2ª SD Cie 8º Ano 2023

 

 

2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter Curricular: Valores em pauta: aprendizagens significativas e inovadoras em sala de aula

Subtema: Aprendizagens significativas sobre os fenômenos da Digestão

Unidades Temáticas: Matéria e energia

Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Sistema digestório; Fenômenos físicos e químicos da digestão; Como o corpo humano está organizado - Das células até os Sistemas

 

Ano:                          Período:    20/03 a 07/04                                             Nº de Aulas: 09

HABILIDADES

  (EF08CI06IT) Compreender como é obtida a energia que faz o corpo humano funcionar, relacionando a produção e a condução dessa energia aos os diversos órgãos e sistemas que compõem o corpo humano, bem como, a forma integrada como atuam. Digestão – processamento dos alimentos e absorção dos nutrientes;

(EF08CI07IT) Perceber a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

       Reconhecer as estruturas que formam os níveis de organização do corpo humano e suas funções;

       Descrever a célula como menor unidade viva que executa todas as funções do organismo;

       Identificar as características que definem os principais tecidos do organismo humano e prever em quais partes e órgãos do corpo estão presentes.

       Reconhecer os elementos necessários às funções vitais do corpo humano;

       Reconhecer os órgãos que fazem parte do sistema digestório e suas respectivas funções;

       Identificar os fenômenos como físicos e químicos nas transformações dos alimentos;

         Associar conhecimentos adquiridos no cotidiano dos alunos a novos conhecimentos adquiridos em aula.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

Tema: Fenômenos em nós

 

Etapa 01: Pra início de conversa (10 min)

 

Relembre aos alunos que nas aulas anteriores falaram muito a respeito dos fenômenos, pergunte se lembram. Sobre as transformações que ocorrem na matéria, que podem distinguir um fenômeno químico de um fenômeno físico basicamente pela composição. Se após a mudança o material continuar com a mesma composição, então o fenômeno é físico. Caso uma nova substância seja formada, temos um fenômeno químico. Feito esse primeiro momento, pergunte se no nosso corpo também acontece fenômenos? Quais seriam esses fenômenos? De que tipo? Abra espaço para os alunos apresentarem suas concepções.

 

Etapa 02: Aprofundando no tema (25 min)

Após acolher as respostas dos alunos na etapa anterior, chega a hora de discutir as informações trazidas por eles. Quem de fato mencionou que nosso corpo acontece fenômenos, acertou, por exemplo, o crescimento de unhas e cabelos, desenvolvimento ósseo, cicatrização de ferimentos, reconstrução celular, enfim, tudo que diz respeito à construção em nosso corpo depende das transformações, que chamamos de metabolismo, que é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. O termo “metabolismo celular”, por exemplo, é usado em referência ao conjunto de todas as reações químicas que ocorrem nas células. Estas reações são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula e constituem a base da vida, permitindo o crescimento e reprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes, este fenômeno está relacionado com três funções que são vitais e que ocorrem no corpo humano: nutrição (inclusão de elementos essenciais no organismo), respiração (oxidação desses elementos essenciais para produção de energia química) e síntese de moléculas estruturais (utilizando a energia produzida), ou seja, quando respiramos,  quebra de moléculas, absorção e liberação de energia, tudo aqui dentro de nós. Já na hora de suprir nosso corpo com alimentos, contamos com reações onde ocorre a liberação de energia, essa reação permite manter nosso corpo aquecido.

 

Convide os alunos a refletir sobre o que acontece com o alimento desde quando o colocamos na boca até o momento em que o engolimos. Estimule-os dizendo que farão um delicioso experimento.

 

 

Este slide apresenta um contexto com o pretexto de iniciar a discussão sobre o processo de digestão dos alimentos. Deixe a turma levantar e compartilhar hipóteses sobre por que a boca enche de água em uma situação parecida e o que seria essa água. Permita que estabeleçam relações entre o processo de “ficar com água na boca” e a digestão dos alimentos.

 

Etapa 03: Questões Problematizadoras (15 min)

Continue instigando a curiosidade dos anos, lance os seguintes questionamentos: Podemos comparar o estômago e os intestinos com um liquidificador? Por que as fezes não se parecem com os alimentos que engolimos? O que acontece com o alimento desde que o engolimos até ele se transformar em fezes? Acolha as respostas e convide-os a encontrarem as respostas no decorrer das aulas. Diga que eles verão alguns dos fenômenos relacionados acima a partir das transformações relacionadas a nossa nutrição.

 

AULA 02

 

Tema: Fenômenos Físicos e Químicos da Digestão

 

Etapa 04: Aula Expositiva Dialogada (25 min)

Após a aula anterior, chegou o momento de aprofundar e esclarecer dúvidas a respeito do tema. Explique aos alunos que eles irão analisar e conhecer as transformações do alimento no corpo após a ingestão. Faça uma aula dialogada utilizando como suporte às páginas 60 a 63 do livro Inspire Ciências 8º ano, utilize o box “Orientações didáticas”, ele traduz de forma clara os processos físicos e químicos da digestão. Este é um momento bastante oportuno de tirar dúvidas e responder as questões problematizadoras de forma correta.

 

SUGESTÃO

Assista ao vídeo disponível no link abaixo para conhecer o nosso sistema digestório e como ele funciona.

https://youtu.be/NItAZJbcLu0

Use também o link a baixo como suporte para conhecer a fisiologia do sistema digestório.

https://beduka.com/blog/materias/biologia/fisiologia-do-sistema-digestivo/#:~:text=A%20fisiologia%20do%20sistema%20digestivo,%2C%20est%C3%B4mago%2C%20intestino%20e%20%C3%A2nus.

Etapa 05: Mãos na massa (20 min)

Após a explicação do tema, peça que reproduzam o mapa mental abaixo no caderno.

 

Etapa 06: Para a próxima aula (05 min)

Pedir aos alunos que tragam o material para realização dos experimentos sobre os fenômenos da digestão, relacionados na apostila disponível no seguinte link: https://novaescola.org.br/conteudo/3064/a-quimica-que-da-gosto-aprender#:~:text=Com%20oito%20experi%C3%AAncias%20simples%2C%20voc%C3%AA,torna%20sua%20aula%20mais%20interessante&text=Compartilhe%20esse%20conte%C3%BAdo%3A,que%20s%C3%B3%20existe%20em%20laborat%C3%B3rio.

 

Atenção Professor! Faça uma busca antes no material, providencie os mais complexos, para não comprometer o desenvolvimento da atividade. Essa é uma proposta sugerida no box “Atividade Complementar” do livro didático Inspire Ciências 8º ano.

 

AULA 03

 

TEMA: A química que dá Gosto de Aprender

 

Etapa 07: Hora do Experimento (40 min)

 

No link abaixo tem vários experimentos que ilustra sobre os processos químicos e físicos da digestão. Poderá também sugerir a realização desses experimentos em grupo, ou realizados pelo próprio professor para que todos tenham acesso, peça que registrem nos cadernos, o material utilizado, o procedimento e principalmente resultados e conclusões, auxiliem os educandos nesse processo. As orientações estão disponíveis no link a seguir:

  https://novaescola.org.br/conteudo/3064/a-quimica-que-da-gosto-aprender

 

Obs: Professor, são 8 experimentos, deixe que escolham o que querem fazer, conforme o material que possuem em casa. Agende também para a próxima  aula umas demonstrações e você poderá também realizar alguns, para tornar a aula mais atrativa e dinâmica.

 

Etapa 08: Verificação da aprendizagem (10 min)

Para verificação da aprendizagem, responder as atividades das páginas 61, 64 e 65 do livro didático Inspire Ciências 8º ano, caso não dê tempo para a conclusão, pedir para terminarem em casa.

 

AULA 04

Tema: Pâncreas e fígado: auxiliares da digestão

Etapa 09: Levantamento dos conhecimentos prévios (10 min)

 

Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e pergunte se sabem o que é fígado e pâncreas. Pergunte se têm alguma informação sobre estes dois órgãos. Deixe que comentem uns com os outros sobre o motivo que levou o título a chamar estes órgãos de auxiliares da digestão. Levante outros questionamentos:

·         O que faz algo que é auxiliar?

·         Por que estes órgãos podem ser considerados como auxiliares da digestão?

Neste momento, não apresente qualquer definição ou resposta às perguntas feitas. Se limite a dizer que durante esta aula os alunos trabalharão para responder essas e outras perguntas.

Etapa 10: Contexto (10 min)

 

Orientações: Neste momento da aula, crie um ambiente de curiosidade e exploração em que os alunos possam pensar sobre a situação apresentada e possam conjecturar a respeito. O objetivo é que eles compreendam que o vômito é constituído pelo alimento que estava no estômago e que recebeu a adição de substâncias responsáveis pela digestão (suco gástrico). Portanto, espera-se que associem o cheiro forte do vômito às substâncias lançadas no alimento durante o processo de digestão. Pergunte aos alunos:

·         O que é o vômito?

·         Por que o vômito tem um cheiro tão forte?

·         O que faz com que o mesmo alimento que, antes de ser comido, cheirava e aparentava tão bem, agora pareça desagradável e fedorento?

Deixe claro que o vômito é a eliminação do alimento que se encontra no estômago, já em processo de digestão. Portanto, não é somente alimento, mas alimento com algumas substâncias que iremos conhecer durante a aula. Limite-se a dizer que existem substâncias no vômito que foram lançadas no alimento para digeri-lo, mas não diga quais são elas. No fim da aula, retorne a este assunto para que os alunos possam compreender que o vômito é formado por alimento e suco gástrico, sabendo que bile e suco pancreático são lançados em uma etapa posterior, já no intestino delgado.

Etapa 11: Questão disparadora (05 min)

Existem órgãos, no sistema digestório, por onde os alimentos não passa? Se existem, para que servem?

Orientações: Esta questão permitirá que os alunos detectem a presença de órgãos, no sistema digestório, que não constituem o tubo digestivo, mas que são importantes para o processo de transformação do alimento. Permita que pensem a respeito e que compartilhem sua hipóteses com os colegas. Deixe que falem sobre o que pensam a respeito da participação destes órgãos no processo digestivo.

Etapa 12: Analisando e tirando conclusões (10 min)

Peça aos alunos que voltem as páginas 62 e 63 do livro didático Inspire Ciências 8º ano, em seguida analise o caminho que o alimento faz. Pergunte se conseguem perceber o alimento passando pelo fígado e pâncreas? O que traduz as imagens desses órgãos neste esquema?

Etapa 13: Aprofundando no tema (20 min)

Agora que os estudantes já levantaram hipóteses sobre esses órgãos, chegou a hora de esclarecer os fatos em uma aula expositiva dialogada.

Orientações: Projete o slide e convide os alunos a escrever aquilo que aprenderam nesta aula, você poderá deixar exposto enquanto explica e no final da aula peça que preencham as lacunas.

Neste momento, estabeleça relações entre os conceitos a ser sistematizados e as atividades realizadas no decorrer da aula. Os alunos precisam compreender que os órgãos auxiliares são responsáveis por produzir substâncias que permitem a digestão de partes específicas do alimento. Além do mais, o fígado ainda se mostra importante para a digestão uma vez que armazena nutrientes para ser utilizados posteriormente.

O fígado é um órgão muito importante para o organismo que possui muitas funções como:

·         Filtrar o sangue.

·         Armazenar nutrientes.

·         Armazenar e liberar glicose.

Certifique-se de que concluam que, na digestão, o fígado produz a bile, que é lançada no intestino delgado e que ajuda a digerir a gordura dos alimentos. Assim, quando o alimento chega ao intestino delgado, a bile produzida pelo fígado digere a gordura, transformando-a em pequenas gotículas, enquanto uma substância produzida pelo próprio intestino, o suco intestinal, digere outros componentes do alimento.

A função do pâncreas também é produzir substâncias que vão ajudar a digerir o alimento. Assim, este órgão produz o suco pancreático, que também é lançado no intestino delgado e ajuda na digestão de proteínas, carboidratos e lipídios.

Este processo digestivo, em que substâncias são produzidas pelo corpo e jogadas no alimento, é chamado de digestão química. Além da bile e do suco pancreático, outras substâncias participam do digestão química:

·         A saliva, produzida pelas glândulas salivares.

·         O suco gástrico, produzido pelo estômago.

·         Os sucos intestinais, produzidos pelos intestinos.

Cada uma destas substâncias digere um tipo diferente de componente dos alimentos. No fim do processo, o alimento se torna um líquido com partículas bem pequenas de nutrientes que serão absorvidas no intestino delgado e no intestino grosso e levados para todas as partes do corpo.

Os alunos precisam concluir esta aula entendendo que a digestão química do alimento é um processo complexo que se dá por meio da participação de várias substâncias. Assim, a bile e o suco pancreático são responsáveis por apenas parte da digestão. Portanto, mostre que, além destas substâncias, outras

como a saliva, o suco gástrico e os sucos intestinais compõem este complexo processo de digestão química.

Ao terminar a sistematização dos conhecimentos, retome o contexto da aula, sobre o vômito. Pergunte aos alunos:

·         Agora que sabemos que várias substâncias ajudam na digestão do alimento, vocês podem dizer que substâncias estão presentes no vômito e que fazem ele cheirar tão forte?

É importante deixar claro que a bile e o suco pancreático são inseridos na digestão já quando o alimento está no intestino. Portanto, quando vomitamos, estamos eliminando o alimento do estômago, já em processo de digestão, junto com o suco gástrico. Assim, os alunos precisam concluir que o vômito é um composto formado de alimento, saliva e suco gástrico. Bile e suco pancreático não estão presentes no vômito.

 

AULA 05

 

Tema: Muito além do peso

 

Etapa 14: Hora do filme (30 min)

 

Esse documentário está sugerido no livro didático Inspire Ciências, páginas 66. É importante seguir as orientações didáticas.

 

MUITO ALÉM DO PESO | Filme Completo ( tempo 1:24 min)

https://www.youtube.com/watch?v=8UGe5GiHCT4

 

Muito além do peso (documentário resumido – 17 min)

https://www.google.com/search?q=documentario+muito+alem+do+peso&source=lmns&bih=657&biw=1366&rlz=1C1FCXM_pt-PTBR980BR980&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwiN2szUnNr9AhWNu5UCHd45AsQQ_AUoAHoECAEQAA#fpstate=ive&vld=cid:af2f4d57,vid:xxWDb-0o3Xk

 

Etapa 15: Vamos refletir (20 min)

 

Fazer uma reflexão a partir da discussão em roda de conversa sobre “Imagem corporal positiva”, utilizar as orientações e material das páginas 68 e 69 do livro didático Inspire Ciências 8º ano.

 

AULA 06

 

Tema: O que forma os Órgãos do sistema Digestório?

 

Etapa 16: Levantamento de conhecimentos prévios (15 min)

Agora que conhecemos mais sobre os fenômenos físicos e químicos referentes a nutrição, chegou o momento de compreender de que é constituído cada órgão desse sistema. Direcionar a discussão a partir das questões da página 12 do livro Inspire Ciências 8º ano de “Como o corpo humano funciona?” Apenas acolha as respostas, siga as orientações didáticas.

Etapa 17:  Leitura e Interpretação (25 min)

Direcionar e coordenar a leitura compartilhada do texto “Pele Impressa em 3D substitui animais em testes de Cosméticos”, livro Inspire Ciências 8º ano, páginas 32 e 33, em seguida discutir o que foi lido para facilitar a compreensão e responder as questões propostas.

 

Etapa 18: Correção de atividade (10 min)

 

Fazer a correção da atividade. Aproveite pra tirar as dúvidas que surgirem.

 

AULA 07

Tema: Como o corpo humano está organizado

Etapa 19: Aula Expositiva dialogada (30 min)

Aproveitar as discussões acerca do tema levantada na etapa anterior, para fazer uma aula dialogada, esclarecendo dúvidas do objeto em estudo, utilizar como suporte a página 14 do livro didático Inspire Ciências 8º ano. Neste momento, faça uma pequena revisão sobre células.

Etapa 20: Indo mais além (20 min)

Para melhor assimilação dos níveis de organização peça que ilustrem o mapa mental abaixo nos cadernos.

AULA 08

 

Tema: Os Tecidos

Etapa 21: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10 min)

Levantamento de conhecimentos prévios a partir da “Questão Disparadora”, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado.

• Tecidos: Onde os encontramos e como eles são?

Etapa 22: Se liga nas informações (20 min)

Para conhecer os tecidos do corpo, faça uma aula dialogada utilizando como suporte às páginas 15 a 18 do livro Inspire Ciências 8º ano. Momento oportuno de tirar dúvidas.

Etapa 23: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Para verificação da aprendizagem, responder as páginas 19 e 20 do livro didático Inspire Ciências 8º ano.

 

Sugestão: Caso queira usar o mapa mental abaixo como registro de resumo.

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AULA 09

 

Tema: Saúde oral, um problema social

Etapa 24: Levantamento de conhecimentos prévios (20 min)

 

Orientações: Organize os alunos em semicírculo e apresente o slide com a ilustração da capa do paradidático “E o dente ainda doía de Ana Terra”. Questione-os sobre o que imaginam ser o tema da história. Leia o título da história e dê tempo para que os alunos desenvolvam, complementando as hipóteses em relação ao assunto da história que será apresentada. Você pode fazer alguns questionamentos para ampliar o debate:

·         Você já sentiu dor de dente?

·         Os adultos também sentem dor de dente?

·         Você sabe por que sentimos dor de dente?

·         O que devemos fazer para evitar a dor de dente?                                                                                                                                      

Após o diálogo de apresentação das hipóteses, acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=rzj_dcYaosM. Assistam ao vídeo “E o dente ainda doía”. Neste momento, não se preocupe em responder as perguntas ou ensinar sobre os bons hábitos de higiene bucal, mas em estimular a participação dos alunos na apresentação das ideias.

 

Etapa 25: Campanha (30 min)

 

Oriente os alunos a construírem uma campanha sobre a saúde oral, utilize o material das páginas 72 e 73 do livro didático Inspire Ciências 8º ano, leia as “Orientações Didáticas”.

 

SUGESTÃO

Um mapa mental, caso queira aproveitar.

 

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

Elaboração: Éllen, Magalli, Rosimeire e Tânia Mara.

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios ( 12, 19, 20, 32, 33, 61,64,65, 66, 67, 68, 69,72 e 73); ( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; () Debate;     ( X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

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