7ª Sequência Ciências 9º ano 2021

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: As diversas facetas do Consumo

Subtema: Investimentos na Astronomia

Unidades Temáticas: Matéria e Energia

Objetos de Conhecimento: Investimentos na Astronomia; Astronomia e cultura;

Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo (satélites, asteroides, cometas e meteoroides).

Ano: 9º                                         Período: 19 a  31 de de julho de 2021                   Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

(EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar os satélites naturais e os corpos celestes menores que se encontram no sistema solar; Caracterizar a lua como um satélite natural que orbita o planeta Terra e reconhecer as teorias que sugerem sua origem, além das razões que explicam a existência de manchas em sua superfície.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema: Corpos Celestes Menores

 

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Para esta aula partiu-se do pressuposto de que os educandos já compreendem quais são e como se classificam os planetas do sistema solar. Organize os alunos em grupos de 4 ou 5 integrantes. Introduza a aula lendo o título e comente que hoje discutirão sobre os outros corpos que também estão presentes no sistema solar e quais são suas características. Pergunte se eles conhecem algum corpo celeste, que não seja o sol ou os planetas, que se faz presente em nosso sistema. Espera-se que surjam comentários citando a Lua e talvez alguns cometas mais conhecidos.

Etapa 02: Contexto

Contexto

Orientações: Projete as duas imagens para a classe. Caso esta tecnologia não esteja disponível, você poderá imprimir as imagens e expô-las em um cartaz. Leia o texto e questione a turma:

·         Quais são as principais diferenças entre as imagens?

Espera-se que citem principalmente as diferenças quanto ao tamanho e forma, possivelmente poderão mencionar a diferença na composição dos dois astros e a forma como podem ser encontrados.

·         Será que existem outros corpos celestes como o da primeira imagem vagando por nosso sistema? Cite alguns exemplos.

Acredita-se que a classe responderá que sim, existem outros semelhantes vagando em nosso sistema. Instigue os alunos a pensarem quais outros corpos celestes podem ser estes e se possuem formato semelhante. Você pode questioná-los acerca do termo “vagando”, que foi citado propositalmente nesta questão:

·         Será que eles possuem alguma rota definida ou permeiam indefinidamente o espaço sideral?

O objetivo deste contexto é fazê-los perceber que o Sistema Solar não é composto apenas por uma estrela e alguns planetas, mas também por outros corpos celestes, como os satélites naturais, cometas, asteroides, meteoroides, etc.

Etapa 03: Questão Disparadora

Quais são os outros astros que compõe o Sistema Solar? Quais são suas Características? Acolha as respostas dos alunos, escolha um ou dois representantes para anotar as respostas, pois as utilizará como meio para direcionar as discussões em sala de aula e desmistificar alguns equívocos com relação ao tema de estudo trabalhado.

 

AULA 02

 

Tema: Satélites Naturais e Corpos Celestes Menores

 

Etapa 04: Levantamento de conhecimentos prévios

No início dessa aula, o professor fará perguntas para contextualizar o aluno sobre o tema da aula e verificar conhecimentos prévios: Você sabe o que é um satélite natural? E um satélite artificial? Você acredita que a  Lua exerce influência sobre os seres vivos na Terra?  Você se lembra da formação e composição da lua e seus movimentos principais estudados no oitavo ano? Asteroides, cometas e meteoroides são diferentes? O que você sabe sobre eles? Professor, acolha as respostas nesse momento inicial e posteriormente aproveite para retomar  com a turma alguns assuntos que eles já conhecem sobre os movimentos de rotação e revolução da Lua.

 

Etapa 05: Sistematização

Satélites: Explorar com a turma a imagem da página 224 do livro Inspire Ciências 9º ano que compara a quantidade de água na Terra, em Titã e em Europa. A ilustração é feita com base em estimativas reais da quantidade de água nesses astros, de acordo com estudos realizados pela NASA, a agência espacial estadunidense. A existência de água nesses satélites naturais é uma informação importante para a busca por sinais de vida extraterrestre. Pesquisas recentes procuram identificar, nesses locais, evidências da presença de moléculas consideradas “blocos essenciais” da vida, como compostos que possam dar origem a aminoácidos. A Lua foi estudada em detalhes no 8º ano, que abordou desde a formação e composição do satélite até seus movimentos principais. Retomar com a turma o que eles sabem sobre o assunto e verificar se correlacionam os conceitos que já conhecem – como os movimentos de rotação e revolução da Lua – aos conceitos que estudaram nesta Unidade, como a dinâmica de formação do Sistema Solar. Aproveitar a aula para expor mais informações sobre a Lua, utilizar como suporte a página 224 do livro Inspire Ciências 9º Ano.

 

AULA 03

Tema: Satélites Naturais

 

Etapa 06: Mergulho no Tema

O professor fará a retomada do objeto de conhecimento “satélites” e “planetas”. Para ilustrar o conteúdo, o professor compartilha o vídeo “Os Satélites Naturais do Sistema Solar” disponível no link a seguir: https://youtu.be/pqyqrDqb8PU . Em seguida solicite que os alunos construam um mapa mental com os satélites naturais de cada planeta. Antes de iniciar o vídeo, peça que anotem os planetas e satélites vistos no vídeo.

 

AULA 04

 

Tema: Asteroides, Cometas, Meteoros e Meteoroides.

 

Etapa 07: Aprofundando no Tema

Convidar os alunos a assistir o vídeo “Qual a Diferença Entre Asteroides, Cometas, Meteoros, Meteoroides e Meteoritos” disponível no link a seguir  em seguida https://youtu.be/cpE9le_jJho  em seguida abra espaço para discussão, acolha os comentários e aproveite para aprofundar mais no tema, utilize como suporte o livro didático Inspire Ciências páginas 225 a 226.

Solicite que os alunos construam uma tabela com os termos apresentados na aula. Para orientar a construção, você pode solicitar que eles usem a última imagem contida no link a seguir, que diferencia os astros celestes: https://olhardigital.com.br/2020/06/15/ciencia-e-espaco/como-diferenciar-meteoros-meteoritos-cometas-e-asteroides/  , deixe-os a vontade na elaboração da tabela, se quiserem colocar uma coluna contendo ilustração de cada corpo celeste, ficaria interessante.

 

AULA 05

 

Tema: Corpos Menores

 

Etapa 08: Verificação da Aprendizagem

 

Proponha a realização da atividade 1a 6 da página 227 do livro Inspire Ciências.

 

Etapa 09: Correção e revisão

Aproveitar essa etapa para correção da atividade proposta e dirimir quaisquer equívocos e dúvidas apresentados durante a atividade.

 

AULA 06

 

Tema: A Formação da Lua

 

Etapa 10: Além do Conhecimento Proposto

 

Compartilhe a imagem abaixo com os estudantes, peça que a observe atentamente em seguida responda o questionamento abaixo:

 

Quais caracteristicas podemos perceber na superfície da Lua?

 

Orientações: O contexto desta aula traz uma imagem que está diretamente ligada com a temática. Apesar da obviedade da imagem, a proposta dela vai um pouco além. A ideia aqui é que os alunos percebam algumas características presentes na superfície da lua, que estão intrinsecamente ligadas com o seu período de formação.

 

 Espera-se que a turma comente sobre as diferentes tonalidades de cinza, além de citar a existência das manchas escuras que cobrem o satélite.

Converse com a turma sobre a ligação da Lua com vários cultos religiosos e sobre todo misticismo que a envolve. E então pergunte aos alunos se eles são capazes de enxergar alguma forma ou imagem formada por essas manchas. Comente que desde pequenos ouvimos histórias sobre a semelhança entre as formas que observamos nas manchas da lua com a imagem de São Jorge. Algumas pessoas são capazes, até mesmo, de detalhar cada traço do santo sob seu cavalo apontando sua lança para o dragão. Utilize essa referência como exemplo para justificar a relação da lua com as mais diversas crenças populares.

Faça-os questionarem-se sobre o que são essas manchas, o que elas representam e de onde elas surgiram, será que realmente representam São Jorge? A ideia é lançar todas essas questões para que a turma vague entre as suas concepções prévias e o cunho científico que será trabalhado por este plano, mas não abra para discussões neste momento, encaminhe-se para a questão disparadora.

Etapa 11: Sistematização

Apresente o vídeo: “How the Moon Was Formed/Como a Lua foi Formada”, disponível no link abaixo:

 https://www.youtube.com/watch?v=mQAdYWcA7ig.

Comente o material enquanto ele é reproduzido. Esclareça que, no princípio, quando a Terra estava em formação, havia um planeta menor chamado Theiam que colidiu com o nosso. Diga que a partir dos destroços que ficaram em órbita ocorreu a formação da lua. E que devido a esses destroços tanto a lua como a Terra foram bombardeadas por muitos meteoroides e outros corpos celestes menores durante sua formação. Comente também que esta é a teoria mais aceita no meio científico para o surgimento da lua, mas que ainda não existe uma comprovação exata de que ela é a razão do surgimento do nosso único satélite natural. Não é necessário que detalhe cada etapa do vídeo, mas que narre de forma descontraída a teoria mais aceita para a formação do nosso único satélite natural, a lua. Inicie contando que a Terra surgiu de muitas colisões entre partículas e que essas foram se unindo e atraindo outras, a partir do campo gravitacional que foi se criando. No início tudo era caótico, a superfície da Terra era instável e muito quente. Os constantes bombardeios de corpos celestes foram dando formato a relevos até hoje presentes. Em meio a esse caos de surgimento, um outro planeta, com cerca de metade do tamanho da Terra, colide com a superfície do nosso planeta. Os destroços desta colisão permanecem em nossa órbita e acabam por se aglomerar em um ponto. Aos poucos esse aglomerado de poeira toma forma e fica preso ao campo gravitacional de nosso planeta. A lua agora assumia o papel de nosso único satélite natural. Porém, apesar do caos já ter reduzido consideravelmente, tanto Terra como Lua continuavam a sofrer com colisões de corpos celestes que cruzavam pelo espaço. Com o tempo tais colisões foram se reduzindo e Terra e Lua iniciavam o seu processo de estabilização até assumirem as formas que conhecemos hoje.

 

Etapa 12: Comparando Informações

Agora chegou o momento de comparar oas questões de levantamento de conhecimentos prévios do inicio da sequência didática com a aprendizagem durante a sequência, analise o que foi esclarecido.

 

Observação: Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.

 

 

RECURSOS: (X ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  ) Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (226)

(X) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (x) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                        

 

 

 

 

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