8ª SD Cie 8º ano 2022

 

 

8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: As diversas facetas do consumo.

Subtema: Consumo consciente dos alimentos.

Unidades Temáticas: Matéria e energia

Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Energia do corpo, com é adquirida; Manutenção do organismo; Os nutrientes e suas funções no organismo; Necessidades diárias de alimentos; Dieta balanceada = alimentação variada; Distúrbios alimentares; Consumo Consciente dos alimentos, evitar o desperdício; reutilizar partes vegetais dispensadas ao lixo (receitas).

Ano: 8º                          Período: 29/08 a 20/09                                               Nº de Aulas: 10

HABILIDADES

  (EF08CI06IT) Compreender como é obtida a energia que faz o corpo humano funcionar, relacionando a produção e a condução dessa energia aos os diversos órgãos e sistemas que compõem o corpo humano, bem como, a forma integrada como atuam. Digestão – processamento dos alimentos e absorção dos nutrientes. (EF08CI07IT) Perceber a importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva, bem como, à saúde física, social e emocional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer os elementos necessários às funções vitais do corpo humano; Conhecer os principais nutrientes presentes nos alimentos e sua importância para a saúde; Associar conhecimentos adquiridos no cotidiano dos alunos a novos conhecimentos adquiridos em aula; Compreender a importância de educação alimentar para a manutenção da saúde; Apreender a reaproveitar partes de alimentos que seriam dispensadas no lixo. Entender como o organismo humano produz energia. Criar hábitos de alimentação saudável.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Manutenção do organismo

 

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min)

Levantamento de conhecimentos prévios a partir de “Questões Problematizadoras”, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado.

• Quais funções nosso corpo desempenha?

• De onde vem a energia que nosso corpo precisa para desempenhar essas funções?

• Acha que nosso corpo perde energia? De que maneira?

• Somos ligados em uma tomada? Temos uma bateria dentro de nós? Nós usamos gasolina para funcionar?

Apenas acolha as respostas dos alunos, não se preocupe com acertos, esse momento inicial é apenas sondagem.

 

Etapa 02: Se liga nas informações (15 min)

Para conhecer os nutrientes e suas funções no organismo assista o vídeo disponível no link abaixo, em seguida abra espaço para discussão sobre o objeto em estudo, momento oportuno para esclarecer dúvidas.  https://youtu.be/e1eMEMgNNZ8  

Etapa 03: Aprofundando no Tema (20 min)

Nesse momento trabalhe sobre a segurança e insegurança alimentar, convide os alunos para interpretar o gráfico disponível na página 45 do livro didático Inspire Ciências 8º ano, leia as orientações e direcionamentos presentes na sessão “Orientações Didáticas”, na mesma página.

 

AULA 02

Tema: Biomassa

Etapa 04: Levantamento de Conhecimentos Prévios – Parte II (15 min)

Levante os conhecimentos dos alunos discutindo as questões presentes na página 43 do livro didático Inspire Ciências 8º Ano. Deixe que eles se expressem livremente sem considerar os erros, apenas acolha as respostas, posteriormente você trará as informações corretas. Fique atento as orientações didáticas, elas lhe auxiliarão nas informações com riqueza de detalhes.

Etapa 05: Mão na Massa I (10 min)

Agora oriente os alunos a reproduzirem no caderno o cardápio diário que costumam usar em suas principais refeições. Não socialize os resultados por enquanto, só assegure que realizaram a tarefa.

Etapa 06: Aprofundando o conhecimento (15 min)

Trabalhe as informações sobre a relação dos alimentos com a saúde de forma expositiva, a partir das páginas 46 e 47 do livro didático Inspire Ciências 8º Ano, fique atento as orientações didáticas. Permita que os alunos participem da aula, com perguntas e acréscimos do que está sendo trabalhado.

Etapa 07: Verificação da Aprendizagem (10 min)

Peça aos alunos para resolverem a atividade da página 47 do livro didático, com base nos vídeos e explicações até agora, se coloque a disposição para ajuda-los na execução, caso o tempo seja curto deixe para terminar em casa.

AULA 03

Etapa 08: Aula Ilustrada (15 min)

Entenda o processo de obtenção de energia através dos alimentos assistindo ao vídeo disponível no link abaixo, em seguida abra espaço para discussão sobre o objeto em estudo, momento oportuno para esclarecer dúvidas.  https://youtu.be/VP4jFOayybs

Etapa 09: Mão na Massa II (35 min)

Agora vamos colocar as mãos na massa. Assista ao vídeo disponível no link abaixo sobre “Importância da Alimentação Saudável” e depois transforme ele em uma história em quadrinhos. Capriche, use sua criatividade. Não esqueça do cabeçalho. https://youtu.be/lbdnd0En-aA

 

AULA 04

Obs: Fazer a correção da atividade da etapa 07 Aula 02 (15 min)

Etapa 10: Estabelecendo Conexões (20 min)

Com base no vídeo e informações obtidas nas etapas anteriores, os alunos já têm conhecimento e propriedade para avaliar sua alimentação relacionada a saúde. Oriente-os a observar seu cardápio elaborado na Aula 02 na Etapa 05 e pontuar as deficiências encontradas a partir das informações contidas no infográfico das páginas 48 e 49, 52 a 54 do livro didático, peça que observe as carências encontradas na alimentação deles e relacione no caderno para socializar com a turma. Fique atento as orientações didáticas.

Obs: Professor, essa etapa exige um certo cuidado com relação a situação social do aluno, de modo que não haja constrangimentos.

Etapa 11: Apresentando resultados (15 min)

Momento para expor as observações dos alunos e acrescentar informações necessárias para colaborar em mudança de hábitos alimentares que prejudicam a saúde.

 

AULA 05

Tema: Nutrientes

Etapa 11: Verificação da Aprendizagem (20 min)

Peça aos alunos para resolverem a atividade da página 50 do livro didático, com base nos vídeos e explicações até agora, se coloque a disposição para ajuda-los na execução.

Etapa 12: Correção da Atividade (15 min)

Aproveite o momento da correção para esclarecer dúvidas que venham a surgir.

Etapa 13: Mesa Redonda (15 min)

Discutir com os alunos o tema “Alimentação e Sustentabilidade”, a partir do texto da página 55 do livro didático, iniciar questionando sobre as dietas da moda, siga as orientações didáticas da página 54 e 55, trabalhe o pódio e aproveite para trabalhar os significados de in natura, processado e ultraprocessado disponível na página 54.

 

AULA 06

Tema: Alimentação e Problemas de saúde

Etapa 14: Verificação da Aprendizagem (30 min)

Solicitar aos alunos a resolução da atividade das páginas 56 e 57 do livro didático, com base no texto das páginas 54 e 55 do livro didático, interpretação do texto e explicações até o momento, se coloque a disposição para ajuda-los na execução.

Etapa 15: Correção da Atividade (20 min)

Aproveite o momento da correção para esclarecer dúvidas que venham a surgir.

 

AULA 07

Tema: Alimentação e Problemas de Saúde

 

Etapa 15: Levantamento de Conhecimentos Prévios – Parte III (15 min)

·         Levante os conhecimentos prévios dos alunos a partir das questões a seguir:

·         Vocês já ouviram falar sobre distúrbio alimentar?

·         O que vocês sabem sobre o assunto?

Peça que os alunos conversem entre si e discutam ideias e hipóteses. Se julgar necessário, anote-as no quadro, para retomá-las ao fim da aula, no momento de Sistematização dos conceitos elaborados.

 

Etapa 16: Contexto (10 min)

 

Orientações: Projete a imagem para os alunos. Se não for possível, fixe o texto e a imagem em um local visível para a turma. Peça que os alunos observem a imagem e, em seguida, leia o Contexto e pergunte à turma:

·         Por que Carla não se vê magra?

·         Será que os pais de Carla realmente precisam ficar preocupados com ela? Por quê?

·         É comum ser bem magro, mas não se enxergar assim? Por quê?

·         Carla não consegue se enxergar tão magra, como será a sua alimentação?

Incentive, durante a discussão, que os alunos apresentem seus pontos de vista livremente. A fala de cada aluno deve ser valorizada e potencializada. Lembre-se de que este é um momento de levantamento de hipóteses e não de correção de conceitos, que serão explorados e sistematizados no decorrer da aula. O professor deve ser o mediador das discussões. Vale lembrar que esse é um assunto delicado e você deve estar atento para os comentários, bem como possíveis reações dos alunos.

 

Etapa 17: Aprofundando no Tema (25 min)

 

Explique a temática aos alunos com base nas páginas 58 do livro didático Inspire Ciências 8º ano, faça de uma forma dialogada oportunizando a participação dos alunos. Fique atento as orientações didáticas.

 

AULA 08

Tema: Alimentação e Problemas de Saúde

Etapa 18: Verificação da Aprendizagem (30 min)

Solicitar aos alunos a resolução da atividade das páginas 59 do livro didático, com base no texto da página 58 do livro didático e explicações até o momento, se coloque a disposição para ajuda-los na execução.

Etapa 19: Correção da Atividade (20 min)

Aproveite o momento da correção para esclarecer dúvidas que venham a surgir.

AULA 09

Tema: Doenças relacionadas a imagem corporal

Etapa 20: Roda de Conversa (30 min)

Fazer uma roda de conversa sobre imagem corporal positiva, siga as orientações didáticas da página 68 do livro didático, em seguida oriente-os na execução das reflexões da página 69.

Etapa 21: Correção da Atividade (20 min)

Aproveite o momento da correção para esclarecer dúvidas que venham a surgir.

 

AULA 10

 

Tema: Reciclagem dos Alimentos

 

Etapa 22: Evitando o Desperdício (25 min)

Trabalhe com os alunos a Reciclagem dos alimentos, inicie perguntando se sabem do que se trata, em seguida ofereça as informações disponíveis no seguinte link: https://usegreenco.com.br/blogs/pense-mais-verde/reciclagem-de-alimentos-e-a-forma-saudavel-de-reaproveitar-o-que-sobrou#:~:text=A%20reciclagem%20de%20alimentos%20%C3%A9,sais%20minerais%20e%20prote%C3%ADnas%20concentradas

 

Etapa 23: Hora da Pesquisa (10 min)

Oriente os alunos a pesquisarem receitas que utilizem partes de alimentos que são descartadas, em seguida anote no caderno para apresentar a classe.

 

Etapa 24: Piquenique (15 min)

 

Chegou a hora de montar um cardápio saudável com os alunos para um piquenique sustentável, escolha um local bem legal, siga as orientações didáticas da página 52 do livro didático em “Atividade Complementar” e o guia do piquenique disponível no seguinte link: https://akatu.org.br/wp-content/uploads/file/Publicacoes/guiapiquenique.pdf

Oriente os alunos também para pesquisa. Separe a classe em grupos, cada grupo ficará com um tema para pesquisar que será apresentada no dia da culminância. Seguir orientações da página 70 do livro didático Inspire Ciências 8º ano, acrescente outra pesquisa sobre os alimentos mais prejudiciais a saúde, depois montar um pódio para o dia da explicação.

Nesse dia com a participação dos alunos o professor montará uma mesa com os alimentos regionais pesquisados que contenham os principais nutrientes identificados: carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e sais minerais. Os alunos distribuirão as plaquinhas, confeccionadas em casa, correspondentes aos alimentos que estarão sobre a mesa., também montarão o pódio.  O professor estabelecerá um tempo para essa atividade e culminância. Em seguida o professor fará as correções, caso sejam necessárias e abrirá o debate sobre alimentação, saúde e regionalidade. Logo após todos degustarão os alimentos com seus preciosos nutrientes, caso seja possível tal prática.

 

Sugestões extras: pesquisa sobre alimentação e problemas de saúde, para reforçar o conhecimento.

  Teste o conhecimento que adquiriu brincando.

 

Utilize os links abaixo para resolver os quizzs.

Alimentos saudáveis e não saudáveis

https://wordwall.net/pt/resource/16301685/jogo-dos-alimentos

 

Nutrientes

https://www.quiz.com.br/quiz/1949/nutrientes-i/

 

 

 

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; ( X ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( X) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios ( páginas 43, 47, 50, 51, 56, 57, 59, 69, 70 )

(X ) Seminários; ( X ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (X) Debate;     ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário