Sequência Didática Ciências 9º

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema:  Ideias evolucionistas e Preservação da biodiversidade

Unidade Temática: Vida e Evolução  

Objetos de Conhecimento: Possíveis Soluções Ambientais; Unidades de Conservação.  

Ano: 9º                          Período: 03 a 13/11                         Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo. 

(EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados. 

(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer e valorizar a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável como soluções para muitos dos problemas ambientais

Evidenciar as ações de educação ambiental que colocam o aprendiz numa condição de protagonista no enfrentamento das problemáticas ambientais; 

Comentar que atualmente há diversas iniciativas, privadas ou governamentais, com o intuito de proteger o ambiente.

Apresentar os diversos tipos de UC de Proteção Integral, ressaltando o uso que pode ser feito em cada uma delas.

Diferenciar as UC de Proteção Integral e as de Uso Sustentável.

Diferenciar os termos conservação e preservação,

Estimular o consumo consciente, economia solidária

Despertar os alunos para que atentem para o local onde vivem e incentivar a participação da comunidade não escolar.

Elencar  problemas ambientais ocasionados pelo consumo excessivo de objetos descartáveis feitos de plástico, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01   

 

Etapa 01 - Faça um levantamento de conhecimento prévio dos alunos com questões como: Assim como nós seres humanos somos capazes de modificar o ambiente para adequá-lo às nossas necessidades, também somos capazes de atenuar os prejuízos causados? Você se considera ambientalmente educado? Quais são as práticas que você realiza visando proteção da natureza? Industrialização, tecnologia de ponta e desenvolvimento sustentável são possíveis, na sua opinião? Você tem consciência do impacto ambiental que suas escolhas geram? Você acha que o tempo de pensar em mudanças de hábitos chegou ou não é necessário realmente se preocupar com isso? Acolha as respostas que surgirem para dar continuidade ao conteúdo.

 

Etapa 02- Pergunte aos alunos se eles já assistiram alguma propaganda sobre “A geração do amanhã” na Globo. Mostre aos alunos o plano da ONU, disponível na animação a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=ZSrhXP4-aec Para completar, exiba e comente os 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável -- você pode procurar uma imagem na internet, ou usar o link da emissora que os reúne a seguir: https://redeglobo.globo.com/Responsabilidade-Social/eu-sou-geracao-do-amanha/noticia/por-que-essa-agenda.ghtml 

 

Etapa 03 - Desenvolva o conteúdo disponível no livro de Ciências páginas 184 e 185. Sugira aos alunos que respondam às questões 1 e 2 da página 185, em seguida faça a correção.

 

AULA 02 

 

Etapa 04 - Realize um levantamento de conhecimentos prévios dos alunos, com questionamentos como “Você já ouviu falar em Unidade de Conservação? Conhece alguma Unidade de Conservação? Já visitou? O que você acha de uma Unidade de Conservação? Ela é importante? Por que?” Acolha as respostas para relacioná-las com o conteúdo que será exposto.

 

Etapa 05 - Introduza o conteúdo sobre Unidades de Conservação - UC de Proteção Integral disponível no livro Inspire Ciências 9º ano, páginas 186 e 187. Nesse momento é importante divulgar as Unidades de Conservação na nossa comunidade, como o Parque do Descobrimento, o Parque do Monte Pascoal e o Parque Marinho de Abrolhos, falar da importância dessas Unidades para a conservação da biodiversidade, das comunidades tradicionais e originárias e os aspectos do turismo ecológico. 

 

Etapa 06 - Dê sequência ao conteúdo sobre Unidades de Conservação - UC de Uso Sustentável disponível no livro de Ciências páginas 188 e 189. Utilize o vídeo e texto disponíveis no link a seguir como suporte: https://www.ecycle.com.br/1932-unidades-de-conservacao 

 

Etapa 07 - Solicitar que os alunos respondam as atividades das páginas 189 e 190 do livro Inspire Ciências 9º ano, em seguida realizar a correção.

AULA 03   

 

Etapa 08 - Vimos que as Unidades de Conservação são meios de manter os aspectos naturais, como vegetação, condições ambientais, fauna, microrganismos etc de um espaço. As UC’s são criadas justamente porque os recursos naturais correm risco e sofrem com a ação antrópica cada vez mais. Assim, fica o questionamento: quais ações antrópicas degradam a natureza? Por que? Qual o objetivo de utilizar os recursos naturais? Acolha as respostas que surgirem para dar seguimento à aula.

 

Etapa 09 - Exiba o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=OVf7BJXGM04 que aborda sobre natureza e consumo, as causas e as consequências.

 

Etapa 10 - Após passar o vídeo, inicie uma conversa com os alunos, questione-os “Como você lida com o consumo? Você tem vontade de comprar muitas coisas? O quê? Você acha que objetos “na moda” surgem com qual intuito? Já parou para pensar que cada vez mais os objetos eletroeletrônicos tem uma vida útil menor? Por que será? Acolha as respostas e associe com conceitos como “sociedade do consumo; obsolescência programada; degradação da natureza para produção de mercadoria”.

 

Etapa 11 - Para pensar: peça que os alunos façam uma lista de atitudes que eles podem ter para contribuir com a diminuição da utilização da natureza para a indústria e em seguida que essas atitudes sejam compartilhadas. É importante que nesse momento outras atitudes consideradas sustentáveis sejam citadas, como comprar de locais que não explorem dos seus trabalhadores; Comprar de locais que não explorem de animais para produzir sua mercadoria; Priorizar os pequenos comércios e pequenos produtores; Separar os resíduos sólidos domésticos.

 

Etapa 12: Desafie os alunos a customizar alguma peça de roupa esquecida no guarda-roupa. Feito isso, registre fotos do antes e depois.

AULA 04

 

Etapa 13 - Na última aula, falamos sobre atitudes sustentáveis que podemos ter para tentar minimizar a degradação ambiental. Mas quando falamos sobre nossa comunidade, você saberia dizer quais locais, como comércio, instituições, escolas, organizações ou iniciativas que são sustentáveis? Você conhece alguma? Nesse momento é importante destacar essas iniciativas sustentáveis que existem na comunidade que você conhece para divulgar entre os alunos.

 

Etapa 14 - Leia com os alunos o texto “Sistema Urubu” da página 191 do livro Inspire Ciências e comentem oralmente as atividades 1, 2, 3, 4 e 5.

 

Etapa 15 - Após conhecer sobre o Sistema Urubu, e de entendê-lo como uma alternativa sustentável, tendo em vista que ele tem como objetivo a redução de animais mortos na estrada, questione os alunos alternativas que poderiam ser desenvolvidas com a finalidade de preservar, conservar ou de proteger a biodiversidade ou mesmo que seja uma alternativa sustentável. Utilize se preferir o site https://pt-br.padlet.com/dashboard uma ferramenta Google que possibilita um mural de ideias interativo, assim os alunos e o professor podem ver as ideias simultaneamente.

 

AULA 05

 

Etapa 16 - Vivendo numa sociedade baseada no consumo de produtos descartáveis, agredimos o ambiente por retirar dele recursos naturais e por depositar nele uma enorme quantidade de resíduos sólidos, além de praticarmos os mais diferentes tipos de poluição durante a extração dos recursos, fabricação, transporte e comercialização dos produtos. Por isso é importante repensarmos os nossos hábitos de consumo, visando o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.  https://www.youtube.com/watch?v=rZk-akwsZLM

 

Etapa 17 -  Solicitar aos alunos que façam a leitura das páginas 192 e 193 do livro de Ciências para ajudar a responder os exercícios disponíveis no link: https://drive.google.com/file/d/1S2FquFoifJ0APfRbbuil0Rv7hB8-1V_2/view?usp=sharing

 

Etapa 18 - Neste momento podemos iniciar o trabalhar com a interpretação da letra da música Herdeiros do futuro de Toquinho. Em seguida, ler cada parte da música questionando os alunos. O que a letra da música quer nos dizer?  https://www.youtube.com/watch?v=YGvTMvP-0Cs Em seguida pedir para eles relacionar a letra da música com algo que esteja acontecendo no momento com o nosso meio ambiente ou em algum lugar do planeta. 

 

Etapa 19 - Desenvolva o conteúdo disponível no livro de Ciências páginas 194 e 195. Sugerindo que os alunos responda às questões de reflexões  das páginas 194 e 195.

Etapa 20 – Fazer a correção das atividades realizadas nas etapas 17, 18 e 19.

 

AULA 06

 

Etapa 21 - Nesta atividade, os alunos são convidados a refletir sobre um problema que vem causando a poluição dos mares e a morte de muitos animais aquáticos, além de prejuízos para a saúde humana: o consumo de objetos descartáveis de plástico. Veja a gravidade no vídeo Sopa Plástica: o Lixão do Oceano Pacífico (Fantástico - Globo)  disponíveis no link: https://www.youtube.com/watch?v=XwvYzmk-NjY

 

Etapa 22 - O problema ocasionado pelo plástico. Peça aos alunos para fazer  a leitura do texto e análise de um problema, disponível no livro de Ciências páginas 198 e 199, em seguida faça um debate e peça para eles pesquisar e responder a estas seis perguntas: a)Muito do plástico descartado acaba no mar? b)  O problema do plástico é provocado pelos consumidores? c)  A culpa é dos países mais desenvolvidos? d)  Apostar na reciclagem resolve o problema? e) O que acontece ao plástico “inútil”? f) Cada um de nós pode fazer alguma coisa?

 

Etapa 23- Para finalizar solicite que os alunos respondam as reflexões da página 199 do livro de Ciências, em seguida corrija.

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (X ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 185,189, 190, 191, 194, 195, 198 e 199)  (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário