ESCOLA: |
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PROFESSOR(A):
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ANO: 6º |
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OBJETIVO
DA ÁREA: Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são
concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhes permitam
compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando
conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Formando cidadãos
críticos, atuantes e participativos, a partir dos objetos de conhecimento
trabalhados que devem ser relevantes do ponto de vista social, cultural e
científico, permitindo ao estudante compreender, em seu cotidiano, as relações
entre o ser humano e a natureza, mediadas pela tecnologia, superando
interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
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1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3.
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das
locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da
produção artístico-cultural. 4.
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras,
e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das
linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6.
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de
conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações
próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da
cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência
crítica e responsabilidade. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8.
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos
outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
preconceitos de qualquer natureza. 10.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Fica
estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de
desenvolver os cinco grandes domínios que são
entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles
localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente
relacionadas entre si. Autogestão:
determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade. Engajamento
com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo. Amabilidade:
empatia, respeito e confiança. Resiliência
Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração. Abertura
ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico. |
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COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
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Considerando
esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC, a
área de Ciências da Natureza – e, por consequência, o componente curricular
de Ciências –, devem garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas
relacionadas abaixo: 1.
Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o
conhecimento científico como provisório, cultural e histórico. 2.
Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da
Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da
investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões
científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. 3.
Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos
relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como
também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade
para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza. 4.
Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da
ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo
contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho. 5.
Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e
negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência
socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando
a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer
natureza. 6.
Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e
comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética. 7.
Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se
na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo
aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias. 8.
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das
Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões
científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e
coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.
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I TRIMESTRE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(A): Vida e Evolução, Matéria e Energia. |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES
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Promoção da autonomia, criatividade
e protagonismo estudantil. Período:
19/02 a 08/03 Saúde Ambiental – Combate ao Aedes
aegypti. Período:
11 a 27/03 Juntos
pelo Planeta: Sustentabilidade é o
Novo Normal! Período: 01/04 a 16/05 |
Dimensão socioemocional:
Autocontrole Desenvolvimento da Auto liderança Estabilidade
Emocional Expectativas
e metas para 2024 Importância do ensino de Ciências. A água e a
proliferação do Mosquito Aedes aegypti. Como evitar que o mosquito se
reproduza? Água: um solvente universal. Propriedades da água; os estados
físicos da água e ciclo. Desafios e Soluções
para a Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos: Misturas homogêneas e heterogêneas. Separação de
misturas Água potável e tratamento. Uso de agrotóxicos no solo e na água,
avaliando os impactos Socioambientais. Matéria e
substâncias; Transformações da Matéria; Materiais sintéticos; Produção de
medicamentos e automedicação; O Plástico e o meio ambiente. Materiais sintéticos:
identificação de materiais sintéticos, origem, produção, impacto ambiental”: O uso da biomimética na produção de novos
materiais; Extratos naturais; Como substituir o uso de plástico comum?; Nanotecnologia;
Atividades humanas, impactos ambientais e novos materiais. |
Saúde Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar
e Social) Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar
e Social) Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Educação para o consumo |
HABILIDADES |
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(EF06CI01IT) Comprovar experimentalmente que a água
exerce pressão, gera energia e dissolve substâncias, descrever alguns
problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de
água nas cidades e no mundo, bem como, consequências da água não tratada para
a saúde humana. (EF06CI01) Classificar como homogênea ou
heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo,
água e areia etc.). (EF06CI03) Selecionar
métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a
partir da identificação de processos de separação de materiais (como a
produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros). (EF06CI02IT) Destacar o uso do Rio do Ouro para
abastecimento de água em Itamaraju, a problemática socioambiental que permeia
tanto esse rio quanto o Rio Jucuruçu, as consequências da retirada de mata
ciliar para a saúde dos rios e os fatores que levam à essa degradação
ambiental. (EF06CI01BA) Investigar a natureza irreversível dos fenômenos
químicos e relacionar esses fenômenos a diversas situações do cotidiano. (EF06CI02) Identificar
evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de
materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura
de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de
sódio etc.). (EF06CI02BA) Identificar e propor experimentos que demonstrem
as transformações químicas. (EF06CI03BA) Analisar, registrar e discutir os resultados dos
experimentos realizados sobre as transformações químicas. (EF06CI03IT) Relacionar os métodos de separação de
misturas e substâncias químicas no tratamento da água, identificando e
caracterizando as principais fases com base em textos, esquemas ou situações
experimentais e propor alternativas caseiras para o tratamento da água para o
consumo com base nos conhecimentos adquiridos. (EF06CI11IT)
Compreender a importância da adubação orgânica, dos sistemas agroflorestais e
compostagem para a preservação e nutrição do solo. (EF06CI06IT)
Analisar as consequências do descarte inadequado, dos produtos relacionados,
para o ambiente, como a contaminação da água, do solo e de outros seres
vivos. (EF06CI04) Associar
a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento
científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos
socioambientais. (EF06CI04IT)
Identificar os tipos de medicamentos — fitoterápicos, alopáticos,
manipulados, entre outros — e outros materiais sintéticos (como fios de
nylon, plásticos, etc.), reconhecendo que a sua produção se viabiliza pelo
desenvolvimento da ciência e da tecnologia. (EF06CI05IT)
Reconhecer que os medicamentos podem auxiliar no tratamento e manutenção da
saúde, mas também que a automedicação é prejudicial e tem consequências para
o organismo. |
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METODOLOGIA |
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Trabalhar atividades para levantar dados a respeito
da turma durante as primeiras semanas diagnosticas, fazer sondagem dos
conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e
interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Puxando conversa, com o objetivo de conhecer o aluno
no primeiro dia de aula; Relatos de experiências; Apresentação do Componente
Curricular; Tempestade de ideias para desenvolver a escuta e o respeito entre
os participantes; Para além das informações triviais como o nome e o
componente que leciona, o professor pode relacionar com gostos e
características mais pessoais (músicas, filmes, livros, viagens, memórias,
etc.) e pedir para que os alunos façam o mesmo. Indagar os alunos o que acham do componente curricular, quais as
expectativas para aprender Ciências (o que aprender, como aprender, pra quê
aprender), nesse momento, poderá utilizar 3 caixinhas para acolher cada
resposta, assim os alunos colocarão nas caixinhas com identificação. Fazer
uma dinâmica com experimento (atravessar um palito de churrasco na bexiga)
para aguçar a curiosidade dos alunos, primeira experiência relacionando a
abertura dos mesmos ao ensino de Ciências, em seguida sugerir que realizem
experimentos escolhidos por eles para apresentar, explicar e socializar com a
turma em dia escolhido pelo professor. Sondagem dos conhecimentos prévios através de
imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa
informal, exposição de situações problema; Leitura compartilhada, reescrita
do texto, discussão, reflexão e interpretação de textos relacionados aos
objetos de conhecimento em estudo; Questões problematizadoras para
levantamento de hipóteses; Aula expositiva utilizando o livro didático, ilustrações
no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas estudados; Preenchimento
de relatórios a partir de experimentos sobre separação de misturas e tipos de
misturas, como a cromatografia e outros; Propostas dinâmicas de atividades investigativas;
Usar a brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de
informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do
livro didático; Trabalhar com o
quadro SQA (O que sabemos?
O que queremos saber? O
que aprendemos?), com uma
coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para
cada coluna sobre os objetos de conhecimento, em seguida acrescentar o tópico
“Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que
reproduzam no caderno; Confecção de mapas mentais
e conceituais; Representação de esquemas, gráficos, charges e
histórias em quadrinhos; Reescrita de texto a respeito dos temas propostos,
diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;
Produção de poemas, poesias e paródias; Contação de Histórias; Textos
informativos e reflexivos sobre problemas ambientais, causados pelo uso de
agrotóxicos a água e a saúde; Textos informativos e reflexivos sobre adubação
orgânica e a importância de uma alimentação livre de agrotóxicos. Experimentos com relatórios sobre as propriedades,
mudanças de estados físicos da água, misturas, separação de misturas e
reações químicas; apresentação do ciclo da água utilizando saquinhos
transparentes, água e canetinhas coloridas; Construção de terrários para
visualizar as mudanças de estados físicos; extração de substâncias; visita a
ETA e ETE |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de avaliação, atualmente, supera os
limites das atribuições apenas de conceitos, entendida como parte integrante
e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de
julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação
são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem
desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências,
assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste
componente curricular. É necessário, ao definir os critérios avaliativos,
ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes,
que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais
imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente
no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno
rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada
nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas
no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas,
a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao
aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua
aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar
argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que
aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro
dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações
pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor
quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular, para
detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor
trabalhará com rubricas, checklist e portfólios. Aqui, nesse planejamento,
sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos
e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os
objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações
de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e
conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento
de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas , abertura-aprendizado e colaboração, realização de
tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não
satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação. |
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II TRIMESTRE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Terra e Universo |
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TEMAS INTER
CURRICULARES |
OBJETOS DE
CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Juntos
pelo Planeta: Sustentabilidade é o
Novo Normal! Período: 17/05 a 07/06 Consumidor
consciente, empreendedor eficiente. Período:
10/06 a 30/08 |
Poluição do solo e doenças oriundas
dessa poluição. Fundamentando
o Empreendedorismo: Explorando os Tipos de Solo como diferentes oportunidades
para empreender. Tipos
de solo existentes em Itamaraju e utilização na agricultura comercial e
familiar. Os
diferentes tipos de rochas, fósseis, solo, tipos de solo, o ser humano e a
litosfera. |
Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar
e Social) Educação para o consumo Meio Ambiente (Educação Ambiental) Ciência e Tecnologia Cidadania e Civismo (Vida Familiar
e Social) |
HABILIDADES |
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(EF06CI14IT) Conhecer algumas doenças diretamente
relacionadas a contaminação do solo, proliferação, medidas profiláticas e
tratamento. (EF06CI10IT) Explorar os tipos de solo, como terra roxa,
massapé, aluvial, entre outros, encontrados em Itamaraju. (EF06CI12)
Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a
rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos. (EF06CI05BA) Relatar a importância de descartar os resíduos em
locais adequados, bem como as vantagens ambientais, econômicas e sociais da
implantação da coleta seletiva. (EF06CI06BA) Construir instrumentos que ajudem a fazer
levantamento de dados sobre a prática de coleta seletiva na cidade em que
mora, bem como das possíveis formas de reutilização de materiais sintéticos. (EF06CI12IT) Identificar
e argumentar sobre as vantagens e desvantagens dos principais métodos de
coleta e de destinação de lixo de Itamaraju, tendo como parâmetro a
preservação ambiental, a politica dos resíduos sólidos e a saúde coletiva. (EF06CI13IT) Identificar
as condições que facilitam (ou dificultam) o processo da reciclagem do lixo,
bem como as vantagens ambientais do reaproveitamento dos materiais nele
presentes. |
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METODOLOGIA |
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Sondagem dos conhecimentos prévios através de
imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa
informal, exposição de situações problema; Leitura compartilhada, reescrita do texto,
discussão, reflexão e interpretação de textos relacionados aos objetos de
conhecimento em estudo; Questões problematizadoras para levantamento de
hipóteses; Experimento para demonstrar a permeabilidade do
solo; Análise de gráficos e construção de tabelas sobre as
doenças; Pesquisa dirigida sobre impactos ambientais causados
pelos agrotóxicos e doenças; Textos
informativos e reflexivos sobre problemas ambientais, causados pelo uso de
agrotóxicos a água e a saúde; Textos
informativos e reflexivos sobre adubação orgânica e a importância de uma
alimentação livre de agrotóxicos. Aula expositiva utilizando o livro didático,
ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas
estudados; Propostas dinâmicas de atividades investigativas; Usar a brincadeira premiada com doces para quem
encontra primeiro trechos de informações referentes aos objetos de
conhecimento estudado nos textos do livro didático; Trabalhar com o
quadro SQA (O que sabemos?
O que queremos saber? O
que aprendemos?), com uma
coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para
cada coluna sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida
acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro,
solicitar que reproduzam no caderno; Análise de
rochas em sala de aula destacando características distintas em tabela com as
conclusões; Produzir fósseis em sala de aula, utilizando gesso
ou argila. |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de avaliação, atualmente, supera os
limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte
integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato
de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de
avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a
serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para
Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste
componente curricular. É necessário, ao definir os critérios avaliativos,
ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes,
que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais
imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente
no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno
rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada
nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas
no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas,
a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao
aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua
aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar
argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que
aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro
dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações
pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor
quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Para
detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor
trabalhará com rubricas, checklist e portfólios. Aqui, nesse planejamento,
sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos
e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os
objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações
de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e
conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento
de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de
tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não
satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação. |
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III TRIMESTRE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Terra e Universo; Vida e Evolução. |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
Leitura e escrita em movimento Período:
02/09 a 18/10 |
Descoberta
da célula e dos seres microscópicos. Seres vivos unicelulares, pluricelular,
eucariontes, procariontes, célula vegetal e animal. Características dos seres
vivos e Níveis de organização. Interação entre os sistemas
locomotor e nervoso. Drogas mais recorrentes em
Itamaraju, preservação do organismo e relação com número de homicídios. O perigo do fumo e do álcool,
drogas permitidas por lei. |
Ciência e Tecnologia Meio Ambiente Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar
e Social) |
Territorialidade, identidade étnica
e multiculturalismo Período:
21/10 a 29/11 |
Capacitação
dos estímulos: sentidos. O sentido da visão e o uso de lentes corretivas Lentes Corretivas Rotações
Interculturais: Explorando os Movimentos da Terra e a Diversidade Cultural Forma, estrutura e movimentos da
Terra. |
Saúde Ciência e Tecnologia Cidadania e Civismo (Vida Familiar
e Social) |
HABILIDADES
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(EF06CI05) Explicar a organização básica das
células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. (EF06CI07IT) Identificar
o número de células de seres unicelulares e pluricelulares e tipos de seres
relacionados a presença ou ausência da carioteca. (EF06CI06) Concluir, com base na análise
de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um
complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização. (EF06CI07) Justificar
o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do
corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF06CI09) Deduzir
que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da
interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso. (EF06CI07BA) Argumentar como as contribuições
da ciência e tecnologia interferem na vida daqueles que possuem deficiência motora.
(EF06CI08) Explicar a importância da
visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o
meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas
para a correção de diferentes defeitos da visão. (EF06CI09BA) Propor experimentos que possam
demonstrar o funcionamento do olho humano. (EF06CI09IT) Identificar
hábitos do cotidiano que afetam a visão. (EF06CI10) Explicar como o funcionamento
do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas. (EF06CI08IT) Identificar e classificar as
substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, reconhecer os seus efeitos no
organismo humano e classificá-las como depressoras, estimulantes e
alucinógenas, identificando os danos e os prejuízos relacionados ao seu uso. (EF06CI10BA) Discutir a ação das bebidas
alcoólicas no funcionamento do cérebro e de que forma isso afeta o sistema
locomotor, podendo causar acidentes no trânsito, no trabalho, etc. (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas
que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas
principais características. (EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências
que demonstrem a esfericidade da Terra. (EF06CI14)
Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em
diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a
Terra e o Sol. Estes podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação
e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao
plano de sua órbita em torno do Sol. |
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METODOLOGIA
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Sondagem dos conhecimentos prévios através de
imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa
informal, exposição de situações problema; Leitura compartilhada, reescrita do texto,
discussão, reflexão e interpretação de textos relacionados aos objetos de
conhecimento em estudo; Questões problematizadoras para levantamento de
hipóteses; Análise de gráficos e construção de tabelas; Reprodução
de mapas conceituais e mapas mentais; Aula expositiva utilizando o livro didático,
ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas
estudados; Propostas dinâmicas de atividades investigativas; Trabalhar com o
quadro SQA (O que sabemos?
O que queremos saber? O
que aprendemos?), com uma
coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para
cada coluna sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida
acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro,
solicitar que reproduzam no caderno; Confecção de mapas mentais
e conceituais; Representação de esquemas, gráficos, charges e
histórias em quadrinhos; Reescrita de texto a respeito dos temas propostos,
diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários; Apresentação de um microscópio para turma com todas
as partes e funções; construir modelos celulares utilizando massinhas de
modelar, ou, modelos comestíveis utilizando alimentos, destacando as
estruturas das células construídas; Construção da lente de aumento; Observar algumas
células vegetais ao microscópio. Construir modelos de seres vivos
representantes de cada reino estudado utilizando massinhas de modelar.
Representação de situações utilizando desenhos ou pranchas para colorir de
ossos e músculos; Observação dos
tendões de pés de galinha; Construção do esqueleto; Construir mapas
mentais sobre as drogas, os efeitos de cada tipo, como depressora, estimulante e perturbadora e
ações das mesmas no organismo e expor em mesas, as
drogas trabalhadas podem ser: LSD – Perturbadora, Cocaína
– Estimulante, Álcool – Depressora, Metanfetamina – Estimulante, Maconha – Perturbadora, Ecstasy- Perturbadora e Heroína – Depressora. Pesquisa
dirigida sobre drogas lícitas e ilícitas; Campanha de sensibilização sobre a lei Seca; Produção de poemas, poesias e paródias; Atividade prática demonstrando os movimentos do
Planeta Terra, usando a lanterna do celular e o globo terrestre; Leitura e interpretação de fragmentos do livro de
Júlio Verne “Viagem ao centro da Terra”; Construção de modelos e infográficos sobre as
camadas do planeta Terra; Experimento
que mostra as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia
evidenciando os movimentos relativos entre a Terra e o Sol. Usar a brincadeira premiada com doces para quem
encontra primeiro trechos de informações referentes aos objetos de
conhecimento estudado nos textos do livro didático; Elaboração de tabelas contendo informações sobre as
camadas da Terra; |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites
das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte
integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato
de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de
avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a
serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para
Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste
componente curricular. É necessário, ao definir os critérios avaliativos,
ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes,
que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais
imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente
no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno
rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada
nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas
no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas,
a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao
aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua
aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de
conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver
habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar
argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que
aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro
dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações
pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor
quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Para
detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor
trabalhará com rubricas, checklist e portfólios Aqui, nesse planejamento,
sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos
e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os
objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações
de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e
conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento
de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de
tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não
satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação. |
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OBSERVAÇÕES: as habilidades a
serem desenvolvidas aparecem por ordem de objeto de conhecimento trabalhados.
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