SD de Ciências 13

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Interação entre os sistemas locomotor e nervoso                                                           
Unidade Temática: Vida e Evolução
Objeto de Conhecimento: O efeito das drogas lícitas e ilícitas no Sistema Nervoso; Drogas mais recorrentes em Itamaraju, preservação do organismo e relação com número de homicídios; O perigo do fumo e do álcool, drogas permitidas por lei. 
Ano: 6º                          Período: 29/08 a 06/09                               Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
 (EF06CI13) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
(EF06CI14) Identificar e classificar as substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, reconhecer os seus efeitos no organismo humano e classificá-las como depressoras, estimulantes e alucinógenas, identificando os danos e os prejuízos relacionados ao seu uso.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Compreender sobre os agravos a saúde física e mental ocasionados pelo uso do fumo, álcool e outras drogas;
Valorizar o cuidado com a própria saúde;
Não praticar automedicação.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Levantamento de conhecimentos prévios sobre o assunto a partir da Indagação e instigação: 1. O que vocês entendem da frase: “Droga é uma droga!” 2. Todos já ouviram falar que as drogas são perigosas. Mas, o que as torna perigosas? 3. Por que oferecem tantos riscos a saúde? 4. Por que o tráfico de drogas é um dos principais problemas criminais de nossa sociedade? 5. Você sabia que o álcool e o fumo são drogas?
2º Momento: Aula expositiva utilizando o livro didático Aprendendo com o Cotidiano, 6ºano, páginas 156 a 160.
3º Momento: Atividade de Pesquisa sobre o assunto em sala de aula (disponível no e-mail da turma e no blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br). Entregar uma tabela por grupo de alunos e material relacionado por cada tipo de droga, cada grupo ficará com um tipo de droga, depois socializar para todos da sala as descobertas realizadas durante a pesquisa. 
4º Momento: Atividade prática sobre a fumaça do cigarro no organismo humano a partir do experimento da garrafa fumadora (disponível no e-mail da turma e no blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br), em seguida preencher a ficha relatório também em grupo.
5º Momento: Resolução de Atividades, livro Didático Aprendendo com o Cotidiano, 6ºano, páginas 160 a 161.
6º Momento: Correção de atividades e reproduzir o mapa conceitual no caderno.
RECURSOS: ( ) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (X ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate;(X) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                     

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Composição do ar 
Unidade Temática: Terra e Universo 
Objeto de Conhecimento: Atmosfera: Camadas, principais gases, camada de ozônio e regulação da temperatura do planeta, efeito estufa. Propriedades do ar.
Ano: 7º                          Período: 29/08 a 06/09                                Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF07CI16) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.
(EF07CI17) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro. (EF07CI18) Descrever e explicar modelos que representem a relação entre os fenômenos naturais que provocam o aumento natural da temperatura na Terra e compreender de como a intervenção humana pode alterar artificialmente o efeito estufa, provocando mudanças no clima. (EF07CI19) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação. 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Entender sobre o comportamento do ar quando aquecido ou resfriado.
Classificar as camadas da atmosfera e Conhecer características de cada camada da atmosfera;
•Reconhecer a importância da camada de ozônio;
•Identificar alguns dos componentes do ar.
•Conhecer e identificar alguns problemas ambientais gerados pela emissão de poluentes no ar.   
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Levantamento de conhecimentos prévios a partir dos questionamentos: O derretimento das geleiras no mundo todo tem ameaçado a sobrevivência dos ursos-polares, que vivem no Círculo Polar Ártico, isso devido ao aquecimento global. Você sabe o que é esse fenômeno? Acha que contribui para que ele ocorra? O que o ar tem a ver com o derretimento do gelo nos polos? É comum haver confusão entre aquecimento global e o chamado buraco na camada de ozônio. Esses fenômenos tem relação entre si?Como o ar que você respira pode influenciar a sua saúde? Depois das respostas, aproveite para explicar que a atmosfera é uma camada de gases que muda nos diferentes astros.
2º Momento: Aula expositiva sobre o conteúdo utilizando o livro didático Aprendendo com o Cotidiano, 6ºano, páginas 163 a 180 (apenas propriedades e gases que compõem o ar), e, material disponibilizado por e-mail, o professor também poderá fazer uso de outra bibliografia. Dividir a classe em grupo e pedir o material dos experimentos para a próxima aula.
3º Momento: Experimentos sobre a existência do ar e propriedades, realizadas pelos alunos em grupos na sala de aula (material disponibilizado por e-mail da turma e no Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br).
4º Momento: Resolução de Atividade do livro Aprendendo com o Cotidiano, 6ºano, páginas 171 a 173, e,181 e 182, complementar com material xerocado e entregue durante articulação ou outro material de bibliografia diferente, seguida de correção.
RECURSOS: ( ) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (171 a 173/181 e 182) 
(  ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (  ) Debate;( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; ( X) Avaliação da participação; Outros: 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Os sistemas de nutrição: digerir, respirar, circular e excretar Unidade Temática: Matéria e Energia 
Objeto de Conhecimento: Digestão – processamento dos alimentos e absorção dos nutrientes; Respiração – movimentos respiratórios e trocas gasosas; distúrbios do sistema respiratório; Circulação sistêmica e circulação pulmonar– o sangue e suas funções; distúrbios do sistema cardiovascular; Excreção – a estrutura do sistema urinário; a produção da urina. 
Ano: 8º                          Período: 29/08 a 06/09                               Nº de Aulas: 6
HABILIDADES

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Compreender o processo de produção de energia do corpo e a importância dos alimentos nesse processo.
Identificar as partes dos sistemas digestório, respiratório, circulatório e excretor e órgãos anexos em representações figurativas.
Compreender como cada sistema contribui para produção e condução de energia do corpo.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 1º Momento: Atividade diagnóstica a partir dos questionamentos Quais sistemas estão relacionados a produção de energia do corpo? Se uma pessoa não tiver uma alimentação equilibrada, você acha que pode prejudicar o funcionamento do coração? Você acha que é importante que os sistemas do corpo humano trabalhem em conjunto? Por quê?
2º Momento: Aula expositiva sobre os sistemas relacionados mostrando a relação entre eles, especialmente no que diz respeito a produção e condução da energia do corpo, utilize o livro didático Aprendendo com o Cotidiano, 8ºano, páginas 59, 71 a 74, 77 a 80, 82, 86 e 87, 98 a 105.
3º Momento: Resolução de exercícios das páginas 90 a 94, 111 a 115 do livro didático.
4º Momento: Correção das atividades. Dividir a classe em grupos para desenvolver experimentos relacionados ao funcionamento dos sistemas estudados, poderá também sugerir a construção desses modelos utilizando sucatas.
5º Momento: Construção dos modelos em sala de aula e dos experimentos para apresentação, orientações disponíveis no e-mail da turma.
6º Momento: Conclusão e apresentação dos trabalhos. 

RECURSOS: (X) Livro didático; (X) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:


AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (90 a 94, 111 a 115 ); (  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                         

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Estrutura da matéria Unidade Temática: Matéria e Energia
Objeto de Conhecimento: Estabilidade dos gases nobres e a teoria do octeto; Ligações químicas; Íons (cátions e ânions); Estruturas que resultam das diferentes ligações químicas e suas propriedades.

Ano: 9º                          Período: 29/08 a 06/09                                Nº de Aulas: 6
HABILIDADES
(EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.
(EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Utilizar tabela periódica como instrumento de consulta para realizar as ligações químicas.
Identificar a valência de um íon a partir da tabela periódica.
•Compreender o processo das ligações químicas, iônicas, covalentes e metálicas.
Identificar íons; 
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1º Momento: Atividade diagnóstica a partir questionamentos aos alunos:
. O que é uma ligação?
. Para que serve uma ligação?
2º Momento: Aula expositiva utilizando a tabela periódica (aproveitem para reforçar sobre os grupos que tendem a perder e a ganhar elétrons) e o livro didático, páginas 96 a 101, e/ou, slides. Trabalhar a construção de fórmulas iônicas utilizando a tabela periódica e apostila disponibilizada no e-mail da turma e no Blogger www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br.                                           
3º Momento: Trabalhar as fórmulas eletrônicas no quadro junto com os alunos, pedir para que eles sugiram os átomos que farão a ligação, utilizando a tabela periódica.
4º Momento: Resolução de exercícios da apostila disponibilizada no e-mail da turma e no Blogger www.articulandooconhecimento.blogspot.com.br.
5º Momento: Correção dos exercícios.
Obs: É essencial que os alunos tenham a tabela periódica com distribuição eletrônica em mãos.

RECURSOS: (X) Livro didático; ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (  ) Microscópio; (  ) Computador; (  ) Jogos; (X) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: (  ) 
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                         

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________ 

ANEXOS 

6º ano
ATIVIDADE DE PESQUISA - Mão na massa
O objeto de pesquisa é a droga:____________________________________________
Quais alterações ocorrem no comportamento do indivíduo ao fazer uso desta droga? Como ela é classificada (estimulante, depressora ou perturbadora)?












Por que as pessoas fariam uso desse tipo de droga? O que elas estariam buscando?










Como ela age no sistema nervoso? Em quais partes atua?










Quais riscos à saúde ela representa?













As drogas trabalhadas correspondem à:
LSD - Perturbadora
Cocaína - Estimulante
Álcool - Depressora
Maconha - Perturbadora
Ecstasy- Perturbadora
Heroína - Depressora
Craky - Estimulante
1. Histórico e origem do LSD-25
O LSD-25, ou seja, a dietilamida do ácido lisérgico é uma substância sintética, produzida em laboratório. Ela foi descoberta acidentalmente pelo cientista suíço Hoffman, que ingeriu uma pequena quantidade da droga. A partir disso, iniciaram-se experiências terapêuticas com o LSD-25. Ela foi utilizada para o tratamento de doenças mentais, mas hoje em dia sabe-se que ela  não tem utilidade médica. Ela é talvez a substância mais ativa que age no cérebro. Pequenas doses já produzem grandes alterações.
2. O que o LSD-25 faz no organismo ?
O LSD-25 é uma droga perturbadora do sistema nervoso, ou seja, ela provoca alterações no funcionamento do cérebro, causando fenômenos psíquicos como alucinações, delírios e ilusões. Essa substância contém em sua estrutura o núcleo indol, que também está presente em um neurotransmissor do cérebro, a serotonina. Por esta característica, essa droga interfere no mecanismo de ação da serotonina. O LSD-25 é um alucinógeno primário, porque seus efeitos ocorrem principalmente no cérebro.
Os efeitos dessa droga dependem da sensibilidade da pessoa, do ambiente, da dose e da expectativa diante do uso da droga. Os efeitos físicos observados são: dilatação das pupilas, sudorese, aumento da frequência cardíaca, aumento de temperatura. Às vezes podem ocorrer náuseas e vômitos.
As alterações psíquicas são muitos mais importantes. As sensações podem ser agradáveis como a observação de cores brilhantes e a audição de sons incomuns. Pode ocorrer também ilusões e alucinações. Em outros casos as alterações são desagradáveis. Algumas pessoas observam visões terríveis e sensações de deformidade externa do próprio corpo. Já foi descrito o efeito de flashback , isto é, semanas ou meses após o uso da droga os sintomas mentais podem voltar, mesmo que a pessoa não tenha mais consumido a droga.
3.Como o LSD-25 é eliminado do organismo ?
A metabolização ocorre no fígado e a eliminação é feita pelas fezes e pela urina.
4. Tolerância e dependência ao LSD-25
Os alucinógenos indólicos produzem pouco fenômeno de tolerância e não induzem dependência física.
Cocaína
1. Histórico e Formas de Preparação da Cocaína
A cocaína é um alcalóide presente numa planta sul-americana, a coca, cujo nome científico é Erythroxylon coca.
O "vinho de coca", preparado à base da planta, foi considerado na Europa uma bebida muito reconfortante e de grande uso social. O Papa Pio XI  agraciou o principal fabricante deste vinho. Um dos mais adeptos da cocaína foi Freud. Ele próprio ingeriu a cocaína para provar a energia e vitalidade produzidas pela droga. A cocaína foi usada como medicamento até o início do século. Existiram surtos do uso desta droga no passado, mas depois que foram demonstrados os seus efeitos prejudiciais ao organismo, houve uma proibição do seu uso e um declínio na ingestão da cocaína. Hoje em dia, vive-se o pico de uma  nova epidemia .
Existem várias formas de cocaína. O "chá de coca", preparado à base das folhas, é muito utilizado no Peru. Nesta forma, pouca droga é absorvida e portanto muito pouco chega ao cérebro.
Através de vários procedimentos, usando produtos como solvente e ácido sulfúrico, obtém-se o sal de cocaína ("pó" ou "neve"). Como  ele  é solúvel, pode ser aspirado ou usado via endovenosa, dissolvido em água
Tratando o sal de cocaína com bicarbonato, obtém-se um bloco sólido, que é conhecido com o nome de "crack". Este nome "crack" advém do barulho produzido neste processo de solidificação e na quebra deste bloco em pequenos pedaços. Ele também pode ser preparado a partir da pasta de cocaína. Esta forma é pouco solúvel em água, mas se volatiza quando aquecida, sendo fumada em cachimbos.
2. O que a cocaína faz no Organismo ?
A cocaína interfere na ação de substâncias que existem no nosso cérebro, os "neurotransmissores", como a dopamina e a noradrenalina. A cocaína eleva a quantidade dessas substâncias, porque ela  inibe a recaptação pelo neurônio, aumentando a concentração desta substância na fenda sináptica, isto é, no espaço entre os neurônios nos quais se processa a neurotransmissão. Com isso, todas as funções que esses neurotransmissores possuem ficam amplificadas e  podem também aparecer ações que não existem nas concentrações normais.
Com a ingestão da cocaína ocorre uma sensação de euforia e prazer.
Ela produz aumento das atividades motoras e intelectuais, perda da sensação de cansaço, falta de apetite, insônia.
Numa dose exagerada (overdose) aparecem sintomas de irritabilidade, agressividade, delírios e alucinações. Pode ocorrer também aumento de temperatura e da pressão arterial, taquicardia e degeneração dos músculos esqueléticos. Este excesso pode levar até à morte, que ocorre por convulsões, falência do coração ou depressão do centro controlador da respiração.
Se a droga for usada pela via endovenosa ou respiratória os efeitos são quase imediatos. Isto porque ela vai direto para o cérebro, sem passar pelo fígado, onde é degradada. Isto provoca aumento da probabilidade de overdose.
No caso da via endovenosa, além do risco de overdose, há também o perigo de infecção através do uso de seringas contaminadas, principalmente com o vírus da AIDS, da hepatite e de outras doenças transmissíveis.
3. Como a cocaína é eliminada do organismo ?
A cocaína é rapidamente metabolizada pelo fígado e seus metabólitos inativos são detectáveis na urina.
4. Tolerância e dependência à cocaína
Não há comprovado efeito de tolerância devido ao uso crônico e não existe Síndrome de Abstinência característica, quando cessa a ingestão. No entanto, o componente psicológico é muito forte e ocorre, na maioria das vezes, uma vontade incontrolável de consumir a droga, que é a chamada "fissura".
Álcool
 
1. Histórico do álcool e Tipos de Bebidas
Embora seja uma droga, freqüentemente o álcool não é considerado como tal, principalmente pela sua grande aceitação social e mesmo religiosa. Pode-se observar nas obras gregas, mitos sobre a criação do vinho. Com destaque para as figuras de Dioniso, Icário e o Rei Anfictião protagonizando a visão grega sobre o uso do vinho (álcool). Nos dias de hoje, é prática em muitas famílias a "iniciação" das crianças no consumo do álcool. A permissividade ao álcool leva à falsa crença de inocência do uso do álcool, mas o consumo excessivo tem se tornado um dos principais problemas das sociedades modernas.
O álcool contido nas bebidas é cientificamente conhecido como etanol, e é produzido através de fermentação ou destilação de vegetais como a cana-de-açúcar, frutas e grãos. O etanol é um líquido incolor. As cores das bebidas alcóolicas são obtidas de outros componentes como o malte ou através da adição de diluentes, corantes e outros produtos.
No Brasil, há uma grande diversidade de bebidas alcóolicas, cada tipo com quantidade diferente de álcool em sua composição. Alguns exemplos:
Bebida Porcentagem de Álcool
Cerveja 5%
Cerveja "light" 3,5%
Vinho 12%
Vinhos fortificados 20%
Uísque, Vodka, Pinga 40%

2. O que o álcool faz no organismo?
O álcool é absorvido principalmente no intestino delgado, e em menores quantidades no estômago e no cólon. A concentração do álcool que chega ao sangue depende de fatores como: quantidade de álcool consumida em um determinado tempo, massa corporal, e metabolismo de quem bebe, quantidade de comida no estômago.
Quando o álcool já está no sangue, não há comida ou bebida que interfira em seus efeitos. Num adulto, a taxa de metabolismo do álcool é de aproximadamente 8,5g de álcool por hora, mas essa taxa varia consideravelmente entre indivíduo.
Os efeitos do álcool dependem de fatores como: a quantidade de álcool ingerido em determinado período, uso anterior de álcool e a concentração de álcool no sangue. O uso do álcool causa desde uma sensação de calor até o coma e a morte dependendo da concentração que o álcool atinge no sangue. Os sintomas que se observam são:
Doses até 99mg/dl: sensação de calor/rubor facial, prejuízo de julgamento, diminuição da inibição, coordenação reduzida e euforia;
Doses entre 100 e 199mg/dl: aumento do prejuízo do julgamento, humor instável, diminuição da atenção, diminuição dos reflexos e incoordenação motora;
Doses entre 200 e 299mg/dl: fala arrastada, visão dupla, prejuízo de memória e da capacidade de concentração, diminuição de resposta a estímulos, vômitos;
Doses entre 300 e 399mg/dl: anestesia, lapsos de memória, sonolência;
Doses maiores de 400mg/dl: insuficiência respiratória, coma, morte.
Um curto período (8 a 12 horas) após a ingestão de grande quantidade de álcool pode ocorrer a "ressaca", que caracteriza-se por: dor de cabeça, náusea, tremores e vômitos. Isso ocorre tanto devido ao efeito direto do álcool ou outros componentes da bebida. Ou pode ser resultado de uma reação de adaptação do organismo aos efeitos do álcool. 
 A combinação do álcool com outras drogas (cocaína, tranqüilizantes, barbituratos, antihistamínicos) pode levar ao aumento do efeito, e até mesmo à morte.
O efeitos do uso prolongado do álcool são diversos. Dentre os problemas causados diretamente pelo álcool pode-se destacar doenças do fígado, coração e do sistema digestivo. Secundariamente ao uso crônico abusivo do álcool, observa-se: perda de apetite, deficiências vitamínicas, impotência sexual ou irregularidades do ciclo menstrual.
3. Tolerância e Dependência ao álcool
O uso regular do álcool torna a pessoa tolerante a muitos dos seus efeitos, sendo necessário maior consumo para o indivíduo apresentar os mesmos efeitos iniciais.
A dependência física ocorre em consumidores de grandes doses de álcool. Como já estão adaptados à presença do álcool, esses indivíduos podem sofrer sintomas de abstinência quando param de beber. Os sintomas de abstinência são: nervosismo ou irritação, sonolência,  sudorese, diminuição do apetite, tremores, convulsões e alucinações.
Pode-se desenvolver a dependência psicológica com um uso regular do álcool, mesmo que em pequenas quantidades. Nesse tipo de dependência há um desejo persistente de consumir álcool e sua falta pode desencadear quadros ansiosos ou mesmo de pânico.
4. Álcool e Gravidez
O consumo de álcool durante a gravidez expõe a criança aos efeitos do álcool. O mais grave desses efeitos é a Síndrome Fetal pelo Álcool, cujas características incluem: retardo mental, deficiência de crescimento, deformidade facial e de cabeça, anormalidades labiais e defeitos cardíacos.
5. Fatos Interessantes Sobre o Álcool
1) Epidemiologia do uso (quem usa, onde, situação)
2) Acidentes de trânsito relacionados ao uso de álcool
3) O álcool e o trabalho
4) Custos hospitalares creditados ao uso do álcool
5) Leis sobre o uso do álcool
6) Fontes de dados
Maconha
1. Histórico e origem da maconha
A palavra maconha provém de cânhamo (Cannabis sativa), que é um arbusto de cerca de dois metros de altura, que cresce em zonas tropicais e temperadas. O princípio ativo da planta é o THC (tetra hidro canabinol), sendo ele o responsável pelos efeitos que a droga causa no organismo. A folha da maconha é conhecido por vários nomes: marihuana ou marijuana, diamba ou liamba e bangue. O haxixe  é uma preparação obtida por grande pressão que se torna uma pasta semi-sólida, que pode ser moldada sob a forma de bolotas e que tem grande concentração de THC.
A maconha é conhecida do homem há milênios. O uso dessa droga passou por várias etapas ao longo dos séculos. Como medicamento ela foi usada há quase 5000 anos na China. No II milênio da era cristã ela chegou ao mundo ocidental. A primeira referência de maconha no Brasil é do século XVI. Nos Estados Unidos ela era muito utilizada como hipnótico, anestésico e espasmolítico. Porém o seu uso terapêutico declinou no final do século passado. A razão para o desuso médico da droga foi a descoberta que a droga se deteriorizava muito rapidamente com o tempo, e consequentemente ocorria a perda do seu efeito clínico. Uma outra causa foi o relacionamento do seu uso não-médico (abuso) da maconha à distúrbios psíquicos, ao crime e à marginalização.
Nos meados da década de sessenta houve um aumento do uso da maconha nos Estados Unidos, principalmente entre os jovens. Esse uso se difundiu para a Europa e países em desenvolvimento. No Brasil, o consumo é feito geralmente por jovens da classe média das grandes cidades e também por estudantes do primeiro grau. A legislação brasileira considera o uso e o tráfico da droga um crime.
2. O que a maconha faz no organismo ?
A maconha é uma droga perturbadora do sistema nervoso, ou seja, ela altera o funcionamento normal do cérebro, provocando fenômenos psíquicos do tipo delírios e alucinações.
Os efeitos da droga dependem da quantidade absorvida, do tipo de preparação, da via de administração, da sensibilidade da pessoa e do seu estado de espírito no momento do uso.
Os efeitos físicos agudos não são muito importantes. Podem ocorrer: boca seca, dilatação dos vasos da conjuntiva e aumento da frequência cardíaca. A diminuição do hormônio sexual masculino e consequentemente infertilidade pode ser um dos efeitos crônicos do uso da maconha. Não existem comprovações, mas possivelmente a maconha pode provocar também câncer de pulmão, pois contém níveis de benzopirenos semelhantes ao do tabaco. O uso prolongado provoca redução das defesas imunológicas do organismo.
Os efeitos psíquicos agudos dependem muito do estado de espírito do usuário e da expectativas do seu uso. Em algumas pessoas pode provocar euforia e hilaridade, em outras causa sonolência ou diminuição da tensão. Podem surgir também os efeitos de ilusões, delírios e alucinações. Ocorre também uma perda da noção de tempo e espaço e diminuição da memória. Quanto aos efeitos psíquicos crônicos não existem certezas somente suposições. Possivelmente, ocorra a chamada Síndrome amotivacional, em que as pessoas perdem o interesse  pelos objetivos comuns, em prol do uso da droga do seu uso.
3. Como a maconha é eliminada do organismo ?
O THC não é solúvel em água e é por isso que ele não pode ser injetado. A via de introdução são os pulmões. Essa substância é inativada pelo fígado e eliminada pelas fezes e pela urina.
4. Tolerância e dependência à maconha
O uso prolongado pode levar ao efeito de tolerância. A droga também provoca o efeito de dependência, mas não existe uma Síndrome de abstinência característica com a cessação.
5. Efeitos terapêuticos dos derivados da maconha
Alguns derivados da maconha possuem efeitos terapêuticos. Tais aplicações incluem efeitos contra vômitos e nauseas causados pela quimioterapia no tratamento de câncer e ação analgésica e anticonvulsivante.
Outras Drogas
Mescalina
A mescalina é um alucinógeno sintetizado a partir de um cactus, peiote, natural do México. O cacto era usado há séculos em cerimônias religiosas. Ele ganhou maior importância há alguns anos atrás. Ela tem estrutura semelhante aos neurotransmissores do cérebro, a dopamina e a noradrenalina. Portanto ela age nessas substâncias para produzir os efeitos de alucinações. A mescalina é quase inexistente no Brasil.
Êxtase
A  sigla MDMA é a abreviação do nome Metilena-DioxiMetaAnfetamina, conhecida popularmente com o nome de extase. Ela é uma droga sintética que surgiu recentemente e é quase inexistente no Brasil. Ela é uma droga que além de produzir alucinações provoca também um estado de excitação. A droga interfere no sistema nervoso agindo nos neurotransmissores dopamina e noradrenalina.
Histórico
Heroína. 
Há mais de cinco mil anos a Papoula, planta de onde deriva a heroína, é conhecida pela humanidade. Naquela época, os sumérios costumavam a utilizá-la para combater algumas doenças como a insônia e constipação intestinal. No século passado, farmacêuticos obtiveram, da Papoula, uma substância que foi chamada de Morfina. O uso da morfina foi amplamente difundido na medicina do século XIX devido, principalmente, a suas propriedades analgésicas e antidiarréicas.
Da morfina, logo foram sintetizadas várias derivações como diamorfina, codeína, codetilina, heroína, metopon. A heroína é a mais conhecida delas. Na década de 20 foi constatado que a heroína causava dependência química e psíquica, por isso foi proibida sua produção e comércio no mundo todo. A heroína voltou a se expandir pelo mundo depois da Segunda Guerra Mundial e hoje é produzida no mercado negro principalmente no Sudeste Asiático e na Europa.
Princípio ativo
A heroína é uma variação da morfina, que por sua vez é uma variação do ópio, obtido de uma planta denominada Papoula. A designação química da heroína é diacetilmorfina. A heroína se apresenta no estado sólido. Para ser consumida, ela é aquecida normalmente com o auxílio de uma colher onde a droga se transforma em líqüido e fica pronta para ser injetada. O consumo da heroína pode ser diretamente pela veia, forma mais comum no ocidente, ou inalada, como é, normalmente, consumida no oriente.
Efeitos
A heroína é uma das mais prejudiciais drogas de que se tem notícia. Além de ser extremamente nociva ao corpo, a heroína causa rapidamente dependência química e psíquica. Ela age como um poderoso depressivo do sistema nervoso central. Logo após injetar a droga, o usuário fica em um estado sonolento, fora da realidade. Esse estado é conhecido como "cabeceio" ou "cabecear". As pupilas ficam muito contraídas e as primeiras sensações são de euforia e conforto. Em seguida, o usuário entra em depressão profunda, o que o leva a buscar novas e maiores doses para conseguir repetir o efeito.
Fisicamente, o usuário de heroína pode apresentar diversas complicações como surdez, cegueira, delírios, inflamação das válvulas cardíacas, coma e até a morte. No caso de ser consumida por meios injetáveis, pode causar necrose (morte dos tecidos) das veias. Isto dificulta o viciado a encontrar uma veia que ainda esteja em condições adequadas para poder injetar uma nova dose. O corpo fica desregulado deixando de produzir algumas substâncias vitais como a endorfina ou passando a produzir outras substâncias em demasia, como a noradrenalina que, em excesso, acelera os batimentos cardíacos e a respiração. O corpo perde também a capacidade de controlar sua temperatura causando calafrios constantes. O estômago e o intestino ficam completamente descontrolados causando constantes vômitos, diarréias e fortes dores abdominais.
Crack é uma droga ilícita, ou seja, uma substância psicoativa de ação estimulante do sistema nervoso central. O crack é um subproduto da pasta da cocaína, droga extraída por meio de processos químicos, das folhas da coca (Erythroxylum coca), uma planta originária da América do Sul.
Produção
O crack surgiu como opção para popularizar a cocaína, pelo seu baixo custo. Para a produção do crack, uma mistura de cocaína em pó (ainda não purificada) dissolvida em água e acrescida de bicarbonato de sódio (ou amônia) é aquecida. O aquecimento separa a parte sólida da liquida. Após a parte sólida secar, é cortada em forma de pedras. Por não passar pelo processo final de refinamento pelo qual passa a cocaína, o crack, possui uma grande quantidade de resíduos das substâncias utilizadas durante todo o processo. Prontas para o consumo, as pedras podem ser fumadas com a utilização de cachimbos, geralmente improvisados. Ao serem acesas, as pedras emitem um som, daí a origem do nome “crack”.
Efeitos do Crack
Os efeitos do crack são basicamente os mesmos da cocaína: sensação de poder, excitação, hiperatividade, insônia, intensa euforia e prazer. A falta de apetite comum nos usuários de cocaína é intensificada nos usuários de crack. Um dependente de crack pode perder entre 8 e 10 kg em um único mês.
Por ser inalado, os crack chega rapidamente ao cérebro, por isso seus efeitos são sentidos quase imediatamente - em 10 a 15 segundos - no entanto, tais efeitos duram em média 5 minutos, o que leva o usuário a usar o crack muitas vezes em curtos períodos de tempo, tornando-se dependente. Daí o grande poder de causar dependência do crack. Após tornar-se dependente, sem a droga o usuário entra em depressão e sente um grande cansaço, além de sentir a “fissura”, que é a compulsão para usar a droga, que no caso do crack é avassaladora. O uso contínuo de grandes quantidades de crack leva o usuário a tornar-se extremamente agressivo, chegando a ficar paranóico, daí a gíria “nóia”, como referência ao usuário de crack. Problemas mentais sérios, problemas respiratórios, derrames e infartos são as consequências mais comuns do uso do crack.
História
Inicialmente o crack foi disseminado nas classes mais baixas da sociedade, embora atualmente já não se restrinja somente a elas. Nos centros das grandes cidades é comum ver os moradores de rua - de todas as idades, inclusive as crianças - fazendo uso desta droga. Cabe a reflexão sobre a origem daquelas pessoas: muitos já nasceram em condições de miséria comparáveis a aquela em que estão, mas certamente muitas daquelas pessoas, hoje a margem da sociedade, tinham toda uma vida estruturada, vida essa que trocaram pelo crack.
O uso do crack e suas consequências tornam possível dizer que atualmente o crack tornou-se uma epidemia, portanto, uma questão de saúde pública.

A GARRAFA FUMADORA
Experimentos – Relatório
Material utilizado nesse experimento:
Uma garrafa Pet de 2litros;
Um bico de mamadeira;
Um chumaço de algodão;
Um cigarro:
2 litros de água;
Fita adesiva, tesoura e fósforo. 
Procedimento adotado. 
Faça um furo na parte inferior da garrafa, mais ou menos cinco centímetros de baixo para cima, em seguida vede com fita adesiva, encha a garrafa de água, coloque o chumaço de algodão dentro do bico da mamadeira e o prenda na boca da garrafa, em seguida introduza o cigarro no bico da mamadeira, retire a fita adesiva e ascenda o cigarro.
a. O que aconteceu com o cigarro? ____________________________________________________________________________ 
b. O que aparece dentro da garrafa? ____________________________________________________________________________ 
c. Com que órgão do corpo humano podemos comparar a garrafa fumadora e o algodão? 
____________________________________________________________________________ 
d. Descreva detalhadamente o que aconteceu e qual foi sua conclusão.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________               
1.1 Explorar o problema
Um terço da humanidade consome cigarros, e a cada ano morrem 4,9 milhões de pessoas em decorrência do uso do tabaco. O hábito de fumar se iniciou na Europa em 1580, introduzido por Walter Raleigh, pessoa de confiança na corte de Elizabeth I da Inglaterra. Os cigarros se popularizaram a partir de 1881, quando foi inventada a máquina que os manufaturava.
Em 1950, os cientistas determinaram a relação entre o tabaco e o câncer de pulmão.
Na fumaça do cigarro foi encontrado pelo menos um componente que pode ocasionar câncer no sistema respiratório: o alcatrão é um composto formado por mais de quarenta substâncias comprovadamente cancerígenas como, por exemplo, a acetona e a naftalina.
O informe da Organização Mundial da Saúde sobre a saúde no mundo apresenta a evolução da epidemia de tabagismo e mostra que o número estimado de mortes atribuídas ao tabagismo no ano 2000 - 4,9 milhões de pessoas – supera em mais de um milhão o número de 1990, sendo que é maior o aumento das mortes nos países em desenvolvimento. Entretanto o maior número de óbitos relacionados ao hábito de fumar é apresentado pelos países desenvolvidos.
Conseqüências do Hábito de Fumar 
Acidende vascular cerebral, a pressão arterial aumenta, a possibilidade de mortes por infarto duplica; os fumantes têm 50% a mais de sofrer de acidez e úlceras estomacais. As mulheres grávidas que fumam apresentam riscos de parto prematuro e aborto. Seus bebês recebem pouco gás oxigênio e nascem fracos. 
A nicotina causa dependência, sendo considerada pela OMS uma droga psicoativa.
O cigarro também causa: mau hálito, dentes manchados, câncer na língua e na laringe.
Interpretando o texto
a) Quais os fatores que leva uma pessoa a fumar?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
b) Quais as conseqüências do hábito de fumar?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
c) “Fumantes e não-fumantes têm fôlego semelhante para a prática de atividades físicas.”
Qual a sua opinião a respeito dessa frase?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
d) Pessoas que convivem com fumantes podem se prejudicar mesmo sem fumar? Como?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
e) Liste algumas substâncias encontradas no cigarro:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f) Que mensagem você deixaria a favor do não tabagismo?

7º ano 

Atmosfera e Composição 
A atmosfera (do grego atmos: gases e sphaira: esfera) é uma camada de ar formada por uma mistura de gases que envolve a superfície terrestre, de forma a ser mantida ao redor do planeta em função da força da gravidade. Trata-se de um dos principais elementos responsáveis pela difusão e manutenção das formas de vida da Terra.
Ela é composta predominantemente por nitrogênio, responsável por 78% de seu volume, somado a 21% de oxigênio e 1% de outros gases, como o argônio, o hélio, o neônio e o dióxido de carbono. Esses últimos, por serem menos abundantes, são também chamados de gases raros.
Assim como o próprio Planeta Terra, a atmosfera é dividida em camadas: Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e Exosfera. Observe a ilustração a seguir.
 
Esquema da divisão das camadas atmosféricas
A Troposfera é a camada mais importante para os estudos geográficos e para as práticas humanas, pois é nela que se sucede a maioria dos fenômenos meteorológicos, como as chuvas e as variações de umidade. Sua extensão é de cerca de 15 km.
Acima da Troposfera, encontra-se a Estratosfera, que se estende a até 50 km de altitude. Sua importância encontra-se no fato de abrigar a Camada de Ozônio, cuja composição tem a importância de filtrar os raios solares.
A seguir vem a Mesosfera, que se estende a até 80 km de altitude. Por se encontrar distante do calor médio da Terra e relativamente distante dos raios solares, é a camada que apresenta as menores temperaturas atmosféricas.
Depois da Mesosfera vem a Termosfera, que chega a atingir 500 km de altitude. Sua importância para o ser humano encontra-se no fato de abrigar gases ionizados que ajudam a refletir e propagar ondas de rádio.
Após a termosfera até o espaço exterior, temos, por fim, a Exosfera, camada onde os satélites artificiais costumam se posicionar. 
À medida que se sobe em direção ao espaço, a atmosfera começa a ficar rarefeita, ou seja, com menor concentração de gases. Assim, a sua massa estará mais próxima da superfície do planeta.

ATIVIDADES
01. Pesquise, nos livros de Ciências da Sala de Leitura ou no dicionário, o significado dos nomes dos ambientes da Terra. Depois, complete os espaços abaixo, de acordo com esses significados:
Biosfera: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Hidrosfera: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
Litosfera: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
Atmosfera: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
02. Agora, usando sua criatividade faça uma paisagem em seguida identifique os ambientes do planeta Terra.

03. Leia atentamente o texto abaixo e depois responda: 
Texto: Monóxido de Carbono, um gás venenoso
De modo geral, as combustões produzem, além do gás carbônico (CO2), certa quantidade de um gás muito perigoso para a saúde chamado monóxido de carbono (CO). Essa substância está presente nos gases liberados pelos escapamentos de veículos, na fumaça produzida por indústrias e nas queimas em geral.
O monóxido de carbono é um gás inodoro (sem cheiro) e incolor (sem cor) e, por isso mesmo, extremamente perigoso, já que a sua presença não é percebida. Inalado em certa quantidade, ele inicialmente causa sonolência. Em quantidades maiores, o monóxido de carbono pode matar uma pessoa por asfixia, pois dificulta o transporte de oxigênio pelo sangue. Já foram registrados muitos casos de intoxicação e morte por esse gás em garagens fechadas com carros em funcionamento, ou ainda em banheiros mal arejados em que se utilizam aquecedores a gás.
O monóxido de carbono é um importante indicador do grau de poluição do ar de grandes cidades.
Em cidades, como São Paulo, a poluição do ar tem sido um grave problema durante o inverno. As chuvas, que lavariam as poeiras e os poluentes, não acontecem durante um longo período, já que se trata da estação seca. Devido ainda à ausência de ventos fortes, que ajudariam a dispersar os poluentes, a cidade vive mergulhada num "mar" de poluentes atmosféricos. Isso acarreta grande desconforto aos moradores, levando a um aumento dramático dos casos registrados de doenças de pulmão.
a) De onde provém o monóxido de carbono presente no ar de grandes cidades?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Por que uma pessoa pode se envenenar com o monóxido de carbono sem perceber? Quais são os sintomas de envenenamento por esse gás?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
c) O texto menciona um processo chamado "combustão". O que é combustão? Qual é o gás indispensável para que ela aconteça? 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
04. Um dos produtos da combustão é o gás carbônico. Esse gás tem importante papel num fenômeno chamado Efeito Estufa. Explique como acontece esse fenômeno.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
05. O que é atmosfera?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06. Complete os espaços abaixo com os gases que representa a composição da atmosfera, de acordo com a porcentagem de cada um. 
__________________________ - 78 %
__________________________ - 21 %
__________________________ - 1 %
07. Os seres vivos não conseguem absorver o nitrogênio do ar diretamente. No entanto, esse gás é importante para todos eles, pois ajuda na formação de proteínas. Explique, com poucas palavras, como o nitrogênio acaba fazendo parte da composição de todos os seres vivos. 
08. Relacione as colunas: 
(A) Exosfera              ( ) essa camada é composta por: nitrogênio, oxigênio, gás carbônico,     
                                      gases raros, vapor de água e impurezas.
(B) Estratosfera        ( ) nessa camada a temperatura diminui rapidamente e vai até mais    
                                      ou menos 80 Km do solo.
(C) Troposfera           ( ) essa camada possui uma substância muito importante chamada 
                                       Ozônio.                                               
(D) Termosfera          ( ) essa camada possui poucas substâncias e é uma região de 
                                       transição para o espaço cósmico.
(E) Mesosfera           ( ) essa camada é a mais espessa da atmosfera e a temperatura é 
                                      mais alta. 09. Represente através de desenho as camadas da atmosfera. Seja criativo!!!!!!

Curiosidade: O amanhecer e o entardecer no inverno são mais bonitos e, tradicionalmente, ficam bastante avermelhados, tornando ainda mais bela a visão do Sol cedendo espaço para o início do reinado temporário da Lua. O lado ruim dessa história é que, quanto mais avermelhado e romântico for o crepúsculo, é sinal de que o ar está mais poluído. Alguns fatores que colaboram para a poluição nesta época do ano são o tempo seco e as queimadas. 

Experimentos sobre Propriedades do Ar
Materiais necessários para a aula: 
3 Balões de festa (bexiga de festa), régua de plástico, seringa, bola leve (isopor ou ping pong), secador de cabelo, funil, barbante ou fio, garrafa de plástico descartável (PET), copo rígido (de preferência transparente), bacia com água, bola de papel (folha amassada), placa de isopor ou madeira de 1m2 no mínimo e tesoura com ponta.
Dividir a classe em grupos e distribuir todo material. Com os materiais em mãos, os alunos devem montar suas experiências. Você deve ir aos  grupos ajudando os alunos a organizar suas ideias e suas experiências. Os materiais disponibilizados foram pensados para realização de seis experiências relacionadas às propriedades do ar:
O ar ocupa espaço, tem massa:
Experiência 1
Material: Bacia com água, copo rígido (de preferência transparente) e bola de papel (folha amassada).
Procedimento: Coloque a bola de papel dentro do copo e mergulhe o copo totalmente na vertical dentro da bacia, com a boca para baixo.
Análise: A água da bacia não entra no copo, pois ele está cheio de ar.
Experiência 2
Material: Balão de festa, garrafa descartável (PET) e tesoura com ponta.
Procedimento: Coloque o balão de festa dentro da garrafa descartável, mas prenda o bico do balão na boca da garrafa. Sopre na boca da garrafa descartável para encher o balão. Mantendo o balão na mesma posição, faça um furo na garrafa descartável com a tesoura de ponta. Sopre novamente para encher o balão.
Análise: No primeiro momento, o balão de festa não enche, pois a garrafa descartável está cheia de ar, não tem como colocar mais ar dentro do sistema garrafa descartável/balão de festa, não tem espaço. No segundo momento, com o furo na garrafa descartável, o balão enche, pois quando sopra-se o ar no balão de festa, o ar de dentro da garrafa descartável sai pelo furo da garrafa descartável, empurrado pelo ar de dentro do descartável, empurrado pelo ar de dentro do balão de festa, liberando o espaço para o ar entrar no sistema garrafa descartável/balão de festa.
Experiência 3
Material: 2 balões de festa, barbante ou fio e régua de plástico.
Procedimento: Encha os dois balões e amarre-os nas pontas da régua e amarre no centro da régua um pedaço do barbante/fio formando uma balança. Suspenda o sistema balões/régua, deixando a régua na horizontal, mexa o barbante/fio até ficar em equilíbrio. Em seguida, esvazie um dos balões de festa (sem estourar).
Análise: O sistema funciona como uma balança, então, quando o balão que perde o ar fica mais leve, este acaba subindo, pois o ar tem massa, ou seja, tem peso.
Compressão e expansão do ar
Experiência 4
Material: Seringa
Procedimento: Posicione o êmbolo no meio da seringa e tampe a abertura da seringa (onde estaria a agulha) com o dedo. Empurre o êmbolo até não conseguir mais empurrar. Em seguida, deixe o êmbolo voltar ao meio da seringa e puxe o êmbolo.
Análise: Na primeira situação, o ar dentro da seringa, à medida que é empurrado, passa a ocupar um espaço menor, menos volume, ou seja, fica comprimido. As moléculas ficam cada vez mais próximas até o ponto em que não se pode se aproximarem mais. Na segunda situação, o volume da seringa está sendo aumentado, então, o ar tem mais espaço para ocupar, suas moléculas ficam mais afastadas, ou seja, o ar se expande.
Resistência do ar
Experiência 5
Material: Placa de isopor ou madeira de 1m2, no mínimo.
Procedimento: Corra uma curta distância e sinta o ar a sua volta. Em seguida, pegue a placa de isopor ou madeira e segure-a na sua frente verticalmente. Corra a mesma distância tentando manter a mesma velocidade.
Análise: Com a placa de isopor ou madeira é mais difícil de correr, pois o ar cria uma resistência sobre a placa dificultando o seu movimento.
Temperatura x Ar
Experiência 6
Material: Secador de cabelo, funil e bola leve.
Procedimento: Coloque a bola dentro do funil, ponha a ponta do funil na boca e sopre sem muita fora, preste atenção na altura que a bola leve chegou. Em seguida, posicione a bola leve sobre o secador de cabelo e ligue-o, perceba a altura que a bola leve alcançou.
Análise: O ar que sai do secador de cabelo é ar quente, portanto, tem menor densidade, o que faz com que suba mais, assim como a bola leve. Já o ar da boca, é menos quente, então mais denso, desta forma subindo menos. 
A descrição das experiências é apenas para esclarecer o uso de cada material. Os alunos podem criar experiências e análises diferentes, ou até não usarem algum dos materiais. 
Mão na massa
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Agora, cada grupo vai apresentar sua experiência para a classe. Aproveite o momento das apresentações para usar e explicar os conceitos físicos das propriedades do ar, se os termos físico não tiverem sido usados adequadamente pelos alunos. Sobre a bexiga você pode dizer, por exemplo, que é possível verificar que o ar ocupa espaço, tem massa, apenas enchendo e esvaziando o balão de festa. Sobre o secador de cabelo e a bola leve, você pode explicar que a variação da temperatura do ar causa a mudança de densidade, alterando a altura que a bola leve chega.

Propriedades do Ar
O ar atmosférico que envolve a Terra é uma mistura de gases, vapor de água e partículas suspensas (poeira, fuligem, produtos químicos, entre outros). Os elementos que compõem o ar são essencialmente o nitrogênio (78%) e o oxigênio (21%) e em pequena quantidade argônio (0.94%), gás carbônico (0,03%), neônio (0,0015%), entre outros.
Propriedades Físicas do Ar
O ar tem algumas características que nos ajuda a perceber sua existência, já que não o vemos ou sequer podemos tocá-lo. São suas propriedades físicas:
Matéria e Massa
Como todas as coisas que conhecemos, o ar é composto de matéria, afinal é formado por diversos gases, que por sua vez são formados por átomos. Então, o ar tem massa e ocupa espaço. Exemplo: Ao soprarmos um balão de aniversário ele fica cheio de ar e ocupa mais espaço.
Pressão
O ar atmosférico exerce pressão sobre a superfície terrestre, é a chamada pressão atmosférica. Quanto mais próximo da superfície maior é a pressão (o ar tem mais massa e pesa mais) e à medida que aumenta a altitude diminui a pressão, pois tem menos ar acima e ele fica mais leve.
Densidade
O ar tem peso graças à gravidade, a força que atrai todas as coisas para o centro da Terra, por isso a concentração dos gases é maior próximo ao nível do mar, consequentemente mais denso. Então o ar que respiramos é mais denso do que o ar das montanhas, porque em altitudes maiores a densidade do ar diminui e ele se torna rarefeito.
Resistência
O ar se contrapõe ao movimento porque ele tem resistência. Quanto mais rápido for o deslocamento (maior a velocidade) maior será a resistência. Exemplo: quanto mais depressa andamos de bicicleta, maior será a resistência do ar. Por esse motivo que carros, aviões, barcos e outros tipos de veículos são projetados para diminuir a resistência do ar, pois dessa maneira ele gastará menos energia (combustível) e sofrerá menor desgaste.
Compressibilidade, Expansibilidade e Elasticidade
O ar pode sofrer compressão ou expansão e depois retornar ao estado em que estava.
Quando é comprimido ele diminui o seu volume (Compressibilidade). Exemplo: apertar o êmbolo da seringa até o fim, tapando o orifício. O ponto até onde vai o êmbolo mostra o quanto o ar foi comprimido.
Se parar de acontecer compressão, o ar volta a ocupar o espaço que ocupava antes (Elasticidade). Exemplo: quando apertamos o êmbolo da seringa, tapando o orifício e depois soltamos, o êmbolo retorna à posição anterior.
Quando o ar se expande aumenta o seu volume (Expansibilidade). Exemplo: um vidro com perfume é aberto e o cheiro se espalha pelo ambiente, pois o aroma volátil misturado com o ar ocupa um espaço maior.
Efeito Estufa
O efeito estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases na atmosfera, os quais formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor.
Esse processo é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário. Sem ele, certamente nosso planeta seria muito frio e a sobrevivência dos seres vivos seria afetada.
Como ocorre o efeito estufa?
Quando os raios solares atingem a superfície terrestre, devido a camada de gases de efeito estufa, em torno de 50% deles ficam retidos na atmosfera. A outra parte, atinge a superfície terrestre, aquecendo-a e irradiando calor.
Os gases de efeito estufa podem ser comparados a isolantes, pois absorvem parte da energia irradiada pela Terra.
O que acontece é que nas últimas décadas a liberação de gases de efeito estufa, em virtude de atividades humanas, aumentou consideravelmente.
Com esse acúmulo de gases, mais quantidade de calor está sendo retida na atmosfera, resultando no aumento de temperatura. Essa situação dá origem ao aquecimento global.
 
Para termos uma ideia, o efeito estufa pode ser comparado ao que ocorre no interior de um veículo estacionado, com os vidros fechados e recebendo diretamente a luz solar. Apesar do vidro permitir a passagem da luz solar, ele impede a saída do calor, aumentando a temperatura em seu interior.
Gases de Efeito Estufa
 Gases de efeito estufa
Os principais gases de efeito estufa são:
Vapor de água (H2O): encontrado em suspensão na atmosfera.
Monóxido de Carbono (CO): gás incolor, inflamável, inodoro, tóxico, produzido pela queima em condições de pouco oxigênio e pela alta temperatura do carvão ou outros materiais ricos em carbono, como os derivados do petróleo.
Dióxido de Carbono (CO2): expelido pela queima de combustíveis utilizados em veículos automotores à base de petróleo e gás, da queima de carvão mineral nas indústrias, e da queima das florestas.
Clorofluorcarbonos (CFC): composto formado por carbono, cloro e flúor, proveniente dos aerossóis e do sistema de refrigeração.
Óxido de Nitrogênio (NxOx): conjunto de compostos formados pela combinação de oxigênio com o nitrogênio. É usado em motores de combustão interna, fornos, estufas, caldeiras, incineradores, pela indústria química e pela indústria de explosivos.
Dióxido de Enxofre (SO2): é um gás denso, incolor, não inflamável, altamente tóxico, formado por oxigênio e enxofre. É usado na indústria, principalmente na produção de ácido sulfúrico e também é expelido pelos vulcões.
Metano(CH4): gás incolor, inodoro e se inalado é tóxico. É expelido pelo gado, ou seja, na digestão dos animais herbívoros, decomposição de lixo orgânico, extração de combustíveis, dentre outros.
Quais as causas do efeito estufa?
Como vimos, o efeito estufa é um fenômeno natural, mas é intensificado devido à crescente queima dos combustíveis fósseis que representam a base da industrialização e de muitas atividades humanas.
As queimadas nas florestas para transformar suas áreas em plantação, criação de gado e pastagens, também colaboram para o aumento do efeito estufa.
Efeito estufa e Aquecimento global
A consequência da intensificação do efeito estufa na atmosfera é o aquecimento global.
Segundo pesquisas cientificas, a temperatura média da Terra, nos últimos cem anos, sofreu uma elevação de cerca 0,5ºC. Se a atual taxa de poluição atmosférica seguir na mesma proporção, estima-se que entre os anos de 2025 e 2050, a temperatura apresentará um aumento de 2,5 a 5ºC.
O aquecimento da Terra resultará nos seguintes efeitos:
Derretimento de grandes massas de gelo das regiões polares, ocasionando o aumento do nível do mar. Isso poderá levar a submersão de cidades litorâneas, forçando a migração de pessoas.
Aumento de casos de desastres naturais como inundações, tempestades e furações.
Extinção de espécies.
Desertificação de áreas naturais.
Episódios mais frequentes de secas.
As mudanças climáticas podem ainda afetar a produção de alimentos, pois muitas áreas produtivas podem ser afetadas.
Outro problema associado à presença de gases poluentes na atmosfera é a chuva ácida. Ela resulta da quantidade exagerada de produtos da queima de combustíveis fósseis liberados na atmosfera, em consequência das atividades humanas.
Como evitar o efeito estufa?
Para alertar sobre a situação do efeito estufa e do aquecimento global, diversos países, entre eles o Brasil, assinaram o Protocolo de Kyoto, em 1997.
Antes disso, foi assinado em 1987 o Protocolo de Montreal. O intuito principal é a redução da emissão de produtos que causam danos à camada de ozônio.
Algumas dicas de ações individuais e coletivas também contribuem para redução do efeito estufa, são elas:
Realizar pequenos trajetos a pé ou de bicicleta;
Dar preferência ao transporte coletivo;
Utilizar produtos recicláveis;
Economizar energia elétrica;
Realizar coleta seletiva;
Reduzir o consumo de carne bovina e suína;
Fazer compostagem do material orgânico.

8º Ano 

Escola: ___________________________________  Data: __________________________ 
Professor(a): ______________   Alunos: __________________________________________ 
Série: 8º ano
                                                   Experimentos – Relatório 

Experimento I 
Material: Copo ou recipiente de plástico transparente; água; óleo de cozinha; detergente; colher de sopa. 
Procedimento: Encha de água até a metade o recipiente que você arranjou. Acrescente uma colher de sopa de óleo de cozinha. Observe como os dois líquidos se distribuem no copo e anote. Em seguida, mexa a mistura com uma colher e deixe-a repousar por alguns minutos. Passado esse tempo, anote o que aconteceu. 
Pingue de seis a oito gotas de detergente no copo com óleo e água e mexa bastante a mistura com a colher. Aguarde alguns minutos e depois responda às questões a seguir:
a) O que aconteceu com a mistura depois que você colocou o detergente? 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
b) Como você explica a diferença entre a mistura, mexida com a colher, sem o detergente e com o detergente? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Que fenômeno semelhante ocorre em nosso tubo digestório?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Qual a importância desse fenômeno para nosso organismo? 
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Experimento II
Material: vários pires; conta-gotas; vários tipos de alimento (rodelas de banana, fatias de pão, arroz cozido, clara de ovo, rodelas de batatinha, biscoito de cor clara, pedaços de carne crua, um pouco de farinha de trigo e amido de milho); solução de iodo. 
Procedimento: coloque um pouquinho de maisena (uma colherzinha de café) sobre um pires. Pingue duas ou três gotas de solução de iodo. Em outro pires, coloque um pouco de água e pingue também duas ou três gotas de iodo. Compare a cor da mistura dos dois recipientes e anote os resultados.
Agora distribua um pouco de cada alimento nos diversos pires e pingue duas ou três gotas de solução de iodo sobre cada um. Anote as cores que apareceram em cada amostra, preenchendo a tabela abaixo.
Alimento Cor da solução de iodo
Água
Amido de milho
Banana
Pão
Arroz
Clara de ovo
Batatinha
Biscoito
Carne
a) Qual a substância presente em todos os alimentos que provocou mudança de cor no iodo? 
____________________________________________________________________________
b) O que mais esses alimentos têm em comum?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Raspe um pouco da batatinha e coloque a parte raspada sobre a lâmina, cobrindo-a com a lamínula. Examine a lâmina no microscópio com pequeno e grande aumento. 
*Desenhe o que você observou.




*Fale sobre a substância encontrada, citada na letra “b”. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Experimento III
A transformação dos alimentos 
Experiência mostra como a matéria orgânica da comida é processada
Comemos produtos de origem vegetal (alface, batata, arroz, frutas) e animal (leite, manteiga, ovos, carne). Todos eles contêm matéria orgânica. Mas essa matéria orgânica passa por uma série de transformações no estômago e nos intestinos, onde existem líquidos que atacam os alimentos, modificando-os. Confira nas experiências abaixo como atuam alguns deles! 
O que acontece no estômago 
Material: 2 xícaras pequenas (de cafezinho), leite, clara de ovo, colher de café, vinagre ou suco de limão. 

Como fazer: Coloque um pouco de leite numa xícara e uma clara de ovo em outra. Ponha uma colher de vinagre ou suco de limão em cada xícara. Mexa. 

O que está acontecendo: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O fermento do cuspe 
Material: 2 xícaras, 1 colher de chá, água, água de batata, solução de iodo (ambos do experimento anterior). 

Como fazer: Recolha um pouco de sua saliva numa xícara. Complete com água da bica, até chegar ao meio da xícara. Pegue outra xícara e ponha a mesma quantidade de água. Coloque uma colher pequena da água em que você cozinhou a batata nas duas xícaras. Espere uma hora e pingue algumas gotas de solução de iodo nelas. 

O que está acontecendo: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
Por que isso aconteceu? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Escola: _______________________  Data: __________  Série:_____ Turma: ____ 
Professora: _____________________ Alunos: __________________________________ 

ATIVIDADE AVALIATIVA DE CIÊNCIAS
1. Experimento– Modelo de Pulmão
 
A partir do modelo de pulmão apresentado em sala de aula, responda as questões abaixo.
a) Desenhe o modelo apresentado e faça a relação de cada parte com os órgãos do Aparelho Respiratório.







1.1Discussão
a) O que aconteceu quando puxou a bexiga da parte inferior da garrafa? Como você explica isso? _______________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________b) Quando puxamos a borracha depois soltamos, quais os dois fenômenos do sistema respiratório foram produzidos?
________________________________________________________________________ 
c) Descreva o trajeto do ar inspirado e o do ar expirado do Sistema Respiratório: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________  
2.Explorando a Imagem abaixo
   
Desenhe o esquema da entrada e saída de gases, colorindo os gases de diferentes cores. 

9º Ano 

Ligações Químicas
Os átomos dificilmente ficam sozinhos na natureza. Eles tendem a se unir uns aos outros, formando assim tudo o que existe hoje.  Alguns átomos são estáveis, ou seja, pouco reativos. Já outros não podem ficar isolados. Precisam se ligar a outros elementos. As forças que mantêm os átomos unidos são fundamentalmente de natureza elétrica e são chamadas de Ligações Químicas.
 Toda ligação envolve o movimento de elétrons nas camadas mais externas dos átomos, mas nunca atinge o núcleo.
De todos os elementos químicos conhecidos, apenas 6, os gases nobres ou raros, são encontrados na natureza na forma de átomos isolados. Os demais se encontram sempre ligados uns aos outros, de diversas maneiras, nas mais diversas combinações.

Regra do Octeto – Os elementos químicos devem sempre conter 8 elétrons na última camada eletrônica ou camada de valência. Na camada K pode haver no máximo 2 elétrons. Desta forma os átomos ficam estáveis, com a configuração idêntica à dos gases nobres.

Há três tipos de ligações químicas:
- Ligação Iônica – perda ou ganho de elétrons.
- Ligação Covalente – compartilhamento de elétrons.
- Ligação Metálica – átomos neutros e cátions mergulhados numa "nuvem" de elétrons.
LIGAÇÃO IÔNICA
     A ligação iônica é resultado da alteração entre íons de cargas elétricas contrárias (ânions e cátions).
METAL + NÃO-METAL → LIGAÇÃO IÔNICA
Exemplo: Na e Cl
Na (Z = 11) K = 2 L = 8 M = 1
Cl (Z = 17) K = 2 L = 8 M = 7
LIGAÇÃO COVALENTE
     A ligação covalente, geralmente é feita entre os não-metais e não metais, hidrogênio e não-metais e hidrogênio com hidrogênio.
     Esta ligação é caracterizada pelo compartilhamento de elétrons. Exemplo: H (Z = 1) K = 1H – H → H2
     O traço representa o par de elétrons compartilhados.
 Fórmula Eletrônica ou de Lewis Cl – Cl
Fórmula Estrutural Cl2
Fórmula Molecular 

ATIVIDADE SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS

1. Faça um desenho de um átomo indicando suas partes e suas estruturas.
2) E um átomo quais são as partículas de carga positiva, negativa e partículas sem carga?
3) O que um átomo precisa ter para se encontra em seu estado neutro, ou fundamental?
 4)Quantas são as camadas que um átomo possui em sua eletrosfera? Qual é o número máximo de elétrons que cada camada ou nível de energia suporta?
 5) Faça a distribuição eletrônica dos átomos com os seguintes números atômicos: 
10, 26, 8, 53. Depois, procure  esses elementos na tabela periódica e diga quais são eles.
6) O que são íons?
 7) O que são cátions e ânions?
 8)Faça a distribuição eletrônica dos seguintes íons:
Fe3+, Ca2+, Na-, S2- . (Lembrando que os elétrons devem ser retirados e adicionados na última camada ou camada de valência). 
9. Escreva a configuração eletrônica do cátion bivalente do Zinco (Zn).
10. Quanto a camada de valência, explique o significado de monovalente, bivalente e trivalente. 
11.Quantos elétrons de valência existem na configuração do elemento químico de número atômico 83?
a) 2
b) 3
c) 4
d) 5
e) 6
12. Qual dos números atômicos a seguir corresponde a um elemento químico que apresenta em sua camada de valência 3 elétrons?
a) 6
b) 55
c) 32
d) 17
e) 49

13. Ao se transformar em íon estável, um átomo de magnésio (Z = 12) e um átomo de oxigênio (Z = 8), respectivamente: 
a) ganha e perde 1 elétron. 
b) ganha e perde 2 elétrons. 
c) ganha e perde 3 elétrons. 
d) perde e ganha 1 elétron. 
e) perde e ganha 2 elétrons.
a) Estabeleça a ligação entre magnésio, Mg(12), e oxigênio, O(8), utilizando a fórmula de Lewis ou eletrônica.

14. Estabeleça a ligação através de pares eletrônicos utilizando a fórmula eletrônica entre:
        a) carbono e hidrogênio         
        b) nitrogênio e hidrogênio
        c) hidrogênio e enxofre                            
        d) átomos de cloro

15. Qual é a fórmula do composto formado quando átomos do elemento genérico M, que formam cátions trivalentes, se ligam a átomos do elemento A, pertencente à família dos calcogênios?  

16. Tem-se dois elementos químicos A e B, com números atômicos 20 e 35, respectivamente.
Escreva as configurações eletrônicas de A e B.
Com base nas configurações, localize A e B na tabela periódica.
Que tipo de ligação ocorrerá entre A e B e qual a fórmula do composto formado?  

17. Sabendo que o elemento X possui número atômico 38, e o elemento Y pertence à família dos halogênios, forneça o tipo de ligação química e a fórmula molecular do composto formado entre esses elementos. 

18. Sabendo-se  que o cálcio doa 2 elétrons e  o flúor recebe somente um, então, ao se ligarem entre si átomos de cálcio e flúor, obtém-se uma substância de que tipo e de que fórmula?

19. Identifique os pares de números atômicos correspondentes a elementos que quando se combinam  formam o composto de fórmula  A2B3  
(   ) 12 e 7      
(   ) 19 e 16   
(   ) 15 e 17    
(   )  13 e 8     
(   )  13 e 13


20. Os elementos A e B têm, respectivamente, 2 e 6 elétrons na camada de valência. Quando átomos de A e  B se associam forma-se um composto:
a) covalente, de fórmula AB;
b) covalente, de fórmula A2B3;  
c) iônico, de fórmula A2B;
d) covalente, de fórmula AB2;  
e) iônico, de fórmula AB.

21. Um certo elemento tem número atômico 12. Qual a carga mais provável do seu íon?  


 

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