4ª SD de Cie 8º Ano 2022

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema:  A escola me conduz ao conhecimento sobre “Sistema Solar, Terra, Lua e respectivos movimentos”.

Unidade Temática: Terra e Universo

 

Objetos de Conhecimento: Clima, Correntes atmosféricas e distribuição de calor no Planeta.

Ano: 8º                                             Período: 02 a 13/05                        Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
(EF08CI15) Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender como o clima nos afeta.

Correlacionar o clima local com as alterações climáticas globais.

Associar ações antrópicas a alterações do tempo atmosférico e do clima.

Aplicar conhecimentos adquiridos no cotidiano dos alunos e novos conhecimentos adquiridos em aula.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Aula 01

Como o clima nos afeta?

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios (15min)

Levantamento de Conhecimentos Prévios a partir da discussão a cerca das questões das páginas 162 e 163 do livro Inspire Ciências. Lembre-se de não dar a resposta para as perguntas neste momento, acolha as explicações dos alunos.

Etapa 2: Ilustrando o conhecimento (35min)

Como sugestão para aprofundar conhecimentos assistam ao vídeo sobre a composição da atmosfera disponível no link abaixo.

https://youtu.be/6MvtlSOLJ5E

E também dois vídeos sobre tempo e clima:

https://youtu.be/C9mya2G6Ux8

https://youtu.be/ciWTNUeWADA

Após a apreciação dos vídeos, abra espaço para discutir tudo o que foi apresentado, argumente, instigue os alunos a apresentar suas conclusões, complemente as informações e dê explicações para sanar as dúvidas surgidas.

Aula 02

Atmosfera e os fenômenos atmosféricos.

Etapa 03: Aula expositiva e dialogada (30 min)

Fazer a leitura compartilhada com os alunos das páginas 164 a 167 sobre a atmosfera, os fenômenos atmosféricos, tempo e clima, fazendo considerações a cerca do tema de modo a sanar possíveis dúvidas, que venham a surgir durante a ação.

Etapa 04: Verificação da Atividade (20 min)

Para verificação da aprendizagem fazer as atividades das páginas 167 do livro didático Inspire Ciências 8º ano. Discutir os enunciados das questões para orientá-los melhor e facilitar na execução da atividade.

Aula 03

Os diversos tipos de clima

Etapa 05: Correção da Atividade (10 min)

Faça a correção da atividade sobre atmosfera e os fenômenos atmosféricos, aproveite o momento para dirimir dúvidas levantadas pelos alunos.

Etapa 06: Ilustrando o Conhecimento (40 min)

Assistir o vídeo “ O Amanhã é Hoje: O drama dos brasileiros impactados pelas mudanças climáticas” disponível no link abaixo: https://www.oamanhaehoje.com.br/

Assistir também o seguinte vídeo sobre as fortes chuvas na Bahia e discutir sobre a influência das mudanças climáticas para tal acontecimento.

https://youtu.be/hJKLlGbs1HE

Após assistir os vídeos levante os questionamentos:

 

Os impactos do clima afetam somente o homem do campo?

Na reportagem seis brasileiros relataram como as mudanças climáticas impactaram suas vidas. Qual mais te chamou a atenção?

Como o desmatamento da Amazônia agrava os impactos do clima na produção agropecuária, no fornecimento de água no país, na emissão de gases de efeito estufa, nos incêndios florestais?

 

Aula 04

Mudanças Climáticas

Etapa 07: Pra começo de conversa (10min)

Introduzir o objeto de conhecimento a partir do fragmento da reportagem abaixo: Faça a pergunta aos alunos e espere uns minutinhos, em seguida faça a leitura do trecho da reportagem.

 

Contexto

Orientações: Apresente o trecho da reportagem à turma e proponha uma breve discussão sobre as informações apresentadas. O objetivo desta etapa é contextualizar os estudantes sobre a importância do fenômeno que será investigado. Ainda não é o momento de aprofundar conceitos relacionados às trocas de calor e ao controle do sistema climático, no entanto, podem surgir questões a esse respeito. Para saber mais sobre o assunto acesse: https://www.researchgate.net/publication/282644031_Oceanos_reguladores_do_clima_do_planeta

Para ler a reportagem na íntegra, acesse: https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,correntes-do-oceano-atlantico-afetam-clima-global,1857377.  Contexto

Etapa 08: Constatando o Conhecimento (25 min)

Questão Disparadora: Como a temperatura pode influenciar nos deslocamento das águas?

Orientações: Leia a questão disparadora com a turma. Promova uma breve discussão sobre o que eles entendem a respeito do assunto. Em seguida realize o experimento abaixo para introduzir o objeto de conhecimento.

Etapa 09: Sistematizando o Conhecimento (15 min)

Orientações: Organize a turma em pequenos grupos, de três a cinco estudantes. A atividade experimental pode ser realizada por cada grupo ou pelo professor, de maneira que todos os estudantes consigam visualizar. Considerando que há a necessidade de usar água quente, o mais apropriado é que seja realizado pelo professor. O mais importante nesta atividade é que haja reflexão antes e após a observação do fenômeno.

Antes da aula, faça pedras de gelo com água colorida. Disponha de três recipientes transparentes: um com água na temperatura ambiente, outro com água e sal na temperatura ambiente e o último com água quente (em torno de 60°C). Apresente os materiais para a turma e questione: O que acontecerá quando colocarmos as pedras de gelo nos três recipientes?. Oriente os alunos a refletir sobre a pergunta, discutir com o seu grupo e a registrar suas hipóteses antes de realizar o experimento.

Após os registros, coloque as pedras de gelo dos recipientes. Peças aos estudantes que observem o comportamento das pedras de gelo e que também façam registros.

Aula 05

Alterações Climáticas

Etapa 10: Aprofundando no Tema (20 min)

Fazer a leitura compartilhada com os alunos das páginas 168 a 171 para compreender os diversos tipos de clima e como os fatores geográficos estão relacionados com os movimentos da atmosfera terrestre e das águas oceânicas, fazer considerações a cerca do tema de modo a sanar possíveis dúvidas, que venham a surgir durante a ação.

Etapa 11: Verificando a Aprendizagem (15 min)

Realizar as atividades das páginas 172 e 173  do livro didático Inspire Ciências 8º Ano.

Etapa 12: Correção e Socialização (15 min)

Corrigir as atividades das páginas 172 e 173  de forma coletiva, oralmente afim de sanar as dúvidas surgidas.

Orientar os alunos para realização das atividades das páginas 182 a 186  do livro Inspire Ciências 8º ano, sobre pressão atmosférica e temperatura, estação meteorológica e climogramas. Dividir em equipes, cada equipe fica com uma atividade para demonstrar em classe.

                                                                                                                                                                             

Aula 06

Tema: Mudanças Climáticas

Etapa 13: Leitura e Interpretação (20 min)

Atividade complementar:  Fazer a leitura do seguinte texto e pedir que os alunos apresentem suas conclusões sobre o mesmo.

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-59804297

Etapa 14: Hora da Prática (30 min)

Apresentar as atividade das páginas 182 a 186  do livro Inspire Ciências 8º ano, sobre pressão atmosférica e temperatura, estação meteorológica e climogramas.

 

Elaboração: Adriana, Magalli, Rosimeire e Tânia Mara.

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; ( x ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (X) Computador; ( ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (162, 163, 167,172, 173 ,182,183 );  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário