Webnário
de Ciências
9º
Ano
Primeira
aula: Os hormônios
e suas relações com transformações físicas e psicológicas típicas da passagem
da adolescência para idade adulta
Período: 06
a 10/07
Nº de Aula: 01
Habilidade:
(EF08CI07)
Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos
mecanismos adaptativos e evolutivos.
(EF08CI08) Analisar e
explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos
hormônios sexuais e do sistema nervoso.
Sobre esta aula:
Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das
habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada
em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas
subsequentes.
Etapa
1:
Para Início de Conversa
Retomar as questões da
aula anterior no momento de correção e socialização das respostas das
atividades propostas. Em seguida propor a interpretação e reflexão da música
“Não Vou me Adaptar” de Nando Reis.
Não
Vou Me Adaptar
(Letra
de Nando Reis e Música de Arnaldo Antunes)
Eu
não caibo mais nas roupas que eu cabia
Eu
não encho mais a casa de alegria
Os
anos se passaram enquanto eu dormia
E
quem eu queria bem me esquecia
Será
que eu falei o que ninguém ouvia?
Será
que eu escutei o que ninguém dizia?
Eu
não vou me adaptar, me adaptar (3x)
Eu
não tenho mais a cara que eu tinha
No
espelho essa cara já não é minha
É
que quando eu me toquei achei tão estranho
A
minha barba estava deste tamanho
Será
que eu falei o que ninguém ouvia?
Será
que eu escutei o que ninguém dizia?
Eu
não vou me adaptar, me adaptar
Não
vou me adaptar!
Me
adaptar!
“O desenvolvimento dessa
atividade tem o objetivo de contextualizar e debater os temas que envolvem as
mudanças ocorridas nessa fase e as dificuldades de entender e aceitá-las.”
Questões a serem
debatidas:
a-
Qual é o seu sentimento ao ouvir a música?
b-
Analisando o primeiro verso, a que o autor está se
referindo?
Eu
não caibo mais nas roupas que eu cabia
Eu
não encho mais a casa de alegria
Os
anos se passaram enquanto eu dormia
c-
Sobre que o autor está falando no segundo trecho?
Eu
não tenho mais a cara que eu tinha
No
espelho essa cara já não é minha
É
que quando eu me toquei achei tão estranho
A
minha barba estava deste tamanho
d-
Você acha que a letra da música tem algo a ver com
algum momento da vida que todos passamos?
Faça o registro da
atividade no caderno, não esqueça do cabeçalho.
Etapa
02: Levantando Conhecimento
Aplicação de um
questionário
Ao
iniciar o trabalho aplicaremos um questionário de múltipla escolha, disponível
por e-mail e WhatsApp, para identificar os conhecimentos prévios dos alunos
sobre o tema a ser trabalhado. Ao final do trabalho o mesmo questionário será
aplicado com o objetivo de dimensionar a variação do nível de informação dos
alunos sobre adolescência, puberdade e sexualidade.
Etapa
03: Aprofundando no Tema
Para nos mantermos bem informados, é importante
acessar fontes confiáveis. Sugerimos que você assista aos vídeos acessando s
links abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=4atXpLWGNNI
(Matéria Puberdade)
Etapa
04: Mão na Massa
Converse com
os alunos sobre que cuidados são necessários com o corpo, nesta nova fase.
Ao final da discussão eles devem elaborar um Manual de Instrução
contendo informações sobre hábitos e cuidados higiênicos na puberdade e
adolescência. Para subsidiar a discussão leia o texto disponível por
e-mail e WhatsApp.
Socorro! Meu corpo está
diferente, o que está acontecendo comigo?
Sentir o corpo diferente é normal,
você está na adolescência, um
período em que acontecem mudanças
no corpo, nos sentimentos, no humor, no
jeito de enxergar a si mesmo e ao mundo, enquanto aumentam as atividades e responsabilidades. Tudo isso faz parte do que
chamamos de puberdade, que é uma fase inicial
da adolescência.
·
Responda ao
questionário abaixo, para verificar os seus conhecimentos sobre o seu corpo e
as mudanças que estão ocorrendo nessa fase da sua vida.
VOCÊ
CONHECE O SEU CORPO?
QUESTIONÁRIO
01.
Você é do sexo:
a- ( ) masculino
b- ( ) feminino
02.
Fase da vida na qual ocorrem várias modificações corporais, o desenvolvimento
de caracteres sexuais e a capacidade de reprodução:
a- ( ) infância
b- ( ) juventude
c- ( ) idade adulta
d- ( ) puberdade
03.
Ejaculação que ocorre durante o sono, resultado de uma excitação genital:
a- ( ) polução noturna
c- ( ) perda de urina durante o sono
04.
Acontece nas meninas, geralmente , por volta dos 12 anos de idade, mas pode
variar entre os 8 e 16 anos.
a- ( ) maturação do útero
b- ( ) menstruação
c- ( ) ejaculação
d-( ) nidação
05. Substâncias químicas segregadas pelo
sistema endócrino responsável pelas mudanças biológicas ocorridas na puberdade:
a- ( )
líquidos seminais
b- ( )
pepsina
c- ( )
hormônios
06. Glândula
sexual masculina que produz espermatozoides e hormônios:
a-( )
saco escrotal
b- ( )
tireóide
c- ( )
testículos
d- ( )
pênis
07. Nome da
primeira menstruação.
a- ( )
menarca
b- ( )
menopausa
c- ( )
climatério
08. Órgãos que
produzem hormônios.
a-( )
rins
b- ( )
glândulas
c- ( )
estômago
d- ( )
vesículas
09. Assinale as
estruturas que fazem parte do sistema reprodutor feminino:
a- ( )
Útero
c- ( ) Bexiga
d- ( )
Tubas uterinas
e- ( )
Próstata
f- ( ) Uretra
g- ( )
Canal deferente
h- ( )
Vagina
i- ( ) Pênis
j- ( ) Ovários
k- ( )
Epidídimo
l- ( ) Vesículas seminais
m-( )
Colo uterino
10. Assinale os
órgãos que fazem parte do sistema reprodutor masculino.
a- ( )
Útero
b- ( )
Testículos
c- ( )
Bexiga
d- ( )
Tubas uterinas
e- ( )
Próstata
f- ( ) Uretra
g- ( )
Canal deferente
h- ( )
Vagina
i- ( ) Pênis
j- ( ) Ovários
k- ( )
Epidídimo
l- ( ) Vesículas seminais
m-( )
Colo uterino
11. Você conhece a
localização do clitóris?
a- (
)Sim b- ( ) Não
12. Período do mês
que a garota pode engravidar:
a- ( )
Logo após a menstruação
b- ( )
Durante a menstruação
c- ( )
Na metade do ciclo menstrual
Nenhum comentário:
Postar um comentário