um filme estadunidense de animação lançado em 2007 e dirigido por Steve Hickner e Simon J. Scomum.

O filme conta a história de Barry B. Benson, uma abelha que acaba de se formar na faculdade e que foi iludido com a perspectiva de ter apenas uma escolha de carreira: fabricar mel. Um certo dia, Barry consegue sair da colméia onde as abelhas viviam no Central Park e sua vida é salva por uma mulher, Vanessa, florista de bom coração da cidade de Nova York. À medida que o relacionamento entre os dois floresce, Barry passa a observar o mundo dos humanos e não demora a descobrir que as pessoas consomem o mel que as abelhas batalham para fabricar. Armado com essa informação, Barry se dá conta de sua verdadeira vocação e decide processar a raça humana por roubar o mel das abelhas. Como resultado, homens e abelhas passam a se relacionar de forma diferente, uns acusando os outros, Barry se vê no meio da confusão e terá de resolver alguns problemas bem fora do comum.

Em seguida converse com os alunos sobre polinização e produção do mel e a estrutura social das colmeias. Dessa forma, levante as informações e hipóteses que as crianças dispõem sobre o tema. Anote tudo. Isso vai ser essencial na hora de avaliar as aprendizagens. Pergunte que tipo de recursos as flores têm para atrair os polinizadores, de que forma esses polinizadores realizam a reprodução nas plantas com flores e o que as abelhas buscam nas flores. Indague-os sobre quais outras relações entre animais ou entre animais e outros seres vivos eles conhecem, em seguida convide-os a apreciar as imagens disponíveis nos links abaixo e peça para descrever o que acontece.

Protocooperação. http://www.sobiologia.com.br/figuras/Ecologia/protocooperacao2.jpg.

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhEFyiJcRpjSmmrLfu3c3AynMU86Xm7oVBdkQpvv-0ywE_X3WHF6xALM4bpUfDuyopWpg_OLAC4uuhpNRXzl3XRDV1D9oCOuSa3Q85MRdDCVGBJisO1d1M6MkiHjETZDMp-d3KbdQwEHZc/s1600/1209653442YbyYbeg.jpg (Predatismo)

Protocooperação. Fonte da imagem: http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/12/protocooperacao-bovinos-passaros.jpg.

Peça para relatarem as diferenças e/ou semelhanças que aparecem nas relações.

Após os relatos explique que as imagens apresentadas são alguns exemplos de relações ecológicas existentes entre as espécies. Ainda em análise de imagens, oferecer outas ilustrações (disponíveis nos links abaixo)  sobre relações ecológicas, porém, com os comentários, apresentações e acréscimos feitos pelo professor.
Erva-de-passarinho
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=122&evento=1

Ao apresentar a imagem pode-se comentar que essas espécies parasitas se instalam sobre as árvores, sugando a seiva elaborada levando então a espécie hospedeira à morte. A parasita recebeu esse nome porque se espalha com a ajuda dos passarinhos: eles ingerem as sementes que são eliminadas mais tarde, junto com as fezes, e podem cair sobre os troncos das árvores, onde germinam. As árvores da arborização urbana acabam sendo bastante prejudicadas e isso gera um custo bastante grande à sociedade, pois, as árvores acabam morrendo.

Bromélias e Orquídeas
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=204&evento=1
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/1/1epifita1.jpg

 Ao apresentar essas duas imagens pode-se comentar que são espécies hospedeiras que só utilizam o tronco das árvores como suporte, lá no topo das grandes árvores encontram luz do sol e realizam processo fotossintético, não são parasitas.

O professor ainda pode complementar dizendo que a primeira imagem é da Tillandsia usneoides L. (bromélia-barba-de-velho), é uma espécie ameaçada de extinção devido a destruição de habitats e nas regiões rurais é muito comum as pessoas utilizarem a espécie para enfeitar presépios, fato que deverá ser evitado.
A segunda imagem é da Vriesea altodaserrae, uma espécie ameaçada de extinção devido a destruição de habitats e a retirada ilegal para ornamentação.

Plantas carnívoras -Dionaea muscipula
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/4/5carnivora.jpg

São espécies de vegetais que capturam, matam e digerem insetos ou outros pequenos animais, possuem enzimas digestivas que extrairão compostos nitrogenados como fonte de nutrientes. Vivem em solos pobres e encharcados, com pouca quantidade de nitratos que são fundamentais para síntese de clorofila. É uma relação desarmônica interespecífica – predatismo.
Para obter mais informações sobre plantas carnívoras, sugere-se a leitura da notícia “Descoberta de planta carnívora”. Disponível em:
http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=656

Obs.: O professor poderá ler essa notícia quando estiver preparando a aula.

Etapa 16: Em seguida o professor pode reproduzir o vídeos sobre relações ecológicas

https://www.youtube.com/watch?v=zfNNGhg2r2M&ab_channel=HectorMostajo

https://www.youtube.com/watch?v=SB5jkiM4R8g&ab_channel=CristianeMoreno
Os alunos deverão assistir aos vídeos, anotando em seus cadernos as diferentes relações ecológicas presentes. Na sequência, passar novamente o vídeo, parando toda vez que uma relação ecológica é citada, pedindo que os alunos, a partir de suas anotações, a identifiquem.

Etapa 17: Verificando a aprendizagem

Responder a atividade sobre relações ecológicas, com base no que foi trabalhado durante as aulas e apostila sobre o assunto disponibilizada por WhatsApp, em seguida, fazer a correção junto com o professor.  

AULA 07

Etapa 16: Levantamento de Conhecimentos Prévios sobre “Adaptação dos Seres Vivos” a partir das questão abaixo:

O que é a adaptação dos seres vivos ao ambiente?

Não se preocupe em responder a questão neste momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Eles precisam saber que, as adaptações dos seres vivos não ocorrem por acaso e muito menos ocorreram de uma hora para outra. Ao longo do processo evolutivo, alguns organismos sofreram transformações que lhes possibilitaram maiores chances de sobrevivência no meio ambiente, ajustando-se morfologicamente e fisiologicamente ao ecossistema em que vivem.

Etapa 17: Veja o vídeo que está no link abaixo sobre Adaptação dos seres vivos em seguida responda as questões, não esqueça do cabeçalho.

https://youtu.be/_W8W3eI1X1c

01.Quais os tipos de adaptação?

02.Como ocorre o processo de adaptação dos seres vivos?

03.Como a mutação ajuda a explicar a diversidade dos seres vivos?

 

 

AULA 08

 

Etapa 18:  Para entendermos melhor o assunto vamos clicar no link abaixo ler com bastantes atenção para

responder atividades a seguir.

https://www-peritoanimal-com-br.cdn.ampproject.org/v/s/www.peritoanimal.com.br/adaptacao-dos-seres-vivos-ao-ambiente-23274.html?amp=1&usqp=mq331AQFKAGwASA%3D&amp_js_v=0.1#aoh=16011645455961&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=Fonte%3A%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.peritoanimal.com.br%2Fadaptacao-dos-seres-vivos-ao-ambiente-23274.html

01.O que é adaptação sob o ponto de vista biológico?

02.Nessa época de longas estiagens, as plantas da caatinga, na sua grande maioria, perdem as folhas e sua fisionomia torna-se branco-acinzentada, como se todos os espécimes estivessem mortos. Às primeiras chuvas, esses espécimes rebentam viçosos e a caatinga se veste de um verde só. O texto se relaciona com o fenômeno de: 

a) intemperismo 

b) adaptação 

c) competição 

d) mimetismo

03.A camuflagem é uma adaptação extremamente importante para alguns animais. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que melhor define essa adaptação.

a) Camuflagem é a capacidade de um organismo imitar outro.

b) Camuflagem caracteriza-se pela presença de cores fortes, que alertam os predadores sobre perigo.

c) Camuflagem é uma adaptação que faz com que o animal torne-se menos visível no ambiente.

d) Camuflagem é uma adaptação que permite a liberação de substâncias tóxicas sem que o predador perceba.

e) Camuflagem é uma técnica que permite ao animal adentrar em locais escuros.

04.Os louva-a-deus e as esperanças são verdes e vivem em folhagens que também são verdes.

A adaptação a que se refere a frase e sua função biológica são, respectivamente:

a) Dimorfismo sexual, atrair o sexo oposto.

b) Mimetismo, regular a temperatura corporal.

c) Camuflagem, proteger contra predadores.

d) Comensalismo, evitar competidores.

e) Mutualismo, garantir a sobrevivência.

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (66, 67, 72 a 76, 80 a 83) (  ) Seminários;  (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                       

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