4ª SD Cie 9º Ano 2022

 

 

4ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento

Subtema: A Escola me conduz ao conhecimento sobre “Aspectos quantitativos das transformações químicas: Fenômenos químicos e físicos, matéria e energia, estados físicos da matéria e Propriedades da matéria”.

Unidade Temática: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Átomos, prótons, nêutrons, elétrons, número atômico, número de massa, íons e classificação dos elementos químicos.

Ano:                                                 Período: 02 a 13/05/2022                        Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. (EF09CI01IT) Relacionar a disposição dos elementos químicos na Tabela Periódica com suas características.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar do que é constituída toda a matéria do universo e ilustrar como os modelos e culturas mais antigas interpretavam o átomo. Distinguir matéria de energia; Identificar transformações físicas e químicas da matéria.

Distinguir transformações físicas de reações químicas; Perceber a influência do volume na variação da densidade;  

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Átomo

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

Iniciar a aula fazendo uma breve retrospectiva do conteúdo que já foi visto anteriormente sobre a matéria, suas propriedades e seus estados físicos. Focar, principalmente, nas características submicroscópicas de cada estado físico e como ocorrem as mudanças de estado de agregação de partículas. A partir deste momento, questionar os alunos: “Mas afinal, o que são essas partículas? Do que a matéria é constituída?”. Com todas as informações colhidas dessa discussão construir com os alunos o conceito de átomos através do detalhamento do conceito de substância:

 

SUBSTÂNCIA ---> MOLÉCULA (fórmula química) ---> ÁTOMO (elementos químicos) Para facilitar a compreensão dos alunos, pode-se utilizar a água como exemplo:

ÁGUA ---> (H2O) ---> (Hidrogênio e Oxigênio) Fazer mais demonstrações aos alunos através de um OVA que serve de simulador para construir e observar a molécula em 3D a partir do seguinte link:   

https://phet.colorado.edu/sims/html/build-a-molecule/latest/build-a-molecule_en.html  

 Solicitar que os alunos entrem no site através de seus celulares ou computadores e explorem essa plataforma e construam os modelos que ela solicita. Aproveitar essa discussão para explicar aos alunos o que é um Elemento Químico, seu símbolo e como diferenciá-los em uma fórmula molecular. Esclarecer também a questão da representação do modelo atômico / da ideia de um átomo.

 

Etapa 02: Sistematizando o conhecimento (20 min)

Explicar a “estrutura atômica”, com as partículas que compõem um átomo e quais são suas características. Após explanar bastante sobre a constituição de um átomo, utilizar o simulador interativo, a partir do seguinte link: https://phet.colorado.edu/sims/html/build-an-atom/latest/build-an-atom_en.html

e deixar os alunos livres para    explorarem o recurso e tirar suas conclusões. Espera-se que eles percebam que o número de prótons é o responsável por definir os elementos, o número de nêutrons interfere na massa e que o número de elétrons interfere na carga. A partir deste momento, diferenciar os conceitos de “átomo neutro” e “íon” juntamente com a “representação de um elemento químico”. Dar alguns exemplos e exercícios para os alunos resolverem. Em seguida, mostrar aos alunos que átomos podem apresentar semelhanças, seja entre átomos de um mesmo elemento ou entre elementos diferentes, essas semelhanças podem ocorrer no número de prótons, nêutrons, massa e elétrons. Corrigir os exercícios propostos e ir tirando as dúvidas caso apareça.

 

Etapa 03:Levantamento de conhecimentos prévio (10min)

 

Iniciar a aula questionando os alunos se eles sabem como os fogos de artifício funcionam e porque como eles têm cores diferentes. É provável que eles acreditem que seja devido à presença de algum corante na sua composição. Explicar sobre as camadas eletrônicas e como é feita a “distribuição eletrônica” e como isso pode influenciar para que um átomo ganhe ou perca elétrons se tornando um íon. Se for possível, levar os alunos ao laboratório e fazer a experiência do teste da chama com sais com diferentes íons de metais para que eles verifiquem e comprovem o que foi apresentado em aula (esse recurso, pode inclusive, ser feito antes da aula teórica para instigar a investigação e reflexão dos alunos acerca dos fenômenos que ocorrem) ou o professor poderá usar o recurso de vídeos ou imagens projetadas em slide para melhor compreensão do assunto.

 

Etapa 04: Mão na Massa (10min)

 

Propor aos alunos a criação colaborativa de um mapa mental em dupla, baseado em todo o conhecimento que adquiriram sobre a Atomística. Esse mapa mental pode ser produzido através de um aplicativo de dashboard do site https://miro.com/app/dashboard/ para tornar a experiência mais interativa. Se não conseguir concluir na sala, terminar em casa.

 

AULA 02

 

Tema: Modelos Atômicos

 

Etapa 05: Levantamento de conhecimentos prévios (10 min)

Levantar os conhecimentos prévios dos alunos a partir dos questionamentos abaixo. Não se preocupe em corrigir as contribuições dos alunos, apenas acolha-as e as utilize para direcionar sua aula.

1- O que é um modelo?

2- Para que são os modelos?

3- O que é modelo atômico?

Acolha as respostas dos alunos sem se preocupar com os acertos referente aos conceitos, porque ao longo das aulas o aluno perceberá os equívocos trazidos por ele e aprenderá de forma correta.

 

       Modelos Atômicos são os aspectos estruturais dos átomos que foram apresentados por cientistas na tentativa de explicar o átomo e a sua composição.

Etapa 06: Aula expositiva dialogada (15min)

Para esta aula, o professor pode usar as páginas 86 a 89 do livro didático Inspire Ciências, projetar as imagens e a aula dos Modelos Atômicos em slides ou imagens levadas para sala para melhor compreensão do aluno.

Etapa 07: Mão na massa I (15min)

Nessa etapa, o professor desafiará o aluno a construir em duplas o mapa mental dos modelos atômicos através da reprodução da aula assistida. Disponibilizar as imagens dos modelos atômicos e os nomes dos pesquisadores para os alunos e os mesmos registraram as principais características de cada modelo. Nesse momento o professor terá a oportunidade de ver como os alunos acolheram o conteúdo.

 

 

Etapa 08: Mão na Massa II (10min)

 

Deixar como tarefa que pesquisem sobre a “evolução do modelo atômico” em grupos e construam uma linha do tempo com os principais cientistas e seus respectivos modelos. Pedir que os grupos compartilhem a linha do tempo que construíram, de modo que todos os alunos dos grupos participem.

 

 

AULA 03

 

Tema: O átomo e os Elementos Químicos

 

Etapa 09: Conhecendo um pouco mais (15min)

 

Nesta aula, a temática envolve a distinção entre átomo e elemento químico e a relação deles com as transformações da matéria. Toda matéria é formada por átomos, sendo este dividido em partículas menores, com características e cargas diferentes: Os prótons: possuem carga elétrica positiva e massa igual a 1. Os nêutrons: não possuem carga elétrica e têm massa igual a 1 Essas duas partículas formam o núcleo atômico. Os elétrons: possuem carga elétrica negativa e massa quase desprezível. Ficam girando ao redor do núcleo, formando a eletrosfera. Num átomo neutro, o número de prótons é sempre igual ao número de elétrons. Cada tipo de átomo se refere a um determinado elemento químico. O elemento químico é definido uma substância que não pode ser separada em componentes mais simples usando técnicas químicas. A nível microscópico, é considerado um conjunto de átomos com o mesmo número atômico, ou seja, mesmo número de prótons. Sendo assim, tanto o número de massa (a soma do número de prótons e nêutrons) quanto o número de nêutrons podem mudar, mas o número atômico, não. Assim, todos os elementos químicos são compostos por átomos e todos os átomos de um mesmo elemento são quimicamente iguais. Nas transformações químicas (formação de novas substâncias com reação química) as transformações acontecem ao nível dos elementos através de seus átomos, que reagem com átomos de outros elementos, ocorrendo um rearranjo dos átomos para que novas substâncias se formem.

 

Orientações: Projete ou leia o tema da aula e comente com os alunos que nessa aula eles irão investigar a diferença entre os átomos e elementos químicos, relacionando-os às transformações da matéria. Vale recordar sobre as propriedades dos compostos: porque os pontos de fusão e ebulição do Álcool etílico (C 2H6O) e o éter etílico (C 2H6O) são diferentes, mesmo que ambos contenham os mesmos elementos químicos?  

 

 

Etapa 10:Para Início de Conversa (15min)

Ao iniciar a aula, projete ou distribua cópias do slide (contendo as informações disponibilizadas na etapa 8 desta sequência) e leia-o com a turma. Promova uma discussão inicial sobre a temática de modo que os alunos sintam-se estimulados a buscar respostas. Para incentivá-los a explorar sobre as informações da imagem, lance questionamentos, como, por exemplo:

 - Como você descreveria os átomos do Oxi?

- Como você descreveria os átomos do Hidro?

- Quais as semelhanças e diferenças entre eles?

- O que houve com os átomos do Oxi e do Hidro quando se uniram?

- Qual substância formaram?  

Possíveis respostas seriam: Os átomos do Oxi são os átomos de oxigênio e os do Hidro os átomos de hidrogênio. Ambos precisam estar aos pares para se estabilizarem (carentes aqui significa que eles precisam completar sua camada de valência, se pensarmos na regra do octeto para as ligações químicas). Como são átomos de elementos químicos diferentes, eles têm número atômico (número de prótons) diferentes. Como são átomos neutros, o

número de elétrons também difere. Uma reação química formando uma nova substância, a água. Para a reação acontecer, é preciso romper ligações químicas O-O e H-H para formar novas ligações H-O-H. Não se preocupe em dar todas essas respostas. Parte delas serão respondidas durante a aula. Também não se preocupe em detalhar a estrutura atômica neste momento, pois os modelos atômicos já foram estudados e a tabela periódica será estudada a seguir.

 

Etapa 11: Questão disparadora Tempo sugerido: (06 min)

Orientações: Apresente o slide ou anote no quadro e/ou leia a questão para os alunos. A intenção é aproximar os alunos da habilidade que será trabalhada nessa temática e estimulá-los a buscarem a resposta para a pergunta apresentada. Assim, comente com eles sobre o exemplo da imagem do slide anterior, a formação da água a partir de outras substâncias.

O que precisa ocorrer para que Oxi e Hidro se transformem em água?

Os átomos de um elemento são todos iguais?

Peça para que pensem a respeito e anotem as respostas. Possibilite que os alunos compartilhem as considerações sobre o tema e procure estimulá-los a pensarem sobre o tema.

       Ao final da aula solicite aos alunos que tragam o material solicitado a seguir para ser usado na próxima aula.

Materiais necessários para próxima aula: Massa de modelar colorida, plastimake ou bolinhas de isopor e tinta para pintar. Palitos de dente, clips coloridos e de vários tamanhos, lápis de cor de diversas cores ou canetinhas coloridas, folha sulfite, tampinhas coloridas de garrafas pets e fita adesiva.

 

Etapa 12: Verificando a Aprendizagem (14min)

Solicite aos alunos que respondam às questões de 1 a 4 disponíveis na página 93 do livro Inspire Ciências 9º Ano. É necessário muita orientação no decorrer da atividade, faça de forma bem detalhada e devagar.

 

AULA 04

 

Tema: O átomo e suas partículas

Etapa 13: Mão na massa (25 min)

 

Orientações: Organize os materiais para as construções dos átomos em uma mesa. Separe seus alunos em grupos de 3 ou 4 membros e peça para que cada grupo eleja um representante que ficará responsável por dirigir-se ao espaço onde os materiais se encontram disponíveis para a aula. Esse aluno será o responsável por separar materiais para construção dos átomos (escolha alguns átomos para cada grupo, de modo que eles consigam representar as partes constituintes de cada átomo, que são os prótons, neutros e elétrons, usando uma cor para cada partícula). O tempo previsto para essa etapa é de 15 minutos. Nesse momento, você pode acompanhar o desenvolvimento da atividade e orientar os grupos, caso seja necessário. Após os modelos serem construídos, exponha suas proposições. Convide os alunos a apresentarem para a classe seus modelos explicativos e suas considerações. Assim, cada grupo apresenta para o restante da turma suas construções, explicando os conceitos que contribuíram para a construção da representação que fizeram. O tempo sugerido para essa etapa é de 10 minutos.

Etapa 14: Sistematização (10 minutos)

Aproveite as apresentações dos alunos para explanar um pouco mais sobre elementos químicos diga que cada tipo de átomo se refere a um determinado elemento químico. O elemento químico é definido uma substância que não pode ser separada em componentes mais simples usando técnicas químicas. A nível microscópico, é considerado um conjunto de átomos com o mesmo número atômico, ou seja, mesmo número de prótons. Sendo assim, tanto o número de massa (a soma do número de prótons e nêutrons) quanto o número de nêutrons podem mudar, mas o número atômico, não.

Assim, todos os elementos químicos são compostos por átomos e todos os átomos de um mesmo elemento são quimicamentes iguais.

 

Diga aos alunos que eles terão toda uma unidade para compreender a estruturo do átomo e toda a evolução histórica dos modelos atômicos. Para concluir, podemos dizer que o átomo é a estrutura básica (formada de núcleo e eletrosfera, de prótons, nêutrons e elétrons) que forma a matéria e não pode ser modificado por reações químicas. São através dos átomos que as transformações da matéria acontecem e se formam várias substâncias. Os átomos de oxigênio e hidrogênio, por exemplo, não deixam de existir, apenas se reorganizam e se rearranjam de forma diferente durante a transformação. Já dizia Lavoisier, por volta de 1774: “na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. A água nada mais é do que o resultado da transformação decorrente dos rearranjos dos átomos de oxigênio e hidrogênio. Utilize também como suporte as páginas 94 e 95 do livro didático Inspire Ciências 9º ano. Caso seja possível, utilize o simulador para os alunos construírem outras moléculas: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/build-amolecule

Etapa 15: Verificação da Aprendizagem (15min)

Exercícios sobre Átomos

1 . O átomo é a menor partícula que identifica um elemento químico. Ele possui duas partes, a saber: uma delas é o núcleo, constituído por prótons e nêutrons, e a outra é a região externa – a eletrosfera-, por onde circulam os elétrons. Alguns experimentos permitiram a descoberta das características das partículas constituintes do átomo.

Em relação a essas características, indique a alternativa correta.

a) prótons e elétrons possuem massas iguais e cargas elétricas de sinais opostos.

b) entre as partículas atômicas, os elétrons têm maior massa e ocupam maior volume no átomo.

c) entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm maior massa e ocupam maior volume no átomo.

d) entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm mais massa, mas ocupam um volume muito pequeno em relação ao volume total do átomo.

 

·         Viu como as questões sobre Átomos são tranquilas? Continue fazendo e, se tiver dúvida, é só perguntar!

2 – Dados os átomos de 92U238 e 83Bi210, o número total de partículas (prótons, elétrons e nêutrons) existentes na somatória será:

a) 641.

b) 528.

c) 623.

d) 465.

e) 496.

 

3)  Responda:

A) Que partículas constituem o átomo? ______________________

Resposta: prótons, elétrons e nêutrons

B) Que partículas constituem o núcleo do átomo? ________________________

Resposta: prótons e nêutrons

C) Que partículas constituem a eletrosfera do átomo ______________________
Resposta: elétrons

D) No átomo, quais são as cargas positivas? ____________________________
Resposta: os prótons (+)

E) No átomo, quais são as cargas negativas? ____________________________
Resposta: os elétrons (-)

F) Por que, quando à carga, todo átomo em seu estado natural é eletricamente neutro?

Resposta: porque quando no átomo há o mesmo número de prótons (cargas positivas) e de elétrons (cargas negativas, ele está eletricamente neutro.

G) O que é número atômico? ____________________

Resposta: número atômico é o mesmo que número de prótons. Na tabela periódica ele geralmente aparece acima do símbolo do elemento.

H) Como se representa o número atômico? _________________________

Resposta: é representado pela letra Z.

I) Qual a definição para elemento químico? _________________________

Resposta: Conjunto de átomos que apresentam o mesmo número de prótons.

 

AULA 05

 

 

Obs: Fazer a correção da atividade da etapa 14.

 

Tema: Tabela Periódica

 

Etapa 16:  Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min)

Professor para  dar inicio a aula organizar os alunos em círculo e lançar alguns questionamentos:

1. Vocês conhecem algum elemento químico? Qual(is)?

2. Vocês já viram uma tabela periódica?

3. Qual a função da tabela periódica?

Etapa 17: Para começo de conversa (15min)

Relembre aos alunos que existem diferentes materiais no mundo e que cada um deles é composto por átomos. Lance a questão

     Como se diferencia um átomo de alumínio de um carbono ou hidrogênio?

 

 

Devido ao trabalho do químico Dmitri Mendeleev foi possível o desenvolvimento dos estudos das propriedades dos elementos e suas massas atômicas. Pergunte:

1.      Vocês já mediram a massa de algum objeto na balança?

2.      Como eles deveriam ser classificados?

 

A ideia não é manter um diálogo prolongado, apenas estimular e contextualizar a aula. Não se preocupe em responder todas as questões levantadas aqui.

 

As tabelas periódicas são úteis em várias áreas do conhecimento porque nelas encontramos informações sobre elementos químicos que não se alteram. São sistemáticas, qualitativas e quantitativas e facilitam o estudo pela própria formatação que se apresenta.

Etapa 18: Conhecendo um pouco mais (25 min)

Com a Tabela Periódica exposta na sala, (link 1),  mostre que os elementos estão dispostos em famílias ou grupos, que são as divisões verticais que vemos na Tabela. Conhecidos os grupos, identifique os períodos. Indague aos alunos: quais elementos estão no primeiro período? Explique que período são as “linhas” na Tabela, que representam o número de camadas eletrônicas ao redor do átomo. Elementos do primeiro período têm uma camada eletrônica, do segundo, duas camadas, e assim por diante. Mostre a ordem crescente do número atômico nesses períodos e explique o que é o número atômico – o número de prótons, ou seja, partículas positivas, encontrados

dentro do núcleo. Diga para a classe que é ele que caracteriza um átomo, pois é único para cada elemento. Identifique também a localização do número de massa, contando à classe que ele representa a soma do número de prótons e nêutrons do átomo. Explique que essa massa também está distribuída na ordem crescente na tabela periódica, da esquerda para a direita e de cima para baixo, como referência para essa aula você pode usar o (link 3). Deixe claro aos alunos o quanto foi  complexa a criação de uma classificação que pudesse ser considerada universal, e mostrar que não se trata de uma estrutura fechada, fale dos novos elementos que eventualmente são descobertos (link 5).

As páginas 96 a 101 do livro didático Inspire Ciências também podem ser utilizadas, assim como o slide disponível no drive.

 

AULA 06

 

Tema: Classificação dos elementos químicos

 

Etapa19: Verificando a Aprendizagem (30 min)

Esse é um momento para fixar o aprendizado. Em  duplas os alunos realizarão as atividades da página 102 do livro didático Inspire Ciências 9º ano.

Etapa 20: Correção da Atividade (20 min)

Links para consulta.

Link 1 – Tabela periódica online  http://tabela.oxigenio.com/

link2- O Sonho de Dimitri Mendeleev – organizando a tabela periódica

O Sonho de Dimitri Mendeleev - organizando a tabela periódica

Link 3 – Química – Tabela Periódica: Definição

 TABELA PERIÓDICA: DEFINIÇÃO, NÚMEROS E PERÍODOS | QUÍMICA | DESCOMPLICA

Link 4 Fleróvio e livermório, os novos nomes dos elementos 114 e 116 da Tabela Periódica

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/flerovio-e-livermorio-os-novos-nomes-dos-elementos-114-e-116-da-tabela-periodica

 

Obs: Nessa sequência não foi trabalhado de modo detalhado a questão ÍONS, por isso, a próxima sequência trará de modo mais aprofundado para facilitar o estudo das ligações químicas. Usarão a tabela periódica com distribuição eletrônica.

 

Elaboração: Elane, Eliete  e Mary

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;

 (  ) Outros:_______________________________________________________________________

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (93,102)  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   (X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; (   )Outros:________________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário