2ª SEQUÊNCIA
DIDÁTICA DE CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular: Saúde Ambiental (Combate ao Aedes
aegypti) |
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Subtema: Como
o corpo se comporta com doença Dengue |
Unidade
Temática: Vida e
evolução |
Objetos
de Conhecimento: Sistema Imunitário Humano: imunidade
inata (barreiras físicas, químicas e biológicas) e imunidade específica. Como
o corpo se defende da doença Dengue. Tipos de Dengue. |
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Ano: 8º Período:
11 a 27/03 Nº de Aulas: 07 |
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HABILIDADES |
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(EF08CI10BA)
Identificar e classificar as barreiras que compõem a imunidade inata e
conhecer o seu funcionamento como as barreiras químicas, físicas e biológicas
do nosso corpo fazem a defesa contra agentes invasores. |
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
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· Aprender sobre a
importância do sistema imunológico (defesa do organismo contra agressões que
se originam no meio ambiente ou em nosso próprio corpo). · Abordar o tema
utilizando linguagem específica: linfócito, macrófago, sistema imunológico,
antígeno etc., conceituando os termos. · Compreender os
mecanismos de defesa do corpo humano contra essa doença transmitida por
mosquitos. · Compreender o ciclo de transmissão da
Dengue. · Identificar os
sintomas da Dengue. · Entender como o sistema imunológico humano
responde à infecção pelo vírus da Dengue, incluindo a ativação de células
imunes, como os linfócitos T e B, e a produção de anticorpos. · Sensibilizar os estudantes sobre os cuidados para garantir
a água para as futuras gerações; · Capacitar os estudantes
para evitar o desperdício de água e saber economizar no seu uso doméstico. |
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ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
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AULA 01
TEMA: Sistema Imunológico Humano Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10 minutos) Inicie a aula perguntando aos alunos por que
ficamos doentes. Pergunte também por que não ficamos doentes o tempo todo.
Recorde que vivemos cercados de microrganismos (bactérias, vírus, fungos
etc.) e, portanto, de alguma forma o nosso corpo nos protege destes
invasores. Continue a
discussão com o seguinte questionamento: Afinal, como o corpo se defende dos
micro-organismos? Estimule a turma dizendo que todos estão prestes a entrar
numa batalha no interior do nosso corpo. Diga que para participar, basta leitura
e envolvimento nas aulas! Etapa 02:
Incentivando a leitura: (15 minutos) Entregue aos alunos a cópia do texto
"Como o vírus entra no nosso corpo?", que se encontra abaixo. Os
alunos deverão promover a leitura e discussão, ressaltando que a autora
destaca o sistema de defesa do corpo humano. TEXTO: Como o vírus entra no nosso corpo? "Já parou
pra pensar como o vírus entra no nosso corpo? O Inácio e a Yasmin, ambos de
10 anos e estudantes no Centro Pedagógico da UFMG, já! E será que existe
maneira de impedir que eles entrem? Quem nos fala mais sobre isso é a Adlane
Vilas Boas, professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG: “Os vírus são
seres muito pequenos, menores ainda que uma bactéria que a gente só vê ao
microscópio. Mas como um vírus entra na gente? Nosso corpo tem
barreiras que tentam impedir sua entrada. A pele é a uma delas, é uma
barreira natural que o vírus consegue ultrapassar quando temos uma ferida,
por menor que ela seja. O vírus pode entrar, também, através dos olhos, da
boca e, principalmente, através do nariz. Uma vez dentro
do nosso corpo, o vírus precisa entrar na célula para que ele possa se
multiplicar e sobreviver. Pra isso, ele se encaixa na superfície de uma
célula como uma chave se encaixa na fechadura, o que facilita sua entrada. Existem vários
tipos de vírus, sendo que cada um deles têm um tipo preferido de célula. Por
isso, os vírus são capazes de causar doenças diferentes como o sarampo, a
gripe, a caxumba, a dengue e a Aids. Mas não precisa
entrar em pânico! Nosso corpo possui células que são capazes de destruir o
vírus e assim impedir a doença. Essas células fazem parte do nosso sistema
imunológico, ou seja, do nosso sistema de defesa. E para que esse sistema de
defesa funcione bem, é muito importante cuidar do corpo e da mente.”
Etapa 03: Aula
expositiva (15 minutos) Explique que o
nosso corpo é bem protegido pela pele e por membranas que revestem os órgãos,
formando uma importante barreira contra o ataque dos invasores. Mesmo assim,
micro-organismos são capazes de superar essa defesa e entrar no nosso corpo.
Neste momento, entra em ação o sistema imunológico, e começa uma batalha
entre os invasores e os glóbulos brancos. Etapa 04: Hora
do experimento (10 minutos) Para que eles
entendam o quão dinâmica é a resposta imunológica, faça o experimento do link
abaixo. https://www.instagram.com/reel/Cx5YnkmLuNI/?igsh=YXI4Y3Rhdzlob3Nn
AULA 02 TEMA: Imunidade Etapa 05: Levantamento de conhecimento prévios
(15 minutos) Relacione hábitos saudáveis de vida com o
bom funcionamento do sistema imunológico Após ouvir a opinião dos alunos, reforce
a importância de ter hábitos saudáveis como: alimentação, atividade física e
saúde emocional para ter uma boa imunidade. Etapa 06: Aula
expositiva (15 minutos) Neste momento o professor deverá
apresentas algumas células de defesa do sistema imunológico. Tipos de células de defesa Macrófagos: são células
especializadas em encontrar e "comer" os invasores (o termo
científico é fagocitar, como usado no vídeo), e também ativam os linfócitos
T, ou seja, avisam da presença do micro-organismo invasor; Linfócitos T: têm capacidade
de ativar outras células, ou seja, avisam outras células da presença do
invasor, trabalho que é realizado pelo linfócito T4 (também chamado CD4), e
também destroem células invadidas, trabalho realizado pelo linfócito T8
(também denominado CD8); Linfócitos B: depois de
ativados pelo linfócito T, são capazes de produzir anticorpos, substâncias
especiais que neutralizam os invasores. Destaque que os
anticorpos são muitos específicos, ou seja, para cada tipo de invasor é
produzido um anticorpo. Como analogia, use o mecanismo da chave de uma porta
e sua específica fechadura: se a chave não for da fechadura, ela nunca abrirá
a porta. Da mesma forma, para cada tipo de invasor é produzido um anticorpo
específico para matá-lo. Etapa 08: Hora
do vídeo (5 minutos) Apresente o
vídeo, reforçando com os estudantes as etapas do mecanismo da resposta
imunológica. Durante a
exibição do vídeo, de animação “Fluxo Sanguíneo - Invasão do Vírus” de academiadeciencia disponível no link abaixo, esclareça
para os alunos que se trata de uma animação e, portanto, é uma representação
do que ocorre no nosso corpo. Ao mostrar as imagens das células, destaque que
são feitas com auxílio de microscópios sofisticados e, depois, coloridas no
computador. .https://youtu.be/lBn3SNO04UU
Verifique qual
foi a compreensão do vídeo. Questione: a)
O que esse vídeo apresentou? b)
Onde essas
células são encontradas?
Etapa 07:
verificação da aprendizagem (15 minutos) Peça aos alunos
que elabore uma ilustração ou um esquema representando o mecanismo de defesa
do corpo. Se não der tempo terminar na sala concluir em casa.
AULA 03 Tema: Imunidade
Inata e Especifica (10 minutos) Etapa 08:
Levantamento de conhecimentos prévios Questão
disparadora Qual a
importância da vacina? Orientações:
Façam a pergunta a turma e aproveite para complementar com as questões: Qual a ação das
vacinas em nosso organismo? Como as vacinas
funcionam? Quais as
principais vacinas que devem ser tomadas? Os riscos da não
vacinação são somente individuais ou também coletivos? Orientações: A proposta é
proporcionar um momento rico de construção de conhecimento conceitual,
procedimental e atitudinal. Por meio da roda de conversa, os alunos irão
articular essas aprendizagens de diferentes naturezas. Etapa 09:
Hora do vídeo (15 Minutos) Informe aos
estudantes que irão assistir a vídeos~(disponíveis nos links abaixo) com
informações sobre a ação das vacinas. Peça aos alunos que prestem atenção
neles, verificando se o que eles levantaram como hipótese no começo da aula
pode ser confirmado, complementado ou se a ação das vacinas e sua importância
é diferente do que haviam imaginado inicialmente. https://www.youtube.com/watch?v=Spf1OC9ceWE
- “A vacinação e o sistema imunológico” ( 2:19 minutos).
Retomem a ação
do sistema imunológico inato e demonstre a ação da vacina como imunidade adquirida.
A partir dos vídeos “Por que existem ingredientes tóxicos nas vacinas?” |
Minuto da Terra. https://www.youtube.com/watch?v=GVZ_YGr2m5o
( 3:04 minutos), Vacinas são mesmo
perigosas pra você? | Minuto da Terra (3:15 minutos) https://www.youtube.com/watch?v=tUjSyGuprTs&t=93s Os vídeos
apresentam
argumentos sobre a importância da vacina e desconstrói equívocos conceituais
sobre a vacinação. ·
Caso não haja possibilidade de uso de recurso
audiovisual para exibição dos vídeos, a alternativa é providenciar textos,
disponíveis em: https://portal.unila.edu.br/informes/a-importancia-da-vacinacao
“A importância da vacinação” ·
e https://drauziovarella.uol.com.br/infectologia/vacina/.
“Vacina” por Dráuzio Varella. Logo após os
alunos terem assistido aos vídeos ou lido os textos, faça a mediação da roda
de conversa, questionando os estudantes sobre as formas como a vacina atua em
nosso organismo, reforçando a memória imunológica, reconhecendo que a
vacinação é uma forma de imunidade adquirida que reforça o sistema
imunológico inato. Destaque também o desenvolvimento científico das vacinas
como um aspecto positivo na manutenção da saúde da coletividade e as
campanhas de vacinação como importantes políticas públicas na manutenção da
qualidade de vida da população. Etapa 10: Mãos
na massa (15 minutos) Orientações:
Retome com os alunos a questão disparadora e indague: Se a vacinação é
uma questão tão importante, não seria necessário que mais pessoas ficassem
atentas a esse tema? Proponha aos
estudantes a criação de um slogan que evidencie a importância da vacinação
das crianças e, na sequência, distribua alguns materiais para a elaboração de
cartazes ou folders com slogans e informações sobre a vacinação para serem
espalhados pela escola e até mesmo pela vizinhança. Havendo possibilidade de
recursos audiovisuais para gravação, os alunos também podem produzir pequenos
vídeos com mensagens sobre a importância da vacinação, que podem circular nas
redes sociais da escola e da comunidade. Etapa 11: Hora da Pesquisa (10 min) Oriente aos
estudantes a formarem grupos e pesquisarem no mínimo 5 receitas com alimentos
naturais que fortalecem o sistema imunológico. Eles terão um momento durante
as próximas aulas para compartilharem as receitas. AULA 04 Tema:
Entendendo sobre a Dengue Etapa
12: Introdução ao tema (5 minutos) Apresentação
do tema da aula com questionamentos iniciais para avaliar o conhecimento
prévio dos alunos sobre a dengue e vacinas. Etapa
13:Vídeo explicativo (5 minutos)
Exibição de um vídeo sobre a dengue, suas formas de transmissão, sintomas, e
a importância da vacinação. - Vídeo “Qdenga: tudo o que você precisa saber
sobre a nova vacina contra a dengue”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gzwF2BgtW-w (Caso não seja possível o professor expor o
vídeo, o mesmo pode comentar com os alunos sobre). Etapa 14: Levantamento de questões após a exibição do
vídeo ou discussão: (25 min) 1.O
que é a dengue e como ela é transmitida? 2.Quais
são os principais sintomas da dengue? 3.Por
que a dengue é considerada um problema de saúde pública? 4.Quais
medidas de prevenção contra a dengue foram mencionadas no vídeo? 5.Como a comunidade pode contribuir para o
combate ao mosquito Aedes aegypti? 6.Qual a importância da vacina contra a
dengue? 7.Como
funciona a vacina contra a dengue e quem deve tomá-la? 8.Quais são os desafios enfrentados na luta
contra a dengue? 9.Como
a informação correta sobre a dengue e a vacinação pode impactar a sociedade? 10.
Após assistir ao vídeo, qual ação individual você pode tomar para contribuir
na prevenção da dengue? Etapa 15:
Correção da atividade (15 min) Realizar
a correção da atividade em sala juntamente com os alunos. Solicitar o
material da mosquitoeira, disponível
em https://www.youtube.com/watch?v=B_Bwo8vYnVY
. AULA 05 Tema: Prevenção/ Sintomas/ Tratamento Etapa 16: Mão
na Massa – Parte I ( 25 min) Agora que os estudantes
conheceram um pouco mais sobre as doenças causadas pelo Aedes aegypiti,
chegou o momento de convidá-los a construir a mosquitoeira. Siga as instruções
do vídeo. A atividade poderá ser realizada em grupo. https://www.youtube.com/watch?v=B_Bwo8vYnVY
Etapa 17:
Hora do jogo (Fato, Fake ou Mito/ 25 min) • Separe
a turma em grupos de 4 a 5 alunos; • Os
alunos deverão responder as perguntas realizadas pelo professor com as
respostas Fato, Fake ou Mito, justificando-as • Após
o professor ler a questão os grupos terão um tempo para analisar e responder
(perguntas em anexo) • Os
grupos devem então debater/analisar as informações da pergunta e, ao final do
tempo, falar sua resposta. • Uma
justificativa deve então ser dada pelo grupo e, caso esteja incorreta ou
incompleta, a oportunidade de tentar responder deve ser passada para os
outros grupos seguintes até que uma justificativa coerente e completa seja
dada. • Caso
nenhum dos grupos dê uma justificativa adequada, a resposta deve ser
esclarecida em voz alta na frente de todos os grupos. Isso é importante,
pois, reforça o objetivo educacional do jogo. • Um
placar com pontuações pode ser feito. Nesse caso, para cada pergunta com a
placa levantada corretamente, um ponto deve ser somado ao placar. Já caso a
placa esteja errada, nenhum ponto deve ser somado ao placar do grupo
(Opcional). O jogo será disponibilizado por
WhatsApp.
AULA 06
Tema: Água
é vida Etapa 18:
Roda de conversa (20min) Faça uma roda de conversa sobre
o assunto primeiramente, indague os alunos onde a água potável é encontrada
na natureza. Explique que a água doce está disponível na Terra de diversas
maneiras, mas principalmente em rios, lagoas, lagos, no lençol freático,
geleiras, nas gotículas suspensas no ar e também armazenada nos seres vivos. Peça para que os alunos
exemplifiquem como a água chega até a nossa casa, como, para quê e quantas
vezes usamos a água no nosso dia a dia, e que medidas simples podemos adotar
para diminuir o seu consumo excessivo. Justamente por ser um recurso
findável e essencial à manutenção da vida na Terra, precisamos aprender e
ensinar a preservá-la. Demonstre que, por vivermos em um país privilegiado na
disponibilidade de água, muitas vezes essa responsabilidade acaba sendo
deixada de lado. Etapa 19: Mãos
na massa – Parte II (25 minutos) Elaborar, juntamente com os estudantes,
em cartaz, uma lista coletiva de postura, que se deve adotar na escola e em
casa, a fim de evitar o desperdício da água. Depois exponha o cartaz no pátio
da escola. Etapa 20: Para
casa (5 minutos) Peça para cada aluno trazer na
próxima aula vídeos criados por eles, com uma mensagem sobre como evitar o
desperdício de água. Na próxima aula cada grupo apresentara seu trabalho. Pedir
que levem as receitas na próxima aula.
AULA 07 TEMA: Alimentação como Aliada a Defesa do
Organismo Etapa 21: Socialização da atividade da etapa 20
(15 min) Os
grupos apresentarão seus vídeos, após a visualização, solicitar que publiquem
em suas redes sociais em forma de campanha. Etapa 22: Hora da Receita (35 min) Nessa etapa, os estudantes
apresentarão suas receitas, em seguida, se possível, construa uma tabela na
lousa e peça que reproduzam no caderno para preenchimento com informações
sobre os ingredientes utilizados na receita e ação eficaz no organismo.
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RECURSOS: ( ) Livro didático; ( X) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( X) Computador; ( X) Jogos;
(X ) Material pertinente ao experimento; ( X) Informativos; ( )Torso;
( X ) Outros: |
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AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (
) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ); ( )
Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( X)
Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; (
) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros: |
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