PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Coordenação do Ensino
Fundamental Anos Finais
ENCONTRO
PEDAGÓGICO - 2023
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
ARTICULADOR:
NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA
DATA:
02/08/2023
HORÁRIO:
8:00h às 11:30h (matutino)
13:30 às 17:00
(vespertino)
PAUTA:
1º Momento: Acolhida/Oração
2º Momento:
Leitura e reflexão do texto “Desafios na Vida”
A
vida é possível apenas por meio de desafios.
A
vida é possível apenas quando você tem ambos, bom tempo e mau tempo, quando
você tem ambos, prazer e dor, quando você tem ambos, inverno e verão, dia e
noite.
Quando você tem ambos, tristeza e alegria, desconforto e conforto. A vida se
move entre essas duas polaridades.
Movendo-se
entre essas duas polaridades, você aprende como ter equilíbrio. Entre essas
duas coisas, você pode aprender como voar até a estrela mais distante.
As dificuldades sempre existem, são parte da vida. E é bom que existam, ou não
haveria crescimento. Dificuldades são desafios. Elas o incitam a trabalhar, a
pensar, a descobrir meios de sobrepujá-las.
O
próprio esforço é essencial. Assim, sempre tome as dificuldades como bênçãos.
Sem dificuldades, estaríamos perdidos. Dificuldades maiores virão, e isso
significa que a existência está cuidando de você, está lhe dando mais desafios.
E, quanto mais você os soluciona, maiores desafios estarão esperando por você.
As dificuldades desaparecem somente no último momento, mas esse último momento
chega somente devido às dificuldades. Assim, nunca tome negativamente qualquer
dificuldade.
Descubra o algo positivo nela para o seu aprendizado. A mesma rocha que
bloqueia o caminho poderá funcionar como um degrau. E se não houvesse essa
rocha no caminho, como você se elevaria? E o próprio processo de ir acima dela,
tornando-a um degrau, dá-lhe uma nova atitude de ser.
Quando
você pensa criativamente sobre a vida, tudo é útil e tudo tem algo a lhe dar.
Nada é sem sentido.
(Osho)
3º Momento: Elaboração da VI
Sequência Didática
Fazer avaliação das
sequências elaboradas com base nos direcionamentos. Preencher a ficha de
registro em grupo.
Procedimento:
Os
grupos analisarão as sequências anotando as observações na planilha de rubrica,
terão um momento para isso, deverão ajustar as primeiras aulas, caso haja
necessidade, em seguida expor as observações.
Entregar
os direcionamentos e as rubricas.
Período: 07 a
25/08
Tema Inter Curricular: Consumidor
consciente, empreendedor eficiente.
6º
Ano
Sub
Tema: Consumo consciente do solo na fonte de renda e desenvolvimento
Objetos de Conhecimento: As camadas
do Planeta Terra; A litosfera; Os diferentes tipos de rochas; Tipos de solo existentes em Itamaraju
e utilização na agricultura comercial e familiar; A
grande capacidade do homem em modificar a natureza; Uso
de agrotóxicos no solo e na água, avaliando os impactos Socioambientais.
Habilidades: Identificar
as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à
atmosfera) e suas principais características. (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a
formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos. (EF06CI10IT) Explorar os tipos de solo, como terra roxa,
massapé, aluvial, entre outros, encontrados em Itamaraju. (EF06CI11IT) Compreender a importância
da adubação orgânica, dos sistemas agroflorestais e compostagem para a
preservação e nutrição do solo. (EF06CI06IT)
Analisar as consequências do descarte inadequado, dos produtos relacionados,
para o ambiente, como a contaminação da água, do solo e de outros seres vivos.
7º Ano
Subtema: Custo-benefício das máquinas usadas na agricultura.
Objetos de Conhecimento: Linhas de montagem automatizadas; Máquinas simples;
O que são máquinas, história das máquinas simples (alavanca, roda e roldana,
plano inclinado). História dos Combustíveis e das máquinas
térmicas.
Habilidades: (EF07CI01)
Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor
soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
(EF07CI01BA)
Identificar e descrever a utilização de máquinas simples na sociedade
relacionada ao trabalho. (EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio
termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de
máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. (EF07CI05) Discutir
o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo,
para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados
pela produção e uso desses materiais e máquinas.
(EF07CI06) Discutir
e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana
quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais
e tecnologias (como automação e informatização). (EF07CI01IT) Conhecer sobre as máquinas primitivas utilizadas nas produções
agropecuárias de Itamaraju, a implementação de novas tecnologias nas produções
agropecuárias e as consequências para as famílias dos trabalhadores locais.
8º Ano
Tema Inter Curricular: Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e
para a vida!”.
Subtema: Como a vida começa?
Objetos de Conhecimento: Ovulação e fecundação; Métodos
contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Habilidades: (EF08CI08) Analisar e explicar as
transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios
sexuais e do sistema nervoso. (EF08CI09)
Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e
justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na
utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada
e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). (EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão
e tratamento de algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (com ênfase na
AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção. (EF08CI08IT) Identificar
os métodos contraceptivos, de prevenção às ISTs mais recorrentes em Itamaraju e
discutir atitudes de responsabilidade compartilhada na escolha e uso desses
métodos.
9º Ano
Tema Inter Curricular 1: Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e
para a vida!”.
Subtema: Soluções
pra viver em equilíbrio com o Planeta.
Objetos de Conhecimento: Preservação
da biodiversidade; Unidades de Preservação.
Habilidades:
(EF09CI12) Justificar a importância
das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do
patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques,
reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles
relacionadas. (EF09CI13)
Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas
ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo
consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas. (EF09CI10IT) Introduzir noções
de estratégias de dispensação de resíduos sólidos à comunidade local e destacar
sua importância para redução de impactos ambientais e geração de renda.
Tema Inter Curricular 2: Consumidor
consciente, empreendedor eficiente.
Subtema: Consumidor
consciente + informação = Direito à informação ao consumidor.
Objetos de Conhecimento: Hereditariedade.
Conceito, genes e células. Divisão celular e transmissão dos genes na
reprodução. O trabalho de Mendel.
Habilidades:
(EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das
características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e
descendentes. (EF09CI09) Discutir as
ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação,
gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a
transmissão de características hereditárias em diferentes organismos. (EF09CI04IT)
Associar a possibilidade de ocorrência
de alterações cromossômicas e genéticas durante a diferenciação celular com
inclusão social de indivíduos.
4º
Momento: Lanche
5º
Momento: Apresentação
dos gráficos sobre os resultados do I Trimestre
Apresentar
os resultados dos gráficos do desempenho do I trimestre, em seguida pedir para relatarem
oralmente as questões abaixo.
Ø Causas:
Ø O
que fazer?
Ø O
que contribuiu para os bons resultados (Satisfatório)?
6º
Momento: Oficina Avaliação
Fazer
um breve relato sobre competências e habilidades (conceitos e diferenças),
relembrando os professores, também apresentar sobre avaliação processual e
formativa justificando a necessidade de se trabalhar com conceitos no
desempenho dos educandos. Apresentar as diversas formas de avaliar por
conceito, sugerir os tipos mais usados, como rubrica, checklist e portfólio, em
seguida, em grupos, propor construção de rubricas, uma para cada tipo de
instrumento avaliativo. Apresentar informações a respeito da rubrica, afixar
cartazes na lousa para servir de orientações no momento da construção das
planilhas.
Em
grupo, solicitar que os professores construam quatro rubricas, uma para aula de
campo, outra para construção de modelo, outra para pesquisa e seminário e a
última para o desempenho dos alunos durante as aulas.
Abrir
espaço para eles apresentarem as produções, em seguida, entregar os rascunhos
ao articulador para digitar e enviar posteriormente.
7º
Momento: Relatos sobre
a aplicação da quinta Sequência Didática trabalhada
Considerações
sobre aplicabilidade das sequências, cumprimento da metodologia, impedimentos e
obstáculos, aceitação por parte dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário