II SD Cie 6/22

 

                                                    SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Escola como espaço de acolhimento, afetividade e conhecimento.

Subtema: A Escola me conduz ao conhecimento sobre “Forma, estrutura e movimentos da Terra”.

 

Unidade Temática: Terra e Universo

Objetos de Conhecimento: Planeta terra, localização, forma, movimentos de rotação e translação, duração e consequências dos movimentos.

Ano: 6º                                          Período: 28/03 a 08/04                Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.). (EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.

(EF06CI14) Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol. Estes podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.

·         Fazer uso de uma metodologia que prima pelo desenvolvimento de habilidades na leitura e na escrita  ampliando possibilidades de compreensão e desenvolvimento de habilidades no ensino da Ciência, envolvendo a construção de conhecimentos por meio da inserção na cultura letrada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar as formas de representação da Terra, destacando elementos apresentados no globo terrestre e no planisfério. Compreender sobre os movimentos de rotação e translação, como são produzidos, a duração e consequências dos dois movimentos. Utilizar o gnômon para constatar evidências dos movimentos do planeta, observando as posições das sombras.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Relembrando Sistema Solar e Planeta Terra

 

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (40min)

Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a temática "Sistema Solar e Planeta Terra". Se possível, reproduza a imagem abaixo para o aluno, caso não consiga, apenas leia o trecho.

 

Comente sobre a imagem da criança dormindo e sonhando com o planeta terra, viajando dentro de uma nave bastante resistente, do espaço até o interior do planeta. Incentive os alunos a soltarem a imaginação e relatarem historinhas contando o que poderiam encontrar pelo caminho. Após terminarem, ter um momento para registros. Peça que formulem oralmente frases sobre o que imaginaram da viagem (nesse momento o professor reformula as frases e vai escrevendo na lousa), em seguida, escreve o título do sonho e pede aos alunos para criarem uma ilustração, abaixo da ilustração eles farão a reescrita das frases (copiadas na lousa pelo professor). Após esse momento, dê espaço para  a leitura das frases (professor, permita que todos os alunos leiam).

 

Etapa 02: Continuação da Sondagem Inicial (10min)

Continue colhendo informações sobre o Planeta Terra e o Sistema Solar. Indague os alunos sobre o formato do planeta Terra. Questione se alguém sabe como foi possível descobrir que a Terra possui esse formato. Permita que apresentem as informações que trazem consigo, pois este é um momento de levantamento de conhecimentos prévios. A partir disso, você pode abordar questões como:

  • Será que, em algum momento, as pessoas acreditaram que a Terra tinha outro formato? Qual? Por quê?
  • Olhando do espaço as pessoas vivem dentro ou na superfície do planeta?
  • Como é possível representar a Terra em tamanho bem menor?
  • Existem outros planetas? Quais?
  • De que a Terra é composta?

 

Permita que os educandos expressem suas noções sobre o objeto de estudo, em seguida registre-as esclarecendo possíveis equívocos e, a partir da "sementeira de ideias", ajude-os a elaborar uma síntese de forma coletiva na lousa para sistematizar a produção de conhecimentos e praticar a reescrita de texto.

 

AULA 02

 

Tema: Os movimentos do Planeta Terra

 

Etapa 02: Levantamento de Conhecimentos Prévios (50min)

Mostre a imagem abaixo para os alunos. Você pode reproduzir utilizando slide, ou imprimir e colar na lousa ou até mesmo desenhar.

 

Contexto 

Orientações: Mostre as imagens aos alunos (projetadas ou impressas). Se não for possível, use imagens onde seja possível ver sombras diferentes de um mesmo edifício, monumento ou objeto encontradas em revistas, por exemplo. Em seguida, inicie uma discussão. Você pode usar questões como:

O que vocês veem nestas imagens?

Você já percebeu que as sombras mudam de lugar durante o dia?

Por que será que isso acontece?

Alguém já reparou em que direções vemos as sombras nos diferentes momentos do dia?

Para que lado as sombras se formam?

 

Registre o que os alunos forem falando. Você pode, por exemplo, montar um quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para cada uma dessas perguntas e ir registrando o que eles disserem aqui na coluna S (O que sabemos?). Este quadro pode ser usado durante toda a unidade, ou para cada aula. Você também pode inserir uma coluna C (Como vamos descobrir?), passando a um quadro SQCA.

Em seguida, comente sobre a atividade que será realizada: Hoje nós vamos investigar como as sombras de um objeto produzidas pelo Sol mudam de direção ao longo de um dia. Iniciaremos a aula agora e coletaremos os dados ao longo de todo o dia. Analisaremos e interpretaremos os dados no fim do dia (ou amanhã, conforme o seu planejamento).

 

MOVIMENTOS DO PLANETA TERRA

S (O que sabemos?)

Q (O que queremos saber?)

A (O que aprendemos?)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AULA 03

 

Tema: Movimentos do Planeta Terra

 

Etapa 04: Questão Disparadora

 

“Como vemos o Sol se movimentar no céu ao longo do dia?”

 

Orientações: Leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a forma como o Sol se movimenta durante o dia. Registre o que eles dizem na coluna S (O que sabemos?) do quadro SQA e possíveis questionamentos que forem expressos na coluna Q (O que queremos saber?). Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Retome qual será a atividade realizada nessa aula e registre na coluna C (Como iremos descobrir?) do quadro SQCA, caso a esteja utilizando.

 

Etapa 05: Mão na Massa (30 min)

Orientações: Organize os alunos em duplas ou trios. Explique a atividade usando o slide projetado e a folha para registro. Você também pode demonstrar a montagem da atividade para o grupo. Relembre os alunos que a coleta de dados se iniciará nesse momento e que vocês farão outras duas tomadas de dados durante o dia. Neste momento, faça combinados com a turma sobre como será realizada a coleta dos dados, em que momento sairão para coletar o dado intermediário e o que farão durante nos outros momentos, para que eles não fiquem ansiosos com a atividade e isso prejudique as outras atividades do dia. Peça para que cada dupla ou trio pegue um lápis e forneça uma folha de registro a cada uma. Saia com os alunos e encontrem sombras produzidas pelo Sol em objetos verticais fixos na área externa da escola (cheque as possibilidades antes da aula, pois o objeto precisa ter sua sombra visível durante todo o período escolar). Peça que cada dupla/trio escolha um dos objetos encontrados e ilustre a direção da sombra, na folha de registro. Peça também para que os estudantes observem o tamanho da sombra e registrem também essas observações na folha, anotando o horário de observação próximo a esse ponto. Explore a questão da diminuição do comprimento da sombra (pela manhã) e do aumento (pela tarde), se há sombra na casa deles pela manhã ou a tarde. Há um horário, nesse dia, em que não haverá sombra, e isso também pode ser explorado e observado caso os estudantes estejam na escola nesse horário.

 

Momento 2 do Mão na Massa: (20min)

Orientações: No fim de sua aula ou no dia seguinte, conforme o seu planejamento, faça a última tomada de dados. Retome com os alunos, muito rapidamente, o que foi feito e diga que agora eles vão interpretar os dados coletados. Esta parte da atividade deve ser feita em uma sala escurecida (caso não haja uma sala escura disponível, cubra as janelas com papel escuro ou tecido). Peça aos alunos que acionem as lanternas de seus celulares, direcionem a luz para objetos que se aproximem de uma haste vertical (pode ser, por exemplo, um lápis com massa de modelar na base para mantê-lo na posição adequada). Entregue uma rosa dos ventos a cada aluno (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Fu6GjxjTDyDCjJEWfMS8Ya3mUs8M3EMeNunc9qpasxHQzQrJACyUC3YMtvU3/atividade-para-impressao-mao-na-massa-folha-para-registro-cie4-08tu01.pdf) , ou, peça pra que desenhe uma no caderno, reproduza na lousa para que eles possam reproduzir. Peça para que coloquem o objeto no centro da Rosa dos Ventos de sua folha de registro. Com a lanterna, eles devem procurar posições para que a sombra do objeto coincida com a direção registrada das sombras em cada um dos três horários (você, professor, indica os horários, por exemplo, se posicionar a lanterna sobre o lápis, o horário será meio dia, você poderá iniciar por aí, depois peça para que arraste o celular para outro lado e depois para o lado oposto). Peça também para que verifiquem suas observações sobre os comprimentos das sombras e tentem reproduzir essa variação (através de desenhos) também com as sombras produzidas pela lanterna. A partir das observações e a análise que fizeram.

 

 

AULA 04

 

Tema: O Planeta Terra e o Movimento de Rotação

 

Etapa 06: Sistematização (30min)

Agora com base nos experimentos realizados na etapa 05, você retomará as hipóteses levantadas. Lance perguntas como: Qual o movimento realizou a lanterna para produzir as sombras observadas na área externa? As sombras ficavam sempre na mesma direção? Para que não haja sombra, onde deve estar posicionada a lanterna? Por que temos sombra em algumas partes do dia? Por que temos dia e Noite? Deixe um espaço para os alunos responderem oralmente, expondo suas conclusões, em seguida você sistematiza as informações sobre os movimentos realizados pela Terra. Utilize o Globo Terrestre e a lanterna do seu celular simbolizando o Sol, para demonstrar o movimento de Rotação. Utilizar como referência, as  páginas 164 e 165 do livro Inspire Ciências 6º ano, para consulta de informações pelo professor e analise de imagens pelos alunos.

 

 

Etapa 08:  Aprofundando no tema (20min)

Após a etapa 06, anote na lousa a conclusão do movimento de Rotação da Terra, quais consequências desse movimento e sua duração, em seguida peça aos alunos que escrevam no caderno e ilustrem sua demonstração com a lanterna e o globo terrestre.

 

AULA 05

 

Tema: O Planeta Terra e o Movimento de Translação.

 

Etapa 09: Levantamento de Conhecimentos Prévios (10min)

  

Levante os conhecimentos prévios dos alunos, a partir das questões ainda sobre a atividade prática da aula anterior: O que acontece com as sombras ao longo do dia? O padrão que vocês encontraram foram os mesmos (referente as posições das sombras em relação ao Sol)? O Sol se movimenta no espaço? E a Terra?  

 

Etapa 10: Conclusão (10min)

Agora relate para os alunos que a sombra é mais comprida no início ou no fim do dia, dependendo dos momentos de tomada de dados, e mais curta no meio do dia; que a sombra se forma sempre no lado do objeto oposto ao Sol; e que o padrão encontrado foi o mesmo, com o Sol nascendo no oriente (não necessariamente no leste), atingindo seu ponto mais alto no meio do dia e se pondo no ocidente (não exatamente no oeste).

 

Etapa 11: Sistematização (30min)

 

Chame dois alunos para simbolizar o Sistema Sol e Terra, pode sugerir que representem a atividade conforme orientação do professor, ou seja, dois alunos ficam na frente sob o comando do professor e as demais duplas em seus lugares, um aluno será o Sol e o outro a Terra, ao sinal do professor a Terra fará o movimento de rotação e translação ao mesmo tempo. Após a demonstração o professor construirá na lousa, junto com os alunos, o conceito de translação, o tempo que dura esse movimento e as consequências, em seguida, peça que anotem no caderno, no quadro SQA. Utilizar como referência, as  páginas 166, 167, 168 e 169 do livro Inspire Ciências 6º ano, para consulta de informações pelo professor e analise de imagens pelos alunos.

 

AULA 06

 

Tema: Planeta Terra

 

Etapa 12: Mão na Massa II (20min)

Fazer o experimento da vara do gnomo (olhar no livro didático Inspire Ciências, 6º Ano, páginas 178 e 179)

 

Etapa 13: Verificação da Aprendizagem (20min)

 

SISTEMA SOLAR

1) Leia e responda:

 

Que mundo é esse?

É aqui que nós moramos

E aqui que vamos morar

para sempre

Nós, nossos filhos

E os filhos dos nossos filhos.

(Ruth Rocha. Planeta Lindo)

 

a) O mundo que a autora do poema se refere é o planeta ________________________.

 

2) Leia o texto e responda:

 O planeta Terra fica no Sistema Solar. Ele é formado por planetas e seus satélites,

milhares de asteroides, meteoroides e cometas que giram em torno de uma estrela chamada

Sol. O Sistema Solar está localizado na Via Láctea, uma das galáxias no espaço e que tem

mais ou menos 200 bilhões de estrelas. São 8 planetas no Sistema Solar: Mercúrio, Vênus,

Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Cada um possui suas particularidades, porém

uma coisa os une: a estrela central do sistema, o Sol.

a) Nosso planeta faz parte de qual sistema? _____________________________________

b) Em qual galáxia o Sistema Solar está localizado? _______________________________

c) Qual é o nome da estrela central do Sistema Solar? _____________________________

 

3) Seu texto está sem graça, não acha? Que tal deixá-lo bem animado e bonito? Faça ilustrações conforme o que está escrito!!

 

Você sabia que o planeta está sempre realizando movimentos?

O planeta Terra não permanece estático, realiza uma série de movimentos ao mesmo tempo.

O movimento de rotação consiste no deslocamento da Terra em torno de seu próprio eixo, ou seja, ela realiza um movimento de 360°.

A rotação é responsável pela alternância de dias e noites, pois, durante esse movimento, uma parte do planeta está voltada para o Sol, recebendo raios solares (dia); enquanto a outra parte fica oposta ao Sol, não recebendo raios solares (noite).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O movimento de translação, responsável pela alternância dos anos, é caracterizado pelo deslocamento da Terra em torno do Sol. Ele é finalizado em aproximadamente 365 dias e 6 horas.

As estações do ano são definidas através do movimento de translação. Esse movimento provoca uma variação de raios solares que chegam à Terra, com isso, temos quatro estações com características distintas: outono, inverno, primavera e verão.

 

 

Etapa 14: Correção da Atividade e Revisão (10min)

 

 

 

 

 

Observação: Professor se tiver condições, poderá fazer uso de vídeos para tornar sua aula mais atrativa, também poderá desenvolver com os alunos, modelos dos movimentos e do Planeta Terra.

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (178 e 179) (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                   

 


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