Aula Remota 9º 1


Webnário de Ciências
9º Ano

Primeira aula: Os hormônios e suas relações com transformações físicas e psicológicas típicas da passagem da adolescência para idade adulta
Período: 06 a 10/07                                                              Nº de Aula: 01

Habilidade: (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
(EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Etapa 1: Para Início de Conversa
Retomar as questões da aula anterior no momento de correção e socialização das respostas das atividades propostas. Em seguida propor a interpretação e reflexão da música “Não Vou me Adaptar” de Nando Reis.
Não Vou Me Adaptar
(Letra de Nando Reis e Música de Arnaldo Antunes)
Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia
Eu não encho mais a casa de alegria
Os anos se passaram enquanto eu dormia
E quem eu queria bem me esquecia
Será que eu falei o que ninguém ouvia?
Será que eu escutei o que ninguém dizia?
Eu não vou me adaptar, me adaptar (3x)
Eu não tenho mais a cara que eu tinha
No espelho essa cara já não é minha
É que quando eu me toquei achei tão estranho
A minha barba estava deste tamanho
Será que eu falei o que ninguém ouvia?
Será que eu escutei o que ninguém dizia?
Eu não vou me adaptar, me adaptar
Não vou me adaptar!
Me adaptar!
“O desenvolvimento dessa atividade tem o objetivo de contextualizar e debater os temas que envolvem as mudanças ocorridas nessa fase e as dificuldades de entender e aceitá-las.”

Questões a serem debatidas:
a-      Qual é o seu sentimento ao ouvir a música?
b-     Analisando o primeiro verso, a que o autor está se referindo?
Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia
Eu não encho mais a casa de alegria
Os anos se passaram enquanto eu dormia
c-      Sobre que o autor está falando no segundo trecho?
Eu não tenho mais a cara que eu tinha
No espelho essa cara já não é minha
É que quando eu me toquei achei tão estranho
A minha barba estava deste tamanho
d-     Você acha que a letra da música tem algo a ver com algum momento da vida que todos passamos?
Faça o registro da atividade no caderno, não esqueça do cabeçalho.

Etapa 02: Levantando Conhecimento

Aplicação de um questionário
Ao iniciar o trabalho aplicaremos um questionário de múltipla escolha, disponível por e-mail e WhatsApp, para identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema a ser trabalhado. Ao final do trabalho o mesmo questionário será aplicado com o objetivo de dimensionar a variação do nível de informação dos alunos sobre adolescência, puberdade e sexualidade.
Etapa 03: Aprofundando no Tema

Para nos mantermos bem informados, é importante acessar fontes confiáveis. Sugerimos que você assista aos vídeos acessando s links abaixo:

               https://www.youtube.com/watch?v=4atXpLWGNNI (Matéria Puberdade)
               https://www.youtube.com/watch?v=IoGYr7hMbJE (Aula sobre puberdade)  
Etapa 04:  Mão na Massa
Converse com os alunos sobre que cuidados são necessários com o corpo, nesta nova fase.   Ao final da discussão eles devem elaborar um Manual de Instrução contendo informações sobre hábitos e cuidados higiênicos na puberdade e adolescência. Para subsidiar a discussão leia o texto disponível por e-mail e WhatsApp.


ANEXO: QUESTIONÁRIO

Socorro! Meu corpo está diferente, o que está acontecendo comigo?

Sentir o corpo diferente é normal, você está na adolescência, um período em que acontecem mudanças no corpo, nos sentimentos, no humor, no jeito de enxergar a si mesmo e ao mundo, enquanto aumentam as atividades e responsabilidades. Tudo isso faz parte do que chamamos de puberdade, que é uma fase inicial da adolescência.

·         Responda ao questionário abaixo, para verificar os seus conhecimentos sobre o seu corpo e as mudanças que estão ocorrendo nessa fase da sua vida.

VOCÊ CONHECE O SEU CORPO?

QUESTIONÁRIO
01. Você é do sexo:
a- ( ) masculino
b- ( ) feminino

02. Fase da vida na qual ocorrem várias modificações corporais, o desenvolvimento de caracteres sexuais e a capacidade de reprodução:
a- ( ) infância
b- ( ) juventude
c- ( ) idade adulta
d- ( ) puberdade

03. Ejaculação que ocorre durante o sono, resultado de uma excitação genital:
a- ( ) polução noturna
b- ( ) menstruação
c- ( ) perda de urina durante o sono
04. Acontece nas meninas, geralmente , por volta dos 12 anos de idade, mas pode variar entre os 8 e 16 anos.


a- ( ) maturação do útero
b- ( ) menstruação
c- ( ) ejaculação
d-( ) nidação


05. Substâncias químicas segregadas pelo sistema endócrino responsável pelas mudanças biológicas ocorridas na puberdade:
a- ( ) líquidos seminais
b- ( ) pepsina
c- ( ) hormônios

06. Glândula sexual masculina que produz espermatozoides e hormônios:
a-( ) saco escrotal
b- ( ) tireóide
c- ( ) testículos
d- ( ) pênis

07. Nome da primeira menstruação.
a- ( ) menarca
b- ( ) menopausa
c- ( ) climatério

08. Órgãos que produzem hormônios.
a-( ) rins
b- ( ) glândulas
c- ( ) estômago
d- ( ) vesículas

09. Assinale as estruturas que fazem parte do sistema reprodutor feminino:
a- ( ) Útero
b- ( ) Testículos
c- ( ) Bexiga
d- ( ) Tubas uterinas
e- ( ) Próstata
f-  ( ) Uretra
g- ( ) Canal deferente
h- ( ) Vagina
i-  ( ) Pênis
j-  ( ) Ovários
k- ( ) Epidídimo
l-  ( ) Vesículas seminais
m-( ) Colo uterino

10. Assinale os órgãos que fazem parte do sistema reprodutor masculino.


a- ( ) Útero
b- ( ) Testículos
c- ( ) Bexiga
d- ( ) Tubas uterinas
e- ( ) Próstata
f-  ( ) Uretra
g- ( ) Canal deferente
h- ( ) Vagina
i-  ( ) Pênis
j-  ( ) Ovários
k- ( ) Epidídimo
l-  ( ) Vesículas seminais
m-( ) Colo uterino



11. Você conhece a localização do clitóris?

a- ( )Sim  b- ( ) Não

12. Período do mês que a garota pode engravidar:

a- ( ) Logo após a menstruação
b- ( ) Durante a menstruação
c- ( ) Na metade do ciclo menstrual




Nenhum comentário:

Postar um comentário