Acompanhamento Escola 13 de novembro 2024

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

SECRETARIA MUNICIPAL  DE    EDUCAÇÃO

                                    Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU

 ESTADO DA BAHIA

Secretaria Municipal de Educação de Itamaraju – Bahia

 

 

O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.

 (Leonardo Boff)

 

ESTRUTURA DO ACOMPANHAMENTO ESCOLAR

 

ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR E VICE-DIRETOR

 

PERIODICIDADE

ATIVIDADES E ROTINAS: DIRETOR E VICE-DIRETOR DA ESCOLA

 

 

 

 

 

 

 

 

DIÁRIA

 

 

v    Antes do começo da aula, recepcionar estudantes, pais e professores, criando cotidianamente uma atmosfera acolhedora;

v    Ao final do turno, observar também a saída dos estudantes da escola;

v     Construir uma agenda diária e semanal com a equipe gestora (vice-diretor e coordenador) priorizando os compromissos relacionados ao processo pedagógico de aprendizagem dos estudantes;  

v    Assegurar o controle da frequência de estudantes, professores e demais servidores, e caso necessário, tomar providências cabíveis;

v    Manter um contato próximo com os pais ou responsáveis objetivando garantir a frequência regular dos estudantes, combatendo e prevenindo o abandono e a evasão;

v    Garantir que se cumpra o tempo de aula: entrada, início e fim do recreio, bem como a saída; ( O tempo de cada aula é de 50 minutos)

v    Assegurar que os professores estejam nas salas e estimular o cumprimento do Plano de Aula;

v    Visitar as salas de aula por amostragem;

v     Estar atento para ouvir os anseios, expectativas e interesses dos estudantes;

v     Criar condições favoráveis para o bom andamento do clima de cordialidade e empenho entre estudantes, professores, funcionários, pais e toda a comunidade escolar, estabelecendo um senso de responsabilização entre todos;

v    Orientar os técnicos administrativos e de serviços gerais para que supervisionem as áreas de uso comum e a rotina de limpeza, segurança, organização e oferta de merenda.

 

SEMANAL

 

 

v    Realizar plantão pedagógico de forma individualizada com agendamento dos casos que exigem maior atenção para estudantes, pais e professores;

v    Acompanhar pessoalmente ou através do coordenador o plano de aula e o diário de classe;

v    Estimular e apoiar o cumprimento do plano de aula, fazendo observações positivas em relação ao resultado do trabalho pedagógico realizado;

v    Assegurar o atendimento às solicitações de documentos feitas à escola, bem como as informações solicitadas pela secretaria de educação;

v    Reunir-se com a equipe com a equipe gestora (vice-diretor e coordenador) para acompanhar a agenda do coordenador, examinar as avaliações internas e planejar possíveis intervenções;

v    Verificar a qualidade do serviço de transporte escolar oferecido no cotidiano. Ou seja, se o horário estabelecido pela escola é respeitado, se é um serviço seguro e se os motoristas são cuidadosos com as crianças

 

 

 

 

 

 

 

MENSAL

 

v    Analisar o rendimento dos estudantes e rever as metas;

v    Reavaliar com a equipe gestora (vice-diretor e coordenador) o Plano de Ação considerando os indicadores atualizados;

v    Planejar e acompanhar o programa de recuperação paralela junto com a coordenação

v    Analisar e rever as estratégias de ensino de cada professor;

v    Conversar individualmente com professores sobre o rendimento dos estudantes e as metodologias aplicadas em sala de aula;

v    Realizar reunião com pais para informar os resultados de aprendizagem dos estudantes e solicitar o apoio das famílias para adoção de medidas de reforço escolar e recuperação de objetos de conhecimento;

v    Promover evento de reconhecimento dos estudantes que estão tendo boa frequência e bom rendimento;

v     Planejar reposição de aulas, quando necessário;

v     Divulgar para os docentes o calendário da formação de professores e acompanhar sua participação;

v    Solicitar o apoio da Secretaria de Educação do município para oferta de aulas de reforço para os estudantes que necessitem de suporte pedagógico extra;

v    Conferir o estoque da merenda escolar com especial atenção à qualidade da alimentação oferecida, averiguando a satisfação e bem estar dos estudantes;

v     Realizar reunião com todos os funcionários para avaliar a implementação do Plano de Ação da escola;

v    Apresentar à comunidade escolar o movimento financeiro da escola.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANUAL

v    Planejar e organizar a Semana Pedagógica com a equipe gestora (vice-diretor e coordenador);

v    Acompanhar a entrega e devolução dos livros didáticos;

v    Elaborar o calendário de eventos;

v    Rever o PPP com o núcleo gestor, analisando e construindo junto com os professores eventuais redefinições;

v    Acompanhar a aplicação das avaliações externas, sempre de acordo com as orientações da secretaria de educação;

v     Analisar os resultados da escola com professores, colegiado e pais;

v    Definir com a comunidade escolar possíveis ações de melhoria;

v    Coordenar e supervisionar a realização do inventário anual do patrimônio;

v    Realizar balanço anual de três dimensões do trabalho desenvolvido: pedagógica, administrativa e financeira;

v    Realizar a prestação de contas junto à secretaria de educação e órgãos financiadores;

v    Convocar o conselho fiscal para verificar e aprovar a prestação de contas para envio aos órgãos competentes;

v    Participar do conselho de classe acompanhando os dados de aprovação, reprovação e abandono de estudantes, buscando sempre contribuir com o desenvolvimento do estudante e sua permanência na escola;

v     Celebrar a conclusão do ano letivo de maneira festiva, destacando as conquistas ao longo da jornada e reconhecendo a contribuição de todos, bem como a importância de dar continuidade à missão de educar a todos e transformar vidas

 

 

ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR E VICE-DIRETOR COORDENADOR PEDAGÓGICO

 

 

PERIODICIDADE

ATIVIDADES E ROTINAS COORDENADOR PEDAGÓGICO

 

 

 

DIÁRIA

 

 

v    Acolher os professores e estudantes;

v     Checar sua agenda, priorizando as pautas diárias mais relevantes;

v    Checar e-mail e outras mídias da escola, e verificar demandas da secretaria de educação;

v    Manter-se informado sobre a frequência dos estudantes e professores, realizando a caminhada pedagógica;

v     Fazer observações de aula, priorizando as salas  com baixo rendimento;

v    Observar o recreio;

v     Garantir o tempo pedagógico  50 minutos de aula

 

SEMANAL

 

 

v    Acompanhar e contribuir com o planejamento pedagógico específico por ano

v    Orientar os professores considerando o planejamento das atividades e aspectos observados em sala de aula;

v    Verificar/sugerir metodologias diversificadas para o professor trabalhar em sala de aula;

v    Agendar atendimento para estudantes, pais e professores, sempre que necessário;

v    Participar de reunião de alinhamento com o diretor  e vice-diretor escolar;

v    Selecionar textos para estudar com os professores nos planejamentos específicos;

v    Organizar rotina pedagógica para as aulas de reforço no turno ou contraturno.

 

 

 

 

 

 

 

MENSAL

 

v    Realizar o planejamento pedagógico geral;

v     Realizar, junto ao diretor e vice-diretor, reunião com pais para devolutiva dos resultados de aprendizagem dos estudantes;

v     Reconhecer, de maneira sistemática, os estudantes que estão tendo boa frequência e bom rendimento escolar;

v    Acompanhar o cumprimento do calendário escolar;

v    Planejar reposição de aulas, quando necessário; Monitorar o Plano de Ação da escola;

v    Divulgar aos docentes o calendário de formação dos professores e acompanhar a participação deles;

v    Participar de Formação e reuniões para Coordenador Pedagógico oferecidas pela Secretaria de Educação

 

 

 

 

ANUAL

v    Colaborar com a elaboração do calendário escolar;  Rever o PPP junto com o diretor e vice-diretor;

v    Elaborar a pauta da semana/jornada pedagógica dos professores;

v    Organizar, em articulação com a direção da escola, a enturmação dos estudantes de maneira criteriosa e ética;

v     (ORGANIZAR) Participar do conselho de classe, acompanhando os dados de aprovação, reprovação e abandono de estudantes, buscando sempre contribuir com o desenvolvimento do estudante e permanência na escola;

v    Analisar os resultados da escola com professores, colegiado e pais.

 

 

A visita do  articulador nas escolas precisa ser alicerçada e guiada por uma escuta sensível, atenciosa, sem julgamento, para que os canais de comunicação fiquem sempre abertos, evitando: críticas (às vezes inconscientes), falta de foco, ignorar o que foi dito, não observar os sentimentos ou as entrelinhas da comunidade escolar. Essa interação do articulador com outros profissionais da escola requer atenção, cuidado, ética. É preciso que haja na escola um  local adequado para um bom diálogo sem interrupções externas. As relações interpessoais são delicadas e a comunicação humana é complexa, por isso deve ser bem cuidada e sempre precisa de aprimoramento.

Saber escutar é uma arte e Carl Rogers, em sua publicação “Um jeito de ser”, reflete e descreve de forma poética os sentimentos gerados por meio da experiência em escutar pessoas:

 

“Ouvir verdadeiramente alguém é como ouvir a música das estrelas, quer dizer, tudo aquilo que está por trás da mensagem dita: sentimentos, pensamentos, emoções. Esse ouvir profundo signi­ca ouvir os sons e captar o mundo interno da pessoa;

Ele sentia um grande prazer em realmente ouvir alguém porque isso o enriquecia como pessoa;

Esse ouvir profundo proporciona um encontro verdadeiro entre almas e traz uma interação promotora de bem estar e crescimento para ambos;

A partir da observação de si e de outras pessoas em experiência dolorosa, o fato de ser escutado sem julgamento ajudava a pessoa a melhorar. As pessoas ­ cam agradecidas, aliviadas e isso até ajuda a encontrar possíveis caminhos para lidar com aquela dor;

Para a comunicação  fluir bem, também é importante escutar a vozinha interior, identicar sentimentos e pensamentos difusos, escondidos para que a comunicação seja verdadeira e integre sentimentos e pensamentos de forma coerente;

Estimar, amar e aceitar o outro proporciona um ambiente seguro para a auto expressão, o diálogo e o crescimento”.

 

Nesse sentido, o acompanhamento escolar embasado nos princípios acima descritos possibilitarão engajamento e estreitamento de laços entre o articulador e a escola, bem como, uma comunicação saudável e respeitosa. Para tanto, as visitas precisam ser bem estruturadas e organizadas “a partir de recursos que permitam foco, clareza de objetivos, possibilidade de escuta, feedback, aprendizagem e acompanhamento contínuo”.

 

ESCOLA: Escola Municipal Urbis II

 

QUADRO GERAL DE ESTUDANTES POR TURMAS

 

ANO

TURMAS

ALUNOS

Matutino

Vespertino

Total

Matutino

Vespertino

Total

 

1

1

 

37

37

 

1

1

 

39

39

8ºA

 

1

1

 

20

20

8ºB

 

1

1

 

19

19

9ºA

 

1

1

 

23

23

9ºB

 

1

1

 

23

23

 

Estudantes Reclassificados:

Do 6° ano para o 7°: 8 estudantes; 6° para o 8°: 3 estudantes; 6° para o 9° :1 estudante; 7° para o 8°: 9 estudantes; 7° para o 9°: 5 estudantes; 8° para o 9°: 8 estudantes; anos iniciais para 6° ano: 3 estudantes

 

Números de Alunos Especiais em cada Turma

 

8ª A: 01     8ºB: 01  9º A: 02    9ºB: 02    

 

EQUIPE GESTORA

 

FUNÇÃO

NOME

TELEFONE

E-MAIL

EFETIVO

CONTRATADO

Diretor (a)

Sandra Mara Ribeiro de Almeida

(73) 99871-3600

sandramaraludy@hotmail.com

X

 

Vice-diretor (a)

 

 

 

 

 

Coordenador (a)

Clebson Evangelista Chaves

(73) 99984-2959

clebsonevangelista@hotmail.com

 

X

Secretário (a)

Alexandre Aparecido de Oliveira

(73) 99941-3817

alx-101@hotmail.com

X

 

EQUIPE DOCENTE

 

 

 

NOME

 

 

     Matemática

atemática

L Portuguesa

Leitura/P.Textual

CIÊNCIAS

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

EDUC. FÍSICA

 

 

 

 

Língua Inglesa

ARTE

Ens. Religioso

P. DE VIDA

EFETIVO

 

 

 

 

 

 

 

CONTRATADO

 

 

 

CONCUR

 

 

 

01

Adelúsia Gomes Braum

 

 

 

 

 

9ºB

 

 

 

 

89

 

X

02

Brenda Meireles de Almeida

 

A

E

E

 

 

 

 

 

 

 

 

 

03

Delma da Silva Fernandes

 

 

 

 

 

 

 

X

 

X

 

X

 

04

Dilma Nascimento da Silva

 

X

X

 

 

 

 

 

 

 

 

X

 

05

Elane Santos Lago

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

X

06

Elenice Vieira da Silva Oliveira

 

 

 

 

 

6 7

89

 

 

 

 

 

X

 

07

Gustavo Souza Melo

8ºBª9ºs

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

 

08

Ireny da Conceição

7º8ºs

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

 

09

Jocineia Braz de Araujo Melo

 

 

 

 

 

 

 

 

X

 

 

 

X

10

Juliana da Silva

 

6

7ª9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

11

Kelly Rocha de Almeida

6º ao 9º

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

X

12

Luiz Diego Pereira Santos

 

 

 

 

 

X

 

 

7AB

 

 

X

13

Ubirajara Dias Barbosa

6º ao 9º

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

X

14

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AUXILIAR DE SECRETARIA

 

NOME

EFETIVO

CONTRATADO

TURNO

OBS

Matutino

Vespertino

Noturno

Karla Caroline Ribeiro

 

X

 

 

 

 

Luciana Reis Oliveira

X

 

 

X

 

 

Luziana Brito dos Santos

X

 

 

X

 

 

Julyana Santos de Jesus

 

X

 

X

 

 

 

MERENDEIRAS

 

NOME

EFETIVO

CONTRATADO

TURNO

OBS

Matutino

Vespertino

Noturno

Rosicléia dos Santos Cruz

 

X

X

 

 

 

Rosa Klébia Santos Ferreira

 

X

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SERVIÇOS GERAIS

 

NOME

EFETIVO

CONTRATADO

TURNO

OBS

Matutino

Vespertino

Noturno

Aiala da Silva Reis

 

X

 

X

 

 

Eluciene Domingues Bonin

X

 

X

 

 

 

Ericleudes Silva Rocha

 

X

 

X

 

 

Flávia dos Reis Santos

X

 

 

X

 

 

Gabriela Ferreira do Nascimento

 

X

 

X

 

 

Gessimaura Cardoso Ribeiro

X

 

 

X

 

 

Jéssica Guimarães da Silva

X

 

X

 

 

 

Lavínia Santos da Costa

 

X

X

 

 

 

Luciete Dias de Oliveira Mariano

 

X

 

X

 

 

PORTEIRO

 

NOME

EFETIVO

CONTRATADO

TURNO

OBS

Matutino

Vespertino

Noturno

Matheus Vieira Santos

 

X

X

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VIGILANTE

 

NOME

EFETIVO

CONTRATADO

TURNO

OBS

Matutino

Vespertino

Noturno

Erasmo Jasmo Oliveira de Jesus

X

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MONITOR

 

 

NOME

EFETIVO

CONTRATADO

TURNO

OBS

Matutino

Vespertino

Noturno

Aderlandia da Silva Oliveira

 

X

X

X

 

 

Adriel Lorran Adrade de Jesus

 

X

X

X

 

 

Alissande Mendes Alcantara

 

X

X

X

 

 

Ingrid dos Santos Silva

 

X

X

X

 

 

Islandia Neves Rodrigues

 

X

X

X

 

 

 

INSTRUMENTAL GERAL PARA ACOMPANHAMENTO  QUINZENAL E RELATÓRIOS DAS VISITAS

 

DATA DA VISITA: 13/11/2024

 

GESTÃO DA ESCOLA

ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS

SIM

PARCIAL

NÃO

OBSERVAÇÕES

 

O diretor/vice-diretor/coordenador está presente na escola no acolhimento dos estudantes/comunidade?

 

 

X

 

 

 

 

O ambiente escolar é favorável à aprendizagem (acolhida dos estudantes, engajamento dos professores, clima harmonioso)?

 

 

X

 

 

 

 

As atribuições de cada servidor estão claramente definidas?

 

X

 

 

 

 

A gestão acompanha diariamente a frequência dos estudantes?

 

 

X

 

 

 

A gestão acompanha diariamente e registra a falta dos servidores?

 

X

 

 

 

 

Essas faltas são encaminhadas à secretaria/ RH?

 

X

 

 

 

 

Houve o cumprimento dos dias letivos e carga horária previstas para o mês em curso? (verificar através do calendário letivo)

 

 

 

 

 

 

O dia letivo começa no horário previsto?

 

X

 

 

 

 

As crianças lancham na hora do intervalo?

 

X

 

 

 

 

O tempo usado para intervalo está conforme o estipulado pela secretaria?

 

X

 

 

 

 

A aula termina exatamente no horário previsto?

 

X

 

 

 

 

A escola construiu o seu plano de ação?

 

X

 

 

 

 

O plano de ação da escola está sendo cumprido?

 

X

 

 

 

 

O diretor/vice-diretor/coordenador tem uma pasta com todos os indicadores de aprendizagem da escola e a atualiza frequentemente?

 

 

X

 

 

 

 

A gestão acompanha/compreende os resultados por turma e por estudante?

 

X

 

 

 

 

A direção acompanha o trabalho do coordenador em relação ao planejamento dos professores?

 

X

 

 

 

 

A equipe gestora visita sistematicamente a sala de aula?

 

X

 

 

 

 

O diretor/vice-diretor elabora junto com o coordenador estratégias de intervenção com base nos resultados da escola?

 

X

 

 

 

 

A equipe gestora conhece e acompanha o material estruturado, sequência didática e/ou de apoio utilizado em sala de aula?

 

X

 

 

 

 

A equipe gestora conhece a rotina utilizada pelos professores em sala de aula?

 

 

 

X

 

 

 

 

Os professores participam regular e ativamente das formações/reuniões promovidas pela escola?

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ACOMPANHAMENTO ESCOLAR – RELATÓRIO DE VISITAS

 

ESCOLA MUNICIPAL URBIS II

ARTICULADOR: NILSILANE NASCIMENTO DA SILVA

DIRETOR: SANDRA MARA RIBEIRO DE ALMEIDA

COORDENADOR: CLEBSON EVANGELISTA CHAVES DATA: 13/11/2024

 

TÓPICOS DA PAUTA

ENCAMINHAMENTOS/

COMBINADOS

PRAZO

OBSERVAÇÃO

Tema da Pauta:

§ Agenda do coordenador e diretor da semana (planilha do que será trabalhado).

§ Agendamento da prova SABE

§ Motivação para os estudantes participarem da Prova SABE.

§ Transição dos estudantes do 5º ano e 9º ano.

 

 

 

§ Agenda semanal foi entregue, encontra-se anexada a este relatório.

§ A Prova Sabe ainda não foi agendada.

§ Sensibilização a partir do apadrinhamento sobre a importância da avaliação, promessa de saída para o clube com os estudantes que compareceram a prova, lanche saboroso e atrativo ao gosto deles, mimos no dia da avaliação.

§ Os 5ºs anos da escola Urbis II e Furlan participarão da Aula Show prevista para os próximos 15 dias. Sobre o 9º ano, a escola já enviou oficio solicitando visitas, está aguardando retorno.

LEVANTAMENTO DE DESAFIOS

DESAFIOS NA ÁREA PEDAGÓGICA

DESAFIOS NA ÁREA FINANCEIRA - PRESTAÇÃO DE CONTAS

Falta material pedagógico.

Estudantes desinteressados em participar do reforço e das aulas de recomposição das aprendizagens.

A escola, enfrenta uma variedade de desafios, com relação a gestão dos recursos necessários para o bom funcionamento das salas de aula. A necessidade de garantir tanto o material de limpeza para manter um ambiente higiênico quanto o material pedagógico para promover um ensino eficaz é constante. Enquanto os educadores se esforçam para superar as dificuldades do ensino, a administração precisa garantir o fornecimento adequado de ambos os tipos de materiais, reconhecendo sua importância igual na jornada educacional dos estudantes.

 

 

 

DESAFIOS NA ÁREA FÍSICA/ESTRUTURAL.

 

 

OUTROS

 

 

ASPECTOS GERAIS OBSERVADOS:

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________                                   _____________________________             __________________________

        ARTICULADOR                                   GESTOR DA ESCOLA  

 

 

 

 

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