ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2021
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
ARTICULADOR:
NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA
DATA: 07/04/2021
HORÁRIO:
8:00h às 10:00h (matutino)
14:00h às 16:00h (vespertino)
PAUTA:
1º
Momento: Acolhida/Oração
2º
Momento: Relatos sobre a aplicação da primeira Sequência
Didática trabalhada em 2021.
3º
Momento: Apresentação dos objetos de conhecimento que serão
trabalhados na próxima
Sequência
Didática.
·
Explicar sobre o trabalho
multidisciplinar.
·
Tempo de cada aula 36 minutos.
·
Carga horária por componente a ser
cumprida.
·
Manter os objetos de conhecimento que
estão relacionados na sequência.
·
Exposição do professor durante as aulas no
Meet.
Objetos
a serem contemplados na próxima sequência:
6º Ano: Como percebemos o
ambiente e interagimos com ele?
7º
Ano: Saúde do Corpo/Programas e indicadores de saúde pública
8º
Ano: Sistema Cardiovascular: O sangue, vasos sanguíneos, circulação sistêmica e
circulação pulmonar, o trajeto completo do sangue, saturação sanguínea, doenças
cardíacas.
9º
Ano: De que matéria somos feitos?
4º
Momento: Curta Metragem “Lá Luna” https://youtu.be/r-SG6sTTygw.
1ª
Etapa: Assistir o vídeo.
2ª
Etapa: Apresentar dados sobre o curta.
3ª
Etapa: Lançar os questionamentos abrindo espaço para discussão. Nesse momento,
quando chegar no último questionamento fornecer conceitos sobre cada emoção
(está na primeira página da apostila).
“Será
que ele deve seguir o exemplo do pai e do avô? Será ele capaz de encontrar o
próprio caminho em meio as opiniões conflitantes de sua família e de suas
tradições já desgastadas pelo tempo?” É possível identificar no vídeo emoções
como autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidade de relacionamento
e tomada de decisão responsável?
La Luna (A Lua)
Indicado
ao Oscar em 2012, o curta da Pixar, recheado de metáforas, reflete sobre a
importância de atos feitos com carinho, paixão e respeito para chegar a
resultados desejáveis. La Luna ainda traz a crítica sobre aqueles que não
buscam compreender o tempo de feitura do outro ou a forma diferente que cada um
tem de chegar ao mesmo ponto final. A necessidade de permitir a autonomia
alheia para que haja que o real aprendizado (saber deixar o outro passar por
fases de sofrimento, por exemplo) é outro ponto crítico da trama, que traz o
lembrete de que, por vezes, perder é ganhar em dobro.
A
sinopse oficial conta que “La luna” “é uma fábula eterna sobre um menino que
está crescendo em circunstâncias muito especiais”. A projeção, com duração de
pouco menos de sete minutos, se passa ao longo de uma noite – a primeira vez
que o garoto acompanha o pai e o avô no trabalho. O trio sai pelo mar a bordo
de um bote de madeira.
“Uma
grande surpresa aguarda o pequeno à medida que descobre qual é o singular
trabalho de sua família”, continua o texto de divulgação. “Será que ele deve
seguir o exemplo do pai e do avô? Será ele capaz de encontrar o próprio caminho
em meio as opiniões conflitantes de sua família e de suas tradições já
desgastadas pelo tempo?”
5º
Momento: Aprofundando no Tema
Trabalhar
as Big Five (utilizar material reproduzido sobre as competências
socioemocionais).
6º
Momento: Teste dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade
(Big Five)
Disponibilizar
o teste com os professores através do seguinte link no chat https://www.idrlabs.com/pt/cinco-grandes-fatores-da-personalidade-big-five/teste.phpe,
disponibilizar 10 minutos para
realizarem, em seguida abrir espaço para apresentação dos resultados e
discussão.
7º
Momento: Atividade Individual
Disponibilizar
10 minutos para preencherem a tabela
sobre os domínios de sua personalidade relacionados a sua prática em sala de
aula, em seguida abrir espaço para apresentação dos resultados e discussão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário