SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
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Tema Inter curricular: As
diversas facetas do Consumo |
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Subtema: Investimentos na Astronomia |
Unidades Temáticas: Matéria e Energia |
Objetos de Conhecimento: Investimentos
na Astronomia; Astronomia e cultura; Composição,
estrutura e localização do Sistema Solar no Universo (satélites, asteroides,
cometas e meteoroides). |
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Ano: 9º
Período: 19 a 31 de de julho de
2021 Nº de Aulas: 06 |
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HABILIDADES |
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(EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do
Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos
menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via
Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões). |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
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Identificar os satélites
naturais e os corpos celestes menores que se encontram no sistema solar; Caracterizar
a lua como um satélite natural que orbita o planeta Terra e reconhecer as
teorias que sugerem sua origem, além das razões que explicam a existência de
manchas em sua superfície. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 Tema: Corpos Celestes Menores Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios Para esta aula partiu-se do pressuposto de
que os educandos já compreendem quais são e como se classificam os planetas
do sistema solar. Organize os alunos em grupos de 4 ou 5 integrantes.
Introduza a aula lendo o título e comente que hoje discutirão sobre os outros
corpos que também estão presentes no sistema solar e quais são suas
características. Pergunte se eles conhecem algum corpo celeste, que não seja
o sol ou os planetas, que se faz presente em nosso sistema. Espera-se que
surjam comentários citando a Lua e talvez alguns cometas mais conhecidos. Etapa 02: Contexto Orientações: Projete as duas imagens para a classe. Caso esta
tecnologia não esteja disponível, você poderá imprimir as imagens e expô-las
em um cartaz. Leia o texto e questione a turma: ·
Quais são
as principais diferenças entre as imagens? Espera-se
que citem principalmente as diferenças quanto ao tamanho e forma,
possivelmente poderão mencionar a diferença na composição dos dois astros e a
forma como podem ser encontrados. ·
Será que
existem outros corpos celestes como o da primeira imagem vagando por nosso
sistema? Cite alguns exemplos. Acredita-se
que a classe responderá que sim, existem outros semelhantes vagando em nosso
sistema. Instigue os alunos a pensarem quais outros corpos celestes podem ser
estes e se possuem formato semelhante. Você pode questioná-los acerca do
termo “vagando”, que foi citado propositalmente nesta questão: ·
Será que
eles possuem alguma rota definida ou permeiam indefinidamente o espaço
sideral? O objetivo
deste contexto é fazê-los perceber que o Sistema Solar não é composto apenas
por uma estrela e alguns planetas, mas também por outros corpos celestes,
como os satélites naturais, cometas, asteroides, meteoroides, etc. Etapa 03: Questão Disparadora Quais são
os outros astros que compõe o Sistema Solar? Quais são suas Características?
Acolha as respostas dos alunos, escolha um ou dois representantes para anotar
as respostas, pois as utilizará como meio para direcionar as discussões em
sala de aula e desmistificar alguns equívocos com relação ao tema de estudo
trabalhado. AULA 02 Tema: Satélites Naturais e Corpos Celestes Menores Etapa 04: Levantamento de conhecimentos prévios No início dessa aula, o professor
fará perguntas para contextualizar o aluno sobre o tema da aula e verificar
conhecimentos prévios: Você sabe o que é um satélite natural? E um satélite
artificial? Você acredita que a Lua
exerce influência sobre os seres vivos na Terra? Você se lembra da formação e composição da
lua e seus movimentos principais estudados no oitavo ano? Asteroides, cometas
e meteoroides são diferentes? O que você sabe sobre eles? Professor, acolha
as respostas nesse momento inicial e posteriormente aproveite para
retomar com a turma alguns assuntos
que eles já conhecem sobre os movimentos de rotação e revolução da Lua. Etapa 05: Sistematização Satélites:
Explorar com a turma a imagem da página 224 do livro Inspire Ciências 9º ano que
compara a quantidade de água na Terra, em Titã e em Europa. A ilustração é
feita com base em estimativas reais da quantidade de água nesses astros, de
acordo com estudos realizados pela NASA, a agência espacial estadunidense. A
existência de água nesses satélites naturais é uma informação importante para
a busca por sinais de vida extraterrestre. Pesquisas recentes procuram
identificar, nesses locais, evidências da presença de moléculas consideradas
“blocos essenciais” da vida, como compostos que possam dar origem a
aminoácidos. A Lua foi estudada em detalhes no 8º ano, que abordou desde a
formação e composição do satélite até seus movimentos principais. Retomar com
a turma o que eles sabem sobre o assunto e verificar se correlacionam os
conceitos que já conhecem – como os movimentos de rotação e revolução da Lua
– aos conceitos que estudaram nesta Unidade, como a dinâmica de formação do
Sistema Solar. Aproveitar a aula para expor mais informações sobre a Lua,
utilizar como suporte a página 224 do livro Inspire Ciências 9º Ano. AULA 03 Tema: Satélites Naturais Etapa 06: Mergulho no Tema O professor fará a retomada do
objeto de conhecimento “satélites” e “planetas”. Para ilustrar o conteúdo, o
professor compartilha o vídeo “Os Satélites Naturais do Sistema Solar” disponível
no link a seguir: https://youtu.be/pqyqrDqb8PU
. Em seguida solicite que os alunos construam um mapa mental com os satélites
naturais de cada planeta. Antes de iniciar o vídeo, peça que anotem os
planetas e satélites vistos no vídeo. AULA 04 Tema:
Asteroides, Cometas, Meteoros e Meteoroides. Etapa 07: Aprofundando no Tema Convidar os alunos a assistir o
vídeo “Qual a Diferença Entre Asteroides, Cometas,
Meteoros, Meteoroides e Meteoritos” disponível no link a seguir em seguida https://youtu.be/cpE9le_jJho em seguida abra espaço para
discussão, acolha os comentários e aproveite para aprofundar mais no tema,
utilize como suporte o livro didático Inspire Ciências páginas 225 a 226. Solicite que os alunos construam
uma tabela com os termos apresentados na aula. Para orientar a construção,
você pode solicitar que eles usem a última imagem contida no link a seguir,
que diferencia os astros celestes: https://olhardigital.com.br/2020/06/15/ciencia-e-espaco/como-diferenciar-meteoros-meteoritos-cometas-e-asteroides/ , deixe-os a vontade na elaboração da
tabela, se quiserem colocar uma coluna contendo ilustração de cada corpo
celeste, ficaria interessante. AULA 05 Tema: Corpos Menores Etapa 08: Verificação da
Aprendizagem Proponha a realização da atividade
1a 6 da página 227 do livro Inspire Ciências. Etapa 09: Correção e revisão Aproveitar essa etapa para
correção da atividade proposta e dirimir quaisquer equívocos e dúvidas
apresentados durante a atividade. AULA 06 Tema:
A Formação da Lua Etapa
10: Além do Conhecimento Proposto Compartilhe a imagem abaixo com os
estudantes, peça que a observe atentamente em seguida responda o
questionamento abaixo: Quais caracteristicas podemos
perceber na superfície da Lua? Orientações: O contexto desta aula traz uma imagem que está
diretamente ligada com a temática. Apesar da obviedade da imagem, a proposta
dela vai um pouco além. A ideia aqui é que os alunos percebam algumas
características presentes na superfície da lua, que estão intrinsecamente ligadas
com o seu período de formação. Espera-se
que a turma comente sobre as diferentes tonalidades de cinza, além de citar a
existência das manchas escuras que cobrem o satélite. Converse com a turma sobre a ligação da Lua com vários
cultos religiosos e sobre todo misticismo que a envolve. E então pergunte aos
alunos se eles são capazes de enxergar alguma forma ou imagem formada por
essas manchas. Comente que desde pequenos ouvimos histórias sobre a
semelhança entre as formas que observamos nas manchas da lua com a imagem de
São Jorge. Algumas pessoas são capazes, até mesmo, de detalhar cada traço do
santo sob seu cavalo apontando sua lança para o dragão. Utilize essa
referência como exemplo para justificar a relação da lua com as mais diversas
crenças populares. Faça-os questionarem-se
sobre o que são essas manchas, o que elas representam e de onde elas
surgiram, será que realmente representam São Jorge? A ideia é lançar todas
essas questões para que a turma vague entre as suas concepções prévias e o
cunho científico que será trabalhado por este plano, mas não abra para
discussões neste momento, encaminhe-se para a questão disparadora. Etapa 11:
Sistematização Apresente o vídeo: “How the Moon Was Formed/Como a Lua foi Formada”,
disponível no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=mQAdYWcA7ig. Etapa 12:
Comparando Informações Agora chegou o momento de comparar oas questões de
levantamento de conhecimentos prévios do inicio da sequência didática com a
aprendizagem durante a sequência, analise o que foi esclarecido. Observação:
Professor aproveitem as dicas das Orientações didáticas que aparecem no livro
didático, são valiosíssimas para o desenvolvimento das habilidades propostas.
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RECURSOS: (X ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos;
( ) Material pertinente ao
experimento; (X) Informativos; ( )
Torso; ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios (226) (X)
Seminários; ( ) Apresentação oral; (X)
Observação do desempenho do grupo; (X) Cartaz; (x) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
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