8ª SD Cie 8º ano 2023

 

8ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Consumidor consciente, empreendedor eficiente.

Subtema: Energia que transforma o mundo

Unidade Temática: Matéria e energia

Objetos de Conhecimento: Cálculo do Consumo de Energia. Uso consciente de energia elétrica.

Consumo dos equipamentos elétricos e hábitos de consumo. Eletricidade e magnetismo.

Ano:                           Período: 09 a 17/11                                                        Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais. (EF08CI04) Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.

(EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo). (EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável. (EF08CI06BA) Avaliar, com criticidade, os produtos tecnológicos lançados no mercado, levando em conta a obsolescência programada, o dispositivo gerador de energia e o impacto que pode causar no meio ambiente. (EF08CI07BA) Compreender os dados que constam no selo Procel e levá-los em consideração no momento da compra de um equipamento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Comparar e classificar diferentes equipamentos de uso cotidiano segundo sua finalidade, consumo de energia e princípios de funcionamento. Calcular o consumo de energia, utilizando os dados fornecidos de tempo de uso e potência  nominal. Reconhecer a importância do consumo responsável de energia.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

TEMA: Energia elétrica

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

Levante os conhecimentos prévios a partir da analise da charge abaixo. Apresente a charge para os alunos e peça que analisem a mesma.

Em seguida peça que respondam os seguintes questionamentos:

·         Quais equipamentos, utilizados em sua residência consomem energia elétrica?

·         Desses que você citou qual você acha que consome mais energia elétrica?

·         Algum desses eletrodomésticos têm o selo do Procel?

. Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Etapa 02: Aprofundando no tema (20min)

Para entender melhor o objeto de conhecimento em estudo, vamos primeiro compreender o que é o PROGRAMA PROCEL. Apresente o texto abaixo impresso para eles faça a leitura compartilhada e nesse momento explique sobre a importância desse selo para eles. E tire as dúvida que surgirem.

 

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (20 min)

 

 

Após esse momento, copie as questões abaixo no quadro para que os estudantes respondam no caderno. A questão 3 ficará como pesquisa para casa.

ATIVIDADES

1. O que é selo PROCEL?

2. Qual a importância de programas como esse para sociedade?

3. Busque informações sobre o selo Procel em algum equipamento elétrico de sua residência. Registre as informações em seu caderno ou tire fotografias, e apresente o resultado a seus colegas. Dê sua opinião sobre a eficiência desse equipamento, baseando-se na pesquisa que realizou.

AULA 02

 

TEMA: Cálculo do Consumo de Energia

 

Etapa 04: Correção de atividade (10min)

Faça a correção da atividade da etapa 3, e peça que apresentem o resultado da pesquisa feita nos equipamentos de sua residência.

 

 

Etapa 05: Levantamento de conhecimentos prévios (10min)

Levante os seguintes questionamentos para os alunos:

Você sabia que os eletrodomésticos que temos em casa, consomem energia elétrica para funcionar? E que para usufruirmos desse recurso temos que pagar um valor mensal proporcional à energia consumida, o qual é medido por um equipamento chamado medidor de kwh?

Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos. Vamos aprender como é feito esse cálculo?

 

 

 

Etapa 06: Aprofundando no tema (20 min)

Faça uma aula expositiva e dialogada sobre o tema, utilize as páginas120 e 121 do livro didático Inspire Ciências 8º ano. Nesse momento ensine-os a fazer o cálculo.

Para entender melhor sobre o assunto temos como sugestão também o material disponível abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Etapa 07: Verificação da Aprendizagem (10min)

Solicitar aos alunos que copiem e respondam a questão 2 da página 122 do livro didático Inspire Ciências 8º ano, em seguida, faça a correção.

OBS: Peça aos alunos que traga uma conta de energia na próxima aula pois eles irão precisar.

 

AULA 03

TEMA: Consumo de energia

Etapa 08: Questão Disparadora (10min)

Comente o tema da aula para os alunos. Em seguida os desafie a responder a seguinte questão disparadora: “Alguma vez você já parou para pensar sobre o porquê das nossas contas de luz variarem tanto de valor?”

Acolha as respostas apenas, espere que eles respondam conforme seus conhecimentos.

Etapa 09: Aprofundando no Tema (15 min)

Após, logo ter ouvido as considerações dos alunos, faça uma aula expositiva dialogada sobre o tema, permita que os eles interajam e tirem suas dúvidas, esse objeto precisa ficar bem claro.

Para entender sua conta de luz, vou te mostrar as variáveis que influenciam no preço final dela. Dentre elas, temos o preço da tarifa, as bandeiras tarifárias e a forma como é medido seu consumo mensal.

Preço da tarifa (kWh): Você sabe como calcular? Fique tranquilo, pois na própria conta de luz você pode ver os preços em relação a 1 kWh.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

       

 

Nesse momento eles usaram o talão que foi pedido na aula passada. Peça que eles identifique essa informação no seu talão.

O produto entre quantidade e o preço por consumo ativo: 106 × 0,4153 que é o valor a ser pago. Aproveite esse momento para explicar como funciona a cobrança das bandeiras tarifarias.

Em 2015, passamos a ter uma importante variável na tarifa das nossas contas de luz, que diz respeito às bandeiras tarifárias. Todo mês, a ANEEL define qual bandeira será utilizada, podendo ela ser verde, amarela ou vermelha. Estas bandeiras se referem à capacidade de geração de energia elétrica do país no cenário em que estivermos vivendo.

Etapa 10: Mão na Massa (15 min)

Agora é com você!!!!

Para resolver as questões abaixo pegue sua conta de energia.

Copie as questões no quadro para que copiem e respondam no caderno.

1)              Qual o preço da tarifa que seus pais pagam?

2)              Qual o valor total dessa conta de energia?

3)              Procure na sua conta qual a cor de bandeira tarifária está vigorando neste mês. Faça a correção oral com eles, socializando o que encontraram.

Sugestão de pesquisa

Caso ache interessante passe a questão abaixo como pesquisa para casa.

Pesquise a diferença das três bandeiras tarifárias: verde, amarela e vermelha.

AULA 04

 TEMA: Consumo Consciente de Energia Elétrica Etapa 11: Vamos praticar (25 min)

Agora que você já trabalhou afundo o objeto de conhecimento faça com eles em sala de aula atividade abaixo. Onde eles preencherão a tabela de acordo com equipamentos que possuem em casa e relaciona-los ao consumo total da conta de energia.

Consumo Consciente de Energia Elétrica

Equipamentos Elétricos

Tempo que fica ligado por dia

Aparelhos mais usados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tipo de lâmpadas da casa:

Valor mensal da conta de energia:

Qual aparelho considera o maior responsável pelo gasto de energia?

Qual fonte de energia de sua residência? (hidráulica, solar, eólica, nuclear...)

 

Etapa 12: Aprofundamento do tema (15min)

Faça uma aula expositiva e dialogada sobre o tema, “Uso consciente de energia” Localizado na página 158 do livro didático Inspire Ciências 8º ano. Nesse momento fale também sobre alguns hábitos diários que eles podem ter para ajudar a diminuir na conta de energia.

SUGESTÃO

 

 

Etapa 13: Solicitação de material para próxima aula (10 min)

Nesse momento o professor conversa com eles a respeito da sugestão de atividade da pagina 158, que poderá ser modificada. O professor solicitará materiais como: cartolina, canetinha, lápis de cor, entre outro, para que na próxima aula eles construam uma campanha de conscientização a respeito do consumo consciente de energia.

AULA 05

 

Tema: Uso consciente de energia Etapa

15: Mãos na massa (50 min)

Nesse momento o professor dividirá a sala em grupos, e solicitará que cada grupo crie uma campanha de conscientização onde o tema é USO CONSCIENTE DE ENERGIA. Essa atividade deve ser feita em sala de aula com o auxilio do professor. E cada grupo usará a criatividade para confeccionar seus cartazes. Após o termino da confecção dos trabalhos, cada grupo socializará e apresentará sua campanha para a turma. Que posteriormente será apresentada para as outras turmas da escola.

Sendo assim como tarefa de casa eles deverão se preparar para apresentar na próxima aula a campanha para as outras turmas.

AULA 06

Tema: Eletromagnetismo

Etapa 16: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15 min)

Orientações: Para dar início à aula, projete ou distribua cópias da reportagem: “Suspeitos furtam fios de alta tensão e deixam escola municipal sem eletricidade, em Ponta Grossa”, disponível em: <https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/suspeitos-furtam-fios-de-alta-tensao-e-deixam-escola-municipal-sem-eletricidade-em-ponta-grossa.ghtml>.

Promova uma discussão inicial e procure levantar informações de como essa energia elétrica chega até a nossa casa, de modo que os alunos fiquem mobilizados em busca de respostas.

Para ajudá-los a expressar o sentido atribuído, incentive-os a explorar as informações da manchete, pergunte sobre:

·         O que mais chamou sua atenção no trecho da reportagem?

Sugestão de resposta: Os fios elétricos são feitos de materiais que permitem a passagem da corrente elétrica, chamados condutores elétricos. O cobre é um metal condutor elétrico, que é furtado dos fios elétricos e vendido de maneira ilegal.

·         Com base no trecho da reportagem, que relação tem entre a falta de luz na escola municipal e as condições de distribuição de energia elétrica?

Sugestão de resposta: A energia elétrica é distribuída por uma rede de energia conectada a fios elétricos que transportam a energia elétrica da tomada aos equipamentos, como as lâmpadas e outros aparelhos elétricos e eletrônicos, com o furto os equipamentos ficam impedidos de funcionar.

No plano de aula anterior, vimos que a energia elétrica que utilizamos diariamente provém de usinas de geração de energia elétrica, caso seja necessário, acesse e utilize como atividade complementar.

Etapa 17: Sistematizando o Conhecimento (20 min)

Fazer uma aula expositiva dialogada sobre eletromagnetismo, estabelecendo relação com a condução de energia, utilize as orientações didáticas das páginas 132 e 133 do livro didático Inspire Ciências 8º ano.

Etapa 18: Verificação da Aprendizagem (15 min)

Orientar os estudantes na realização da atividade da página 134, em seguida realizar a correção.

 

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; () Vídeo; ( ) Microscópio; (X) Computador; () Jogos; (X ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso; ( X ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( X ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (122, 134, 158 e 159)

( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; () Debate; (

) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário