PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Coordenação
do Ensino Fundamental Anos Finais
PREFEITURA
MUNICIPAL DE ITAMARAJU
ESTADO DA BAHIA
Secretaria
Municipal de Educação de Itamaraju – Bahia
O
que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é
uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção. Representa uma
atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento
afetivo com o outro.
(Leonardo Boff)
ESTRUTURA
DO ACOMPANHAMENTO ESCOLAR
ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR E VICE-DIRETOR
PERIODICIDADE |
ATIVIDADES E ROTINAS: DIRETOR E
VICE-DIRETOR DA ESCOLA |
DIÁRIA |
v Antes do começo
da aula, recepcionar estudantes,
pais e professores, criando cotidianamente uma atmosfera acolhedora; v Ao final do
turno, observar também a saída dos estudantes
da escola; v Construir uma agenda diária e semanal com a equipe gestora (vice-diretor e coordenador)
priorizando os compromissos relacionados ao processo pedagógico de
aprendizagem dos estudantes; v Assegurar o
controle da frequência de estudantes,
professores e demais servidores, e caso necessário, tomar providências
cabíveis; v Manter um contato
próximo com os pais ou responsáveis objetivando garantir a frequência regular
dos estudantes, combatendo e prevenindo o
abandono e a evasão; v Garantir que se
cumpra o tempo de aula: entrada, início e fim do recreio, bem como a saída; (
O tempo de cada aula é de 50 minutos) v Assegurar que os
professores estejam nas salas e estimular o cumprimento do Plano de Aula; v Visitar as salas
de aula por amostragem; v Estar atento para ouvir os anseios, expectativas
e interesses dos estudantes; v Criar condições favoráveis para o bom
andamento do clima de cordialidade e empenho entre estudantes,
professores, funcionários, pais e toda a comunidade escolar, estabelecendo um
senso de responsabilização entre todos; v Orientar os
técnicos administrativos e de serviços gerais para que supervisionem as áreas
de uso comum e a rotina de limpeza, segurança, organização e oferta de
merenda. |
SEMANAL |
v Realizar plantão
pedagógico de forma individualizada com agendamento dos casos que exigem
maior atenção para estudantes, pais e professores;
v Acompanhar
pessoalmente ou através do coordenador o plano de aula e o diário de classe; v Estimular e
apoiar o cumprimento do plano de aula, fazendo observações positivas em
relação ao resultado do trabalho pedagógico realizado; v Assegurar o atendimento
às solicitações de documentos feitas à escola, bem como as informações
solicitadas pela secretaria de educação; v Reunir-se com a
equipe com a equipe gestora
(vice-diretor e coordenador) para acompanhar a agenda do coordenador,
examinar as avaliações internas e planejar possíveis intervenções; v Verificar a
qualidade do serviço de transporte escolar oferecido no cotidiano. Ou seja,
se o horário estabelecido pela escola é respeitado, se é um serviço seguro e
se os motoristas são cuidadosos com as crianças |
MENSAL |
v Analisar o
rendimento dos estudantes e rever as
metas; v Reavaliar com a equipe gestora (vice-diretor e coordenador)
o Plano de Ação considerando os indicadores atualizados; v Planejar e
acompanhar o programa de recuperação paralela junto com a coordenação v Analisar e rever
as estratégias de ensino de cada professor; v Conversar
individualmente com professores sobre o rendimento dos estudantes e as metodologias aplicadas em sala
de aula; v Realizar reunião
com pais para informar os resultados de aprendizagem dos estudantes e solicitar o apoio das famílias para
adoção de medidas de reforço escolar e recuperação de objetos de conhecimento; v Promover evento
de reconhecimento dos estudantes que estão
tendo boa frequência e bom rendimento; v Planejar reposição de aulas, quando
necessário; v Divulgar para os docentes o calendário da
formação de professores e acompanhar sua participação; v Solicitar o
apoio da Secretaria de Educação do município para oferta de aulas de reforço
para os estudantes que necessitem de
suporte pedagógico extra; v Conferir o
estoque da merenda escolar com especial atenção à qualidade da alimentação
oferecida, averiguando a satisfação e bem estar dos estudantes; v Realizar reunião com todos os funcionários
para avaliar a implementação do Plano de Ação da escola; v Apresentar à comunidade escolar o movimento financeiro da
escola. |
ANUAL |
v Planejar e organizar a Semana Pedagógica com a equipe
gestora (vice-diretor e coordenador); v Acompanhar a entrega e devolução dos livros
didáticos; v Elaborar o calendário de eventos; v Rever o PPP com o núcleo gestor, analisando e
construindo junto com os professores eventuais redefinições; v Acompanhar a aplicação das avaliações externas,
sempre de acordo com as orientações da secretaria de educação; v Analisar os
resultados da escola com professores, colegiado e pais; v Definir com a comunidade escolar possíveis ações de
melhoria; v Coordenar e supervisionar a realização do inventário
anual do patrimônio; v Realizar balanço anual de três dimensões do trabalho
desenvolvido: pedagógica, administrativa e financeira; v Realizar a prestação de contas junto à secretaria de
educação e órgãos financiadores; v Convocar o conselho fiscal para verificar e aprovar
a prestação de contas para envio aos órgãos competentes; v Participar do conselho de classe acompanhando os
dados de aprovação, reprovação e abandono de estudantes, buscando sempre
contribuir com o desenvolvimento do estudante e sua permanência na escola; v Celebrar a
conclusão do ano letivo de maneira festiva, destacando as conquistas ao longo
da jornada e reconhecendo a contribuição de todos, bem como a importância de
dar continuidade à missão de educar a todos e transformar vidas |
ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR E
VICE-DIRETOR COORDENADOR PEDAGÓGICO
PERIODICIDADE |
ATIVIDADES E ROTINAS COORDENADOR
PEDAGÓGICO |
DIÁRIA |
v Acolher os
professores e estudantes; v Checar sua agenda, priorizando as pautas
diárias mais relevantes; v Checar e-mail e
outras mídias da escola, e verificar demandas da secretaria de educação; v Manter-se
informado sobre a frequência dos estudantes e
professores, realizando a caminhada pedagógica; v Fazer observações de aula, priorizando as
salas com baixo rendimento; v Observar o
recreio; v Garantir o tempo
pedagógico 50 minutos de aula |
SEMANAL |
v Acompanhar e
contribuir com o planejamento pedagógico específico por
ano v Orientar os
professores considerando o planejamento das atividades e aspectos observados
em sala de aula; v Verificar/sugerir
metodologias diversificadas para o professor trabalhar em sala de aula; v Agendar
atendimento para estudantes, pais e professores,
sempre que necessário; v Participar de
reunião de alinhamento com o diretor e
vice-diretor escolar; v Selecionar
textos para estudar com os professores nos planejamentos específicos; v Organizar rotina
pedagógica para as aulas de reforço no turno ou contraturno. |
MENSAL |
v Realizar o planejamento
pedagógico geral; v Realizar, junto ao diretor e vice-diretor,
reunião com pais para devolutiva dos resultados de aprendizagem dos estudantes; v Reconhecer, de maneira sistemática, os estudantes que estão tendo boa frequência e bom
rendimento escolar; v Acompanhar o
cumprimento do calendário escolar; v Planejar
reposição de aulas, quando necessário; Monitorar o Plano de Ação da escola; v Divulgar aos
docentes o calendário de formação dos professores e acompanhar a participação
deles; v Participar de
Formação e reuniões para Coordenador Pedagógico oferecidas pela Secretaria de
Educação |
ANUAL |
v Colaborar com a
elaboração do calendário escolar;
Rever o PPP junto com o diretor e vice-diretor; v Elaborar a pauta
da semana/jornada pedagógica dos professores; v Organizar, em
articulação com a direção da escola, a enturmação dos estudantes de maneira
criteriosa e ética; v (ORGANIZAR) Participar do conselho de classe, acompanhando os dados de aprovação, reprovação e
abandono de estudantes, buscando sempre contribuir com o desenvolvimento do
estudante e permanência na escola; v Analisar os
resultados da escola com professores, colegiado e pais. |
A visita do
articulador nas escolas precisa ser alicerçada
e guiada por uma escuta sensível, atenciosa, sem julgamento, para que os canais
de comunicação fiquem sempre abertos, evitando: críticas (às vezes
inconscientes), falta de foco, ignorar o que foi dito, não observar os
sentimentos ou as entrelinhas da comunidade escolar. Essa interação do articulador
com outros profissionais da escola requer atenção, cuidado, ética. É preciso
que haja na escola um local adequado
para um bom diálogo sem interrupções externas. As relações interpessoais são
delicadas e a comunicação humana é complexa, por isso deve ser bem cuidada e
sempre precisa de aprimoramento.
Saber escutar é uma arte e Carl
Rogers, em sua publicação “Um jeito de ser”, reflete e descreve de forma
poética os sentimentos gerados por meio da experiência em escutar pessoas:
“Ouvir
verdadeiramente alguém é como ouvir a música das estrelas, quer dizer, tudo
aquilo que está por trás da mensagem dita: sentimentos, pensamentos, emoções.
Esse ouvir profundo signica ouvir os sons e captar o mundo interno da pessoa;
Ele sentia um
grande prazer em realmente ouvir alguém porque isso o enriquecia como pessoa;
Esse ouvir
profundo proporciona um encontro verdadeiro entre almas e traz uma interação
promotora de bem estar e crescimento para ambos;
A partir da
observação de si e de outras pessoas em experiência dolorosa, o fato de ser
escutado sem julgamento ajudava a pessoa a melhorar. As pessoas cam
agradecidas, aliviadas e isso até ajuda a encontrar possíveis caminhos para
lidar com aquela dor;
Para a comunicação
fluir bem, também é importante escutar a
vozinha interior, identicar sentimentos e pensamentos difusos, escondidos para
que a comunicação seja verdadeira e integre sentimentos e pensamentos de forma
coerente;
Estimar, amar e
aceitar o outro proporciona um ambiente seguro para a auto expressão, o diálogo
e o crescimento”.
Nesse sentido, o acompanhamento
escolar embasado nos princípios acima descritos possibilitarão engajamento e
estreitamento de laços entre o articulador e a escola, bem como, uma
comunicação saudável e respeitosa. Para tanto, as visitas precisam ser bem
estruturadas e organizadas “a partir de recursos que permitam foco, clareza de
objetivos, possibilidade de escuta, feedback, aprendizagem e acompanhamento
contínuo”.
ESCOLA: Escola
Municipal Urbis II
QUADRO
GERAL DE ESTUDANTES POR TURMAS
ANO |
TURMAS |
ALUNOS |
||||
Matutino |
Vespertino |
Total |
Matutino |
Vespertino |
Total |
|
6º |
|
1 |
1 |
|
37 |
37 |
7º |
|
1 |
1 |
|
39 |
39 |
8ºA |
|
1 |
1 |
|
20 |
20 |
8ºB |
|
1 |
1 |
|
19 |
19 |
9ºA |
|
1 |
1 |
|
23 |
23 |
9ºB |
|
1 |
1 |
|
23 |
23 |
Estudantes Reclassificados:
Do 6° ano para o 7°: 8 estudantes; 6° para o 8°: 3 estudantes; 6° para o
9° :1 estudante; 7° para o 8°: 9 estudantes; 7° para o 9°: 5 estudantes; 8°
para o 9°: 8 estudantes; anos iniciais para 6° ano: 3 estudantes
Números de Alunos Especiais em cada Turma
8ª A: 01 8ºB: 01 9º A: 02
9ºB: 02
EQUIPE GESTORA
FUNÇÃO |
NOME |
TELEFONE |
E-MAIL |
EFETIVO |
CONTRATADO |
Diretor
(a) |
Sandra Mara Ribeiro de Almeida |
(73) 99871-3600 |
X |
|
|
Vice-diretor
(a) |
|
|
|
|
|
Coordenador
(a) |
Clebson Evangelista Chaves |
(73) 99984-2959 |
|
X |
|
Secretário
(a) |
Alexandre Aparecido de Oliveira |
(73) 99941-3817 |
X |
|
EQUIPE DOCENTE
Nº |
NOME |
Matemática atemática |
L Portuguesa |
Leitura/P.Textual |
CIÊNCIAS |
HISTÓRIA |
GEOGRAFIA |
EDUC. FÍSICA |
Língua Inglesa |
ARTE |
Ens. Religioso |
P. DE VIDA |
EFETIVO |
CONTRATADO CONCUR |
01 |
Adelúsia Gomes Braum |
|
|
|
|
|
9ºB |
|
|
|
|
89 |
|
X |
02 |
Brenda Meireles de Almeida |
|
A |
E |
E |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
03 |
Delma da Silva Fernandes |
|
|
|
|
|
|
|
X |
|
X |
|
X |
|
04 |
Dilma Nascimento da Silva |
|
X |
X |
|
|
|
|
|
|
|
|
X |
|
05 |
Elane Santos Lago |
|
|
|
X |
|
|
|
|
|
|
|
|
X |
06 |
Elenice Vieira da Silva Oliveira |
|
|
|
|
|
6 7 89 |
|
|
|
|
|
X |
|
07 |
Gustavo Souza Melo |
8ºBª9ºs |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
X |
|
08 |
Ireny da Conceição |
7º8ºs |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
X |
|
09 |
Jocineia Braz de Araujo Melo |
|
|
|
|
|
|
|
|
X |
|
|
|
X |
10 |
Juliana da Silva |
|
6 |
7ª9 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
X |
11 |
Kelly Rocha de Almeida |
6º ao 9º |
|
|
X |
|
|
|
|
|
|
|
|
X |
12 |
Luiz Diego Pereira Santos |
6º |
|
|
|
|
|
X |
|
|
7AB |
|
|
X |
13 |
Ubirajara Dias Barbosa |
6º ao 9º |
|
|
|
X |
|
|
|
|
|
|
|
X |
14 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
AUXILIAR DE SECRETARIA
NOME |
EFETIVO |
CONTRATADO |
TURNO |
OBS |
||
Matutino |
Vespertino |
Noturno |
||||
Karla Caroline Ribeiro |
|
X |
|
|
|
|
Luciana
Reis Oliveira |
X |
|
|
X |
|
|
Luziana Brito dos
Santos |
X |
|
|
X |
|
|
Julyana Santos de
Jesus |
|
X |
|
X |
|
|
MERENDEIRAS
NOME |
EFETIVO |
CONTRATADO |
TURNO |
OBS |
||
Matutino |
Vespertino |
Noturno |
||||
Rosicléia
dos Santos Cruz |
|
X |
X |
|
|
|
Rosa Klébia Santos Ferreira |
|
X |
|
X |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
SERVIÇOS GERAIS
NOME |
EFETIVO |
CONTRATADO |
TURNO |
OBS |
||
Matutino |
Vespertino |
Noturno |
||||
Aiala da Silva Reis |
|
X |
|
X |
|
|
Eluciene Domingues Bonin |
X |
|
X |
|
|
|
Ericleudes
Silva Rocha |
|
X |
|
X |
|
|
Flávia dos Reis Santos |
X |
|
|
X |
|
|
Gabriela Ferreira do Nascimento |
|
X |
|
X |
|
|
Gessimaura Cardoso Ribeiro |
X |
|
|
X |
|
|
Jéssica Guimarães da Silva |
X |
|
X |
|
|
|
Lavínia Santos da Costa |
|
X |
X |
|
|
|
Luciete Dias de Oliveira Mariano |
|
X |
|
X |
|
|
PORTEIRO
NOME |
EFETIVO |
CONTRATADO |
TURNO |
OBS |
||
Matutino |
Vespertino |
Noturno |
||||
Matheus Vieira Santos |
|
X |
X |
X |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
VIGILANTE
NOME |
EFETIVO |
CONTRATADO |
TURNO |
OBS |
||
Matutino |
Vespertino |
Noturno |
||||
Erasmo
Jasmo Oliveira de Jesus |
X |
|
|
|
X |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
MONITOR
NOME |
EFETIVO |
CONTRATADO |
TURNO |
OBS |
||
Matutino |
Vespertino |
Noturno |
||||
Aderlandia
da Silva Oliveira |
|
X |
X |
X |
|
|
Adriel
Lorran Adrade de Jesus |
|
X |
X |
X |
|
|
Alissande
Mendes Alcantara |
|
X |
X |
X |
|
|
Ingrid
dos Santos Silva |
|
X |
X |
X |
|
|
Islandia Neves Rodrigues |
|
X |
X |
X |
|
|
INSTRUMENTAL
GERAL PARA ACOMPANHAMENTO QUINZENAL E RELATÓRIOS DAS VISITAS
DATA DA VISITA: 13/11/2024
GESTÃO DA ESCOLA |
||||
ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS |
SIM |
PARCIAL |
NÃO |
OBSERVAÇÕES |
O
diretor/vice-diretor/coordenador está presente na escola no acolhimento dos
estudantes/comunidade? |
X |
|
|
|
O
ambiente escolar é favorável à aprendizagem (acolhida dos estudantes, engajamento dos professores, clima
harmonioso)? |
X |
|
|
|
As
atribuições de cada servidor estão claramente definidas? |
X |
|
|
|
A
gestão acompanha diariamente a frequência dos estudantes? |
|
X |
|
|
A gestão acompanha diariamente e registra a falta
dos servidores? |
X |
|
|
|
Essas faltas são encaminhadas à secretaria/ RH? |
X |
|
|
|
Houve
o cumprimento dos dias letivos e carga horária previstas para o mês em curso?
(verificar através do calendário letivo) |
|
|
|
|
O
dia letivo começa no horário previsto? |
X |
|
|
|
As
crianças lancham na hora do intervalo? |
X |
|
|
|
O
tempo usado para intervalo está conforme o estipulado pela secretaria? |
X |
|
|
|
A
aula termina exatamente no horário previsto? |
X |
|
|
|
A
escola construiu o seu plano de ação? |
X |
|
|
|
O
plano de ação da escola está sendo cumprido? |
X |
|
|
|
O
diretor/vice-diretor/coordenador tem uma pasta com todos os indicadores de
aprendizagem da escola e a atualiza frequentemente? |
X |
|
|
|
A
gestão acompanha/compreende os resultados por turma e por estudante? |
X |
|
|
|
A
direção acompanha o trabalho do coordenador em relação ao planejamento dos
professores? |
X |
|
|
|
A equipe gestora visita
sistematicamente a sala de aula? |
X |
|
|
|
O
diretor/vice-diretor elabora junto com o coordenador estratégias de
intervenção com base nos resultados da escola? |
X |
|
|
|
A equipe gestora conhece
e acompanha o material estruturado,
sequência didática e/ou de apoio utilizado em sala de aula? |
X |
|
|
|
A equipe gestora conhece
a rotina utilizada pelos professores em sala de aula? |
X |
|
|
|
Os professores participam regular e
ativamente das formações/reuniões promovidas pela escola? |
X |
|
|
|
ACOMPANHAMENTO ESCOLAR –
RELATÓRIO DE VISITAS
ESCOLA MUNICIPAL URBIS II
ARTICULADOR: NILSILANE NASCIMENTO
DA SILVA
DIRETOR: SANDRA MARA RIBEIRO DE ALMEIDA
COORDENADOR:
CLEBSON EVANGELISTA CHAVES
DATA: 13/11/2024
TÓPICOS DA PAUTA |
ENCAMINHAMENTOS/ COMBINADOS |
PRAZO |
OBSERVAÇÃO |
|
Tema
da Pauta: § Agenda do coordenador e diretor da semana (planilha
do que será trabalhado). § Agendamento da prova SABE § Motivação para os estudantes participarem da Prova
SABE. § Transição dos estudantes do 5º ano e 9º ano. |
|
|
§ Agenda semanal foi entregue,
encontra-se anexada a este relatório.
§ A Prova
Sabe ainda não foi agendada.
§ Sensibilização a partir do apadrinhamento
sobre a importância da avaliação, promessa de saída para o clube com os
estudantes que compareceram a prova, lanche saboroso e atrativo ao gosto
deles, mimos no dia da avaliação.
§ Os 5ºs anos da escola Urbis II e
Furlan participarão da Aula Show prevista para os próximos 15 dias. Sobre o 9º
ano, a escola já enviou oficio solicitando visitas, está aguardando retorno.
|
|
LEVANTAMENTO
DE DESAFIOS |
||||
DESAFIOS NA ÁREA PEDAGÓGICA |
DESAFIOS NA ÁREA FINANCEIRA - PRESTAÇÃO DE CONTAS |
|||
Falta material
pedagógico. Estudantes
desinteressados em participar do reforço e das aulas de recomposição das
aprendizagens. |
A escola, enfrenta uma variedade de desafios, com relação a
gestão dos recursos necessários para o bom funcionamento das salas de aula. A
necessidade de garantir tanto o material de limpeza para manter um ambiente
higiênico quanto o material pedagógico para promover um ensino eficaz é
constante. Enquanto os educadores se esforçam para superar as dificuldades do
ensino, a administração precisa garantir o fornecimento adequado de ambos os
tipos de materiais, reconhecendo sua importância igual na jornada educacional
dos estudantes. |
|||
|
DESAFIOS NA
ÁREA FÍSICA/ESTRUTURAL. |
|||
|
|
|||
OUTROS |
||||
|
||||
ASPECTOS GERAIS OBSERVADOS:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________
__________________________
ARTICULADOR GESTOR DA
ESCOLA
Nenhum comentário:
Postar um comentário