SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS |
|
Tema Inter curricular: Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida
e para a vida!” |
|
Subtema: Que Relações Existem entre os
Seres Vivos? |
Unidade Temática: Vida e Evolução |
Objetos
de Conhecimento: Relações Ecológicas |
|
Ano: 6º Período: 05 a
17/07 Nº de
Aulas: 06 |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
Desenvolver ações utilizando recursos didáticos
que permitam aos alunos identificar, diferenciar e caracterizar as interações
ecológicas existentes; Proporcionar aos alunos a percepção de quanto o
equilíbrio dos ecossistemas está ligado com as relações; Observar as
diferentes relações ecológicas existentes nas diversas cadeias alimentares; Ecológicas
ali existentes através da observação prática dos ambientes. |
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
|
AULA 01 Tema:
Relações ecológicas interespecíficas Etapa 01: Levantamento de
Conhecimentos Prévios Observe as imagens abaixo para responder os
questionamentos.
Após compartilhar as imagens com a
turma, peça que descrevam cada uma, em seguida, indague se existe algum tipo
de relação entre os seres. Siga com mais questionamentos, por exemplo: Vocês
sabem definir o termo
“relações ecológicas”? As relações ecológicas acontecem
sempre entre indivíduos de espécies diferentes? As interações entre os seres
vivos no ambiente estão sempre relacionadas à alimentação? Nas relações
ecológicas um dos seres vivos envolvidos sempre leva vantagem e o outro
prejuízo? As relações ou interações entre seres vivos seguem um padrão
pré-determinado como, por exemplo, uma mesma formiga come sempre a mesma
planta? Por que as relações ecológicas são importantes para o equilíbrio
ambiental? Já ouviram falar sobre relações interespecíficas e
intraespecíficas. Acolha as respostas dos alunos, porém, não se preocupem com
acertos, esse momento é importante para direcionar e acrescentar informações
acerca do objeto trabalhado. Etapa 02: Aprofundando no tema Aula expositiva utilizando as
imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 136, 137. Esse
momento o professor procura trazer informações sobre o objeto de conhecimento
em questão e permite as indagações dos estudantes para sanar as dúvidas
levantadas, após esse momento, sugerir aos alunos que classifiquem as
relações estudadas nestas páginas atribuindo os sinais + ou – (indicando
benefício ou prejuízo) e 0, indicando nem benefício nem prejuízo para cada
uma das espécies envolvidas, eles podem colocar o sinal na frente do nome de
cada relação. Etapa 03:
Indo Mais Fundo Assistam ao vídeo sobre relações
ecológicas disponível no link: https://youtu.be/FFXo7PYFP4g.
Em seguida, pedir aos alunos façam no caderno, desenhos que representem os
tipos de relações ecológicas
interespecíficas e intraespecíficas para socializar na próxima aula. AULA 02 Tema:
Relações ecológicas interespecíficas (Predação, Herbivoria e Parasitismo). Etapa 04: Para início de conversa Perguntar aos alunos o que a
Predação, Herbivoria e Parasitismo têm em comum, além do fato de serem
relações interespecíficas. É possível que os alunos percebam que as três
relações envolvem alimentação e também podem ser classificadas como (+, -),
pois uma das espécies é beneficiada enquanto a outra é prejudicada. Etapa 05: Aprofundando no tema Aula expositiva através de slides
disponíveis no grupo WhatsApp ou outro recurso a critério do professor. Um
fato importante que deve ser colocado para os alunos, é que a predação é uma
relação ecológica que ajuda a manter estáveis as populações de presas e de
predadores na natureza, contribuindo para o equilíbrio ambiental. Etapa
06: Mergulho
no tema Retornar a atividade 4 da página
149 do livro didático Inspire Ciências 6º ano. Leia o enunciado da questão e
converse sobre as questões (A, B e C) direcionando para a importância de
reconhecerem que todas as espécies são importantes para o equilíbrio dos
ecossistemas e para a sobrevivência da nossa própria espécie. Se achar necessário, assista novamente o documentário
“Como lobos mudam rios”
simultaneamente com os alunos, disponível no link https://youtu.be/VQIbQy-uR-g.
AULA 03 Tema: Relações ecológicas
interespecíficas: Mutualismo, Inquilinismo, Comensalismo e competição
interespecífica. Etapa 07: Para início de conversa Iniciar a aula perguntando aos
alunos se eles conhecem o significado e a diferença entre as palavras
“Obrigatórias e Facultativas”, deixe a turma a vontade para expressarem e
darem exemplos práticos cotidianos. Etapa 08: Aprofundando no tema Aula expositiva utilizando as
imagens no livro didático Inspire Ciências 6º ano, páginas 138 e 139.
Certificar-se de que os alunos compreenderam o que é mutualismo facultativo
(também conhecido como protocooperação) e mutualismo obrigatório. Em seguida,
assistir o vídeo sobre o tema em estudo disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=CBN9WgeGkTA
para fixação da aprendizagem. Etapa 09:Verificação da
aprendizagem Pedir aos alunos que classifiquem
o mutualismo, o comensalismo, o inquilinismo e a competição intraespecífica usando
+, - e 0. Em seguida, pedir aos alunos que copiem e respondam no caderno as
questões 1 e 2 da página 139 do livro didático Inspire Ciências 6º ano. AULA 04 Tema:
Relações Ecológicas Intraespecíficas/ Competição intraespecífica, Sociedade e
Colônia.
Etapa 10: Para início de conversa Explicar que, além das competições
entre populações de espécies diferentes, há a competição entre indivíduos da
mesma espécie. Ressaltar os fatores que levam a esse tipo de competição. Incentivar os alunos a citar
outros exemplos de competição intraespecífica e certificar-se de que eles
compreenderam em que momentos esses tipos de competição acontecem. Etapa 11: Aprofundando no
tema Aula expositiva com
interpretação das imagens do livro didático Inspire Ciências 6º ano,
páginas 140. Em seguida copiar e responder no caderno as atividades da página
141.Em seguida, responder as questões da página 141 preparadas no google
forms. AULA 05 Tema: Sem abelha, sem alimento. Etapa 12: Para início de conversa Retomar a imagem de abertura, que mostra um
morcego se alimentando de néctar (página 125). Ressaltar a importância desse
animal para a polinização de algumas espécies de plantas. Etapa 13: Mergulho no tema Pedir
aos alunos que façam leitura compartilhada do texto Campanha na página 150 do
livro didático Inspire Ciências 6º ano. Antes, propor uma conversa sobre a
importância das abelhas. Conduzir a conversa de modo que os alunos reconheçam
que os seres humanos dependem das abelhas para obter maior parte de seus
alimentos. Em seguida, sugerir que façam a atividade de reflexão na mesma página do livro. Obs: Sugira
ao aluno a seguinte atividade: “Que tal certificar-se se o mel que você tem
em casa é verdadeiro? Faça o seguinte: coloca um pouco do mel em um pires, em
seguida, com delicadeza, cubra esse mel, espalhado sobre o pires, com água,
também com delicadeza, balance o pires, se aparecer o formato de favos de
mel, realmente é autentico, caso contrário, você pagou por um mel falso.” . AULA 06 Tema: Relações Ecológicas. Etapa 14: Para início de conversa Professor,
assista com a turma o vídeo sobre como é a vida de um formigueiro disponível
no link https://youtu.be/56MD7-RcJYw. Antes,
comentar que além das abelhas, outros insetos também vivem em sociedade, como
os cupins e as formigas. Após o término do vídeo, pedir aos alunos para
comentarem o que observaram de interessantes na organização da vida das
formigas e se apresenta alguma semelhança com a vida humana. Obs:
Nesse momento poderá propor aos estudantes a atividade experimental “O
funcionamento de um formigueiro”, ele poderá montar um formigueiro em uma
caixa de vidro, tipo aquário já sem utilização( seguir orientações do site
disponível em https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-um-formigueiro-23019.html
), ou, observar por algumas horas um formigueiro próximo a sua casa, nos dois
casos registre as informações com filmagens. Caso não dê pra fazer as
atividades sugeridas, faça uma história em quadrinhos retratando a vida de um
formigueiro, tendo como base o vídeo acima. Etapa 15:Fim de Papo Aproveitar esta sessão para
revisar o conteúdo estudado e avaliar a compreensão dos alunos. Pedir à turma
que observe as informações ilustradas no livro didático inspire ciências 6º
ano, página 153 e classifique cada um
dos itens da seguinte maneira:
Essa classificação pode ser feita
individual ou em dupla, para criação de uma tabela, de modo que possam
conversar entre si sobre suas dúvidas. |
|
RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X) Vídeo; ( ) Microscópio; ( ) Computador; (X) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (X)
Informativos; ( )Torso; ( )
Outros: |
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho;
(X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (139, 141, 149, 150, 153) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X)
Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da
participação; Outros: |
Nenhum comentário:
Postar um comentário