7ª SD 7º Cie 2022

 

7ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Diversidade de Ecossistemas e Saúde

 

Unidade Temática: Vida e Evolução 

Objetos de Conhecimento: Classificação dos seres Vivos

Ano: 7º                                          Período: 01 a 12/08                        Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

 (EF07CI05IT) Identificar, listar, agrupar e estudar as principais características de cada grupo de espécies locais e regionais com risco de extinção e as causas dessa condição relacionadas a ação humana, bem como, as consequências desse ato ao meio ambiente. (EF07CI05BA) Identificar as características dos seres vivos e associá-las aos respectivos reinos. (EF07CI06BA) Comparar as diferenças e semelhanças entre os grupos dos seres vivos, percebendo o elo entre eles.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer a riqueza e biodiversidade da natureza. Entender o significado do termo classificação. Reconhecer os cinco reinos da natureza e compreender as características básicas para classificar os seres vivos dentro desses grupos. Utilizar conceitos biológicos na caracterização de seres vivos: autótrofo e heterótrofo, entre outros; Comparar diferentes critérios que podem ser utilizados na classificação biológica para entender sobre a nomenclatura de Lineu;
Relacionar os seres vivos, com facilidade, em seus devidos grupos.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

Tema: A Palavra é Classificar!

Etapa 01: Levantamentos de conhecimentos prévios – Parte I (10min)

Inicie a aula perguntando aos alunos como são organizados os seus guarda-roupas (provavelmente não haverá "ordem" em muitos deles). E os produtos de supermercado? E os livros em uma biblioteca? Há uma ordem nessas organizações? Qual a finalidade de classificar as coisas? É possível classificar os seres vivos também?

Falar que apesar das semelhanças que os classifica em seres vivos há diferenças que os separam em grupos diferentes.

 

Etapa 02: Levantamentos de conhecimentos prévios – Parte II (20min)

Para sondar o conhecimento dos estudantes, o professor providenciará três caixas ou recipientes diferentes. Na do meio, colocar a imagens variadas com seres vivos e não-vivos. A direita uma caixa com os seguintes letreiros SERES VIVOS e à esquerda outra caixa com letreiro NÃO VIVOS Daí inicia tirando da caixa do meio as figuras ou objetos e perguntando se é vivo ou não e, conforme a resposta da maioria, vai fazendo a separação. Em seguida, perguntar que critério usaram para separar as imagens ou objetos dessa maneira.

A seguir, relembrar com eles algumas características que diferenciam o que é ser vivo do não vivo, como a organização celular, reprodução, hereditariedade, seu crescimento (já estudada no sexto ano).

O próximo passo é fazer a conferência dos erros e acertos. Se após relembrarem sobre as características indague se eles mantêm ou não as imagens nas caixas que escolheram no início da aula, peça que justifiquem a decisão.  

 

Etapa 03: Mão na Massa Parte I - Construindo Conceitos (20min)

 

Para iniciar a aula o professor utiliza um conjuntos de peças de papel cartão de formas, tamanhos e cores diferentes. Para produzir um conjunto de peças, recorte duas tiras de papel cartão colorido, uma mais larga do que a outra e em seguida recorte-as formando figuras geométricas. Cada conjunto deverá conter, nas cinco cores (laranja, vermelho, azul, verde e amarelo): 3 quadrados grandes e 3 pequenos, 2 retângulos grandes, 2 médios e 4 pequenos, 4 octaedros (ou círculos), 2 triângulos grandes, 4 médios, 2 pequenos e 2 bem pequenos (preferível que o professor já traga cortado). Outra sugestão é utilizar o tangran que já existe na escola ou substituir esse material por botões de cores e tamanhos variados.

Distribua um conjunto de peças para cada equipe de alunos e oriente-os a organizar grupos e subgrupos, resultantes da reunião de peças semelhantes. Isso pode ser realizado sobre suas mesas e os grupos formados podem ser circulados utilizando giz branco (que é facilmente removido com um pano seco ou úmido).
Deixe as equipes livres para decidir de que forma realizarão a classificação das peças, o que pode ser feito de maneiras diferentes: inicialmente por cor e depois por forma e tamanho ou inicialmente por forma e depois por tamanho e cor ou ainda de outras formas.

Dica! – Nesta atividade peça que os alunos registrem no caderno os critérios utilizados na classificação das peças: semelhanças na forma, tamanho e cor. Considere, com os alunos, que critérios poderiam ser utilizados para a classificação dos seres vivos.

Considerando a importância da classificação também nos objetos de estudo como os seres vivos, solicite sugestões dos alunos sobre como poderia ser feita uma classificação dos mesmos.

 

AULA 02

 

Tema: Classificação dos Seres Vivos

 

Etapa 04: Sistematizando o Conhecimento (10min)

Comece a aula convidando os alunos a construírem coletivamente o conceito do termo CLASSIFICAR, com base na aula anterior e todas as etapas desenvolvidas até aqui. Instigue-os, motive-os na elaboração do conceito, registre na lousa, em seguida peça que escreva no caderno.

 

Etapa 05: Mão na Massa Parte II (20min)

Se, para classificar levamos em conta suas semelhanças e características, com os animais não é diferente. Apresente a imagem abaixo para os alunos, caso não tenha recursos midiáticos, utilize diversas gravuras ou uma apenas uma que forneça imagem de diversidade de seres vivos, poderá também, procurar no próprio livro e solicitar aos alunos a leitura e análise para responder os questionamentos.

Questão disparadora

 

Orientações: Leia a questão desta imagem e pergunte aos alunos se eles sabem classificar os animais lembrados anteriormente segundo as características que possuem. Você pode pedir sugestões de classificação aos alunos e ir anotando no quadro. Logo após, explique que para conhecer melhor como os animais são classificados, é importante o reconhecimento das características apresentadas pelos diferentes seres e que, para praticar esse reconhecimento, eles participarão de uma atividade chamada o jogo das características.

 

Etapa 06: Hora da Tabela (20min)

Reproduza na lousa a tabela abaixo, peça aos alunos que desenhe no caderno, em seguida oriente-os a preenche-la, mas, antes, anote os significados de cada item superior da tabela, conforme a imagem abaixo:

 Sistematização

 

Ovíparo e Vivíparo:

Cuidado parental:

Após anotarem os conceitos das palavrinhas acima e desenhar a tabela abaixo, chegou a hora de preenche-la. Professor, ajude-os nesse momento. Em seguida, faça a socialização.

 

Sistematização

Se tiverem acesso a internet, peça para pesquisarem em seus smartfhones.

 

AULA 03

 

Tema: Categoria Taxonômicas

 

Etapa 07: Aprofundando no Tema (20min)

Devido ao grande número de seres vivos presentes no Planeta Terra, é importante que eles estejam organizados segundo suas características. Quando utilizamos um sistema de classificação temos maior facilidade em estuda-los. Convide os alunos a se aprofundarem no tema a partir da exposição do conteúdo, utilize o material disponível nos links abaixo ou da apostila disponibilizada por WhatsApp:

https://escolakids.uol.com.br/ciencias/classificacao-dos-seres-vivos.htm

https://www.iberdrola.com/documents/20125/41392/Infografico_Seres_Vivos.pdf/983830ad-3e90-9f84-ed35-27668533912a?t=1628842095516 

Caso tenha condições, apresente o vídeo sobre classificação dos seres vivos disponível no link a seguir https://www.youtube.com/watch?v=1dMUZED70Qc .

Etapa 08: Esclarecendo Praticando (20 min)

Professor, organize 7 caixas de tamanhos diferentes, cada uma representa uma categoria taxonômica, identifique-as e vai colocando uma dentro da outra, para que os alunos percebam como estão agrupadas e o tamanho. Em seguida, faça um pequeno ditado sobre cada categoria.

 

Etapa 09: Discussão (10min)

 

Lance os seguintes questionamentos para os alunos e deixe que respondam com base no aprendizado, porém, nesse momento, aproveite para sanar dúvidas e aprofundar na revisão.

1. Qual a importância biológica da classificação dos seres vivos?

2. Qual a categoria taxonômica mais abrangente de acordo com Lineu?

Após a discussão, peça aos alunos para anotarem o macete presente na apostila.

AULA 04

Tema: Regra de Nomenclatura das Espécies

Etapa 10: Levantamento de Conhecimentos Prévios Parte III (10min)

Escreva na lousa os nomes científicos dos seres vivos a seguir: Araucaria angustifólia,  Baccharis genus, Citrus ergamia, Citrus reticulata, Eugenia uniflora, Noteroclada confluens, Passiflora alata, Passiflora misera, Persea americana, Canis lúpus, Canis familiaris, Panthera onca.
Levantar os seguintes questionamentos:

Quantos gêneros contêm essa lista? Quantas espécies contêm essa lista? Quantos reinos há, nessa lista de palavras? Existem seres autótrofos e heterótrofos? Existem seres unicelulares e pluricelurares?

Acolha as respostas dos alunos.

 

Etapa 11: Exposição do Objeto de Conhecimento (20min)

Retome os questionamentos do levantamento de conhecimentos prévios, aproveite as questões para esclarecer sobre o tema, utilize o material disponível no link a seguir https://sites.google.com/site/projetodeinformaticaeducativa5/classificacao-dos-seres-vivos , caso tenha outra fonte de sua preferência, tem liberdade para utilizar.

 

Etapa 12: Verificação da Aprendizagem (20min)

Oriente os alunos na resolução da atividade da tabela disponibilizada por WhatsApp.

 

AULA 05

 

Tema: Especificidades dos Reinos

 

Observação: Fazer a correção da atividade anterior (10min).

 

Etapa 13: Levantamento de conhecimentos prévios Parte IV (10min)

Levante os conhecimentos prévios dos alunos a partir das seguintes questões: Quais são os reinos em que os seres vivos se encontram? Quais são as principais características dos animais? O que diferencia os animais das plantas? O cogumelo é uma planta? Sabem o que causam o chulé? E o piolho preto na roupa deixada esquecida úmida, é um ser vivo? As plantas são seres vivos?

Acolha as respostas, deixe os alunos a vontade para responderem, mas, preste atenção, pois depois será com base nessas respostas que você direcionará sua aula.

 

Etapa 14: Exposição de Conteúdo (30min)

Trabalhar de forma expositiva as características marcantes dos cinco reinos de seres vivos, utilize como fonte o material disponível no link abaixo. https://www.iberdrola.com/sustentabilidade/classificacao-seres-vivos-reinos-biologicos#:~:text=Os%20seres%20vivos%20se%20dividem,%2C%20fungi%2C%20protista%20e%20monera.

AULA 06

Tema: Os Reinos dos Seres Vivos

Etapa 15: Verificação da Aprendizagem (20min)

Represente a atividade na lousa em seguida peça aos alunos para copiarem nos cadernos e responder.

Atividade

1. Classificar? Por quê? Qual é o motivo que nos leva a classificar as coisas e os SERES VIVOS? Imagine que você perdeu uma caneta! Onde você começaria a procurar? Na gaveta, onde estão as suas meias? No estojo do seu irmão, junto dos seus cadernos, no quarto? Por quê? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Quando classificamos, colocamos no mesmo grupo objetos (ou seres vivos) com CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES e com CARACTERÍSTICAS DIFERENTES de outros grupos. É importante classificar para conhecermos as características de um grupo inteiro. 

a) Quais as semelhanças que existem nos objetos que estão em seu estojo? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

b) Quais as diferenças que existem entre os objetos de seu estojo e os objetos da sua gaveta de meias? _____________________________________________________________________

A ciência que classifica os seres vivos é chamada de TAXONOMIA ou TAXIONOMIA. Ela estabelece critérios que ordenam os seres vivos de nosso planeta em grupos diferentes. A TAXONOMIA é de extrema importância, pois possibilita o reconhecimento das características de um animal ou vegetal somente pelo grupo a que ele pertence. 

c) Relacione as colunas:  

1. Batata inglesa  

2.       Lobo    

3.       Homem

4.       Gato

5.       Girafa

6.       Milho

7.       Minhoca

8.       Cavalo 

9.       Jumento

 

(       ) Felis catus

(       ) Equus caballus

(       ) Giraffa camelopardalis

(       ) Zea mays

(       ) Solanum tuberosum

(       ) Canis lupus

(       ) Pheretima hawayana

(       ) Equus asinus

(       ) Homo sapiens

 

3. De acordo com o sistema binominal de nomenclatura dos seres vivos, criado por Lineu em 1735, quais os nomes escritos corretamente:

a-  Homo Sapiens (homem);                                                c- panthera tigris (tigres);

b-  Vulpes vulpes (raposa vermelha);                                   d- Félis catus (gato)

4. Relacione a 2º coluna de acordo com a 1º: 

(1) Gênero 

(2) Família

(3) Classe

(4) Espécie

( ) conjunto de gêneros semelhantes. 

( ) conjunto de indivíduos semelhantes que podem se reproduzir, deixando descendentes férteis. 

( ) conjunto de filos semelhantes. 

( ) conjunto de ordens semelhantes.

 

5. Observe a lista a seguir: 

Araucaria angustifólia,  Baccharis genus, Citrus ergamia, Citrus reticulata, Eugenia uniflora, Noteroclada confluens, Passiflora alata, Passiflora misera, Persea americana, Canis lúpus, Canis familiaris, Panthera onca

a) Quantos gêneros contêm essa lista? ______________________________________ 

b) Quantas espécies contêm essa lista?_______________________________________ 

6. Você diria que uma árvore é um organismo heterótrofo ou autótrofo? Justifique sua resposta. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Com base na classificação dos seres vivos em seus reinos, dê um exemplo de cada reino na coluna I e associe as colunas colocando os números correspondentes na coluna II. 

COLUNA I                                                                COLUNA II

 

(1) MONERA Ex:   (  ) Tem características parecidas com as dos vegetais, mas não fazem fotossíntese.

(2) PROTISTA Ex:   (  ) Seus componentes são autótrofos.

(3) FUNGI Ex:   (  ) São microrganismos constituídos por uma célula, sendo unicelulares.

(4) PLANTAE Ex:   (  ) São todos organismos heterótrofos e multicelulares.

(5) ANIMALIA Ex:   (  ) São microrganismos constituídos por uma célula, mas mais desenvolvidos que as bactérias.

 

Etapa 16: Correção da Atividade (15 min)

 

Etapa 17: Mão na Massa III (15min)

Apresente o infográfico disponível no seguinte link  https://www.iberdrola.com/documents/20125/41392/Infografico_Seres_Vivos.pdf/983830ad-3e90-9f84-ed35-27668533912a?t=1628842095516  ,em seguida, oriente os alunos a elaborar um com as mesmas informações. Você poderá fazer em sala de aula, utilizando outras fontes bibliográficas (livros antigos de Ciências do 7º ano), outros sites de pesquisa ou orienta-los a fazer em casa. Outra sugestão é construir um mapa mental.

 

ATIVIDADE EXTRA:

 

Represente a atividade na lousa em seguida peça aos alunos para copiarem nos cadernos e responder em casa.

 

1. Os nomes cientificos apresentam algumas regras que devem ser seguidas no momento da escrita em um texto. Observe a seguir o nome cientifico do cajueiro e marque a alternativa em que todas as regras são obedecidas. Justifique sua escolha.

a) Anacardium Occidentale.

b) anacardium occidentale.

c) Anacardium occidentale.

d) Anacardium occidentale.

e) Anacardium Occidentale.

2. Em todos os nomes científicos listados abaixo ocorre erro de nomenclatura binomial. Em cada caso, identifique o(s) erro(s).

a) homo sapiens

b) Canis lupus

d) felis Catus

d) Apis Mellifera

3.Das características abaixo:

 

• capacidade de reproduzir-se

• presença de clorofila

• capacidade de locomoção

• descendentes iguais aos pais

• capacidade de realizar fotossíntese

• capacidade de realizar respiração celular

• compostos por células.

 

a) Quais são as que existem nas plantas, mas não estão presentes nos animais?

b) Quais são as que existem nos animais, mas não estão presentes nas plantas?

c) Quais as que aparecem tanto em plantas como em animais?

4.Em uma folha de papel oficio crie um pequeno mural de colagem com os reinos estudados contendo representantes deles.

 

 

 

Elaboração: Amélia, Elzinha, Isabel, Lana e Márcia.

Coordenação e colaboração: Nilsilane.

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (x) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X) Pesquisa; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( )  Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário