VII Encontro de Articulação Cie 2023

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

 

                 Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2023

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ARTICULADOR: NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA

DATA: 02/08/2023

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)

                      13:30 às 17:00 (vespertino)

                    

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração

2º Momento: Leitura e reflexão do texto “Desafios na Vida”

A vida é possível apenas por meio de desafios.

A vida é possível apenas quando você tem ambos, bom tempo e mau tempo, quando você tem ambos, prazer e dor, quando você tem ambos, inverno e verão, dia e noite.
Quando você tem ambos, tristeza e alegria, desconforto e conforto. A vida se move entre essas duas polaridades.

Movendo-se entre essas duas polaridades, você aprende como ter equilíbrio. Entre essas duas coisas, você pode aprender como voar até a estrela mais distante.
As dificuldades sempre existem, são parte da vida. E é bom que existam, ou não haveria crescimento. Dificuldades são desafios. Elas o incitam a trabalhar, a pensar, a descobrir meios de sobrepujá-las.

O próprio esforço é essencial. Assim, sempre tome as dificuldades como bênçãos. Sem dificuldades, estaríamos perdidos. Dificuldades maiores virão, e isso significa que a existência está cuidando de você, está lhe dando mais desafios. E, quanto mais você os soluciona, maiores desafios estarão esperando por você.
As dificuldades desaparecem somente no último momento, mas esse último momento chega somente devido às dificuldades. Assim, nunca tome negativamente qualquer dificuldade.
Descubra o algo positivo nela para o seu aprendizado. A mesma rocha que bloqueia o caminho poderá funcionar como um degrau. E se não houvesse essa rocha no caminho, como você se elevaria? E o próprio processo de ir acima dela, tornando-a um degrau, dá-lhe uma nova atitude de ser.

Quando você pensa criativamente sobre a vida, tudo é útil e tudo tem algo a lhe dar. Nada é sem sentido.

(Osho)

3º Momento: Elaboração da VI Sequência Didática

Fazer avaliação das sequências elaboradas com base nos direcionamentos. Preencher a ficha de registro em grupo.

Procedimento: Os grupos analisarão as sequências anotando as observações na planilha de rubrica, terão um momento para isso, deverão ajustar as primeiras aulas, caso haja necessidade, em seguida expor as observações.

Entregar os direcionamentos e as rubricas.

Período:   07 a 25/08

Tema Inter Curricular: Consumidor consciente, empreendedor eficiente.

6º Ano

Sub Tema: Consumo consciente do solo na fonte de renda e desenvolvimento

Objetos de Conhecimento: As camadas do Planeta Terra; A litosfera; Os diferentes tipos de rochas; Tipos de solo existentes em Itamaraju e utilização na agricultura comercial e familiar; A grande capacidade do homem em modificar a natureza; Uso de agrotóxicos no solo e na água, avaliando os impactos Socioambientais.

Habilidades: Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos. (EF06CI10IT) Explorar os tipos de solo, como terra roxa, massapé, aluvial, entre outros, encontrados em Itamaraju. (EF06CI11IT) Compreender a importância da adubação orgânica, dos sistemas agroflorestais e compostagem para a preservação e nutrição do solo. (EF06CI06IT) Analisar as consequências do descarte inadequado, dos produtos relacionados, para o ambiente, como a contaminação da água, do solo e de outros seres vivos.

7º Ano

Subtema: Custo-benefício das máquinas usadas na agricultura.

Objetos de Conhecimento: Linhas de montagem automatizadas; Máquinas simples; O que são máquinas, história das máquinas simples (alavanca, roda e roldana, plano inclinado). História dos Combustíveis e das máquinas térmicas.

Habilidades: (EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

(EF07CI01BA) Identificar e descrever a utilização de máquinas simples na sociedade relacionada ao trabalho. (EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. (EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.

(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização). (EF07CI01IT) Conhecer sobre as máquinas primitivas utilizadas nas produções agropecuárias de Itamaraju, a implementação de novas tecnologias nas produções agropecuárias e as consequências para as famílias dos trabalhadores locais.

8º Ano

Tema Inter Curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”.

Subtema: Como a vida começa?

Objetos de Conhecimento: Ovulação e fecundação; Métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). 

Habilidades: (EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. (EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). (EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção. (EF08CI08IT) Identificar os métodos contraceptivos, de prevenção às ISTs mais recorrentes em Itamaraju e discutir atitudes de responsabilidade compartilhada na escolha e uso desses métodos. 

9º Ano

Tema Inter Curricular 1: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”.

Subtema: Soluções pra viver em equilíbrio com o Planeta.

Objetos de Conhecimento: Preservação da biodiversidade; Unidades de Preservação.

Habilidades: (EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionadas. (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas. (EF09CI10IT) Introduzir noções de estratégias de dispensação de resíduos sólidos à comunidade local e destacar sua importância para redução de impactos ambientais e geração de renda. 

Tema Inter Curricular 2: Consumidor consciente, empreendedor eficiente.

Subtema: Consumidor consciente + informação = Direito à informação ao consumidor.

Objetos de Conhecimento: Hereditariedade. Conceito, genes e células. Divisão celular e transmissão dos genes na reprodução. O trabalho de Mendel.

Habilidades: (EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes. (EF09CI09) Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos. (EF09CI04IT) Associar a possibilidade de ocorrência de alterações cromossômicas e genéticas durante a diferenciação celular com inclusão social de indivíduos.

4º Momento: Lanche

5º Momento: Apresentação dos gráficos sobre os resultados do I Trimestre

Apresentar os resultados dos gráficos do desempenho do I trimestre, em seguida pedir para relatarem oralmente as questões abaixo.

Ø  Causas:

Ø  O que fazer?

Ø  O que contribuiu para os bons resultados (Satisfatório)?

6º Momento: Oficina Avaliação

Fazer um breve relato sobre competências e habilidades (conceitos e diferenças), relembrando os professores, também apresentar sobre avaliação processual e formativa justificando a necessidade de se trabalhar com conceitos no desempenho dos educandos. Apresentar as diversas formas de avaliar por conceito, sugerir os tipos mais usados, como rubrica, checklist e portfólio, em seguida, em grupos, propor construção de rubricas, uma para cada tipo de instrumento avaliativo. Apresentar informações a respeito da rubrica, afixar cartazes na lousa para servir de orientações no momento da construção das planilhas.

Em grupo, solicitar que os professores construam quatro rubricas, uma para aula de campo, outra para construção de modelo, outra para pesquisa e seminário e a última para o desempenho dos alunos durante as aulas.

 

Abrir espaço para eles apresentarem as produções, em seguida, entregar os rascunhos ao articulador para digitar e enviar posteriormente.

 

7º Momento: Relatos sobre a aplicação da quinta Sequência Didática trabalhada

Considerações sobre aplicabilidade das sequências, cumprimento da metodologia, impedimentos e obstáculos, aceitação por parte dos alunos. 



 



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