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PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS -
2025 |
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ESCOLA: |
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PROFESSOR(A):
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ANO: 8º |
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OBJETIVO DA ÁREA:
Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para
que o aluno desenvolva competências que lhes permitam compreender o mundo e
atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza
científica e tecnológica. Formando cidadãos críticos, atuantes e
participativos, a partir dos objetos de conhecimento trabalhados que devem
ser relevantes do ponto de vista social, cultural e científico, permitindo ao
estudante compreender, em seu cotidiano, as relações entre o ser humano e a
natureza, mediadas pela tecnologia, superando interpretações ingênuas sobre a
realidade à sua volta. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
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1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos
sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem
própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise
crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e
testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e
culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora,
como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como
conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se
expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em
diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação
e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e
apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as
relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao
exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis,
para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns
que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e
o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento
ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e
emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções
e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9.
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,
fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos,
com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos
sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em
princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Fica
estabelecido que os educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de
desenvolver os cinco grandes domínios que são
entendidos como cinco macro competências, e em cada um deles
localizam-se diversas competências mais específicas, fortemente
relacionadas entre si. Autogestão:
determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade. Engajamento
com os outros: iniciativa social, assertividade, entusiasmo. Amabilidade:
empatia, respeito e confiança. Resiliência
Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a frustração. Abertura
ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico. |
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COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
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Considerando
esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC, a
área de Ciências da Natureza – e, por consequência, o componente curricular
de Ciências –, devem garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas
relacionadas abaixo: 1.
Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o
conhecimento científico como provisório, cultural e histórico. 2.
Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da
Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da
investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões
científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. 3.
Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos
relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como
também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade
para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza. 4.
Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da
ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo
contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho. 5.
Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e
negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência
socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando
a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer
natureza. 6.
Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e
comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética. 7.
Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se
na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo
aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias. 8.
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das
Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões
científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e
coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.
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I TRIMESTRE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(A): Vida e Evolução; Matéria e Energia. |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES
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Avaliar
para Recompor - Estratégias para direcionar os estudos de Ciências Período:
06
a 21/03 Iniciação Científica e
Sustentabilidade: A Ciência Começa em Casa Período:
12/05 a 01/08 |
Máquinas
Simples. Temperatura, Calor e Sensação térmica. Biomas; Desequilíbrio Ambiental. Fontes e Tipos de Energia; Fontes de energias
naturais renováveis e não renováveis. Energia e suas transformações, consumo dos equipamentos
elétricos e hábitos de consumo; Uso consciente de
energia elétrica. Caminhos
Sustentáveis: Uso consciente de energia elétrica. Impactos da Geração de Energia; Roda d’água; Energia
Alternativa. Cálculo de consumo de Energia Elétrica; Circuitos Elétricos; Eletromagnetismo. Mecanismos reprodutivos
e sua relação com a adaptação e evolução dos seres vivos. |
Saúde Ciência e Tecnologia Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social) Ciência e Tecnologia Meio Ambiente (Educação Ambiental) Saúde Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social) Ciência e Tecnologia Ciência e Tecnologia Meio Ambiente (Educação
Ambiental) Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social) Educação para o consumo |
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HABILIDADES |
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(EF08CI-AD)
Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da
ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo
contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho. (EF08CI-AD) Identificar as realidades
dos estudantes que estão inseridos nesse processo de aprendizagem, refletir
sobre e reconhecer as causas, dificuldades e limitações de aprendizagem de
cada discente. Trabalhar a noção da diversidade e valorizar as
características individuais de cada um. (EF08CI-SE)
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, tomar decisões frente a questões
científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e
coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e
solidários. EF07CI01) Discutir a
aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e
invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI02) Diferenciar
temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio
termodinâmico cotidianas. (EF07CI03) Utilizar
o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização
de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana,
explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa
térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir
desse conhecimento. (EF07CI04) Avaliar o papel
do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o
funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. (EF07CI05) Discutir
o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do
tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais
causados pela produção e uso desses materiais e máquinas. (EF07CI07) Caracterizar os
principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água,
ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc.,
correlacionando essas características à flora e fauna específicas. (EF07CI08) Avaliar como os impactos
provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos,
biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo
ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração
etc. (EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis
e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades
ou cidades. (EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e
lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos
residenciais. (EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais
(chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo
de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa,
sonora e mecânica, por exemplo). (EF08CI04) Calcular o consumo de
eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio
equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento
no consumo doméstico mensal. (EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia
elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos
segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética)
e hábitos de consumo responsável. (EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica
(termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças,
seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua
cidade, comunidade, casa ou escola. (EF08CI07) Comparar
diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos
mecanismos adaptativos e evolutivos. |
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RECOMPOSIÇÃO |
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(EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos
de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços,
questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso
desses materiais e máquinas. (EF07CI06) Discutir
e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana
quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos
materiais e tecnologias (como automação e informatização). |
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METODOLOGIA |
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Trabalhar
atividades para levantar dados a respeito da turma durante as primeiras
semanas diagnosticas, fazer sondagem dos conhecimentos prévios através de
imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de textos, conversa
informal, exposição de situações problema; Puxando
conversa, com o objetivo de conhecer o aluno no primeiro dia de aula; Relatos
de experiências; Apresentação do Componente Curricular; Tempestade de ideias
para desenvolver a escuta e o respeito entre os participantes; Para além das
informações triviais como o nome e o componente que leciona, o professor pode
relacionar com gostos e características mais pessoais (músicas, filmes,
livros, viagens, memórias, etc.) e pedir para que os alunos façam o mesmo.
Feita as apresentações lança outra proposta na qual todos devem dar
suas ideias sobre o tema proposto. Por exemplo, “Na sala de aula deve ter
........... para eu (aluno) conseguir ter aprendizagem de qualidade! Peça que
completem a frase e escreva no caderno até o momento de ouvi-los, durante a
socialização o professor deverá anotar no quadro, quantas vezes a palavra
aparecer. Indagar os alunos sobre as expectativas para
aprender Ciências (o que aprender, como aprender, pra quê aprender), utilizar
3 caixinhas para acolher cada resposta. Sondagem dos conhecimentos prévios
através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação de
textos, conversa informal, exposição de situações problema; Leitura
compartilhada, reescrita do texto, discussão, reflexão e interpretação de textos
relacionados aos objetos de conhecimento em estudo; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Aula expositiva utilizando
o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides
abordando os temas estudados; Propostas dinâmicas de atividades
investigativas; Usar a brincadeira premiada com doces para quem encontra
primeiro trechos de informações referentes aos objetos de conhecimento
estudado nos textos do livro didático; Trabalhar
com o quadro SQA (O que sabemos?
O que queremos saber? O
que aprendemos?), com uma
coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para
cada coluna sobre os objetos de conhecimento, em seguida acrescentar o tópico
“Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que
reproduzam no caderno; Confecção de mapas mentais e conceituais; Representação de
esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos; Reescrita de texto a
respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em
formato de seminários; Produção de poemas, poesias e paródias; Construir
mapas mentais sobre os objetos de conhecimento estudados; Aula expositiva
utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de
slides abordando os temas estudados; Construção de tabelas ilustrativas sobre consumo
dos equipamentos elétricos e hábitos de consumo responsável de energia;
Assistir o filme “O menino que descobriu o vento” com ficha roteiro, em
seguida solicitar que façam relatório e ilustração. Ilustração em tirinhas
evidenciando fontes de energia renováveis e não renováveis. Construção de
circuitos elétricos; Experimentos que demonstram as
transformações de energia, com relatório sobre a atividade experimental; Protótipos
e modelos energéticos; |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de avaliação, atualmente,
supera os limites das atribuições apenas de conceitos, entendida como parte
integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se do mero ato
de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os critérios de
avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e habilidades a
serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental, propostos para
Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das matrizes deste
componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por
isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas
durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos
resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos,
além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de
aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de
participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é
dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e
relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado
para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas
mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações
de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos
contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo,
quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de
aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus colegas, que
continua ao longo do Componente Curricular, para detectar informações acerca
das habilidades desenvolvidas, o professor trabalhará com rubricas, checklist
e portfólios. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos
avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais
como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho
durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos,
elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos
propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas
, auto avaliação, entre outros. Assim
sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas,
abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de
satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela
de Critérios de Avaliação. |
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II
TRIMESTRE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Vida e Evolução; Terra e Universo |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
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Explorando a Sexualidade com Consciência e Responsabilidade: Sexualidade:
a ação dos hormônios sexuais no corpo e nas emoções. Múltiplas dimensões da
sexualidade humana (biológica, psicológica, cultural, ética). Métodos contraceptivos
e infecções sexualmente transmissíveis (IST) Sistema Solar, Terra e Lua e respectivos movimentos. |
Meio Ambiente (Educação Ambiental) Saúde Ciência e Tecnologia Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social) Educação para o consumo Ciência e Tecnologia Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social) Educação para o consumo Saúde |
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HABILIDADES |
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(EF08CI08) Analisar e
explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação
dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. (EF08CI09) Comparar o modo de ação e a
eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de
compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais
adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções Sexualmente
Transmissíveis (IST). (EF08CI10) Identificar os
principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas Infecções
Sexualmente Transmissíveis (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e
métodos de prevenção. (EF08CI11) Selecionar
argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana
(biológica, sociocultural, afetiva e ética). (EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da
observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com
base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua. (EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da
Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação
à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos
tridimensionais. |
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METODOLOGIA |
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Debate
sobre valores com base nos textos trabalhados. Sondagem dos conhecimentos
prévios através de imagens, ou, atividades práticas, leitura e interpretação
de textos, conversa informal, exposição de situações problema; Leitura
compartilhada, reescrita do texto, discussão, reflexão e interpretação de
textos relacionados aos objetos de conhecimento em estudo; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Aula expositiva utilizando
o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou exposição de slides
abordando os temas estudados; Propostas dinâmicas de atividades
investigativas; Usar a brincadeira premiada com doces para quem encontra
primeiro trechos de informações referentes aos objetos de conhecimento
estudado nos textos do livro didático; Trabalhar
com o quadro SQA (O que sabemos?
O que queremos saber? O
que aprendemos?), com uma
coluna para cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para
cada coluna sobre os objetos de conhecimento, em seguida acrescentar o tópico
“Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que
reproduzam no caderno; Confecção de mapas mentais e conceituais; Representação de
esquemas, gráficos, charges e histórias em quadrinhos; Reescrita de texto a
respeito dos temas propostos, diálogos, debates, apresentação de pesquisas em
formato de seminários; Produção de poemas, poesias e paródias; Construir
mapas mentais sobre os objetos de conhecimento estudados; Análise dos órgãos
reprodutores das flores; plantas; Pesquisa dirigida sobre ISTSs para
composição de tabela informativa contendo modo de transmissão, tratamento,
agente causador e prevenção; Campanha de sensibilização para a importância do
uso de preservativos; Importância da vacina HPV Papiloma Vírus Humano, usada na prevenção do câncer do colo
do útero, vírus transmitido através do ato sexual; Contação de
Histórias sobre gravidez precoce, relatando a experiência de casos reais;
Análise de vídeos que mostram os diferentes tipos de reprodução;
Representação através de desenhos sobre os diferentes tipos de reprodução em
plantas e animais (sexuada e assexuada). Atividade prática demonstrando os
movimentos do Planeta Terra e da Lua, usando a lanterna do celular e o globo
terrestre. |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de avaliação, atualmente,
supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida
como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se
do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os
critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e
habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental,
propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das
matrizes deste componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por
isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas
durante todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos
resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos,
além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de
aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de
participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é
dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e
relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado
para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas
mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar informações
de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e desconhecidos
contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o final do processo,
quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e objetivos de
aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus colegas, que
continua ao longo do Componente Curricular. Para detectar informações acerca
das habilidades desenvolvidas, o professor trabalhará com rubricas, checklist
e portfólios. Aqui, nesse planejamento, sugere diversos instrumentos
avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade nas aulas, tais
como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos estudados, desempenho
durante apresentação de seminários, realizações de tarefas como experimentos,
elaboração de cartazes , mapas mentais e conceituais, construção de modelos
propostos durante as aulas, preenchimento de relatórios, avaliações objetivas
, auto avaliação, entre outros. Assim
sendo os estudantes serão avaliados como presença nas aulas,
abertura-aprendizado e colaboração, realização de tarefas, com conceitos de
satisfatório, parcialmente satisfatório e não satisfatório, conforme tabela
de Critérios de Avaliação. |
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III
TRIMESTRE |
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UNIDADE(S)
TEMÁTICA(S): Terra e Universo; Vida e Evolução. |
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TEMAS
INTER CURRICULARES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
TEMAS
CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES |
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Consciência Negra: identidade étnica e
multiculturalismo Período: 21/10 a 29/11
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O Clima e sua relação com a movimentação das massas
de ar Alimentação, combustível necessário para manutenção da
vida: Os
nutrientes e suas funções no organismo; Necessidades
diárias de alimentos; Alimentação saudável; Dieta
balanceada = alimentação variada; Sistemas
digestório, circulatório e respiratório. Cultura
alimentar africana: Destaque alimentos de origem africana (inhame,
azeite de dendê, feijão, quiabo, milho, banana-da-terra) e sua importância
nutricional. Ciência +
Identidade:
Mostre como tradições alimentares negras são ricas em nutrientes e muitas
vezes desvalorizadas pela imposição de padrões eurocêntricos. Sistema
Imunitário Humano: imunidade inata (barreiras físicas, químicas e biológicas)
e imunidade específica. Relação com saberes tradicionais:
Aborde o uso de plantas medicinais pelas comunidades negras como parte do
fortalecimento imunológico. Ex: chá de boldo, alho, gengibre, entre outros,
com comprovações científicas quando possível. |
Ciência e Tecnologia Meio Ambiente Ciência e Tecnologia Meio Ambiente Cidadania e Civismo (Vida Familiar e
Social) |
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HABILIDADES |
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(EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de
circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela
forma e pelos movimentos da Terra. (EF08CI16) Discutir iniciativas
que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da
identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela
intervenção humana. (EF08CI06IT) Compreender
como é obtida a energia que faz o corpo humano funcionar, relacionando a
produção e a condução dessa energia aos os diversos órgãos e sistemas que
compõem o corpo humano, bem como, a forma integrada como atuam. (EF08CI07IT) Perceber a
importância do cuidado pessoal, valorizando a saúde individual e coletiva,
bem como, à saúde física, social e emocional. (EF08CI10BA) Identificar e
classificar as barreiras que compõem a imunidade inata e conhecer o seu
funcionamento como as barreiras químicas, físicas e biológicas do nosso corpo
fazem a defesa contra agentes invasores. |
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RECOMPOSIÇÃO |
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(EF06CI07) Justificar o papel do
sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com
base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções. (EF07CI10) Argumentar
sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em
informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel
histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para
a erradicação de doenças. (EF07CI11) Analisar
historicamente o uso da tecnologia na saúde, incluindo a digital, nas
diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de
qualidade de vida. |
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METODOLOGIA |
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Sondagem
dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas,
leitura e interpretação de textos, conversa informal, exposição de situações
problema; Leitura
compartilhada, reescrita do texto, discussão, reflexão e interpretação de
textos relacionados aos objetos de conhecimento em estudo; Questões
problematizadoras para levantamento de hipóteses; Análise
de gráficos e construção de tabelas; Reprodução
de mapas conceituais e mapas mentais; Aula
expositiva utilizando o livro didático, ilustrações no quadro, vídeos ou
exposição de slides abordando os temas estudados; Propostas
dinâmicas de atividades investigativas; Usar
a brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de
informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do
livro didático; Trabalhar com o quadro SQA (O que sabemos? O que queremos saber? O que aprendemos?), com uma coluna para
cada uma dessas perguntas registrando o que os alunos dizem para cada coluna
sobre os objetos de conhecimento estudados, em seguida acrescentar o tópico
“Como descobrir”, após a construção coletiva do quadro, solicitar que
reproduzam no caderno; Usar
a brincadeira premiada com doces para quem encontra primeiro trechos de
informações referentes aos objetos de conhecimento estudado nos textos do
livro didático; Análise
de rochas em sala de aula destacando características distintas em tabela com
as conclusões; Pesquisa
dirigida; Campanha
de sensibilização para evitar o aquecimento global e possíveis ações que
desencadeiam em desequilíbrios ambientais; Construção
dos modelos do Sistema Solar em quadrinhos; Experimentos
que comprovam os movimentos do Planeta Terra; Aula
prática sobre o movimento das correntes oceânicas; Filmes
que retratam fenômenos ambientais referentes ao clima, seguidos de relatórios
e ilustrações representando a formação dos mesmos; Esquemas
de barreiras que compõem a imunidade inata e seu funcionamento através de
barreiras químicas, físicas e biológicas do nosso corpo contra agentes
invasores. Elaboração de cartazes sobre vacinas; Representação de esquemas, gráficos,
charges e histórias em quadrinhos relacionados a vacinação. Experimentos
demonstrando fenômenos físicos e químicos da digestão; Construir modelos dos
sistemas digestório, respiratório e circulatório utilizando massinhas de
modelar, ou, outros materiais que achem necessário e apropriado; utilizar
alimentos, destacando as classificações referentes a nutrição; Representação
de situações utilizando desenhos ou pranchas para colorir dos sistemas
estudados; Experimentos destacando o fenômeno da respiração. |
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AVALIAÇÃO |
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A concepção de avaliação, atualmente,
supera os limites das atribuições apenas de notas e/ou conceitos, entendida
como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, distanciando-se
do mero ato de julgamento dos sucessos ou fracassos do estudante. Os
critérios de avaliação são estabelecidos tendo como base as competências e
habilidades a serem desenvolvidas e consolidadas no Ensino Fundamental,
propostos para Ciências, assim como as aprendizagens esperadas constantes das
matrizes deste componente curricular. É necessário, ao definir os critérios
avaliativos, ter parâmetros democráticos de apreciação sobre o desempenho dos
estudantes, que pode ser expresso sob a forma de habilidades ou saberes
essenciais imprescindíveis para o prosseguimento em etapas posteriores. Por
isso, os alunos não devem ser avaliados somente no final do curso, mas durante
todo o processo, sempre por meio de um retorno rápido e dialógico dos
resultados apresentados. É necessário acompanhar cada nova ação dos alunos,
além de estar atendo para detectar possíveis problemas no processo de
aprendizagem, como: a falta de interesse, o atraso de tarefas, a falta de
participação durante as aulas. A função da avaliação dispensada ao aluno é
dar a ele o apoio e o feedback necessários à ampliação de sua aprendizagem e
relatar o que já realizou. “Esperam usar o objeto de conhecimento estudado
para ensinar os alunos a pensar - isto é, desenvolver habilidades cognitivas
mais elevadas: resolver problemas, analisar argumentos, sintetizar
informações de diferentes fontes e aplicar o que aprendem a novos e
desconhecidos contextos”. A avaliação começa no primeiro dia e vai até o
final do processo, quando os alunos enviam suas apresentações pessoais e
objetivos de aprendizagem recebem feedback tanto do professor quando de seus
colegas, que continua ao longo do Componente Curricular. Para detectar
informações acerca das habilidades desenvolvidas, o professor trabalhará com
rubricas, checklist e portfólios Aqui, nesse planejamento, sugere diversos
instrumentos avaliativos, além da participação dos educandos e assiduidade
nas aulas, tais como: e produção de vídeos, quizzes sobre os objetos
estudados, desempenho durante apresentação de seminários, realizações de
tarefas como experimentos, elaboração de cartazes , mapas mentais e
conceituais, construção de modelos propostos durante as aulas, preenchimento
de relatórios, avaliações objetivas , auto avaliação, entre outros. Assim sendo os estudantes serão avaliados
como presença nas aulas, abertura-aprendizado e colaboração, realização de
tarefas, com conceitos de satisfatório, parcialmente satisfatório e não
satisfatório, conforme tabela de Critérios de Avaliação. |
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OBSERVAÇÕES:
as
habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem de objeto de
conhecimento trabalhados. |
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