6ª SD Cie 7º Ano 2025

 

                                       

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS

Tema Inter curricular:  Iniciação Científica e Sustentabilidade: A Ciência Começa em Casa

Subtema: O que o homem Semear...

Unidade Temática: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Poluição e consequência na preservação dos Biomas Brasileiros; O Oceano Respira e está ficando doente; Consequências do Dióxido de Carbono para o ambiente; Formação da Crosta Terrestre e relação com o solo de cada Bioma.

Anos:                                         Período: 14/07 a 25/07                                  Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

 (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar os acontecimentos que levam a impactos ambientais. Diferenciar catástrofes naturais de impactos causados por ações humanas. Demonstrar como o excesso de CO₂ atmosférico está sendo absorvido pelos oceanos e quais os impactos dessa “semeadura invisível” na vida marinha e, por consequência, em nossa alimentação e clima. Promover a reflexão crítica sobre a ação humana nos biomas brasileiros, associando ciência, ética e cidadania, a partir do provérbio que mostra a relação entre causa e consequência nas ações ambientais.

Expectativas de aprendizagem: o que os estudantes vão aprender e saber fazer

Espera-se que os estudantes sejam capazes de reconhecer a importância de preservar os biomas para a manutenção do equilíbrio ecológico, que possam analisar como mudanças, como a perda de uma espécie, podem afetar toda a cadeia ou teia alimentar, compreendendo a interdependência dos seres vivos. Eles deverão reconhecer ações humanas ou fenômenos naturais que podem causar impactos ambientais, como desmatamento, poluição, queimadas ou eventos climáticos extremos.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: "O que o homem semear… ele também colherá"

Etapa 01: Levantamentos de conhecimentos prévios (15min)

Lance a afirmação do tema da aula para os estudantes "O que o homem semear… ele também colherá". Questione se eles concordam com essa afirmação. Pergunte se toda colheita é positiva. Indague se essa frase tem apenas o sentido literal, explique que o sentido literal representa o real significado da palavra, ao contrário do figurado. Explore bastante essa etapa. Pergunte quais atitudes eles consideram nocivas ao meio ambiente. Acolha as respostas.

Etapa 02: Contando História e ilustrando (35min)

Conte a história do fragmento do livro “O que Einstein disse a seu Cozinheiro: Mais Ciência na Cozinha” de Rbert L. Wolke.

Em seguida, trabalhe oralmente trechos da leitura, deixe que os estudantes se expressem, pergunte se assim que eles imaginavam, ofereça informações a respeito, em seguida divida alguns trechos (abaixo relacionado) e peça que ilustrem. Divida os trechos para grupos de estudantes, assim um grupo ilustrará o primeiro trecho, outro grupo o segundo e o terceiro grupo o último trecho. Feito isso, peça que apresentem as ilustrações explicando por representaram daquela forma.

 

Trecho 1: Mas o chão seco não era o que chamamos de chão seco hoje. Não era solo.

Era rocha liquefeita (magma) que, depois de mais dois bilhões de anos, esfriou e se tornou rocha sólida. E não havia ninguém ali para cultivar nada.

 

 

Trecho 2: Enquanto as eras das estações iam e vinham, as rochas desgastaram-se e partiram-se por fatores físicos e químicos. Fisicamente se expandiram nas estações quentes e contraíram-se nas frias, o que causou rachaduras e fissuras. A água infiltrou-se nas rachaduras durante as estações frias subsequentes e elevou as rochas com o poder de sua expansão, ao congelar. As geleiras em movimento elevaram a superfície rochosa, fazendo a rocha esfarelar, enquanto o vento e a água corrente contribuíam para a degradação física das rochas, até torná-las fragmentos cada vez menores, desde pedregulhos até grãos muito finos.

 

Trecho 3: Finalmente, a “terra seca” de Deus transformou-se em pequenas partículas de cascalho, areia, sedimentos e barro, distribuídos onde pudessem se alojar em toda a face da Terra. Eles agora eram solo. Quando as plantas começaram a crescer e morrer nessa nova camada rica em minerais, a matéria orgânica resultante de seu decaimento enriqueceu o solo, tornando-o ainda mais fértil para o cultivo pelos seres humanos. E assim nasceu a agricultura, nos últimos dois milhões de anos da história do nosso planeta.

AULA 02

 

Tema: Poluição e consequência na preservação dos Biomas Brasileiros

Etapa 03: Verificação da Aprendizagem (30 min)

Agora chegou o momento de checar o conhecimento dos estudantes a respeito do que fora trabalhado sobre poluição e consequência na preservação dos Biomas Brasileiros em aulas anteriores (4ª Sequência), a partir da atividade de revisão da página 90 do livro didático, aproveite para revisar o conteúdo.

Etapa 04: Mão na Massa (20 min)

Reparta a classe em grupos, de modo que cada grupo ficará responsável por um bioma e por abordar a ideia de "semeadura e colheita" em dois aspectos:

  • Semeadura positiva: ações de cuidado, preservação, regeneração.
  • Semeadura negativa: desmatamento, queimadas, poluição, caça ilegal.

1. Bioma Amazônico - Pulmão Verde em Perigo

  • Experimento: Simulação de queimadas e seus efeitos no solo (com vasos e carvão).
  • Painel: “Amazônia: que frutos queremos colher?”
  • Destaque: Ciclo da água afetado pelo desmatamento.

🌾 2. Cerrado - O Berço das Águas

  • Experimento: Miniatura de nascente com e sem vegetação (comparar infiltração da água).
  • Painel: “Se o homem seca, a fonte se cala.”

🌴 3. Mata Atlântica - Resistindo ao Concreto

  • Experimento: Efeito da urbanização no solo (solo permeável X impermeável).
  • Painel: “Entre o verde e o cinza, o que vamos plantar?”
  • Atividade Criativa: Maquete de cidade sustentável com áreas de preservação.

🐂 4. Pantanal - Um Paraíso Alagado

  • Experimento: Demonstração dos impactos da poluição em água parada (simulação com aquários).
  • Painel: “A pesca da destruição ou da preservação?”

🌵 5. Caatinga - Força da Seca

  • Experimento: Teste de evaporação com plantas típicas (como o mandacaru).
  • Painel: “A seca que ensina e a que destrói.”

🌲 6. Pampa - A Imensidão que Resiste

  • Experimento: Erosão do solo com e sem cobertura vegetal (em bandejas).
  • Painel: “Campo nativo: semear respeito, colher equilíbrio.”
  • Exposição Visual: Fotos ou vídeos de áreas degradadas e preservadas.

 

Observação: Professor, providencie o material do experimento da Aula 03.

AULA 03

Tema: Bioma Marinho-Costeiro – O Oceano também respira

Etapa 05: Questão Disparadora (5 min)

Você sabia que o oceano também respira? Como isso acontece? Espere uns minutinhos para a colaboração dos estudantes, apenas acolha as respostas.

Etapa 06: Aula Expositiva Dialogada (35 min)

Agora faça uma aula expositiva abrindo espaço para a participação dos estudantes, sempre que lançarem alguma dúvida.

O Oceano absorve parte do dióxido de carbono (CO₂) que colocamos na atmosfera ao queimar combustíveis, destruir florestas e poluir o ar. Por muito tempo, ele ajudou a equilibrar o clima da Terra. Mas agora ele está absorvendo CO₂ demais — e está ficando ácido.

Essa acidificação dos oceanos é um problema sério. Quando o CO₂ se dissolve na água do mar, ele muda o pH da água, deixando-a mais ácida. Isso afeta a vida marinha, especialmente os seres que têm conchas ou esqueletos feitos de cálcio, como:
Corais, ostras, moluscos, alguns tipos de plâncton. 

Com a água mais ácida, essas espécies têm dificuldade para sobreviver. E sem elas, toda a cadeia alimentar dos oceanos fica em risco — inclusive os peixes que alimentam milhões de pessoas no mundo todo.

Agora peça que reproduza a tabela abaixo no caderno.

O que estamos semeando?

 

E o que vamos colher?

 

O que podemos fazer?

 

Queima de combustíveis fósseis.
Poluição sem controle.
Desmatamento que reduz a absorção natural de CO₂.

 

Recifes de corais mortos.
Menos peixes.
Impactos na pesca, no clima e na vida das pessoas.

 

Reduzir o uso de carros e plásticos.
Plantar árvores.
Exigir políticas que protejam os mares e diminuam as emissões de CO₂.
Preservar os oceanos é preservar a nós mesmos.

 

 

Etapa 07: Experimento - Acidificação dos Oceanos (10 min)

Material:

  • Dois copos com água
  • Um com um pouco de vinagre ou limão (representando o oceano acidificado)
  • Conchas ou pedaços de giz (representando o carbonato de cálcio dos corais e moluscos)

Observação:
Com o tempo, a concha no copo com vinagre se desgasta, mostrando o que acontece com os recifes de coral e moluscos em águas mais ácidas.

Realize o experimento com os estudantes. Outra sugestão é Vida no Aquário
com o Objetivo de promover o cuidado e a observação.

AULAS 04, 05 e 06

As outras aulas, ficarão disponíveis para a elaboração da Feira de Ciências. É dividir grupos para apresentar o máximo de informações possíveis relacionada a temática.

Você tem várias opções de trabalho, aproveite o máximo que puder, distribua por grupos dos diferentes 7ºs anos que possui, organize uma sequência de acontecimentos para apresentação, de modo que as informações não fiquem soltas. Não descartem as sugestões dadas na última articulação, acrescentem essas sugeridas aqui! Segue um anexo por WhatsApp de experimento relacionado a temática. Utilize fragmentos do livro para expor. Faça com arte as camadas do solo, desde a rocha ao solo oriundo dela formando os biomas estudados, aproveite bastante os experimentos.

Bom trabalho!!

 

 

Elaboração: Nilsilane. 

 

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (x) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  X) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;   (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (90) (X)Seminários; ( X ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação;

Outros:

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário