Planejamento Anual Cie 6ºano 2024

 

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS - 2024

ESCOLA:

PROFESSOR(A):                                                                      

ANO: 6º

OBJETIVO DA ÁREA: Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhes permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Formando cidadãos críticos, atuantes e participativos, a partir dos objetos de conhecimento trabalhados que devem ser relevantes do ponto de vista social, cultural e científico, permitindo ao estudante compreender, em seu cotidiano, as relações entre o ser humano e a natureza, mediadas pela tecnologia, superando interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,

sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Fica estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver os cinco grandes domínios que são entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si.

Autogestão: determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade.

Engajamento com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo.

Amabilidade: empatia, respeito e confiança.

Resiliência Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração.

Abertura ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Considerando esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC, a área de Ciências da Natureza – e, por consequência, o componente curricular de Ciências –, devem garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas relacionadas abaixo:

1. Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.

2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.

4. Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.

5. Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

6. Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.

7. Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias.

8. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

I TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(A): Vida e Evolução, Matéria e Energia.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Promoção da autonomia, criatividade e protagonismo estudantil.

Período: 19/02 a 08/03

 

 

 

Saúde Ambiental – Combate ao Aedes aegypti.

Período: 11 a 27/03

 

 

 

 

Juntos pelo Planeta:  Sustentabilidade é o Novo Normal!

Período: 01/04 a 16/05

Dimensão socioemocional: Autocontrole

Desenvolvimento da Auto liderança

Estabilidade Emocional

Expectativas e metas para 2024

Importância do ensino de Ciências.

 

A água e a proliferação do Mosquito Aedes aegypti. Como evitar que o mosquito se reproduza? Água: um solvente universal. Propriedades da água; os estados físicos da água e ciclo.

 

 

 

Desafios e Soluções para a Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos:

Misturas homogêneas e heterogêneas. Separação de misturas Água potável e tratamento. Uso de agrotóxicos no solo e na água, avaliando os impactos Socioambientais.

Matéria e substâncias; Transformações da Matéria; Materiais sintéticos; Produção de medicamentos e automedicação; O Plástico e o meio ambiente.

Materiais sintéticos: identificação de materiais sintéticos, origem, produção, impacto ambiental”: O uso da biomimética na produção de novos materiais; Extratos naturais; Como substituir o uso de plástico comum?; Nanotecnologia; Atividades humanas, impactos ambientais e novos materiais.

 

 

Saúde

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

 

 

 

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

 

 

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

Educação para o consumo

 

HABILIDADES  

(EF06CI01IT) Comprovar experimentalmente que a água exerce pressão, gera energia e dissolve substâncias, descrever alguns problemas ambientais gerados pela grande contaminação dos corpos de água nas cidades e no mundo, bem como, consequências da água não tratada para a saúde humana.  

(EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).

(EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).
(EF06CI04BA) Investigar processos que permitam a purificação de um material homogêneo e a separação dos componentes de um material heterogêneo.

(EF06CI02IT) Destacar o uso do Rio do Ouro para abastecimento de água em Itamaraju, a problemática socioambiental que permeia tanto esse rio quanto o Rio Jucuruçu, as consequências da retirada de mata ciliar para a saúde dos rios e os fatores que levam à essa degradação ambiental.

(EF06CI01BA) Investigar a natureza irreversível dos fenômenos químicos e relacionar esses fenômenos a diversas situações do cotidiano.

(EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).

(EF06CI02BA) Identificar e propor experimentos que demonstrem as transformações químicas.

(EF06CI03BA) Analisar, registrar e discutir os resultados dos experimentos realizados sobre as transformações químicas.

(EF06CI03IT) Relacionar os métodos de separação de misturas e substâncias químicas no tratamento da água, identificando e caracterizando as principais fases com base em textos, esquemas ou situações experimentais e propor alternativas caseiras para o tratamento da água para o consumo com base nos conhecimentos adquiridos.

(EF06CI11IT) Compreender a importância da adubação orgânica, dos sistemas agroflorestais e compostagem para a preservação e nutrição do solo.

(EF06CI06IT) Analisar as consequências do descarte inadequado, dos produtos relacionados, para o ambiente, como a contaminação da água, do solo e de outros seres vivos.

(EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.

(EF06CI04IT) Identificar os tipos de medicamentos — fitoterápicos, alopáticos, manipulados, entre outros — e outros materiais sintéticos (como fios de nylon, plásticos, etc.), reconhecendo que a sua produção se viabiliza pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

(EF06CI05IT) Reconhecer que os medicamentos podem auxiliar no tratamento e manutenção da saúde, mas também que a automedicação é prejudicial e tem consequências para o organismo.  

METODOLOGIA

 

 

Trabalhar atividades para levantar dados a respeito da turma durante as primeiras semanas diagnosticas, fazer sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Puxando conversa, com o objetivo de conhecer o aluno no primeiro dia de aula; Relatos de experiências; Apresentação do Componente Curricular; Tempestade de ideias para desenvolver a escuta e o respeito entre os participantes; Para além das informações triviais como o nome e o componente que leciona, o professor pode relacionar com gostos e características mais pessoais (músicas, filmes, livros, viagens, memórias, etc.) e pedir para que os alunos façam o mesmo. Indagar os alunos o que acham do componente curricular, quais as expectativas para aprender Ciências (o que aprender, como aprender, pra quê aprender), nesse momento, poderá utilizar 3 caixinhas para acolher cada resposta, assim os alunos colocarão nas caixinhas com identificação. Fazer uma dinâmica com experimento (atravessar um palito de churrasco na bexiga) para aguçar a curiosidade dos alunos, primeira experiência relacionando a abertura dos mesmos ao ensino de Ciências, em seguida sugerir que realizem experimentos escolhidos por eles para apresentar, explicar e socializar com a turma em dia escolhido pelo professor.

Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Leitura compartilhada, reescrita do texto, discussão, reflexão e interpretação de textos relacionados aos objetos de conhecimento em estudo; Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses; Aula expositiva utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas estudados; Preenchimento de relatórios a partir de experimentos sobre separação de misturas e tipos de misturas, como a cromatografia e outros;

Propostas dinâmicas de atividades investigativas; Usar a brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do livro didático; Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para cada coluna sobre os objetos de conhecimento, em seguida acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que reproduzam no caderno; Confecção de mapas mentais e conceituais; Representação de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos; Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários; Produção de poemas, poesias e paródias; Contação de Histórias; Textos informativos e reflexivos sobre problemas ambientais, causados pelo uso de agrotóxicos a água e a saúde;

Textos informativos e reflexivos sobre adubação orgânica e a importância de uma alimentação livre de agrotóxicos.

Experimentos com relatórios sobre as propriedades, mudanças de estados físicos da água, misturas, separação de misturas e reações químicas; apresentação do ciclo da água utilizando saquinhos transparentes, água e canetinhas coloridas;

Construção de terrários para visualizar as mudanças de estados físicos; extração de substâncias; visita a ETA e ETE

 

AVALIAÇÃO  

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores.

Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular, para detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor trabalhará com rubricas, checklist e portfólios. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas , abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação.

II TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Terra e Universo

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Juntos pelo Planeta:  Sustentabilidade é o Novo Normal!

Período: 17/05 a 07/06

 

 

 

 

 

Consumidor consciente, empreendedor eficiente.

Período: 10/06 a 30/08

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Poluição do solo e doenças oriundas dessa poluição.

 

 

 

 

Fundamentando o Empreendedorismo: Explorando os Tipos de Solo como diferentes oportunidades para empreender.

Tipos de solo existentes em Itamaraju e utilização na agricultura comercial e familiar.

Os diferentes tipos de rochas, fósseis, solo, tipos de solo, o ser humano e a litosfera. 

A grande capacidade do homem em modificar a natureza.

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

 

Educação para o consumo

Meio Ambiente (Educação Ambiental)

Ciência e Tecnologia

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

 

 

 

 

 

HABILIDADES

(EF06CI14IT) Conhecer algumas doenças diretamente relacionadas a contaminação do solo, proliferação, medidas profiláticas e tratamento. 

(EF06CI10IT) Explorar os tipos de solo, como terra roxa, massapé, aluvial, entre outros, encontrados em Itamaraju.  

(EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.

 (EF06CI05BA) Relatar a importância de descartar os resíduos em locais adequados, bem como as vantagens ambientais, econômicas e sociais da implantação da coleta seletiva.

(EF06CI06BA) Construir instrumentos que ajudem a fazer levantamento de dados sobre a prática de coleta seletiva na cidade em que mora, bem como das possíveis formas de reutilização de materiais sintéticos.

(EF06CI12IT) Identificar e argumentar sobre as vantagens e desvantagens dos principais métodos de coleta e de destinação de lixo de Itamaraju, tendo como parâmetro a preservação ambiental, a politica dos resíduos sólidos e a saúde coletiva.

(EF06CI13IT) Identificar as condições que facilitam (ou dificultam) o processo da reciclagem do lixo, bem como as vantagens ambientais do reaproveitamento dos materiais nele presentes.

 

METODOLOGIA

Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Leitura compartilhada, reescrita do texto, discussão, reflexão e interpretação de textos relacionados aos objetos de conhecimento em estudo;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Experimento para demonstrar a permeabilidade do solo;

Análise de gráficos e construção de tabelas sobre as doenças;

Pesquisa dirigida sobre impactos ambientais causados pelos agrotóxicos e doenças;

Textos informativos e reflexivos sobre problemas ambientais, causados pelo uso de agrotóxicos a água e a saúde;

Textos informativos e reflexivos sobre adubação orgânica e a importância de uma alimentação livre de agrotóxicos.

Aula expositiva utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas estudados;

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Usar a brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do livro didático;

Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para cada coluna sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que reproduzam no caderno; Análise de rochas em sala de aula destacando características distintas em tabela com as conclusões;

Produzir fósseis em sala de aula, utilizando gesso ou argila.

 

AVALIAÇÃO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores.

Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Para detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor trabalhará com rubricas, checklist e portfólios. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação.

III TRIMESTRE

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): Terra e Universo; Vida e Evolução.

TEMAS INTER CURRICULARES

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS/

INTEGRADORES

Leitura e escrita em movimento

Período: 02/09 a 18/10

Descoberta da célula e dos seres microscópicos. Seres vivos unicelulares, pluricelular, eucariontes, procariontes, célula vegetal e animal. Características dos seres vivos e Níveis de organização.

Interação entre os sistemas locomotor e nervoso.

Drogas mais recorrentes em Itamaraju, preservação do organismo e relação com número de homicídios.

O perigo do fumo e do álcool, drogas permitidas por lei.

Ciência e Tecnologia

Meio Ambiente

Saúde

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

 

Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo

Período: 21/10 a 29/11

Capacitação dos estímulos: sentidos.  

O sentido da visão e o uso de lentes corretivas

Lentes Corretivas

 

Rotações Interculturais: Explorando os Movimentos da Terra e a Diversidade Cultural

Forma, estrutura e movimentos da Terra.

 

Saúde

Ciência e Tecnologia

Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social)

 

HABILIDADES

(EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

(EF06CI07IT) Identificar o número de células de seres unicelulares e pluricelulares e tipos de seres relacionados a presença ou ausência da carioteca.

(EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

(EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.

(EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.

(EF06CI07BA) Argumentar como as contribuições da ciência e tecnologia interferem na vida daqueles que possuem deficiência motora.

(EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.

(EF06CI09BA) Propor experimentos que possam demonstrar o funcionamento do olho humano.

(EF06CI09IT) Identificar hábitos do cotidiano que afetam a visão.

(EF06CI10) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.

(EF06CI08IT) Identificar e classificar as substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, reconhecer os seus efeitos no organismo humano e classificá-las como depressoras, estimulantes e alucinógenas, identificando os danos e os prejuízos relacionados ao seu uso.

(EF06CI10BA) Discutir a ação das bebidas alcoólicas no funcionamento do cérebro e de que forma isso afeta o sistema locomotor, podendo causar acidentes no trânsito, no trabalho, etc. 

 

(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.

 (EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. (EF06CI14) Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol. Estes podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol. 

 

METODOLOGIA  

Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações problema;

Leitura compartilhada, reescrita do texto, discussão, reflexão e interpretação de textos relacionados aos objetos de conhecimento em estudo;

Questões problematizadoras para levantamento de hipóteses;

Análise de gráficos e construção de tabelas;

Reprodução de mapas conceituais e mapas mentais;

Aula expositiva utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides abordando os temas estudados;

Propostas dinâmicas de atividades investigativas;

Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para cada coluna sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida acrescentar o tópico “Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que reproduzam no caderno;

Confecção de mapas mentais e conceituais;

Representação de esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos;

Reescrita de texto a respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em formato de seminários;

Apresentação de um microscópio para turma com todas as partes e funções; construir modelos celulares utilizando massinhas de modelar, ou, modelos comestíveis utilizando alimentos, destacando as estruturas das células construídas; Construção da lente de aumento; Observar algumas células vegetais ao microscópio. Construir modelos de seres vivos representantes de cada reino estudado utilizando massinhas de modelar. Representação de situações utilizando desenhos ou pranchas para colorir de ossos e músculos; Observação dos tendões de pés de galinha; Construção do esqueleto; Construir mapas mentais sobre as drogas, os efeitos de cada tipo, como depressora, estimulante e perturbadora e ações das mesmas no organismo e expor em mesas, as drogas trabalhadas podem ser: LSD – Perturbadora, Cocaína – Estimulante, Álcool – Depressora, Metanfetamina – Estimulante, Maconha – Perturbadora, Ecstasy- Perturbadora e Heroína – Depressora. Pesquisa dirigida sobre drogas lícitas e ilícitas;

Campanha de sensibilização sobre a lei Seca;

Produção de poemas, poesias e paródias;

Atividade prática demonstrando os movimentos do Planeta Terra, usando a lanterna do celular e o globo terrestre;

Leitura e interpretação de fragmentos do livro de Júlio Verne “Viagem ao centro da Terra”;

Construção de modelos e infográficos sobre as camadas do planeta Terra;

Experimento que mostra as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia evidenciando os movimentos relativos entre a Terra e o Sol.

Usar a brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do livro didático;

Elaboração de tabelas contendo informações sobre as camadas da Terra;

 

AVALIAÇÃO

A concepção de avaliação, atualmente, supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste componente curricular.

É necessário, ao definir os critérios avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores.

Por isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos, além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Para detectar informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor trabalhará com rubricas, checklist e portfólios Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros.  Assim sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação.

 

 

OBSERVAÇÕES: as habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem de objeto de conhecimento trabalhados.

 

 

 

 

 

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