8ª Sequência Didática 8º Ano

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema:  Projeto Consciência Negra: “Brasil do Verde ao Preto; Com todas as letras, tons, ritmos, diversidades e sons”.

 

Unidade Temática: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Um pouco da África em nossa mesa; Cultura Culinária; As matrizes culturais da tradição alimentar do brasileiro; Navegação, especiarias, alimentação; Circulação das gentes, circulação das sementes; Construindo a Identidade Nacional dos livros de culinária; Influência africana na culinária brasileira.

 

Ano: 8º                                             Período: 16 a 27/11                        Nº de Aulas: 06

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Promover experiências com a culinária afro-diaspórica do Brasil; Exercitar a curiosidade sobre os elementos afro-diaspóricos, como programas de culinária, receitas e hábitos alimentares presentes no dia a dia do brasileiro; Construir argumentos sobre a europeização dos pratos e hábitos alimentares do povo brasileiro.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

TEMA: Um pouco da África em nossa mesa.

Etapa 1: Questão Disparadora: 

Orientações: 1º momentoProfessor inicie a aula conversando com os alunos sobre alimentos que eles gostam de consumir e solicite que citem algumas culinárias tipicamente brasileiras, que são comuns em determinadas regiões do nordeste. Em seguida mostre algumas imagens de culinárias para que eles escolham aquela de origem africana. Use o método de exclusão. Você inicia com quatro imagens e faz o seguinte exercício, dentre as imagens, os alunos escolhem o alimento que não é de origem africana.

 

Etapa 02: Para início de Conversa

 

Utilizar os vídeos “Breve história da cultura africana”.

https://youtu.be/RPzxt1iZGiA

·      Conversar com os alunos sobre a culinária afro.

·      Preguntar se eles já haviam visto ou ouvido sobre os pratos alimentares, tais como: quibebe, aleia, ado, acaça, abrazo, aberem, abara (nesse momento é interessante o professor estar de posse de imagens desses pratos, para apresenta-las porteriormente).

·      Qual é a importância da culinária afro brasileira na cultura nacional?

·      Como podemos conhecer a culinária afro?

 

Etapa 03: Aprofundando no tema

Fazer a leitura compartilhada com os alunos do texto “Influência africana na comida brasileira”, contido na apostila “Alimentação Africana 8º Ano” disponibilizado por e-mail e WhatsApp. Em seguida, pedir aos alunos que façam comentários sobre o que o texto trata. Momento oportuno para esclarecer dúvidas existentes, em seguida peça para relacionarem as comidas que fazem parte de seus cardápios alimentares.

Etapa 04: MÃO NA MASSA

Orientar os alunos que façam uma pesquisa sobre os valores calóricos de alguns alimentos citados no texto.

 

AULA 02

 

Obs.: Fazer a correção da atividade da aula anterior.

 

Tema: As matrizes culturais da tradição alimentar no Brasil

 

Etapa 05:Questão Disparadora

Falar sobre a cultura culinária e as matrizes culturais da tradição alimentar do Brasil. Utilizar material de referência, em anexo (página 85 a 87) disponibilizado por WhatsApp.

 

Etapa 06: Para início de conversa

Relacionar as principais sementes e condimentos trazidos da África, fazendo a demonstração do mapa da comida e sua distribuição no mundo, em anexo (página 88 a 89), disponibilizado WhatsApp.

Solicite que os alunos pesquisem alguns alimentos ou condimentos de origem africana.  Vai ser fácil identificar a origem de alguns ingredientes, como o azeite-de-dendê da cozinha baiana, proveniente da África. Outros vão exigir pesquisas mais aprofundadas. Lembre-se que o intercâmbio sempre teve mão dupla. Por exemplo, o caruru de Angola, além do quiabo e da abóbora de origem africana, contém tomate e mandioca, vegetais americanos.

Pergunte aos estudantes se algum deles já sentiu dificuldade para se adaptar a determinados pratos ou hábitos alimentares. Com base nas respostas, peça que examinem a seguinte questão: a imposição culinária seria uma forma de dominação? Ela continua existindo? Essa atividade pode ajudá-los a compreender melhor as dificuldades que enfrentaram, no Brasil, os africanos escravizados e os imigrantes europeus e asiáticos.
Motive os alunos a refletir sobre a prática cultural da alimentação. Coloque em discussão os seguintes itens: Quais são as preferências de nosso paladar? Que tabus alimentares temos? Que influências estariam determinando nosso cardápio? Qual é a origem étnica dos nossos pratos? Que fatores geográficos e culturais determinaram a eleição dos diferentes pratos típicos? Quais são as receitas familiares utilizadas em nossas casas? Até que ponto a indústria e a mídia influenciam nossas escolhas?

Etapa 07: Mão na Massa

A partir dos conhecimentos geográficos, históricos e também culinários que você tem, vamos construir agora um mapa de comida brasileira com alguns produtos que foram incorporados em nosso cotidiano alimentar. Podem formar mapas do seu estado, do seu município ou o mapa do Brasil, com bastante criatividade.

 

AULA 03

 

 

Obs.: Socialização sobre as pesquisas da aula anterior.

 

Tema: Construindo a Identidade Nacional dos livros de culinária

 

Etapa 08: Questão Disparadora

Destacar a importância da elaboração dos livros de receitas na culinária brasileira, durante o período imperial brasileiro ( 1822-1889). Utilizar o texto na página 90 (material em anexo), disponibilizado por WhatsApp.

 

Etapa 09: Para Início de Conversa

Assistam o vídeo A culinária Africana na Alimentação Brasileira, levantar os pontos mais relevantes do vídeo, retratando as receitas populares citadas.

https://youtu.be/KgW4ZGvK9bk

 

Etapa 10: Mão na Massa

Elabore um livro de receitas dos pratos de origem africana saborosos que vocês mais apreciam e são preparados no círculo familiar. Que tal agora preparar algum prato da receita que obtiveram? Escolha uma das receitas, marquem data, horário. (podem gravar o vídeo fazendo a receita e ou tirar fotos dos pratos, para apresentação em grupo).

Obs: Nesse momento oriente os alunos de forma bem eficiente a organizar o livro de receitas, isso é fundamental para garantir sucesso nas produções, fale sobre margens, ilustrações, títulos, cabeçalhos, enfim, aspectos relavantes para organização do livro.

 

AULA 04

 

 

Obs.: Fazer a apresentação dos pratos e dos livros de receitas, aula anterior.

Tema: Influência da cultura africana na nossa alimentação

Etapa 11: Para início de Conversa

Texto: Coisas que os africanos já sabiam: Coco é saúde e Baianas do acarajé, um patrimônio imaterial do Brasil. (em anexo, páginas 92 e 93), disponibilizado por WhatsApp.

Etapa 12: Aprofundando no Tema

Dividir a turma em grupos e distribuir um texto para cada grupo, contidos na apostila “Alimentação Africana 8º Ano” disponibilizado por e-mail e WhatsApp. Os grupos irão apresentar destacando os principais pontos relevantes sobre os textos: “Raízes da culinária baiana”, “África no prato” e “Falando em doces”.

AULA 05

 

Tema: História do Acarajé .

 

Etapa 13: Para Início de Conversa

Com a reportagem de Marina Silva, os alunos podem verificar uma breve história da origem do acarajé. Professor leia o texto contido na apostila “Alimentação Africana 8º Ano” disponibilizado por e-mail e WhatsApp, com os alunos e discuta a origem do bolinho e a criatividade humana para alcançar seus objetivos.

Etapa 14: Aprofundando no Tema

Pesquisar quais são os ingredientes do Acarajé

1º momento –

Proponha aos alunos que façam uma busca dos ingredientes que são necessários para a produção do acarajé e de foto. Depois da montagem discuta as propriedades de cada ingrediente: o aroma, sabor, cor  e constituição (gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais, Carboidratos).

Obs: Nesse momento é interessante produzir um vídeo fazendo o acarajé, para tanto, seria necessário a visita a uma baiana do acarajé, claro, que se houver condições.

AULA 06

 Obs.: Fazer apresentações da atividade da aula anterior.

 

Etapa 15: Aprofundando no tema

Um pouco da história da feijoada

Oriente aos alunos que relacionem os ingredientes de uma feijoada bem brasileira contido na apostila “Alimentação Africana 8º Ano” disponibilizado por e-mail e WhatsApp. Vocês vão perceber que apenas a farinha de mandioca tem origem local. Depois, façam o mesmo com outros pratos da culinária nacional.

Etapa 16: Mão na Massa

Oriente aos alunos que façam uma tabela classificando os ingredientes da feijoada em nutrientes: Plásticos (Construtores), Energéticos e Reguladores.

Etapa 17: Sistematização

Sugerir a criação de um blog para exposição de todos os trabalhos produzidos, Mapa de distribuição de alimentos, Livros de receitas, Cardápios e vídeos de produção de pratos típicos Afro Brasileiros

Etapa 18: Verdade ou Mito?

Apresentar algumas curiosidades sobre a cultura africana e pedir aos alunos que respondam com os termos verdade ou mito, em seguida leia textos esclarecendo os fatos.

Algumas curiosidades:

https://super.abril.com.br/saude/leite-com-manga-faz-mal/

Vídeo O Engenho de açúcar

https://youtu.be/Rvw5rHB5bL0

 

 

 

 

 

 

RECURSOS: (  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (X) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  );  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

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