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6ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS |
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Tema
Inter curricular: Iniciação
Científica e Sustentabilidade: A Ciência Começa em Casa |
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Subtema: O que o homem Semear... |
Unidade Temática: Vida e Evolução |
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Objetos de
Conhecimento: Poluição e consequência na preservação dos Biomas Brasileiros;
O Oceano Respira e está ficando doente; Consequências do Dióxido de Carbono
para o ambiente; Formação da Crosta Terrestre e relação com o solo de cada
Bioma. |
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Anos: 7º Período: 14/07 a 25/07 Nº de Aulas:
06 |
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HABILIDADES |
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(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por
catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou
sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar
a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Identificar
os acontecimentos que levam a impactos ambientais. Diferenciar catástrofes
naturais de impactos causados por ações humanas. Demonstrar como o excesso de CO₂ atmosférico está sendo
absorvido pelos oceanos e quais os impactos dessa “semeadura invisível” na
vida marinha e, por consequência, em nossa alimentação e clima. Promover a
reflexão crítica sobre a ação humana nos biomas brasileiros, associando
ciência, ética e cidadania, a partir do provérbio que mostra a relação entre
causa e consequência nas ações ambientais. |
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Expectativas
de aprendizagem: o que os estudantes vão aprender e saber fazer |
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Espera-se
que os estudantes sejam capazes de reconhecer a importância de preservar
os biomas para a manutenção do equilíbrio ecológico, que possam analisar como
mudanças, como a perda de uma espécie, podem afetar toda a cadeia ou teia
alimentar, compreendendo a interdependência dos seres vivos. Eles deverão
reconhecer ações humanas ou fenômenos naturais que podem causar impactos
ambientais, como desmatamento, poluição, queimadas ou eventos climáticos
extremos. |
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ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
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AULA 01 Tema: "O que o homem semear… ele também colherá" Etapa
01:
Levantamentos de conhecimentos prévios
(15min) Lance a afirmação do tema da aula para
os estudantes "O que o homem semear… ele
também colherá". Questione se eles
concordam com essa afirmação. Pergunte se toda colheita é positiva. Indague
se essa frase tem apenas o sentido literal, explique que o sentido literal
representa o real significado da palavra, ao contrário do figurado. Explore
bastante essa etapa. Pergunte quais atitudes eles consideram nocivas ao meio
ambiente. Acolha as respostas. Etapa
02: Contando História e ilustrando (35min) Conte a história do fragmento do
livro “O que Einstein disse a seu Cozinheiro: Mais Ciência na Cozinha” de
Rbert L. Wolke. Em
seguida, trabalhe oralmente trechos da leitura, deixe que os estudantes se
expressem, pergunte se assim que eles imaginavam, ofereça informações a
respeito, em seguida divida alguns trechos (abaixo relacionado) e peça que
ilustrem. Divida os trechos para grupos de estudantes, assim um grupo
ilustrará o primeiro trecho, outro grupo o segundo e o terceiro grupo o
último trecho. Feito isso, peça que apresentem as ilustrações explicando por
representaram daquela forma. Trecho 1: Mas o
chão seco não era o que chamamos de chão seco hoje. Não era solo. Era rocha
liquefeita (magma) que, depois de mais dois bilhões de anos, esfriou e se
tornou rocha sólida. E não havia ninguém ali para cultivar nada. Trecho 2:
Enquanto as eras das estações iam e vinham, as rochas desgastaram-se e
partiram-se por fatores físicos e químicos. Fisicamente se expandiram nas
estações quentes e contraíram-se nas frias, o que causou rachaduras e fissuras.
A água infiltrou-se nas rachaduras durante as estações frias subsequentes e
elevou as rochas com o poder de sua expansão, ao congelar. As geleiras em
movimento elevaram a superfície rochosa, fazendo a rocha esfarelar, enquanto
o vento e a água corrente contribuíam para a degradação física das rochas,
até torná-las fragmentos cada vez menores, desde pedregulhos até grãos muito
finos. Trecho 3:
Finalmente, a “terra seca” de Deus transformou-se em pequenas partículas de
cascalho, areia, sedimentos e barro, distribuídos onde pudessem se alojar em
toda a face da Terra. Eles agora eram solo. Quando as plantas começaram a
crescer e morrer nessa nova camada rica em minerais, a matéria orgânica
resultante de seu decaimento enriqueceu o solo, tornando-o ainda mais fértil
para o cultivo pelos seres humanos. E assim nasceu a agricultura, nos últimos
dois milhões de anos da história do nosso planeta. AULA 02 Tema: Poluição e consequência na preservação dos Biomas
Brasileiros Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (30 min) Agora chegou o momento de checar o
conhecimento dos estudantes a respeito do que fora trabalhado sobre poluição e consequência na preservação dos Biomas Brasileiros
em aulas anteriores (4ª Sequência), a
partir da atividade de revisão da página 90 do livro didático, aproveite para
revisar o conteúdo. Etapa 04: Mão na Massa (20 min) Reparta a classe em grupos, de
modo que cada grupo ficará responsável por um bioma e por abordar a ideia de
"semeadura e colheita" em dois aspectos:
1.
Bioma Amazônico - Pulmão Verde em Perigo
🌾 2. Cerrado - O Berço das Águas
🌴 3. Mata Atlântica - Resistindo ao Concreto
🐂 4. Pantanal - Um Paraíso Alagado
🌵 5. Caatinga - Força da Seca
🌲 6. Pampa - A Imensidão que Resiste
Observação:
Professor, providencie o material do experimento da Aula 03. AULA 03 Tema: Bioma Marinho-Costeiro – O Oceano também respira Etapa 05: Questão Disparadora (5 min) Você sabia que o
oceano também respira? Como isso acontece? Espere uns minutinhos para a
colaboração dos estudantes, apenas acolha as respostas. Etapa
06: Aula Expositiva Dialogada (35 min) Agora faça uma aula expositiva abrindo
espaço para a participação dos estudantes, sempre que lançarem alguma dúvida. O Oceano absorve parte
do dióxido de carbono (CO₂) que colocamos na atmosfera ao queimar
combustíveis, destruir florestas e poluir o ar. Por muito tempo, ele ajudou a
equilibrar o clima da Terra. Mas agora ele está absorvendo CO₂ demais — e
está ficando ácido. Agora peça que
reproduza a tabela abaixo no caderno.
Etapa 07: Experimento - Acidificação dos Oceanos (10 min) Material:
Observação: Realize o experimento com os estudantes. Outra
sugestão é Vida
no Aquário AULAS 04, 05 e 06 As outras aulas, ficarão disponíveis para a elaboração da Feira de
Ciências. É dividir grupos para apresentar o máximo de informações possíveis
relacionada a temática.
Você tem várias opções de trabalho, aproveite o
máximo que puder, distribua por grupos dos diferentes 7ºs anos que possui,
organize uma sequência de acontecimentos para apresentação, de modo que as
informações não fiquem soltas. Não descartem as sugestões dadas na última
articulação, acrescentem essas sugeridas aqui! Segue um anexo por WhatsApp de
experimento relacionado a temática. Utilize fragmentos do livro para expor.
Faça com arte as camadas do solo, desde a rocha ao solo oriundo dela formando
os biomas estudados, aproveite bastante os experimentos. Bom trabalho!! Elaboração: Nilsilane. |
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RECURSOS:
(X) Livro didático; (x) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material
pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro
páginas: (90) (X)Seminários;
( X ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz;
(X) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
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