PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DE ITAMARAJU
Coordenação do Ensino
Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2022
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências
ARTICULADOR: Nilsilane
N. Silva
DATA: 20/07/2022
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30 às 17:00h (vespertino)
PAUTA:
1º
Momento: Acolhida/Oração (05min)
2º
Momento: Motivação (15min)
Leitura coletiva e apresentação do Cordel
“O Consumo e o Consumismo”, para introdução ao tema Inter curricular que será
trabalhado nas próximas sequências didáticas.
Cada professor fará a leitura de uma
estrofe do cordel “O Consumo e o Consumismo” em seguida discutiremos e faremos
observações sobre as diversas abordagens dessa temática.
O consumo e consumismo humano.
O consumo é coisa
boa;
Tendo aquilo que
precisa;
Falta carne e feijão;
A mulher vem e avisa;
Você vai ao
mercadinho;
E logo agente
ameniza.
Já o consumismo
humano;
É coisa triste de se
ver;
São conselhos dos
famosos;
Que aparecem na TV;
Mostrando produtos de
marca;
Dizendo que leite de
vaca;
É bom para o cabelo
crescer.
Papai dizia uma
coisa;
Que guardo como
lembrança;
Só vou usar roupa
nova;
Depois que encher a
pança;
Não quero relógio e
anel;
Só vou colocar o
chapéu;
Onde o meu braço
alcança.
O Consumismo causa
morte;
Que não tem
explicação;
Pode se torna uma
doença;
Ou um ato de
compulsão;
Não pegue isso como
postura;
Deixe esse tipo de
fartura;
para ajudar um irmão.
a Revolução
Industrial;
foi a causa mais
freqüente;
deixando a alienação;
cada vez ser mais
valente;
supérfluos se
multiplicando;
e mundo se
agonizando;
com a perca do meio
ambiente.
Muitos já não
reciclam;
Pois tem o prazer de
comprar;
Perderam a
consciência;
E a fome de preservar;
Já não tem mais o
capricho;
E os resíduos do
lixo;
Deixam em qualquer
lugar.
Aqui vai um conselho;
De muita fé e
esperança;
Gaste só o
necessário;
E não receba
cobrança;
Escute o estou
falando;
Melhor que roupa
mofando!
É dinheiro na
poupança.
Fim...
Fonte:https://www.recantodasletras.com.br/cordel/335034
3º
Momento: Contextualização sobre as Faces do Consumo (1:00h)
Trabalhar
o vídeo “A História das Coisas”
disponível no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=3lxdBt-KeJU , em seguida fazer uma conversa
sobre o que foi apresentado acrescentado pelo texto da apostila “As faces do
Consumo”.
As faces do
consumo
Os últimos
dias rolou na internet o caso de uma consumidora que comprou de um site chinês
e recebeu com a mercadoria o bilhete “Help me I slave” – “me ajude, sou
escravo”. Sabemos das condições de trabalho pelo mundo, mas corta o coração ver
uma coisa dessas. E como não sentir culpa por comprar um produto barato, sabendo
que alguém está sendo explorado através do nosso ato? O consumo aparece como
vilão sendo o combustível de relações desumanas de trabalho.
O acesso à
informação permite que algumas facetas da sociedade de consumo, aquelas que
preferimos ignorar, se tornem evidentes. Assim, várias questões relacionadas ao
processo de produção das mercadorias que consumimos são expostas gerando culpa
e sensação de impotência. Quem não se sentiu perturbado ao assistir o vídeo “A
História das Coisas”?
O vídeo retrata
toda a nossa cadeia de consumo alertando para os rumos que a sociedade se
encaminha. Mas este alerta não pode ser considerado apocalíptico, é um desafio
para a mudança de atitude e comportamento de cada um nas relações de consumo e
de vida como um todo.
O consumo tem dois
lados, ao mesmo tempo que o sistema de produção acarreta em danos ambientais e
sociais, vivemos em uma economia que depende dele, está enraizado na nossa
cultura e relações sociais. Aprendemos que é necessário e é bom comprar, traz
satisfação suprindo nossos mais variados desejos. E sim, vamos continuar comprando,
mas por que não com uma atitude um pouco mais crítica em relação às marcas e
empresas? O mesmo acesso à informação que nos expõem aos problemas relativos ao
consumo, nos expõem a informações sobre as instituições, sobre as marcas e sua
conduta. Também nos dá acesso a pessoas e grupos que buscam amenizar essas
questões com vistas a uma sociedade sustentável.
Por que não fazer
uso da conectividade que temos à disposição para colaborar com um mundo melhor?
Vi uma reportagem há uns dias atrás sobre alemães que criaram um site de troca,
para as pessoas doarem artigos que não usam mais para aqueles que estejam
precisando destes itens. Um bom exemplo para encontrarmos formas de
reutilização das coisas em um mundo onde tudo é muito descartável, substituível
e pouco reaproveitável.
Fica a proposta de
reflexão sobre nossas atitudes e sobre como podemos nos engajar em causas,
grupos, conversas que busquem alternativas para os danos que estamos causando
para as pessoas e para o ambiente, para que possamos consumir e descartar de
forma consciente!
Fonte: https://www.ideiademarketing.com.br/2014/10/30/as-faces-do-consumo/
Após essa etapa, apresentar o título do
tema Inter curricular e os objetos de conhecimentos que serão trabalhados
dentro dele em cada ano.
4º
Momento: Intervalo para o Lanche
5º
Momento: Sistematização e Conclusão das Sequências Didáticas
Os
grupos deverão apresentar as sequências, todos ao mesmo tempo (tema, objetos e
habilidades do 6º ano, depois 7º e assim por diante) fazendo a apresentação
ponto por ponto, após a apresentação das metodologias, em seguida cada grupo
irá pontuar aspectos selecionados sobre a sequência do grupo oposto, a partir
do preenchimento da tabela Playlist da Sequência Didática, atribuindo conceitos
e sugestões a tópicos, como, é fiel ao direcionamento? o que está proposto cabe
no espaço de aulas sugeridas? o tempo de cada etapa condiz com o que está sendo
proposto? A metodologia favorece o desenvolvimento das habilidades? Os
objetivos específicos estão de acordo as habilidades? Os objetivos específicos
estão de acordo com a metodologia? A sequência faz uso de metodologias ativas?
O
espaço fica aberto para as apresentações do que fora colocado pelos grupos e as
possíveis intervenções sugeridas.
Período: 25/07 a 05/08
6º Ano:
Tema:
Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e
para a vida!”
Subtema:
A água e as Misturas
Objetos
de Conhecimento:
Uso de agrotóxicos no solo e na água,
avaliando os impactos Socioambientais. Misturas homogêneas e
heterogêneas. Separação de misturas. Materiais Sintéticos (Indústria Farmacêutica e
Biopirataria). Transformações Químicas.
7º Ano:
Tema:
Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e
para a vida!”
Subtema: Diversidade de Ecossistemas
e Saúde
Objetos
de Conhecimento:
Classificação
dos seres Vivos. Programas e indicadores de saúde pública; Alguns agentes
causadores de doenças; soros e Vacinas.
8º Ano:
Tema
Inter Curricular: As diversas facetas do Consumo
Sub
Tema: Consumo Consciente de Energia
Objetos de Conhecimento: Cálculo do Consumo de Energia. Uso consciente de
energia elétrica. Consumo dos equipamentos elétricos e hábitos de
consumo. Eletricidade e magnetismo.
Tema:
Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e
para a vida!”
Subtema: Preservação da
biodiversidade
Objetos de Conhecimento: Corredores ecológicos: metas de conservação e
importância.
Os principais problemas ambientais (lixo,
poluição da água, ar e solo, exploração dos recursos naturais, extinção de
espécies). Soluções pra viver em equilíbrio com o Planeta. Importância das
unidades de preservação para a biodiversidade e patrimônio nacional.
6º Momento: Projeto Meio Ambiente
Considerações
sobre como será conduzido após adiada a culminância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário