1ª SD Cie 7ºAno 2025

 

I SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS

Tema Inter curricular: O papel do feedback no processo da Recomposição

Subtema: Avaliar para Recompor - Estratégias para direcionar os estudos de Ciências

Anos:                                         Período: 06 a 21/03                         Nº de Aulas: 08

ATENÇÃO PROFESSOR!!!

Estamos iniciando um ano letivo e como todo início de ano é necessário considerar a avaliação diagnóstica em busca de compreender e identificar os déficits de aprendizagem, dificuldades na leitura, escrita e interpretação. Com essa avaliação, é possível conhecer mais sobre o histórico educacional dos estudantes, com detalhes como: O que o aluno sabe; O que o aluno deveria saber, mas não sabe e as expectativas do estudante em relação aos objetos de conhecimento. Tal diagnóstico é importante para que os professores possam melhorar os processos de ensino e aprendizagem durante o período letivo para uma turma ou estudante específico. Outro fator significativo é que professores que trabalham outros componentes curriculares, exceto Língua Portuguesa, não veem a si próprios como alfabetizadores. Ou seja, estratégias e habilidades para fazer sentido a partir do texto são normalmente visto como o trabalho de professor de português. Os textos nas aulas de ciências são fundamentais, inclusive para uma alfabetização científica.

Objetivos e propósitos interpretativos para os quais os alunos se envolvem com as ciências, em comparação com textos literários, são bastante diferentes e requerem diferentes práticas disciplinares e são fundamentado em diferentes epistemologias, ideias centrais, gêneros e discurso de criação de sentido práticas.

Os textos ricos e variados, enfocam a alfabetização como uma ferramenta de aprendizagem, e instrução fornece aos alunos oportunidades significativas para desenvolver seu conteúdo científico. Mostra aos alunos como aprender ciências por meio da leitura e como aprender a alfabetizar por meio da Ciência.

 

Ler e escrever em ciências exigem que os alunos integrem uma série de conhecimentos científicos e a formação de um vocabulário específico.

 

Isso é muito importante, uma vez que a compreensão da leitura está intrinsecamente ligada ao conhecimento de vocabulário. Também se relaciona com o conceito de conhecimento prévio para que mantenha o novo aprendizado; se os alunos têm uma compreensão segura do vocabulário ao ler o texto, eles acharão mais fácil sintetizar os conceitos que se relacionam com o vocabulário conforme os encontram no texto. É preciso mais do que nunca uma dedicação especial a esse momento de diagnóstico, onde os dados colhidos durante esse processo precisam ser bem específicos e detalhados. É necessário calma e priorizar a escuta de todos os alunos, para colher o máximo de informações possíveis.

Outro fator relevante nesse primeiro contato é acolher esse aluno e atender requisitos para desenvolver as Competências Socioemocionais.

          As Competências Socioemocionais são habilidades desenvolvidas ao longo da vida e do processo de aprendizagem e que se conectam a capacidade de cada indivíduo lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o outro, ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas.

Avaliação Diagnóstica e Socioemocional

(EF07CI-AD) Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.

(EF07CI-AD) Identificar as realidades dos estudantes que estão inseridos nesse processo de aprendizagem, refletir sobre e reconhecer as causas, dificuldades e limitações de aprendizagem de cada docente. Trabalhar a noção da diversidade e valorizar as características individuais de cada um.

(EF07CI-SE) Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

HABILIDADES

(EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.). (EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros). (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. (EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização. (EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.

(EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender como a Ciência colabora na formação social de cada indivíduo. Identificar as realidades dos estudantes que estão inseridos nesse processo de aprendizagem; Refletir sobre e reconhecer as causas, dificuldades e limitações de aprendizagem de cada docente. Trabalhar a noção da diversidade e valorizar as características individuais de cada um.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

 

Tema da Aula: Acolhida e Apresentações

Etapa 01: Apresentação dos estudantes e professor (10 min)

É comum que o primeiro dia de aula seja ocupado pela apresentação de professores e estudantes. Entretanto, essa apresentação pode ser feita de formas diferentes.

Para além das informações triviais como o nome e o componente que leciona, o professor pode relacionar com gostos e características mais pessoais (músicas, filmes, livros, viagens, memórias, etc.) e pedir para que os estudantes façam o mesmo. Poderá fazer um círculo, colocar uma música, passar uma caixinha demão em mão, onde parar a música o estudante deverá pegar um papel e responder, porém, antes de responder, deverá se apresentar, dizer de qual escola veio e quais expectativas para esse ano.

Continue puxando conversa, para conhecer um pouco mais seu estudante. Pergunte qual o tema preferido de Ciências? Qual componente curricular preferido?

Utilize as questões do quadro abaixo, escolha as mais importantes. Fique a vontade!

Dinâmica volta às aulas puxando conversa

Etapa 02: Firmando acordos (15 min)

Feita as apresentações lança outra proposta na qual todos devem dar suas ideias sobre o tema proposto. Por exemplo, “Na sala de aula deve ter ........... para eu (estudante) conseguir ter aprendizagem de qualidade?

Peça que completem a frase e escreva no caderno até o momento de ouvi-los, durante a socialização o professor deverá anotar no quadro, quantas vezes a palavra aparecer.

O professor deve garantir que todos tenham o direito de expressar suas ideias e estimular a cooperação e a combinação entre ideias. Todas as ideias devem ser aceitas, mesmo que pareçam incoerentes ou impraticáveis.

As críticas podem fazer com que alguns colegas sintam-se constrangidos e optem por não participar da dinâmica.

Para a realização da tarefa deve-se dispor os estudantes em roda, de forma que todos possam se ver. Cada estudante deve dar sua ideia. Mesmo os mais tímidos devem ter seu momento de expor suas propostas.

No primeiro momento, o professor deve registrar as ideias, sem crítica ou análise. Após a rodada de exposição, o grupo revê a lista de ideias e escolhe quais são as mais concretizáveis. Tire uma foto depois de concluído para compor um cartaz que deverá ficar afixado na parede, com a identificação do Componente Curricular.

Etapa 03: Apresentação do Componente Curricular (10 min)

Indagar os estudantes o que acham do componente curricular, quais as expectativas para aprender Ciências (o que aprender, como aprender, pra quê aprender), nesse momento, poderá utilizar 3 caixinhas para acolher cada resposta, assim eles colocarão nas caixinhas sem precisar se identificar. Depois que todos escreveram, leia cada contribuição. Somente após ter lido todas as respostas, ofereça as informações para eles sobre a importância do componente, como se você professor, fosse um vendedor.

·         Momento para identificar a ortografia dos alunos.

Etapa 04: O efeito do conhecimento de Ciências em mim (10 min)

Certamente os estudantes falarão na etapa anterior que espera ter experimentos durante as aulas, então, faça a primeira experiência relacionando a abertura dos mesmos ao ensino de Ciências. Pegue um palito de fosforo e acenda, mantenha-o em pé, peça que observem o que acontece com o fogo (durabilidade do fogo, tamanho da chama e facilidade em se manter), em seguida acenda outro palito, porém dessa vez de forma inclinada, faça os meus questionamentos do palito anterior, acolha as respostas, em seguida indague-os: Faça de conta que o fogo representa o conhecimento. Em qual palito o conhecimento foi maior?

·         Se você fosse o palito de fósforo qual gostaria de ser?

·         Quanto você está aberto ao ensino de Ciências?

Sucesso e que sua chama brilhe muito!

As reações podem variar bastante de um aluno para outro, mas tem bons resultados com essa dinâmica.

Etapa 05: Aprendendo Algo Mais (05 min)

Pergunte aos estudantes se tiveram a curiosidade em saber por que os palitos de fosforo pegam fogo, então, peça que em casa pesquisem o que faz o palito de fósforo incendiar com facilidade. Registre no caderno com o título “A química por trás de um palito de fósforo em chamas” para apresentar na próxima aula.

AULA 02

Tema: Experiências Vividas

Etapa 06: Socializando o Conhecimento através da pesquisa (10 min)

Abrir espaço para os estudantes apresentarem as pesquisas e tirarem as dúvidas a respeito. (Momento para observar o nível de compromisso da turma com as atividades extraclasse).

Etapa 07: Relatos de Experiências (20 min)

Aproveite a etapa para falar com os alunos sobre o que é uma experiência, anote na lousa os significados: substantivo feminino Conhecimento ou aprendizado obtido através da prática ou da vivência: experiência de vida; experiência de trabalho. Teste feito de modo experimental; prova, tentativa, exemplo: neste trabalho, seu contrato é de experiência. Explique sobre isso, peça que anotem nos cadernos, em seguida, faça uma roda de conversa para que eles exponham alguma experiência que tenha vivido.

Etapa 08: Introdução a Leitura (20min)

Ainda em roda de conversa, inicie com a turma a introdução a leitura e interpretação de  textos para sondar estas habilidades. Inicie com a atividade antes da leitura.

1.      Pergunte se já ouviram falar no Sitio do Pica Pau Amarelo, se sabem quem é o autor, diga que por lá também acontecia muitas experiências, tinha para todos os gostos. Descreva um pouco sobre esse local, personagens, etc. Leia sobre o autor.

2.      Pergunte aos alunos o que mudariam na natureza se pudessem fazer qualquer alteração em bichos e plantas. Peça então que imaginem como seria o mundo com as alterações que propuseram. Discuta com a turma as mudanças apresentadas. (Ir anotando em seu caderno para em seguida ditar para os alunos escreverem no caderno, como uma lista, não esqueça de colocar um título/ momento para avaliar as dificuldades na escrita).

AULAS 03 e 04

Tema: Uma história de Lobato para a Ciência

Etapa 09: Leitura da história para os estudantes (15min)

Agora chegou o momento de fazer a leitura da história para a turma (faça com gestos, movimentos, de forma a tornar o momento bastante interessante).

Observação: A utilização da obra A reforma da natureza, além de estimular questionamentos e posicionamentos individuais dos alunos perante as "questões ambientais" envolvidas nas reformas realizadas por Emília, permite, também, a identificação e o estabelecimento de relações com questões ambientais locais e globais.

A reforma da natureza

A reforma da natureza foi lançado em 1941 pela Companhia Editora Nacional. A história tem inicio quando Dona Benta e Tia Nastácia, após o término da guerra na Europa, são convidadas para auxiliar os ditadores, reis e presidentes no processo de paz. Todos vão para a Europa, com exceção de Emília. A boneca resolve aproveitar a oportunidade para sozinha, pôr em prática algumas ideias surgidas no dia em que ouvira de D. Benta, pela primeira vez, a fábula do Reformador da Natureza.

Segundo a fábula, Américo Pisca-Pisca colocava defeito em tudo o que a natureza havia feito, por isso seu objetivo era reformá-la. Em sua primeira reforma, ele troca o lugar das abóboras e das jabuticabas, pois, no chão, as jabuticabas ficariam mais fáceis de pegar. Logo após realizar a reforma, Américo decide tirar uma soneca à sombra da jabuticabeira. Ao adormecer, uma grande abóbora cai, quase lhe acertando a cabeça. A partir desse dia, Américo Pisca-Pisca compreende que, na natureza, tudo tem um porquê e desiste do seu plano reformador. Emília, entretanto, não aceitando a "lição" de Américo, resolve fazer suas próprias reformas, e chama a sua amiga Rãzinha para ajudá-la. As duas começam a reformar tudo o que veem pela frente: os pássaros, os insetos (borboletas, percevejos, moscas, pulgas), a vaca Mocha, o porco Rabicó, as frutas, os livros... Os únicos insetos que não são reformados são as formigas, pois, segundo Emília, eram perfeitas! A primeira parte da história finaliza com o retorno de Dona Benta que, espantada com as reformas, faz Emília compreender que, na natureza, tudo tem seu lugar e as "reformas" podem trazer consequências inesperadas. Convencida – mas não muito –, a boneca desfaz a maior parte das reformas.

Na segunda parte da história, o Visconde de Sabugosa, que aprendera sobre a fisiologia das glândulas com grandes cientistas europeus, enquanto Dona Benta e Tia Nastácia participavam da Conferência da Paz, auxilia Emília a realizar novas reformas, mas, agora, com os "critérios científicos" que aprendera na Europa. Os dois montam um laboratório improvisado na cova do anjo, um buraco na grande figueira. No laboratório, o Visconde "dá aulas" de fisiologia para Emília. Ele explica sobre o funcionamento dos sistemas circulatório, respiratório, digestório, e tudo o que aprendeu sobre o funcionamento das glândulas. Durante dias seguidos, os dois realizam "experiências", fazendo enxertos de glândulas. Retiravam glândulas de uns animais e colocavam em outros. Entretanto, alguns animais enxertados fogem, começando a confusão. Os boatos sobre os insetos gigantes que rondavam o Sítio atraem a atenção de curiosos, da imprensa e de cientistas renomados, que vão ao local investigar o fenômeno. O cientista Dr. Zamenhof chega ao Sítio e se impressiona com as experiências realizadas pelo Visconde. Os animais são capturados e levados para serem estudados pela ciência. No final da história, Visconde é enaltecido pela sua inteligência e pelas descobertas científicas que realizara. 

Etapa 10: Discutindo sobre o texto (20 min)

Lance questionamentos referentes a história, deixe os alunos a vontade para responder, acolha e faça as intervenções!

A ideia de Américo Pisca Pisca foi boa? Vocês apoiariam ele? Por quê?

O que fez Américo desistir de seu plano reformulador?

O que vocês acham que aconteceria com as borboletas se a gente conseguisse pegá-las com facilidade, como Emília queria?

Vocês acham que Emília conhecia sobre a Ciência? Seria importante ter esse conhecimento?

Segundo a história, as experiências são sempre para o bem?

Seria possível um ser humano reformar a natureza nesse sentido?

Etapa 11: Interpretando e registrando (45min)

Reproduza no quadro a atividade de interpretação para os alunos escreverem no caderno e responderem, é importante orientá-los sobre a organização do caderno e utilização da folha nesse momento, como deve ser o cabeçalho, título da atividade, margens, etc. 

1) A frase que melhor traduz a conclusão a que Pisca-Pisca chegou sobre a reforma do mundo é:

a)   Que coisa! ... Pois não é que se o mundo fosse arrumado por mim, a primeira vítima teria sido eu? 

b)   Deixemo-nos de reformas. Fique tudo como está que está tudo muito bem

c)   Dormiu. Dormiu e sonhou.

d)   O mundo para ele estaria errado e a natureza só fazia asneira.

2) No trecho em questão, Emília conversa com a sua amiga Rã sobre as borboletas:

Estou fazendo uma bela coleção de borboletas e dessas azuis não consigo. São das mais ariscas. Temos também de reformar as borboletas.

– Impossível Emília! – gritou a Rã. – Tudo nelas é tão perfeito, tão direitinho e lindo, que qualquer reforma as estraga.

– Minha reforma das borboletas – explicou Emília – não é na beleza delas, e sim no gênio delas. Quero que se tornem "pegáveis" como os besouros (LOBATO, 2010, p. 26-27).

Se as borboletas fossem exterminadas, vocês sabem o que aconteceria? O que elas fazem? ________________________________________________________________________

3) Evidenciando o apego que todos têm a vida, podemos dizer que a segunda conclusão de Pisca-Pisca foi:

a)   Fique tudo como está, que está tudo muito bem.

b)   Pisca-Pisca continuou a piscar.

c)   É bom tentar, apesar de tudo, modificar o mundo.

d)   Nada nos resta a não ser dormir.

4) Emília fez muitas reformas na natureza lá no Sítio. E nós, temos feito muitas reformas na natureza ao nosso redor? O que é que você acha? Cite algumas:

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5) Para refletir... A tolerância muda o mundo, muda as pessoas e as torna mais feliz. O que você tem visto de bom no mundo?

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Etapa 12: Correção e Discussão (20 min)

Fazer a correção oral da atividade, para possibilitar os estudantes a exporem sobre suas conclusões e impulsionar para outro tema extremamente relevante que é o respeito. Respeito as pessoas e a natureza.

AULA 05

 

Tema: Sondagem em Leitura, Escrita e Interpretação Textual

Etapa 13: Debatendo para aperfeiçoar (30min)

Escreva no quadro o trecho seguinte do livro Reforma da Natureza:

Dona Benta, retornando ao Sítio, repreende Emília pelas reformas realizadas:

– Que é isto, Emília? Que significam estas mudanças? Emília contou tudo.

– Eu reformei a Natureza – disse ela – Sempre tive a ideia de que o mundo por aqui estava tão torto como na Europa, e enquanto a senhora consertava a Europa eu consertei o Sítio. [...]

Dona Benta não voltava a si do espanto.

– Mas que absurdo, Emília, reformar a natureza! Quem somos nós para corrigir qualquer coisa do que existe? E quando reformamos qualquer coisa, aparecem logo muitas consequências que não previmos. A obra da Natureza é muito sábia, não pode sofrer reformas de pobres criaturas como nós. Tudo quanto existe levou milhões de anos a formar-se, adaptar-se; se está no ponto em que está, existem mil razões para isso (LOBATO, 2010, p. 41).

Oriente os estudantes a escreverem o trecho no caderno (reescrita de texto).

Orientação: O retorno de Dona Benta ao sítio e a sua reprovação ao ver as reformas de Emília possibilitaram o estabelecimento de relações entre as reformas da história e as reformas que nós, seres humanos, realizamos no meio ao nosso redor. Os alunos devem  relacionar o texto com alguns problemas ambientais locais e globais, como o desmatamento causado pela atividade turística no local onde vivem e o aquecimento global, respectivamente, por exemplo. Isso poderá ser evidenciado nos diálogos (dispor a classe em circulo para uma roda de conversa) gerados logo após a leitura do trecho descrito acima:

Questões reflexivas: Emília fez muitas reformas na natureza lá no Sítio. E nós, temos feito muitas reformas na natureza ao nosso redor? O que é que vocês acham?

Os cientistas dizem que a Terra vai esquentar, esquentar, esquentar e todo mundo vai morrer... O que acham dessa hipótese? A Terra tem esquentado? Sabem o que significa aquecimento global? E o que é que causa o aquecimento global?

Vocês concordam com a fala de D. Benta ou apoiam Emília? Por quê?

O homem tem respeito pelo meio ambiente? Quais atitudes desrespeitosas ficam evidentes?

AULA 06

 

TEMA:   Sondagem em Letramento Científico/Misturas e métodos de separação 

Etapa 14:  Para inicio de Conversa (15 min)

Introdução

Revisão de conceitos relacionados: O professor deve começar a aula relembrando os conceitos de substâncias puras e misturas, que foram discutidos em aulas anteriores. Isso pode ser feito através de perguntas rápidas para os estudantes ou de uma breve revisão teórica.

Situações problemas: Em seguida, o professor deve apresentar duas situações problemas que envolvam a necessidade de separar misturas. Por exemplo, a primeira situação pode ser a de um químico que precisa separar o sal da água do mar para obter o sal puro. A segunda situação pode ser a de um estudante que derrama água e areia em uma bacia e precisa separá-los novamente. Essas situações servirão para contextualizar a importância do tema e despertar o interesse dos estudantes.

Etapa 15: Conexão (15 min)

Conexão com a Prática: O professor deve perguntar aos estudantes como eles veem a aplicação dos conceitos aprendidos no ano anterior em situações do mundo real. Ele deve, por exemplo, perguntar como eles poderiam usar a filtração para separar a água da areia em uma praia, ou como eles poderiam usar a destilação para purificar a água em um acampamento. O objetivo aqui é fazer com que os estudantes percebam que a ciência não é apenas um conjunto de fatos e teorias, mas também uma ferramenta que pode ser usada para entender e resolver problemas do mundo real.

Etapa 16: Mão na Massa (20 min)

Lance as seguintes questões para os estudantes!

Quais diferentes técnicas vocês conhecem para separar misturas?
Por que é importante separar misturas em nossas vidas?
Como as indústrias utilizam as técnicas de separação que aprendemos hoje?
O que observamos de diferente nos processos de separação que realizamos?

Agora, solicite que tragam experimentos relacionados a separação de misturas para a próxima aula.

AULA 07

 

Tema: Sondagem em Letramento Científico/Células e Níveis de Organização

Etapa 17: Para início de Conversa (20 min)

Orientações: Apresente o título da aula para os alunos. Abra espaço para que eles opinem sobre o questionamento que o título traz. Aproveite esse momento inicial para verificar, a partir das opiniões dadas, se os estudantes recordam os conceitos de tecidos órgãos e de sistemas. Apenas escute o que eles apresentarem, não realize nenhuma intervenção por enquanto.

Contexto

Contexto

Orientações: Leia o conteúdo textual do slide com os alunos. Converse com eles sobre o que são coleções científicas e a sua importância para a pesquisa científica. Pergunte se eles já tiveram a oportunidade de conhecer alguma coleção científica e dê espaço para que relatem a experiência, caso algum deles se disponibilize em descrever. Pergunte também se eles têm a compreensão dos seguintes termos envolvidos no texto do slide: biodiversidade e zoologia. Caso eles não estejam familiarizados com esses termos, explique que a biodiversidade é a diversidade de espécies de seres vivos presentes em um determinado lugar e que a zoologia é o campo das ciências naturais dedicado ao estudo dos animais. Por fim, introduza o seguinte questionamento para dar base à questão disparadora que será apresenta no próximo slide: É possível perceber que os animais são diferentes em sua aparência externa, mas, e por dentro?

Questão disparadora

Questão disparadora

 

Orientações: Apresente a questão disparadora. Utilize o corpo humano como referencial, ampliando o questionamento de maneira comparativa, por exemplo: será que o corpo dos outros animais por dentro funciona da mesma forma que o nosso corpo? Abra espaço para que os alunos possam expor opiniões sobre o tema. Independentemente do que for exposto pelos alunos, mantenha-se imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando quais delas estão próximas do real ou do correto. Ou seja, esse momento é apenas para dar início à construção das hipóteses.

Continue questionando. O que todos os seres vivos possuem em comum? Todas as Células são iguais? Quais são as principais partes de uma Célula?  

Etapa 18: Verificação da Aprendizagem (30 min)

As células são a unidade básica da vida e compreender seu funcionamento é fundamental para entender os organismos vivos. Vamos explorar de forma divertida e educativa o mundo das células, por meio da atividade abaixo. Oriente os estudantes que resolva a atividade abaixo, seguindo as orientações da atividade.

1) As células são as menores unidades vivas de um organismo e estão presentes em todos os seres, com exceção dos vírus. Os alunos do 6ºano da rede municipal de ensino de Itamaraju construíram nas aulas de Ciências modelos de células utilizando os mais diversos materiais, até alimentos; alguns modelos podem ser visualizados abaixo:

Essas células podem ser classificadas em procarióticas e eucarióticas se levarmos em consideração a ausência ou presença:

(a)   de núcleo.

(b)  de organelas celulares.

(c)   da membrana do núcleo.

(d) de membrana plasmática.

 

2) Existem seres unicelulares e pluricelulares.

Marque a alternativa que define os termos sublinhados.

(a)   Unicelulares são organismos formados por várias células e pluricelulares por apenas uma única célula.

(b)  Unicelulares são organismos formados por apenas uma célula e pluricelulares são formados por várias células.

(c)   Unicelulares são organismos formados por citoplasma e pluricelulares por apenas uma única célula.

(d)  Unicelulares são organismos formados por várias células e pluricelulares por citoplasma.

 

Anote as questões na lousa e peça que reproduza no caderno para responder. Nesse momento poderia também utilizar o microscópio, caso a escola tenha, para realizar uma aula de microscopia, seria uma atividade para complementar essa.

AULA 08

Tema: Sistema Nervoso  

Etapa 19: Início de Conversa (15 min)

Orientações: Inicie a aula, dizendo que avaliará o conhecimento deles a respeito do Sistema Nervoso e como atua em nosso corpo. Faça algumas perguntas sobre lembranças de atividades realizadas o ano passado sobre a temática, em seguida lance os seguintes questionamentos: Qual ou quais estruturas possibilitam a coordenação das funções do nosso corpo e sua interação com o ambiente? Como o meu corpo reage a esse estímulo de apertar as mãos?

Professor, complemente com questões relacionadas aos comandos do sistema nervoso, Sistema Nervoso Central e Periférico, células do sistema nervoso.

Espera-se que os comentários dos estudantes seja que, possivelmente, o cérebro que comanda todas as nossas ações e reações.

Etapa 20: Verificação da Aprendizagem (35 min)

Orientações: Leia o título da aula e comente que os alunos deverão relacionar informações obtidas em aulas anteriores, integrando os sistemas nervoso, muscular e esquelético.

Contexto

Contexto

Orientações: Leia o slide para a sala. Comente que, como os nomes dos heróis sugerem, eles representam estruturas do corpo dos animais (no caso, o macaco). Cada personagem/estrutura possui características próprias, e baseados nelas, os alunos deverão relacionar o funcionamento de cada sistema corporal com o contexto acima (remoção da pedra que bloqueia o caminho do animal em questão).

Questão disparadora

Questão disparadora

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Oriente-os a formularem hipóteses sobre a questão disparadora, anotando-as em seus cadernos ou simplesmente expressando-as verbalmente. Relembre-os das estruturas que estarão envolvidas no processo e das funções exercidas por elas, já estudadas no ano anterior. Caso julgue conveniente, anote as hipóteses dos estudantes no quadro. A pergunta tem como objetivo averiguar o desenvolvimento das habilidades que foram trabalhadas.

Mão na massa

Mão na massa

Orientações: Disponibilize para cada aluno uma folha impressa com os cards dos herói: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wzXDj5tNAuHUt9727Q2tgdcsJbYA5sn5hfFvXFKbh4MfmAFcWJ4bgTX6tXcF/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie06-06ve08.pdf . Neles, poderão ser encontradas informações que darão subsídios à criação do texto pelos estudantes. Leia então o slide com as orientações da atividade.

Saliente mais uma vez que os heróis representam estruturas do corpo dos animais, e que na história que deverão criar, elas estão trabalhando em conjunto para remover a pedra que bloqueia o trajeto do macaquinho. É importante que o texto produzido apresente alguns elementos em comum:

·         Apresentar a função dos heróis;

·         Narrar o trabalho em conjunto destes heróis na situação;

·         Criar diálogo entre eles;

·         Citar o pontos fraco de algum dos heróis.

Indique ainda aos estudantes, que o tempo que terão para confeccionar o texto não é muito grande e por isso, não precisará ser muito extenso. Uma boa estratégia é indicar a quantidade de linhas mínimas (10 linhas) e máxima (20 linhas). Caso alguns deles terminem e ainda sobre tempo, peça que criem um desenho relatando o texto que acabaram de criar. Uma alternativa também é deixar o desenho como tarefa de casa, o que pode enriquecer a atividade e ajudar a fixar o tema.

 

Observação: Ao longo da aplicação da sequência, registre as observações de desempenho de cada aluno na ficha de avaliação diagnóstica disponibilizada por WhatsApp.

 

 

Observação: Preencher as fichas diagnósticas ao longo da execução da sequência.

 

Elaboração: Nilsilane

Colaboradores: Adriana, Éllen, Mírian e Sandra.

 

 

RECURSOS: (X) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (  ) Microscópio; (  X) Computador; ( ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; (  )Torso;  (  ) Outros:

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( ) (  ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate;   ( ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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