Material Impresso Ciências Maio

 

Caixa de Texto: Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ______________________________ Data: _____________ Ano/ Turma: 6º___

Professor (a): __________________________Componente Curricular: Ciências

Aluno (a): _________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento:    Audição e Equilíbrio, Tato, Interpretação dos Estímulos; O perigo do fumo e do álcool, drogas permitidas por lei; Interação entre os sistemas locomotor e nervoso; Comando do Sistema nervoso e Resposta: Ossos e músculos (o esqueleto, a musculatura, o movimento).

 

ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO 

Olá tudo bem?

Bem-vindo! Continuemos em nosso caminho repleto de experiências e valiosas aprendizagens! Faça deste momento, o começo de uma nova era de sabedoria na sua vida, representando o começo de uma saudável e sábia aventura. Sucesso na realização das atividades!

 Responda as atividades abaixo com base nos textos dessa apostila.

Audição e equilíbrio

 As orelhas são os órgãos responsáveis pelos sentidos da audição e do equilíbrio. Na audição, elas captam estímulos de ondas sonoras; no equilíbrio, elas promovem a percepção da posição do corpo. A orelha pode ser dividida em três partes: • Orelha externa: formada pelo pavilhão auditivo, meato acústico externo e membrana timpânica. • Orelha média: formada pelos ossículos (martelo, bigorna e estribo) e tuba auditiva, canal que liga a orelha com a parte posterior da garganta. • Orelha interna: formada pelo vestíbulo, canais semicirculares e cóclea. Veja no esquema a seguir os principais

componentes da orelha humana.

Os sons são captados pelo pavilhão auditivo e conduzidos pelo meato acústico externo até a membrana timpânica. Ao receber as ondas sonoras, essa membrana vibra e transmite a vibração aos ossículos (martelo, bigorna e estribo). Essa vibração faz movimentar o líquido no interior da cóclea, estimulando as células sensitivas que lá se encontram. Já o sentido do equilíbrio está relacionado com os canais semicirculares e o vestíbulo. Os canais são preenchidos por um líquido e, no sistema vestibular, há bolsas também preenchidas por líquido e por pequenos grãos, chamados estatocônios. Os cílios presentes nas paredes dessas estruturas detectam o movimento do líquido no seu interior. Somada ao deslocamento dos estatocônios, essa informação indica a posição do corpo. Com isso, podemos ajustar a posição de braços, pernas e tronco, garantindo o equilíbrio e a postura corporal

 

ATIVIDADES

1.       Observe o esquema abaixo. Depois, faça o que se pede.

a) Qual número indica a região que apresenta células sensitivas responsáveis pelo sentido da audição? b) Qual número indica a região responsável pelo sentido do equilíbrio?

Tato

A pele é o maior órgão do corpo humano, recobrindo todo o organismo, interna e externamente. Ela é o órgão responsável pelo sentido do tato. Na pele há diferentes receptores. Cada tipo de receptor é especializado em captar um tipo de estímulo: pressão, temperatura, dor, entre outros. Na pele também há estruturas acessórias, como pelos, unhas e glândulas sudoríferas. Os pelos e as unhas têm a função de proteção. Já as glândulas sudoríferas liberam o suor e têm a função de regular a temperatura corporal. A pele é constituída basicamente por duas camadas: a epiderme e a derme. • Epiderme: camada mais superficial da pele, formada por células justapostas. As células mais externas são mortas e impregnadas por uma substância impermeabilizante, chamada queratina. • Derme: camada interna da pele, com muitos vasos sanguíneos e receptores. Alguns desses receptores apresentam-se encapsulados, formando os chamados corpúsculos táteis.

Sentir dor não é uma sensação boa, mas é importante, pois ela nos informa que há algo errado no nosso corpo. Imagine se nós não sentíssemos dor quando um dente estivesse cariado. Provavelmente, muitas pessoas já estariam sem dentes na boca, pois, ao perceber tardiamente a cárie, o dente já poderia estar todo comprometido. Os receptores que captam os estímulos de dor estão espalhados em vários tecidos do corpo.

ATIVIDADES

1.A pele, além de estar relacionada ao sentido do tato, tem outras importantes funções para o organismo. É ela, por exemplo, que protege o corpo dos efeitos danosos dos raios solares. Pesquise, em livros, revistas ou na internet, como podemos ajudar a nossa pele a nos proteger dos efeitos danosos dos raios solares.

2. O Braille é um sistema de leitura e de escrita que usa pontos em relevo, facilitando a comunicação para as pessoas com deficiência visual. Qual sentido é usado no sistema Braille? Você já viu esse sistema de leitura e de escrita em algum lugar? Onde?

3. A pele é constituída basicamente por duas camadas. Conforme o texto acima, diga quais são essas camadas e explique sobre elas.

4. Por que é importante sentir dor?

Interpretação dos estímulos: sistema nervoso

No dia a dia, é comum falarmos que vemos com os olhos e ouvimos com as orelhas, não é mesmo? Mas os órgãos dos sentidos apenas captam os estímulos. É o sistema nervoso que se encarrega de interpretar as informações e produzir as sensações, como as de visão e as de som, por exemplo.

O sistema nervoso é formado por dois tipos principais de células: os neurônios e os gliócitos (ou neuroglias). • Neurônios são células capazes de receber os estímulos e enviar respostas, ou seja, são células de comunicação. • Gliócitos são células que protegem, sustentam e nutrem os neurônios. Estudos indicam que essas células se comunicam com os neurônios. Exemplos de gliócitos são os oligodendrócitos e as células de Schwann; esses dois tipos de célula envolvem o axônio (parte do neurônio), formando o estrato mielínico. Os oligodendrócitos estão presentes no encéfalo e na medula espinal, enquanto as células de Schwann estão presentes nos nervos, estruturas do sistema nervoso que serão estudadas a seguir.

A organização do sistema nervoso

O sistema nervoso, para critério de estudo, pode ser dividido em duas partes: • Sistema nervoso central: formado pelo encéfalo e pela medula espinal. • Sistema nervoso periférico: formado pelos nervos (cranianos ou espinais) e por gânglios nervosos.

  

Neurônio                                                                                                                        Sistema Nervoso  

 

Sistema nervoso central (SNC)

O sistema nervoso central é encarregado de controlar as atividades do corpo, tanto as voluntárias, que dependem da nossa vontade, como as involuntárias, que não dependem da nossa vontade. Ele é composto do encéfalo e da medula espinal, estruturas protegidas por ossos: o encéfalo é protegido pelo crânio e a medula espinal pelas vértebras. Experimente tocar o topo da sua cabeça ou o meio das suas costas. É provável que você consiga sentir essas formações ósseas. O encéfalo preenche totalmente a caixa craniana e é formado por cérebro, tronco encefálico e cerebelo.

A medula espinal, por sua vez, é um cordão que fica alojado no interior das vértebras. Ela é encarregada de levar os estímulos das diversas partes do corpo até o encéfalo e de transmitir as respostas elaboradas no encéfalo aos órgãos adequados. Ou seja, ela é encarregada de intermediar a comunicação entre o encéfalo e o corpo.

Sistema nervoso periférico (SNP) O sistema nervoso periférico é encarregado de levar as informações captadas pelos receptores sensoriais até o sistema nervoso central e trazer as respostas deste para os órgãos adequados. Ele é formado por nervos e gânglios nervosos. • Nervos: são agrupamentos de fibras nervosas, as quais, por sua vez, são associações de prolongamentos dos neurônios. Há nervos que partem do encéfalo (nervos cranianos) e nervos que partem da medula espinal (nervos espinais). Os nervos se ramificam e chegam a todas as partes do organismo. • Gânglios nervosos: são agrupamentos de corpos celulares dos neurônios. O SNP pode ainda ser dividido em SNP somático, o qual é responsável por ações voluntárias do corpo, e SNP autônomo, o qual se encarrega pelas ações automáticas e involuntárias do organismo, necessárias para a sobrevivência e a manutenção do equilíbrio do corpo. O SNP autônomo, por sua vez, pode ser subdividido em SNP autônomo simpático e SNP autônomo parassimpático. Esses dois subsistemas têm ações antagônicas, mas complementares. Geralmente, o SNP autônomo simpático prepara o organismo para situações de ação e emergência, enquanto o SNP autônomo parassimpático o prepara para situações de relaxamento. Diante de uma situação de perigo, por exemplo, os nervos do SNP autônomo simpático estimulam o coração e outras regiões do organismo, preparando o corpo para a ação. Passado o perigo, o SNP autônomo parassimpático faz o corpo voltar ao normal. Todos os órgãos recebem nervos tanto do SNP autônomo simpático como do SNP autônomo parassimpático.

ATIVIDADES

1.       Analise as alternativas a seguir e marque aquela que NÃO descreve uma função do sistema nervoso. a) ( ) captar e interpretar estímulos do ambiente. b) ( ) transportar informações. c) ( ) criar respostas por meio de movimentos, sensações ou constatações. d) ( ) transportar de nutrientes e oxigênio para o corpo. e) ( ) controlar a atividade dos músculos.

2.       O sistema nervoso é dividido entre sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). Assinale a alternativa que contém os órgãos que fazem parte desses sistemas.

a) ( ) SNC: encéfalo e medula espinhal; SNP: nervos e gânglios nervosos. b) ( ) SNC: cérebro e neurotransmissores SNP: tronco encefálico e raízes dorsais. c) ( ) SNC: nervos e gânglios nervosos; SNP: encéfalo e medula espinhal. d) ( ) SNC: cérebro e cerebelo; SNP: diencéfalo e medula espinhal. e) ( ) SNC: cérebro e cerebelo; SNP células nervosas e neurotransmissores.

 

3. Qual dos seguintes comportamentos envolve maior número de órgãos do sistema nervoso? a) ( ) Salivar ao sentir o aroma de comida gostosa. b) ( ) Levantar a perna quando o médico toca com martelo no joelho do paciente. c) ( ) Piscar com a aproximação brusca de um objeto. d) ( ) Retirar bruscamente a mão ao tocar um objeto muito quente. e) ( ) Preencher uma ficha de identificação.

4. O cérebro é uma parte do encéfalo que corresponde a aproximadamente 80% dessa estrutura e apresenta uma grande quantidade de sulcos e depressões. Marque a alternativa que indica corretamente algumas das funções principais do cérebro: a) ( ) O cérebro relaciona-se com a coordenação dos movimentos, equilíbrio e postura. b) ( ) O cérebro relaciona-se com a regulação das funções cardiovasculares, controla a respiração e os reflexos de tosse e espirro. c) ( ) O cérebro é responsável por processar os impulsos motores e regular a temperatura corpórea. d) ( ) O cérebro relaciona-se com a linguagem, comportamento emocional e raciocínio. e) ( ) O cérebro é responsável por controlar a audição, pressão arterial e respiração.

Funcionamento do sistema nervoso

Como vimos, no sistema nervoso há células altamente especializadas, os neurônios. Você também aprendeu que os neurônios são células de comunicação, encarregadas de levar mensagens para o SNC e trazer dele respostas, que culminam, muitas vezes, em movimento. Então, para entender como o sistema nervoso funciona, é preciso saber como ocorre a comunicação entre os neurônios. Quando um neurônio é estimulado, acontecem mudanças de cargas elétricas em sua membrana plasmática, que se propagam rapidamente pelos dendritos, o corpo celular e o axônio (sempre nesse sentido), formando o que chamamos de impulso nervoso. Quando o impulso nervoso chega à extremidade do axônio, são liberadas substâncias químicas que atingem o neurônio seguinte. Essas substâncias, chamadas neurotransmissores, provocam mudanças elétricas na membrana. Dessa forma, o impulso nervoso passa de um neurônio a outro, rapidamente (questão de milésimos de segundos). O ponto final de um impulso nervoso pode ser um neurônio, músculos ou glândulas. Os neurônios não estão conectados fisicamente uns com os outros. A conexão se dá pelos neurotransmissores, e a região de conexão entre dois neurônios é chamada de sinapse. Estudos científicos indicam que muitas doenças que afetam o sistema nervoso, como a depressão e a ansiedade, são decorrentes da alteração na quantidade dos neurotransmissores. O consumo de drogas, como bebida alcoólica, cocaína, tabaco e maconha, também pode afetar o funcionamento do sistema nervoso, pois altera a passagem do impulso nervoso. Esse assunto será abordado com mais detalhes nas próximas páginas. O cérebro é responsável por elaborar as respostas voluntárias. Algumas respostas, no entanto, são elaboradas pela medula espinal. Essas ações são involuntárias, ou seja, feitas independentemente da nossa vontade. Por exemplo, tocar um instrumento musical é uma ação voluntária, pois podemos decidir tocá-lo ou não. Já a retirada da mão de uma panela quente é involuntária: antes mesmo de sentir que a panela está quente, a mão já está longe do perigo. Plasmática do outro neurônio, fazendo com que o impulso nervoso continue na célula seguinte.

Essas ações involuntárias mediadas pela medula espinal são chamadas de atos reflexos e visam assegurar a integridade do organismo. Nelas, o caminho do impulso nervoso é mais curto do que nas ações mediadas pelo cérebro; assim, a resposta é bem mais rápida. Esse caminho é chamado de arco reflexo. No arco reflexo geralmente estão envolvidos um neurônio sensitivo, um neurônio associativo e um neurônio motor. Os neurônios sensitivos são aqueles que captam o estímulo e levam até o centro nervoso. Os neurônios motores são aqueles que levam a informação até o órgão que efetuará a ação. Já os neurônios associativos interligam os neurônios sensitivos aos motores.

O sistema nervoso e as drogas

É certo que muitas pessoas já ouviram falar sobre drogas e, geralmente, quando pensamos no que são essas substâncias, somos induzidos a associá-las a alguma coisa que faz mal à saúde. Essa ideia não está de toda errada, mas talvez seja um pouco simplificada e incompleta. Segundo a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), “droga é qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento”. Existem certas drogas que são usadas no tratamento de doenças e são consideradas medicamentos. Mas também existem drogas que prejudicam a saúde, são os chamados tóxicos. As drogas podem ser classificadas de diferentes maneiras. Do ponto de vista das leis, as drogas podem ser lícitas ou ilícitas. Drogas lícitas são aquelas cuja comercialização é aceita pela legislação, podendo ou não estar submetidas a algum tipo de restrição, como cigarro e bebida alcoólica, que só podem ser comercializados para maiores de 18 anos. Drogas ilícitas são aquelas cuja comercialização é proibida pela legislação, como cocaína, crack e maconha.

Atividades

Observe as charges 1 e 2:

 

1 - Na charge qual a droga é considerada lícita e qual é considerada ilícita? _____________________ _______________________________________________________________________________________ 2 - Qual órgão do sistema nervoso é afetado pelo uso de drogas? Além da dependência cite outros prejuízos causados pelo uso de drogas:____________________________________________________________

3. Em que sentido se dá a transmissão do impulso nervoso em um neurônio?

4. De acordo com as estruturas do Sistema Nervoso Central a seguir enumere a primeira coluna de acordo com a segunda, estabelecendo uma correta associação:

I. Cérebro

II. Cerebelo

III. Tronco Encefálico

IV. Medula Espinhal

 (   ) É responsável por reflexos rápidos em resposta a situações de emergência.

(   ) Coordena os movimentos e a postura corporal, mantendo nosso equilíbrio.

(   ) Possui dois hemisférios e áreas sensoriais, motoras e associativas.

(   ) Conduz os impulsos nervosos do cérebro para a medula espinhal e vice-versa.

5. O sistema nervoso autônomo é dividido em fração simpática e parassimpática. Como ocorre a ação dessas duas frações em nosso organismo?

 6. Selecione a alternativa que completa as lacunas das afirmações seguintes:

I – O sistema nervoso é composto por um tipo especial de tecido denominado tecido nervoso, o qual possui como tipos celulares os neurônios e as ________________.

II – Os neurônios são responsáveis pela propagação do ______________ e apresentam como partes básicas o _______________, onde está localizado o núcleo, e dois tipos de prolongamentos, os axônios e os dendritos.

a.       (  ) células da glia – impulso nervoso – corpo celular.

b.       (  ) células especiais – nervo – nucléolo.

c.       (  ) células nervosas – estímulo – cérebro.

d.       (  ) células da linha – sensitivo – dendrócito.

7. Observe o esquema de um neurônio e nomeie as estruturas indicadas pelos números de 1 a 4.

https://portal.educacao.go.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/image-357.png 

Executando a resposta: ossos e músculos

Retomando o que vimos até aqui: os órgãos dos sentidos captam os estímulos e as informações do ambiente. O sistema nervoso se encarrega de interpretá-los e elaborar uma resposta. Geralmente, essa resposta envolve movimento. Lembra-se do ato reflexo de retirar a mão de um objeto quente? A ação foi mediada pela medula espinal, que recebeu o estímulo tátil, o interpretou e enviou a resposta para mover o braço. No movimento de afastar a mão do objeto quente, entraram em ação várias estruturas do corpo, como ossos e músculos. Nesse momento, vamos conhecer essas estruturas e entender como os movimentos acontecem. O esqueleto Os ossos são estruturas resistentes e têm diferentes formatos: eles podem ser chatos, longos ou curtos. O conjunto de ossos do corpo é chamado de esqueleto. Além dos ossos, o esqueleto é formado por cartilagens, ligamentos e tendões. A região na qual dois ossos fazem contato é chamada de articulação óssea. As articulações podem ser móveis, permitindo que os ossos deslizem um sobre o outro, ou fixas, unindo firmemente os ossos, como as que existem no crânio. Nas articulações móveis há cartilagens na extremidade dos ossos, o que garante o deslizamento das peças ósseas

Os ossos de uma articulação móvel mantêm-se no lugar com a ajuda dos ligamentos. Os ligamentos são feixes de um tipo de tecido bastante resistente que fixa um osso a outro. Além de participar da movimentação do corpo, o esqueleto tem a função de proteger os órgãos internos. O crânio, por exemplo, protege o encéfalo, enquanto as costelas protegem os pulmões e o coração. Os ossos também são fontes de cálcio e local de produção de células do sangue. A musculatura Os músculos, por sua vez, formam o que é popularmente chamado de “carne” do nosso corpo. Eles são constituídos basicamente por tecido muscular, caracterizado pela sua capacidade de contrair e relaxar. Os músculos podem ser grandes, como os músculos da coxa, ou bem pequenos, como alguns músculos do rosto. O conjunto de músculos do corpo compõe o que chamamos de musculatura.

Além dos músculos que são responsáveis pelos movimentos em associação com os ossos, há músculos que permitem o batimento do coração (músculo cardíaco), o deslocamento do alimento pelo tubo digestório, a circulação do sangue, a eliminação da urina, entre tantos outros movimentos que acontecem no organismo, cooperando para o seu funcionamento.

Atividades

1.       Pessoas que sofreram acidentes e tiveram lesões na medula espinal podem ter os movimentos.

2.       Os ossos são órgãos do corpo humano responsáveis por diversas funções, EXCETO:

a) Sustentação do corpo b) Proteção de órgãos internos c) Apoio para realização dos movimentos

d) Reserva de vitaminas.

3. Você agora é o artista! Desenhe os ossos do corpo, escolha 3 no mínimo, músculos e articulações. Veja o que diz os textos.

Bons Estudos!! Se cuidem e fiquem com Deus!!Beijos e até nosso próximo encontro!!

Articulação de Ciências.  


Caixa de Texto: Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ______________________________ Data: _____________ Ano/ Turma: 7º___

Professor (a): __________________________Componente Curricular: Ciências

Aluno (a): _________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento:  Diferentes formas de transmissão de doenças. Classificação dos seres vivos; Equilíbrio e desequilíbrio ecológico.

 

ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO 

Olá tudo bem?

Bem-vindo! Continuemos em nosso caminho repleto de experiências e valiosas aprendizagens! Faça deste momento, o começo de uma nova era de sabedoria na sua vida, representando o começo de uma saudável e sábia aventura. Sucesso na realização das atividades!

 Responda as atividades abaixo com base nos textos dessa apostila.

O solo pode trazer doenças? Você conhece a história de Jeca Tatu?

É uma história de Monteiro Lobato, sobre Jeca Tatu, um caboclo muito pobre que trabalhava na roça. Ele era muito desanimado, só vivia se lamentando e não tinha ânimo para nada. Todos o consideravam preguiçoso. Jeca não se animava para ajeitar sua casa, não cuidava do seu cãozinho, que vivia cheio de bichos, enfim, não queria fazer nada! Um dia, um médico abrigou-se na casa de Jeca, por causa da chuva, e ficou impressionado com a palidez de Jeca. Resolveu, então, examiná-lo. Ao examiná-lo e ouvir suas queixas (dores de cabeça, cansaço...), o médico descobriu que Jeca tinha uma doença: o amarelão! Receitou-lhe, então, um remédio e disse: “Nada de andar descalço! Compre uma botina para os pés!” O doutor explicou que “os bichinhos” que vinham do solo contaminado entravam pelo pé de Jeca, que andava descalço. O tempo passou e o Jeca melhorou! A preguiça passou e Jeca, que era medroso, até ficou valente! Ninguém mais o chamou de preguiçoso. Jeca mudou de vida: plantou, arou a terra, criou gado. Ficou tão feliz que queria passar isso para todo mundo! Sua fazenda ficou conhecida no país inteiro. Até inglês ele aprendeu! Ganhou muito dinheiro e investiu em “curar gente”.

Adaptado de www.miniweb.com.br/literatura/artigos/jeca_tatu_historia1.html

ATIVIDADE (1): Agora, responda em uma folha a parte, depois anexe a essas em caso de devolver para a escola:

1- Qual era a doença de Jeca Tatu? 2- Como Jeca Tatu se sentia por causa da doença? 3- O que as pessoas achavam de Jeca Tatu? 4- Como Jeca pegou essa doença? 5- Como o doutor o orientou para evitar a doença? 6- Como a vida de Jeca Tatu mudou? 7- Qual foi o grande investimento de Jeca Tatu? 8- Jeca Tatu tinha uma verminose conhecida como amarelão. Para evitar verminoses, precisamos tomar certos cuidados. Quais?

2. Aqui estão algumas doenças relacionadas ao solo e a água. Leiam atentamente em seguida represente através de desenhos os ciclos biológicos desses vermes.

Ascaridíase: é uma verminose causada por um parasita chamado Ascaris lumbricoides. É a verminose intestinal humana mais disseminada no mundo. A contaminação acontece ocorre quando há ingestão dos ovos infectados do parasita, que podem ser encontrados no solo, água ou alimentos contaminados por fezes humanas. O único reservatório é o homem. Se os ovos encontram um meio favorável, podem contaminar durante vários anos.

Bicho geográfico: é o nome popular dado ao parasita nematoide Ancylostoma brasiliense ou ao Ancylostoma caninum que causam a doença chamada larva migrans cutânea. Ele é assim chamado porque as larvas penetram na derme e migram através do tecido subcutâneo ou visceral deixando seus rastros pelo corpo. Esse parasita é frequente em cães e gatos e em razão do contato bastante próximo com os animais domésticos, pode se instalar no homem e não conseguir completar seu ciclo por estar em um hospedeiro anormal. O contato com solo contaminado por fezes de cães e gatos é a forma como se adquire o bicho geográfico. No solo, os ovos presentes nas fezes, sob boas condições de umidade, temperatura e oxigenação, transformam-se em larvas que vão penetrar na pele e causar a doença no homem. Nos cães e gatos, a infecção ocorre tanto por via oral, cutânea ou pela placenta.

Tétano: É causado por uma bactéria, a mesma entra em nosso organismo pela pele quando nos ferimos com objetos contaminados; A bactéria produz toxinas que atingem o sistema nervoso e fazem o músculo se contrair. Em caso de ferimento profundo, é fundamental procurar o médico, poderá ser utilizado o soro antitetânico. Todas as crianças devem ser vacinadas contra o tétano, a vacina deve ser tomada a cada dez anos.

Ancilostomíase: Pode ser causada por dois vermes: ancilóstomo e necátor, o ovo desses vermes chega ao solo com as fezes da pessoa contaminada e origina uma larva que pode penetrar pelos pés de quem pisa descalço em solo contaminado. Há perda de sangue, a pessoa fica cansada, fraca, desanimada, tem tonturas e dores musculares. Essa doença é conhecida popularmente como amarelão, a doença do Jeca Tatu.

A dengue: é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito da dengue adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de três a 15 dias para a doença se manifestar, sendo mais comum cinco a seis dias.

ATIVIDADE (2):

1.0 Retrate através de desenhos o que podemos fazer para evitar a proliferação desse mosquito.

2.0 Com base nos textos e ilustrações dos itens anteriores, preencha a tabela abaixo com medidas de prevenção contra as doenças relacionadas.

DOENÇAS

PREVENÇÃO

Dengue

 

Bicho Geográfico

 

Ascaridiase

 

Ancilostomose

 

Tétano

 

 

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

Compreenda a forma atual de classificação dos seres vivos em categorias taxonômicas. Imagine todos os grupos de seres vivos presentes no planeta! Provavelmente você os separou em grupos, tais como animais, plantas, fungos, protozoários e bactérias. De maneira inconsciente você acabou de classificar alguns dos seres vivos da Terra.

Normalmente quando encontramos uma grande quantidade de coisas diferentes, tentamos agrupá-las de modo a unir aquelas que possuem características semelhantes. Ao lavar uma porção de roupas, por exemplo, separamos as brancas das coloridas. Isso é uma forma de classificação.

Os seres vivos também foram separados em grupos para facilitar o seu estudo. A primeira pessoa que tentou realizar tal feito foi o filósofo Aristóteles, que agrupou todos os seres vivos em dois grupos: os que possuíam sangue e aqueles que não possuíam. Claro que essa classificação não era a ideal, mas outras foram, posteriormente, propostas. No final do século 18, Carl von Linné propôs uma classificação por categorias, baseada nas semelhanças anatômicas, que é usada até o momento com algumas pequenas mudanças. Primeiramente ele considerou que o grupo básico da classificação era uma espécie. Para ele, uma espécie seria um grupo de indivíduos com características não observadas em nenhum outro grupo. Uma espécie pode ser definida como um grupo de organismos capazes de se reproduzir e originar descendentes férteis. As espécies que apresentavam alguma semelhança eram agrupadas em gêneros. Os gêneros semelhantes eram agrupados em famílias. As famílias com características em comum eram agrupadas em ordens, e as ordens semelhantes eram agrupadas em classes. Estas, por sua vez, eram agrupadas em filos, e estes, em reinos. Sendo assim, temos as seguintes categorias, também chamadas de categorias taxonômicas:

Reino → Filo → Classe → Ordem → Família → Gênero → Espécie

Observe que a categoria mais ampla é o reino e a mais restrita é a espécie. Nossa espécie, por exemplo, possui o mesmo reino que peixes, pássaros e crocodilos. Veja a seguir as categorias taxonômicas nas quais o homem se encontra:

Reino: Animal/Filo: Cordados/Classe: Mamíferos/Ordem: Primatas/Família: Hominidae/Gênero: Homo/Espécie: Homo sapiens

MACETE PARA NÃO ESQUECER: Rato Frito Com Orégano Fica Gostoso: Experimente.

NOMENCLATURA BINOMIAL

Nomenclatura é a atribuição de nomes (nome científico) a organismos e às categorias nas quais são classificados. O nome científico é aceito em todas as línguas, e cada nome aplica-se apenas a uma espécie. O nome científico, geralmente é composto por duas palavras, sendo que a primeira refere-se ao GÊNERO e a segunda refere-se ao EPÍTETO ESPECÍFICO. As duas palavras juntas determinam o nome da espécie do ser vivo. A escrita dos nomes científicos das espécies de seres vivos obedece a algumas regras. Vejamos cada uma delas abaixo:

REGRAS DE NOMENCLATURA BINOMIAL

1. Nomes científicos dos organismos devem ser escritos em latim ou latinizados.2. A letra inicial do Gênero deve SEMPRE ser escrita maiúscula. 3. A letra inicial do Epíteto Específico deve SEMPRE ser escrita minúscula. 4. O nome científico deve sempre aparecer destacado no texto: a) Se for texto digitado ou impresso, deve estar destacado em Itálico. b)Se for texto manuscrito, deve estar destacado sublinhado.

OS 5 REINOS Quais são os cinco reinos dos seres vivos?

Podemos definir os cinco reinos como os que estão listados abaixo:

Reino Monera: são as bactérias e cianobactérias. Reino Protistas: são as algas e os protozoários. Reino Fungi: são os Fungos. Reino Plantae: são os vegetais. Reino Animalia: são os animais.

ATIVIDADE (3)

 

GÊNERO     REINO   FAMÍLIA        CLASSE                ESPÉCIE   FILO    ORDEM

1)Com base nos conteúdos estudados, respondas as questões abaixo:

a) Os vírus são classificados como seres do Reino Monera. Você concorda? Justifique.

b) Cite três regras que Lineu estabeleceu para escrever um nome científico de um ser vivo.

c) Por que o trabalho dos taxonomistas é importante? Utilize as palavras do quadro abaixo para completar as sentenças:

a) Chamamos de ____________________ ao conjunto de gêneros semelhantes.

b)Chamamos de ____________________ ao conjunto de indivíduos semelhantes que podem se reproduzir, deixando descendentes férteis.

c) Chamamos de ________________________ ao conjunto de filos semelhantes.

d)Chamamos de ________________________ ao conjunto de ordens semelhantes.

e) Chamamos de ______________________ ao conjunto de espécies semelhantes.

f) Chamamos de __________________ ao conjunto de famílias semelhantes.

g)Chamamos de _________________ ao co

 Qual das seguintes espécies pertencem ao mesmo gênero do maracujá (Passiflora edulis)?

 ( ) Passiflora angustifolia ( ) Araucaria edulis ( ) Bromelia adiacantha

4. Observe a lista a seguir:

Araucaria angustifólia.  Baccharis genus. Citrus ergamia. Citrus reticulata. Eugenia uniflora. Noteroclada confluens. Passiflora alata. Passiflora misera. Persea americana. Canis lúpus. Canis familiaris. Panthera onca

a) Quantos gêneros contêm essa lista? __________________________________________________

b) Quantas espécies contêm essa lista?__________________________________________________

05. Em todos os nomes científicos listados abaixo ocorre erro de nomenclatura binomial. Em cada caso, identifique o(s) erro(s). a) homo sapiens    b) Canis lupus      c) felis Catus    d) Apis Mellifera

06. Das características abaixo:

·         capacidade de reproduzir-se.   presença de clorofila  • capacidade de locomoção • descendentes iguais aos pais. capacidade de realizar fotossíntese. • capacidade de realizar respiração celular. • compostos por células.

a) Quais são as que existem nas plantas, mas não estão presentes nos animais?

b) Quais são as que existem nos animais, mas não estão presentes nas plantas?

c) Quais as que aparecem tanto em plantas como em animais?

Equilíbrio Ecológico

Mesmo que a ideia do equilíbrio ecológico seja um pouco vaga, é possível refletir sobre sua necessidade como forma de manter uma qualidade de vida e perspectivas de sobrevivência no futuro, quando o progresso traz empreendimentos que impactam diretamente a natureza. É impossível pensar que a natureza é estática e que se manterá do mesmo jeito ao longo dos anos. Mesmo sem a ação direta do homem, ela própria se modifica pelas ações dos fenômenos naturais, considerando também a fauna e flora. A Necessidade do Equilíbrio Ecológico, como o homem precisa utilizar os recursos naturais para viver, a atual atenção com os excessos, são fundamentais para manter uma perspectiva de sobrevivência futura. Por milhões de anos, a humanidade é predadora da natureza, usufruindo seus recursos sem se preocupar com seu término, como se tudo que viesse dela fosse infinito. Ao se deparar com os danos causados e em muitos casos irreversíveis, aliada a pressão da grande possibilidade de perder esses recursos no futuro, o foco mudou e agora a preocupação ecológica tem feito parte da vida de todos.

ATIVIDADE (04)

Para refletir!!

"Se não existisse o homem no planeta, nada mudaria.

Faltando as abelhas, sem a polinização, seriam extintas a flora e a fauna, não haveria florestas, lagos e rios a terra seria um deserto."

01.Leia o trecho acima e com base em suas conclusões e nas informações do seu professor destaque a importância  das abelhas para o equilíbrio ambiental. 02.Que outros animais você destacaria que apresentam papel importante para o equilíbrio ambiental? Por quê? 03.O que tem acontecido com o equilíbrio ecológico? 04.O que é necessário para que haja equilíbrio ecológico? 05.A falta de água doce no Planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida. Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando

a) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no Planeta.

b) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.

c) a qualidade da água disponível apenas no subsolo terrestre.

d) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.

e) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.

Desequilíbrio Ambiental.

Em busca de seu próprio conforto e de aperfeiçoamento da tecnologia, há muito tempo o homem vem promovendo modificações no ambiente, prejudicando o ecossistema do qual ele faz parte. O aperfeiçoamento tecnológico, industrial e científico, nos últimos tempos, tem provocado drásticas alterações na atmosfera, na água de mares, lagos, rios, e no solo. Além do mais, provocou desequilíbrio nas cadeias alimentares. Levando a extinção de certos componentes da cadeia alimentar, com isso provocou o aumento numérico de espécies de níveis tróficos mais inferiores produzindo efeitos muito desagradáveis.

Poluição ambiental: Nem todo desequilíbrio ecológico é produzido pelo homem, como por exemplo, os incêndios acidentais provocados por raios devastando áreas florestais, no entanto, o homem é o maior causador de tais desequilíbrios. Dentre eles, o de importância maior, que é a poluição do ambiente.

Poluição da água: Os principais poluentes da água são: lançamento de esgoto, detergentes, resíduos industriais e agrícolas e petróleo nos rios.

Poluição atmosférica: Os poluentes encontrados no ar, principalmente das cidades industrializadas, são: monóxidos de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), fração particulada, óxido de nitrogênio (NO2) e óxido de enxofre (SO2).

Inversão térmica: A camada de ar próxima à superfície do globo terrestre é mais quente. Sendo menos densa ela sobe e à medida que atinge alturas maiores vai esfriando. Com o movimento do ar as partículas sofrem dispersão. No inverno pode ocorrer inversão térmica, ou seja, nas camadas próximas ao solo fica o ar frio e acima dessa camada, o ar quente. Os poluentes liberados na camada de ar frio estacionam.

Poluição radioativa: A poluição radioativa aumenta a taxa de mutação, uma de suas maiores consequências é o surgimento de variados tipos de câncer, alguns com cura desconhecida.

ATIVIDADE (05)

01.A atividade industrial é um ramo da economia que envolve a produção de resíduos, os quais, na maioria dos casos, são nocivos ao meio ambiente e também ao ser humano. Um exemplo são as indústrias que devem queimar combustíveis, como gás ou óleo. Independentemente do estado físico do resíduo produzido, a atividade industrial tem contribuído para poluir de forma intensa e preocupante quais ambientes?

 a) Apenas a água b) Apenas o solo c) Apenas o ar atmosférico d) A água, o solo e o ar atmosférico

Superpopulação de Mariposas em Itamaraju

Menos de 2 meses após 'invadir' Prado, mariposas infestam Itamaraju

'Invasão' começou há 40 dias, foi contida, mas retornou há cerca de 4 dias. Concentração de insetos é tanta que chega a cobrir o chão em certos locais.

16/09/2015 18h05 - Atualizado em 18h31

Mariposas cobrem gramado em rua de Itamaraju .

Menos de dois meses depois de 'invadir' a cidade de Prado, no sul da Bahia, uma infestação de mariposas tem deixado intrigadas as autoridades da cidade de Itamaraju, localizada na mesma região. Em determinados locais, a concentração dos insetos é tanta, que chega a cobrir o chão. Além dos gastos para conter a proliferação dos bichos, ainda não se sabe o motivo para a invasão repentina. Gilma Teixeira, secretária de Saúde da cidade, contou ao G1 que as mariposas começaram a aparecer há cerca de 40 dias. "Elas começaram em alguns pontos específicos, principalmente onde há luzes fluorescentes". Ainda não há explicação para as causas da infestação dos insetos. Ela disse que a administração municipal fez a borrifação de veneno e limpeza dos muros dos imóveis, conseguindo conter as mariposas, mas que elas voltaram. "Além do veneno, mandamos lavar todas as paredes de prédios públicos. Pedimos que os donos de imóveis particulares fizessem o mesmo. Mas há uns quatro ou cinco dias, as mariposas voltaram com tudo. Por conta da infestação, a secretária conta que a população está preocupada com possíveis transmissões de doenças. "Nós já informamos que não há risco de doenças, a não ser reações alérgicas pontuais para algumas pessoas", diz Gilma. "Entretanto a sujeira incomoda. A parede fica toda preta com as larvas das mariposas", acrescenta.

Com relação às causas da infestação, a secretária afirma ainda não haver uma explicação. "Algumas pessoas têm dito que é desequilíbrio ambiental, outras dizem que é por causa de medicamento que jogaram nos eucaliptos, mas ainda não sabemos as causas de fato", afirma. Gilma ainda destaca que será realizada uma nova borrifação de veneno e limpeza dos locais onde há grande concentração das mariposas.

Mariposas invadem cidade de Prado, na Bahia. Em Prado, a infestação começou no fim de julho. De acordo com a secretária de Meio Ambiente do município, Benedita Barreto, nunca tinha acontecido algo do ripo em Prado. "São tantas mariposas que elas chegam a atrapalhar alguns comerciantes da cidade", relatou a secretária na época. A escola municipal Perolina Mascarenhas precisou passar por dedetização e, por conta disso, as aulas foram canceladas. Outra instituição ficou dois dias sem funcionar por causa das lagartas. “Isso aí tomou uma proporção enorme, a ponto da gente realmente suspender as aulas e tomar as devidas providências, que foi chamar a vigilância sanitária”, disse a coordenadora pedagógica Mariscléia Couto. Segundo a secretaria de Meio Ambiente de Prado, as mariposas surgiram por causa de um desequilíbrio ecológico que ainda está sendo estudado. Uma das possíveis causas é a monocultura do eucalipto na região. Mas as empresas de papel e celulose que atuam na área afirmam que o combate às lagartas pardas é realizado com a orientação de órgãos competentes, como a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). O produto usado no combate é biológico, não prejudica a saúde humana e não afeta a biodiversidade.

ATIVIDADE (06)

01.O que provoca desequilíbrio ambiental? R_

02.O que contribui para o desequilíbrio ambiental? R_

03.O que é necessário fazer pata que o desequilíbrio não aconteça de forma que está acontecendo?

Mão na Massa.

Nessa atividade você irá escrever uma pequena história sobre o desequilíbrio ambiental incluindo o caso das Mariposas e no final da mesma relatam uma solução ao problema encontrado. Depois transcreva essa história escrita para uma história ilustrada  em quadrinhos.

 

Bons Estudos!! Se cuidem e fiquem com Deus!!

Beijos e até nosso próximo encontro!!Articulação de Ciências. 


Caixa de Texto: Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ______________________________ Data: _____________ Ano/ Turma: 8º___

Professor (a): __________________________Componente Curricular: Ciências

Aluno (a): _________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento:   Sistema Imunitário Humano: imunidade inata (barreiras físicas, químicas e biológicas) e imunidade específica.  Fontes e Tipos de Energia; Fontes de energias naturais renováveis e não renováveis. Energia e suas transformações, trabalho e potência, equipamentos elétricos (consumo de energia elétrica). 

 

ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO 

Olá tudo bem?

Bem-vindo! Continuemos em nosso caminho repleto de experiências e valiosas aprendizagens! Faça deste momento, o começo de uma nova era de sabedoria na sua vida, representando o começo de uma saudável e sábia aventura. Sucesso na realização das atividades!

 Responda as atividades abaixo com base nos textos dessa apostila.

Sistema Imunológico

De uma maneira geral todos os animais estão constantemente sob ameaça e suscetíveis a invasão de diversos microorganismos presentes, que podem ser representados por vírus, bactérias, fungos e protozoários. O sistema responsável pela defesa constante do organismo é denominado de sistema imunológico, formado por um conjunto de células, tecidos e moléculas.

A função deste sistema é o de prevenir infecções ou erradicar infecções estabelecidas. Animais saudáveis são, em muitos momentos, resistentes às invasões destes microorganismos, devido à presença de mecanismos complexos de defesas interligados que podem ser divididos em três (3) partes:

  • Barreiras Físicas
  • Imunidade Inata ou não específica
  • Imunidade adaptativa ou adquirida

Todas as células do sistema imune são produzidas a partir da medula óssea, por meio de células tronco hematopoiéticas, as quais produzem os eritrócitos (glóbulos vermelhos), responsáveis pelo transporte de gases no sangue, os leucócitos (glóbulos brancos) que possuem a função de defesa do sistema imune por meio da produção de diversas células de defesa, e as plaquetas que são fragmentos de células que participam da coagulação sanguínea.

Os leucócitos após serem produzidos ficam circulando no sangue por dias, semanas, meses ou até anos no nosso corpo. Sua produção é contínua e quando há alguma alteração na quantidade destas células, por exemplo, visto em exame de sangue, indica que está ocorrendo algum problema no local onde o sistema imunológico foi ativado.

Tipos de barreiras para evitar entrada de antígenos e microorganismos

Na tentativa de invadir o organismo de um animal, o agente agressor se depara com a primeira linha de barreia, representada por múltiplas camadas de defesa. Essas barreiras são compostas por:

  • Barreiras físicas: são responsáveis por impedir que o microrganismo consiga atingir regiões mais internas, representadas pelos tecidos e, assim, impedir o desenvolvimento de doenças. Essas barreiras são compostas por três (3) diferentes tipos:
  • Barreira mecânica: é representada pela pele íntegra e composta pela epiderme, rica em queratina e impede a entrada de microorganismos diversos. Os cílios e mucos nasais também são exemplos de barreira mecânica, que auxiliam a filtrar o ar, fazendo com que os microorganismos fiquem aderidos a estes cílios e muco, e impedindo que entrem no corpo.
  • Barreira microbiológica: é representada pela microbiota intestinal, estomacal, pulmonar, genital, superfície da pele e entre outras, que agem por exclusão competitiva, impedindo que agentes patogênicos se liguem aos receptores, impedindo que eles se multipliquem e acarretem em doenças.
  • Barreira química: é caracterizada por enzimas presentes na saliva, lágrimas e secreções nasais. Os ácidos graxos presentes no suor e suco gástrico, impedem que os microrganismos consigam atingir regiões alvo para desencadear doença por possuírem pH ácido.

ANDREA PANZARDI

ESPECIALISTA TÉCNICA AVES E SUÍNOS

Dicas para fortalecer o seu sistema imunológico na quarentena

gora que você já conhece a importância do sistema imunológico para a sua saúde, que tal aprender a fortalecê-lo para evitar o surgimento de doenças na quarentena? Confira as dicas que separamos para você: 

1. Mantenha uma alimentação saudável

Uma boa saúde começa pelo o que você se alimenta. Por isso, não deixe de seguir as recomendações médicas abaixo:

  • Evite refrigerantes, sobremesas em excesso e carnes pesadas e gordurosas;
  • Inclua alimentos in natura na suas refeições como, por exemplo, verduras, legumes e grãos;
  • Substitua o doce por uma fruta durante o dia;
  • Hidrate-se com água, água de coco e sucos naturais. 

2. Tenha boas noites de sono

Dormir de 6 a 8 horas por noite é fundamental para evitar sintomas de estresse, um dos maiores inimigos do sistema imunológico.

Estudos comprovam que o psicológico afeta diretamente o seu sistema imune. Por isso, prepare um ambiente aconchegante e confortável para você dormir. De preferência, limpo, sem barulhos e claridades.

3. Evite cigarros e bebidas alcoólicas

Para fugir da angústia da quarentena, pode ser comum o uso excessivo de cigarros e bebidas alcoólicas. Porém, fique atento! O tabagismo e o alcoolismo são péssimos para a sua imunidade, pois enfraquecem as células do seu organismo, limitando o seu poder de defesa. Existem algumas vitaminas essenciais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Veja abaixo quais são e em quais alimentos encontrá-las:

Os nutrientes aliados da imunidade

Mas não é só quem tem mais de 60 anos que deve dar atenção à escolha dos alimentos e buscar adequar com eles os níveis de micronutrientes. Por isso aponto, a seguir as vitaminas e os minerais mais estudados por exercerem um papel nas defesas do nosso corpo.

Zinco: É o mineral que possui maior importância para o sistema imune. Em geral, idosos possuem deficiência de zinco, que tantas vezes é observada pela sensação de diminuição do paladar. Ele é encontrado em carnes, frutos do mar como ostras e mariscos, fígado e vísceras, peixes, ovos e cereais integrais. Pessoas que seguem dietas vegetarianas estritas também podem ter carência da substância.

Vitamina A: Entre suas propriedades, ajuda a modular a imunidade. É encontrada na natureza em sua forma ativa pré-formada (o retinol) em alimentos de origem animal, bem como nos seus precursores, os carotenoides, que aparecem em vegetais — o corpo tende a aproveitar melhor a ver- são de origem animal. As principais fontes de vitamina A são o fígado e os óleos de fígado de peixe. Já os carotenoides se encontram em vegetais de cor alaranjada ou verde escura.

Vitamina D: Famosa por sua ação nos ossos, também tem um papel relevante no sistema imune. A principal forma de obtê-la é pela exposição aos raios solares, que tornam possível sua síntese pela pele. Mas pescados, óleos naturais de fígado de peixes, alimentos fortificados e suplementos podem contribuir para alcançar e manter os níveis ideais. Na Europa, a deficiência da vitamina foi observada em pessoas infectadas pelo novo coronavírus, mas isso já podia ser esperado, uma vez que os pacientes contraíram a doença em pleno inverno, quando há uma diminuição à exposição solar. No entanto, embora o Brasil seja um país tropical e mais quente, sabemos que grande parcela da população não está com concentrações adequadas da vitamina, muito provavelmente devido ao uso do protetor solar.

 

Leia mais em: https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/o-papel-de-vitaminas-e-minerais-na-imunidade-diante-do-coronavirus/

 

ATIVIDADE (1): Agora, responda em uma folha a parte, depois anexe a essas em caso de devolver para a escola:

1.Preencha a tabela abaixo com base em informações do texto acima..

SISTEMA IMUNOLÓGICO

O sistema imunológico foi concebido para defender o corpo contra invasores estranhos ou perigosos. Tais invasores incluem:

Conceito de Antígeno

O organismo tem uma série de defesas. As defesas incluem:

Conceitos de imunidade inata e específica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Produção de desenhos que mostrem como entenderam o sistema imunológico. Retrate situações através de história em quadrinhos. Colocar os títulos abaixo para cada situação.

História 01: A Contaminação. Retratar através da história como ocorre a contaminação por COVID-19.

História 02: Como o vírus agem no organismo. Retratar através da história como os agem em nosso corpo.

História 03: Como o organismo neutraliza o vírus. Retratar através da história como o vírus é neutralizado.

FONTES DE ENERGIA

A geração, a transmissão e a distribuição de energia é um processo de fundamental importância para a sociedade e desenvolvimento econômico. Faz-se necessária em nossas casas, ruas, meios de transporte, atividade econômica, etc. No entanto, as fontes energéticas mais utilizadas são as não renováveis e suas reservas estão se esgotando. 

Energias Renováveis

Energias renováveis são aquelas que regeneram-se espontaneamente ou através da intervenção humana. São consideradas energias limpas, pois os resíduos deixados na natureza são nulos.

Alguns exemplos de energias renováveis são:

  • Hidrelétrica - oriunda pela força da água dos rios;
  • Solar - obtida pelo calor e luz do sol;
  • Eólica - derivada da força dos ventos,
  • Geotérmica - provém do calor do interior da terra;
  • Biomassa - procedente de matérias orgânicas;
  • Mares e Oceanos - natural da força das ondas;
  • Hidrogênio - provém da reação entre hidrogênio e oxigênio que libera energia.

Hidrelétrica: 
Obtenção – A partir da energia liberada por uma queda d’água, que faz girar uma turbina. 
Uso – Produção de energia elétrica. 
Vantagens e Desvantagens – Não emite poluentes. A construção de usina alaga grandes áreas. 
Eólica: 
Obtenção – Movimentos dos ventos captados por pás de turbinas ligadas a geradores. 
Uso – Produção de energia elétrica. 
Vantagens e Desvantagens – Não emite poluentes. Produz ruído excessivo e interfere nas transmissões de rádio e TV. 
Marés: 
Obtenção – A partir das alterações de nível das marés, através de barragens (que aproveitam a diferença de altura entre as marés alta e baixa) ou através de turbinas submersas (que aproveitam as correntes marítimas). 
Uso – Produção de energia elétrica. 
Vantagens e Desvantagens – Não emite poluentes. Altos investimentos e baixa eficiência. 
Solar: 
Obtenção – Aquecimento de placas de material semicondutor, como o silício. 
Uso – Aquecimento e produção de energia elétrica. 
Vantagens e Desvantagens – Não emite poluentes. Exige grandes investimentos. 
Biomassa: 
Obtenção – Decomposição de material orgânico. 
Uso – Aquecimento, produção de energia elétrica e biogás (metano). 
Vantagens e Desvantagens – Não interfere no efeito estufa. Exige alto investimento. 
Não Renovável 
Energias não renováveis são aquelas que se encontram na natureza em grandes quantidades, mas uma vez esgotadas, não podem mais ser regeneradas.

Têm reservas finitas, pois é necessário muito tempo para sua formação na natureza. São consideradas energias poluentes, porque sua utilização causa danos para o meio-ambiente.

Exemplos de energia não renováveis:

Petróleo: 
Obtenção – Depósitos fósseis no fundo do mar ou em grandes profundidades continentais. 
Uso – Produção de combustíveis, como a gasolina e o diesel, e produtos como o plástico. 
Vantagens e Desvantagens – Facilidade de transporte e distribuição. Sua queima polui a atmosfera. 
Gás natural: 
Obtenção – Ocorre na natureza, associado ou não ao petróleo. 
Uso – Produção de energia elétrica e de combustível para veículos, caldeiras e fornos. 
Vantagens e Desvantagens – Emite poucos poluentes. Os custos para distribuição são elevados. 
Carvão mineral: 
Obtenção – Resulta da transformação química de grandes florestas soterradas. 
Uso – Produção de energia elétrica e aquecimento. 
Vantagens e Desvantagens – Facilidade de transporte. Sua queima contribui com a chuva ácida. 
Energia Nuclear: 
Obtenção – A partir da quebra de átomos de urânio. 
Uso – Produção de energia elétrica e armas atômicas.

Vantagens e Desvantagens – Não emite poluentes. Falta tecnologia para tratar o lixo nuclear. 
Após a construção e correção do quadro produzido pelos estudantes, promova um ciclo de debate abordando as formas de obtenção e os aspectos positivos e negativos de cada fonte energética. Destaque os problemas ambientais ocasionados pela utilização, principalmente, do petróleo, cuja queima libera gases poluentes responsáveis pelo efeito de estufa. 
Durante o debate é de suma importância o processo de conscientização para a redução do desperdício de energia, destacando possíveis atitudes para realização desse processo.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

 Confira um mapa mental maravilhoso sobre Fontes de Energia e aprenda ainda mais para arrasar nos vestibulares e ENEM!
Mapa Mental Fontes de Energia 

ATIVIDADE 02

Questão 1: A utilização das fontes de energia nos países industrializados tem sido predatória e insustentável. O consumo exacerbado dos produtos, pela população desses países, pode gerar problemas e comprometer o meio ambiente. Assinale a alternativa que confirma a afirmativa acima.

a. Que com pouca produção de energia não será possível sustentar a produção e os serviços.

b. Que mesmo a produção de energia sendo suficiente isso não representa um problema ambiental.

c. Que o excesso de consumo de energia faz com que as reservas naturais de energia se esgotem.

d. Que o consumo em excesso de energia nada tem haver com o esgotamento das fontes naturais

Questão 2: Considerando as fontes de energia existentes no mundo como renovável e não renovável, escolha a opção, a seguir, que apresenta uma fonte de energia não renovável e uma renovável respectivamente:

a. petróleo e carvão mineral.                                                                                 b. gás natural e energia solar.               c. energia eólica e energia hidráulica.                                                                  d. carvão mineral e urânio.

Questão 3: Quais são os recursos energéticos mais questionados devido a sua poluição? Cite. Explique, cite e exemplifique.

Questão 4: O que são energias renováveis ? Explique e exemplifique.

Questão 5: Quais são os principais impactos ambientais decorrentes da construção de usinas hidrelétricas ?

Questão 6: Assinale a alternativa que cita somente fontes de energia renováveis.
a. (   ) carvão, hidrelétrica e biomassa b. (   ) querosene, eólica e hidrelétrica c. (   ) eólica, hidrelétrica e energia solar. d. (   ) gás natural, eólica e movimento das marés e. (   ) petróleo, movimento das marés e energia solar

Questão 7:  Algumas atividades humanas consomem recursos naturais e utilizam energia de forma intensiva, gerando consideráveis impactos ambientais. Os desafios que envolvem a sustentabilidade são diversos e, para tanto, algumas ações são fundamentais para a preservação do meio ambiente, exceto:

a. ( ) gestão ecológica da água. b. (  ) prioridade dos modos de transportes motorizados sobre os não motorizados. c. (  ) busca de soluções que potencializem o uso racional de energia ou de energias renováveis. d. (  ) redução do uso de materiais com alto impacto ambiental. e. (  ) pesquisa em tecnologias alternativas que resgatem a utilização de materiais naturais ou pouco processados.

Questão 8: Reproduzir um desenho esquemático ampliado para explicar como é gerada energia das fontes de energia citadas acima.                                                                      Por Líria Alves, graduada em Química

Transformação de Energia

Você sabe a diferença entre energia fornecida e energia útil? A relação que existe entre um dispositivo e a transformação de energia que o faz funcionar será esclarecida neste contexto.

Tomamos como exemplo o ferro de passar roupas que você utiliza em casa. A energia elétrica que faz esse eletrodoméstico funcionar é denominada de energia fornecida, mas a forma de energia que usamos para deixar as roupas passadinhas é determinada energia útil. Você já experimentou passar roupa com ferro frio? É necessário haver um aquecimento para que a roupa fique intacta: Energia Térmica.

A energia não pode ser criada nem destruída, ela sempre é transformada. A energia possui várias formas:  

Energia Elétrica - é a energia fornecida pelo movimento dos elétrons, que são partículas com carga. É a energia disponível nas tomadas residenciais.  

Energia Térmica - devido a agitação microscópica das partículas dos materiais. Uma das principais fontes de energia térmica é o fogo.  

Energia Luminosa - uma das propriedades da luz é conter energia. A principal fonte de energia luminosa é o Sol (Energia Solar).  

Energia Mecânica - é a energia do movimento. Ao pedalar uma bicicleta, sua energia mecânica é usada para mover os pedais. A energia do vento (Energia Eólica) e a energia do som (Energia Sonora) são exemplos de energia mecânica.  

Energia Química - é a energia obtida através de reações químicas. Em geral, não é obtida diretamente. A energia química mais utilizada é a de combustão que leva ao fogo.     Por Líria Alves,graduada em Química

ATIVIDADE (3)

1.       Escolha 3 transformações de energia e crie tirinhas ilustrando como acontece esse processo.

Bons Estudos!! Se cuidem e fiquem com Deus!!

Beijos e até nosso próximo encontro!!Articulação de Ciências. 

Caixa de Texto: Prefeitura Municipal de Itamaraju-Ba
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais

 

Escola: ______________________________ Data: _____________ Ano/ Turma: 9º___

Professor (a): __________________________Componente Curricular: Ciências

Aluno (a): _________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento:   Transformações da matéria, ligações químicas: iônica, covalente e metálica.

 

ATIVIDADE DE ESTUDO REMOTO 

Olá tudo bem?

Bem-vindo! Continuemos em nosso caminho repleto de experiências e valiosas aprendizagens! Faça deste momento, o começo de uma nova era de sabedoria na sua vida, representando o começo de uma saudável e sábia aventura. Sucesso na realização das atividades!

 Responda as atividades abaixo com base nos textos dessa apostila, utilizando outra folha para respostas, que também deverá ser devolvida.

FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS

Fenômeno é toda e qualquer transformação que ocorre com a matéria, pode ser classificado em físico ou químico.
Fenômeno químico é todo aquele que ocorre com a formação de novas substâncias. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas. Exemplo: após a combustão de um fósforo, a composição da cinza e da fumaça é totalmente diferente do palito inicialmente presente. O fenômeno químico altera a natureza da matéria.
Outros exemplos de fenômenos químicos ou reações químicas são:

  • Queima de papel; Alimento decompondo-se no lixo; Queima do carvão; Produção de queijo a partir do leite; Queima de combustíveis no motor dos automóveis; Fotossíntese realizada pelas plantas;
  • Azedamento do leite.

Esses fenômenos químicos podem ser identificados por uma ou mais de uma das manifestações a seguir:

  • Liberação de energia na forma de calor, luz etc. – Como ocorre quando queimamos o álcool;
  • Liberação de gases: Como quando colocamos um comprimido antiácido na água e ocorre a sua efervescência; Antiácido efervescente – fenômeno químico
  • Mudança de cor: Como ocorre na queima do papel;

·         Formação de um sólido: Por exemplo, quando misturamos nitrato de chumbo e iodeto de potássio, ocorre a formação de um precipitado amarelo, o iodeto de chumbo.

Fenômenos físicos causam transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química. É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias.

Exemplo: mudanças de estado físico da matéria. A água pode se encontrar no estado sólido, líquido ou gasoso, mas sua molécula H2O continua a mesma, ou seja, o fenômeno físico altera apenas a forma da matéria. Veja mais exemplos de fenômenos físicos:

  • Amassar um papel; Quebrar um copo de vidro; Ferver a água; Produção de joias, em que se  transforma, por exemplo, uma barra de cobre em fios; Dissolução do açúcar em água; Congelamento da água; Transformação de tecido em roupas; Triturar o carvão para obter o carvão ativo; Aquecer uma panela de alumínio.

 

ATIVIDADE (01)

1. Considere as seguintes tarefas realizadas no dia-a-dia de uma cozinha. Indique com (F) aquelas que

envolvem transformações físicas e com (Q) as que envolvem transformações químicas.

( ) Aquecer uma panela de alumínio. ( ) Cozer um ovo. ( ) Adoçar o café. ( ) Queimar o gás na boca do fogão. ( ) Ferver a água. (  ) Palha de aço virando ferrugem. (  )

 2. Quais dos processos a seguir podem ser classificados como fenômenos químicos?

I. A fusão do gelo. II. A transformação de uma pepita de ouro em uma joia. III. A digestão dos alimentos. IV. A queima do etanol nos motores dos automóveis. V. A sublimação da pastilha de naftalina colocada nos armários para proteger as roupas contra traças e baratas.

(A) I, II, V                        (B) III, IV, V                  (C) I, IV, V            (D) III, IV                  (E) IV, V

Estados físicos da matéria

A matéria pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. O que determina o estado em que a matéria se encontra é a proximidade das partículas que a constitui. Essa característica obedece a fatores como:

Força de Coesão: faz com que as moléculas se aproximem umas das outras. 
Força de Repulsão: faz com que as moléculas se afastem umas das outras. 

Esses estados de agregação da matéria também são chamados de estados físicos da matéria. 
Importante: O volume, a densidade e a forma de um composto, podem variar de acordo com a temperatura. 

A matéria pode se encontrar nos estados:

Sólido: Nesse estado físico da matéria, as moléculas se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. As forças de atração (coesão) predominam neste caso. Um exemplo é um cubo de gelo, as moléculas estão muito próximas e não se deslocam, ao menos que passe por um aquecimento.

Líquido: Aqui as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e as forças de repulsão são um pouco maiores. Os elementos que se encontram nesse estado, possuem forma variada, mas volume constante. Além destas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.

Gasoso: O movimento das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. As forças de repulsão predominam fazendo com que as substâncias não tomem forma e nem volume constante. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás, podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do recipiente que os contém.

A pressão e a temperatura, que são as variáveis de estado, influenciam no estado físico em que uma substância se encontra e ao receber ou perder certa quantidade de calor ela pode sofrer uma mudança/transição desse estado. A figura 1 mostra o nome que se dá às transições de fase:

Fígura 1: Diagrama de mudanças de estado físico da matéria 

Fusão: passagem da fase sólida para a líquida. Exemplo: o gelo derretendo e se transformando em água líquida.

Ebulição a temperatura em que uma substância líquida passa para o estado gasoso, à determinada pressão. Por exemplo, a água pura passa do estado sólido para o estado líquido, sob pressão de 1 atm, à temperatura de 0 ºC. Diz-se assim que o Ponto de Fusão da água pura é 0 ºC. Já essa água pura passa do estado líquido para o estado gasoso, sob a mesma pressão, à temperatura de 100 ºC. Diz-se assim que o Ponto de Ebulição da água pura é 100 ºC.

Vaporização: passagem da fase líquida para a gasosa. Exemplo: a água fervendo e se transformando em vapor de água, como a vaporização dos rios, lagos e mares.

Solidificação: passagem da fase líquida para a sólida. Exemplo: água líquida colocada no congelador para formar gelo.

Condensação: passagem da fase gasosa para a líquida. Exemplo: o vapor da água se transformando em gotículas de água quando sua temperatura fica abaixo de 100 ºC.

Sublimação: passagem que se dá de forma direta, da fase sólida para a gasosa ou da fase gasosa para a sólida; como acontece com a naftalina, por exemplo.

Observação: a condensação também pode ser chamada de liquefação.

Como dito acima, tanto a pressão quanto a temperatura influenciam no estado físico que se encontra determinada substância. A água, por exemplo, em condições normais de pressão, 1 atm,  está na fase sólida a temperaturas abaixo de 0 ºC; na fase líquida em temperaturas entre 0 ºC e 100 ºC e no estado gasoso para temperaturas acima de 100 ºC.

Propriedades da Matéria

Matéria é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e possui massa. Porém, cada matéria pode apresentar uma ou mais características (propriedades da matéria) que são diferentes de outra matéria, como também pode apresentar características semelhantes.

Quando misturamos óleo na água, ambos no estado líquido, percebemos rapidamente que um não se dissolve no outro e posiciona-se de forma diferente no recipiente.

Essa simples mistura é suficiente para visualizarmos diversas propriedades da matéria, como a solubilidade (por não se dissolverem) e a densidade (por se posicionarem de forma diferente).

De uma forma geral, as propriedades da matéria estão divididas em dois grupos, as gerais e as específicas, todas exploradas a seguir:

Propriedades gerais da matéria

São as características que toda matéria apresenta, independentemente do seu estado físico(sólido, líquido ou gasoso).

  • Inércia : Uma matéria sempre apresenta a tendência de manter o seu estado, seja de repouso, seja de movimento, a não ser que uma força externa influencie.
  • Massa: Fisicamente, massa é uma grandeza que indica a medida da inércia ou da resistência de um corpo de ter seu movimento acelerado. Porém, podemos, de uma forma geral, associar a massa à quantidade de partículas existentes em uma matéria.
  • Volume: É o espaço que uma matéria ocupa independentemente do seu estado físico.
  • Impenetrabilidade: Duas matérias não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. Para enchermos uma garrafa com água, por exemplo, o ar tem que sair dela.
  • Compressibilidade: É a característica que a matéria apresenta de diminuir o espaço que estava ocupando quando submetida a uma força externa. Isso pode ser visto quando tampamos a ponta de uma seringa e empurramos o gás em seu interior com o êmbolo.
  • Elasticidade: É a característica que uma matéria tem de voltar à sua forma original quando uma força externa a estica ou comprime.
  • Divisibilidade

É a capacidade que a matéria possui de ser dividida inúmeras vezes sem deixar de ser o que ela é, isto é, não há modificação de sua composição química.

Mapa Mental: Matéria

 

Mapa Mental: Matéria

ATIVIDADE (02)

1. Assinale a alternativa correta:

a) No alto de uma montanha, a água deve ferver acima de 100 °C.

b) Se a pressão sobre a água for suficientemente reduzida, o líquido poderá ferver a 25 °C.

c) Abaixo do nível do mar, o ponto de ebulição da água deve se inferior a 100 °C

d) Se uma forte pressão for exercida sobre a água, o líquido poderá ferver a 25 °C.

2. Observe a tabela:

SUBSTÂNCIA

PONTO DE FUSÃO

PONTO DE EBULIÇÃO

ÁGUA

0 °C

100 °C

ÁLCOOL

-114ºC

78 °C

MERCÚRIO

-39ºC

357 °C

NAFTALINA

80 °C

218 °C

AÇÚCAR

185 °C

Decompõe-se

Complete com V (verdadeiro) e F (falso):

a) ( ) a 30 °C, a água se encontra no estado sólido.             B) ( ) a , o álcool sofre solidificação.

c) ( ) todas as substâncias se encontram no estado sólido a 81 °C.  d) ( ) o açúcar se decompõe a 186 °C             e) ( ) o mercúrio, a 300 °C se encontra no estado líquido.

3. Dê a denominação de cada mudança de estado abaixo: a) secar a roupa no varal __________________ (Evaporação, ebulição, sublimação) b) transformar suco de limão em sorvete __________ (Fusão, solidificação, ebulição) c) derreter o ferro em fornos de altíssimas temperaturas ______________________ (Fusão, solidificação, sublimação) d) formação de gotículas de água do lado de fora de um copo com água gelada __________________ (condensação, solidificação, ebulição) e) diminuição do tamanho das bolinhas de naftalina no armário ____________________ (sublimação, fusão, ebulição) f) água fervendo _______________________ (sublimação, evaporação, ebulição).
4. Complete o quadro abaixo:

Estados Fisicos

Forma

Volume

Exemplo em forma de desenho

Sólido

 

 

 

 

 

 

Líquido

 

 

 

 

 

 

Gasoso

 

 

 

 

 

 

 

5. São propriedades gerais da matéria:

a) estado físico, sabor e cor. b) ponto de fusão, cor e inércia. c) elasticidade, inércia e divisibilidade. d) densidade, cor e impenetrabilidade. e) solubilidade, divisibilidade e densidade.

6. Você está sentado no interior de um ônibus em movimento. De repente, ele freia bruscamente e você é projetado violentamente para frente. Isto ocorreu graças à propriedade geral da matéria denominada:

a) densidade. b) inércia. c) impenetrabilidade. d) volume. e) elasticidade.

6. A propriedade pela qual dois ou mais corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo, denominamos: a) porosidade b) extensão c) densidade d) inércia e) impenetrabilidade

7. Assinale a alternativa incorreta.

a) a massa é uma propriedade específica da matéria. b) a divisibilidade é uma propriedade geral da matéria. c) nos gases, forma e volume são variáveis. d) nos sólidos, forma e volume são constantes. e) extensão é a propriedade que a matéria apresenta de ocupar lugar no espaço.

Ligações Químicas

Os átomos dificilmente ficam sozinhos na natureza. Eles tendem a se unir uns aos outros, formando assim tudo o que existe hoje.  Alguns átomos são estáveis, ou seja, pouco reativos. Já outros não podem ficar isolados. Precisam se ligar a outros elementos. As forças que mantêm os átomos unidos são fundamentalmente de natureza elétrica e são chamadas de Ligações Químicas.

 Toda ligação envolve o movimento de elétrons nas camadas mais externas dos átomos, mas nunca atinge o núcleo.

De todos os elementos químicos conhecidos, apenas 6, os gases nobres ou raros, são encontrados na natureza na forma de átomos isolados. Os demais se encontram sempre ligados uns aos outros, de diversas maneiras, nas mais diversas combinações.
Regra do Octeto – Os elementos químicos devem sempre conter 8 elétrons na última camada eletrônica ou camada de valência. Na camada K pode haver no máximo 2 elétrons. Desta forma os átomos ficam estáveis, com a configuração idêntica à dos gases nobres.
Há três tipos de ligações químicas:

- Ligação Iônica – perda ou ganho de elétrons.

- Ligação Covalente – compartilhamento de elétrons.

- Ligação Metálica – átomos neutros e cátions mergulhados numa "nuvem" de elétrons.

LIGAÇÃO IÔNICA

     A ligação iônica é resultado da alteração entre íons de cargas elétricas contrárias (ânions e cátions).

METAL + NÃO-METAL → LIGAÇÃO IÔNICA

Exemplo: Na e Cl
Na (Z = 11) K = 2 L = 8 M = 1
Cl (Z = 17) K = 2 L = 8 M = 7

LIGAÇÃO COVALENTE

     A ligação covalente, geralmente é feita entre os não-metais e não metais, hidrogênio e não-metais e hidrogênio com hidrogênio.
     Esta ligação é caracterizada pelo compartilhamento de elétrons. Exemplo: H (Z = 1) K = 1H – H → H2
     O traço representa o par de elétrons compartilhados.

http://www.soq.com.br/conteudos/ef/ligacoesquimicas/index_clip_image002.jpgFórmula Eletrônica ou de Lewis Cl – Cl

Fórmula Estrutural Cl2

Fórmula Molecular
ATIVIDADE (03)

1. Observe os íons Na + e Cl -.

a) Qual deles é um cátion? Justifique. _________________________________________________________________________

b) Qual deles é um ânion? Justifique.

_________________________________________________________________________

2. Considere as seguintes substâncias: CaO, Na3N e Al2O3. Consulte a tabela periódica que você recebeu no material anterior.

a) Qual é o tipo de ligação estabelecida entre os átomos que compõem cada uma? Justifique:

_______________________________________________________________________________________           

3. Explique o que acontece com átomos, para adquirir estabilidade, que têm:

a) mais de 4 elétrons na última camada; ___________________________________

b) de 1 a 3 elétrons na última camada. _____________________________________

4. Separe os átomos abaixo por classificação de valência, separando-os em grupos: monovalentes, bivalentes e trivalentes. Na + ; Ca 2+; B 3+; N3-; Zn 2+; S 2-; I -; Cl -; Mg 2+; B 3+; Al 3+ 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.1 Separe os íons acima em cátions e ânions.

_______________________________________________________________________________________

 

5. Consulte a tabela periódica para representar por esquemas a união entre os átomos de:

• alumínio (Al) e oxigênio (O);

• sódio (Na) e bromo (Br);

• cálcio (Ca) e cloro (Cl);

• cloro (Cl) e flúor (F);

• zinco (Zn) e Fósforo(P);

6. Classifique em covalentes ou eletrovalentes as ligações químicas dos compostos abaixo (descubra antes, observando na tabela, se os elementos combinados são metais ou não-metais).

a) Br2: __________________________       d) H2O: ______________________________

b)CoAs: _________________________       e) H2Te: _______________________________

c)MoI: __________________________      f) Mn3P2: _______________________________

 



Bons Estudos!! Se cuidem e fiquem com Deus!!

Beijos e até nosso próximo encontro!!Articulação de Ciências. 

 

  

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