7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
||
Tema Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” |
||
Subtema:
Diversidade de Ecossistemas e
Saúde |
Unidade
Temática:
Vida e Evolução |
|
Objetos de Conhecimento:
Classificação dos seres Vivos |
||
Ano:
7º Período: 01
a 12/08 Nº de Aulas: 06 |
||
HABILIDADES |
||
(EF07CI05IT)
Identificar, listar, agrupar e estudar as principais características de cada
grupo de espécies locais e regionais com risco de extinção e as causas dessa
condição relacionadas
a ação humana, bem como, as consequências desse ato ao meio ambiente. (EF07CI05BA) Identificar as características dos seres
vivos e associá-las aos respectivos reinos. (EF07CI06BA) Comparar as
diferenças e semelhanças entre os grupos dos seres vivos, percebendo o elo
entre eles. |
||
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
||
Reconhecer
a riqueza e biodiversidade da natureza. Entender o significado do termo
classificação. Reconhecer os cinco reinos da natureza e compreender as
características básicas para classificar os seres vivos dentro desses grupos.
Utilizar conceitos biológicos na caracterização de seres vivos: autótrofo e
heterótrofo, entre outros; Comparar diferentes critérios que podem ser
utilizados na classificação biológica para entender sobre a nomenclatura de
Lineu; |
||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
||
AULA 01 Tema: A Palavra é Classificar! Etapa 01: Levantamentos
de conhecimentos prévios – Parte I (10min) Inicie a aula perguntando aos alunos
como são organizados os seus guarda-roupas (provavelmente não haverá
"ordem" em muitos deles). E os produtos de supermercado? E os
livros em uma biblioteca? Há uma ordem nessas organizações? Qual a finalidade
de classificar as coisas? É possível classificar os seres vivos também? Falar que apesar das semelhanças que os
classifica em seres vivos há diferenças que os separam em grupos diferentes. Etapa
02:
Levantamentos de conhecimentos prévios
– Parte II (20min) Para sondar o conhecimento dos estudantes, o professor
providenciará três caixas ou recipientes diferentes. Na do meio, colocar a
imagens variadas com seres vivos e não-vivos. A direita uma caixa com os
seguintes letreiros SERES VIVOS e à esquerda outra caixa com letreiro NÃO
VIVOS Daí inicia tirando da caixa do meio as figuras ou objetos e perguntando
se é vivo ou não e, conforme a resposta da maioria, vai fazendo a separação.
Em seguida, perguntar que critério usaram para separar as imagens ou objetos
dessa maneira. A seguir, relembrar com eles algumas
características que diferenciam o que é ser vivo do não vivo, como a
organização celular, reprodução, hereditariedade, seu crescimento (já
estudada no sexto ano). O próximo passo é fazer a conferência
dos erros e acertos. Se após relembrarem sobre as características indague se
eles mantêm ou não as imagens nas caixas que escolheram no início da aula,
peça que justifiquem a decisão. Etapa
03: Mão na Massa Parte I - Construindo Conceitos (20min) Para iniciar a aula o
professor utiliza um conjuntos de peças de papel cartão de formas, tamanhos e
cores diferentes. Para produzir um conjunto de peças, recorte duas tiras de
papel cartão colorido, uma mais larga do que a outra e em seguida recorte-as
formando figuras geométricas. Cada conjunto deverá conter, nas cinco cores
(laranja, vermelho, azul, verde e amarelo): 3 quadrados grandes e 3 pequenos,
2 retângulos grandes, 2 médios e 4 pequenos, 4 octaedros (ou círculos), 2
triângulos grandes, 4 médios, 2 pequenos e 2 bem pequenos (preferível que o
professor já traga cortado). Outra sugestão é utilizar o tangran que já
existe na escola ou substituir esse material por botões de cores e tamanhos
variados. Distribua um conjunto
de peças para cada equipe de alunos e oriente-os a organizar grupos e
subgrupos, resultantes da reunião de peças semelhantes. Isso pode ser
realizado sobre suas mesas e os grupos formados podem ser circulados
utilizando giz branco (que é facilmente removido com um pano seco ou úmido). Dica! – Nesta
atividade peça que os alunos registrem no caderno os critérios utilizados na
classificação das peças: semelhanças na forma, tamanho e cor. Considere, com
os alunos, que critérios poderiam ser utilizados para a classificação dos
seres vivos. Considerando a
importância da classificação também nos objetos de estudo como os seres
vivos, solicite sugestões dos alunos sobre como poderia ser feita uma
classificação dos mesmos. AULA 02 Tema:
Classificação dos Seres Vivos Etapa
04: Sistematizando o Conhecimento (10min) Comece a aula
convidando os alunos a construírem coletivamente o conceito do termo
CLASSIFICAR, com base na aula anterior e todas as etapas desenvolvidas até
aqui. Instigue-os, motive-os na elaboração do conceito, registre na lousa, em
seguida peça que escreva no caderno. Etapa
05: Mão na Massa Parte II (20min) Se, para classificar
levamos em conta suas semelhanças e características, com os animais não é
diferente. Apresente a imagem abaixo para os alunos, caso não tenha recursos
midiáticos, utilize diversas gravuras ou uma apenas uma que forneça imagem de
diversidade de seres vivos, poderá também, procurar no próprio livro e
solicitar aos alunos a leitura e análise para responder os questionamentos. Orientações: Leia a questão desta imagem e pergunte aos
alunos se eles sabem classificar os animais lembrados anteriormente segundo
as características que possuem. Você pode pedir sugestões de classificação
aos alunos e ir anotando no quadro. Logo após, explique que para conhecer
melhor como os animais são classificados, é importante o reconhecimento das
características apresentadas pelos diferentes seres e que, para praticar esse
reconhecimento, eles participarão de uma atividade chamada o jogo das características. Etapa
06: Hora da Tabela (20min) Reproduza na lousa a
tabela abaixo, peça aos alunos que desenhe no caderno, em seguida oriente-os
a preenche-la, mas, antes, anote os significados de cada item superior da
tabela, conforme a imagem abaixo: Ovíparo e Vivíparo: Cuidado parental: Após anotarem os
conceitos das palavrinhas acima e desenhar a tabela abaixo, chegou a hora de
preenche-la. Professor, ajude-os nesse momento. Em seguida, faça a
socialização. Se tiverem acesso a
internet, peça para pesquisarem em seus smartfhones. AULA 03 Tema:
Categoria Taxonômicas Etapa
07: Aprofundando no Tema (20min) Devido ao grande número
de seres vivos presentes no Planeta Terra, é importante que eles estejam
organizados segundo suas características. Quando utilizamos um sistema de classificação
temos maior facilidade em estuda-los. Convide os alunos a se aprofundarem no
tema a partir da exposição do conteúdo, utilize o material disponível nos
links abaixo ou da apostila disponibilizada por WhatsApp: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/classificacao-dos-seres-vivos.htm
Caso
tenha condições, apresente o vídeo sobre classificação dos seres vivos
disponível no link a seguir https://www.youtube.com/watch?v=1dMUZED70Qc . Etapa 08: Esclarecendo Praticando
(20 min) Professor, organize 7 caixas de tamanhos diferentes,
cada uma representa uma categoria taxonômica, identifique-as e vai colocando
uma dentro da outra, para que os alunos percebam como estão agrupadas e o
tamanho. Em seguida, faça um pequeno ditado sobre cada categoria. Etapa
09: Discussão (10min) Lance
os seguintes questionamentos para os alunos e deixe que respondam com base no
aprendizado, porém, nesse momento, aproveite para sanar dúvidas e aprofundar
na revisão. 1. Qual a importância
biológica da classificação dos seres vivos? 2. Qual a categoria
taxonômica mais abrangente de acordo com Lineu? Após a discussão, peça
aos alunos para anotarem o macete presente na apostila. AULA 04 Tema: Regra de Nomenclatura das
Espécies Etapa
10: Levantamento de Conhecimentos Prévios Parte III (10min) Escreva na lousa os nomes
científicos dos seres vivos a seguir: Araucaria angustifólia, Baccharis
genus, Citrus ergamia, Citrus reticulata, Eugenia uniflora, Noteroclada
confluens, Passiflora alata, Passiflora misera, Persea americana, Canis
lúpus, Canis familiaris, Panthera onca. Quantos gêneros contêm essa
lista? Quantas espécies contêm essa lista? Quantos reinos há, nessa lista de
palavras? Existem seres autótrofos e heterótrofos? Existem seres unicelulares
e pluricelurares? Acolha as respostas dos
alunos. Etapa
11: Exposição do Objeto de Conhecimento (20min) Retome os questionamentos
do levantamento de conhecimentos prévios, aproveite as questões para
esclarecer sobre o tema, utilize o material disponível no link a seguir https://sites.google.com/site/projetodeinformaticaeducativa5/classificacao-dos-seres-vivos ,
caso tenha outra fonte de sua preferência, tem liberdade para utilizar. Etapa
12: Verificação da Aprendizagem (20min) Oriente os alunos na
resolução da atividade da tabela disponibilizada por WhatsApp. AULA 05 Tema: Especificidades
dos Reinos Observação:
Fazer a correção da atividade anterior (10min). Etapa
13: Levantamento de conhecimentos prévios Parte IV (10min) Levante os
conhecimentos prévios dos alunos a partir das seguintes questões: Quais são
os reinos em que os seres vivos se encontram? Quais são as principais
características dos animais? O que diferencia os animais das plantas? O
cogumelo é uma planta? Sabem o que causam o chulé? E o piolho preto na roupa
deixada esquecida úmida, é um ser vivo? As plantas são seres vivos? Acolha as respostas,
deixe os alunos a vontade para responderem, mas, preste atenção, pois depois
será com base nessas respostas que você direcionará sua aula. Etapa
14: Exposição de Conteúdo (30min) Trabalhar de
forma expositiva as características marcantes dos cinco reinos de seres vivos,
utilize como fonte o material disponível no link abaixo. https://www.iberdrola.com/sustentabilidade/classificacao-seres-vivos-reinos-biologicos#:~:text=Os%20seres%20vivos%20se%20dividem,%2C%20fungi%2C%20protista%20e%20monera.
AULA 06 Tema: Os Reinos dos Seres Vivos Etapa 15: Verificação da Aprendizagem (20min) Represente a atividade
na lousa em seguida peça aos alunos para copiarem nos cadernos e responder. Atividade
1. Classificar? Por quê?
Qual é o motivo que nos leva a classificar as coisas e os SERES VIVOS?
Imagine que você perdeu uma caneta! Onde você começaria a procurar? Na
gaveta, onde estão as suas meias? No estojo do seu irmão, junto dos seus
cadernos, no quarto? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2. Quando classificamos,
colocamos no mesmo grupo objetos (ou seres vivos) com CARACTERÍSTICAS
SEMELHANTES e com CARACTERÍSTICAS DIFERENTES de outros grupos. É importante
classificar para conhecermos as características de um grupo inteiro. a) Quais as semelhanças que
existem nos objetos que estão em seu estojo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ b) Quais as diferenças que
existem entre os objetos de seu estojo e os objetos da sua gaveta de meias?
_____________________________________________________________________ A ciência que classifica os
seres vivos é chamada de TAXONOMIA ou TAXIONOMIA. Ela estabelece critérios
que ordenam os seres vivos de nosso planeta em grupos diferentes. A TAXONOMIA
é de extrema importância, pois possibilita o reconhecimento das
características de um animal ou vegetal somente pelo grupo a que ele
pertence. c) Relacione as colunas: 1. Batata
inglesa 2.
Lobo 3.
Homem 4.
Gato 5.
Girafa 6.
Milho 7.
Minhoca 8.
Cavalo 9.
Jumento (
) Felis catus (
) Equus caballus (
) Giraffa camelopardalis (
) Zea mays (
) Solanum tuberosum (
) Canis lupus (
) Pheretima hawayana (
) Equus asinus (
) Homo sapiens 3. De acordo com o sistema
binominal de nomenclatura dos seres vivos, criado por Lineu em 1735, quais os
nomes escritos corretamente: a- Homo Sapiens (homem);
c-
panthera tigris (tigres); b-
Vulpes vulpes (raposa vermelha);
d- Félis catus (gato) 4. Relacione a 2º coluna de
acordo com a 1º: (1) Gênero (2) Família (3) Classe (4) Espécie ( ) conjunto de gêneros
semelhantes. ( ) conjunto de indivíduos
semelhantes que podem se reproduzir, deixando descendentes férteis. ( ) conjunto de filos
semelhantes. ( ) conjunto de ordens
semelhantes. 5. Observe a lista a
seguir: Araucaria
angustifólia, Baccharis genus, Citrus ergamia, Citrus reticulata,
Eugenia uniflora, Noteroclada confluens, Passiflora alata, Passiflora misera,
Persea americana, Canis lúpus, Canis familiaris, Panthera onca. a) Quantos gêneros contêm
essa lista? ______________________________________ b) Quantas espécies contêm
essa lista?_______________________________________ 6. Você diria que uma
árvore é um organismo heterótrofo ou autótrofo? Justifique sua resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 7. Com base na
classificação dos seres vivos em seus reinos, dê um exemplo de cada reino na
coluna I e associe as colunas colocando os números correspondentes na coluna
II. COLUNA I
COLUNA II (1) MONERA Ex:
( ) Tem características parecidas com as dos vegetais, mas não fazem
fotossíntese. (2) PROTISTA
Ex: ( ) Seus componentes são autótrofos. (3) FUNGI Ex:
( ) São microrganismos constituídos por uma célula, sendo unicelulares. (4) PLANTAE Ex:
( ) São todos organismos heterótrofos e multicelulares. (5) ANIMALIA
Ex: ( ) São microrganismos constituídos por uma célula, mas
mais desenvolvidos que as bactérias. Etapa
16: Correção da Atividade (15 min) Etapa
17: Mão na Massa III (15min) Apresente o infográfico disponível no seguinte
link https://www.iberdrola.com/documents/20125/41392/Infografico_Seres_Vivos.pdf/983830ad-3e90-9f84-ed35-27668533912a?t=1628842095516 ,em seguida, oriente os alunos a
elaborar um com as mesmas informações. Você poderá fazer em sala de aula,
utilizando outras fontes bibliográficas (livros antigos de Ciências do 7º
ano), outros sites de pesquisa ou orienta-los a fazer em casa. Outra sugestão
é construir um mapa mental. ATIVIDADE
EXTRA: Represente a atividade
na lousa em seguida peça aos alunos para copiarem nos cadernos e responder em
casa. 1. Os nomes cientificos
apresentam algumas regras que devem ser seguidas no momento da escrita em um
texto. Observe a seguir o nome cientifico do cajueiro e marque a alternativa
em que todas as regras são obedecidas. Justifique sua escolha. a) Anacardium
Occidentale. b) anacardium occidentale. c) Anacardium occidentale. d) Anacardium occidentale. e) Anacardium Occidentale. 2. Em todos os nomes
científicos listados abaixo ocorre erro de nomenclatura binomial. Em cada
caso, identifique o(s) erro(s). a) homo sapiens b) Canis lupus d) felis Catus d) Apis Mellifera 3.Das características abaixo:
a) Quais são as que
existem nas plantas, mas não estão presentes nos animais? b) Quais são as que
existem nos animais, mas não estão presentes nas plantas? c) Quais as que
aparecem tanto em plantas como em animais? 4.Em uma folha de papel
oficio crie um pequeno mural de colagem com os reinos estudados contendo
representantes deles. Elaboração: Amélia,
Elzinha, Isabel, Lana e Márcia. Coordenação
e colaboração: Nilsilane. |
||
RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo;
( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (x) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
||
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução
de Exercícios/Livro páginas: ( ) Seminários; ( )
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; (
) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário