Escola: ______________________________ Data: _____________ Ano/
Turma: 6º___ Professor (a): __________________________Componente
Curricular: Ciências Aluno (a): _________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: Audição e Equilíbrio, Tato, Interpretação
dos Estímulos; O perigo do fumo e do álcool, drogas
permitidas por lei; Interação entre os sistemas locomotor e nervoso; Comando
do Sistema nervoso e Resposta: Ossos e músculos (o esqueleto, a musculatura,
o movimento). |
ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO
Olá tudo bem?
Bem-vindo!
Continuemos em nosso caminho repleto de experiências e valiosas aprendizagens! Faça deste momento, o começo de
uma nova era de sabedoria na sua vida, representando o começo de uma saudável e sábia aventura. Sucesso
na realização das atividades!
Responda as atividades abaixo com base nos
textos dessa apostila.
Audição e equilíbrio
As
orelhas são os órgãos responsáveis pelos sentidos da audição e do equilíbrio.
Na audição, elas captam estímulos de ondas sonoras; no equilíbrio, elas
promovem a percepção da posição do corpo. A orelha pode ser dividida em três
partes: • Orelha externa: formada pelo pavilhão auditivo, meato acústico
externo e membrana timpânica. • Orelha média: formada pelos ossículos (martelo,
bigorna e estribo) e tuba auditiva, canal que liga a orelha com a parte
posterior da garganta. • Orelha interna: formada pelo vestíbulo, canais
semicirculares e cóclea. Veja no esquema a seguir os principais
componentes
da orelha humana.
Os sons são captados pelo pavilhão
auditivo e conduzidos pelo meato acústico externo até a membrana timpânica. Ao
receber as ondas sonoras, essa membrana vibra e transmite a vibração aos
ossículos (martelo, bigorna e estribo). Essa vibração faz movimentar o líquido
no interior da cóclea, estimulando as células sensitivas que lá se encontram.
Já o sentido do equilíbrio está relacionado com os canais semicirculares e o
vestíbulo. Os canais são preenchidos por um líquido e, no sistema vestibular,
há bolsas também preenchidas por líquido e por pequenos grãos, chamados
estatocônios. Os cílios presentes nas paredes dessas estruturas detectam o
movimento do líquido no seu interior. Somada ao deslocamento dos estatocônios,
essa informação indica a posição do corpo. Com isso, podemos ajustar a posição
de braços, pernas e tronco, garantindo o equilíbrio e a postura corporal
ATIVIDADES
1. Observe o esquema abaixo. Depois,
faça o que se pede.
a)
Qual número indica a região que apresenta células sensitivas responsáveis pelo
sentido da audição? b) Qual número indica a região responsável pelo sentido do
equilíbrio?
Tato
A
pele é o maior órgão do corpo humano, recobrindo todo o organismo, interna e
externamente. Ela é o órgão responsável pelo sentido do tato. Na pele há
diferentes receptores. Cada tipo de receptor é especializado em captar um tipo
de estímulo: pressão, temperatura, dor, entre outros. Na pele também há
estruturas acessórias, como pelos, unhas e glândulas sudoríferas. Os pelos e as
unhas têm a função de proteção. Já as glândulas sudoríferas liberam o suor e têm
a função de regular a temperatura corporal. A pele é constituída basicamente
por duas camadas: a epiderme e a derme. • Epiderme: camada mais superficial da
pele, formada por células justapostas. As células mais externas são mortas e
impregnadas por uma substância impermeabilizante, chamada queratina. • Derme:
camada interna da pele, com muitos vasos sanguíneos e receptores. Alguns desses
receptores apresentam-se encapsulados, formando os chamados corpúsculos táteis.
Sentir
dor não é uma sensação boa, mas é importante, pois ela nos informa que há algo
errado no nosso corpo. Imagine se nós não sentíssemos dor quando um dente
estivesse cariado. Provavelmente, muitas pessoas já estariam sem dentes na
boca, pois, ao perceber tardiamente a cárie, o dente já poderia estar todo
comprometido. Os receptores que captam os estímulos de dor estão espalhados em
vários tecidos do corpo.
ATIVIDADES
1.A
pele, além de estar relacionada ao sentido do tato, tem outras importantes
funções para o organismo. É ela, por exemplo, que protege o corpo dos efeitos
danosos dos raios solares. Pesquise, em livros, revistas ou na internet, como
podemos ajudar a nossa pele a nos proteger dos efeitos danosos dos raios
solares.
2.
O Braille é um sistema de leitura e de escrita que usa pontos em relevo,
facilitando a comunicação para as pessoas com deficiência visual. Qual sentido
é usado no sistema Braille? Você já viu esse sistema de leitura e de escrita em
algum lugar? Onde?
3.
A pele é constituída basicamente por duas camadas. Conforme o texto acima, diga
quais são essas camadas e explique sobre elas.
4.
Por que é importante sentir dor?
Interpretação dos
estímulos:
sistema nervoso
No
dia a dia, é comum falarmos que vemos com os olhos e ouvimos com as orelhas,
não é mesmo? Mas os órgãos dos sentidos apenas captam os estímulos. É o sistema
nervoso que se encarrega de interpretar as informações e produzir as sensações,
como as de visão e as de som, por exemplo.
O
sistema nervoso é formado por dois tipos principais de células: os neurônios e
os gliócitos (ou neuroglias). • Neurônios são células capazes de receber os
estímulos e enviar respostas, ou seja, são células de comunicação. • Gliócitos
são células que protegem, sustentam e nutrem os neurônios. Estudos indicam que
essas células se comunicam com os neurônios. Exemplos de gliócitos são os
oligodendrócitos e as células de Schwann; esses dois tipos de célula envolvem o
axônio (parte do neurônio), formando o estrato mielínico. Os oligodendrócitos
estão presentes no encéfalo e na medula espinal, enquanto as células de Schwann
estão presentes nos nervos, estruturas do sistema nervoso que serão estudadas a
seguir.
A organização do
sistema nervoso
O
sistema nervoso, para critério de estudo, pode ser dividido em duas partes: •
Sistema nervoso central: formado pelo encéfalo e pela medula espinal. • Sistema
nervoso periférico: formado pelos nervos (cranianos ou espinais) e por gânglios
nervosos.
Neurônio
Sistema
Nervoso
Sistema nervoso central (SNC)
O
sistema nervoso central é encarregado de controlar as atividades do corpo,
tanto as voluntárias, que dependem da nossa vontade, como as involuntárias, que
não dependem da nossa vontade. Ele é composto do encéfalo e da medula espinal,
estruturas protegidas por ossos: o encéfalo é protegido pelo crânio e a medula
espinal pelas vértebras. Experimente tocar o topo da sua cabeça ou o meio das
suas costas. É provável que você consiga sentir essas formações ósseas. O
encéfalo preenche totalmente a caixa craniana e é formado por cérebro, tronco
encefálico e cerebelo.
A medula espinal, por sua vez, é um cordão que fica
alojado no interior das vértebras. Ela é encarregada de levar os estímulos das
diversas partes do corpo até o encéfalo e de transmitir as respostas elaboradas
no encéfalo aos órgãos adequados. Ou seja, ela é encarregada de intermediar a
comunicação entre o encéfalo e o corpo.
Sistema nervoso periférico (SNP) O sistema nervoso periférico é
encarregado de levar as informações captadas pelos receptores sensoriais até o
sistema nervoso central e trazer as respostas deste para os órgãos adequados.
Ele é formado por nervos e gânglios nervosos. • Nervos: são agrupamentos de fibras
nervosas, as quais, por sua vez, são associações de prolongamentos dos
neurônios. Há nervos que partem do encéfalo (nervos cranianos) e nervos que
partem da medula espinal (nervos espinais). Os nervos se ramificam e chegam a
todas as partes do organismo. • Gânglios nervosos: são agrupamentos de corpos
celulares dos neurônios. O SNP pode ainda ser dividido em SNP somático, o qual
é responsável por ações voluntárias do corpo, e SNP autônomo, o qual se
encarrega pelas ações automáticas e involuntárias do organismo, necessárias
para a sobrevivência e a manutenção do equilíbrio do corpo. O SNP autônomo, por
sua vez, pode ser subdividido em SNP autônomo simpático e SNP autônomo
parassimpático. Esses dois subsistemas têm ações antagônicas, mas
complementares. Geralmente, o SNP autônomo simpático prepara o organismo para
situações de ação e emergência, enquanto o SNP autônomo parassimpático o
prepara para situações de relaxamento. Diante de uma situação de perigo, por
exemplo, os nervos do SNP autônomo simpático estimulam o coração e outras
regiões do organismo, preparando o corpo para a ação. Passado o perigo, o SNP
autônomo parassimpático faz o corpo voltar ao normal. Todos os órgãos recebem
nervos tanto do SNP autônomo simpático como do SNP autônomo parassimpático.
ATIVIDADES
1.
Analise
as alternativas a seguir e marque aquela que NÃO descreve uma função do sistema
nervoso. a) ( ) captar e interpretar estímulos do ambiente. b) ( ) transportar
informações. c) ( ) criar respostas por meio de movimentos, sensações ou
constatações. d) ( ) transportar de nutrientes e oxigênio para o corpo. e) ( )
controlar a atividade dos músculos.
2.
O
sistema nervoso é dividido entre sistema nervoso central (SNC) e sistema
nervoso periférico (SNP). Assinale a alternativa que contém os órgãos que fazem
parte desses sistemas.
a) ( ) SNC: encéfalo e medula
espinhal; SNP: nervos e gânglios nervosos. b) ( ) SNC: cérebro e
neurotransmissores SNP: tronco encefálico e raízes dorsais. c) ( ) SNC: nervos
e gânglios nervosos; SNP: encéfalo e medula espinhal. d) ( ) SNC: cérebro e
cerebelo; SNP: diencéfalo e medula espinhal. e) ( ) SNC: cérebro e cerebelo;
SNP células nervosas e neurotransmissores.
3. Qual
dos seguintes comportamentos envolve maior número de órgãos do sistema nervoso?
a) ( ) Salivar ao sentir o aroma de comida gostosa. b) ( ) Levantar a perna
quando o médico toca com martelo no joelho do paciente. c) ( ) Piscar com a
aproximação brusca de um objeto. d) ( ) Retirar bruscamente a mão ao tocar um
objeto muito quente. e) ( ) Preencher uma ficha de identificação.
4.
O cérebro é uma parte do encéfalo que corresponde a aproximadamente 80% dessa
estrutura e apresenta uma grande quantidade de sulcos e depressões. Marque a
alternativa que indica corretamente algumas das funções principais do cérebro:
a) ( ) O cérebro relaciona-se com a coordenação dos movimentos, equilíbrio e
postura. b) ( ) O cérebro relaciona-se com a regulação das funções
cardiovasculares, controla a respiração e os reflexos de tosse e espirro. c) (
) O cérebro é responsável por processar os impulsos motores e regular a
temperatura corpórea. d) ( ) O cérebro relaciona-se com a linguagem,
comportamento emocional e raciocínio. e) ( ) O cérebro é responsável por
controlar a audição, pressão arterial e respiração.
Funcionamento do
sistema nervoso
Como
vimos, no sistema nervoso há células altamente especializadas, os neurônios.
Você também aprendeu que os neurônios são células de comunicação, encarregadas
de levar mensagens para o SNC e trazer dele respostas, que culminam, muitas
vezes, em movimento. Então, para entender como o sistema nervoso funciona, é
preciso saber como ocorre a comunicação entre os neurônios. Quando um neurônio
é estimulado, acontecem mudanças de cargas elétricas em sua membrana
plasmática, que se propagam rapidamente pelos dendritos, o corpo celular e o
axônio (sempre nesse sentido), formando o que chamamos de impulso nervoso.
Quando o impulso nervoso
chega à extremidade do axônio, são liberadas substâncias químicas que atingem o
neurônio seguinte. Essas substâncias, chamadas neurotransmissores, provocam
mudanças elétricas na membrana. Dessa
forma, o impulso nervoso passa de um neurônio a outro, rapidamente (questão de
milésimos de segundos). O ponto final de um impulso nervoso pode ser um
neurônio, músculos ou glândulas. Os neurônios não estão conectados fisicamente
uns com os outros. A conexão se dá pelos neurotransmissores, e a região de
conexão entre dois neurônios é chamada de sinapse. Estudos científicos indicam
que muitas doenças que afetam o sistema nervoso, como a depressão e a
ansiedade, são decorrentes da alteração na quantidade dos neurotransmissores. O
consumo de drogas, como bebida alcoólica, cocaína, tabaco e maconha, também
pode afetar o funcionamento do sistema nervoso, pois altera a passagem do
impulso nervoso. Esse assunto será abordado com mais detalhes nas próximas
páginas. O cérebro é responsável por elaborar as respostas voluntárias. Algumas
respostas, no entanto, são elaboradas pela medula espinal. Essas ações são
involuntárias, ou seja, feitas independentemente da nossa vontade. Por exemplo,
tocar um instrumento musical é uma ação voluntária, pois podemos decidir
tocá-lo ou não. Já a retirada da mão de uma panela quente é involuntária: antes
mesmo de sentir que a panela está quente, a mão já está longe do perigo. Plasmática
do outro neurônio, fazendo com que o impulso nervoso continue na célula
seguinte.
Essas
ações involuntárias mediadas pela medula espinal são chamadas de atos reflexos
e visam assegurar a integridade do organismo. Nelas, o caminho do impulso
nervoso é mais curto do que nas ações mediadas pelo cérebro; assim, a resposta
é bem mais rápida. Esse caminho é chamado de arco reflexo. No arco reflexo
geralmente estão envolvidos um neurônio sensitivo, um neurônio associativo e um
neurônio motor. Os neurônios sensitivos são aqueles que captam o estímulo e
levam até o centro nervoso. Os neurônios motores são aqueles que levam a
informação até o órgão que efetuará a ação. Já os neurônios associativos
interligam os neurônios sensitivos aos motores.
O sistema nervoso e
as drogas
É
certo que muitas pessoas já ouviram falar sobre drogas e, geralmente, quando
pensamos no que são essas substâncias, somos induzidos a associá-las a alguma
coisa que faz mal à saúde. Essa ideia não está de toda errada, mas talvez seja
um pouco simplificada e incompleta. Segundo a definição da Organização Mundial
da Saúde (OMS), “droga é qualquer substância não produzida pelo organismo que
tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo
alterações em seu funcionamento”. Existem certas drogas que são usadas no
tratamento de doenças e são consideradas medicamentos. Mas também existem
drogas que prejudicam a saúde, são os chamados tóxicos. As drogas podem ser
classificadas de diferentes maneiras. Do ponto de vista das leis, as drogas podem
ser lícitas ou ilícitas. Drogas lícitas são aquelas cuja comercialização é
aceita pela legislação, podendo ou não estar submetidas a algum tipo de
restrição, como cigarro e bebida alcoólica, que só podem ser comercializados
para maiores de 18 anos. Drogas ilícitas são aquelas cuja comercialização é
proibida pela legislação, como cocaína, crack e maconha.
Atividades
Observe as charges 1 e 2:
1 - Na
charge qual a droga é considerada lícita e qual é considerada ilícita?
_____________________ _______________________________________________________________________________________
2 - Qual órgão do sistema nervoso é afetado pelo uso de drogas? Além da
dependência cite outros prejuízos causados pelo uso de
drogas:____________________________________________________________
3. Em que
sentido se dá a transmissão do impulso nervoso em um neurônio?
4. De
acordo com as estruturas do Sistema Nervoso Central a seguir enumere a primeira
coluna de acordo com a segunda, estabelecendo uma correta associação:
I. Cérebro
II.
Cerebelo
III.
Tronco Encefálico
IV. Medula
Espinhal
(
) É responsável por reflexos rápidos em resposta a situações de emergência.
(
) Coordena os movimentos e a postura corporal, mantendo nosso equilíbrio.
(
) Possui dois hemisférios e áreas sensoriais, motoras e associativas.
(
) Conduz os impulsos nervosos do cérebro para a medula espinhal e vice-versa.
5. O
sistema nervoso autônomo é dividido em fração simpática e parassimpática. Como
ocorre a ação dessas duas frações em nosso organismo?
6.
Selecione a alternativa que completa as lacunas das afirmações seguintes:
I – O
sistema nervoso é composto por um tipo especial de tecido denominado tecido
nervoso, o qual possui como tipos celulares os neurônios e as ________________.
II – Os
neurônios são responsáveis pela propagação do ______________ e apresentam como
partes básicas o _______________, onde está localizado o núcleo, e dois tipos
de prolongamentos, os axônios e os dendritos.
a. ( ) células da glia – impulso
nervoso – corpo celular.
b.
(
) células especiais – nervo – nucléolo.
c.
(
) células nervosas – estímulo – cérebro.
d.
(
) células da linha – sensitivo – dendrócito.
7. Observe
o esquema de um neurônio e nomeie as estruturas indicadas pelos números de 1 a 4.
Executando
a resposta: ossos e músculos
Retomando
o que vimos até aqui: os órgãos dos sentidos captam os estímulos e as
informações do ambiente. O sistema nervoso se encarrega de interpretá-los e
elaborar uma resposta. Geralmente, essa resposta envolve movimento. Lembra-se
do ato reflexo de retirar a mão de um objeto quente? A ação foi mediada pela
medula espinal, que recebeu o estímulo tátil, o interpretou e enviou a resposta
para mover o braço. No movimento de afastar a mão do objeto quente, entraram em
ação várias estruturas do corpo, como ossos e músculos. Nesse momento, vamos
conhecer essas estruturas e entender como os movimentos acontecem. O esqueleto
Os ossos são estruturas resistentes e têm diferentes formatos: eles podem ser
chatos, longos ou curtos. O conjunto de ossos do corpo é chamado de esqueleto.
Além dos ossos, o esqueleto é formado por cartilagens, ligamentos e tendões. A
região na qual dois ossos fazem contato é chamada de articulação óssea. As
articulações podem ser móveis, permitindo que os ossos deslizem um sobre o
outro, ou fixas, unindo firmemente os ossos, como as que existem no crânio. Nas
articulações móveis há cartilagens na extremidade dos ossos, o que garante o
deslizamento das peças ósseas
Os
ossos de uma articulação móvel mantêm-se no lugar com a ajuda dos ligamentos.
Os ligamentos são feixes de um tipo de tecido bastante resistente que fixa um
osso a outro. Além de participar da movimentação do corpo, o esqueleto tem a
função de proteger os órgãos internos. O crânio, por exemplo, protege o
encéfalo, enquanto as costelas protegem os pulmões e o coração. Os ossos também
são fontes de cálcio e local de produção de células do sangue. A musculatura Os
músculos, por sua vez, formam o que é popularmente chamado de “carne” do nosso
corpo. Eles são constituídos basicamente por tecido muscular, caracterizado
pela sua capacidade de contrair e relaxar. Os músculos podem ser grandes, como
os músculos da coxa, ou bem pequenos, como alguns músculos do rosto. O conjunto
de músculos do corpo compõe o que chamamos de musculatura.
Além
dos músculos que são responsáveis pelos movimentos em associação com os ossos,
há músculos que permitem o batimento do coração (músculo cardíaco), o
deslocamento do alimento pelo tubo digestório, a circulação do sangue, a
eliminação da urina, entre tantos outros movimentos que acontecem no organismo,
cooperando para o seu funcionamento.
Atividades
1.
Pessoas
que sofreram acidentes e tiveram lesões na medula espinal podem ter os
movimentos.
2.
Os
ossos são órgãos do corpo humano responsáveis por diversas funções, EXCETO:
a) Sustentação do corpo b) Proteção
de órgãos internos c) Apoio para realização dos movimentos
d) Reserva de vitaminas.
3.
Você agora é o artista! Desenhe os ossos do corpo, escolha 3 no mínimo,
músculos e articulações. Veja o que diz os textos.
Bons Estudos!! Se cuidem e fiquem com Deus!!Beijos e
até nosso próximo encontro!!
Articulação de Ciências.
Escola: ______________________________ Data: _____________ Ano/
Turma: 7º___ Professor (a): __________________________Componente
Curricular: Ciências Aluno (a): _________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: Diferentes formas de transmissão
de doenças. Classificação dos seres
vivos; Equilíbrio e desequilíbrio ecológico.
|
ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO
Olá tudo bem?
Bem-vindo!
Continuemos em nosso caminho repleto de experiências e valiosas aprendizagens! Faça deste momento, o começo de
uma nova era de sabedoria na sua vida, representando o começo de uma saudável e sábia aventura. Sucesso
na realização das atividades!
Responda as atividades abaixo com base nos
textos dessa apostila.
O solo pode trazer doenças? Você
conhece a história de Jeca Tatu?
É uma história de Monteiro Lobato,
sobre Jeca Tatu, um caboclo muito pobre que trabalhava na roça. Ele era muito
desanimado, só vivia se lamentando e não tinha ânimo para nada. Todos o
consideravam preguiçoso. Jeca não se animava para ajeitar sua casa, não cuidava
do seu cãozinho, que vivia cheio de bichos, enfim, não queria fazer nada! Um
dia, um médico abrigou-se na casa de Jeca, por causa da chuva, e ficou
impressionado com a palidez de Jeca. Resolveu, então, examiná-lo. Ao examiná-lo
e ouvir suas queixas (dores de cabeça, cansaço...), o médico descobriu que Jeca
tinha uma doença: o amarelão! Receitou-lhe, então, um remédio e disse: “Nada de
andar descalço! Compre uma botina para os pés!” O doutor explicou que “os
bichinhos” que vinham do solo contaminado entravam pelo pé de Jeca, que andava
descalço. O tempo passou e o Jeca melhorou! A preguiça passou e Jeca, que era
medroso, até ficou valente! Ninguém mais o chamou de preguiçoso. Jeca mudou de
vida: plantou, arou a terra, criou gado. Ficou tão feliz que queria passar isso
para todo mundo! Sua fazenda ficou conhecida no país inteiro. Até inglês ele
aprendeu! Ganhou muito dinheiro e investiu em “curar gente”.
Adaptado de www.miniweb.com.br/literatura/artigos/jeca_tatu_historia1.html
ATIVIDADE (1): Agora, responda em uma folha a parte, depois anexe a essas em
caso de devolver para a escola:
1- Qual era a doença de Jeca Tatu?
2- Como Jeca Tatu se sentia por causa da doença? 3- O que as pessoas achavam de
Jeca Tatu? 4- Como Jeca pegou essa doença? 5- Como o doutor o orientou para
evitar a doença? 6- Como a vida de Jeca Tatu mudou? 7- Qual foi o grande
investimento de Jeca Tatu? 8- Jeca Tatu tinha uma verminose conhecida como
amarelão. Para evitar verminoses, precisamos tomar certos cuidados. Quais?
2. Aqui estão algumas doenças
relacionadas ao solo e a água. Leiam atentamente em seguida represente através
de desenhos os ciclos biológicos desses vermes.
Ascaridíase: é uma verminose causada por um
parasita chamado Ascaris lumbricoides. É a verminose intestinal humana mais
disseminada no mundo. A contaminação acontece ocorre quando há ingestão dos
ovos infectados do parasita, que podem ser encontrados no solo, água ou
alimentos contaminados por fezes humanas. O único reservatório é o homem. Se os
ovos encontram um meio favorável, podem contaminar durante vários anos.
Bicho geográfico: é o nome popular dado ao parasita
nematoide Ancylostoma brasiliense ou ao Ancylostoma caninum que causam a doença
chamada larva migrans cutânea. Ele é assim chamado porque as larvas penetram na
derme e migram através do tecido subcutâneo ou visceral deixando seus rastros
pelo corpo. Esse parasita é frequente em cães e gatos e em razão do contato
bastante próximo com os animais domésticos, pode se instalar no homem e não
conseguir completar seu ciclo por estar em um hospedeiro anormal. O contato com
solo contaminado por fezes de cães e gatos é a forma como se adquire o bicho
geográfico. No solo, os ovos presentes nas fezes, sob boas condições de
umidade, temperatura e oxigenação, transformam-se em larvas que vão penetrar na
pele e causar a doença no homem. Nos cães e gatos, a infecção ocorre tanto por
via oral, cutânea ou pela placenta.
Tétano: É causado por uma bactéria, a
mesma entra em nosso organismo pela pele quando nos ferimos com objetos
contaminados; A bactéria produz toxinas que atingem o sistema nervoso e fazem o
músculo se contrair. Em caso de ferimento profundo, é fundamental procurar o
médico, poderá ser utilizado o soro antitetânico. Todas as crianças devem ser
vacinadas contra o tétano, a vacina deve ser tomada a cada dez anos.
Ancilostomíase: Pode ser causada por dois vermes:
ancilóstomo e necátor, o ovo desses vermes chega ao solo com as fezes da pessoa
contaminada e origina uma larva que pode penetrar pelos pés de quem pisa
descalço em solo contaminado. Há perda de sangue, a pessoa fica cansada, fraca,
desanimada, tem tonturas e dores musculares. Essa doença é conhecida
popularmente como amarelão, a doença do Jeca Tatu.
A dengue: é uma doença febril aguda causada
por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O
seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se
desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. O ciclo de transmissão ocorre do
seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água.
Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este
período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O
Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito da dengue adulto
vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de
três a 15 dias para a doença se manifestar, sendo mais comum cinco a seis dias.
ATIVIDADE (2):
1.0
Retrate através de desenhos o que podemos fazer para evitar a proliferação
desse mosquito.
2.0
Com base nos textos e ilustrações dos itens anteriores, preencha a tabela
abaixo com medidas de prevenção contra as doenças relacionadas.
DOENÇAS |
PREVENÇÃO |
Dengue |
|
Bicho
Geográfico |
|
Ascaridiase |
|
Ancilostomose |
|
Tétano |
|
CLASSIFICAÇÃO
DOS SERES VIVOS
Compreenda a forma atual de
classificação dos seres vivos em categorias taxonômicas. Imagine todos os grupos
de seres vivos presentes no planeta! Provavelmente você os separou em grupos,
tais como animais, plantas, fungos, protozoários e bactérias. De maneira
inconsciente você acabou de classificar alguns dos seres vivos da Terra.
Normalmente quando encontramos uma
grande quantidade de coisas diferentes, tentamos agrupá-las de modo a unir
aquelas que possuem características semelhantes. Ao lavar uma porção de roupas,
por exemplo, separamos as brancas das coloridas. Isso é uma forma de
classificação.
Os seres vivos também foram
separados em grupos para facilitar o seu estudo. A primeira pessoa que tentou
realizar tal feito foi o filósofo Aristóteles, que agrupou todos os seres vivos
em dois grupos: os que possuíam sangue e aqueles que não possuíam. Claro que
essa classificação não era a ideal, mas outras foram, posteriormente, propostas.
No final do século 18, Carl von Linné propôs uma classificação por categorias,
baseada nas semelhanças anatômicas, que é usada até o momento com algumas
pequenas mudanças. Primeiramente ele considerou que o grupo básico da
classificação era uma espécie. Para ele, uma espécie seria um grupo de
indivíduos com características não observadas em nenhum outro grupo. Uma
espécie pode ser definida como um grupo de organismos capazes de se reproduzir e
originar descendentes férteis. As espécies que apresentavam alguma semelhança
eram agrupadas em gêneros. Os gêneros semelhantes eram agrupados em famílias.
As famílias com características em comum eram agrupadas em ordens, e as ordens
semelhantes eram agrupadas em classes. Estas, por sua vez, eram agrupadas em
filos, e estes, em reinos. Sendo assim, temos as seguintes categorias, também
chamadas de categorias taxonômicas:
Reino → Filo → Classe → Ordem →
Família → Gênero → Espécie
Observe que a categoria mais ampla
é o reino e a mais restrita é a espécie. Nossa espécie, por exemplo, possui o
mesmo reino que peixes, pássaros e crocodilos. Veja a seguir as categorias
taxonômicas nas quais o homem se encontra:
Reino: Animal/Filo:
Cordados/Classe: Mamíferos/Ordem: Primatas/Família: Hominidae/Gênero:
Homo/Espécie: Homo sapiens
MACETE
PARA NÃO ESQUECER: Rato Frito Com Orégano Fica Gostoso: Experimente.
NOMENCLATURA
BINOMIAL
Nomenclatura é a atribuição de
nomes (nome científico) a organismos e às categorias nas quais são classificados.
O nome científico é aceito em todas as línguas, e cada nome aplica-se apenas a
uma espécie. O nome científico, geralmente é composto por duas palavras, sendo
que a primeira refere-se ao GÊNERO e a segunda refere-se ao EPÍTETO ESPECÍFICO.
As duas palavras juntas determinam o nome da espécie do ser vivo. A escrita dos
nomes científicos das espécies de seres vivos obedece a algumas regras. Vejamos
cada uma delas abaixo:
REGRAS
DE NOMENCLATURA BINOMIAL
1. Nomes científicos dos organismos
devem ser escritos em latim ou latinizados.2. A letra inicial do Gênero deve
SEMPRE ser escrita maiúscula. 3. A letra inicial do Epíteto Específico deve
SEMPRE ser escrita minúscula. 4. O nome científico deve sempre aparecer
destacado no texto: a) Se for texto digitado ou impresso, deve estar destacado
em Itálico. b)Se for texto manuscrito, deve estar destacado sublinhado.
OS
5 REINOS Quais são os cinco reinos dos seres vivos?
Podemos definir os cinco reinos como
os que estão listados abaixo:
Reino Monera: são as bactérias e
cianobactérias. Reino Protistas: são as algas e os protozoários. Reino Fungi:
são os Fungos. Reino Plantae: são os vegetais. Reino Animalia: são os
animais.
ATIVIDADE
(3)
GÊNERO REINO
FAMÍLIA CLASSE ESPÉCIE FILO
ORDEM |
1)Com base nos conteúdos estudados,
respondas as questões abaixo:
a) Os vírus são classificados como
seres do Reino Monera. Você concorda? Justifique.
b) Cite três regras que Lineu
estabeleceu para escrever um nome científico de um ser vivo.
c) Por que o trabalho dos
taxonomistas é importante? Utilize as palavras do quadro abaixo para completar
as sentenças:
a) Chamamos de ____________________
ao conjunto de gêneros semelhantes.
b)Chamamos de ____________________
ao conjunto de indivíduos semelhantes que podem se reproduzir, deixando
descendentes férteis.
c) Chamamos de
________________________ ao conjunto de filos semelhantes.
d)Chamamos de
________________________ ao conjunto de ordens semelhantes.
e) Chamamos de
______________________ ao conjunto de espécies semelhantes.
f) Chamamos de __________________
ao conjunto de famílias semelhantes.
g)Chamamos de _________________ ao
co
Qual das seguintes espécies pertencem ao mesmo
gênero do maracujá (Passiflora edulis)?
( ) Passiflora angustifolia ( ) Araucaria
edulis ( ) Bromelia adiacantha
4. Observe a lista a seguir:
Araucaria
angustifólia. Baccharis genus. Citrus
ergamia. Citrus reticulata. Eugenia uniflora. Noteroclada confluens. Passiflora
alata. Passiflora misera. Persea americana. Canis lúpus. Canis familiaris. Panthera
onca
a) Quantos gêneros contêm essa
lista? __________________________________________________
b) Quantas espécies contêm essa
lista?__________________________________________________
05. Em todos os nomes científicos
listados abaixo ocorre erro de nomenclatura binomial. Em cada caso, identifique
o(s) erro(s). a) homo sapiens b) Canis lupus c) felis
Catus d) Apis Mellifera
06. Das características abaixo:
·
capacidade
de reproduzir-se. presença de
clorofila • capacidade de locomoção •
descendentes iguais aos pais. capacidade de realizar fotossíntese. •
capacidade de realizar respiração celular. • compostos por células. |
a) Quais são as que existem nas plantas,
mas não estão presentes nos animais?
b) Quais são as que existem nos
animais, mas não estão presentes nas plantas?
c) Quais as que aparecem tanto em
plantas como em animais?
Equilíbrio Ecológico
Mesmo que a ideia do equilíbrio
ecológico seja um pouco vaga, é possível refletir sobre sua necessidade como
forma de manter uma qualidade de vida e perspectivas de sobrevivência no
futuro, quando o progresso traz empreendimentos que impactam diretamente a natureza.
É impossível pensar que a natureza é estática e que se manterá do mesmo jeito
ao longo dos anos. Mesmo sem a ação direta do homem, ela própria se modifica
pelas ações dos fenômenos naturais, considerando também a fauna e flora. A
Necessidade do Equilíbrio Ecológico, como o homem precisa utilizar os recursos
naturais para viver, a atual atenção com os excessos, são fundamentais para
manter uma perspectiva de sobrevivência futura. Por milhões de anos, a
humanidade é predadora da natureza, usufruindo seus recursos sem se preocupar
com seu término, como se tudo que viesse dela fosse infinito. Ao se deparar com
os danos causados e em muitos casos irreversíveis, aliada a pressão da grande
possibilidade de perder esses recursos no futuro, o foco mudou e agora a
preocupação ecológica tem feito parte da vida de todos.
ATIVIDADE (04)
Para refletir!!
"Se não existisse o homem no
planeta, nada mudaria.
Faltando as abelhas, sem a
polinização, seriam extintas a flora e a fauna, não haveria florestas, lagos e
rios a terra seria um deserto."
01.Leia o trecho acima e com base
em suas conclusões e nas informações do seu professor destaque a
importância das abelhas para o
equilíbrio ambiental. 02.Que outros animais você destacaria que apresentam
papel importante para o equilíbrio ambiental? Por quê? 03.O que tem acontecido
com o equilíbrio ecológico? 04.O que é necessário para que haja equilíbrio
ecológico? 05.A falta de água doce no Planeta será, possivelmente, um dos mais
graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a
quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente
reduzida. Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas
interferem no ciclo da água, alterando
a) a quantidade total, mas não a
qualidade da água disponível no Planeta.
b) a qualidade da água e sua
quantidade disponível para o consumo das populações.
c) a qualidade da água disponível
apenas no subsolo terrestre.
d) apenas a disponibilidade de água
superficial existente nos rios e lagos.
e) o regime de chuvas, mas não a
quantidade de água disponível no Planeta.
Desequilíbrio
Ambiental.
Em
busca de seu próprio conforto e de aperfeiçoamento da tecnologia, há muito
tempo o homem vem promovendo modificações no ambiente, prejudicando o ecossistema
do qual ele faz parte. O aperfeiçoamento tecnológico, industrial e científico,
nos últimos tempos, tem provocado drásticas alterações na atmosfera, na água de
mares, lagos, rios, e no solo. Além do mais, provocou desequilíbrio nas cadeias
alimentares. Levando a extinção de certos componentes da cadeia alimentar, com
isso provocou o aumento numérico de espécies de níveis tróficos mais inferiores
produzindo efeitos muito desagradáveis.
Poluição ambiental: Nem todo
desequilíbrio ecológico é produzido pelo homem, como por exemplo, os incêndios
acidentais provocados por raios devastando áreas florestais, no entanto, o homem
é o maior causador de tais desequilíbrios. Dentre eles, o de importância maior,
que é a poluição do ambiente.
Poluição da água: Os principais
poluentes da água são: lançamento de esgoto, detergentes, resíduos industriais
e agrícolas e petróleo nos rios.
Poluição
atmosférica:
Os poluentes encontrados no ar, principalmente das cidades industrializadas,
são: monóxidos de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), fração particulada,
óxido de nitrogênio (NO2) e óxido de enxofre (SO2).
Inversão térmica: A camada de ar
próxima à superfície do globo terrestre é mais quente. Sendo menos densa ela
sobe e à medida que atinge alturas maiores vai esfriando. Com o movimento do ar
as partículas sofrem dispersão. No inverno pode ocorrer inversão térmica, ou
seja, nas camadas próximas ao solo fica o ar frio e acima dessa camada, o ar
quente. Os poluentes liberados na camada de ar frio estacionam.
Poluição
radioativa: A
poluição radioativa aumenta a taxa de mutação, uma de suas maiores
consequências é o surgimento de variados tipos de câncer, alguns com cura
desconhecida.
ATIVIDADE
(05)
01.A atividade
industrial é um ramo da economia que envolve a produção de resíduos, os quais,
na maioria dos casos, são nocivos ao meio ambiente e também ao ser humano. Um
exemplo são as indústrias que devem queimar combustíveis, como gás ou óleo.
Independentemente do estado físico do resíduo produzido, a atividade industrial
tem contribuído para poluir de forma intensa e preocupante quais ambientes?
a) Apenas a água b) Apenas o solo c) Apenas o
ar atmosférico d) A água, o solo e o ar atmosférico
Superpopulação de Mariposas em
Itamaraju
Menos
de 2 meses após 'invadir' Prado, mariposas infestam Itamaraju
'Invasão'
começou há 40 dias, foi contida, mas retornou há cerca de 4 dias. Concentração
de insetos é tanta que chega a cobrir o chão em certos locais.
16/09/2015
18h05 - Atualizado em 18h31
Mariposas
cobrem gramado em rua de Itamaraju .
Menos
de dois meses depois de 'invadir' a cidade de Prado, no sul da Bahia, uma
infestação de mariposas tem deixado intrigadas as autoridades da cidade
de Itamaraju, localizada na mesma região. Em determinados locais, a
concentração dos insetos é tanta, que chega a cobrir o chão. Além dos gastos
para conter a proliferação dos bichos, ainda não se sabe o motivo para a
invasão repentina. Gilma Teixeira, secretária de Saúde da cidade, contou
ao G1 que as mariposas começaram a aparecer há cerca de 40 dias.
"Elas começaram em alguns pontos específicos, principalmente onde há luzes
fluorescentes". Ainda não há explicação para as causas da infestação dos
insetos. Ela disse que a administração municipal fez a borrifação de veneno e
limpeza dos muros dos imóveis, conseguindo conter as mariposas, mas que elas
voltaram. "Além do veneno, mandamos lavar todas as paredes de prédios
públicos. Pedimos que os donos de imóveis particulares fizessem o mesmo. Mas há
uns quatro ou cinco dias, as mariposas voltaram com tudo. Por conta da
infestação, a secretária conta que a população está preocupada com possíveis
transmissões de doenças. "Nós já informamos que não há risco de doenças, a
não ser reações alérgicas pontuais para algumas pessoas", diz Gilma.
"Entretanto a sujeira incomoda. A parede fica toda preta com as larvas das
mariposas", acrescenta.
Com
relação às causas da infestação, a secretária afirma ainda não haver uma
explicação. "Algumas pessoas têm dito que é desequilíbrio ambiental,
outras dizem que é por causa de medicamento que jogaram nos eucaliptos, mas
ainda não sabemos as causas de fato", afirma. Gilma ainda destaca que será
realizada uma nova borrifação de veneno e limpeza dos locais onde há grande
concentração das mariposas.
Mariposas
invadem cidade de Prado, na Bahia. Em Prado, a infestação começou no fim de
julho. De acordo com a secretária de Meio Ambiente do município, Benedita
Barreto, nunca tinha acontecido algo do ripo em Prado. "São tantas
mariposas que elas chegam a atrapalhar alguns comerciantes da cidade",
relatou a secretária na época. A escola municipal Perolina Mascarenhas precisou
passar por dedetização e, por conta disso, as aulas foram canceladas. Outra
instituição ficou dois dias sem funcionar por causa das lagartas. “Isso aí tomou
uma proporção enorme, a ponto da gente realmente suspender as aulas e tomar as
devidas providências, que foi chamar a vigilância sanitária”, disse a
coordenadora pedagógica Mariscléia Couto. Segundo a secretaria de Meio Ambiente
de Prado, as mariposas surgiram por causa de um desequilíbrio ecológico que
ainda está sendo estudado. Uma das possíveis causas é a monocultura do
eucalipto na região. Mas as empresas de papel e celulose que atuam na área
afirmam que o combate às lagartas pardas é realizado com a orientação de órgãos
competentes, como a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). O
produto usado no combate é biológico, não prejudica a saúde humana e não afeta
a biodiversidade.
ATIVIDADE (06)
01.O
que provoca desequilíbrio ambiental? R_
02.O
que contribui para o desequilíbrio ambiental? R_
03.O
que é necessário fazer pata que o desequilíbrio não aconteça de forma que está
acontecendo?
Mão
na Massa.
Nessa
atividade você irá escrever uma pequena história sobre o desequilíbrio
ambiental incluindo o caso das Mariposas e no final da mesma relatam uma solução
ao problema encontrado. Depois transcreva essa história escrita para uma
história ilustrada em quadrinhos.
Bons Estudos!! Se cuidem e fiquem com Deus!!
Beijos e até nosso próximo encontro!!Articulação de Ciências.
Escola: ______________________________ Data: _____________ Ano/
Turma: 8º___ Professor (a): __________________________Componente
Curricular: Ciências Aluno (a): _________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: Sistema Imunitário Humano: imunidade inata
(barreiras físicas, químicas e biológicas) e imunidade específica. Fontes e
Tipos de Energia; Fontes de energias naturais renováveis e não renováveis. Energia
e suas transformações, trabalho e potência, equipamentos elétricos (consumo
de energia elétrica). |
ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO
Olá tudo bem?
Bem-vindo!
Continuemos em nosso caminho repleto de experiências e valiosas aprendizagens! Faça deste momento, o começo de
uma nova era de sabedoria na sua vida, representando o começo de uma saudável e sábia aventura. Sucesso
na realização das atividades!
Responda as atividades abaixo com base nos
textos dessa apostila.
Sistema
Imunológico
De
uma maneira geral todos os animais estão constantemente sob ameaça e
suscetíveis a invasão de diversos microorganismos presentes, que podem ser
representados por vírus, bactérias, fungos e protozoários. O sistema
responsável pela defesa constante do organismo é denominado de sistema
imunológico, formado por um conjunto de células, tecidos e moléculas.
A
função deste sistema é o de prevenir infecções ou erradicar infecções
estabelecidas. Animais saudáveis são, em muitos momentos, resistentes às
invasões destes microorganismos, devido à presença de mecanismos complexos de
defesas interligados que podem ser divididos em três (3) partes:
- Barreiras
Físicas
- Imunidade
Inata ou não específica
- Imunidade
adaptativa ou adquirida
Todas
as células do sistema imune são produzidas a partir da medula óssea, por meio
de células tronco hematopoiéticas, as quais produzem os eritrócitos (glóbulos
vermelhos), responsáveis pelo transporte de gases no sangue, os leucócitos
(glóbulos brancos) que possuem a função de defesa do sistema imune por meio da
produção de diversas células de defesa, e as plaquetas que são fragmentos de
células que participam da coagulação sanguínea.
Os
leucócitos após serem produzidos ficam circulando no sangue por dias, semanas,
meses ou até anos no nosso corpo. Sua produção é contínua e quando há alguma
alteração na quantidade destas células, por exemplo, visto em exame de sangue,
indica que está ocorrendo algum problema no local onde o sistema imunológico
foi ativado.
Tipos
de barreiras para evitar entrada de antígenos e microorganismos
Na
tentativa de invadir o organismo de um animal, o agente agressor se depara com
a primeira linha de barreia, representada por múltiplas camadas de defesa.
Essas barreiras são compostas por:
- Barreiras
físicas: são responsáveis por impedir que o microrganismo consiga atingir
regiões mais internas, representadas pelos tecidos e, assim, impedir o
desenvolvimento de doenças. Essas barreiras são compostas por três (3)
diferentes tipos:
- Barreira
mecânica: é representada pela pele íntegra e composta pela epiderme, rica
em queratina e impede a entrada de microorganismos diversos. Os cílios e
mucos nasais também são exemplos de barreira mecânica, que auxiliam a
filtrar o ar, fazendo com que os microorganismos fiquem aderidos a estes
cílios e muco, e impedindo que entrem no corpo.
- Barreira
microbiológica: é representada pela microbiota intestinal, estomacal,
pulmonar, genital, superfície da pele e entre outras, que agem por
exclusão competitiva, impedindo que agentes patogênicos se liguem aos
receptores, impedindo que eles se multipliquem e acarretem em doenças.
- Barreira
química: é caracterizada por enzimas presentes na saliva, lágrimas e secreções
nasais. Os ácidos graxos presentes no suor e suco gástrico, impedem que os
microrganismos consigam atingir regiões alvo para desencadear doença por
possuírem pH ácido.
ANDREA
PANZARDI
ESPECIALISTA
TÉCNICA AVES E SUÍNOS
Dicas
para fortalecer o seu sistema imunológico na quarentena
gora
que você já conhece a importância do sistema imunológico para a sua saúde, que
tal aprender a fortalecê-lo para evitar o surgimento de doenças na quarentena?
Confira as dicas que separamos para você:
1.
Mantenha uma alimentação saudável
Uma
boa saúde começa pelo o que você se alimenta. Por isso, não deixe de seguir as
recomendações médicas abaixo:
- Evite
refrigerantes, sobremesas em excesso e carnes pesadas e gordurosas;
- Inclua
alimentos in natura na suas refeições como, por exemplo,
verduras, legumes e grãos;
- Substitua o
doce por uma fruta durante o dia;
- Hidrate-se
com água, água de coco e sucos naturais.
2.
Tenha boas noites de sono
Dormir
de 6 a 8 horas por noite é fundamental para evitar sintomas de estresse, um dos
maiores inimigos do sistema imunológico.
Estudos
comprovam que o psicológico afeta diretamente o seu sistema imune. Por isso,
prepare um ambiente aconchegante e confortável para você dormir. De
preferência, limpo, sem barulhos e claridades.
3.
Evite cigarros e bebidas alcoólicas
Para
fugir da angústia da quarentena, pode ser comum o uso excessivo de cigarros e
bebidas alcoólicas. Porém, fique atento! O tabagismo e o alcoolismo são
péssimos para a sua imunidade, pois enfraquecem as células do seu organismo,
limitando o seu poder de defesa. Existem algumas vitaminas essenciais que
ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Veja abaixo quais são e em quais
alimentos encontrá-las:
Os
nutrientes aliados da imunidade
Mas
não é só quem tem mais de 60 anos que deve dar atenção à escolha dos alimentos
e buscar adequar com eles os níveis de micronutrientes. Por isso aponto, a
seguir as vitaminas e os minerais mais estudados por exercerem um papel nas
defesas do nosso corpo.
Zinco:
É o mineral que possui maior importância para o sistema imune. Em geral, idosos
possuem deficiência de
zinco, que tantas vezes é observada pela sensação de diminuição do paladar. Ele
é encontrado em carnes, frutos do mar como ostras e mariscos, fígado e
vísceras, peixes, ovos e cereais integrais. Pessoas que seguem dietas
vegetarianas estritas também podem ter carência da substância.
Vitamina
A: Entre suas propriedades, ajuda a modular a imunidade. É encontrada na
natureza em sua forma ativa pré-formada (o retinol) em alimentos de origem
animal, bem como nos seus precursores, os carotenoides, que aparecem em
vegetais — o corpo tende a aproveitar melhor a ver- são de origem
animal. As principais fontes de vitamina A são o fígado e os óleos de fígado de
peixe. Já os carotenoides se encontram em vegetais de cor alaranjada ou verde
escura.
Vitamina
D: Famosa por sua ação nos ossos, também tem um papel relevante no sistema
imune. A principal forma de obtê-la é pela exposição aos raios solares, que
tornam possível sua síntese pela pele. Mas pescados, óleos naturais de fígado
de peixes, alimentos fortificados e suplementos podem contribuir para alcançar
e manter os níveis ideais. Na Europa, a deficiência da vitamina foi observada
em pessoas infectadas pelo novo coronavírus, mas isso já podia ser esperado,
uma vez que os pacientes contraíram a doença em pleno inverno, quando há uma
diminuição à exposição solar. No entanto, embora o Brasil seja um país tropical
e mais quente, sabemos que grande parcela da população não está com
concentrações adequadas da vitamina, muito provavelmente devido ao uso do
protetor solar.
Leia
mais em:
https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/o-papel-de-vitaminas-e-minerais-na-imunidade-diante-do-coronavirus/
ATIVIDADE (1): Agora, responda em uma folha a parte, depois anexe a essas em
caso de devolver para a escola:
1.Preencha a tabela abaixo com base
em informações do texto acima..
SISTEMA IMUNOLÓGICO |
|||
O sistema imunológico foi concebido
para defender o corpo contra invasores estranhos ou perigosos. Tais invasores
incluem: |
Conceito de Antígeno |
O organismo tem uma série de defesas. As defesas incluem: |
Conceitos de imunidade inata e
específica. |
|
|
|
|
2. Produção de desenhos que mostrem como entenderam o
sistema imunológico. Retrate situações através de história em quadrinhos. Colocar os
títulos abaixo para cada situação.
História 01: A Contaminação. Retratar através da história como
ocorre a contaminação por COVID-19.
História 02: Como o vírus agem no organismo. Retratar através da
história como os agem em nosso corpo.
História 03: Como o organismo neutraliza o vírus. Retratar
através da história como o vírus é neutralizado.
FONTES DE ENERGIA
A geração, a
transmissão e a distribuição de energia é um processo de fundamental
importância para a sociedade e desenvolvimento econômico. Faz-se necessária em
nossas casas, ruas, meios de transporte, atividade econômica, etc. No entanto,
as fontes energéticas mais utilizadas são as não renováveis e suas reservas
estão se esgotando.
Energias Renováveis
Energias renováveis
são aquelas que regeneram-se espontaneamente ou através da intervenção humana.
São consideradas energias limpas, pois os resíduos deixados na natureza são
nulos.
Alguns exemplos de
energias renováveis são:
- Hidrelétrica - oriunda pela força da
água dos rios;
- Solar - obtida pelo calor e
luz do sol;
- Eólica - derivada da força dos
ventos,
- Geotérmica - provém do calor do
interior da terra;
- Biomassa - procedente de matérias
orgânicas;
- Mares e
Oceanos -
natural da força das ondas;
- Hidrogênio - provém da reação entre
hidrogênio e oxigênio que libera energia.
Hidrelétrica:
Obtenção – A partir da energia liberada por uma queda d’água, que faz girar uma
turbina.
Uso – Produção de energia elétrica.
Vantagens e Desvantagens – Não emite poluentes. A construção de usina alaga
grandes áreas.
Eólica:
Obtenção – Movimentos dos ventos captados por pás de turbinas ligadas a
geradores.
Uso – Produção de energia elétrica.
Vantagens e Desvantagens – Não emite poluentes. Produz ruído excessivo e
interfere nas transmissões de rádio e TV.
Marés:
Obtenção – A partir das alterações de nível das marés, através de barragens
(que aproveitam a diferença de altura entre as marés alta e baixa) ou através
de turbinas submersas (que aproveitam as correntes marítimas).
Uso – Produção de energia elétrica.
Vantagens e Desvantagens – Não emite poluentes. Altos investimentos e baixa
eficiência.
Solar:
Obtenção – Aquecimento de placas de material semicondutor, como o
silício.
Uso – Aquecimento e produção de energia elétrica.
Vantagens e Desvantagens – Não emite poluentes. Exige grandes
investimentos.
Biomassa:
Obtenção – Decomposição de material orgânico.
Uso – Aquecimento, produção de energia elétrica e biogás (metano).
Vantagens e Desvantagens – Não interfere no efeito estufa. Exige alto
investimento.
Não Renovável
Energias não renováveis são aquelas que se encontram na natureza em grandes
quantidades, mas uma vez esgotadas, não podem mais ser regeneradas.
Têm reservas finitas,
pois é necessário muito tempo para sua formação na natureza. São consideradas
energias poluentes, porque sua utilização causa danos para o meio-ambiente.
Exemplos de energia
não renováveis:
- Combustíveis
fósseis: como o petróleo, o
carvão mineral, o xisto e o gás natural;
- Energia Nuclear: que necessita urânio e tório
para ser produzida.
Petróleo:
Obtenção – Depósitos fósseis no fundo do mar ou em grandes profundidades
continentais.
Uso – Produção de combustíveis, como a gasolina e o diesel, e produtos como o
plástico.
Vantagens e Desvantagens – Facilidade de transporte e distribuição. Sua queima
polui a atmosfera.
Gás natural:
Obtenção – Ocorre na natureza, associado ou não ao petróleo.
Uso – Produção de energia elétrica e de combustível para veículos, caldeiras e
fornos.
Vantagens e Desvantagens – Emite poucos poluentes. Os custos para distribuição
são elevados.
Carvão mineral:
Obtenção – Resulta da transformação química de grandes florestas
soterradas.
Uso – Produção de energia elétrica e aquecimento.
Vantagens e Desvantagens – Facilidade de transporte. Sua queima contribui com a
chuva ácida.
Energia Nuclear:
Obtenção – A partir da quebra de átomos de urânio.
Uso – Produção de energia elétrica e armas atômicas.
Vantagens e
Desvantagens – Não emite poluentes. Falta tecnologia para tratar o lixo
nuclear.
Após a construção e correção do quadro produzido pelos estudantes, promova um
ciclo de debate abordando as formas de obtenção e os aspectos positivos e
negativos de cada fonte energética. Destaque os problemas ambientais ocasionados
pela utilização, principalmente, do petróleo, cuja queima libera gases
poluentes responsáveis pelo efeito de estufa.
Durante o debate é de suma importância o processo de conscientização para a
redução do desperdício de energia, destacando possíveis atitudes para
realização desse processo.
Por
Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Confira um mapa mental maravilhoso
sobre Fontes de Energia e aprenda ainda mais para arrasar nos
vestibulares e ENEM!
ATIVIDADE 02
Questão 1: A utilização das fontes de energia
nos países industrializados tem sido predatória e insustentável. O consumo
exacerbado dos produtos, pela população desses países, pode gerar problemas e
comprometer o meio ambiente. Assinale a alternativa que confirma a afirmativa
acima.
a. Que com pouca produção de energia não será
possível sustentar a produção e os serviços.
b. Que mesmo a produção de energia sendo
suficiente isso não representa um problema ambiental.
c. Que o excesso de consumo de energia faz com
que as reservas naturais de energia se esgotem.
d. Que o consumo em excesso de energia nada
tem haver com o esgotamento das fontes naturais
Questão 2: Considerando as fontes de energia
existentes no mundo como renovável e não renovável, escolha a opção, a seguir,
que apresenta uma fonte de energia não renovável e uma renovável
respectivamente:
a. petróleo e carvão mineral.
b. gás natural e energia solar. c. energia eólica e energia
hidráulica.
d. carvão mineral e urânio.
Questão 3: Quais são os recursos energéticos
mais questionados devido a sua poluição? Cite. Explique, cite e exemplifique.
Questão 4: O que são energias renováveis ?
Explique e exemplifique.
Questão 5: Quais são os principais impactos
ambientais decorrentes da construção de usinas hidrelétricas ?
Questão 6: Assinale a alternativa que cita
somente fontes de energia renováveis.
a. ( ) carvão, hidrelétrica e biomassa b.
( ) querosene, eólica e hidrelétrica c.
( ) eólica, hidrelétrica e energia
solar. d. ( ) gás natural, eólica e
movimento das marés e. ( ) petróleo,
movimento das marés e energia solar
Questão 7:
Algumas atividades humanas consomem recursos naturais e utilizam
energia de forma intensiva, gerando consideráveis impactos ambientais. Os
desafios que envolvem a sustentabilidade são diversos e, para tanto,
algumas ações são fundamentais para a preservação do meio ambiente,
exceto:
a. ( ) gestão ecológica da água. b. ( ) prioridade dos modos de transportes
motorizados sobre os não motorizados. c. ( ) busca de soluções que potencializem o
uso racional de energia ou de energias renováveis. d. ( ) redução do uso de materiais com alto
impacto ambiental. e. ( ) pesquisa
em tecnologias alternativas que resgatem a utilização de materiais
naturais ou pouco processados.
Questão 8: Reproduzir um
desenho esquemático ampliado para explicar como é gerada energia das fontes de
energia citadas acima.
Por
Líria Alves, graduada em Química
Transformação de
Energia
Você
sabe a diferença entre energia fornecida e energia útil? A relação que existe
entre um dispositivo e a transformação de energia que o faz funcionar será
esclarecida neste contexto.
Tomamos
como exemplo o ferro de passar roupas que você utiliza em casa. A energia
elétrica que faz esse eletrodoméstico funcionar é denominada de energia
fornecida, mas a forma de energia que usamos para deixar as roupas
passadinhas é determinada energia útil. Você já experimentou passar
roupa com ferro frio? É necessário haver um aquecimento para que a roupa fique
intacta: Energia Térmica.
A
energia não pode ser criada nem destruída, ela sempre é transformada. A energia
possui várias formas:
Energia
Elétrica - é a energia fornecida pelo movimento dos elétrons, que são
partículas com carga. É a energia disponível nas tomadas residenciais.
Energia
Térmica - devido a agitação microscópica das partículas dos materiais. Uma das
principais fontes de energia térmica é o fogo.
Energia
Luminosa - uma das propriedades da luz é conter energia. A principal fonte de
energia luminosa é o Sol (Energia Solar).
Energia
Mecânica - é a energia do movimento. Ao pedalar uma bicicleta, sua energia
mecânica é usada para mover os pedais. A energia do vento (Energia Eólica) e a
energia do som (Energia Sonora) são exemplos de energia mecânica.
Energia
Química - é a energia obtida através de reações químicas. Em geral, não é
obtida diretamente. A energia química mais utilizada é a de combustão que leva
ao fogo. Por
Líria Alves,graduada em Química
ATIVIDADE
(3)
1.
Escolha
3 transformações de energia e crie tirinhas ilustrando como acontece esse
processo.
Bons
Estudos!! Se cuidem e fiquem com Deus!!
Beijos e até nosso próximo encontro!!Articulação de Ciências.
Escola: ______________________________ Data: _____________ Ano/
Turma: 9º___ Professor (a): __________________________Componente
Curricular: Ciências Aluno (a): _________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: Transformações da matéria, ligações
químicas: iônica, covalente e metálica. |
ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO
Olá tudo bem?
Bem-vindo!
Continuemos em nosso caminho repleto de experiências e valiosas aprendizagens! Faça deste momento, o começo de
uma nova era de sabedoria na sua vida, representando o começo de uma saudável e sábia aventura. Sucesso
na realização das atividades!
Responda as atividades abaixo com base nos
textos dessa apostila, utilizando outra folha para respostas, que também deverá
ser devolvida.
FENÔMENOS
FÍSICOS E QUÍMICOS
Fenômeno é toda e
qualquer transformação que ocorre com a matéria, pode ser classificado em
físico ou químico.
Fenômeno químico é todo aquele que ocorre com a formação de novas
substâncias. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância
em outra, com diferentes propriedades químicas. Exemplo: após a combustão de um
fósforo, a composição da cinza e da fumaça é totalmente diferente do palito
inicialmente presente. O fenômeno químico altera a natureza da matéria.
Outros exemplos de fenômenos químicos ou reações químicas são:
- Queima de papel; Alimento
decompondo-se no lixo; Queima do carvão; Produção de queijo a partir do
leite; Queima de combustíveis no motor dos automóveis; Fotossíntese
realizada pelas plantas;
- Azedamento do leite.
Esses fenômenos
químicos podem ser identificados por uma ou mais de uma das manifestações a
seguir:
- Liberação de energia na forma
de calor, luz etc. –
Como ocorre quando queimamos o álcool;
- Liberação de gases: Como quando colocamos um
comprimido antiácido na água e ocorre a sua efervescência; Antiácido
efervescente – fenômeno químico
- Mudança de cor: Como ocorre na queima do
papel;
·
Formação
de um sólido: Por exemplo, quando misturamos nitrato de chumbo e iodeto de
potássio, ocorre a formação de um precipitado amarelo, o iodeto de chumbo.
Fenômenos físicos causam transformações da
matéria sem ocorrer alteração de sua composição química. É todo fenômeno que
ocorre sem que haja a formação de novas substâncias.
Exemplo: mudanças de
estado físico da matéria. A água pode se encontrar no estado sólido, líquido ou
gasoso, mas sua molécula H2O continua a mesma, ou seja, o fenômeno
físico altera apenas a forma da matéria. Veja mais exemplos de fenômenos
físicos:
- Amassar um papel; Quebrar um
copo de vidro; Ferver a água; Produção de joias, em que se transforma, por exemplo, uma barra de
cobre em fios; Dissolução do açúcar em água; Congelamento da água;
Transformação de tecido em roupas; Triturar o carvão para obter o carvão
ativo; Aquecer uma panela de alumínio.
ATIVIDADE (01)
1. Considere
as seguintes tarefas realizadas no dia-a-dia de uma cozinha. Indique com (F)
aquelas que
envolvem
transformações físicas e com (Q) as que envolvem transformações químicas.
( )
Aquecer uma panela de alumínio. ( ) Cozer um ovo. ( ) Adoçar o café. ( )
Queimar o gás na boca do fogão. ( ) Ferver a água. ( ) Palha de aço virando ferrugem. ( )
2. Quais dos processos a seguir
podem ser classificados como fenômenos químicos?
I. A fusão
do gelo. II. A transformação de uma pepita de ouro em uma joia. III. A digestão
dos alimentos. IV. A queima do etanol nos motores dos automóveis. V. A
sublimação da pastilha de naftalina colocada nos armários para proteger as
roupas contra traças e baratas.
(A) I, II,
V (B) III, IV, V (C) I, IV, V (D) III, IV (E) IV, V
Estados
físicos da matéria
A matéria pode ser
encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. O que
determina o estado em que a matéria se encontra é a proximidade das partículas
que a constitui. Essa característica obedece a fatores como:
Força de Coesão:
faz com que as moléculas se aproximem umas das outras.
Força de Repulsão: faz com que as moléculas se afastem umas das
outras.
Esses estados de agregação da matéria também são chamados de estados
físicos da matéria.
Importante: O volume, a densidade e a forma de um composto,
podem variar de acordo com a temperatura.
A matéria pode se encontrar nos estados:
Sólido: Nesse
estado físico da matéria, as moléculas se encontram muito próximas, sendo assim
possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. As forças de atração
(coesão) predominam neste caso. Um exemplo é um cubo de gelo, as moléculas
estão muito próximas e não se deslocam, ao menos que passe por um aquecimento.
Líquido: Aqui
as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e as forças de
repulsão são um pouco maiores. Os elementos que se encontram nesse estado,
possuem forma variada, mas volume constante. Além destas características,
possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
Gasoso: O
movimento das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou
sólido. As forças de repulsão predominam fazendo com que as substâncias não
tomem forma e nem volume constante. Se variarmos a pressão exercida sobre um
gás, podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que
sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do
recipiente que os contém.
A pressão e a
temperatura, que são as variáveis de estado, influenciam no estado físico em
que uma substância se encontra e ao receber ou perder certa quantidade de calor
ela pode sofrer uma mudança/transição desse estado. A figura 1 mostra o nome
que se dá às transições de fase:
Fusão: passagem
da fase sólida para a líquida. Exemplo: o gelo derretendo e se transformando em
água líquida.
Ebulição a
temperatura em que uma substância líquida passa para o
estado gasoso, à determinada pressão. Por exemplo, a água pura passa do estado
sólido para o estado líquido, sob pressão de 1 atm, à temperatura de 0 ºC.
Diz-se assim que o Ponto de Fusão da água pura é 0 ºC. Já essa água pura passa
do estado líquido para o estado gasoso, sob a mesma pressão, à temperatura de
100 ºC. Diz-se assim que o Ponto de Ebulição da água pura é 100 ºC.
Vaporização: passagem
da fase líquida para a gasosa. Exemplo: a água fervendo e se transformando em
vapor de água, como a vaporização dos rios, lagos e mares.
Solidificação: passagem
da fase líquida para a sólida. Exemplo: água líquida colocada no congelador
para formar gelo.
Condensação: passagem
da fase gasosa para a líquida. Exemplo: o vapor da água se transformando em
gotículas de água quando sua temperatura fica abaixo de 100 ºC.
Sublimação:
passagem que se dá de forma direta, da fase sólida para a gasosa ou da fase
gasosa para a sólida; como acontece com a naftalina, por exemplo.
Observação: a condensação
também pode ser chamada de liquefação.
Como dito acima, tanto a
pressão quanto a temperatura influenciam no estado físico que se encontra
determinada substância. A água, por exemplo, em condições normais de pressão, 1
atm, está na fase sólida a temperaturas abaixo de 0 ºC; na fase líquida
em temperaturas entre 0 ºC e 100 ºC e no estado gasoso para temperaturas acima
de 100 ºC.
Propriedades
da Matéria
Matéria é tudo
aquilo que ocupa lugar no espaço e possui massa. Porém, cada matéria pode
apresentar uma ou mais características (propriedades da matéria) que
são diferentes de outra matéria, como também pode apresentar características
semelhantes.
Quando
misturamos óleo na água, ambos no estado líquido, percebemos rapidamente que um
não se dissolve no outro e posiciona-se de forma diferente no recipiente.
Essa
simples mistura é suficiente para visualizarmos diversas propriedades da
matéria, como a solubilidade (por não se dissolverem) e
a densidade (por se posicionarem de forma diferente).
De uma forma geral, as propriedades da
matéria estão divididas em dois grupos, as gerais
e as específicas, todas exploradas a seguir:
Propriedades gerais da matéria
São as características que toda matéria apresenta,
independentemente do seu estado
físico(sólido, líquido ou gasoso).
- Inércia
: Uma matéria sempre apresenta a tendência de
manter o seu estado, seja de repouso, seja de movimento, a não ser que uma
força externa influencie.
- Massa:
Fisicamente, massa é uma grandeza que indica a
medida da inércia ou da resistência de um corpo de ter seu movimento
acelerado. Porém, podemos, de uma forma geral, associar a massa à
quantidade de partículas existentes em uma matéria.
- Volume: É o espaço que uma matéria ocupa independentemente do seu
estado físico.
- Impenetrabilidade:
Duas
matérias não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. Para enchermos
uma garrafa com água, por exemplo, o ar tem que sair dela.
- Compressibilidade:
É
a característica que a matéria apresenta de diminuir o espaço que estava
ocupando quando submetida a uma força externa. Isso pode ser visto quando
tampamos a ponta de uma seringa e empurramos o gás em seu interior com o
êmbolo.
- Elasticidade:
É
a característica que uma matéria tem de voltar à sua forma original quando
uma força externa a estica ou comprime.
- Divisibilidade
É
a capacidade que a matéria possui de ser dividida inúmeras vezes sem deixar de
ser o que ela é, isto é, não há modificação de sua composição química.
Mapa Mental: Matéria
ATIVIDADE (02)
1.
Assinale a alternativa correta:
a)
No alto de uma montanha, a água deve ferver acima de 100 °C.
b)
Se a pressão sobre a água for suficientemente reduzida, o líquido poderá ferver
a 25 °C.
c)
Abaixo do nível do mar, o ponto de ebulição da água deve se inferior a 100 °C
d)
Se uma forte pressão for exercida sobre a água, o líquido poderá ferver a 25
°C.
2. Observe a tabela:
SUBSTÂNCIA |
PONTO DE FUSÃO |
PONTO DE EBULIÇÃO |
ÁGUA |
0 °C |
100 °C |
ÁLCOOL |
-114ºC |
78 °C |
MERCÚRIO |
-39ºC |
357 °C |
NAFTALINA |
80 °C |
218 °C |
AÇÚCAR |
185 °C |
Decompõe-se |
Complete com V
(verdadeiro) e F (falso):
a) ( ) a 30 °C, a
água se encontra no estado sólido. B) ( ) a , o álcool sofre
solidificação.
c) ( ) todas as
substâncias se encontram no estado sólido a 81 °C. d) ( ) o açúcar se decompõe a 186 °C e) ( ) o mercúrio, a 300 °C se
encontra no estado líquido.
3. Dê a
denominação de cada mudança de estado abaixo: a) secar a roupa no varal
__________________ (Evaporação, ebulição, sublimação) b) transformar suco de
limão em sorvete __________ (Fusão, solidificação, ebulição) c) derreter o
ferro em fornos de altíssimas temperaturas ______________________ (Fusão,
solidificação, sublimação) d) formação de gotículas de água do lado de fora de
um copo com água gelada __________________ (condensação, solidificação,
ebulição) e) diminuição do tamanho das bolinhas de naftalina no armário
____________________ (sublimação, fusão, ebulição) f) água fervendo
_______________________ (sublimação, evaporação, ebulição).
4. Complete o quadro abaixo:
Estados Fisicos |
Forma |
Volume |
Exemplo em forma de
desenho |
Sólido |
|
|
|
Líquido |
|
|
|
Gasoso |
|
|
|
5. São propriedades gerais da matéria:
a) estado
físico, sabor e cor. b) ponto de fusão, cor e inércia. c) elasticidade, inércia
e divisibilidade. d) densidade, cor e impenetrabilidade. e) solubilidade,
divisibilidade e densidade.
6. Você está sentado no interior de um
ônibus em movimento. De repente, ele freia bruscamente e você é projetado
violentamente para frente. Isto ocorreu graças à propriedade geral da matéria
denominada:
a)
densidade. b) inércia. c) impenetrabilidade. d) volume. e) elasticidade.
6. A propriedade pela qual dois ou
mais corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo,
denominamos: a) porosidade b) extensão c) densidade d) inércia e)
impenetrabilidade
7. Assinale a alternativa incorreta.
a) a massa
é uma propriedade específica da matéria. b) a divisibilidade é uma propriedade
geral da matéria. c) nos gases, forma e volume são variáveis. d) nos sólidos,
forma e volume são constantes. e) extensão é a propriedade que a matéria
apresenta de ocupar lugar no espaço.
Ligações Químicas
Os
átomos dificilmente ficam sozinhos na natureza. Eles tendem a se unir uns aos
outros, formando assim tudo o que existe hoje. Alguns átomos são
estáveis, ou seja, pouco reativos. Já outros não podem ficar isolados. Precisam
se ligar a outros elementos. As forças que mantêm os átomos unidos são
fundamentalmente de natureza elétrica e são chamadas de Ligações Químicas.
Toda
ligação envolve o movimento de elétrons nas camadas mais externas dos átomos,
mas nunca atinge o núcleo.
De
todos os elementos químicos conhecidos, apenas 6, os gases nobres ou raros, são
encontrados na natureza na forma de átomos isolados. Os demais se encontram
sempre ligados uns aos outros, de diversas maneiras, nas mais diversas
combinações.
Regra do Octeto – Os elementos químicos devem sempre conter 8
elétrons na última camada eletrônica ou camada de valência. Na camada K pode
haver no máximo 2 elétrons. Desta forma os átomos ficam estáveis, com a
configuração idêntica à dos gases nobres.
Há três tipos de ligações químicas:
- Ligação
Iônica – perda ou ganho de elétrons.
- Ligação
Covalente – compartilhamento de elétrons.
- Ligação
Metálica – átomos neutros e cátions mergulhados numa
"nuvem" de elétrons.
LIGAÇÃO
IÔNICA
A ligação iônica é resultado da alteração entre íons de cargas
elétricas contrárias (ânions e cátions).
METAL
+ NÃO-METAL → LIGAÇÃO IÔNICA
Exemplo: Na e Cl
Na (Z = 11) K = 2 L = 8 M = 1
Cl (Z = 17) K = 2 L = 8 M = 7
LIGAÇÃO COVALENTE
A
ligação covalente, geralmente é feita entre os não-metais e não metais,
hidrogênio e não-metais e hidrogênio com hidrogênio.
Esta ligação é caracterizada pelo compartilhamento de
elétrons. Exemplo: H (Z = 1) K = 1H – H → H2
O traço representa o par de elétrons compartilhados.
Fórmula
Eletrônica ou de Lewis Cl – Cl
Fórmula Estrutural Cl2
Fórmula Molecular
ATIVIDADE (03)
1. Observe os íons Na
+ e Cl -.
a) Qual deles é um
cátion? Justifique.
_________________________________________________________________________
b) Qual deles é um ânion?
Justifique.
_________________________________________________________________________
2. Considere as seguintes substâncias: CaO, Na3N
e Al2O3. Consulte
a tabela periódica que você recebeu no material anterior.
a) Qual é o tipo de ligação estabelecida entre os
átomos que compõem cada uma? Justifique:
_______________________________________________________________________________________
3. Explique o que
acontece com átomos, para adquirir estabilidade, que têm:
a) mais de 4 elétrons
na última camada; ___________________________________
b) de 1 a 3 elétrons
na última camada. _____________________________________
4. Separe os átomos
abaixo por classificação de valência, separando-os em grupos: monovalentes,
bivalentes e trivalentes. Na + ; Ca 2+; B 3+;
N3-; Zn 2+; S 2-; I -; Cl -;
Mg 2+; B 3+; Al 3+
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.1 Separe os íons
acima em cátions e ânions.
_______________________________________________________________________________________
5. Consulte a tabela periódica para representar por esquemas a
união entre os átomos de:
• alumínio (Al) e oxigênio (O);
• sódio (Na) e bromo (Br);
• cálcio (Ca) e cloro (Cl);
• cloro (Cl) e flúor (F);
• zinco (Zn) e Fósforo(P);
6. Classifique em covalentes ou
eletrovalentes as ligações químicas dos compostos abaixo (descubra antes,
observando na tabela, se os elementos combinados são metais ou não-metais).
a) Br2:
__________________________ d) H2O:
______________________________
b)CoAs:
_________________________ e) H2Te:
_______________________________
c)MoI:
__________________________ f) Mn3P2:
_______________________________
Bons Estudos!! Se cuidem e fiquem com Deus!!
Beijos e até nosso próximo encontro!!Articulação de
Ciências.
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