SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema: A escola me
conduz ao conhecimento sobre “Sistema Solar, Terra, Lua e respectivos
movimentos”.
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Unidade
Temática: Terra e Universo |
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Objetos
de Conhecimento:
Clima, Correntes atmosféricas e distribuição de calor no Planeta. |
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Ano: 8º
Período: 02 a 13/05 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF08CI14) Relacionar
climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao
aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Compreender como o
clima nos afeta. Correlacionar o clima local com as alterações
climáticas globais. Associar ações antrópicas a alterações do
tempo atmosférico e do clima. Aplicar conhecimentos adquiridos no cotidiano
dos alunos e novos conhecimentos adquiridos em aula. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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Aula 01 Como o clima nos
afeta? Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios
(15min) Levantamento de Conhecimentos Prévios a partir da discussão a
cerca das questões das páginas 162 e 163 do livro Inspire Ciências. Lembre-se
de não dar a resposta para as perguntas neste momento, acolha as explicações
dos alunos. Etapa 2: Ilustrando o conhecimento (35min) Como sugestão para aprofundar conhecimentos assistam ao vídeo
sobre a composição da atmosfera disponível no link abaixo. E também dois vídeos sobre tempo e clima: Após a apreciação dos vídeos, abra espaço para discutir tudo o
que foi apresentado, argumente, instigue os alunos a apresentar suas
conclusões, complemente as informações e dê explicações para sanar as dúvidas
surgidas. Aula 02 Atmosfera e os
fenômenos atmosféricos. Etapa 03: Aula expositiva e dialogada (30 min) Fazer
a leitura compartilhada com os alunos das páginas
164 a 167 sobre a atmosfera, os fenômenos atmosféricos, tempo e clima, fazendo
considerações a cerca do tema de modo a sanar possíveis dúvidas, que venham a
surgir durante a ação. Etapa 04: Verificação da Atividade (20 min) Para verificação da aprendizagem fazer as atividades das páginas
167 do livro didático Inspire Ciências 8º ano. Discutir os enunciados das
questões para orientá-los melhor e facilitar na execução da atividade. Aula 03 Os diversos tipos de
clima Etapa 05: Correção da
Atividade (10 min) Faça a correção da
atividade sobre atmosfera e os fenômenos atmosféricos, aproveite o momento
para dirimir dúvidas levantadas pelos alunos. Etapa 06: Ilustrando o Conhecimento (40 min) Assistir o
vídeo “ O Amanhã é Hoje: O drama dos brasileiros impactados pelas mudanças
climáticas” disponível no link abaixo: https://www.oamanhaehoje.com.br/
Assistir
também o seguinte vídeo sobre as fortes chuvas na Bahia e discutir sobre a
influência das mudanças climáticas para tal acontecimento. Após assistir os vídeos levante os
questionamentos: Os impactos do clima afetam somente
o homem do campo? Na reportagem seis brasileiros
relataram como as mudanças climáticas impactaram suas vidas. Qual mais te
chamou a atenção? Como o desmatamento da Amazônia
agrava os impactos do clima na produção agropecuária, no fornecimento de água
no país, na emissão de gases de efeito estufa, nos incêndios florestais? Aula 04 Mudanças Climáticas Etapa 07: Pra começo
de conversa (10min) Introduzir o objeto de conhecimento a partir
do fragmento da reportagem abaixo: Faça a pergunta aos alunos e espere uns
minutinhos, em seguida faça a leitura do trecho da reportagem. Orientações: Apresente o trecho
da reportagem à turma e proponha uma breve discussão sobre as informações
apresentadas. O objetivo desta etapa é contextualizar os estudantes sobre a
importância do fenômeno que será investigado. Ainda não é o momento de
aprofundar conceitos relacionados às trocas de calor e ao controle do sistema
climático, no entanto, podem surgir questões a esse respeito. Para saber mais
sobre o assunto acesse: https://www.researchgate.net/publication/282644031_Oceanos_reguladores_do_clima_do_planeta Para ler a reportagem na íntegra,
acesse: https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,correntes-do-oceano-atlantico-afetam-clima-global,1857377. Contexto Etapa 08: Constatando o Conhecimento (25 min) Questão
Disparadora: Como a temperatura pode influenciar nos deslocamento das águas? Orientações: Leia a questão disparadora com a turma.
Promova uma breve discussão sobre o que eles entendem a respeito do assunto.
Em seguida realize o experimento abaixo para introduzir o objeto de
conhecimento. Etapa 09:
Sistematizando o Conhecimento (15 min) Orientações: Organize a turma em pequenos grupos, de três a cinco
estudantes. A atividade experimental
pode ser realizada por cada grupo ou pelo professor, de maneira que todos os
estudantes consigam visualizar. Considerando que há a necessidade de usar
água quente, o mais apropriado é que seja realizado pelo professor. O mais
importante nesta atividade é que haja reflexão antes e após a observação do
fenômeno. Antes da aula, faça pedras de gelo com
água colorida. Disponha de três recipientes transparentes: um com água na
temperatura ambiente, outro com água e sal na temperatura ambiente e o último
com água quente (em torno de 60°C). Apresente os materiais para a turma e
questione: O que acontecerá quando colocarmos as pedras
de gelo nos três recipientes?. Oriente os alunos a refletir
sobre a pergunta, discutir com o seu grupo e a registrar suas hipóteses antes
de realizar o experimento. Após os registros, coloque as pedras de
gelo dos recipientes. Peças aos estudantes que observem o comportamento das
pedras de gelo e que também façam registros. Aula 05 Alterações
Climáticas Etapa 10: Aprofundando
no Tema (20 min) Fazer a leitura compartilhada com os alunos das páginas 168 a 171 para
compreender os diversos tipos de clima e como os fatores geográficos estão
relacionados com os movimentos da atmosfera terrestre e das águas oceânicas, fazer
considerações a cerca do tema de modo a sanar possíveis dúvidas, que venham a
surgir durante a ação. Etapa 11: Verificando a Aprendizagem (15 min) Realizar as atividades das páginas 172 e 173
do livro didático Inspire Ciências 8º
Ano. Etapa 12: Correção e Socialização (15 min) Corrigir as atividades das páginas 172 e 173
de forma coletiva, oralmente afim de
sanar as dúvidas surgidas. Orientar os alunos para realização das
atividades das páginas 182 a 186 do
livro Inspire Ciências 8º ano, sobre pressão atmosférica e temperatura,
estação meteorológica e climogramas. Dividir em equipes, cada equipe fica com
uma atividade para demonstrar em classe.
Aula 06 Etapa 13: Leitura e Interpretação (20 min) Atividade complementar: Fazer a leitura do seguinte texto e pedir
que os alunos apresentem suas conclusões sobre o mesmo. https://www.bbc.com/portuguese/brasil-59804297 Etapa 14: Hora da Prática (30 min) Apresentar as atividade das páginas 182 a
186 do livro Inspire Ciências 8º ano,
sobre pressão atmosférica e temperatura, estação meteorológica e climogramas.
Elaboração: Adriana,
Magalli, Rosimeire e Tânia Mara. Coordenação e colaboração:
Nilsilane. |
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RECURSOS: (X) Livro didático; ( x ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; (X) Computador; ( ) Jogos;
(X) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (162, 163, 167,172, 173 ,182,183 ); ( )
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação
da participação; Outros: |
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