2º Encontro de Articulação

                                      ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2021

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ARTICULADOR: NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA

DATA: 07/04/2021

HORÁRIO: 8:00h às 10:00h (matutino)

                    14:00h às 16:00h (vespertino)

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração

2º Momento: Relatos sobre a aplicação da primeira Sequência Didática trabalhada em 2021.

3º Momento: Apresentação dos objetos de conhecimento que serão trabalhados na próxima 

Sequência Didática.

·         Explicar sobre o trabalho multidisciplinar.

·         Tempo de cada aula 36 minutos.

·         Carga horária por componente a ser cumprida.

·         Manter os objetos de conhecimento que estão relacionados na sequência.

·         Exposição do professor durante as aulas no Meet.

Objetos a serem contemplados na próxima sequência:

6º Ano: Como percebemos o ambiente e interagimos com ele?

7º Ano: Saúde do Corpo/Programas e indicadores de saúde pública 

8º Ano: Sistema Cardiovascular: O sangue, vasos sanguíneos, circulação sistêmica e circulação pulmonar, o trajeto completo do sangue, saturação sanguínea, doenças cardíacas.

9º Ano: De que matéria somos feitos?

4º Momento: Curta Metragem “Lá Luna” https://youtu.be/r-SG6sTTygw.

1ª Etapa: Assistir o vídeo.

2ª Etapa: Apresentar dados sobre o curta.

3ª Etapa: Lançar os questionamentos abrindo espaço para discussão. Nesse momento, quando chegar no último questionamento fornecer conceitos sobre cada emoção (está na primeira página da apostila).

“Será que ele deve seguir o exemplo do pai e do avô? Será ele capaz de encontrar o próprio caminho em meio as opiniões conflitantes de sua família e de suas tradições já desgastadas pelo tempo?” É possível identificar no vídeo emoções como autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidade de relacionamento e tomada de decisão responsável?

La Luna (A Lua)

Indicado ao Oscar em 2012, o curta da Pixar, recheado de metáforas, reflete sobre a importância de atos feitos com carinho, paixão e respeito para chegar a resultados desejáveis. La Luna ainda traz a crítica sobre aqueles que não buscam compreender o tempo de feitura do outro ou a forma diferente que cada um tem de chegar ao mesmo ponto final. A necessidade de permitir a autonomia alheia para que haja que o real aprendizado (saber deixar o outro passar por fases de sofrimento, por exemplo) é outro ponto crítico da trama, que traz o lembrete de que, por vezes, perder é ganhar em dobro.

A sinopse oficial conta que “La luna” “é uma fábula eterna sobre um menino que está crescendo em circunstâncias muito especiais”. A projeção, com duração de pouco menos de sete minutos, se passa ao longo de uma noite – a primeira vez que o garoto acompanha o pai e o avô no trabalho. O trio sai pelo mar a bordo de um bote de madeira.

“Uma grande surpresa aguarda o pequeno à medida que descobre qual é o singular trabalho de sua família”, continua o texto de divulgação. “Será que ele deve seguir o exemplo do pai e do avô? Será ele capaz de encontrar o próprio caminho em meio as opiniões conflitantes de sua família e de suas tradições já desgastadas pelo tempo?”Assista até o fim. Isso é tudo que pode ser dito sobre este curta. Durante uma boa parte dele você fica se perguntando o que realmente está acontecendo – eles estão tentando roubar a lua?

5º Momento: Aprofundando no Tema

Trabalhar as Big Five (utilizar material reproduzido sobre as competências socioemocionais).

6º Momento: Teste dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade (Big Five)

Disponibilizar o teste com os professores através do seguinte link no chat https://www.idrlabs.com/pt/cinco-grandes-fatores-da-personalidade-big-five/teste.phpe,  disponibilizar 10 minutos para realizarem, em seguida abrir espaço para apresentação dos resultados e discussão.

7º Momento: Atividade Individual

Disponibilizar 10 minutos para preencherem  a tabela sobre os domínios de sua personalidade relacionados a sua prática em sala de aula, em seguida abrir espaço para apresentação dos resultados e discussão.    








Nenhum comentário:

Postar um comentário