2ª SD Cie 8º ano 2024

 

2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Saúde Ambiental (Combate ao Aedes aegypti)

Subtema: Como o corpo se comporta com doença Dengue  

Unidade Temática: Vida e evolução

Objetos de Conhecimento: Sistema Imunitário Humano: imunidade inata (barreiras físicas, químicas e biológicas) e imunidade específica. Como o corpo se defende da doença Dengue. Tipos de Dengue.

Ano: 8º                          Período:  11 a 27/03                             Nº de Aulas: 07

HABILIDADES

(EF08CI10BA) Identificar e classificar as barreiras que compõem a imunidade inata e conhecer o seu funcionamento como as barreiras químicas, físicas e biológicas do nosso corpo fazem a defesa contra agentes invasores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Aprender sobre a importância do sistema imunológico (defesa do organismo contra agressões que se originam no meio ambiente ou em nosso próprio corpo).

· Abordar o tema utilizando linguagem específica: linfócito, macrófago, sistema imunológico, antígeno etc., conceituando os termos.

· Compreender os mecanismos de defesa do corpo humano contra essa doença transmitida por mosquitos.

·  Compreender o ciclo de transmissão da Dengue.

· Identificar os sintomas da Dengue.

·  Entender como o sistema imunológico humano responde à infecção pelo vírus da Dengue, incluindo a ativação de células imunes, como os linfócitos T e B, e a produção de anticorpos.

· Sensibilizar os estudantes sobre os cuidados para garantir a água para as futuras gerações;

·  Capacitar os estudantes para evitar o desperdício de água e saber economizar no seu uso doméstico.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

TEMA: Sistema Imunológico Humano

Etapa 01: Levantamento de conhecimentos prévios (10 minutos)

 Inicie a aula perguntando aos alunos por que ficamos doentes. Pergunte também por que não ficamos doentes o tempo todo. Recorde que vivemos cercados de microrganismos (bactérias, vírus, fungos etc.) e, portanto, de alguma forma o nosso corpo nos protege destes invasores.

Continue a discussão com o seguinte questionamento: Afinal, como o corpo se defende dos micro-organismos? Estimule a turma dizendo que todos estão prestes a entrar numa batalha no interior do nosso corpo. Diga que para participar, basta leitura e envolvimento nas aulas!

Etapa 02: Incentivando a leitura: (15 minutos)

 Entregue aos alunos a cópia do texto "Como o vírus entra no nosso corpo?", que se encontra abaixo. Os alunos deverão promover a leitura e discussão, ressaltando que a autora destaca o sistema de defesa do corpo humano.

TEXTO:

Como o vírus entra no nosso corpo?

"Já parou pra pensar como o vírus entra no nosso corpo? O Inácio e a Yasmin, ambos de 10 anos e estudantes no Centro Pedagógico da UFMG, já! E será que existe maneira de impedir que eles entrem? Quem nos fala mais sobre isso é a Adlane Vilas Boas, professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG:

“Os vírus são seres muito pequenos, menores ainda que uma bactéria que a gente só vê ao microscópio. Mas como um vírus entra na gente?

Nosso corpo tem barreiras que tentam impedir sua entrada. A pele é a uma delas, é uma barreira natural que o vírus consegue ultrapassar quando temos uma ferida, por menor que ela seja. O vírus pode entrar, também, através dos olhos, da boca e, principalmente, através do nariz.

Uma vez dentro do nosso corpo, o vírus precisa entrar na célula para que ele possa se multiplicar e sobreviver. Pra isso, ele se encaixa na superfície de uma célula como uma chave se encaixa na fechadura, o que facilita sua entrada.

Existem vários tipos de vírus, sendo que cada um deles têm um tipo preferido de célula. Por isso, os vírus são capazes de causar doenças diferentes como o sarampo, a gripe, a caxumba, a dengue e a Aids.

Mas não precisa entrar em pânico! Nosso corpo possui células que são capazes de destruir o vírus e assim impedir a doença. Essas células fazem parte do nosso sistema imunológico, ou seja, do nosso sistema de defesa. E para que esse sistema de defesa funcione bem, é muito importante cuidar do corpo e da mente.”

 

Etapa 03: Aula expositiva (15 minutos)

Explique que o nosso corpo é bem protegido pela pele e por membranas que revestem os órgãos, formando uma importante barreira contra o ataque dos invasores. Mesmo assim, micro-organismos são capazes de superar essa defesa e entrar no nosso corpo. Neste momento, entra em ação o sistema imunológico, e começa uma batalha entre os invasores e os glóbulos brancos.

Etapa 04: Hora do experimento (10 minutos)

Para que eles entendam o quão dinâmica é a resposta imunológica, faça o experimento do link abaixo. 

https://www.instagram.com/reel/Cx5YnkmLuNI/?igsh=YXI4Y3Rhdzlob3Nn

 

AULA 02

TEMA: Imunidade

Etapa 05: Levantamento de conhecimento prévios (15 minutos)

 Relacione hábitos saudáveis de vida com o bom funcionamento do sistema imunológico

Após ouvir a opinião dos alunos, reforce a importância de ter hábitos saudáveis como: alimentação, atividade física e saúde emocional para ter uma boa imunidade.

Etapa 06: Aula expositiva (15 minutos)

Neste momento o professor deverá apresentas algumas células de defesa do sistema imunológico.

Tipos de células de defesa

Macrófagos: são células especializadas em encontrar e "comer" os invasores (o termo científico é fagocitar, como usado no vídeo), e também ativam os linfócitos T, ou seja, avisam da presença do micro-organismo invasor;

Linfócitos T: têm capacidade de ativar outras células, ou seja, avisam outras células da presença do invasor, trabalho que é realizado pelo linfócito T4 (também chamado CD4), e também destroem células invadidas, trabalho realizado pelo linfócito T8 (também denominado CD8);

Linfócitos B: depois de ativados pelo linfócito T, são capazes de produzir anticorpos, substâncias especiais que neutralizam os invasores.

Destaque que os anticorpos são muitos específicos, ou seja, para cada tipo de invasor é produzido um anticorpo. Como analogia, use o mecanismo da chave de uma porta e sua específica fechadura: se a chave não for da fechadura, ela nunca abrirá a porta. Da mesma forma, para cada tipo de invasor é produzido um anticorpo específico para matá-lo.

Etapa 08: Hora do vídeo (5 minutos)

Apresente o vídeo, reforçando com os estudantes as etapas do mecanismo da resposta imunológica.

Durante a exibição do vídeo, de animação “Fluxo Sanguíneo - Invasão do Vírus”  de academiadeciencia disponível no link abaixo, esclareça para os alunos que se trata de uma animação e, portanto, é uma representação do que ocorre no nosso corpo. Ao mostrar as imagens das células, destaque que são feitas com auxílio de microscópios sofisticados e, depois, coloridas no computador. .https://youtu.be/lBn3SNO04UU

Verifique qual foi a compreensão do vídeo.

 Questione:

a)      O que esse vídeo apresentou?

b)       Onde essas células são encontradas?

 

Etapa 07: verificação da aprendizagem (15 minutos)

Peça aos alunos que elabore uma ilustração ou um esquema representando o mecanismo de defesa do corpo. Se não der tempo terminar na sala concluir em casa.

 

AULA 03

Tema: Imunidade Inata e Especifica (10 minutos)

Etapa 08: Levantamento de conhecimentos prévios

Questão disparadora

Qual a importância da vacina?

Orientações: Façam a pergunta a turma e aproveite para complementar com as questões:

Qual a ação das vacinas em nosso organismo?

Como as vacinas funcionam?

Quais as principais vacinas que devem ser tomadas?

Os riscos da não vacinação são somente individuais ou também coletivos?

Orientações: A proposta é proporcionar um momento rico de construção de conhecimento conceitual, procedimental e atitudinal. Por meio da roda de conversa, os alunos irão articular essas aprendizagens de diferentes naturezas.

Etapa 09: Hora do vídeo (15 Minutos)

Informe aos estudantes que irão assistir a vídeos~(disponíveis nos links abaixo) com informações sobre a ação das vacinas. Peça aos alunos que prestem atenção neles, verificando se o que eles levantaram como hipótese no começo da aula pode ser confirmado, complementado ou se a ação das vacinas e sua importância é diferente do que haviam imaginado inicialmente. https://www.youtube.com/watch?v=Spf1OC9ceWE  - “A vacinação e o sistema imunológico” ( 2:19 minutos).

 

Retomem a ação do sistema imunológico inato e demonstre a ação da vacina como imunidade adquirida. A partir dos vídeos “Por que existem ingredientes tóxicos nas vacinas?” | Minuto da Terra. https://www.youtube.com/watch?v=GVZ_YGr2m5o  ( 3:04 minutos), Vacinas são mesmo perigosas pra você? | Minuto da Terra (3:15 minutos) https://www.youtube.com/watch?v=tUjSyGuprTs&t=93s

Os vídeos apresentam argumentos sobre a importância da vacina e desconstrói equívocos conceituais sobre a vacinação.

·         Caso não haja possibilidade de uso de recurso audiovisual para exibição dos vídeos, a alternativa é providenciar textos, disponíveis em: https://portal.unila.edu.br/informes/a-importancia-da-vacinacao “A importância da vacinação”

·          e https://drauziovarella.uol.com.br/infectologia/vacina/. “Vacina” por Dráuzio Varella.

Logo após os alunos terem assistido aos vídeos ou lido os textos, faça a mediação da roda de conversa, questionando os estudantes sobre as formas como a vacina atua em nosso organismo, reforçando a memória imunológica, reconhecendo que a vacinação é uma forma de imunidade adquirida que reforça o sistema imunológico inato. Destaque também o desenvolvimento científico das vacinas como um aspecto positivo na manutenção da saúde da coletividade e as campanhas de vacinação como importantes políticas públicas na manutenção da qualidade de vida da população.

Etapa 10: Mãos na massa (15 minutos)

Orientações: Retome com os alunos a questão disparadora e indague:

Se a vacinação é uma questão tão importante, não seria necessário que mais pessoas ficassem atentas a esse tema?

Proponha aos estudantes a criação de um slogan que evidencie a importância da vacinação das crianças e, na sequência, distribua alguns materiais para a elaboração de cartazes ou folders com slogans e informações sobre a vacinação para serem espalhados pela escola e até mesmo pela vizinhança. Havendo possibilidade de recursos audiovisuais para gravação, os alunos também podem produzir pequenos vídeos com mensagens sobre a importância da vacinação, que podem circular nas redes sociais da escola e da comunidade.

Etapa 11: Hora da Pesquisa (10 min)

Oriente aos estudantes a formarem grupos e pesquisarem no mínimo 5 receitas com alimentos naturais que fortalecem o sistema imunológico. Eles terão um momento durante as próximas aulas para compartilharem as receitas.

AULA 04

Tema: Entendendo sobre a Dengue

Etapa 12: Introdução ao tema (5 minutos)

 Apresentação do tema da aula com questionamentos iniciais para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre a dengue e vacinas.

Etapa 13:Vídeo explicativo (5 minutos) Exibição de um vídeo sobre a dengue, suas formas de transmissão, sintomas, e a importância da vacinação. - Vídeo “Qdenga: tudo o que você precisa saber sobre a nova vacina contra a dengue”. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=gzwF2BgtW-w

 (Caso não seja possível o professor expor o vídeo, o mesmo pode comentar com os alunos sobre).

Etapa 14:  Levantamento de questões após a exibição do vídeo ou discussão: (25 min)

1.O que é a dengue e como ela é transmitida?

2.Quais são os principais sintomas da dengue?

3.Por que a dengue é considerada um problema de saúde pública?

4.Quais medidas de prevenção contra a dengue foram mencionadas no vídeo?

 5.Como a comunidade pode contribuir para o combate ao mosquito Aedes aegypti?

 6.Qual a importância da vacina contra a dengue?

7.Como funciona a vacina contra a dengue e quem deve tomá-la?

 8.Quais são os desafios enfrentados na luta contra a dengue?

9.Como a informação correta sobre a dengue e a vacinação pode impactar a sociedade?

10. Após assistir ao vídeo, qual ação individual você pode tomar para contribuir na prevenção da dengue?

Etapa 15: Correção da atividade (15 min)

Realizar a correção da atividade em sala juntamente com os alunos. Solicitar o material da mosquitoeira, disponível  em https://www.youtube.com/watch?v=B_Bwo8vYnVY .

AULA 05

Tema:  Prevenção/ Sintomas/ Tratamento

Etapa 16: Mão na Massa – Parte I ( 25 min)

Agora que os estudantes conheceram um pouco mais sobre as doenças causadas pelo Aedes aegypiti, chegou o momento de convidá-los a construir a mosquitoeira. Siga as instruções do vídeo. A atividade poderá ser realizada em grupo. https://www.youtube.com/watch?v=B_Bwo8vYnVY

Etapa 17: Hora do jogo (Fato, Fake ou Mito/ 25 min)

•           Separe a turma em grupos de 4 a 5 alunos;

•           Os alunos deverão responder as perguntas realizadas pelo professor com as respostas Fato, Fake ou Mito, justificando-as

•           Após o professor ler a questão os grupos terão um tempo para analisar e responder (perguntas em anexo)

•           Os grupos devem então debater/analisar as informações da pergunta e, ao final do tempo, falar sua resposta.

•           Uma justificativa deve então ser dada pelo grupo e, caso esteja incorreta ou incompleta, a oportunidade de tentar responder deve ser passada para os outros grupos seguintes até que uma justificativa coerente e completa seja dada.

•           Caso nenhum dos grupos dê uma justificativa adequada, a resposta deve ser esclarecida em voz alta na frente de todos os grupos. Isso é importante, pois, reforça o objetivo educacional do jogo.

•           Um placar com pontuações pode ser feito. Nesse caso, para cada pergunta com a placa levantada corretamente, um ponto deve ser somado ao placar. Já caso a placa esteja errada, nenhum ponto deve ser somado ao placar do grupo (Opcional).

O jogo será disponibilizado por WhatsApp.

 

AULA 06

Tema: Água é vida

Etapa 18: Roda de conversa (20min)

Faça uma roda de conversa sobre o assunto primeiramente, indague os alunos onde a água potável é encontrada na natureza. Explique que a água doce está disponível na Terra de diversas maneiras, mas principalmente em rios, lagoas, lagos, no lençol freático, geleiras, nas gotículas suspensas no ar e também armazenada nos seres vivos.

Peça para que os alunos exemplifiquem como a água chega até a nossa casa, como, para quê e quantas vezes usamos a água no nosso dia a dia, e que medidas simples podemos adotar para diminuir o seu consumo excessivo.

Justamente por ser um recurso findável e essencial à manutenção da vida na Terra, precisamos aprender e ensinar a preservá-la. Demonstre que, por vivermos em um país privilegiado na disponibilidade de água, muitas vezes essa responsabilidade acaba sendo deixada de lado.

Etapa 19: Mãos na massa – Parte II (25 minutos)

Elaborar, juntamente com os estudantes, em cartaz, uma lista coletiva de postura, que se deve adotar na escola e em casa, a fim de evitar o desperdício da água. Depois exponha o cartaz no pátio da escola.

Etapa 20: Para casa (5 minutos)

Peça para cada aluno trazer na próxima aula vídeos criados por eles, com uma mensagem sobre como evitar o desperdício de água. Na próxima aula cada grupo apresentara seu trabalho. Pedir que levem as receitas na próxima aula.

 

AULA 07

TEMA: Alimentação como Aliada a Defesa do Organismo

Etapa 21: Socialização da atividade da etapa 20 (15 min)

Os grupos apresentarão seus vídeos, após a visualização, solicitar que publiquem em suas redes sociais em forma de campanha.

Etapa 22: Hora da Receita (35 min)

Nessa etapa, os estudantes apresentarão suas receitas, em seguida, se possível, construa uma tabela na lousa e peça que reproduzam no caderno para preenchimento com informações sobre os ingredientes utilizados na receita e ação eficaz no organismo.

 

 

RECURSOS: ( ) Livro didático; ( X) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( X) Computador; ( X) Jogos; (X ) Material pertinente ao experimento; ( X) Informativos; (  )Torso;  ( X ) Outros:

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; ( )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( );   (  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( X) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                         

 

  

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