Encontro de Articulação Cie 14 de Agosto 2024


PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL DE

                                                     EDUCAÇÃO E CULTURA

 

                 Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

ENCONTRO PEDAGÓGICO - 2024

 

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ARTICULADOR: NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA

DATA: 14/07/2024

HORÁRIO: 8:00h às 11:30h (matutino)

                     13:30h às 17:00h (vespertino)

PAUTA:

1º Momento: Acolhida/Oração (8:00 às 8:05)

Esperar os professores com música.

 

2º Momento: Leitura e Reflexão (8:05 a 8:10)

Fazer a leitura do cartão Momentos, anexado ao final da pauta, em seguida distribuir.

 

3º Momento: Apresentação das Intervenções (8:11 às 9:30)

A dupla de professores apresentarão as ações intervencionistas, relacionadas abaixo com plano de aula aplicando as intervenções.

Aulas de revisão de conteúdos-chave; Conteúdos em microlearning e Gamificação (Amarelo): Elane e Max

4º Momento: Lanche (9:30 às 9:50h)

5º Momento: Avaliando os resultados do Simulado (9:50 às 10:30h)                                                       Realizar avaliação dos resultados do simulado seguindo abordagem estruturada abaixo, promovendo a reflexão, a identificação de áreas de melhoria e o planejamento de ações pedagógicas. Esse processo colaborativo ajuda a garantir que os resultados dos simulados sejam usados de forma construtiva, visando sempre a melhoria do aprendizado dos alunos.

  • Apresentação da Coleta dos Resultados por gráficos.
  • Análise Prévia: Faça uma análise inicial dos dados para identificar tendências gerais, como médias, distribuição de notas e desempenho por questão.
  • Discussão Colaborativa: Permita que os professores discutam suas percepções sobre os resultados, compartilhando experiências e desafios observados, destacando pontos fortes e áreas de melhoria.

Identificação de Áreas de Melhoria

  • Análise por Disciplina: identificar questões onde os estudantes tiveram mais dificuldades.

Reflexão Final

  • Avaliação do Processo: No final do ciclo, avalie o impacto das ações tomadas e discuta o que pode ser melhorado para o próximo simulado.
  • Documentação: Registre os principais aprendizados e estratégias para uso futuro.

6º Momento: Avaliação do Projeto (10:30 às 11:00h)

Fazer a leitura do resumo da culminância do projeto, incluindo os produtos finais e os resultados alcançados. Em seguida fazer uma Reflexão Individual e Coletiva (Dê espaço para que cada professor compartilhe sua experiência com o projeto, tanto em termos de execução quanto de resultados observados em sala de aula). Discussão dos Aspectos Positivos

Identificação de Sucessos: Pergunte aos professores quais aspectos do projeto eles consideram mais bem-sucedidos. Discuta o que funcionou bem, tanto na organização quanto na aprendizagem dos alunos.

Identificação de Desafios

Análise das Dificuldades: Discuta os desafios enfrentados durante a execução do projeto. Identifique quais partes foram mais difíceis, tanto do ponto de vista logístico quanto pedagógico.

Causas dos Problemas: Trabalhe com os professores para entender as causas das dificuldades e como elas poderiam ser evitadas em futuros projetos.

Reconhecimento de Esforços: Reconheça e celebre o empenho dos professores que contribuíram para o sucesso do projeto (nesse momento convide-os a receberem simbolicamente as medalhas de ouro pelo serviço prestado), registre com fotos.

7º Momento: Elaborar Sugestões de Intervenções (11:00 às 11:30h)

Dividir a turma em grupos para analisarem as sequências didáticas e proporem adaptações para atender os estudantes com dificuldades. Momento oportuno para traças ações de intervenção. 




 







 

 

 

 

  

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