8ª
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tema Inter
curricular: Consumidor consciente, empreendedor eficiente. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Subtema: Energia
que transforma o mundo |
Unidade Temática: Matéria e energia |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Objetos de
Conhecimento: Cálculo do Consumo de Energia. Uso consciente de energia elétrica. Consumo dos equipamentos elétricos e
hábitos de consumo. Eletricidade e magnetismo. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ano: 8º Período: 09 a 17/11 Nº de Aulas: 06 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
HABILIDADES |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
(EF08CI02) Construir
circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos
e compará-los a circuitos elétricos residenciais. (EF08CI04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos
dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso
para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal. (EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio,
geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da
energia elétrica para
a térmica, luminosa, sonora
e mecânica, por exemplo). (EF08CI05) Propor ações coletivas
para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo
critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de
consumo responsável. (EF08CI06BA) Avaliar, com criticidade, os produtos tecnológicos lançados no mercado, levando em conta a obsolescência programada, o dispositivo gerador
de energia e o impacto
que pode causar no meio ambiente. (EF08CI07BA) Compreender os dados que constam no selo Procel
e levá-los em consideração no momento da compra de um equipamento. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Comparar e classificar diferentes equipamentos de uso
cotidiano segundo sua finalidade, consumo de energia e princípios de
funcionamento. Calcular o consumo de energia, utilizando os dados
fornecidos de tempo de uso e potência nominal. Reconhecer a importância do
consumo responsável de energia. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
AULA
01 TEMA: Energia elétrica Etapa 01: Levantamento de
conhecimentos prévios (10min) Levante os conhecimentos prévios a
partir da analise da charge abaixo. Apresente a charge para os alunos e peça
que analisem a mesma. Em seguida peça que respondam os seguintes
questionamentos: ·
Quais equipamentos, utilizados em sua residência
consomem energia elétrica? ·
Desses que você citou qual você acha
que consome mais energia elétrica? ·
Algum desses eletrodomésticos têm o
selo do Procel? . Acolha as respostas
apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos.
Etapa 02: Aprofundando no tema
(20min) Para
entender melhor o objeto de conhecimento em estudo, vamos primeiro
compreender o que é o PROGRAMA PROCEL. Apresente o texto abaixo impresso para
eles faça a leitura compartilhada e nesse momento explique sobre a
importância desse selo para eles. E tire as dúvida que surgirem.
Etapa 03: Verificação da
Aprendizagem (20 min)
Após esse momento, copie as questões abaixo no
quadro para que os estudantes respondam no caderno. A questão 3 ficará como
pesquisa para casa. ATIVIDADES 1. O que é selo PROCEL? 2. Qual a importância de programas como esse para
sociedade? 3. Busque informações sobre o selo Procel em algum
equipamento elétrico de sua residência. Registre as informações em seu
caderno ou tire fotografias, e apresente o resultado a seus colegas. Dê sua
opinião sobre a eficiência desse equipamento, baseando-se na pesquisa que
realizou. AULA 02
TEMA: Cálculo do
Consumo de Energia
Etapa 04: Correção
de atividade (10min) Faça a correção da atividade da etapa 3, e peça
que apresentem o resultado da pesquisa feita nos equipamentos de sua
residência.
Etapa 05: Levantamento
de conhecimentos prévios (10min) Levante os seguintes questionamentos para os
alunos: Você sabia que os eletrodomésticos que temos em
casa, consomem energia elétrica para funcionar? E que para usufruirmos desse
recurso temos que pagar um valor mensal proporcional à energia consumida, o
qual é medido por um equipamento chamado medidor de kwh? Acolha as respostas apenas, espere que eles
respondam conforme seus conhecimentos. Vamos aprender como é feito esse
cálculo?
Etapa 06:
Aprofundando no tema (20 min) Faça uma aula expositiva e dialogada sobre o tema,
utilize as páginas120 e 121 do livro didático Inspire Ciências 8º ano. Nesse
momento ensine-os a fazer o cálculo. Para entender melhor sobre o assunto temos como
sugestão também o material disponível abaixo:
Etapa 07: Verificação da Aprendizagem (10min) Solicitar aos alunos que copiem e respondam a
questão 2 da página 122 do livro didático Inspire Ciências 8º ano, em
seguida, faça a correção. OBS: Peça aos alunos que traga uma conta de
energia na próxima aula pois eles irão precisar.
AULA 03 TEMA: Consumo de
energia Etapa 08: Questão
Disparadora (10min) Comente o tema da aula para os alunos. Em seguida
os desafie a responder a seguinte questão disparadora: “Alguma vez você já
parou para pensar sobre o porquê das nossas contas de luz variarem tanto de
valor?” Acolha as respostas apenas, espere que eles
respondam conforme seus conhecimentos. Etapa 09:
Aprofundando no Tema (15 min) Após, logo ter ouvido as considerações dos alunos,
faça uma aula expositiva dialogada sobre o tema, permita que os eles
interajam e tirem suas dúvidas, esse objeto precisa ficar bem claro. Para entender sua conta de luz, vou te mostrar as
variáveis que influenciam no preço final dela. Dentre elas, temos o preço da
tarifa, as bandeiras tarifárias e a forma como é medido seu consumo mensal. Preço da tarifa (kWh): Você sabe como calcular?
Fique tranquilo, pois na própria conta de luz você pode ver os preços em
relação a 1 kWh.
Nesse momento eles usaram o talão que foi pedido na aula
passada. Peça que eles identifique essa informação no seu talão. O produto entre quantidade e o preço por consumo ativo:
106 × 0,4153 que é o valor a ser pago. Aproveite esse momento para explicar
como funciona a cobrança das bandeiras tarifarias. Em 2015, passamos a ter uma importante variável na tarifa
das nossas contas de luz, que diz respeito às bandeiras tarifárias. Todo mês,
a ANEEL define qual bandeira será utilizada, podendo ela ser verde, amarela
ou vermelha. Estas bandeiras se referem à capacidade de geração de energia
elétrica do país no cenário em que estivermos vivendo.
Etapa 10: Mão na Massa (15
min) Agora é com
você!!!! Para resolver as questões abaixo pegue sua
conta de energia. Copie as questões no quadro para que copiem
e respondam no caderno. 1)
Qual o preço da tarifa que seus pais pagam? 2)
Qual o valor total dessa conta de energia? 3)
Procure na sua conta qual a cor de bandeira
tarifária está vigorando neste mês. Faça a correção oral com eles,
socializando o que encontraram. Sugestão
de pesquisa Caso ache interessante passe a questão
abaixo como pesquisa para casa. Pesquise
a diferença das três bandeiras tarifárias: verde, amarela e vermelha. AULA 04 TEMA: Consumo Consciente de Energia
Elétrica Etapa 11: Vamos praticar (25
min) Agora que você já trabalhou afundo o objeto de conhecimento faça com
eles em sala de aula atividade abaixo. Onde eles preencherão a tabela de
acordo com equipamentos que possuem em casa e relaciona-los ao consumo total
da conta de energia. Consumo Consciente de Energia Elétrica
Etapa 12: Aprofundamento do
tema (15min) Faça uma aula expositiva e dialogada sobre o tema, “Uso consciente de
energia” Localizado na página 158 do livro didático Inspire Ciências 8º ano.
Nesse momento fale também sobre alguns hábitos diários que eles podem ter
para ajudar a diminuir na conta de energia. SUGESTÃO
Etapa 13: Solicitação de material para próxima aula (10
min) Nesse
momento o professor conversa com eles a respeito da sugestão de atividade da
pagina 158, que poderá ser modificada. O professor solicitará materiais como:
cartolina, canetinha, lápis de cor, entre outro, para que na próxima aula
eles construam uma campanha de conscientização a respeito do consumo
consciente de energia. AULA 05
Tema: Uso
consciente de energia Etapa 15: Mãos na
massa (50 min) Nesse momento o professor dividirá a
sala em grupos, e solicitará que cada grupo crie uma campanha de
conscientização onde o tema é USO CONSCIENTE DE ENERGIA. Essa
atividade deve ser feita em sala de aula com
o auxilio do professor. E cada grupo usará a criatividade para confeccionar
seus cartazes. Após o termino da confecção
dos trabalhos, cada grupo socializará e apresentará sua campanha para a turma. Que
posteriormente será apresentada para as outras turmas da escola. Sendo
assim como tarefa de casa eles deverão se preparar para apresentar na próxima
aula a campanha para as outras turmas. AULA
06 Tema: Eletromagnetismo Etapa 16: Levantamento de
Conhecimentos Prévios (15 min) Orientações: Para dar início à aula, projete
ou distribua cópias da reportagem: “Suspeitos furtam fios de alta tensão e
deixam escola municipal sem eletricidade, em Ponta Grossa”, disponível
em: <https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/suspeitos-furtam-fios-de-alta-tensao-e-deixam-escola-municipal-sem-eletricidade-em-ponta-grossa.ghtml>. Promova uma discussão inicial e
procure levantar informações de como essa energia elétrica chega até a nossa
casa, de modo que os alunos fiquem mobilizados em busca de respostas. Para ajudá-los a expressar o
sentido atribuído, incentive-os a explorar as informações da manchete,
pergunte sobre: ·
O que mais chamou sua atenção no trecho da reportagem? Sugestão de resposta: Os
fios elétricos são feitos de materiais que permitem a passagem da corrente
elétrica, chamados condutores elétricos. O cobre é um metal condutor
elétrico, que é furtado dos fios elétricos e vendido de maneira ilegal. ·
Com base no trecho da reportagem, que relação tem entre a falta
de luz na escola municipal e as condições de distribuição de energia
elétrica? Sugestão de resposta: A
energia elétrica é distribuída por uma rede de energia conectada a fios
elétricos que transportam a energia elétrica da tomada aos equipamentos, como
as lâmpadas e outros aparelhos elétricos e eletrônicos, com o furto os
equipamentos ficam impedidos de funcionar. No plano de aula anterior, vimos
que a energia elétrica que utilizamos diariamente provém de usinas de geração
de energia elétrica, caso seja necessário, acesse e utilize como atividade
complementar. Etapa
17: Sistematizando o Conhecimento (20 min) Fazer uma aula expositiva dialogada sobre
eletromagnetismo, estabelecendo relação com a condução de energia, utilize as
orientações didáticas das páginas 132 e 133 do livro didático Inspire
Ciências 8º ano. Etapa
18: Verificação da Aprendizagem (15 min) Orientar os estudantes na realização da atividade da
página 134, em seguida realizar a correção.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ()
Vídeo; ( ) Microscópio; (X) Computador; () Jogos; (X ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; ( )Torso; ( X ) Outros: |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( X ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (122, 134, 158
e 159) ( ) Seminários; ( ) Apresentação
oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; () Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação
escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
Nenhum comentário:
Postar um comentário