Tema: Adolescente Protagonista: construindo minha história
Subtítulo: Consequências do meu Comportamento/Respeito
Ano: 6º e 7º Período: 18/02 a 01/03 Nº de Aulas: 06 aulas
OBJETIVOS
• Conhecer o significado da palavra respeito;
• Trabalhar a noção da diversidade e valorizar as características individuais de cada um;
• Valorizar a importância do coletivo e das relações com os amigos;
• Compreender como a Ciência colabora na formação social de cada individuo.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Parte I:
1º Momento: Apresentação do professor, do Componente Curricular e dos alunos a partir da mensagem “Uma xícara de Café” (Seguir as orientações da apostila disponível no e-mail da turma e no Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br), se apresentam e escolhem o copo.
2º Momento: Discussão sobre a palavra “respeito”, ainda utilizando as questões reflexivas da dinâmica dos copos(Seguir as orientações da apostila disponível no e-mail da turma e no Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br), com os alunos sentados em circulo o professor questiona sobre como definem o termo respeito e vai fazendo os registros no quadro, em seguida lê para a turma o significado encontrado no dicionário comparando com os já mencionados pelos alunos.
3º Momento: Leitura pelo professor aos alunos do livro “Na minha escola todo mundo é igual” de Rosana Roma (Seguir as orientações da apostila disponível no e-mail da turma e no Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br) seguida das discussões a cerca da história ou o texto “Ser diferente é Normal”.
4º Momento: Nesse momento os alunos farão registros de momentos que tenham presenciado cenas de falta de respeito e respeito, fazer considerações do que sentiram nesse momento e o que acharam, após a conclusão dos registros socializar em roda de conversa ou construir um painel em forma de tabela contendo: Atitudes que representam respeito ao próximo e atitudes que não representam respeito ao próximo (Seguir orientações da apostila disponível no e-mail da turma e no Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br).
Parte II:
1º Momento: Em circulo, conversar com os alunos sobre o que é Ciências, a importância do estudo de Ciências, como gostariam de estudar esse componente?
Com base nas discussões os alunos deverão responder a avaliação diagnóstica e em seguida socializarem as respostas (Disponível no e-mail da turma e no Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br).
2º Momento: Apresentação da Ementa do Componente Curricular (Disponível no e-mail da turma e no Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br.
3º Momento: Elaboração de regras e combinados para melhor aproveitamento do tempo e aprendizagem significativa em sala de aula durante as aulas de Ciências, nesse momento o professor colocará na lousa como costuma conduzir o conhecimento em sala de aula e avaliar os alunos.
Obs: Atenção especial ao 6ºano com relação ao funcionamento das aulas.
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Microscópio;
( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros:
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( );
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;
( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: ________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CIÊNCIAS
Tema: Adolescente Protagonista: construindo minha história.
Subtítulo: Consequências do meu Comportamento/Respeito .
Ano: 8º e 9º Período: 18/02 a 01/03 Nº de Aulas: 06 aulas
OBJETIVOS
• Compreender a importância de se valorizar e respeitar o outro;
• Identificar semelhanças e diferenças entre os pares;
• Confrontar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
• Promover debates sobre respeito na sala de aula, para que a diferença não seja tratada na óptica da exclusão, do desrespeito e da violência.
• Compreender como a Ciência colabora na formação social de cada individuo.
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
Parte I:
1º Momento: Identificação do professor e do Componente Curricular a ser trabalhado. Dinâmica da bexiga para apresentação (Disponível no e-mail da turma e no Blogger: articulandooconhecimento.blogspot.com.br).
2º Momento: Apresentação da música “Mundo Jovem – Negra Li”(Seguir orientações da apostila disponível no e-mail da turma e no Blogger:articulandooconhecimento.blogspot.com.br). Propor ilustração e interpretação da música em grupos e posterior roda de conversa sobre questões levantadas.
3º Momento: Trabalhar comportamentos/ Sortear emojis para serem representados pelos alunos seguidos de diálogo em roda de conversa sobre desafios de convivência.
4º Momento: Construindo uma árvore pessoal-Instrua os alunos a fazer uma árvore em que possam escrever nas raízes, suas qualidades e talentos; nos galhos, as coisas positivas que fazem; nas folhas e frutos, o sucesso dessas coisas. As árvores podem ser desenhadas em papel ou feitas de outro material disponível, em seguida será o momento de socializar com toda turma.
Parte II:
1º Momento: Em circulo, conversar com os alunos sobre o que é Ciências, a importância do estudo de Ciências, como gostariam de estudar esse componente?
Com base nas discussões os alunos deverão responder a avaliação diagnóstica e em seguida socializarem as respostas (Disponível no e-mail da turma e no Blogger:
articulandooconhecimento.blogspot.com.br).
2º Momento: Apresentação da Ementa do Componente Curricular (Entregue no encontro pedagógico, disponível no e-mail da turma e no Blogger:articulandooconhecimento.blogspot.com.br).
3º Momento: Elaboração de regras e combinados para melhor aproveitamento do tempo e aprendizagem significativa em sala de aula durante as aulas de Ciências, apresentação da metodologia: Trabalhar objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais. Evidenciar o método científico. Como se estuda o componente curricular; Como se organiza o conhecimento em sua aula;
Descrição da forma de Avaliar: Processual e continua, utilizando diferentes critérios e instrumentos avaliativos.
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; ( ) Microscópio;
( ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( ) Informativos; ( )Torso;
( ) Outros: Folhas de oficio, lápis de cor, hidrocor, lápis de escrever, giz de cera e régua.
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X )Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( );
( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;
(X) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( ) Avaliação da participação; Outros:
Professor: _______________________________ Escola: ________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário