SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema: Ideias evolucionistas e Preservação da biodiversidade |
Unidade
Temática: Vida e Evolução
|
Objetos de
Conhecimento: Possíveis
Soluções Ambientais; Unidades de Conservação.
|
|
Ano: 9º Período: 03 a 13/11 Nº
de Aulas: 06 |
|
HABILIDADES |
|
(EF09CI11) Discutir a evolução
e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as
variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo. (EF09CI12) Justificar a
importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade
e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades
(parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as
atividades a eles relacionados. (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas
ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de
consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Reconhecer e
valorizar a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável como soluções
para muitos dos problemas ambientais Evidenciar as ações
de educação ambiental que colocam o aprendiz numa condição de protagonista no
enfrentamento das problemáticas ambientais; Comentar que
atualmente há diversas iniciativas, privadas ou governamentais, com o intuito
de proteger o ambiente. Apresentar os
diversos tipos de UC de Proteção Integral, ressaltando o uso que pode ser
feito em cada uma delas. Diferenciar as UC de
Proteção Integral e as de Uso Sustentável. Diferenciar os
termos conservação e preservação, Estimular o consumo
consciente, economia solidária Despertar os alunos
para que atentem para o local onde vivem e incentivar a participação da
comunidade não escolar. Elencar
problemas ambientais ocasionados pelo consumo excessivo de objetos
descartáveis feitos de plástico, com base na análise de ações de consumo
consciente e de sustentabilidade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA AULA 01 Etapa 01 - Faça um
levantamento de conhecimento prévio dos alunos com questões como: Assim como
nós seres humanos somos capazes de modificar o ambiente para adequá-lo às
nossas necessidades, também somos capazes de atenuar os prejuízos causados?
Você se considera ambientalmente educado? Quais são as práticas que você
realiza visando proteção da natureza? Industrialização, tecnologia de ponta e
desenvolvimento sustentável são possíveis, na sua opinião? Você tem
consciência do impacto ambiental que suas escolhas geram? Você acha que o
tempo de pensar em mudanças de hábitos chegou ou não é necessário realmente
se preocupar com isso? Acolha as respostas que surgirem para dar continuidade
ao conteúdo. Etapa 02- Pergunte
aos alunos se eles já assistiram alguma propaganda sobre “A geração do
amanhã” na Globo. Mostre aos alunos o plano da ONU, disponível na animação a
seguir: https://www.youtube.com/watch?v=ZSrhXP4-aec Para completar, exiba e comente os 17 objetivos para o
desenvolvimento sustentável -- você pode procurar uma imagem na internet, ou
usar o link da emissora que os reúne a seguir: https://redeglobo.globo.com/Responsabilidade-Social/eu-sou-geracao-do-amanha/noticia/por-que-essa-agenda.ghtml Etapa 03 - Desenvolva
o conteúdo disponível no livro de Ciências páginas 184 e 185. Sugira aos
alunos que respondam às questões 1 e 2 da página 185, em seguida faça a
correção. AULA 02 Etapa 04 - Realize
um levantamento de conhecimentos prévios dos alunos, com questionamentos como
“Você já ouviu falar em Unidade de Conservação? Conhece alguma Unidade de
Conservação? Já visitou? O que você acha de uma Unidade de Conservação? Ela é
importante? Por que?” Acolha as respostas para relacioná-las com o conteúdo
que será exposto. Etapa 05 - Introduza
o conteúdo sobre Unidades de Conservação - UC de Proteção Integral disponível
no livro Inspire Ciências 9º ano, páginas 186 e 187. Nesse momento é
importante divulgar as Unidades de Conservação na nossa comunidade, como o
Parque do Descobrimento, o Parque do Monte Pascoal e o Parque Marinho de
Abrolhos, falar da importância dessas Unidades para a conservação da
biodiversidade, das comunidades tradicionais e originárias e os aspectos do
turismo ecológico. Etapa 06 - Dê sequência
ao conteúdo sobre Unidades de Conservação - UC de Uso Sustentável disponível
no livro de Ciências páginas 188 e 189. Utilize o vídeo e texto disponíveis
no link a seguir como suporte: https://www.ecycle.com.br/1932-unidades-de-conservacao Etapa 07 - Solicitar
que os alunos respondam as atividades das páginas 189 e 190 do livro Inspire
Ciências 9º ano, em seguida realizar a correção. AULA 03 Etapa 08 - Vimos que
as Unidades de Conservação são meios de manter os aspectos naturais, como
vegetação, condições ambientais, fauna, microrganismos etc de um espaço. As
UC’s são criadas justamente porque os recursos naturais correm risco e sofrem
com a ação antrópica cada vez mais. Assim, fica o questionamento: quais ações
antrópicas degradam a natureza? Por que? Qual o objetivo de utilizar os
recursos naturais? Acolha as respostas que surgirem para dar seguimento à
aula. Etapa 09 - Exiba o
vídeo https://www.youtube.com/watch?v=OVf7BJXGM04 que aborda sobre natureza e consumo, as causas e as
consequências. Etapa 10 - Após
passar o vídeo, inicie uma conversa com os alunos, questione-os “Como você
lida com o consumo? Você tem vontade de comprar muitas coisas? O quê? Você
acha que objetos “na moda” surgem com qual intuito? Já parou para pensar que
cada vez mais os objetos eletroeletrônicos tem uma vida útil menor? Por que
será? Acolha as respostas e associe com conceitos como “sociedade do consumo;
obsolescência programada; degradação da natureza para produção de
mercadoria”. Etapa 11 - Para
pensar: peça que os alunos façam uma lista de atitudes que eles podem ter
para contribuir com a diminuição da utilização da natureza para a indústria e
em seguida que essas atitudes sejam compartilhadas. É importante que nesse
momento outras atitudes consideradas sustentáveis sejam citadas, como comprar
de locais que não explorem dos seus trabalhadores; Comprar de locais que não
explorem de animais para produzir sua mercadoria; Priorizar os pequenos
comércios e pequenos produtores; Separar os resíduos sólidos domésticos. Etapa
12: Desafie os alunos a customizar alguma peça de roupa
esquecida no guarda-roupa. Feito isso, registre fotos do antes e depois. AULA 04 Etapa 13 - Na última
aula, falamos sobre atitudes sustentáveis que podemos ter para tentar
minimizar a degradação ambiental. Mas quando falamos sobre nossa comunidade,
você saberia dizer quais locais, como comércio, instituições, escolas,
organizações ou iniciativas que são sustentáveis? Você conhece alguma? Nesse
momento é importante destacar essas iniciativas sustentáveis que existem na
comunidade que você conhece para divulgar entre os alunos. Etapa 14 - Leia com
os alunos o texto “Sistema Urubu” da página 191 do livro Inspire Ciências e
comentem oralmente as atividades 1, 2, 3, 4 e 5. Etapa 15 - Após
conhecer sobre o Sistema Urubu, e de entendê-lo como uma alternativa
sustentável, tendo em vista que ele tem como objetivo a redução de animais
mortos na estrada, questione os alunos alternativas que poderiam ser
desenvolvidas com a finalidade de preservar, conservar ou de proteger a
biodiversidade ou mesmo que seja uma alternativa sustentável. Utilize se
preferir o site https://pt-br.padlet.com/dashboard uma ferramenta Google que possibilita um mural de ideias
interativo, assim os alunos e o professor podem ver as ideias
simultaneamente. AULA 05 Etapa 16 - Vivendo numa
sociedade baseada no consumo de produtos descartáveis, agredimos o ambiente
por retirar dele recursos naturais e por depositar nele uma enorme quantidade
de resíduos sólidos, além de praticarmos os mais diferentes tipos de poluição
durante a extração dos recursos, fabricação, transporte e comercialização dos
produtos. Por isso é importante repensarmos os nossos hábitos de consumo,
visando o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. https://www.youtube.com/watch?v=rZk-akwsZLM Etapa 17 - Solicitar
aos alunos que façam a leitura das páginas 192 e 193 do livro de Ciências
para ajudar a responder os exercícios disponíveis no link: https://drive.google.com/file/d/1S2FquFoifJ0APfRbbuil0Rv7hB8-1V_2/view?usp=sharing Etapa 18 - Neste
momento podemos iniciar o trabalhar com a interpretação da letra da música
Herdeiros do futuro de Toquinho. Em seguida, ler cada parte da música
questionando os alunos. O que a letra da música quer nos dizer? https://www.youtube.com/watch?v=YGvTMvP-0Cs Em seguida pedir para
eles relacionar a letra da música com algo que esteja acontecendo no momento
com o nosso meio ambiente ou em algum lugar do planeta. Etapa 19 -
Desenvolva o conteúdo disponível no livro de Ciências páginas 194 e 195.
Sugerindo que os alunos responda às questões de reflexões das páginas
194 e 195. Etapa 20 – Fazer a correção das
atividades realizadas nas etapas 17, 18 e 19. AULA 06 Etapa 21 - Nesta
atividade, os alunos são convidados a refletir sobre um problema que vem
causando a poluição dos mares e a morte de muitos animais aquáticos, além de
prejuízos para a saúde humana: o consumo de objetos descartáveis de plástico.
Veja a gravidade no vídeo Sopa Plástica: o Lixão do Oceano Pacífico
(Fantástico - Globo) disponíveis no link: https://www.youtube.com/watch?v=XwvYzmk-NjY Etapa 22 - O
problema ocasionado pelo plástico. Peça aos alunos para fazer a leitura
do texto e análise de um problema, disponível no livro de Ciências
páginas 198 e 199, em seguida faça um debate e peça para eles pesquisar e
responder a estas seis perguntas: a)Muito do
plástico descartado acaba no mar? b) O problema do plástico é provocado pelos consumidores? c) A culpa é dos países mais desenvolvidos? d) Apostar na reciclagem resolve o problema? e) O que
acontece ao plástico “inútil”? f) Cada um de nós pode fazer alguma coisa? Etapa 23- Para
finalizar solicite que os alunos respondam as reflexões da página 199 do
livro de Ciências, em seguida corrija. |
RECURSOS: (X) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; (
) Revista; (X) Vídeo; ( )
Microscópio; (X ) Computador; (X) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( 185,189, 190, 191, 194, 195, 198 e 199) ( )
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;
( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação
da participação; Outros: |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário