6ª Sequência 6º ano Cie 2021

 

                                                      SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Que Relações Existem entre os Seres Vivos?

 

Unidade Temática: Vida e Evolução

Objetos de Conhecimento: Relações Ecológicas

Ano: 6º                          Período:    05 a 17/07                        Nº de Aulas: 06

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver ações utilizando recursos didáticos que permitam aos alunos identificar, diferenciar e caracterizar as interações ecológicas existentes; Proporcionar aos alunos a percepção de quanto o equilíbrio dos ecossistemas está ligado com as relações; Observar as diferentes relações ecológicas existentes nas diversas cadeias alimentares; Ecológicas ali existentes através da observação prática dos ambientes.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

 

Tema: Relações ecológicas interespecíficas

 

Etapa 01: Levantamento de Conhecimentos Prévios

Observe as imagens abaixo para responder os questionamentos.

É uma planta superior, daninha, parasita, que ataca geralmente as plantas tropicais, lenhosas e as árvores, sugando sua seiva e podendo causar até a morte da planta se não for retirada. A parasita recebeu esse nome porque se espalha com a ajuda dos passarinhos: eles ingerem as sementes que são eliminadas mais tarde, junto com as fezes. Plantas como azaléias, primaveras e jacarandá, entre outras, são as preferidas por essa praga.
<br/><br/>
Palavras-chave: Ervas. Parasitismo. Seiva elaborada. Disseminação.
   

 

Relações interespecíficas | Enem Amino Amino  Inquilinismo - Biologia Net

 

Após compartilhar as imagens com a turma, peça que descrevam cada uma, em seguida, indague se existe algum tipo de relação entre os seres. Siga com mais questionamentos, por exemplo: Vocês sabem definir o termo “relações ecológicas”? As relações ecológicas acontecem sempre entre indivíduos de espécies diferentes? As interações entre os seres vivos no ambiente estão sempre relacionadas à alimentação? Nas relações ecológicas um dos seres vivos envolvidos sempre leva vantagem e o outro prejuízo? As relações ou interações entre seres vivos seguem um padrão pré-determinado como, por exemplo, uma mesma formiga come sempre a mesma planta? Por que as relações ecológicas são importantes para o equilíbrio ambiental? Já ouviram falar sobre relações interespecíficas e intraespecíficas. Acolha as respostas dos alunos, porém, não se preocupem com acertos, esse momento é importante para direcionar e acrescentar informações acerca do objeto trabalhado.

Etapa 02: Aprofundando no tema

Aula expositiva utilizando as imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 136, 137. Esse momento o professor procura trazer informações sobre o objeto de conhecimento em questão e permite as indagações dos estudantes para sanar as dúvidas levantadas, após esse momento, sugerir aos alunos que classifiquem as relações estudadas nestas páginas atribuindo os sinais + ou – (indicando benefício ou prejuízo) e 0, indicando nem benefício nem prejuízo para cada uma das espécies envolvidas, eles podem colocar o sinal na frente do nome de cada relação.

 

Etapa 03: Indo Mais Fundo

Assistam ao vídeo sobre relações ecológicas disponível no link: https://youtu.be/FFXo7PYFP4g. Em seguida, pedir aos alunos façam no caderno, desenhos que representem os tipos de relações ecológicas  interespecíficas e intraespecíficas para socializar na próxima aula.

 

AULA 02

 

 

Tema: Relações ecológicas interespecíficas (Predação, Herbivoria e Parasitismo).

 

Etapa 04: Para início de conversa

Perguntar aos alunos o que a Predação, Herbivoria e Parasitismo têm em comum, além do fato de serem relações interespecíficas. É possível que os alunos percebam que as três relações envolvem alimentação e também podem ser classificadas como (+, -), pois uma das espécies é beneficiada enquanto a outra é prejudicada.

 

Etapa 05: Aprofundando no tema

Aula expositiva através de slides disponíveis no grupo WhatsApp ou outro recurso a critério do professor. Um fato importante que deve ser colocado para os alunos, é que a predação é uma relação ecológica que ajuda a manter estáveis as populações de presas e de predadores na natureza, contribuindo para o equilíbrio ambiental.

 

Etapa 06:  Mergulho no tema

Retornar a atividade 4 da página 149 do livro didático Inspire Ciências 6º ano. Leia o enunciado da questão e converse sobre as questões (A, B e C) direcionando para a importância de reconhecerem que todas as espécies são importantes para o equilíbrio dos ecossistemas e para a sobrevivência da nossa própria espécie. Se achar  necessário, assista novamente o documentário “Como lobos mudam rios” simultaneamente com os alunos, disponível no link https://youtu.be/VQIbQy-uR-g.

 

AULA 03

 

Tema: Relações ecológicas interespecíficas: Mutualismo, Inquilinismo, Comensalismo e competição interespecífica.

Etapa 07: Para início de conversa

Iniciar a aula perguntando aos alunos se eles conhecem o significado e a diferença entre as palavras “Obrigatórias e Facultativas”, deixe a turma a vontade para expressarem e darem exemplos práticos cotidianos.

 

Etapa 08: Aprofundando no tema

Aula expositiva utilizando as imagens no livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 138 e 139. Certificar-se de que os alunos compreenderam o que é mutualismo facultativo (também conhecido como protocooperação) e mutualismo obrigatório. Em seguida, assistir o vídeo sobre o tema em estudo disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=CBN9WgeGkTA para fixação da aprendizagem.

 

Etapa 09:Verificação da aprendizagem

Pedir aos alunos que classifiquem o mutualismo, o comensalismo, o inquilinismo e a competição intraespecífica usando +, - e 0. Em seguida, pedir aos alunos que copiem e respondam no caderno as questões 1 e 2 da página 139 do livro didático Inspire Ciências 6º ano.

 

 

AULA 04

 

 

Tema: Relações Ecológicas Intraespecíficas/ Competição intraespecífica, Sociedade e Colônia.

 

  • Correção das atividades da aula anterior.

 

Etapa 10: Para início de conversa

Explicar que, além das competições entre populações de espécies diferentes, há a competição entre indivíduos da mesma espécie. Ressaltar os fatores que levam a esse tipo de competição.

Incentivar os alunos a citar outros exemplos de competição intraespecífica e certificar-se de que eles compreenderam em que momentos esses tipos de competição acontecem.

 

Etapa 11: Aprofundando no tema  

Aula expositiva com  interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 140. Em seguida copiar e responder no caderno as atividades da página 141.Em seguida, responder as questões da página 141 preparadas no google forms.

 

 

 AULA 05

 Tema: Sem abelha, sem alimento.

Etapa 12: Para início de conversa

Retomar a imagem de abertura, que mostra um morcego se alimentando de néctar (página 125). Ressaltar a importância desse animal para a polinização de algumas espécies de plantas.  

Etapa 13:  Mergulho no tema

Pedir aos alunos que façam leitura compartilhada do texto Campanha  na página 150 do livro didático Inspire Ciências 6º ano. Antes, propor uma conversa sobre a importância das abelhas. Conduzir a conversa de modo que os alunos reconheçam que os seres humanos dependem das abelhas para obter maior parte de seus alimentos. Em seguida, sugerir que façam a atividade de reflexão  na mesma página do livro.

Obs: Sugira ao aluno a seguinte atividade: “Que tal certificar-se se o mel que você tem em casa é verdadeiro? Faça o seguinte: coloca um pouco do mel em um pires, em seguida, com delicadeza, cubra esse mel, espalhado sobre o pires, com água, também com delicadeza, balance o pires, se aparecer o formato de favos de mel, realmente é autentico, caso contrário, você pagou por um mel falso.”

.

AULA 06

 Tema: Relações Ecológicas.

Etapa 14: Para início de conversa

Professor, assista com a turma o vídeo sobre como é a vida de um formigueiro disponível no link https://youtu.be/56MD7-RcJYw. Antes, comentar que além das abelhas, outros insetos também vivem em sociedade, como os cupins e as formigas. Após o término do vídeo, pedir aos alunos para comentarem o que observaram de interessantes na organização da vida das formigas e se apresenta alguma semelhança com a vida humana.

Obs: Nesse momento poderá propor aos estudantes a atividade experimental “O funcionamento de um formigueiro”, ele poderá montar um formigueiro em uma caixa de vidro, tipo aquário já sem utilização( seguir orientações do site disponível em https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-um-formigueiro-23019.html ), ou, observar por algumas horas um formigueiro próximo a sua casa, nos dois casos registre as informações com filmagens. Caso não dê pra fazer as atividades sugeridas, faça uma história em quadrinhos retratando a vida de um formigueiro, tendo como base o vídeo acima.

Etapa 15:Fim de Papo

Aproveitar esta sessão para revisar o conteúdo estudado e avaliar a compreensão dos alunos. Pedir à turma que observe as informações ilustradas no livro didático inspire ciências 6º ano, página 153   e classifique cada um dos itens da seguinte maneira:

  • Compreendi bem.
  • Entendi, mas tenho dúvidas.
  • Não entendi.

Essa classificação pode ser feita individual ou em dupla, para criação de uma tabela, de modo que possam conversar entre si sobre suas dúvidas.

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (X) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (139, 141, 149, 150, 153) (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário